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A família homoafetiva nos livros infantis e o livro ilustrado: por uma comunicação poética

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Data

2016

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Esta pesquisa tem como tema a comunicação poética do livro ilustrado e a representação da família homoafetiva nos livros infantis. Como ponto de partida, questiona-se: como é criada a representação/construção da temática da família homoafetiva, hoje? Seriam o livro ilustrado e sua construção poética um caminho possível para a abordagem desta temática, que necessita de mais visibilidade? Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar as possibilidades comunicacionais poéticas do livro ilustrado e a representação da temática da família homoafetiva nos livros infantis nacionais. Os objetivos específicos são: construir um panorama sobre a história do livro ilustrado; explorar e analisar a construção da temática da família homoafetiva em narrativas de livros infantis; problematizar a comunicação poética encontrada nos livros ilustrados como forma de abordagem complexa e sensível para se representar a família homoafetiva. Dessa forma, a pesquisa se faz principalmente sob a base teórica de Sophie Van der Linden (2011), para entender a história do livro ilustrado; Roman Jakobson (1969), Octavio Paz (1996), Nelson Brissac Peixoto (1993), Samira Chalhub (2005), e Iuri Lotman (1978) e Míriam Cristina Carlos Silva (2012), para a comunicação poética; Massaud Moises (2006), para a análise de narrativas (2005); e Vilém Flusser (2013), para o conceito de comunicação. Ressalta-se que outros autores complementam dialogicamente esta discussão teórica. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa exploratória sobre os livros infantis brasileiros que abordam a temática da família homoafetiva, chegando-se a Olívia tem dois papais e Meus dois pais; além disso, apresenta-se um panorama descritivo do livro ilustrado e, por último, exploram-se, a partir da análise da narrativa dos livros Eu tenho duas mães e Papai e eu, às vezes, diferentes possibilidades de mediação e interpretação, ao diferenciar o livro poético do livro infantil de caráter informativo. O estudo é concluído com uma breve reflexão sobre a possibilidade de abordagem da família homoafetiva através do signo poético como forma complexa e sensível de representação e reconfiguração do mundo.


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