Navegando por Orientador "Nista-Piccolo, Vilma Lení"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseA aprendizagem da criança com Síndrome de Down no cotidiano da escola regular(2016) Amaral, Lilian PintoA Síndrome de Down (SD), também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é a alteração cromossômica mais frequentemente observada em recém-nascidos, tendo uma incidência de 1 em cada 660 nascidos vivos. Está associada a uma gama de fenótipos e alterações neurofisiológicas, mas a principal e mais incapacitante é a deficiência intelectual. O objetivo desta pesquisa foi identificar e interpretar possíveis dificuldades e facilidades presentes no cotidiano escolar da criança com SD, em relação à sua aprendizagem. A investigação se deu no ensino fundamental I, nas redes regular de ensino da cidade de Sorocaba. A abordagem metodológica escolhida foi qualitativa e os dados foram interpretados com base no Paradigma Indiciário, proposto por Ginzburg (1989), que permitiu o levantamento de indícios a partir das entrevistas semiestruturadas com as famílias das crianças, professores e com as próprias crianças, e das observações das crianças no cotidiano escolar. Achados demostraram que tanto as condições educacionais, como as práticas pedagógicas e os aspectos da dimensão afetivo-social interferem na aprendizagem dessas crianças. As entrevistas com pais, professores e alunos revelaram comportamentos e atitudes inadequadas que comprometem o desenvolvimento e o crescimento das crianças com SD. As observações de campo permitiram comprovar incoerência entre o discurso e as ações propriamente ditas. Concluiu-se que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para que uma aprendizagem de qualidade seja alcançada, e que as políticas públicas inclusivas existentes não são suficientes e não se sustentam com ações e atitudes isoladas, de um professor ou de uma escola, pois requerem respostas às questões educacionais cotidianas e contemporâneas.
- DissertaçãoA construção da autonomia no cotidiano da educação infantil(2016) Vígari, Michele Padilla PedrosoNesta dissertação de Mestrado, estudou-se a influência das práticas docentes ocorridas no cotidiano escolar, na aquisição da autonomia das crianças de 2 a 4 anos. No ambiente dessa faixa de idade, foi realizada uma pesquisa em um Centro de Educação Infantil da cidade de Sorocaba com o objetivo de compreender até que ponto a atuação do professor e as atividades desenvolvidas por ele em aulas podem ser favoráveis, ou não, à conquista da autonomia. São as possibilidades de interações que a criança tem na escola que lhe permitem adquirir independência em suas atitudes com outros. Ter autonomia é poder fazer escolhas, consciente dos seus atos. Na infância, relaciona-se à independência ao fazer suas higienes, tomar conta de suas próprias coisas e conhecer as regras para poder decidir como agir. As práticas pedagógicas oferecidas pelo professor podem, ou não, auxiliar nas decisões que a criança opta em diferentes situações do cotidiano escolar. Para atingir os objetivos propostos foram feitas observações e entrevistas com professores in loco no decorrer de suas aulas no Centro de Educação Infantil. Respeitando ao critério de saturação, este trabalho se pautou numa abordagem qualitativa, do tipo descritivo, interpretando os fenômenos ocorridos, registrados em anotações feitas diretamente pelo pesquisador, e as respostas dadas às perguntas realizadas nas entrevistas semiestruturadas. A interpretação dos dados fundamentou-se na Análise de Conteúdo, baseando-se na descrição das informações, na redução em Unidades de Registros agrupadas em Unidades de Contexto e transformadas em categorias de análise. Os resultados apontaram diversas situações que pouco colaboram com a construção da autonomia, tais como:intervenções docentes que antecedem às decisões das crianças; atitudes dos professores que impedem a própria criança de encontrar soluções aos problemas; s alas com muitos alunos, aumentando as tarefas dos professores e impedindo que estejam atentos a cada criança; e desenvolvimento de atividades que pouco promovem o fazer por si mesmo. Embora os estudos teóricos declarem inúmeras possibilidades de o cotidiano escolar infantil incentivar a independência da criança, observa-se que diversas oportunidades não são aproveitadas nas práticas pedagógicas dos docentes.
- DissertaçãoA ginástica que se aprende e a ginástica que se ensina: retratos da formação e atuação do professor de educação física(2021) Gomes, Vivian MesquitaEsta pesquisa relacionada ao fenômeno ginástica, na linha do Cotidiano Escolar, busca compreender, em uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, a presença/ausência das práticas gímnicas nas aulas de Educação Física escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade de São Roque - São Paulo, assim como, verificar se esta atuação é o reflexo do que foi aprendido na formação. A ginástica passou por diversas finalidades, moldando-se e se desenvolvendo por conta das relações e dos interesses da sociedade ao longo da história, dentro e fora das Instituições de Ensino. Vários autores reiteram a importância de sua prática para o desenvolvimento infantil e reforçam a preocupação de sua exclusão no âmbito educacional. Apoiado em referenciais científicos baseados em dados bibliográficos com autores que corroboram este campo de pesquisa, este estudo recorreu a coletas de dados documentais, por meio do levantamento das estruturas curriculares de 188 Instituições de Ensino Superior dos cursos de Licenciatura em Educação Física do estado de São Paulo, feito pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE) entre 2010 – 2016, e 17 Instituições de Ensino Superior confinantes de São Roque, revisadas em 2020. Além disso, investigou-se a presença/ausência das ginásticas nas escolas dessa cidade, por meio de um questionário semiestruturado, respondido por 26 professores de Educação Física, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A interpretação dos dados se fundamentou na Análise de Conteúdo, com base em uma descrição analítica da Formação e da Atuação docente sobre a manifestação gímnica. Os resultados indicaram que o ensino das práticas gímnicas na formação inicial para os professores de Educação Física encontra-se limitado, a ginástica que se aprende está sendo refletida na atuação escolar, subsidiando uma atuação escolar básica e repetitiva, sem inovações. Este trabalho colabora com reflexões que podem melhorar a prática de conteúdos gímnicos apresentados nos retratos da formação e da atuação do professor de Educação Física escolar. A ginástica que se aprende e a ginástica que se ensina ainda não está consolidada numa visão ampliada, que verse pela expressão artística-corporal e pelas inúmeras possibilidades educacionais que esse fenômeno dispõe.
- TeseA teoria das inteligências múltiplas na educação física: uma proposta de formação continuada para o cotidiano escolar(2021) Silva, Yara Machado daO presente trabalho teve a intenção de repensar as práticas pedagógicas do professor de Educação Física com base nos resultados obtidos na dissertação de mestrado: “Um olhar sobre a Inteligência Humana manifestada no cotidiano escolar”, que investigou as concepções de agentes escolares e educandos acerca da Inteligência Humana e as possíveis estimulações dos potenciais dos estudantes, oferecidas nas práticas docentes. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo exploratório, envolvendo professores, em sua maioria de Educação Física, atuantes na Educação Básica, baseado em uma proposta de um curso de formação continuada, pautado na Teoria das Inteligências Múltiplas, com o objetivo de compreender as concepções e oferecer aos seus participantes subsídios, por meio de estratégias a serem incorporadas em suas práticas, para quebrar seus paradigmas e voltar seus olhares para os potenciais revelados pelos estudantes. Após o contato com os professores de Educação Física sobre a possibilidade e o interesse em participar do curso e uma palestra de apresentação on-line, divulgada e vinculada em redes sociais abertas a todos os interessados, o curso foi efetivado em sete encontros online, com estudos temáticos e sistematizados sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, quando foram fornecidas estratégias e propostas práticas e realizados debates e reflexões sobre a atuação docente e diferentes possibilidades de rotas de acesso ao conhecimento. Essas manifestações foram registradas e transcritas, com as devidas precauções de confidencialidade e conservação para análise. Os dados foram coletados por meio de um questionário inicial, investigando aspectos importantes de sua formação e concepções sobre a temática, os registros dos encontros e um questionário final, para verificar possíveis mudanças conceituais. Essas informações foram analisadas em três momentos: indicadores, redução em sinais e interpretação dos indícios, ancorados no método de análise Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). O curso proposto se mostrou eficiente em seus propósitos preestabelecidos, contribuindo com novas concepções acerca da inteligência humana e da ampliação do olhar dos participantes sobre os estudantes. Além disso, deflagrou-se avanços nas práticas pedagógicas descritos pelos professores e uma mudança de paradigma de identidade docente. Os princípios da Teoria das Inteligências Múltiplas mostraram-se condizentes com os anseios dos agentes escolares em alcançar uma educação com mais equidade e sensibilidade. Recomenda-se que movimentos destinados às reflexões em contexto escolar possam ser aproveitados para cursos como o proposto pela tese.
- DissertaçãoContribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação em educação física(2018) Espindola, Rafael JoséEste estudo tem como foco temático a formação docente em Educação Física, analisada na perspectiva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo geral foi analisar as contribuições desse Programa na formação dos alunos egressos dos cursos de Educação Física que participaram do PIBID. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo descritivo, com consulta aos documentos que regem o funcionamento do PIBID, bem como a análise dos subprojetos existentes nas três IES públicas do estado de São Paulo, além da aplicação de entrevistas semiestruturadas aos alunos egressos do Programa e aos atuais professores coordenadores dessas IES. Apoiando-se numa Análise de Conteúdo de Bardin (2011), os dados foram interpretados, iniciando-se com a descrição das entrevistas, a redução em Unidades de Registro, agrupadas posteriormente em Unidades de Contexto, as quais geraram duas grandes Categorias pontuadas como: as contribuições do PIBID na formação dos alunos egressos e as contribuições do PIBID para as IES formadoras. Ao analisar essas Unidades foi possível perceber que as ações do Programa proporcionaram maior aproximação entre os espaços da Universidade e da Escola de Ensino Fundamental, assim como auxiliaram a construção da identidade profissional dos formandos. O estudo também serviu para reflexões sobre as questões que envolvem o estágio supervisionado e as problemáticas presentes no cotidiano escolar. Para as IES foi possível perceber que o PIBID contribui para que os cursos de Licenciatura obtenham maior visibilidade dentro das IES e de estabelecer um diálogo com as escolas públicas. Nessas duas categorias também apareceram alguns aspectos negativos do Programa, relacionados à seletividade do mesmo, à burocratização exigida para as ações nas IES, entre outros. Entretanto, as revelações da pesquisa possibilitaram considerar o PIBID como um instrumento que potencializa a formação docente nos cursos de Educação Física. Segundo informações da Capes o PIBID será extinto para dar lugar ao Programa de Residência Pedagógica, trazendo modificações na dinâmica adotada até então. Assim, enfatiza-se a importância de novos estudos que possam analisar as condições presentes nessa estratégia de inserção do licenciando no futuro ambiente de trabalho.
- DissertaçãoCorpo presente, corpo ausente no cotidiano escolar(2017) Oliveira, Ailton Jacob deO interesse principal deste estudo, relacionado ao fenômeno da corporeidade, é compreender, em uma abordagem qualitativa, como alunos do Ensino Médio concebem e expressam um corpo presente e ausente em aulas de Educação Física. Em busca de conhecimentos subsidiários ao interesse principal, investiga-se o significado que os sujeitos atribuem ao corpo, corpo saudável, doente, cerceado, livre, humilhado/vaidoso, ativo/passivo, corpo objeto/sujeito e que desperta diferentes sentimentos. Procura-se conhecer, também, como os corpos dos sujeitos analisados se relacionam com outros corpos e quais são alguns dos limites e possibilidades que o cotidiano escolar coloca à expressão da corporeidade de adolescentes. Apoiado em bases filosóficas sobre a fenomenologia do corpo e direcionado à intrincada realidade do ambiente da escola, este trabalho recorre a técnicas de observação e entrevista e as aplica em nove alunos do Ensino Médio de uma escola da rede particular de Sorocaba SP. Esses alunos foram observados em aulas de Educação Física voltadas à prática do boxe, e posteriormente entrevistados. As narrativas verbais e corporais desses sujeitos, interpretadas à luz do Paradigma Indiciário de Carlo Ginzburg e do referencial teórico com que o trabalho dialoga, forneceram-nos indicadores, dos quais foram extraídos sinais que, por sua vez, geraram indícios de um corpo dicotomizado e comportado no contexto em estudo. Nessa realidade, em que apenas a fisiologia “aprende” e não se problematiza a complexidade do corpo, a Educação Física, ao fazer perdurar a antiga dualidade, repete o erro que critica na dinâmica de outros componentes curriculares: ou seja, uma aprendizagem sem “alma”, equivalendo-se àqueles que praticam uma aprendizagem sem corpo. A meio caminho entre uma liberdade vigiada e uma disciplina cada vez mais anacrônica, e quase sempre sob uma produtividade que eufemiza o controle, os corpos são vistos comportados, não totalmente cerceados, mas tampouco totalmente livres. Embora as aulas de Educação Física sejam apontadas como o reduto na escola onde menos os sujeitos se sentem distanciados do que são em sua essência, a condição de disciplinados ainda é geradora de interrupções e um empecilho à formação humanizada. Dicotomizados, comportados e sob influência das demandas contemporâneas da silhueta, os corpos, presentes e ausentes a um só tempo, perdem em subjetividade, reificam-se e, em consequência, veem sua presença – uma presença somente para si – diminuir no cotidiano escolar. A Educação Física, desde que se reconfigure como um espaçotempo favorecedor de novos sentidos ao corpo, tem um papel importante na tarefa de ressignificá-lo e de lhe dar centralidade no processo educativo, a fim de que, completada a sua libertação, ele aceda à condição de sujeito, supere muitos dos entraves que aumentam a sua ausência nos domínios escolares e se torne mais presente.
- TeseExtensão universitária: o caso das instituições comunitárias de educação superior no Brasil(2021) Xavier, Silvana Maria GabaldoEsta tese faz uma análise da extensão universitária presente nas Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES, filiadas à Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ABRUC. Com objetivo de pesquisar e analisar as convergências e divergências entre as concepções e práticas de extensão universitária nas 66 ICES filiadas à ABRUC, estudou-se essa temática na literatura especializada, na legislação brasileira vigente, além de pesquisar os documentos institucionais disponibilizados em seus sites e interpretar as respostas dadas a um questionário encaminhado aos setores responsáveis pela extensão universitária das ICES. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo descritivo. Apoiando-se numa análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999), os dados foram trabalhados em três (03) grandes momentos: a descrição das concepções e práticas extensionistas; a redução em unidades de sentido, agrupadas em categorias organizadas nos três (03) grupos (documentos legais, institucionais e questionários); num terceiro momento, a interpretação pelo método da Triangulação de Dados, pautando-se em Minayo (2006) e Flick (2013). O entrecruzamento dos dados levantados com os três (03) grupos de análise permitiu verificar convergências e divergências sobre o entendimento de extensão e suas práticas nas ICES pesquisadas, com observância dos conceitos extraídos dos textos legais e literatura específica. O estudo contribuiu para reflexões sobre as práticas de extensão universitária que têm sido desenvolvidas pelas ICES. As revelações oriundas da Triangulação dos Dados possibilitaram considerar que: as atividades de extensão necessitam ser trabalhadas com o mesmo peso do ensino e da pesquisa na tríade que embasa a Universidade; os documentos que a institucionalizam devem ser mais claros e objetivos, apresentando consonância entre os conceitos editados e suas possibilidades de execução; a importância de se criar mecanismos de avaliação das práticas extensionistas. Recomenda-se a necessidade das ICES organizarem suas ações pautadas nos princípios declarados em seus regimentos, sob a égide da legislação vigente. Assim, enfatiza-se a necessidade de novos estudos sobre as concepções de extensão e suas práticas, na seara da Educação Superior brasileira, com o objetivo de unificar os princípios, as diretrizes e a avaliação sobre a extensão universitária no sistema de ensino do país.
- TesePráticas pedagógicas em educação física: diálogos com Paulo Freire(2018) Monteiro, Alessandra Andrea; 1971-Esta tese de doutoramento tem como arcabouço teórico a obra de Paulo Freire, as produções sobre as práticas pedagógicas e sobre as teorias do currículo, especialmente, aquelas que tratam das correntes crítica e pós-crítica, inseridas no cotidiano escolar. O objetivo desta pesquisa é identificar no pensamento dos professores de Educação Física indícios do ideário freiriano sobre práticas pedagógicas que contribuam para a construção da autonomia e da emancipação dos educandos. Também se constitui objeto de investigação a compreensão que os professores têm acerca do trabalho de Paulo Freire, dos Estudos Culturais, do currículo cultural da Educação Física e dos documentos curriculares da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para esse componente. Para as análises e as interpretações dos dados encontrados, busca-se compreender as relações tecidas entre os escritos de Paulo Freire, os referenciais da área da Educação para as práticas pedagógicas, as teorias críticas, com ênfase na pedagogia freiriana e as teorias pós-críticas, essencialmente, os Estudos Culturais e o currículo cultural para a Educação Física. O pano de fundo dessa pesquisa é constituído pelas produções sobre cotidiano escolar, inclusive, sobre os estudos no/do/com o cotidiano. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, recorre à observação como técnica para a coleta dos dados em um curso oferecido aos professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação da cidade de São Paulo, lotados na Diretoria Regional de Educação Pirituba-Jaraguá, zona oeste da cidade. O curso foi estruturado em cinco encontros, com duração de quatro horas cada um, e temáticas específicas para cada dia, com a participação de 16 professores. A análise e a interpretação dos dados foram feitas à luz do Paradigma Indiciário, proposto por Carlos Ginzburg (1989) apoiadas pelo referencial teórico que subsidia a tese. Em cada encontro foram levantados sinais nos discursos dos professores sobre temas específicos, pautados no pensamento de Paulo Freire e no currículo cultural da Educação Física, como fios condutores. Obedecendo à rigorosidade flexível do método indiciário, após a descrição das observações e das respostas dadas pelos professores às perguntas elaboradas, esses sinais compuseram os seguintes indícios: as práticas pedagógicas prescritas, a ausência dos conceitos freirianos nas atuações docentes, e o reconhecimento das ideias de Paulo Freire e dos Estudos Culturais sem demonstrar aplicação nas práticas pedagógicas. Constatamos que os professores de Educação Física planejam suas práticas pedagógicas apoiados em currículos prescritos e nos saberes adquiridos durante a formação inicial, mas, ao mesmo tempo, os discursos proferidos nos fornecem indícios de uma busca por ações docentes mais democráticas e críticas, aproximando os educadores da obra de Paulo Freire e também dos Estudos Culturais. Assim, após a interpretação dos indícios gerados, confirmamos que a influência de Paulo Freire na Educação e a convergência de suas ideias com os Estudos Culturais, especificamente, com o currículo cultural da Educação Física, se mostram atuais, e ainda uma alternativa para os problemas e os desafios enfrentados pelos professores no cotidiano escolar.
- DissertaçãoSalas de recursos no atendimento à deficiência intelectual: realidade ou utopia?(2021) Domingos, Lucy Mary PadilhaEssa dissertação apresenta uma análise sobre as dificuldades e barreiras expressas pelos professores no processo de ensino da criança com deficiência intelectual. Os questionamentos que geraram a pesquisa foram levantados em encontros presenciais e online junto a professores de Educação Especial que atuam nas Salas de Recursos das escolas da rede estadual, integrantes da Diretoria de Ensino da região de Itapetininga, no estado de São Paulo, no período de 2019 e 2020. A partir da aplicação de um questionário, os responsáveis pela aprendizagem dessas crianças descreveram quais são as suas dificuldades para ensinar e quais barreiras são enfrentadas por eles em suas atuações docentes. Além disso, buscou-se identificar quais seriam as ações significativas, na visão deles, para contribuir com atendimentos mais eficazes nas Salas de Recursos. Com o objetivo geral da pesquisa de compreender o que os professores responderam sobre esses questionamentos, foram apontados princípios básicos para as práticas pedagógicas, que pudessem colaborar com o atendimento educacional especializado, fundamentando-se nos princípios da Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner. O estudo se pautou numa abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com uma pesquisa de campo utilizando a técnica de questionários. Os dados levantados foram interpretados com apoio em Minayo (2001) a partir de uma análise sistemática que reduz unidades de significado em categorias. Nessa pesquisa observou-se quatro grandes categorias de análise: aspectos relacionados à atuação docente, ao aluno com deficiência intelectual, ao contexto escolar e ainda aqueles relacionados à família dos estudantes com essa deficiência. Concluiu-se que o atendimento nas Salas de Recursos precisa da parceria de todos os envolvidos no processo educativo destes alunos, para que possam conhecer a história de vida da criança, visando a superação das fragilidades e o reconhecimento das suas potencialidades. O ensino deve ser realizado por meio de diferentes caminhos que respeitem as diversas formas de aprender e o tempo necessário da criança com deficiência intelectual. As ações propostas pelos docentes trazem reflexões sobre suas próprias atuações e ainda solicitam melhorias e apoio pedagógico para ampliar seus conhecimentos. O respeito à singularidade humana pode gerar avanços na aprendizagem dos alunos. A busca da eliminação de barreiras pode colaborar com as práticas educativas do ensino nas Salas de Recursos.
- TeseSaúde na educação: indícios de congruências entre salutogênese e pedagogia Waldorf(2017) Marasca, Elaine; 1953-Este estudo discute a relação “Saúde na Educação”, apontando as possibilidades de a saúde ser construída em paralelo com a educação, referenciado pelos conceitos de Salutogênese, de Aaron Antonovsky e Pedagogia Waldorf, de Rudolf Steiner. A Pedagogia Waldorf, desde a sua concepção em 1919 na Alemanha, propõe um ensino integralizador, abarcando as dimensões física, psíquica e espiritual, dirigindo suas atividades no cotidiano escolar, de modo a não dissociar Pensar, Sentir e Querer, habilitando-se, segundo seu criador, como um ensino de caráter sanador. A Salutogênese oferece um novo olhar para a geração e promoção de saúde, o que, para Antonovsky, consiste num aprendizado constante projetado na formatação de um fator orientador da saúde – o Senso de Coerência –, e suas três características: inteligibilidade, manuseabilidade e significância. O objetivo é aliar os conceitos de Pedagogia Waldorf e Salutogênese, buscando possíveis congruências entre ambos, sugerindo que práticas pedagógicas coerentes com um desenvolvimento integral do ser humano são potenciais portadoras de um caminho para a saúde. A pesquisa assumiu uma abordagem metodológica qualitativa, visando observar, analisar e interpretar atividades docentes no cotidiano de uma escola Waldorf no Brasil e duas na Alemanha, onde obteve o suporte acadêmico da University of Applied Sciences - Alice Salomon Hochschule - Berlin. Os dados foram interpretados com base no Paradigma Indiciário, que permitiu o levantamento de indícios a partir das observações e entrevistas com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das três escolas Waldorf. Os achados demonstram que os professores pesquisados conduzem suas atividades respeitando os ritmos e o desenvolvimento físico, anímico e espiritual dos alunos, organizando-se de maneira a estimular igualitariamente Pensar, Sentir e Querer, concorrendo para a proposta de integralidade, base para o desenvolvimento saudável. Cem por cento dessa amostra de professores concordaram que a Pedagogia Waldorf privilegia a saúde dos educandos, aspecto confirmado pelas observações e entrevistas. Considera-se que, por sua abrangência, suas especificidades e coerência metodológica, a Pedagogia Waldorf reúne uma estrutura de ensino que pode ser considerada salutogênica.
- DissertaçãoUm olhar sobre a inteligência humana manifestada no cotidiano escolar(2018) Silva, Yara Machado daEste estudo tem como objetivo compreender as concepções e as manifestações da Inteligência Humana em suas diversas possibilidades de expressão, associando-as às rotas de acesso ao conhecimento disponibilizadas aos estudantes no ato de ensinar. Fruto da observação da prática da pesquisadora diante da dificuldade de aprendizagem dos estudantes em determinadas áreas do conhecimento e da discrepância entre as diferentes habilidades cognitivas, foi realizado um estudo qualitativo exploratório em uma escola pública de Sorocaba com estudantes, professores, estagiários e gestores de uma turma do Ciclo I do Ensino Fundamental, tendo como principal referencial teórico a Teoria das Inteligência Múltiplas (GARDNER, 1994, 2000). A pesquisa de campo, – observações das aulas e dos conselhos de classe e entrevistas semiestruturadas com todos os envolvidos com a turma – visaram compreender as concepções que esses sujeitos têm acerca do tema abordado, além de identificar possíveis estimulações dos potenciais das crianças. Todas as observações foram descritas detalhadamente e as entrevistas transcritas na íntegra. O método de análise dos dados seguiu três grandes momentos: descrição dos dados, redução e interpretação das informações obtidas, pautando a análise de dados na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), ou Grounded Theory (GT), pela qual foi possível explorar as diferentes dinâmicas do contexto investigado. A partir da análise, foram geradas: na codificação aberta, 91 subcategorias; na codificação axial, 13 categorias; e na codificação seletiva, 3 grandes categorias, e a partir daí a teoria fundamentada nos dados, no final do estudo. Os resultados mostram que o depoimento dos professores, dos estagiários e dos gestores, em muitos momentos, permeiam as concepções presentes na Teoria das Inteligências Múltiplas, mas, ao confrontá-los com os relatórios desenvolvidos durante as observações, percebe-se que essa visão é pouco contemplada durante as práticas pedagógicas desenvolvidas. Falta-lhes a compreensão de que as múltiplas inteligências podem ser abordadas como um caminho para os conteúdos a serem desenvolvidos. Um conhecimento profundo da teoria e das possibilidades para sua inserção nas práticas pedagógicas seria uma estratégia eficiente para o progresso do sistema de ensino investigado. A expectativa de que a Teoria das Inteligências Múltiplas subsidie a elaboração de novas práticas pedagógicas motiva a continuação dos estudos e a divulgação entre os agentes presentes na escola atual, buscando cada vez mais a compreensão e a valorização da manifestação da Inteligência Humana no cotidiano escolar.