Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Boy, Tânia Cristina dos Santos"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Monografia / TCCA criação dramatúrgica colaborativa no espetáculo teatral infanto juvenil(2022) Linard, Alison PeschelEste estudo tem como objetivo investigar a adaptação dramaturga no texto “Avoar” de Vladimir Capella, uma peça para teatro infanto juvenil encenado e readaptado dentro de um teatro colaborativo, por um grupo de alunos no curso de Licenciatura em Teatro na Universidade de Sorocaba. Durante os ensaios realizou se uma pesquisa-ação utilizando abordagem qualitativa, com foco em adaptar as cenas. Conclui se ao final do trabalho que readaptar o texto proporcionou maior compreensão da dramaturgia por parte dos espectadores infantil.
- Monografia / TCCA improvisação no teatro de formas animadas e a educação do sensível nas aulas durante a pandemia(2021) Momisso, Camila Barbagallo; Palmeira, Jaqueline Roque de Jesus; Pereira, Maria Vitória Maciel de CamargoA presente pesquisa estuda as possíveis colaborações da Improvisação no Teatro de Formas Animadas, com práticas de objetos e de bonecos para a Educação do Sensível nas aulas de Arte do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais de Escolas Estaduais da cidade de Sorocaba. O desenvolvimento da pesquisa, com metodologia de pesquisa-ação é fundamentado nos conceitos dos principais autores Viola Spolin, Ana Maria Amaral e Duarte Junior, e amparado nos pensamentos de Paulo Freire e na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa. O trabalho analisa as consequências da pandemia e das medidas estabelecidas pelo Governo de São Paulo para o ensino híbrido e à distância na educação de arte, partindo da experiência das práticas realizadas. O projeto é resultado da elaboração, aplicação e análise das aulas de arte nas Escolas Izabel Rodrigues Galvão e Escola Geraldo do Espírito Santo Fogaça Almeida para dois grupos distintos de alunos. Busca analisar nas cenas criadas o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e espontaneidade dos estudantes por meio dos jogos teatrais e manipulação de objetos e bonecos, onde expressaram a sensibilidade nos jogos, cenas e protocolos propostos
- Monografia / TCCA preparação do espectador e a recepção do espetáculo teatral(2022) Santos, Bianca Brunetti dos; Vaz, Bruna Domingues; Almeida, Gabriel da Silva; Reis, Igor Alexandre dos; Paulino, Rian Matheus da SilvaEste trabalho visa compreender a contribuição da preparação do espectador para a recepção de um espetáculo teatral. Fundamentados em “Pedagogia do Espectador” de Flávio Desgranges, e em outros autores como Alexandre Gandolfi Neto, Patrícia Gusmão Maciel, Paulo Freire e Ricardo Japiassu, usando da pesquisa-ação com abordagem qualitativa, a pesquisa foi feita através do espetáculo "Avoar", peça resultado de um processo desenvolvido de forma colaborativa pelos alunos de Teatro da Universidade de Sorocaba (Uniso), no componente curricular Teatro Infanto Juvenil. A prática da preparação aconteceu em duas escolas públicas do município de Sorocaba/São Paulo, na primeira, aconteceu a apresentação e ao final uma roda de conversa, onde foram elaboradas perguntas que mesclavam a dramaturgia da peça com a realidade social dos espectadores. Na segunda escola, essas perguntas se deram anterior ao espetáculo, onde foi desenvolvido também uma atividade prática que estimulasse a imaginação e o imagético, a fim de compreender qual a concepção dos mesmos e a leitura que desenvolveram para sua decodificação anterior a ele. Após o espetáculo, realizamos uma roda de conversa para analisar suas leituras e se a preparação que tiveram anteriormente contribuíram para uma melhor recepção do espetáculo teatral. Assim, comparamos o resultado das duas escolas e colocamos em discussão se a escola com preparação obteve melhor resultado na decodificação dos signos e no entendimento do espetáculo do que a outra sem a preparação.
- Monografia / TCCCenopoesia como prática pedagógica em tempos de pandemia(2021) Silva, Caroline Maria de Souza; Lima, Davi Carlos Tamarindo; Sheng, Daisy Souza; Melo, Gabriela Ramos deEste trabalho objetivou compreender como a cenopoesia, sendo uma prática pertencente à cultura popular, pode contribuir com o papel do professor de arte na educação formal, em tempos de pandemia, por meio de práticas e princípios cenopoéticos no desenvolvimento de cortejos, vídeo apresentação e jogos de improvisação. A partir de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, as perspectivas teóricas buscaram seus referenciais em Maria Josevânia Dantas, cenopoeta Ray Lima, Paulo Freire e Mikhail Bakhtin. Dessa forma, analisamos as práticas desenvolvidas por intermédio do Programa de Residência Pedagógica da Universidade de Sorocaba e aula de Teatro da Escola Baú de Arte e Cultura, em seus diversos contextos. Para além de uma experiência estética, as práticas cenopoéticas possibilitam também uma interação prática, por meio de ações dialógicas estabelecidas entre os educandos, valorizando seus próprios saberes e repertórios e estimulando, além de seu saber sensível, sua autonomia, levando em conta suas potencialidades criativas.
- Monografia / TCCContribuição dos jogos teatrais na preparação do ator da peça “Avoar”(2022) Pontes, Beatriz da Silva; Gonçalves, Vinicius BergamoNeste estudo buscou-se compreender a contribuição dos jogos teatrais na preparação dos atores da peça “Avoar” de Vladimir Capella, tendo como principais fundamentações teórico-práticas Ingrid Koudela e Viola Spolin. O método de pesquisa utilizado foi o de pesquisa-ação com abordagem qualitativa, para a realização do estudo ocorrido na Universidade de Sorocaba (UNISO). Realizado no componente curricular teatro infantil e juvenil, que teve como objetos de estudo das práticas realizadas nos ensaios, os estudantes-atores do espetáculo “Avoar”. A partir da coleta de dados, foram feitas análises das práticas realizadas pelos jogadores-atores, conforme os ensaios notou-se a evolução do grupo, que se relacionava entre si e com suas personagens, as trazendo para a realidade do palco. Com base nos estudos dos ensaios da peça "Avoar" de Vladimir Capella no componente Curricular Teatro Infantil e Juvenil, concluímos que os Jogos Teatrais de Viola Spolin foram fundamentais para a preparação do espetáculo, pois possibilitam o aparecimento de cenas em um processo de expressão criativa, que se faz presente na liberdade pessoal para solucionar problemas incitados pelo jogo. Dessa forma, podem contribuir para a preparação dos Jogos Teatrais são fundamentais para a preparação do ator já que desenvolvem diversas habilidades que os auxiliam no jogo da cena.
- Monografia / TCCModelo de ação e criação dramatúrgica com a peça “Os sete gatinhos”(2022) Silva, Luís Otávio de Oliveira Novaes; Silva, Natália de OliveiraTendo como base a metodologia de pesquisa-ação com a abordagem qualitativa, a presente pesquisa tem como tema a criação dramatúrgica com base nas pesquisas da professora Ingrid Koudela em “Texto e Jogo”, utilizando, como modelo de ação, o fragmento do texto “Os Sete Gatinhos” de Nelson Rodrigues. Essa pesquisa objetiva realizar uma reflexão sobre o modelo de ação e a criação dramatúrgica, levando o professor a entender os processos da criação dramatúrgica, através de práticas aplicadas em sala de aula, permitindo ao aluno entender e experimentar gestos nos jogos teatrais e também o conhecimento da dramaturgia brasileira, aqui, usando o dramaturgo Nelson Rodrigues. Realizada com a turma do terceiro ano do ensino médio na escola estadual professor Francisco Coccaro, tal pesquisa tem como foco compreender a criação dramatúrgica dos alunos, seguindo os preceitos do professor Marcos Aurélio Bulhões Martins, que cita os jogos em grupo como uma proposta para a criação dramatúrgica. Utilizando então os jogos teatrais sistematizados por Viola Spolin e traduzidos no Brasil por Ingrid Koudela que em seu livro "texto e jogo" traz o texto como modelo de ação, a pesquisa traz a Pedagogia de Paulo Freire como complemento ao sistema de jogos teatrais criados por Spolin, onde o aluno é " construtor " do seu conhecimento através de gestos, atitudes e experimentos no jogo teatral, sendo essa a solução ao método vigente que Freire intitula como "educação bancária". A pesquisa guia o professor na escola, com o modelo de avalição de roda de conversa, onde o professor é mediador do debate gerado pelos alunos, a entender como trabalhar a criação de cenas que vão além do modelo convencional de dramaturgia tendo em vista a possibilidade de criar cenas com alunos que nunca assistiram peças teatrais anteriormente.