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Navegando Graduação por Orientador "Costa, Thelma Regina da Silva"
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- Monografia / TCCA comunicação suplementar alternativa em pessoas com afasia: uma revisão de literatura(2022) Ferraro, Claudia de Toledo CamargoO comprometimento da linguagem e da capacidade comunicativa pós lesão cerebral, que caracterizam a afasia, pode trazer prejuízos para a qualidade de vida dos indivíduos acometidos. A presente revisão de literatura teve por objetivo o levantamento de artigos publicados sobre a utilização da Comunicação Suplementar Alternativa (CSA), mais concretamente como estratégia de tratamento e reabilitação de pessoas com afasia adquirida, e averiguar a relevância dos resultados obtidos. Utilizou-se revisão bibliográfica de literatura dos artigos nos publicados no período de 2012 a 2022, nos idiomas português e inglês, nas bases de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Medline, com os seguintes descritores: afasia; auxiliares de comunicação para pessoas com deficiência; terapia de linguagem; comunicação. A partir dos resultados encontrados iniciou-se a exploração dos artigos que abordassem a utilização da Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) em pessoas com afasia, com relação direta com o objeto da pesquisa, descartados artigos de outros idiomas fora português e inglês, publicações anteriores a 2012, bem como outras patologias e síndromes demenciais associadas ao tema. Visões correlatas foram lançadas acerca dos resultados e relevância, de forma a propiciar feedback aos terapeutas com vistas a fortalecer a utilização de CSA em pessoas com afasia. Os resultados evidenciam a importância do uso deste recurso a partir de relatos positivos e a necessidade de se discutir a utilização das tecnologias de apoio como estratégias para melhorar as competências funcionais de pessoas com afasia. Entretanto, os estudos sobre o tema ainda são incipientes, por isso, são recomendados estudos sistemáticos sobre essa temática e a disseminação de ferramentas efetivas nesse campo, com atividades de pesquisa coordenadas da pesquisa básica à pesquisa aplicada.
- Artigo / TCCAquisição da linguagem oral de bebês nascidos durante a pandemia COVID-19(2022) Romão, Brenda Souto; Ribeiro, Kerollen JéssicaObjetivo: verificar a aquisição da linguagem oral de bebês nascidos durante a Pandemia COVID-19. Metodologia: Cumpriram-se aspectos éticos. Responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e preencheram Anamnese. Foram selecionados 30 bebês, dos quais 25 contemplaram os critérios de inclusão/exclusão: Grupo 1, 7 bebês com 12 meses; Grupo 2, 8 bebês com 18 meses; Grupo 3, 10 bebês com 24 meses. Foi aplicado protocolo Observação do Comportamento Comunicativo para avaliar 15 categorias, com atribuição de critério: 0 – não apresentou; 1- apresentou em situações restritas ou de interesse próprio; 2 – apresentou em qualquer situação. Resultados: Na amostra total, verificou-se 64% de participantes com risco para alteração na aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil e 36% considerados com desenvolvimento de linguagem típico. Esse resultado foi observado de maneira similar na análise individual dos grupos, ressaltando leve aumento nas porcentagens de bebês de risco com o aumento da idade. Conclusão: a aquisição de linguagem oral dos bebês participantes deste estudo, que nasceram durante a Pandemia COVID-19, indicou alto índice de alteração no processo de aquisição e desenvolvimento de linguagem, nas três idades contempladas, com atraso ou ausência de produção de palavras e frases e dificuldade em interação e intenção comunicativa.
- Artigo / TCCCaracterização do acesso ao serviço fonoaudiológico no centro de saúde Parque São Bento no município de Sorocaba-SP(2022) Pinto, Isabelle Machado; Brito, Julierme Vinicius Gomes de; Alencar, Maria Eduarda Rodrigues deIntrodução: No Brasil, existem poucos estudos sobre à acessibilidade aos serviços fonoaudiológicos no Sistema Único de Saúde (SUS), diante disso, torna-se necessário traçar o perfil dos usuários e avaliar o acesso aos serviços de saúde para identificar as possíveis necessidades da população. Objetivos: Caracterizar o acesso dos usuários do SUS ao serviço fonoaudiológico no Centro de Saúde Parque São Bento no município de Sorocaba-SP, e a partir disso, identificar barreiras à assistência fonoaudiológica, criar alternativas para melhorar o acesso da população aos serviços. Método: A pesquisa foi realizada no Centro de Saúde Parque São Bento, localizado no município de Sorocaba-SP. Foram analisadas guias de encaminhamentos para atendimento fonoaudiológico do período de 2017-2022. A amostra foi constituída de 134 guias de encaminhamentos e após a coleta foi realizada análise quantitativa e qualitativa dos resultados obtidos. Resultados: Foi observado o predomínio do sexo masculino (60,45%), idade de 0 a 10 anos (73,15%), com encaminhamentos para área de Linguagem (69,5%) e em seguida para Disfagia (14%). Os encaminhamentos foram realizados por Pediatra (55%), Clínico Geral (28,55%), Pediatra e escola (8,95%), Neurologista (3%) e outros (4,5%). Os anos de realização dos encaminhamentos variaram de 2017 à 2022, com prevalência para 2019 (30,48%). Conclusão: Considera-se importante o planejamento de ações para o aumento da oferta dos serviços fonoaudiológicos à população, aperfeiçoamento das políticas públicas e desenvolvimento de ações de educação em saúde.
- Artigo / TCCContribuições do profissional fonoaudiólogo na área pericial: uma revisão de literatura(2022) Silva, Gabriel Nieri Oliveira; Santos, Silvia Silva Dourado dosResumo: A perícia fonoaudiológica, tem como objetivo contribuir com a justiça e para interessados, por meio de provas que contribuem na elucidação de casos relacionados a formas de comunicação humana e pertinentes as áreas de conhecimento do Fonoaudiólogo. Objetivo: Levando em consideração que o fonoaudiólogo tem competência para atuar em perícia em todas as áreas que abrangem o seu objeto de estudo o objetivo deste trabalho foi verificar na literatura de que maneira ele está inserido na área da perícia e qual a aplicabilidade de seu trabalho. Materiais e métodos: O presente estudo foi realizado um estudo de cunho qualitativo com elaboração de revisão bibliográfica, tendo como meios de fundamentação teórica artigos acadêmicos e científicos disponíveis on-line e também livros em versões impressas e on-line, reunindo e comparando os diferentes dados encontrados nas fontes que foram consultadas e listando as principais contribuições do profissional fonoaudiólogo na atuação pericial. Foram utilizados descritores “perícia fonoaudiológica", "identificação humana", “análise acústica” e “comunicação humana”. Resultados: dos 15 trabalhos levantados, observa-se que o fonoaudiólogo tem competência legal e técnica para atuar como perito ou assistente técnico nas área de voz, audição, incapacidade laborativa, executando laudo pericial, em exames prosopográfico, em Grafotécnica, enfim, e qualquer área que leve em conta a comunicação humana. Conclusão: Concluímos que, por tratar-se de uma área de especialidade recentemente inserida na fonoaudiologia, é possível observar ainda escassez de estudos relacionados ao tema, mas observamos também muitos estudos em andamento.
- Artigo / TCCO impacto da pandemia no desenvolvimento de vocabulário de estudantes de 4 a 5 anos(2022) Fiuza, Ana Beatriz Pedroso; Noronha, Giovanna da Silva; Gamitto, Giovanna MartinsIntrodução: Interação entre criança e meio é essencial para desenvolvimento da linguagem. Escola representa inúmeras oportunidades para construção e ampliação do vocabulário. Medidas sanitárias devido à pandemia Covid-19, como isolamento social, afetou profundamente a população infantil. Por consequência do afastamento da escola, Ministério da Educação autorizou substituição das aulas presenciais por on line. Objetivo: Verificar o vocabulário receptivo e expressivo de crianças na faixa etária de 48 a 71 meses, privadas do convívio escolar devido à pandemia Covid-19. Metodologia: Participaram 69 crianças, de ambos os sexos, com idade cronológica entre 48 e 71 meses. Após aplicar critérios de inclusão, foram avaliadas 56 crianças, sem queixa de alteração de linguagem, estudantes de escolas pública e privada. Foram aplicados, Teste de Linguagem Infantil ABFW – Vocabulário Parte B, para verificar vocabulário expressivo e Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, para averiguar vocabulário receptivo. Foram avaliadas 23 crianças de escola privada, 11 meninas e 12 meninos; e 33 crianças de escola pública, 19 meninas e 14 meninos. A análise estatística foi realizada por profissional capacitado. Resultados: Verificouse desempenho estatisticamente significativo superior em oito dos nove campos conceituais avaliados em vocabulário expressivo. No campo “Locais” o desempenho da amostra foi estatisticamente significante inferior ao esperado para a idade cronológica. A amostra apresentou desempenho dentro da média esperada para vocabulário receptivo. Conclusão: as crianças entre 48 e 71 meses apresentaram, após pandemia Covid-19, vocabulário expressivo abaixo do esperado para idade cronológica no campo conceitual “Locais”, apesar de terem apresentado desempenho em vocabulário receptivo dentro da média
- Artigo / TCCPercepção de gestantes, puérperas e profissionais da saúde a respeito da atuação fonoaudiológica na amamentação(2022) Evangelista, Bianca Rocha Moreira; Corrêa, Evelin Soler; Bermeça, Livia PiresObjetivo: Investigar a percepção de gestantes/puérperas e de profissionais de saúde de uma UBS a respeito da atuação do fonoaudiólogo no processo de orientação sobre a amamentação. Métodos: A coleta de dados foi realizada pela aplicação de questionário na equipe multiprofissional de uma UBS e outro para gestantes/puérperas frequentadoras da mesma unidade. A análise dos dados quantitativos e qualitativos foi realizada por meio de análise estatística descritiva. Resultados: 25% das gestantes/puérperas nunca receberam orientação a respeito dos benefícios da amamentação, 93,8% buscou informações durante a gestação com médicos, a orientação ocorreu principalmente em hospital (56,3%). 68,8% referiu não saber que fonoaudiólogos atuam na amamentação. 53,3% dos profissionais da saúde referiram que as gestantes/puérperas não buscam informação sobre amamentação durante o pré-natal, no pós parto as mães são avaliadas por médicos ou equipe de enfermagem. 73% dos profissionais referiram não atuar com fonoaudiólogo na equipe, 80% nunca encaminhou recém nascido para atendimento fonoaudiológico, apesar de 73,3% referir saber que o fonoaudiólogo atua na amamentação. Conclusão: As orientações a respeito de amamentação são realizadas por médicos e equipe de enfermagem, a minoria das gestantes/puérperas conhecem os benefícios miofuncionais orofaciais gerados pelo aleitamento materno e sobre a atuação fonoaudiológica na amamentação.
- Artigo / TCCPresbiacusia e a reabilitação auditiva(2022) Ruberti, Giulia Lopes; Santos, Laís de Oliveira; Venega,Thalita GalloIntrodução: A presbiacusia é uma patologia associada à perda auditiva relacionada ao processo de envelhecimento por alterações degenerativas, as quais ocorrem quando as células ou estruturas de qualquer parte que compõem a audição e ocasionando uma perda da função. Porém, muitas vezes não ocorre uma intervenção e reabilitação precoce dos idosos com essa patologia, o que pode acarretar prejuízos na socialização e no cotidiano. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi traçar o perfil dos usuários de aparelho de amplificação sonora individual, sobre a percepção, handcap auditivo, da população de idoso com presbiacusia e a sua aceitação ou negação quanto à possibilidade da reabilitação auditiva. Método: A coleta de dados foi realizada de maneira presencial com a utilização de questionário específico elaborado e aplicado em clínicas fonoaudiológicas. Resultado: foi identificado que a maioria dos indivíduos sentem dificuldades em compreender a televisão e o rádio, antes da reabilitação auditiva. Após a reabilitação auditiva os idosos referem limitação social e pessoal quanto a utilização do AASI. Conclusão: A importância da participação da família no processo da reabilitação auditiva e a necessidade da criação de programas de reabilitação auditiva, tendo como objetivo a melhora da qualidade de vida do idoso no âmbito emocional e psicossocial.
- Artigo / TCCRelato de caso: infecção congênita por citomegalovírus(2022) Camargo, Lidiane Florindo SilvaA infecção por citomegalovírus é a causa mais prevalente da perda auditiva sensorioneural congênita e adquirida, podendo ser classificada em sintomática ou assintomática ao nascimento, sendo que os indivíduos sintomáticos apresentam maior risco de desenvolvimento de sequelas neurológicas (1). No Brasil, o rastreamento de infecção por citomegalovírus em gestante não faz parte da rotina de pré-natal, dificultando o possível diagnóstico de citomegalovirose congênita (2). Considerando a importância deste tema no campo das políticas públicas voltadas a saúde da mulher e da criança e aos poucos estudos no Brasil, é necessário o desenvolvimento de outros estudos e relatos que associem a infecção congênita por citomegalovírus e a perda auditiva sensorioneural. O objetivo deste relato de caso é destacar a influência da infecção congênita por citomegalovírus e seu impacto na perda auditiva sensorioneural, salientando a importância do diagnóstico e a intervenção precoce, além de demonstrar como os fatores socioeconômicos afetam no âmbito de contaminação e transmissão. Esse trabalho consiste na descrição de um relato de caso de infecção congênita ocorrida em um hospital particular no município de Sorocaba/SP, a história gestacional teve início com pré-natal em maio de 2014, através do relato e de resultados de exames realizados. O relato de caso ressalta a dificuldade em estabelecer o diagnóstico precoce da citomegalovirose neonatal, que representa um obstáculo para um melhor prognóstico. Vale ressaltar que o diagnóstico e a intervenção precoce são de suma importância, através da Triagem Auditiva Neonatal Universal, além de acompanhamento e monitoramento audiológico.