Dissertações e Teses
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Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Barchi, Rodrigo"
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- DissertaçãoAltas habilidades/superdotação e os cotidianos escolares : políticas, pesquisas e trajetória(2024) Haring, Fátima Goreti BorgesEste trabalho discute a importância de abordar as Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no contexto escolar, explorando os cotidianos escolares e a produção de espaçostempos como formas de resistência e transformação. Inicialmente, apresentase o contexto político das políticas educacionais relacionadas às AH/SD, seguido de uma análise do conceito de inteligência e das diferentes abordagens teóricas sobre o tema. Em seguida, o estudo explora as definições de AH/SD, destacando a evolução conceitual e terminológica na literatura. Também se verifica como o conceito de “cotidiano” é abordado em artigos, teses e dissertações, examinando as relações e desafios diários que emergem no ambiente escolar. O foco recai sobre a prática cotidiana, não como um entendimento hegemônico, mas a partir das experiências diárias, buscando compreender suas contradições e incertezas, especialmente na experiência em sala de recursos com alunos com AH/SD. Como suporte teórico, utilizam-se referências dos estudos sobre cotidianos escolares, em uma perspectiva inclusiva, aplicando uma abordagem documental baseada na busca e seleção de pesquisas acadêmicas relacionadas ao cotidiano escolar nas AH/SD. Ademais, discute-se as ambiguidades que a legislação brasileira pode gerar ao associar essas condições a termos vagos, como “super-homem” e “alto poder”. O trabalho conclui destacando a necessidade de aprofundar o debate sobre AH/SD no ambiente escolar, propondo a reflexão sobre os caminhos já conhecidos, o reconhecimento de seus limites e a exploração de novas rotas, ressignificando as experiências e aprofundando-se nos cotidianos além das visões superficiais. A pesquisa expressa também a indignação diante da ausência de políticas públicas que efetivamente implementem as leis, comprometendo a garantia dos direitos dos sujeitos com AH/SD e gerando contradições com as ações desenvolvidas até o momento.
- TeseFormação continuada docente para acessibilidade de estudantes com deficiência visual na educação profissional e tecnológica(2025) Silva, Ana Rita Dantas daA partir da primeira década do século XXI, após o desenvolvimento de ações inclusivas para a garantia do direito à educação de pessoas com deficiência em escolas regulares, verificou-se um aumento na ocupação de matrículas deste público nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica. Frente ao crescimento de matrículas de estudantes com deficiência, observou-se demanda por ações, no sentido de colaborar no processo de participação e aprendizagem desses/as alunos/as. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi compreender e analisar as ações de formação continuada, a partir de quatro encontros formativos realizados em 2023, destinados aos/às professores/as de um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, denominado neste trabalho de “Câmpus S”, no contexto do atendimento aos estudantes com deficiência visual (DV). A presente pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, e buscou responder a seguinte questão norteadora, que corresponde ao problema de pesquisa: As ações de formação continuada, realizadas a partir de encontros formativos, no contexto do atendimento aos alunos com deficiência visual, contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes? Para alcançar o objetivo proposto a pesquisa foi dividida em três etapas: na primeira, foi aplicado um questionário diagnóstico, através do Google Forms – enviado ao e-mail dos/as professores/as que ministravam aulas em cursos nos quais havia matrícula de alunos/as DV, com o objetivo de identificar as principais necessidades de formação continuada para atendimento a esses/essas alunos/as. A partir dos resultados do questionário, a pesquisadora, e o NAPNE da instituição implementaram quatro encontros formativos (segunda etapa da pesquisa). Após a realização dos encontros, os dados foram sistematizados e organizados (transcrito todo o conteúdo gravado). A análise dos dados coletados nos encontros foi realizada por meio de narrativas, numa abordagem qualitativa. Na terceira etapa, foi aplicado um questionário avaliativo aos/às professores/as – como técnica de investigação qualitativa, para que pudessem avaliar a contribuição dos encontros para o seu desenvolvimento profissional. Os resultados evidenciaram que os encontros formativos foram fundamentais para promover transformações nos sujeitos, uma vez que foram observadas trocas de saberes e experiência estabelecidas uns com os outros, alinhando o conhecimento teórico e prático, sendo possível, construir/reconstruir novos conhecimentos acerca do ensino, evidenciando-se, então, como uma situação promotora de desenvolvimento profissional. Por outro lado, observou-se também na presente investigação que para potencializar os processos de Desenvolvimento Profissional é necessário que a instituição de ensino possa desenvolver uma cultura coletiva, a fim de contribuir por melhorias no processo de trabalho docente, entendendo a necessidade de lutar por mais recursos humanos e materiais, recursos de acessibilidade, que possam colaborar no aumento da qualificação do trabalho docente para escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial.
- DissertaçãoO transtorno do espectro autista nos/dos/com os cotidianos escolares : uma experiência autoetnográfica em memórias, artefatos e cartas(2024) Bastida, Érica Monteiro NunesA inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é tema de relevância crescente na educação contemporânea, especialmente quando se considera a trajetória de luta de mãesprofessoras. Esta dissertação investiga esse processo por meio de memórias, artefatos educativos e cartas, destacando a experiência da mãeprofessora na inclusão dos filhosestudantes e estudantes com TEA. A pesquisa adota a autoetnografia como metodologia, um método autorreflexivo que permite à autora examinar suas experiências pessoais e profissionais. Vinculada à linha de pesquisa “Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores”, a autoetnografia se torna uma ferramenta crucial para descrever e analisar a prática docente e materna na inclusão de filhosestudantes com TEA. A pergunta norteadora que guia esta pesquisa é: como a narrativa de uma mãeprofessora na luta pela inclusão pode contribuir para o emergir do direito ao acesso, permanência e aprendizado de estudantes com TEA na escola? O objetivo geral consiste em apresentar a trajetória autobiográfica da pesquisadora, evidenciando experiências narrativas que permeiam sua luta pela inclusão em diferentes contextos. Os objetivos específicos incluem: a compreensão do conceito de TEA, seu histórico e impactos sociais; a conceituação da autoetnografia como uma metodologia pertinente; e a reflexão sobre a luta pela inclusão, utilizando memórias, artefatos educativos e cartas como eixos centrais de análise. A pesquisa visa integrar material científico que possibilite comparações e análises que possam beneficiar o trabalho de educadores e famílias, servindo como um recurso para futuras iniciativas voltadas à inclusão no cotidiano escolar. A utilização de artefatos na promoção da inclusão é interpretada como uma forma de “(re)existência” e subversão das normas convencionais do cotidiano escolar. Na dissertação, destaca-se que a inclusão escolar deve ser compreendida em um contexto amplo, onde as práticas pedagógicas se entrelaçam com questões sociais e econômicas, exigindo uma educação justa e equitativa. Esse processo contínuo requer adaptação de métodos pedagógicos, valorização das subjetividades e acolhimento da diversidade. Nesse sentido, propõe-se verdadeiramente a “filosofia da presença”, que busca garantir uma presença significativa e engajada no ambiente escolar, crítica à superficialidade frequentemente associada ao termo "inclusão". Ela valoriza o encontro entre diferentes, promovendo a diversidade e a transformação das práticas pedagógicas para atender às necessidades individuais de cada estudante. A importância de reconhecer e valorizar o conceito de “diferente” no contexto educacional reside na capacidade de promover uma sociedade mais equitativa e inclusiva. O “diferente” deve ser encarado não como uma barreira, mas como uma oportunidade de enriquecimento mútuo e de rompimento com a padronização educacional. Por fim, ao enfatizar a relevância da diversidade como um recurso fundamental para a inovação pedagógica, a dissertação propõe que a educação reconheça e valorize o “diferente” como ponto de partida para o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e emocionais, promovendo uma cultura de respeito e equidade, alinhada aos princípios de justiça social e inclusão.
- DissertaçãoPráticas pedagógicas para alunos(as) com transtorno do espectro autista nas escolas do ensino fundamental: anos iniciais(2024) Zuliani, Agda Cristina FogaçaNos últimos anos, as escolas do ensino regular têm enfrentado o desafio da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando a necessidade de desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam às diversas necessidades desses(as) alunos(as) na Educação Inclusiva. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as produções científicas relacionadas às práticas pedagógicas desenvolvidas para alunos(as) com TEA que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, utilizando como base as teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/Ibict) e defendidas entre os anos de 2012 e 2022. A pergunta central do problema de pesquisa foi: como se configura a produção científica, em nível de teses e dissertações, sobre práticas pedagógicas para alunos(as) com TEA que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental? Para alcançar a finalidade desta investigação, este estudo fundamentou-se nas perspectivas teóricas da Psicologia Histórico-Cultural, de Vigotsky, e da Pedagogia Histórico-Crítica, de Saviani. Por enfatizarem a importância das interações sociais e do contexto cultural no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos, essas abordagens foram adotadas visando promover a igualdade educacional. Ademais, optou-se pela abordagem quali-quantitativa do tipo Estado do Conhecimento, envolvendo procedimentos de análise bibliométrica e análise de conteúdo. As categorias e subcategorias seguiram orientações de Bardin (2016). Por meio dessas análises, buscou-se explorar e compreender as tendências e os enfoques presentes nas teses e dissertações relacionadas ao tema, a fim de contribuir para o conhecimento sobre práticas pedagógicas que promovam a inclusão e a aprendizagem de alunos(as) com TEA no contexto da Educação Inclusiva. O mapeamento das produções e categorias de análise proporcionou elaborar um panorama das diversas abordagens utilizadas pelos(as) educadores(as) para atender às particularidades de estudantes com TEA. Os resultados desta pesquisa ressaltaram a importância da abordagem intencional nas práticas pedagógicas, respaldada por conhecimentos teóricos fundamentados na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Além disso, salientaram a necessidade de implementar ações que aprimorem essas práticas, com ênfase na formação continuada de professores(as) e na atualização de estratégias pedagógicas específicas e adequadas. Esses achados não apenas contribuem para uma compreensão aprofundada das práticas inclusivas, mas também servem como fonte de informações para futuros leitores e leitoras interessados nas abordagens pedagógicas voltadas para alunos e alunas com TEA.