Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Schettino, Paulo B. C."
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA cineliteratura como comunicação literária e audiovisual: Lispector e Dourado sob o olhar de Suzana Amaral(2010) Alvarenga, João Batista; 1962-A pesquisa que resultou nesta dissertação teve como objetivo desenvolver investigações sobre a transposição da linguagem escrita para a linguagem do audiovisual, centradas nas obras literárias: “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector e “Uma Vida em Segredo”, de Autran Dourado, adaptadas para o cinema pela cineasta Suzana Amaral. A análise comparativa acentuou a importância do livro como ferramenta dos media e o papel da cineliteratura como instrumento de difusão de obras clássicas da literatura como cultura de massa operada pelo Cinema. Ao abordar os pontos convergentes e divergentes entre duas personagens genuinamente brasileiras, buscou-se estudar aspectos ligados às características intrínsecas das personagens centrais das duas obras: Macabéa, de “A Hora da Estrela”, e Prima Biela, de “Uma vida em segredo”. Forçoso voltar também atenção especial para a problemática da dificuldade de comunicação, situação que se faz presente em ambas as personagens. Atentouse para as devidas distâncias – tempo e espaço –, visto a personagem de Lispector ser nordestina (embora ela afirme, inoricamente, numa das passagens do romance: “sou nortista, porque baiano é macumbeiro”), enquanto a de Dourado, mineira, em todos os sentidos de “ser” e “estar” neste mundo. Assim, esta abordagem analisou os enfoques regionais, tanto do jeito nordestino e perdido de ser de Macabéa e da mineirice de Prima Biela, observando aspectos curiosos: se nelas teriam ocorrido ou não as trocas culturais. Acrescentando ainda as rejeições que as duas personagens teriam sentido, em sua pele, no novo habitat ao qual tentaram pertencer, visto que migração e desenraizamento são a marca preponderante dos romances modernistas, onde o indivíduo é diluído na nova sociedade, havendo uma despersonalização do migrante.
- DissertaçãoA gênese da Universidade de Sorocaba: um resgate fotográfico(2009) Duarte, Fernando Celso NegrãoA nossa pesquisa tem por objetivo refletir a fotografia enquanto objeto de comunicação e sua capacidade de registro e representação histórica de fatos que marcaram os primórdios da Fundação Dom Aguirre e da Universidade de Sorocaba. Na introdução, procura-se trazer um breve relato sobre a fotografia, ressaltando sua função de recorte e de registro de fragmentos históricos da sociedade. Partindo-se da hipótese de que "a fotografia é tomada como ampliação do olhar do pesquisador", conforme afirma Boas, busca-se resgatar a história através de material fotográfico. E apoiados em Deleuze, podemos afirmar que a imagem não precisaria da linguagem verbal; o texto, assim, acaba, por vezes, redundante, por ser próprio da fotografia a linguagem visual/imagética.
- DissertaçãoCinema e imaginário: fragmentos de lembranças(2009) Solla, Ana Maria FidelisEm nossa pesquisa, colocamos as Literaturas junto às outras representações visuais – Teatro, Cinema e Televisão - considerando a todos como meios imagéticos de comunicação, por fazerem uso da Figura como forma de expressão. Este estudo, entre outros objetivos, busca verificar a influência do cinema sobre a formação do imaginário de seus espectadores. Para tanto, voltamos nossa atenção para um grupo restrito de integrantes do CineClube da Terceira Idade da UNISO “Maria José Sodré”, pessoas que testemunharam o processo de consolidação do cinema como grande indústria cultural. Para esta investigação, a metodologia aplicada foi a coleta de depoimentos orais, processo individual de parcela que compõe o todo coletivo. O contato com as lembranças, nas falas dos depoentes, possibilitou o acesso às suas memórias, presentificando, assim, o passado. Pretendemos mostrar, ainda, o cinema como instrumento de fascínio, ilusão e prazer visual, bem como a identificação do cinema como fonte inspiradora de hábitos, costumes e comportamentos.
- DissertaçãoComunicação e educação na re/construção do indivíduo(2011) Mazzarino, Ana Claudia AraujoA pesquisa que realizamos teve por objetivo investigar o papel do docente, como detentor e orientador dos processos comunicacionais em sala de aula e de sua capacidade de percepção sobre as temporalidades individuais de aprendizagem e transformação da autonomia dos alunos, contemplando as possibilidades de reestruturação dos indivíduos situados às margens dos processos de trabalho e consumo da sociedade contemporânea. Foi adotado como recorte um grupo de alunos desempregados, cadastrados pelo Posto de Apoio ao Trabalhador - PAT, em Itapetininga/SP, onde tivemos a oportunidade de ministrar aulas na qualidade de Assistente Administrativo. Atuando como docente única de um curso de 120 horas, observamos e desenvolvemos técnicas adaptadas à realidade educacional e social dos discentes. Para a produção do texto dissertativo utilizamos como corpus teórico, entre outros, principalmente os autores Paulo Freire, Dzvetan Todorov, Alexander R. Luria e Vigotsky. Procuramos analisar a idéia do trabalho na estrutura cultural do homem, transitando na visão de trabalho na Antiguidade Clássica, na Revolução Industrial, na Modernidade e na Contemporaneidade. O segundo capítulo procura contextualizar a Educação Profissionalizante de adultos no Brasil desde a industrialização e suas modificações no decorrer das modificações do sistema de trabalho. Na sequencia buscamos demonstrar um pouco da articulação teórica e das características do grupo, para então propormos as conclusões finais, nas quais buscamos relacionar o quadro apresentado com as teorias propostas.
- DissertaçãoComunicação organizacional: instrumento de divulgação da cultura e facilitador das relações institucionais com seus diversos públicos(2009) Caldeira, Elison LeiteAnalisar e estudar a importância dos processos de comunicação nas organizações modernas cada vez mais se torna em insumos estratégicos para agregar valor aos seus negócios e por meio delas, vantagem competitiva. Além disso, a comunicação tem despontado como princípio que agrega valor a sua imagem e reputação, quando associada aos programas de desenvolvimento do seu público interno e o mérito dado à comunidade na qual se insere a empresa, sendo considerada atualmente uma postura empresarial. Desse modo, as empresas se deparam com um novo paradigma de gestão empresarial, onde a forma tradicional de se fazer negócios requer uma maior atenção na condução da comunicação interna e externa, considerando-se que seus públicos passaram a observar aspectos que vão além das características funcionais de seus produtos e operacionais de seus serviços, passando a incorporar em seus processos de decisão de compra aspectos intangíveis, como imagem reputação e relacionamento social. Com base nessas concepções contemporâneas de gestão, esta dissertação teve como foco de atenção oferecer subsídios ao melhor entendimento dos processos de comunicação e relacionamento internos, dentro deste novo cenário empresarial, considerando que a comunicação interna, para ser incorporada nesses novos paradigmas de gestão empresarial requer, necessariamente, uma transformação nas formas de gerenciamento da informação e da comunicação, assim como se transformando em ferramenta estratégica que permitem a geração do conhecimento, a criação de valor e a aquisição de uma nova visão da conduta ética e socialmente responsável da empresa, como espelho de cultura organizacional e refletida para seus públicos internos e externos. Para tanto, além dos levantamentos metodológicos, foi realizado um estudo de caso junto a uma empresa de comércio varejista de uma cidade do interior de São Paulo, vista pela sociedade e por seus empregados como uma empresa socialmente responsável. Assim, procedeu-se ao desenvolvimento de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e mediante o uso da técnica de entrevistas estruturadas, as quais foram realizadas com os funcionários de diversas unidades da empresa e as lideranças mais representativas da empresa. Os resultados indicam, em linhas gerais que: há diversas situações onde aparecem forças contraditórias sobre a verdadeira relação de comprometimento e que ao atuarem no interior da empresa criam conflitos de relacionamento que necessitam de ajustamento. Como conclusão observou-se que, para implantar a verdadeira cultura de comunicação e comprometimento , é necessário que seja implantada primeiramente uma política de 8 comunicação e informação, constituídas a partir de um estudo aprofundado de sua cultura organizacional. Além disso, é imprescindível que exista uma política de comunicação interna, comunicada e disseminada entre os empregados e os stakeholders. Ao final, são efetuadas algumas recomendações em forma de subsídios àqueles interessados em implantar as mudanças consideradas necessárias na organização, destacando-se o papel da comunicação produtiva nos processos gerenciais decorrentes e a busca constante de melhores resultados.
- DissertaçãoDesenho animado: entretenimento, ideologia e comunicação de massa(2012) Lamas, Cristiane GiglioO sucesso do desenho animado deve-se muito não apenas à técnica de reprodução do movimento ou à sua primorosa produção, mas, principalmente, às características peculiares que a narrativa possui em captar a atenção do receptor e levá-lo a um estado de distração. Falar de desenho animado é levar em consideração que o desenho foi a primeira linguagem do homem e deu origem às relações sociais. A animação, por estar atrelada à publicidade, uma vez que grande parte dos personagens dos desenhos animados teve sua imagem licenciada, tornou-se uma grande disseminadora de ideologia, por meio do medo e da violência presente em suas narrativas. A proposta a seguir apresenta o desenho animado como responsável também pela construção de valores na sociedade e a disseminação de ideologia por meio do entretenimento.
- DissertaçãoMudanças mediáticas na comunicação: Ramos e Rosa no cinema(2008) Olivati, Alice Elias DanielA pesquisa acadêmica geradora da presente dissertação objetivou estudar a questão das adaptações de obras literárias para o cinema e, pretendeu-se apontar alguns campos de referências comuns às duas formas de expressão artística – as Literaturas e o Cinema - sem esquecer-se de que se trata de dois objetos distintos. O primeiro conhece-se pelo seu estrato fônico-lingüístico configurado por um entrelaçamento de vocábulos, sintagmas, efeitos sonoros materializados por meio de seu sistema sígnico firmemente baseado na palavra. O segundo, pela linguagem visual, formada através de movimentos de câmera, movimentos, gestos, fala de personagens, trilha sonora e prescinde, ora mais ora menos, do texto verbal para se construir. A trajetória teórico-metodológica proposta para a investigação contou com a Semiótica da Cultura; reflexões sobre as artes e seu poder de comunicação; a cultura de massa, os meios, as especificidades da literatura e do cinema. A tradução intersemiótica vista em alguns períodos da história da arte; reflexões e análises dos pensamentos de filósofos e críticos que permearam o tema, de modo a propiciar maior apreensão dos conteúdos artísticos. Em nosso percurso nos detivemos no estudo da linguagem verbal e a linguagem visual de Vidas Secas, de Graciliano Ramos e Nelson Pereira dos Santos, por sua concisão discursiva A Hora e Vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa e Roberto Santos, na elaboração lingüística do original literário que rompe com a linguagem verbal convencional. O estudo comparativo das quatro obras que empreendemos em nossa pesquisa, constituiu-se caminho que nos levou à compreensão de que a travessia de signos captados da literatura, sua integração e incorporação em outras formas de expressão, podem ser capazes de engendrar novas concepções no cinema, de modo a recriar e a enriquecer a cultura em tempos de seduções mediáticas.
- DissertaçãoVídeo institucional: o audiovisual na comunicação organizacional(2010) Carlim, LeonardoO objetivo da pesquisa foi buscar respostas para a compreensão da utilização de uma ferramenta conhecida como vídeo institucional, sob a ótica das teorias da comunicação organizacional. Também promoveu uma reflexão sobre a intersecção entre comunicação organizacional e o audiovisual, oferecendo um ponto de vista que não possuísse a pretensão de encerrar estudos sobre o tema, mas, no entanto, servir de apoio para o aprofundamento de novas pesquisas. A metodologia utilizada neste trabalho parte da pesquisa exploratória, desenvolvida com o objetivo de proporcionar visão geral e abrangente sobre um tema pouco estudado e culmina com a análise do discurso encontrado em um vídeo institucional definido como objeto de pesquisa. No inicío, o trabalho apresenta referencial teórico acerca do entendimento da comunicação e de sua vertente nas organizações, além de estabelecer a relação com o contexto cultural, social e econômico. Encarar a comunicação organizacional sob um ponto de vista estratégico, dando ênfase ao seu planejamento, pode trazer resultados importantes à empresa, principalmente na construção de sua imagem institucional junto à comunidade e, consequentemente, a cultura onde está inserida. A seguir o foco da pesquisa se volta para o audiovisual enquanto discurso organizado, desde as primeiras experiências de imagem em movimento, passando pelo cinema, televisão e especificando-se numa alternativa com linguagem segmentada e dirigida. É apresentada então uma relação dos elementos mais importantes e expressivos encontrados na linguagem audiovisual: figuras de linguagem, utilização de planos e enquadramentos, a montagem e edição, os recursos sonoros e os grafismos e hibridismo proporcionados pela informatização e novas tecnologias. A intenção é oferecer embasamento suficiente para entendimento do vídeo institucional enquanto ferramenta para realização da comunicação organizacional, aliando forma e conteúdo, além das relações, influências e interferências a que está sujeito. Ao final encontram-se os resultados do estudo específico do objeto de pesquisa. Ao levar em conta a linguagem audiovisual, a pesquisa traz os resultados da análise feita com ênfase para a organização do discurso, forma e conteúdo da mensagem.