Dissertações e Teses
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Navegando Dissertações e Teses por Autor "1953-"
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- DissertaçãoDa pedagogia Waldorf à Salutogênese(2004) Marasca, Elaine; 1953-O objetivo deste trabalho é apresentar dois conceitos que são, de certa forma, inusitados. Trata-se do método pedagógico criado por Rudolf Steiner – a PEDAGOGIA WALDORF e o novo paradigma relativo à saúde, inaugurado por Aaron Antonovsky – a SALUTOGÊNESE. Outro aspecto é analisar esses conceitos, com o intuito de propor uma complementaridade entre ambos, onde um pode, potencialmente, ser o sustentáculo e impulsionador do outro. A Salutogênese sugere que, através do aprendizado das experiências de vida, se pavimenta o desenvolvimento do senso de coerência, principal orientador e guia anti-stress da vida moderna contemporânea. Propõe que a promoção e manutenção da saúde de maneira abrangente, dependem de como foi formada a visão de mundo, do sentido que tem a vida e do engajamento e envolvimento que se fez com esta. É de conhecimento geral que aprende-se dentro e fora da escola, porém, o ensino institucionalizado responde por uma grande fatia dessa função, tornando-se um aliado, se contiver as metas para uma formação com essa visão integral. Steiner desenvolveu um método pedagógico pioneiro, cuja primeira escola foi fundada em 1919 em Stuttgart, Alemanha. O que o torna inusitado, é o seu caráter livre, independente, no sentido de não estar atrelado a nenhuma imposição político-social; ser autogerenciável, admitir qualquer credo e qualquer raça; produzir um curriculo adaptável às exigências educacionais locais; mas trabalhar à sua maneira, na condução dos ritmos, das matérias, sempre respeitando o desenvolvimento dos constituintes do homem atual (físico, vital, anímico e espiritual) com base na filosofia sistematizada por Rudolf Steiner, fortemente influenciada pelo seu trabalho na compilação das obras de Göethe – a Antroposofia – uma ciência espiritual. Os resultados, como a diminuição de processos alérgicos em alunos Waldorf e a grande disseminação das Escolas Waldorf (mais de 800 espalhadas por todos os continentes) dão a dimensão da adequação do método. Reza a Salutogênese que, o indivíduo sadio é aquele que conseguiu formar durante sua vida, um forte senso de coerência e este, não depende apenas da cognição, da razão intelectual; carece de aprendizado e harmonia nos âmbitos emocional e volitivo, passíveis de trabalho institucional, por uma pedagogia que se interesse de maneira equalitária por todos esses níveis. Para se alcançar o bem-estar, a saúde em todos os seus âmbitos, propomos um caminho pedagógico que se ocupa concretamente, da formação integral do ser humano; vemos essa premissa inteiramente contemplada na pedagogia Waldorf, assim como em outros estudiosos da Alemanha e da Suíça. Esperamos com nossa pesquisa, aquecer a discussão para o fortalecimento do binômio saúde-educação, enfocando a formação de seres humanos solidários, engajados, criativos, coerentes e saudáveis, com autonomia para gerenciar, em liberdade, suas vidas e suas comunidades. Com educação e auto-educação, nessa direção, sugerimos que se desenvolvam a coerência e a consciência, e paralelamente, a sensação de re-conexão, re-ligação, potenciais portadoras de um sentimento de pertença, de integração e proteção, especialmente salutares. Por fim, o leitor desse trabalho precisará, em princípio, despir-se de preconceitos e/ou rigidez cientificista, abrindo-se para outros conceitos e outras formas de pensamento para melhor compreendê-lo.
- TeseSaúde na educação: indícios de congruências entre salutogênese e pedagogia Waldorf(2017) Marasca, Elaine; 1953-Este estudo discute a relação “Saúde na Educação”, apontando as possibilidades de a saúde ser construída em paralelo com a educação, referenciado pelos conceitos de Salutogênese, de Aaron Antonovsky e Pedagogia Waldorf, de Rudolf Steiner. A Pedagogia Waldorf, desde a sua concepção em 1919 na Alemanha, propõe um ensino integralizador, abarcando as dimensões física, psíquica e espiritual, dirigindo suas atividades no cotidiano escolar, de modo a não dissociar Pensar, Sentir e Querer, habilitando-se, segundo seu criador, como um ensino de caráter sanador. A Salutogênese oferece um novo olhar para a geração e promoção de saúde, o que, para Antonovsky, consiste num aprendizado constante projetado na formatação de um fator orientador da saúde – o Senso de Coerência –, e suas três características: inteligibilidade, manuseabilidade e significância. O objetivo é aliar os conceitos de Pedagogia Waldorf e Salutogênese, buscando possíveis congruências entre ambos, sugerindo que práticas pedagógicas coerentes com um desenvolvimento integral do ser humano são potenciais portadoras de um caminho para a saúde. A pesquisa assumiu uma abordagem metodológica qualitativa, visando observar, analisar e interpretar atividades docentes no cotidiano de uma escola Waldorf no Brasil e duas na Alemanha, onde obteve o suporte acadêmico da University of Applied Sciences - Alice Salomon Hochschule - Berlin. Os dados foram interpretados com base no Paradigma Indiciário, que permitiu o levantamento de indícios a partir das observações e entrevistas com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das três escolas Waldorf. Os achados demonstram que os professores pesquisados conduzem suas atividades respeitando os ritmos e o desenvolvimento físico, anímico e espiritual dos alunos, organizando-se de maneira a estimular igualitariamente Pensar, Sentir e Querer, concorrendo para a proposta de integralidade, base para o desenvolvimento saudável. Cem por cento dessa amostra de professores concordaram que a Pedagogia Waldorf privilegia a saúde dos educandos, aspecto confirmado pelas observações e entrevistas. Considera-se que, por sua abrangência, suas especificidades e coerência metodológica, a Pedagogia Waldorf reúne uma estrutura de ensino que pode ser considerada salutogênica.