Navegando por Assunto "Leitura"
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- DissertaçãoA relação entre palavra e imagem que se descortina no livro didático(2011) Santos, Graziela Soares de ArrudaEsta pesquisa tem como objeto os livros didáticos de Língua Portuguesa, do 5º ano, do Ensino Fundamental, recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação e Cultura. Nosso propósito é investigar como a relação entre palavra e imagem se estabelece nesse suporte, de forma a cumprir a prerrogativa dos Parâmetros Curriculares Nacionais na formação de leitores de múltiplas linguagens e verificar se é explorado, nestes livros, o potencial comunicativo que essa relação pode permitir. Nesse sentido, valemo-nos das reflexões teóricas sobre Comunicação e Imagem, com um breve histórico e reflexões sobre o espaço que a imagem ocupa no pensamento comunicacional, amparados por Gombrich, Durand e Miège. A relação semântica entre palavra e imagem fundamenta-se em Nöth. Ancorados ainda pela classificação das matrizes de linguagem visual e verbal de Santaella, por sua vez alicerçadas nas ideias de Charles Sanders Peirce, empreendemos as análises da relação entre palavra e imagem nos livros didáticos, buscando verificar qual dessas relações predomina: se redundância, dominância do texto ou da imagem, complementaridade ou se discrepância. Refletir sobre a relação palavra/imagem constitui a relevância desse trabalho que, por sua vez, pode despertar a atenção de profissionais da área da comunicação e da educação para o potencial comunicativo das representações visuais que se firmam com a presença da palavra.
- DissertaçãoExperiências leitoras em classes de 4ª série do ensino fundamental: uma história acerca das condições do letramento(2006) Oliveira, Suely Sanches Rodrigues deEste trabalho é fruto da minha inquietação referente às práticas de leitura, enquanto profissional da educação, mais especificamente ao período em que fui diretora de escola do ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ouvi inúmeras vezes, que grande parte dos alunos não gosta de ler e, igualmente, presenciei situações em que as demandas de leitura não foram suficientes para a compreensão de textos e questões. Por outro lado, sempre tive a convicção de que a leitura deve despontar desde a Educação Infantil e a formação de leitores é uma responsabilidade da escola e um desafio que se coloca aos professores. Partindo destes pressupostos desenvolvi esta pesquisa qualitativa com duas turmas de 4ª série, sendo uma rural e outra urbana, cujos objetivos se pautaram em elaborar uma relação do material de leitura disponível em cada uma das classes observadas e no espaço físico escolar como um todo, bem como coletar dados referentes ao trabalho com leitura e em que sentido as experiências leitoras contribuem para o letramento dos alunos. As principais referências teóricas de apoio foram baseadas nos trabalhos de Geraldi (2003), Jolibert (1994), Lerner (2002), Ribeiro (org. 2003), Chartier (1998), Soares (2000). Concluo que as duas realidades observadas tiveram seus trabalhos muito próximos, tanto em oferta de material quanto em práticas, porém a classe da escola rural foi privilegiada no que se refere ao letramento, pois a professora não perdeu a chance de trabalhar a função social dos textos. Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa: “Instituição Escolar: história, políticas e práticas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, cuja área de concentração privilegia a educação escolar.
- DissertaçãoLeitura do estudante: análise de concepções construídas no ambiente educacional(2010) Persona, EdinalvaEste estudo desenvolveu um exame sobre a leitura do aluno em ambiente escolar. Considerando-se que a leitura exerce um papel fundamental na formação e desenvolvimento do indivíduo, e que é discurso corrente na sociedade, nos meios escolares e na mídia; que o estudante, de modo geral, não sabe ler, ou ainda, que não interpreta o que lê e, em consequência, não consegue escrever em situações que clamam por letramento, não tendo capacidade de agir e intervir em contextos diversos, foi observada a necessidade de um estudo sobre produções científicas referentes à temática leitura. O objetivo do estudo foi diagnosticar como se encontra a prática leitora do aluno: as formas como lê e o que lê, bem como a relação da leitura com a constituição do conhecimento do indivíduo. Através de investigação empírica e bibliográfica, foi procedida a análise de concepções que fazem parte da prática pedagógica existentes na formação do estudante. A partir daí, foram indicados possíveis caminhos de superação de problemas detectados. Concluiu-se com a pesquisa que o que norteia as práticas escolares hoje é uma concepção, em maior escala, lúdica, justificada muitas vezes pela familiaridade do aluno em relação aos suportes textuais.
- DissertaçãoLeituras em espera(2004) Turim, Maria Paula de SouzaA fim de incorporar na pauta dos debates sobre leitura a questão da a diversidade dos objetos e dos modos de leitura em sociedade, esta dissertação teve por objetivo analisar um espaço público de leitura pouco considerado pela cultura de prestígio: as salas de espera de consultórios médicos e odontológicos de Sorocaba, SP. Em uma relação de contraste, procurei mostrar como às representações sobre leitura, delineadas pela tradição letrada, são atribuídos valores e aparatos, concretos e simbólicos que restringem a prática da leitura a determinada classe social. Depois, verifiquei, em espaços públicos, que há outras formas de se ler e procurei saber quais oS principais fatores intervenientes na constituição dessas leituras pouco consideradas culturalmente. Tentando compreender, mais profundamente, como se dão os modos difusos de leitura em sociedade, visitei dez salas de espera de dentistas e médicos, diversificados geográfica e socialmente e entrevistei as recepcionistas e/ou pessoas responsáveis pela escolha dos componentes de leitura ali encontrados. Tomei como hipótese que ali encontraria apenas leitura de entretenimento e que os objetos de leitura oferecidos seriam Caras, Contigos e Vejas antigas. No entanto, os resultados mostraram que além da leitura esperada há uma outra decorrente de singularidades e de afinidades eletivas e a que a motivação de se ler, em salas de espera, nem sempre é a distração.
- Dissertação"Literatura em minha casa nasce na escola"(2004) Pavani, Elizabeth Akemi IoshigaO objeto principal deste trabalho é examinar e acompanhar uma ação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, cuja finalidade declarada seria a promoção da leitura literária. O Programa Nacional Biblioteca da Escola, PNBE, em específico o "Literatura em Minha Casa”, é uma iniciativa do Ministério da Educação & Cultura, juntamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, cuja meta é a distribuição de livros de literatura infanto-juvenil aos alunos da rede Pública Estadual. A prática e a atuação das professoras em relação ao projeto “Literatura em Minha Casa” são fatores analisados na presente pesquisa. A performance dessas professoras da 4º série do Ensino Fundamental foi investigada sob vários ângulos, tais como: empenho em relação à aplicação, receptividade à proposta, entendimento dos objetivos do projeto, bem como a concepção de literatura é leitura. A atuação do Estado também é alvo desta investigação, pois o fracasso ou sucesso do PNBE, em grande parte, dependeria do treinamento, orientação e condução do projeto em si. O objetivo principal do programa é o incentivo à leitura, principalmente, o de leitura compartilhada entre pais, parentes, amigos dentro e fora da escola. Um dos pontos considerado mais positivo da campanha é que os livros passariam a ser propriedades dos alunos.As questões de maior relevância da pesquisa se fundamentam em identificar a proposição do ensino da literatura na escola, em particular na 4º série, é a compreensão do ensino da literatura na escola e na sociedade. O cerne da questão é a identificação da importância de ensinar a literatura enquanto prática e social debate social.O que se evidenciou ao longo do estudo é a distância entre a prática e o discurso, já que as atividades desenvolvidas por uma das professoras em relação às leituras propostas demonstraram-se equivocadas e imprecisas - a reprodução e a imposição da leitura é ainda um processo vigente nas escolas. A outra docente atingiu os fins, pois houve um comprometimento com as sugestões do PNBE, como também, um entendimento melhor das praticas do plano devido ao acompanhamento de uma coordenadora da escola.
- DissertaçãoNarrativas de leitura literária: um estudo no cotidiano escolar(2011) Almeida, Adriana Aparecida Borin deNeste trabalho discuto o ensino de leitura e literatura no Ensino Médio numa escola pública estadual, em Porto Feliz, a partir da aplicação do kit Apoio Saber, enviado pela Secretaria do Estado de São Paulo, referente a obras clássicas como acervo pessoal do aluno. O kit foi utilizado nas aulas de literatura de dois primeiros anos, um diurno e outro noturno, no ano de 2009 e as diferenças de expectativas minhas e dos alunos com relação às atividades de leitura das obras levou-me a questionar as possíveis razões do desinteresse dos alunos e a refletir sobre minha própria prática pedagógica. O presente trabalho discute as seguintes questões: por que ensinar literatura no Ensino Médio, como ensiná-la, de qual literatura os alunos precisam, quais são os objetivos do ensino de literatura na escola, como lidar com os alunos que rejeitam as propostas de leitura literária e quais as subjetividades presentes nos discursos escolares. Trabalho essas questões procurando estabelecer uma relação entre a teoria e a prática, a partir da minha formação como professora e das minhas histórias de vida. Recorro a Britto, Magda Soares, Kleiman, Lajolo, Zilberman, Theodoro, entre outros, para discutir a questão dos sentidos do texto e da leitura como participação social; Umberto Eco, Sartre, Cândido, Nunes, Britto e Vieira para tratar do ensino de literatura e sua função social; sobre a subjetividade presente no discurso utilizo Foucault e Costa; quanto à violência e ao preconceito no discurso escolar, recorro a Schilling, Chauí e Michaud; para refletir sobre a escola e o professor, Sacristán & Gomez, Gramsci e Saviani e, finalmente, para fundamentação teórica sobre a formação do professor de literatura, trago as contribuições de Ramos-Cerqueira e Lima, Celani, Gimenez, Cristóvão, Borges e Dalberio e LeahyDios. Metodologicamente, esse é um trabalho qualitativo e se inscreve como Pesquisa Narrativa, fundamentada em autores como Dewey, Clandinin e Connelly e Mello, onde ao recontar as histórias vividas pelos participantes, pode-se, por meio da linguagem metafórica, construir sentidos que ajudem a entender as questões propostas. Os instrumentos utilizados são as observações e as anotações da pesquisadora durante as atividades em classe, suas histórias de vida e também as dos alunos, numa perspectiva reflexiva (SCHÖN). Ao final, percebi que a forma historicista de ensino de literatura clássica que aprendi durante minha formação escolar e profissional é redutora, fundamentada no livro didático, onde a leitura desempenha o papel apenas de decodificação do código alfabético geralmente pautada em objetivos ilusórios de arte e fruição, que acabam reproduzindo uma visão elitista do ensino de obras literárias e não como possibilidade de questionamento e reflexão. Essa perspectiva, que me parece também internalizada profundamente nos professores e na escola, desapropria alunos e professores de seu próprio discurso, alienando-os de sua classe social e dificultando sua emancipação. É inegável a importância da literatura na construção de identidades e na liberação dos sujeitos. No entanto, para que ela possa cumprir sua função, são necessárias mudanças na formação de professores aliadas à prática reflexiva no ensino, a fim de superar as lacunas entre a teoria e a prática, permitindo que o cotidiano escolar seja um espaço de construção do conhecimento cultural e histórico, a partir da tomada de consciência política entre os professores em relação a sua prática pedagógica.
- DissertaçãoPolíticas públicas de incentivo à leitura na história da educação infantil municipal de Sorocaba: 2014 a 2023(2023) Chinelatto, Leila Regina OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo analisar como as politicas públicas podem contribuir para a formação de novos leitores, tendo em conta a contribuição fundamental da leitura e do livro no processo ensino-aprendizagem. Tem como objeto de estudo os projetos de leitura implantados pela Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba/SP. Assim, retomou-se o processo histórico da educação infantil e a implantação dos primeiros parques infantis na cidade de Sorocaba; verificou-se de que maneira as vivências no ambiente escolar, as experiências leitoras desde a educação infantil repercutem na formação de leitores. A pesquisa é bibliográfica e documental com aporte teórico de Chartier (2002), Frago (1995), Freinet (1978), Freire (1989), Kishimoto (1988 ), Kramer (1987), Reyes (2010), Vygotsky (2006), Soares (2021), Zilbermam (1981), agregados a documentos oficiais e programas. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, bibliográfica e documental, com base em fontes primárias, legislações e projetos. Os resultados mostram que a legislação brasileira voltada para a educação têm proposto muitas políticas, as quais são implementadas pelos munícipios, caso daquelas que buscam incentivar a leitura, como por exemplo, os projetos “Salas de leitura - novos olhares” e “Lugares de Ler”, implementados em Sorocaba. Contudo, os projetos, que se mostram exitosos, nem sempre têm continuidade, sendo abortados com justificativa de ajustes de orçamento. Isso faz com que os resultados esperados nem sempre sejam totalmente alcançados. Tendo em conta que as políticas públicas devem atender aos interesses da população, elas só terão êxito, quando elas conseguirem diminuir as desigualdades, quando elas tiverem continuidade e, principalmente, quando elas contemplarem a formação de professores mediadores e a distribuição de acervos, caso das voltadas para incentivar a leitura desde a educação infantil.