Navegando por Assunto "Sociologia educacional"
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- DissertaçãoA cultura na escola da Comunidade de Quilombo do Sapatú - Eldorado/SP(2006) Vidoto, Daniela GalvãoA cultura não pode ser entendida como um processo de formação acabado, dada às estruturas sociais que entrelaçam-se nas trajetórias sociais dos indivíduos, incluindo a inserção no mercado e a atuação do Estado com as Políticas Públicas. Dentro desse contexto cultural, temos a educação escolar na hibridação na formação do indivíduo, por mais que os conteúdos tratados em sala de aula não façam referências ao cotidiano do bairro do Sapatú, as (os) alunas (os) cruzam o conhecimento escolar no seu cotidiano comum. A partir da pesquisa etnográfica, a pesquisadora pode conviver e vivenciar esses acontecimentos, incluindo a história social da região do Vale do Ribeira, para compreender as trajetórias sociais e políticas da comunidade do Sapatú.
- DissertaçãoA socialização dos herdeiros: as trajetórias social e escolar de jovens pretendentes a dirigentes(2005) Alfredo, MauricioEsta dissertação, posicionada na linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar tem a finalidade de compreender como adolescentes, filhos de empresários, moradores do Condomínio Terras de São José, constroem e consolidam suas posições sociais dentro do ambiente escolar e não escolar. A pesquisa se realiza no interior do Condomínio Terras de São José, bem como no Colégio Terras, localizado em uma área contígua ao Condomínio. É dentro deste ambiente que se procura entender a construção do capital cultural, por meio das atividades familiares e escolares, e do capital social e simbólico que se expressam através das práticas esportivas, viagens, cursos de idiomas, intercâmbios, leituras e lugares frequentados. Bourdieu é o referencial teórico, através da categoria de habitus enquanto sistema de disposições duradouras adquiridas pelo indivíduo durante seu processo de socialização; neste caminho, constituindo-se como pertencente a sua classe social munido de práticas e disposições semelhantes com relação ao futuro, por partilhar a mesma hegemonia de outros indivíduos dessa classe. As categorias capital cultural, social e simbólico, também informam esta dissertação enquanto campos através dos quais é possível balizar a trajetória social que os jovens herdeiros exprimem em toda sua condição e posiçao de classe dentro da estrutura social. Os procedimentos adotados constaram da observação da exteriorização da riqueza simbólica presente nos alunos, "sinais exteriores da riqueza interior" como informa Bourdieu: o gosto pela música clássica, o conhecimento da cultura de diversos países, as manifestações através da escrita revelada em produção de textos, por meio do consumo conspícuo e de entrevistas qualitativas efetivadas na residência dos alunos para a captação dos signos que envolvem a vida cotidiana familiar dos jovens regras de etiquetas sociais, qualificações culturais de cada família, rede de relacionamentos e coleta e análise de fotos, roteiros de viagem, ingressos para teatro, etc, com vistas ao entendimento do capital cultural. Para esses jovens, o Colégio Terras atende "estratégias de distinção" e posição social proporcionando saberes escolares bem como uma rede de sociabilidade predisposta a funcionar no presente e no futuro como capital cultural e social.
- DissertaçãoAs diferentes linguagens como relações de poder no cotidiano escolar: linguagem dos filhos de cárceres em uma escola de Iperó(2011) Camargo, José Amilton deO presente trabalho analisou: As diferentes linguagens como relação de poder no cotidiano escolar: Linguagem dos filhos de cárceres na cidade de Iperó. Para tanto, o ponto de partida foi: Quem pode ser considerado responsável pela introdução desse dialeto na sala de aula. A escola, Dr. Gaspar Ricardo Júnior da cidade de Iperó, a sociedade, os responsáveis ou o próprio professor pelo uso constante da linguagem dos filhos de cárceres em sala de aula. No intuito de responder a indagação proposta buscou-se analisar determinados autores que pudessem contribuir com a questão de poder, bem como aqueles que procuram diversificar a metodologia do ensino-aprendizagem através da interdisciplinaridade. Realizou-se uma pesquisa de campo em uma casa de detenção pública, tendo como foco de análise o discurso dos detentos e consequentemente o discurso de seus filhos, para melhor compreender a comunicação entre eles e procurar um caminho para minimizar a dificuldade encontrada no bojo da escola, já que esses utilizam-se de códigos que não são comuns no cotidiano escolar. Apontam que são inúmeras as razões que contribuem para a prática dessa linguagem e/ou dialeto, a qual tão praticada por muitos segmentos sociais. Então, faz-se necessário uma análise desta linguagem, dos seus praticantes, do entorno e contorno em que ela é difundida. Por outro lado reconhecer que a linguagem do cárcere vem ganhando força na comunicação, na sociedade e principalmente âmbito escolar. A indisciplina escolar, fatores econômicos e emocionais, a falta de limites, a violência e em alguns casos a influência da formação defasada ou tênue de educadores, são os ingredientes para a exclusão do filho do cárcere, por conta de não adequar-se à norma culta. Contudo, essa norma rege o ensino-aprendizagem em todas as modalidades educacionais. Portanto, não podemos ignorar o quanto é importante para a comunicação as diferentes linguagens existentes nos mais diferentes grupos.
- DissertaçãoBig Brother Brasil: isso pertence à sala de aula?(2005) Massari, Maria CeciliaEste trabalho é o resultado de uma reflexão sobre a Televisão e a Educação, levando em conta os processos de mediação que ela realiza entre o indivíduo e a sociedade. Mais especificamente analisa programas do tipo reality shows, focalizando em especial o programa Big Brother Brasil, da Rede Globo de Televisão. Foi constatada maciça audiência do referido programa. Observando as dissoluções das fronteiras entre o que é público e o que é privado, provocadas especialmente pela televisão, que tem uma força muito grande nesse sentido, a autora pensou ser importante investigar se professores do ensino médio e fundamental discutem com seus alunos o tema televisão e em especial o Programa Big Brother Brasil, tendo em vista auxiliar na formação de uma consciência crítica de quem vê TV. Além disso foi considerado ser relevante observar se professores estão preparados para essa tarefa. Usou-se como trajetória do trabalho, a análise de alguns aspectos do nosso mundo, tendo por referência autores como Guy Debord que nos fala da sociedade do espetáculo, Theodor Adorno que considerou que a televisão pudesse ter muita força e influência social. Usou também autores da Psicanálise como Freud, Melanie Klein, Bion e Rosenfeld que falam das forças agressivas, dos nossos impulsos e da dificuldade em construir pensamentos, que nos ajudem a reprimir nossas violências em nome de um aprendizado da solidariedade e do bem comum. Outros autores como Regis Debray foram acionados nesse dialogar, por destacar a força da imagem e mais especificamente a força do poder econômico mediando essa força da imagem. O trabalho traz uma retrospectiva da televisão, suas linguagens e modos de uso, observando como podemos ter interpretações distorcidas do que vemos. Em seguida foi apresentado algo das origens de programas do tipo reality shows e em específico das origens do Big Brother Brasil, tendo em vista procurar observar com o olhar psicanalítico não só o programa, como também o que faz com que pessoas se interessem em auto-confinar-se, colocando em exposição suas vidas e suas “intimidades”. Para isso, autores como Maria Rita Kehl e Eugênio Bucci foram selecionados. O passo seguinte foi apresentar o resultado de uma pesquisa do tipo qualitativa, na qual foram entrevistados professores do ensino fundamental e médio de três escolas da rede pública de ensino. A pesquisa foi realizada através de uma observação participante e de um tipo de roteiro semi estruturado, colocando em destaque três aspectos considerados relevantes na observação que foram: a opinião dos professores enquanto educadores sobre o programa Big Brother Brasil; se discutiam em sala de aula sobre TV e sobre o programa e se participariam do programa, se convidados. Ainda nesse sentido foram analisados e observados os dados colhidos, passando-se finalmente às discussões e considerações finais, que procuraram nos convidar sobre o papel do educador. Foram feitas ainda reflexões sobre o programa Big Brother Brasil, tendo em vista que ele pode ter algo além de uma brincadeira prazerosa para espectadores. Pode ter conseqüências muito maiores para nossos comportamentos ou procedimentos. Também é importante salientar que nessas discussões não chegamos a conclusões fechadas sobre o tema, dada à condição de transitoriedade do conhecimento, da pesquisa e do saber.
- DissertaçãoCompro, logo existo: a sociedade de consumo no cotidiano escolar(2010) Rossoni, Claudia Regina RechEsta dissertação pensa qualitativamente a sociedade de consumo no cotidiano escolar. Está preocupada em identificar nos alunos, que frequentam o Ensino Fundamental II, os indícios da cultura de consumo enquanto presentes na indumentária e objetos escolares, ou não, portados pelos alunos na escola. Assim, quer entender como os alunos se relacionam com esses produtos e com as marcas do mundo do consumo contemporâneo, trazidos do mundo exterior para o ambiente escolar. Para tanto, tem como referências teóricas de apoio Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, Benjamin Barber e Don Slater enquanto filósofos e sociólogos pensadores da sociedade de consumo; Jurandir Costa Freire, Maria Rita Kehl, Afrânio Mendes Cattani e Renato de Souza Porto Gilioli para entender a conceituação de juventude e sua especificidade na análise proposta; Silvio Gallo, Maria Lúcia de Amorim Soares e Leandro Petarnella no desvendamento da presença nas relações pedagógicas das relações entre consumo e mundo contemporâneo. Os procedimentos adotados envolvem a análise de trabalhos da artista americana Bárbara Kruger, do francês Zevs, dos ingleses Banksy e David Haines e dos artistas presentes na exposição realizada pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM – no Ibirapuera, em agosto de 2010; bem como os desenhos produzidos pelos alunos das 7ª.s e 8ª.s séries, na disciplina Arte, da Escola Municipal Isaura Kruger, em Alumínio/SP, a partir da proposta “Desenhe estudantes contemporâneos”. O resultado da pesquisa revela a presença das marcas, dos logotipos, do estilo de roupa, de cabelo, ideal de beleza, aparelhos como celulares, e outros, como forma de identificação e destaque dos escolares no ambiente escolar. Permite concluir, pelo menos preliminarmente, que os produtos ostentados têm, para o jovem, mais importância que os conteúdos ministrados nas várias disciplinas escolares.
- DissertaçãoEscola, poder e exclusão social: práticas de exclusão na escola pública primária sorocabana nos anos 60 do século XX : uma contribuição para a história das práticas de exclusão social no Brasil(2007) Rondello, Pedro AlexandreEstudando sobre o tema exclusão constatei a ampla abrangência de seus significados e formas de manifestação. Para além dos conceitos sociológicos do tema, desenvolvi a presente dissertação no sentido de investigar formas sutis e, por vezes, contraditórias de práticas de exclusão social. Meu objetivo, neste trabalho, foi o de buscar na escola pública primária sorocabana, atuante na década de 60 do século XX, práticas que promoveram a condição de exclusão, contribuindo para o exercício de exclusões sociais no Brasil e, com base neste recorte temporal, selecionei a Escola Municipal ″ Dr. Getúlio Vargas " por sua projeção no cenário cultural da cidade que faz com que represente rica fonte de materiais e informações que tratam do tema proposto . Utilizando-me de documentos, oficiais e extra- oficiais, e entrevistas com os sujeitos que protagonizaram a historia da educação e da escola naquele dado momento histórico, apresento de forma sintetizada o processo de formação e ampliação da Educação na cidade de Sorocaba e, pormenorizadamente, o processo da concepção e formação da Escola Municipal “Dr. Getúlio Vargas” dentro do panorama educacional da cidade, desde seus primórdios até a atualidade. Num segundo momento realizei o tratamento dos dados obtidos através das entrevistas realizadas, evidenciando práticas relacionadas ao tema da pesquisa para, no terceiro capítulo, serem articulados com a teoria psicanalítica de Donald Woods Winnicott que aponta para importância e alto nível de responsabilidade do ambiente no processo de formação e desenvolvimento da personalidade humana . O presente trabalho procura trazer à luz aspectos relacionados às práticas educacionais dos anos sessenta do século XX, no que diz respeito à inclusão e exclusão, aspectos estes que ficariam na obscuridade e talvez se perdessem.
- TeseO terceiro setor e a escola: serviço social nas escolas por meio de parcerias com organizações da sociedade civil(2013) Silva, Vanderlei daEsta tese trata da possibilidade de aproximação de quatro temas: Terceiro Setor, Educação Escolar, Serviço Social e Adolescentes em situação de conflito com a Lei, avaliando as relações entre o Estado e a Sociedade Civil, por meio de convênios com o Terceiro Setor. O objetivo é apresentar alternativas que visam diminuir os efeitos negativos do envolvimento de alunos na prática de atos de violência, sendo tais atos classificados como atos infracionais registrados em Boletins de Ocorrência (BO), e os envolvidos como “adolescentes em situação de conflito com a lei”. Foram pesquisados 120 Boletins de Ocorrência referentes a infrações que ocorreram em escolas, públicas e privadas, da cidade de Sorocaba, no ano de 2011, e que foram encaminhados ao Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (Clube do NAIS) pela Delegacia da Infância e da Juventude (DIJU). A partir da análise dos Boletins, constatou-se que os conflitos estão sendo tratados, apenas como casos de polícia. Poderiam os profissionais de serviço social desempenhar a função de mediador dos conflitos escolares buscando soluções dentro da rede socioassistencial já existente no município? A bibliografia que embasam esta tese está amarrada a autores que procuram entender a questão da sociedade atual, baseada na estética do consumo e no culto à juventude que convive com um alto grau de violência. Entre esses autores, estão Zigmunt Bauman, que trata da questão da modernidade liquida e Giorgio Agambem, que pensa a contemporaneidade. Pesquisas feitas por Maria Lúcia de Amorim Soares, na DIJU de Sorocaba indicam que não existem violências nas escolas, mas incivilidades divulgadas pela TV com performances violentas. A metodologia utilizada para o trabalho é o de um levantamento bibliográfico consistente, complementado por pesquisa de campo, realizada no Clube do NAIS. A tese demonstra que o apoio de profissionais do serviço social pode significar um avanço importante na relação da escola com o seu público. A partir de suas intervenções, o ambiente escolar passará a contar com um mecanismo de potência para a inclusão social dos alunos.
- DissertaçãoPárias entre pares: a expansão do ensino superior e a sociologia da educação de Pierre Bourdieu(2011) Gröhs, Luis Fernando MartinsEste trabalho analisa as consequências da inclusão de novas camadas sociais no Ensino Superior e a reestruturação do campo educacional brasileiro, atualizando a distribuição desigual de oportunidades de um estado anterior que abruptamente interrompia a escolaridade para outro que não impõe uma descontinuidade, mas uma desvalorização gradual dos diplomas. Foi abordado, inicialmente, por meio de pesquisa bibliográfica, a Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu, suas principais críticas teóricas e desenvolvimentos contemporâneos, avaliando a pertinência deste referencial teórico para a compreensão do caso brasileiro, destacando como problema fundamental de pesquisa a escolha da Instituição de Ensino Superior como habitus e mecanismo de reprodução social. Utilizando o curso de Direito como tipo-ideal, e dados do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos resultados e indicadores sociais do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), foram relacionadas estatisticamente as chances de sucesso profissional com variáveis como a escolaridade dos pais, faixa de renda familiar e tipo de estabelecimento escolar frequentado, o que possibilitou o comparativo entre o capital cultural, econômico e social dos estudantes e o desempenho dos mesmos em testes objetivos, modelo da avaliação necessária para o avanço na carreira escolhida. Os resultados indicam uma correlação linear entre as variáveis sociais pesquisadas dos ingressantes e os resultados em provas objetivas dos estudantes concluintes do curso de Direito, o que permite prever, estatisticamente, as chances de sucesso profissional a partir de características iniciais e posse de capitais relevantes no campo educacional. A conclusão, a partir da análise dos dados, revela um mecanismo de eliminação branda e progressiva, em que estudantes ingressantes em Direito já possuem fortes propensões significantemente diferentes de sucesso sendo a Universidade um meio incapaz de resolver o problema da desigualdade social e educacional.
- DissertaçãoRap e escolaridade: um estudo de caso com afro-descendentes na condição de liberdade assistida em Sorocaba/SP(2005) Santana, JairEntendendo a escola como um espaço institucional e autoregulado, com características e objetivos bem definidos – tratar um aluno que não seja mais do que um aluno necessitando apenas de conhecimento, assim delineando modos de relações correspondentes, esta dissertação trata de RAP e escolaridade no universo de adolescentes afro-descendentes na condição de Liberdade Assistida em Sorocaba/SP. No resgate da história de vida do próprio autor, desde o abandono familiar, a vida em orfanatos, a experiência de rua até a formatura em Educação Artística é que se encontra a busca de sentido de ser adolescente, no cenário hodierno socializado pelo movimento Hip Hop, nele especificamente o RAP, espaço no qual o adolescente encontra apoio, estabelece trocas e elabora projetos que dão sentido à vida no presente, no contraponto da escola, espaço distante dos interesses e necessidades do mundo da vida. A empiria tomou adolescentes afro-descendentes, autores de atos infracionais, em Liberdade Assistida, acompanhados por orientadores da unidade Vale da Benção, de Sorocaba, e matriculados em escolas estaduais, para explorar significativamente o pensar desses adolescentes sobre a escola e o pensar dos mesmos sobre o que a escola pensa a respeito deles. Partindo do plano discursivo das respostas, obtidas em conversas gravadas, para efeito de análise, inferiu-se que os adolescentes pesquisados constroem-se como sujeitos, na escola, na especificidade dos recursos que dispõem, privados de desenvolver todas as suas potencialidades e de viver plenamente a condição humana, mas não alienados ou passivos, que não nutram sonhos e desejos, quase sempre ligados à uma realização artística, em especial na esfera musical. Em simultâneo, inferiu-se que no contexto escolar a justiça social não é algo diferente da educação, visto que é imperativo investir nas “práticas educativas como lugares de justiça” para que seja cumprida uma das metas da própria justiça – a educação, sendo que, de maneira congruente, justiça como eqüidade, proposta por John Rawls, compreendida como um conjunto de regras estabelecidas contratualmente, pode tornar possível a convivência de projetos e concepções de vida diferentes.