Navegando por Assunto "Tecnologia da informação"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA hipermídia como ferramenta para o ensino de língua inglesa: uma abordagem transcultural(2013) Pinho, Fernanda Maisa Soares dos SantosA presente pesquisa busca refletir sobre as necessidades comunicativas da atualidade e a relevância de uma abordagem transcultural por meio de hipermídia no ensino de língua Inglesa. Preocupado com essa questão, o estudo parte do pressuposto de que as Tecnologias Emergentes encurtam as distâncias, diluem as fronteiras culturais, aproximam as pessoas e modificam as maneiras de se comunicar, ser e estar no mundo. Assim, a presente pesquisa enfoca como a Língua, neste caso a Inglesa, assume novas dimensões, antes apenas imaginadas ou teorizadas, como língua franca e “universal”. O objetivo deste estudo é investigar como um grupo de 40 alunos do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual do município de Sorocaba, aprendizes de Língua Inglesa e usuários-interatores das Tecnologias Emergentes, utilizam as diversas linguagens da hipermídia para expressar seus pensamentos, e como os recursos do meio digital potencializam a interação entre diferentes culturas através de uma abordagem de ensino de inglês transcultural. Para desenvolver esta pesquisa foi realizado um estudo de caso. Foi criado um plano de aula baseado no programa da Adobe Youth Voices, em que os alunos aprenderam como utilizar as linguagens da hipermídia (áudio, imagens e texto), técnicas para manuseio de câmera e produção de vídeos de curta duração utilizando os conteúdos de Língua Inglesa ensinados em sala de aula. Um ambiente virtual (website) foi criado para armazenar as produções de hipermídia. Um grupo de alunos da cidade de Jinja, em Uganda, foi convidado a interagir, e comentar os trabalhos produzidos pelos alunos. Os resultados obtidos indicam que o uso de hipermídia por meio de uma abordagem transcultural pode contribuir positivamente no ensino de Inglês, bem como possibilitar a comunicação entre diferentes culturas por meio das múltiplas linguagens. Evidenciam também a relevância dessa abordagem para o uso comunicativo atual da Língua Inglesa, permeada pelos audiovisuais que refletem a cultura Brasileira, mas que também têm influência de outras culturas e assim chegam até os interlocutores num constante processo de resignificação e informação.
- DissertaçãoComunicação e consumo no varejo eletrônico contemporâneo(2013) Siqueira, Osmar Renato de BarrosEsta pesquisa trata das relações entre a cultura emergente nos espaços digitais e o varejo eletrônico, a fim de propor uma reflexão crítico-conceitual. O presente estudo visa a estimular um pensar sobre processos de transformação na forma de consumo de bens e serviços que a sociedade contemporânea atravessa. O eixo da pesquisa pretende identificar alguns pontos que caracterizam e diferenciam o consumo em lojas virtuais do consumo em lojas físicas. Atualmente, a comunicação entre usuários-interatores e o varejo eletrônico ocorre a partir das mais variadas páginas na internet, como exemplo, pode-se citar os websites de compra coletiva, de leilão, serviços de comparação de preço e das redes sociais on-line. Os presentes apontamentos consideram aspectos socioeconômicos causados pelo consumo on-line, sobretudo no país. O percurso metodológico, aqui, caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa (exploratório-experimental) acerca de objetos e respectivos contextos de consumo – abordados no âmbito da comunicação. E o embasamento teórico se faz com estudos contemporâneos de Bauman (2013), Canclini (2008), Dupas (2000), Eagleton (2012), Garcia (2005), Gumbrecht (2010) Hall (2003), Lévy (1996), Llosa (2013), Keen (2012), Rifkin (2001)e Spyer (2009), os quais contextualizam noções de atualização e inovação que aproximam os estudos culturais e as tecnologias emergentes. Observa-se uma tendência de crescimento do número de lojas virtuais e de usuário-interatores ávidos por melhores preços, comodidade, acesso à descrição detalhada de mercadorias e serviços de entrega em aprimoramento.
- DissertaçãoComunicação empresarial: a construção de realcionamentos com clientes via mídias digitais(2015) Costa, Carlos Alberto Saraiva daA presente pesquisa visa estudar até que ponto as mídias utilizadas e disponibilizadas por uma empresa auxiliam e contribuem na construção e no relacionamento com clientes. Nossa pesquisa, por utilizar uma empresa concreta na cidade de Sorocaba/SP e atuante no mercado, fica impedida de citar sua razão social ou nome fantasia, em sendo assim, optamos por nomeá-la empresa Master. A pesquisa destaca os temas: comunicação empresarial, cultura organizacional, mídias, tecnologia da informação e comunicação e relacionamento com clientes, considerando-os relevantes e emergentes, enquadrando-se na linha de pesquisa Mídia e Práticas Socioculturais do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Com embasamento teórico em Paulo Nassar, Maria Alzira Pimenta, Joseph D. Straubhaar, Margarida Maria Krohling Kunsch, Marlene Regina Marchiori, Manuel Castells, Philip Kotler entre outros, e utilizando-se do método estudo de caso, com técnicas e instrumentos de coleta de dados abrangendo a base de clientes; apresenta como as mídias disponibilizadas pela empresa são utilizadas pelos clientes internos e externos, e em especial a TV via Internet. Os resultados encontrados na pesquisa de campo podem causar estranhamento, mas são mais comuns no mundo corporativo do que a maioria das pessoas acredita.
- DissertaçãoComunicação na educação: o potencial do diagrama para formatos de conteúdo em processos formais de ensino(2016) Castelli, Henri Marcos EsgalhaConsiderando-se a possibilidade de lançar um novo olhar, na perspectiva da semiótica peirciana, para as diversas linguagens, entre elas as linguagens das mídias e a das disciplinas escolares, que se entrecruzam no contexto escolar, notadamente nas salas de aula, a pesquisa contempla a interface entre comunicação e educação e é guiada pela pergunta: Que formato de conteúdo escolar, distinto do texto (verbal), seria pertinente à educação formal? Responder tal pergunta implica atingir o objetivo geral de compreender a relação entre comunicação, educação e linguagem e os objetivos específicos de explicitar como a disciplina escolar pode ser vista como linguagem que se constitui também com signos distintos do verbal e refletir sobre o potencial do diagrama, na perspectiva peirciana, para compor um formato para conteúdo escolar. A pesquisa, que é qualitativa, empregará o método da documentação indireta - pesquisa bibliográfica – e valer-se-á de análise de dados coletados com a aplicação de questionários para alunos do ensino superior, quando da aplicação do formato diagramático para conteúdo de ensino, elaborado pelo pesquisador. Os resultados são relevantes para a comunicação à medida que propõe um formato para conteúdo escolar, que leva em conta a visualidade e também propicia conexões com outros produtos midiáticos; enquanto para a educação, a contribuição está na construção de um novo olhar para as disciplinas escolares e para o processo de ensino/aprendizagem, que privilegia o signo, ou o modo distinto de sugerir, apresentar ou representar ideias, conceitos e no qual o aprendiz é um tradutor de signos. A pesquisa é pertinente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos por apresentar reflexões sobre a comunicação na educação e por elaborar um formato diagramático para conteúdo de ensino, considerando-se o jogo entre aspectos comunicacional e educacional, via linguagens, presente nas salas de aula.
- DissertaçãoDa escrita de si a diálogos desconcertantes: pedacinhos de nada sobre as tecnologias no cotidiano escolar(2013) Ferraz, Sandra Antonia Convento de MouraA presente pesquisa buscou analisar as narrativas cotidianas de cinco gestores da rede municipal de Sorocaba, SP (diretor de escola, vice-diretor e orientador pedagógico), por meio do resgate de suas memórias midiáticas, no intuito de compreender e (re) pensar a integração das tecnologias da comunicação e informação nas relações de ensino. A perspectiva adotada é a Histórico-Cultural (Vygotsky), por considerar os fenômenos em constante movimento e transformação, corroborando a dinâmica do cotidiano escolar. A metodologia está pautada na pesquisa narrativa, que aborda o estudo da experiência como história e a forma de se pensar sobre ela. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: diário de bordo da pesquisadora, diário de bordo de um gestor, questionários de cinco gestores e gravações em áudio pela técnica do grupo focal. O resgate das memórias midiáticas dos participantes nos deu indícios de que nossa constituição enquanto sujeitos, seja pessoal ou profissional, é fruto da interação social, cultural e histórica de que desfrutamos no transcorrer das relações humanas. Quanto às experiências com as tecnologias, essas se apresentaram refletidas nas práticas dos gestores, num processo de (re) construção e (re) dimensionamento constante no cotidiano escolar.
- DissertaçãoDesenvolvimento de sistema informatizado para gestão de demandas judiciais na saúde(2014) Pereira, Mariana DonatoO aumento crescente das ações judiciais solicitando medicamentos, terapia nutricional, procedimentos e outros produtos para saúde tem sido motivo de preocupação nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde. Neste sentido, a introdução de sistemas informatizados na área da saúde favorece o acesso à informação, permite melhor organização, comunicação e pode aprimorar a qualidade do cuidado em saúde. O objetivo deste trabalho foi desenvolver sistema informatizado para gestão de demandas judiciais na saúde que permita a qualquer município do país viabilizar o registro das informações necessárias ao monitoramento contínuo das demandas judiciais na saúde. O método compreendeu as fases de concepção, desenvolvimento, avaliação e versão final do sistema. Na fase de concepção foram selecionados indicadores de monitoramento das demandas judiciais descritos na literatura. Após a sistematização desses indicadores foram definidos os requisitos e a arquitetura do sistema. Optou-se por ter o sistema em um servidor Web facilitando o processo de instalação e manutenção, que ocorrem apenas no local onde se encontra instalado o servidor. Na fase de desenvolvimento buscou-se um software capaz de possibilitar aos gestores a otimização tanto das atividades de registro como do armazenamento, monitoramento e avaliação dos processos movidos contra o município. O sistema foi estruturado em seis menus (segurança, cadastro, operacional, relatórios, ajuda e sair). Para receber as informações sobre os processos judiciais apresenta seis telas que devem ser alimentadas com dados referentes ao paciente, ao responsável pelo paciente, à representação jurídica e ao processo, ao diagnóstico e prescrição, às pessoas autorizadas a retirar os itens solicitados, além de campo aberto para o registro de informações complementares. Na fase de avaliação foi realizado teste piloto com a participação das Secretarias Municipais de Saúde de quatro municípios da região de Sorocaba (Itapeva, São Roque, Sorocaba e Votorantim). Verificou-se a capacidade do sistema em atender às necessidades dos municípios e também as funcionalidades existentes. A versão final do sistema foi concluída mediante ajuste e aperfeiçoamento das funcionalidades do software. Este sistema poderá contribuir de forma significativa para a gestão e a tomada de decisão nos municípios, criando ambiente favorável para estabelecer políticas de saúde mais eficientes, que atendam às reais necessidades da população, sem prejuízo para o sistema de saúde.
- DissertaçãoEscola analógica e cabeças digitais: o cotidiano escolar frente as tecnologias midiáticas e digitais de informação e comunicação(2008) Petarnella, LeandroEsta dissertação de Mestrado tem como objeto de trabalho pensar o cotidiano escolar. Investigar as contradições existentes entre as práticas escolares de professores, que mantém a escola analógica, frente à presença de alunos com Cabeças Digitais, formadas pelas Tecnologias Midiáticas e Digitais de Informação e Comunicação (TMDICs), é o objetivo visado. Tem como referencial teórico de apoio Lucia Santaella enquanto trabalha com a evolução da humanidade e suas mudanças culturais; Derrick Kerckhove que estuda as alterações do perfil cognitivo dos sujeitos ocidentais de Tecnopsicológicos em Psicotecnológicos; Paula Sibilia que visualiza na relação homem x máquina uma sociedade de tradição Prometeica tencionada por uma realidade Fáustica; e Octavio Ianni ao conceituar os períodos históricos em três principados: de Maquiavel, de Gramsci e Eletrônico. Utilizando indícios e sinais, via Ginzburg, desenvolve como metodologia de pesquisa as técnicas Grupo Focal, junto a professores da rede de ensino sorocabana e questionários estruturados com alunos de três escolas da cidade de Sorocaba e região. Juntando os indícios encontrados conclui que: Os professores em suas práticas pedagógicas utilizam linearmente as TMDICs, transformando-as em ferramentas de trabalho, fazendo das TMDICs extensões do giz e da lousa. Logo, não inscrevem em suas atividades a inteligência coletiva e rizomática presente na escola enquanto fator de sua própria condição existencial. Em paralelo, os alunos, na indiscernibilidade coreográfica da contemporaneidade, transformam-se em Cabeças Digitais face a imersão na Sociedade Digital – logus de culturas constituídas através das TMDICs. Assim, as práticas docentes deixam a Escola Analógica perante as Cabeças Digitais de seus alunos, que são constituídas e construtoras de uma sociedade polifônica, polimorfa, matriz de conexões e volume essencialmente infinito de permutações possíveis.
- DissertaçãoO blog como recurso didático na disciplina de teoria geral da administração: relato de uma experiência(2013) Ribeiro, EdmilsonDiante das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea com a presença das novas tecnologias da informação e comunicação, o tema para esta dissertação discute a relação entre as tecnologias e a educação e escolheu como possibilidade de recurso didático o uso do blog no ensino superior e em específico na disciplina de Teoria Geral da Administração, em uma faculdade particular. Teve-se como hipótese que a utilização do blog como um recurso didático, permite a interatividade dos participantes além do espaço físico da sala de aula, ou seja, para o ambiente virtual, e o aluno estaria assim mais envolvido com o conteúdo disciplinar. Para estudar o blog como recurso didático, foi realizada uma experiência, desenvolvida com 49 alunos do curso de Administração e foram criados dois blogs, organizados pelo professor da disciplina de Teoria Geral da Administração e disponibilizados aos alunos. Durante o período de dois semestres (2012-2013), as informações postadas pelos alunos, foram registradas e analisadas. De modo geral os alunos se envolveram, postando imagens e textos criados coletivamente, assim como conversavam sobre as postagens com conteúdos da disciplina. Foi possível verificar que o conteúdo não ficou restrito ao período de sala de aula, mas foi ao cotidiano dos alunos por meio da tecnologia. As análises também apontaram para a necessidade da mediação do professor, como motivador para a participação no blog, e para tanto compreender as linguagens envolvidas no recurso do blog se fez importante para a dinâmica desse espaço de hipertextos.
- DissertaçãoProjeto de um aplicativo eyeGO voltado à pessoa com deficiência visual utilizando os ônibus urbanos municipais de Sorocaba(2019) Kamada, TetsuoO Projeto de um aplicativo (eyeGO) tema deste estudo, é voltado às pessoas com Deficiência Visual, ou ‘assistidos’, da coparticipante, Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais - ASAC, utilizando os ônibus urbanos municipais de Sorocaba, controlada e fiscalizada pela Urbes – Trânsito e Transportes, outra coparticipante no projeto. Tem como meta, facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência visual da ASAC, nos ônibus do sistema de transporte público municipal de Sorocaba. Com o auxílio do aplicativo eyeGO instalado no seu Smartphone poderá selecionar, sem a ajuda de terceiros, a linha ou o ponto de ônibus que deseja. O projeto do aplicativo propõe o desenvolvimento em duas partes: A primeira parte instalada no smartphone do usuário que, acionado, informará sua localização ao motorista do ônibus desejado. A segunda parte do aplicativo instalado no equipamento eletrônico denominado SIGOM VISION de controle e informação dotado em todos os ônibus, avisará o motorista, por meio de 2 lâmpadas Leds, nas cores verde e vermelha instaladas no painel do veículo. Se a luz Led verde acender, indicará ao motorista o desejo de embarque do usuário e se a luz vermelha acender indicará a solicitação de parada para o desembarque do passageiro do ônibus. Algumas das ferramentas para o desenvolvimento do aplicativo eyeGO recomendadas são a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e a Tecnologia Assistiva (TA). Ambas utilizadas como interfaces digitais, no auxílio do desenvolvimento do projeto. Neste trabalho, o objetivo principal foi elaborar o projeto deste aplicativo, que posteriormente poderá ser desenvolvido e testado por uma equipe técnica da área de Tecnologia de Informação. Hipotese: Espera-se reduzir a quantidade e o nível de dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência visual na utilização do transporte público urbano, aumentando a demanda desta utilização para diversas finalidades, como trabalho, estudo e lazer. Espera-se também propiciar maior independência no deslocamento, reduzindo ou dispensando a necessidade de acompanhante. Resultado: Pesquisa junto aos assistidos da ASAC e informações operacionais do sistema de transportes urbano de Sorocaba. Conclusão: O Projeto deste aplicativo pretende que, melhore o conforto e a segurança do usuário e possibilite o deslocamento urbano aumentando a confiança, inclusive com o auxílio do motorista do veículo que exercerá o papel principal no embarque e desembarque mais eficiente das pessoas com deficiência visual da ASAC.
- TeseTecnologias vestíveis destinadas a promover a adesão aos medicamentos(2022) Marengo, Lívia LuizeINTRODUÇÃO: A saúde digital (também denominada e-health) engloba várias tecnologias distintas, incluindo as tecnologias móveis (m-health) e, dentre elas, os dispositivos vestíveis (wearables). Tecnologias m-health possuem a capacidade de monitorar o corpo humano de forma contínua, coletando dados fisiológicos, possibilitando oportunidades de pesquisa e aprimoramento das práticas clínicas. Tecnologias vestíveis são descritas como dispositivos que vestem o corpo humano e têm sido empregados para medir tempo de sono, frequência cardíaca, presença de patógenos aerotransportados, anomalias respiratórias, concentração de fármacos, entre outros. No século XXI, atingiram alto nível de sofisticação tecnológica e começaram a fornecer aos usuários e profissionais da saúde serviços personalizados, dados de saúde remotos e ininterruptos, auxiliando a tomada de decisão. OBJETIVO: Analisar o desenvolvimento de tecnologias vestíveis destinadas a promover a adesão aos medicamentos. MÉTODOS: Apresentados com base na produção intelectual. O primeiro artigo sumarizou os avanços e desafios das tecnologias móveis em saúde, a partir de reflexões sobre o desenvolvimento, aplicações, legislação e ética. Apresentou estrutura narrativa apoiada em referências recentes sobre o tema e abordou as terminologias relacionadas. O segundo artigo adotou o método de um mapeamento sistemático, com a busca concluída em março de 2020 nas bases de dados Medline, Embase, Scopus, CINAHL, PsycInfo e Web of Science. Foram incluídos estudos que descreveram o desenvolvimento e a avaliação de tecnologias vestíveis destinadas a promover a adesão aos medicamentos. Foram excluídos estudos que não permitiam aos pacientes autonomia na tomada de decisão quanto à adesão (ou não) aos medicamentos. Os dados extraídos foram registrados em planilha eletrônica e os resultados apresentados em mapas de horizonte tecnológico e descrição narrativa. O terceiro artigo é uma revisão de escopo que explorou os mesmos resultados da busca do artigo 2, mas selecionou apenas os estudos que descreveram o envolvimento de voluntários humanos no desenvolvimento e na avaliação de dispositivos vestíveis destinados a promover a adesão aos medicamentos. Por outro lado, foram excluídos estudos que não permitiam aos pacientes autonomia na tomada de decisão quanto à adesão aos medicamentos. Os resultados foram apresentados na forma de síntese narrativa. RESULTADOS: Apresentados com base na produção intelectual. O primeiro artigo foi publicado na seção “Temas da atualidade” da Revista Panamericana de Saúde Pública. Além de abordar as novas terminologias em saúde digital, o estudo teve como objetivo discutir os avanços e os desafios das tecnologias móveis em saúde a partir de reflexões sobre desenvolvimento, aplicações, legislação e ética. Quanto à efetividade, destacou-se que o desenvolvimento e a avaliação dos dispositivos móveis devem estar apoiados por evidências científicas robustas e elevado rigor metodológico, desde a concepção do projeto até a sua avaliação. A utilização dessas tecnologias na área da saúde é um campo de investigação complexo, no qual se contrapõem o entusiasmo pela inovação e as preocupações regulatórias e éticas relacionadas à proteção de dados, privacidade, acesso aos dispositivos móveis, disparidades tecnológicas e sociais. O segundo artigo partiu de 7.087 registros identificados em seis bases de dados consultadas e incluiu 16 estudos que atenderam aos critérios de elegibilidade. Quatorze foram publicados entre 2013 e 2020 e envolveram relógios inteligentes (n = 6), adesivos sensores (n = 4), pulseiras inteligentes (n = 4), colares inteligentes (n = 1) e uma tecnologia que pode ser associada a diferentes dispositivos vestíveis (n = 1). Oito estudos abordaram especificações sobre o desenvolvimento técnico. Outros realizaram avaliações centradas no paciente, com destaque para aceitabilidade (n = 4), adesão ao dispositivo (n = 3) e satisfação do usuário (n = 1). Também foram descritas avaliações centradas no dispositivo, como efetividade (n = 3), funcionalidade (n = 3), segurança (n = 2) e usabilidade (n = 1). Todas as avaliações apresentaram medidas de efeito positivas. Limitações dos estudos, relacionadas com avaliações de efetividade e segurança, aspectos regulatórios e éticos, proteção de dados e privacidade do usuário, foram discutidas. O terceiro artigo incluiu nove estudos do total de 7.087 registros identificados nas bases de dados, publicados entre 2009 e 2019, envolvendo relógios inteligentes (n = 3), adesivos sensores (n = 3), pulseiras inteligentes (n = 2) e colares inteligentes (n = 1). Com base nas etapas do desenvolvimento dos dispositivos vestíveis e no objetivo dos ensaios, os estudos foram categorizados em: validação da ideia (n = 4); validação do protótipo (n = 5); ou validação do produto (n = 1). Um dos nove estudos incluídos envolveu voluntários humanos em duas etapas: na validação da ideia e do protótipo. Quanto ao desenho metodológico dos estudos incluídos, foram identificados inquéritos (n = 6), estudos experimentais (n = 3) e ensaio clínico randomizado (n = 1). Um total de 782 voluntários humanos, variando entre 6 e 252, foram envolvidos nos testes de validação e apenas cinco estudos mencionaram a aprovação prévia por comitê de ética em pesquisa. CONCLUSÃO: As expectativas com o desenvolvimento, difusão e adoção das tecnologias móveis em saúde crescem a cada dia e, apesar de, os cuidados digitais estarem cada vez mais em evidência, há necessidade de avaliação mais rigorosa da efetividade e segurança dos dispositivos vestíveis, com maior envolvimento de voluntários humanos e desenhos metodológicos mais robustos. Pesquisadores da área da saúde e da informática precisam aprimorar o processo de desenvolvimento, avaliação e validação dessas tecnologias para que se confirmem seus benefícios com base nas melhores evidências.