Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Assunto "Análise do discurso"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoComunicação e arte contemporânea: uma análise do discurso do caderno Mais Cruzeiro do jornal Cruzeiro do Sul de Sorocaba(2017) Sanches, Fernanda Maria Lozano MonteiroA presente pesquisa tem como tema o jornalismo cultural, entendido como ramo de atuação jornalística que se dedica a noticiar eventos de caráter artístico e literário em veículos especializados ou em suplementos de periódicos de grande tiragem, além de revistas literárias, publicações acadêmicas especializadas, fanzines, coleções fasciculares, sites, programas de rádio e TV, igualmente especializados. Na ausência de outras publicações características do jornalismo cultural em Sorocaba, o Caderno Mais Cruzeiro do Jornal Cruzeiro do Sul, periódico de grande penetração no município e na região, apresenta-se como único veículo informativo da cidade que toma para si essa função. Procurar-se-á responder à seguinte indagação: Há uma preocupação em levar o leitor à análise e interpretação dos eventos apresentados, de modo a dar-lhe subsídios mais aprofundados, revelando uma postura mais autoral que informativa ou prevalece a preocupação de servir como vitrine do mercado cultural? Decorre dessa questão o objetivo geral de verificar como se configura o tratamento da informação relativa à divulgação das artes visuais em Sorocaba veiculadas pelo referido caderno. Como objetivos específicos elencamos: a) compreender o que é o jornalismo cultural, situando o Caderno mais Cruzeiro dentro deste universo; b) apresentar a análise do discurso como cabedal teórico capaz de penetrar nas malhas de sentido das notícias. O período escolhido para a análise das publicações será a partir dos anos 90, data em que se verificou uma intensificação da atividade artística na cidade em função do Projeto Terra Rasgada de iniciativa do SESC Sorocaba em parceria com a Oficina Grande Otelo, instituição cultural mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. O termo final da pesquisa será o ano de 2014, em que iniciou o Projeto FRESTAS, Trienal de Artes de Sorocaba, também de iniciativa do SESC Sorocaba e que teve sua gem no Terra Rasgada, incluindo a cidade de Sorocaba no cenário artístico nacional, como polo receptor e difusor de arte contemporânea. A metodologia de pesquisa terá como substrato a pesquisa no campo jornalístico desenvolvida por Pizza, Ballerini e Faro, dentre outros. A sistemática aplicada às análises das notícias coletadas será a Análise do Discurso, ancorada nos trabalhos de Pêcheux na França e seus desenvolvimentos no Brasil por Orlandi. Os resultados obtidos em relação ao Jornalismo Cultural praticado pelo Caderno Mais Cruzeiro de Sorocaba revelam que, em grande parte das vezes, predomina um jornalismo informativo, ainda apegado ao conteúdo de agenda cultural. Entende-se como relevante a problematização apresentada tendo em vista a contribuição que a pesquisa pode trazer no sentido de conduzir a uma abordagem jornalística mais aprofundada e fidedigna, capaz de fornecer ao leitor elementos informativos para além da mera publicidade dos eventos, transformando o jornal em um espaço legítimo para uma argumentação sólida em torno das poéticas visuais contemporâneas noticiadas.
- DissertaçãoComunicação, cultura e música: análise do potencial ideológico de canções de hardcore(2018) Martins, Samanta SoaresO cenário musical brasileiro é mundialmente conhecido e reconhecido, tendo sido tema de filmes, livros, documentários e produções acadêmicas. No entanto, a despeito de já existir uma produção significativa de estudos sobre os movimentos musicais ligados ao rock, há poucas produções que tratam do gênero hardcore. Diante disso, neste trabalho, estabelecendo um diálogo crítico com questões que dizem respeito ao campo de estudos sobre comunicação, cultura e música, abordo os discursos enunciados nas letras das canções de uma banda brasileira associada ao referido gênero, o Dead Fish. Mais especificamente, busco responder à seguinte questão: em que medida e como esses discursos contribuem para estabelecer, sustentar ou, inversamente, transformar as relações de dominação? Para responder a essa questão, apoio-me na teoria social crítica de John B. Thompson – especialmente nos seus conceitos de ideologia e dominação – e na sua proposta metodológica: a hermenêutica de profundidade. Esta é dividida em três fases: análise socio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação e reinterpretação. Ao analisar e reinterpretar os discursos em questão, argumento que há potencial crítico-ideológico no que refere-se ao modo com que as canções são estruturadas, porém esse mesmo discurso torna-se potencialmente ideológico quando contextualizado no cenário da música underground.
- DissertaçãoHistória, comunicação e ideologia: a propaganda do ticket conservador-liberal(2019) Carvalho, Roldão PiresApós as mobilizações de junho de 2013 (as chamadas Jornadas de Junho), o espectro da direita autodenominado como conservadores-liberais iniciou uma forte campanha para vender seus ideários como solução para uma população notadamente insatisfeita. Esta pesquisa tem como objeto de estudo a série Brasil – A Última Cruzada produzida e veiculada pelo Brasil Paralelo, um dos canais utilizados para se vender este bloco de ideias prontas. A denominação escolhida para estas ideias previamente prontas, ticket conservador-liberal, é retirado do conceito de ticket think de Adorno e Horkheimer. O objetivo primário da pesquisa é o de contribuir com o entendimento do ticket conservador-liberal e como objetivo secundário verificar se os sentidos empregados nas representações do passado na série possuem potencial ideológico. O conceito de ideologia empregado neste trabalho é o de John B. Thompson. Para o sociólogo, estudar ideologia é observar se os sentidos simbólicos empregados servem para estabelecer ou sustentam relações de dominação. Escolhemos alguns excertos que abordam de forma direta ou indireta algumas das ideias que compõem o ticket, como o ódio pela esquerda, fim das cotas raciais, desregulamentação trabalhista, Fascismo de esquerda, facilitar a venda e o porte de armas, e pensamentos análogos ao projeto “Escola sem Partido”. Utilizamos parcialmente a metodologia de John B. Thompson, realizando apenas a análise sócio-histórica e a análise discursiva. Para verificar se os sentidos empregados possuem potencial ideológico, realizamos a análise do discurso baseada em Patrick Charaudeau.
- DissertaçãoO jornal O Estado de S. Paulo na construção do imaginário do professor de ensino básico sob o olhar da análise de discurso(2017) Fonseca, Rita de Cássia Alexandre daEsta pesquisa se faz na interface entre Comunicação e Educação. Do lado da Comunicação, vem a mídia impressa, o jornal; do lado da Educação, a temática, o professor do ensino básico. O objetivo geral é verificar como a mídia constrói a imagem do professor na sociedade contemporânea: trata-se de uma imagem que revela um profissional comprometido com a sua prática, merecedor do valor que sua missão lhe confere ou corrobora a visão maniqueísta e simplificada da complexa teia de sujeitos envolvidos no fazer docente contemporâneo, perpetuando o senso-comum acerca desse profissional? São objetivos específicos apreender os fatores e as formas com que o discurso jornalístico, via reportagens, contribui e/ou formata determinada imagem do professor reproduzida pela sociedade. O desenvolvimento da pesquisa tem como corpus a seleção de reportagens veiculadas no jornal “o Estado de S.Paulo”, no primeiro semestre de 2014, tendo como critérios de busca no acevo online do veículo, a palavra-chave professor. Ao material bruto gerado empregamos como critério de recorte as reportagens que retratavam o professor do ensino básico. Seguidamente procedemos um agrupamento das reportagens de acordo com a aderência ao tema retratado. De posse do corpus da pesquisa, empreendemos como gesto de interpretação as análises das reportagens, evidenciar os sujeitos, as sequências discursivas (SD) e os efeitos de sentidos suscitados pelas reportagens. Embasados pela Análise de Discurso (AD) e pelos elementos constitutivos da linguagem jornalística, evidenciamos os sujeitos, autores de seu discurso, ora singular, ora coletivo, bem como a posição-sujeito desses agentes norteados por ideologia especifica. Para o aporte teórico nos valemos principalmente da perspectiva da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, através dos autores Eni P. Orlandi (1988), Michel Pêcheux (1975) e Denise Maldidier (1994). Também contemplamos os aspectos gerais de comunicação, informação e linguagem jornalística que permeiam o assunto principal da pesquisa com base autores Marcondes Filho (1986), Clóvis Rossi (2000), Nelson Traquina (2005), Virgínia P. S. Fonseca e Wesley Lopes (2009), Marocco (2011) e Nilson Lage (2004). Sobre a imagem do professor na mídia nos ateremos aos estudos de Adilson Citelli (2012). Na historicidade desse sujeito temos Saviani (2009), Bittar e Ferreira Jr (2004, Marafon (2006), entre outros. Este trabalho nos possibilitou atestar o papel essencial do jornal na propagação de fatos de potencial interpretação da imagem do sujeito professor, em uma relação que se projeta – ora de forma linear, ora de forma vertical – jornal e sociedade direcionam às ações do sujeito/professor um olhar marcadamente vigilante por meio do qual se delineia, nas reportagens, a manutenção/potencialização do imaginário acerca do sujeito professor do Ensino Básico, pautado em uma visão maniqueísta e simplificada, substancialmente balizada pela constituição histórica desse imaginário. A relevância desse trabalho, se faz, de um lado, por propiciar conexões que podem contribuir para a construção de um novo olhar sobre o sujeito professor, tornado opaco pela historicidade, por outro lado, por evidenciar o binômio comunicação-educação à pertinência da linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, na medida em que apresenta reflexões analíticas e apuradas sobre o discurso de um veículo de comunicação de preponderante atuação nacional.
- DissertaçãoPandemias contemporâneas: o Sars-Cov-2 e a desinformação no Brasil bolsonarista: análise da perspectiva discursiva construcionista(2023) Fonseca, Odailson AlmeidaEm 2020, a humanidade foi marcada por duas pandemias: a do novo Coronavírus (SARS-COV2) e a da desinformação. Uma vez que faltava à informação um direcionamento claro e seguro, norteado pelos procedimentos preconizados pela Ciência, a verdade foi eclipsada pela confusão de fontes e interpretações. Partindo desta problemática, esta pesquisa tem por objetivo compreender como a agência de checagem Lupa buscou persuadir o(a) leitor(a) da falta de veracidade do conteúdo sobre a Covid-19 publicado durante o período de pico pandêmico (março de 2020). A primeira estratégia metodológica constituiu na detecção da autoridade comunicacional no embate da checagem entre as mensagens formais de responsabilidade médicas contrárias às declarações de personalidades públicas, militantes nas redes sociais, e carentes de amparo científico. Para analisar tais declarações, valeu-se do arcabouço teóricometodológico de uma Análise de Discurso de base construcionista, capaz de refletir sobre quais relações sociais são estabelecidas e sustentadas pelos discursos sob investigação. Os autores utilizados como fontes principais são Lupicínio Iñíguez, Mary Jane Spink e John Thompson, entre outros. A estratégia metodológica final consistiu na análise de três materiais publicados durante esse período e selecionados como referência para a avaliação do objeto proposto. Partindo desta reflexão sobre a autoridade e responsabilidade no combate à desinformação, foi analisada a forma de legitimação da veracidade destas posições apresentadas por este órgão comunicacional de aferição e checagem da informação — sobretudo em tempos em que a sociedade se viu diante de um volume incalculável de informações, frente às questões de saúde pública potencializadas ao longo daquele período. A conclusão apontou para a conscientização mais criteriosa da sociedade ao ser confrontada com as informações publicadas – incluindo as próprias agências de checagem.
- TeseRacismo, decolonialidade e crítica à ideologia: uma análise de discurso do portal capoeira(2023) Marcello, Murilo Aranha GuimarãesEsta pesquisa insere-se no campo de estudos sobre Comunicação, Cultura e Relações Raciais, focalizando as relações entre discurso e poder no universo da capoeira. Mais exatamente, tem como objetivo responder as seguintes questões: de que maneira a prática da capoeira é discursivamente construída por mestres/mestras e praticantes em artigos publicados no site Portal Capoeira no período de 2018 a 2022? E em que medida e como essas construções discursivas podem ser consideradas críticas à ideologia, desafiando, contestando e/ou transformando relações de dominação étnica ou racialmente fundamentadas? Para alcançar esse objetivo, adotamos a teoria social de John B. Thompson – especialmente, seu conceito de (crítica à) ideologia. Também nos apoiamos nos estudos étnicos-raciais e no pensamento decolonial, a fim de aprofundarmos a discussão sobre o racismo/antirracismo. No que diz respeito à metodologia, fizemos uso da análise crítica do discurso de orientação construcionista. A partir dessa metodologia, organizamos a pesquisa em três etapas. Na primeira, buscamos analisar o contexto sócio-histórico de produção e circulação dos discursos sob investigação, focalizando as relações de dominação que caracterizam esse contexto. Na segunda, buscamos analisar a organização interna desses discursos, suas características estruturais, padrões e relações. E na terceira, buscamos reinterpretar os resultados da análise discursiva à luz dos resultados da análise sócio-histórica. Ao reinterpretar esses resultados, concluímos, entre outras coisas, que as matérias examinadas possuem um caráter crítico à ideologia, na medida em que seus discursos tendem a estimular o debate sobre relações raciais na capoeira e a iluminar conflitos que costumam ficar na penumbra. Ademais, com frequência, fazem oposição a pontos de vista e posições racistas, contribuindo, portanto, para deslegitimar o fenômeno e, consequentemente, colocar em xeque relações de dominação racialmente fundamentadas.