Práticas de leitura e de estudo de estudante de curso de direito de uma faculdade periférica
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Resumo / Abstract
Pressupondo que pesquisa é uma atividade básica das Ciências Sociais na sua indagação e descoberta da realidade, que as práticas sociais de leitura e comportamentos de estudo do estudante são historicamente construídos e, principalmente, porque nos dias atuais entende-se ciência como obra coletiva, com a constante troca de informações entre os pesquisadores, é que se engendrou e se justifica a presente pesquisa referente à coleta de dados sobre práticas sociais de leitura e de estudo dos estudantes de uma faculdade, aqui denominada periférica, em oposição às universidades sediadas nos centros culturais. Assim, com o objetivo de trazer dados para a análise da comunidade acadêmica voltada aos estudos da leitura é que se concebeu a primeira fase da pesquisa que se constituiu na aplicação de um questionário com perguntas fechadas e abertas, no segundo semestre de 2000, para 120 alunos ingressantes no Curso de Direito das Faculdades Integradas de Itapetininga. A fim de complementar os dados obtidos com a aplicação do primeiro questionário, foi aplicado um segundo questionário, em 16 de junho de 2004. Pressupondo-se que as características que formam o perfil do estudante de uma faculdade periférica possam estar presentes no perfil do estudante de outras faculdades do interior do Estado de São Paulo, os resultados obtidos e a análise realizada a partir deles, à luz do referencial teórico desenvolvido, demonstram que, de uma forma geral, o estudante de faculdade periférica, em razão de seu capital social e cultural, encontrará mais dificuldades na vida profissional em comparação com o estudante de universidades consideradas de primeira linha.