Navegando por Orientador "Reigota, Marcos"
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- DissertaçãoA casa, a escola e as identidades dos/as educadores/as ambientais(2006) Silva, Adilson Januário daEducador/a ambiental: quem é este/a profissional? Como ele/ela constrói suas identidades através de suas experiências em todas suas trajetórias? Casa e escola: que influências exercem em todo este processo? São perguntas como estas que norteiam este trabalho de dissertação. O educador ambiental possui uma história, uma trajetória carregada de vivências que partem de sua “casa”, sua infância, seu mundo particular, passando pela “escola”, pelos espaços públicos, sua convivência com os outros, sua formação acadêmica e suas experiências profissionais. Todo este processo insere este/a profissional em um emaranhado de informações e conhecimentos que estabelecem as “redes de saberes”, por onde trilham e constroem sua vidas profissionais. Baseando-se em autores como Stuart Hall, Manuel Castells, Pedro Goergen, Marcos Reigota, Andréa Pelicioni, Marília Tozoni-Reis, entre outros, a investigação abarca temas como identidade, casa, escola, redes de saberes, informações e conhecimentos. Uma pesquisa de campo, através de entrevistas realizadas com educadores ambientais formados na 1a. Turma do curso de especialização em Formação de Educadores Ambientais da Unesp/Campus de Botucatu-SP, nos fornece elementos de trajetórias e experiências reais, para uma fundamentação de nossas bases teóricas.
- TeseA contribuição do mestrado em educação da Uniso aos professores de educação física(2014) Massari, MaurícioO Programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba – PPGE – existe desde 1996. Desde seu início, vários professores com formação inicial em Educação Física concluíram seus créditos e tornaram-se Mestres em Educação. Inserida neste contexto, a questão principal deste estudo é procurar refletir sobre as contribuições do programa de pós-graduação em Educação da Uniso, mais especificamente o curso de mestrado, para os professores graduados em Educação Física que o cursaram. Alicerçado nos referenciais teóricos da Perspectiva Ecologista de Educação, dos Estudos Culturais e em autores como Mary Jane Paris Spink, Paulo Freire e Nilda Alves (e a ideia de rede de conhecimentos), esta tese realiza, além de elucidar as discussões feitas nas dissertações finais, a temática analisada, os referenciais utilizados e as conclusões a que chegaram, entrevistas semiestruturadas com 13 professores de Educação Física com o perfil que coaduna com o objetivo da pesquisa. As falas dos professores foram analisadas em 7 categorias: “a contribuição do mestrado”, “o mestrado e as práticas cotidianas”, “as práticas sociais”, “práticas culturais”, “a dimensão científica para o campo da Educação Física”, “a Educação Ambiental” e o “cotidiano no/do mestrado”. O programa de mestrado em Educação trouxe aos professores de Educação Física um maior suporte teórico, uma visão de educação contextualizada, alterações nas práticas cotidianas, sociais e culturais, de uma Educação Física contextualizada e como principal reflexão, o entendimento de que Educação Física é Educação.
- DissertaçãoA cultura na escola da Comunidade de Quilombo do Sapatú - Eldorado/SP(2006) Vidoto, Daniela GalvãoA cultura não pode ser entendida como um processo de formação acabado, dada às estruturas sociais que entrelaçam-se nas trajetórias sociais dos indivíduos, incluindo a inserção no mercado e a atuação do Estado com as Políticas Públicas. Dentro desse contexto cultural, temos a educação escolar na hibridação na formação do indivíduo, por mais que os conteúdos tratados em sala de aula não façam referências ao cotidiano do bairro do Sapatú, as (os) alunas (os) cruzam o conhecimento escolar no seu cotidiano comum. A partir da pesquisa etnográfica, a pesquisadora pode conviver e vivenciar esses acontecimentos, incluindo a história social da região do Vale do Ribeira, para compreender as trajetórias sociais e políticas da comunidade do Sapatú.
- DissertaçãoA educação ambiental através da arte: contribuições de Frans Krajcberg(2007) Lima, Adriana Teixeira deEssa pesquisa qualitativa teve como objetivo inicial analisar contribuições que o artista Frans Krajcberg poderia trazer à educação ambiental. Num primeiro momento considerei apenas como objeto da pesquisa as suas obras de arte. Num segundo momento ao deparar-me com um material apostilado de Arte que se refere à Krajcberg, e que é utilizado por uma escola de ensino fundamental, verifiquei através da observação a maneira como o artista é estudado na escola. Essa observação proporcionou também uma atividade prática realizada pelos alunos que culminou com a Mostra “Educação Ambiental pela Arte” em 2005, no espaço de exposições da Biblioteca Aluísio de Almeida da Universidade de Sorocaba - UNISO. O desdobramento dessa exposição foi o convite por parte da Divisão de Cultura da cidade de São Roque para a realização da Mostra “Educação Ambiental através da Arte”, em 2007. No decorrer da pesquisa o Grupo de Estudos “Perspectiva Ecologista de Educação” visitou o Espaço Cultural Frans Krajcberg em Curitiba em 2006, e essa experiência vivida pelos alunos foi analisada também. Outras análises relevantes foram inseridas no desenvolvimento da pesquisa: seu percurso artístico, uma entrevista inédita e exclusiva com o artista e suas falas sobre a arte e o meio ambiente. O percurso artístico de Frans Krajcberg se iniciou com a pintura e culminou com a escultura, é carregado de vivências que passam por uma inquietação pessoal, pela sua formação profissional e por espaços públicos. Seu pensamento artístico e sua militância pela causa ecológica traduzem a singularidade e a relevância do artista, para o tema em questão. Sua trajetória artística analisada sob a perspectiva hermenêutica proporcionou diferentes possibilidades de contribuições à educação ambiental sintetizadas da seguinte maneira: sua identidade como artista que ao produzir as suas obras de arte faz um protesto contra o desmatamento no Brasil (imagem), a mediação das suas obras como componente pedagógico para a educação ambiental e para a arte (contextualização/diálogo), e a vivência do artista e suas falas foram subsídios para a sua identificação como um educador ambiental (palavra/educador). Os referenciais teóricos utilizados foram: Nilda Alves, Inês Barbosa de Oliveira, Maria Ciavatta, Marisa Vorraber Costa, Marcos Reigota, Ayrton Dutra Corrêa, Claire Feijó da Fonseca, Maria José Braga Falcão, Takashi Fukushima, Cristina Rodrigues, Maria José Justino, Nadja Hermann, Andréa Focesi Pelicioni, Adilson Januário da Silva e Sílvio Gallo.
- DissertaçãoA floresta e a escola: as representações sobre a biodiversidade dos/das estudantes de farmácia(2007) Nunes, Daiana TobiasOs/As estudantes de farmácia possuem uma relação com a biodiversidade? Como a biodiversidade da floresta está presente no espaço cirscunscrito de natureza reinventada do laboratório? Quais influências a biodiversidade exerce durante o processo educacional da formação destes profissionais?São as perguntas que norteiam esta pesquisa. O laboratório como espaço de formação e de vivência da profissão farmacêutica constrói uma rede de conhecimentos a partir da biodiversidade sob o discurso do conhecimento científico que não privilegia os conhecimentos tradicionais das florestas. As florestas como reduto da megabiodiversidade funcionam como um grande laboratório natural onde as culturas constroem seus aspectos sociais, econômicos, políticos e educacionais. As representações sobre a biodiversidade constituem um pilar da formação dos estudantes de farmácia enquanto profissionais ligados diretamente à megabiodiversidade, cujo papel social começa a ser delineado e a uma identidade que ainda está em formação num movimento que engloba a saúde e o meio ambiente na construção de seus conhecimentos. A educação ambiental contribui para uma fundamentação na constituição do paradigma ambiental da biodiversidade.
- DissertaçãoA formação de profissionais em educação física: um estudo das representações sociais dos (as) estudantes da FEFISO/ACM de Sorocaba(2000) Leme, Mirian Aparecida Ribeiro BorbaEste estudo apresenta uma pesquisa desenvolvida com as representações sociais dos alunos e alunas recém-ingressos no Curso de Graduação da Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba (FEFISO/ACM). A Associação Cristã de Moços (ACM) é uma entidade filantrópica, existente em mais de 150 países e mantém em Sorocaba uma Faculdade de Educação Física, a única do Brasil com esta particularidade. Para caracterizar a instituição e o local em que se desenvolveu a pesquisa, são apresentadas informações históricas da origem da ACM, da sua instalação na cidade de Sorocaba e especialmente da FEFISO/ACM. A sistematização destes acontecimentos históricos, a partir de entrevistas e pesquisas documentais, não são o objeto central deste estudo, mas sua construção leve o intento de tornar-se um registro legítimo da trajetória da Instituição para que possa ser empregado em outros estudos que necessitem destes dados. A legislação referente à formação de profissionais em Educação Física no Brasil é apresentada como suporte para a história local, na FEFISO/ACM. A pesquisa propriamente dita, apresenta as representações sociais manifestas durante as entrevistas dos "calouros" ingressos no segundo semestre de 1998 e são discutidas por meio de análise de conteúdo. Nas revelações obtidas busca-se as prováveis interferências das representações sociais na construção de uma definição para o profissional em Educação Física. E tendo em vista que as representações sociais se constroem, circulam e são comunicadas no cotidiano das pessoas. pretende-se que o resultado revelado neste processo seja um incentivo para reflexão dos docentes da Educação Física em sua prática pedagógica, e torne-se um indicativo para outros estudos.
- DissertaçãoA geografia e as representações sociais sobre o nordeste brasileiro: um estudo com os/as estudantes do ensino fundamental de Sorocaba(2009) Vieira, Elisangela AparecidaEsta dissertação, posicionada na linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, propôs uma releitura do cotidiano dos/as estudantes do ensino fundamental, a partir de suas origens culturais, originárias do Nordeste Brasileiro, como possibilidade de intervenção na desconstrução de representações hegemônicas e, por meio das práticas pedagógicas de geografia, a reconstrução dessas representações vivenciadas com outro enfoque: menos discriminatório, e mais aprofundado. A pesquisa buscou observar nas aulas de geografia, a partir das atividades propostas, conversas no/do cotidiano, desenhos, discursos dos/as estudantes, núcleos de resistência e consolidação de representações. consequentemente, a partir da análise dos dados da pesquisa, destacamos a importância da elaboração de práticas pedagógicas pautadas na necessidade de olhar para as diferenças, conhecê-las e discuti-las no cotidiano escolar, como elemento essencial da educação contemporânea.
- DissertaçãoA noção de comunidade na escola rural: um estudo a partir de Gianni Vattimo e Antonio Candido(2009) Oliveira, Elaine Aparecida Machado Marum deEste trabalho apresenta a Noção de Comunidade na Escola rural, porém a investigação contemplou a cultura em torno do espaço escolar, pois as manifestações culturais e sociais desse contexto, possibilitaram a descrição de assuntos pertinentes, como a religiosidade e as transformações sociais que ocorreram na zona rural. Nortearam a investigação noções de comunidade nas obras de autores, como Gianni Vattimo, Roberto Esposito e Martin Buber, partindo dos princípios defendidos pelos mesmos, trilhou-se o processo de coleta de informações. A condução dos métodos de pesquisa partiu da leitura do livro de Antonio Candido, “Os Parceiros do Rio Bonito: Estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida”, onde o autor participou da vida cotidiana dos homens e das mulheres da zona rural. Foram realizadas visitas aos moradores do bairro dos Garcias, no município de Piedade – SP. Os mais velhos narraram como era a vida antigamente e os mais jovens relataram como é a vida atualmente, a vida religiosa, o lazer, o trabalho e a cultura. Nesse contexto, foi identificado que a religiosidade é um fator determinante na vida comunitária, as atividades realizadas na igreja reúnem os habitantes, independente da fé que professam. Para tratar esse tema, recorreu-se aos textos sobre religião de Gianni Vattimo, que possibilitaram uma melhor interpretação da permanência e do reavivamento das igrejas na zona rural. Ao detectar que a escola exerce uma influência significativa nessa realidade, foram realizadas visitas na E.E. Miguel Pires Godinho, onde estudam adolescentes, jovens e adultos. Nos encontros com a equipe escolar foi possível detectar as estratégias utilizadas pelos mesmos para privilegiar no espaço escolar, a cultura rural, e ao mesmo tempo levar para a comunidade os saberes escolares. Para coletar informações sobre o cotidiano escolar, foram ouvidos os relatos dos professores e dos alunos, que descreveram os projetos que são voltados para a zona rural e narraram o dia-a-dia na escola. Esse processo dialógico tornou possível a conclusão de que a escola em interação com a comunidade promove o significado de compartilhamento e pertencimento.
- DissertaçãoA temática ambiental na formação acadêmica dos engenheiros e engenheiras em Sorocaba(2012) Silva, Ariane DinizA pesquisa tem por objetivo investigar como a temática ambiental está inserida nos cursos de Ensino Superior de Engenharia da cidade de Sorocaba. A cidade oferece hoje 29 cursos na área de Engenharia, porém o estudo será baseado em 25 cursos, pois foram retirados 3 cursos de Engenharia Ambiental e 1 curso de Engenharia Florestal. Foi realizado o levantamento da grade curricular de todos os cursos em análise e destacadas as disciplinas cujo título tem alguma aproximação com a temática ambiental. Após o levantamento das disciplinas, foram destacados os conceitos mais comumente utilizados em seus títulos. Foi feita a contextualização de cada um dos temas principais e posteriormente a identificação dos professores responsáveis por estas disciplinas. O último passo foram entrevistas com professores que ministram essas disciplinas para identificar de que maneira eles abordam com os seus alunos esses temas, tendo em vista hoje a grande importância de um consistente conhecimento e comprometimento com a temática ambiental por parte desses novos profissionais.
- TeseA, B, C de encontros sonoros: entre cotidianos da educação ambiental(2013) Catunda, MartaExistem inúmeros cotidianos da educação entre nós. Atemporais permeiam o processo da própria vida, com ela se fundem e confundem. A biografia de cada um ocorre entre encontros que desenham paisagens (ambiências), vivências, experiências, imagens, músicas e sonoridades. São acontecimentos que estão muitas vezes fora dos compêndios pedagógicos, das grades curriculares, dos programas, dos conteúdos, ementas, mas, nem por isso são menos ativos ou menos educativos em nossas vidas. Esta tese, fruto de mais e 20 anos de envolvimento com o tema da sensibilização sonora, revela a ambiência sonora, desenhada a partir das narrativas dos encontros que ocorreram durante o processo de pesquisa com: autores, alunos, colegas de curso, professores, cenas e observações, sons, músicas. São interlocuções, testemunhos, teorias, leituras, audições, vivências que, como o som, revelam seus fluxos na dinâmica do dia a dia da educação. Essas se somam às observações ocorridas das audições de pesquisa, registros sonoro de campo, e das práticas pedagógicas. A partir dessa paisagem sonora subjetiva, mas, sobretudo, sensível à ambiência sonora cotidiana, foram investigadas algumas possibilidades da educação ambiental, dentro da perspectiva ecologista. O caminho teórico e metodológico deste estudo encontrou no A B C, Frankfurtiano, de Marcos Reigota (2003), além do formato, o quadro teórico da pesquisa discutido no doutorado, um ponto de partida para movimentar o tema de uma ecologia do som na educação. Acompanha um roteiro de sonoridades, que saltam de cada letra e de canções que são fruto do mergulho criativo, durante o percurso do doutorado.
- DissertaçãoAdolescentes em cumprimento de liberdade assistida no cotidiano escolar(2017) Vitório, Cristiane dos Santos de SouzaEste estudo objetivou discutir a questão dos meninos e meninas adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no cotidiano escolar. Para tanto, faz-se um resgate histórico do conceito do manto da proteção em relação à infância, destacando-se os padrões socioeducativos sob a vigilância dos espaços institucionais, em particular a escola. Destaca-se, a partir de Foucault, o significado das ilegalidades do bem e as ilegalidades do direito, na constituição do sistema judiciário. Busca-se dialogar com o papel do educador frente aos ‘indisciplinados”, como possibilidade de resistência através da pedagogia de Paulo Freire e do conceito de cotidiano, em Nilda Alves, para contemplar as possibilidades dos praticantespensantes. Fez-se relevante desvelar o conceito de raça no espaço educacional, em virtude de dados estatísticos apresentados pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE, indicando a prevalência de negros e negras em cumprimento de medidas socioeducativas. A metodologia etnográfica possibilitou, através das narrativas ficcionais, tecer discursos produzidos no cotidiano, com os encontros e desencontros daqueles “transgressores” e “indisciplinados” que depositam suas esperanças no espaço escolarizado. Trata-se de um trabalho que busca oferecer uma perspectiva a partir da qual, novas tessituras podem ser feitas, com alinhavos mais justos, numa permanente reinvenção cotidiana, que pode ser propiciada pela educação ambiental.
- DissertaçãoAlinhavando: um estudo sobre as representações de meio ambiente desconstruídas através de práticas sociais, artísticas e pedagógicas(2005) Bonfanti, Maria Celina Barros MercurioAs representações imagéticas sobre o meio ambiente e a utilização de esquemas gráficos adquiridos na repetição de estereótipos é o tema central deste trabalho. A pesquisa foi elaborada confrontando vários olhares da prática pedagógica: a atuação da coordenadora de uma escola de educação infantil, as professoras, a arte-educadora em espaços formais e não formais de educação; considerando os diversos processos de formação tanto em sua subjetividade quanto em seus múltiplos espaços/tempo. Direcionando o foco para essa trajetória contei com Inês Barbosa de Oliveira. O enfoque estabelecido na análise e concepções de meio ambiente foi pautado pela teoria das representações sociais proposto por Moscovici e das contribuições teóricas de Marcos Reigota. A intenção da pesquisa foi refletir sobre as representações de meio ambiente de crianças e adolescentes a partir de suas representações gráficas, baseada nas produções dos alunos e da contribuição teórica de Fusari & Ferraz, Ana Mae Barbosa e Mirian Celeste Martins foram realizadas as análises. O estudo demonstra a importância das imagens como precursora ou como fator de sedimentação de representações de meio ambiente e propõe ações de mediação, leitura e produção de obras artísticas como recurso facilitador para a desconstrução.
- TeseArqueologia antropofágica em rotas não lineares : narrativas educacionais reveladas no sertão maranhense(2022) Bezerra, Leonardo MendesCaminhar por entre devires, (des)encontros, histórias e memórias dos sertanejos na e fora da universidade fizeram vir à tona os atravessamentos das ações cotidianas do pesquisador-conversador no chão sertanejo dos municípios maranhenses de Balsas, Riachão, Carolina, Tasso Fragoso, São Raimundo das Mangabeiras, Loreto, Fortaleza dos Nogueiras e Grajaú. Os devires no cotidiano da educação impulsionaram reflexões intensificadas no convite-provocação: “Como sentir-pensar antropofagicamente a arqueologia educativa no/do sertão maranhense frente à expansão do agronegócio?” Para o atendimento desse convite, encontram-se as narrativas das rotas arqueológicas do cotidiano vivido, pensado e compartilhado na relação eu-tu-nós em espaços escolares e não escolares e nas suas várias conexões com a educação sertaneja, inspirado na perspectiva ecologista de educação. Nessa seara, relatos vividos, ouvidos, compartilhados e sentidos em vários cotidianos ancoraram-se na arqueologia antropofágica em intensidades de produzir sentidos que considerou as teorias, as poesias, as músicas, as imagens e também os documentos públicos para fortalecer as tramas reveladas em cartas bio:gráficas e micronarrativas ficcionais que resultaram na exposição de três rotas arqueológicas que compõe a tese: 1. Silêncios declarados em terras distantes; 2. Nos rastros da educação sertaneja; 3. Fragmentos cotidianos das escolas sertanejas. Nessas três rotas arqueológicos, apresentam-se narrativas focadas em expor espaçostempos descobertos pelo pesquisador. Na primeira rota, expuseramse os caminhos para a construção da pesquisa; a arqueologia do pesquisador, que indica os temas geradores e uma arqueologia ecologista; os traços de transformações cotidianas dos sertanejos nas tramas de ocupação do espaço, desde o gado à consolidação do agronegócio. Na segunda rota, discute-se a arqueologia de um professor e o seu cotidiano, que se enlaça com o cotidiano educativo do sertão; as pistas reveladas pela história em uma revisão bibliográfica. Na terceira rota, apresentam-se os fragmentos do cotidiano da educação sertaneja no viés das escolas pensadas na cidade para o sertão; as escolas pensadas no sertão para o sertão, fruto de resistências e com uma proposta pedagógica da alternância. Os resultados evidenciaram que a educação das escolas pensadas na cidade para as comunidades sertanejas, apesar de algumas peculiaridades acertadas – como professores comprometidos com a realidade do sertão, a participação intensa da família, a existência de salas (multi)seriadas e professores que inspiram estudantes a serem professores – tem fortes ligações com a educação rural, por (re)produzir o modelo de educação da cidade. Já a educação pensada no sertão para o sertão, cuja identidade está erigida na Pedagogia da Alternância, tem se transformado e a ideologia do agronegócio tem avançado aos poucos para os cotidianos escolares. Os encontros bibliográficos com as produções de sentidos não tem a intensão de concluir a pesquisa e sim de trazer uma reflexão para as possibilidades de outras ações investigativas para deglutir outros cotidianos com os sertanejos.
- TeseAs costuras adentram o cotidiano escolar : as práticas pedagógicas na perspectiva ecologista em educação(2022) Cardoso, Íris Adriane SantoroA costura adentra a perspectiva ecologista e a cada alinhavo no entrecho da Educação Física, por meio das narrativas ficcionais, procura-se unir as fazendas formadas por imagens, poesias faladas, reflexões e debates vividos nos cotidianos do ensino superior. Toda cosedura está enlaçada pelos pensamentos de Paulo Freire, que bordam nos corpos as bonitezas e amorosidades que estão no cotidiano, assim como a exclusão e o preconceito. E na urdidura desses corpos, quer-se trazer para o diálogo em especial, os deficientes, os negros, os indígenas, as tramas se contorcem, se envolvem, dançam e atravessam os espaços, tecendo os mais diferentes tecidos que serão unidos e contam nesta colcha as práticas pedagógicas cotidianas envolvidas pelas dimensões éticas, políticas e estéticas na educação. As costuras evidenciam a frente do trabalho sem deixar de narrar os avessos e nós que estão presentes no trabalho com a intenção de evidenciar as práticas pedagógica ecologistas.
- DissertaçãoAs pichações nas escolas: uma análise sob a perspectiva da educação ambiental libertária(2006) Barchi, RodrigoA pichação é uma forma de escrita feita nas paredes e carteiras escolares, muitas vezes com caracteres indecifráveis e sempre mutáveis, causando, no mínimo, desconforto, por não serem passíveis de compreensão, assimilação ou aniquilação. Mas ela também pode ser considerada arte e intervenções políticas anônimas, cujos autores vêem a escola como um suporte. Este trabalho abordou e discutiu os discursos realizados nas conversas cotidianas sobre as pichações nas escolas, analisados sob a possibilidade de uma educação ambiental de enfoque libertária.
- DissertaçãoAs representações sociais da informática e suas relações com a educ@ção: ignorar, cancelar, refletir(1999) Carneiro, Raquel; 1964-Dentro do universo das representações sociais, a Informática e o Computador estão entre os assuntos que forçam pronunciamentos do senso comum. A interferência da informática, no cotidiano social, tem se tornado cada vez mais presente nos diversos ambientes, interferindo nas relações políticas, sociais, culturais locais e globais. Esta investigação, procura trazer para a discussão científica, o pensamento vigente das representações sociais da informática e do computador, pela análise de conversas do cotidiano, de imagens das capas de revistas e de depoimentos de alunos em sala de aula. Procura, também, mostrar que a utilização do computador, nos ambientes sociais, requer muito mais do que o domínio dos comandos. Conclui que a representação social da informática e do computador é parte fundamental a ser considerada, não só para que se obtenha uma perfeita utilização dos comandos e recursos computacionais, mas, principalmente, para a construção de conhecimentos, autonomia e habilidades pessoais do sujeito que, conhecendo e refletindo sobre os caminhos cada vez mais entrelaçados da sociedade com a informática, terá facilitada sua inserção na história da sociedade atual.
- DissertaçãoAs representações sociais sobre os portadores de deficiência na escola(2003) Bovo, Sheila KatzerA dissertação é o resultado de pesquisas sobre as representações sociais em relação aos portadores de deficiência: na história; na legislação educacional atual; nas diversas artes e dos atores sociais que perpassam o ambiente escolar. Tem como pressupostos teóricos, a Teoria das Representações Sociais e as Narrativas Ficcionais, utilizando a metodologia de Pesquisa Qualitativa. O objetivo é provocar reflexões à respeito e colaborar para um trabalho de desconstrução/reconstrução das representações sociais negativas encontradas, sugerindo as escolas algumas ações.
- TeseCartas a J e K: contribuições de um professor universitário à educação ambiental(2014) Moura, José CarlosEsta tese tem como objetivo principal situar e discutir algumas questões ambientais do ponto de vista cotidiano da trajetória de um docente, administrador, técnico em segurança do trabalho e auditor de sistema de gestão ambiental; especialmente voltado para práticas pedagógicas de sistematização na FATEC, como professor e em consultorias técnicas visando à redução de resíduos sólidos, dentre outras atividades ligadas às saídas para os impactos ambientais. Esta trajetória é aqui apresentada por cartas ao lado das reflexões surgidas deste convívio. A metodologia da Carta foi considerada adequada para apresentar as indagações e reflexões deste professor, e fundamenta-se no livro “Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis”, de Paulo Freire, escrito em 1994. Atraído desde jovem ao mercado de trabalho, para uma área mais técnica através de cursos do Sesi e Senac, comecei a atuar em empresas antes de entrar na faculdade. Assim, chegar à abrangência da educação ambiental e à carreira docente, só foi possível através de uma incessante busca por aprimoramento. Nas empresas onde atuei e ainda atuo como consultor, nos conselhos, na sala de aula sempre me pautei por uma preocupação permanente com a prevenção e sobretudo com as condições de vida, presentes nestes diversos ambientes de trabalho e estudo. Ao longo desta trajetória profissional questionei normas de qualidade, fui ferrenho ao criticar rotinas de trabalho maçantes, enfrentei discursos que nem sempre correspondiam às reais necessidades, pensamentos e sentimentos dos trabalhadores, fossem estes operários, funcionários ou chefes e dirigentes de empresas. Esta postura combativa, nem sempre foi bem recebida. Assim, por caminhos enviesados cheguei à educação ambiental como docente, sobretudo, ao potencial teórico adequado para surgimento de outra mentalidade relacional com a vida, em todas essas dimensões profissionais. O respeito à terra, a seus ecossistemas tanto em escala local quanto global, deve se manifestar na adoção de métodos de planejamento e uma educação ambiental, dando ênfase à redução e não geração de resíduos e que preservem o ambiente, representa nada menos que uma ordem social mais elevada, que invista na formação futuras de mentes mais centradas na saúde do planeta do que na aquisição de materiais e produtos com obsolescência programada, gerando grande quantidade de resíduos. Portanto, é fundamental que as novas e atuais gerações possam compreender nesse relato, as evidências, cuidados, perigos, os esforços das últimas quatro décadas, das questões envolventes na relação que nós, seres humanos, temos tido com o nosso ambiente e com o próprio desenvolvimento da educação ambiental. Na minha atividade de técnico e professor, certas questões relativas aos impactos ambientais não são tão evidentes como deveriam. Assim esse diálogo com as gerações vindouras e atuais, aqui será tratado como uma conversa mais direta buscando expressá-lo através do cotidiano deste educador.
- TeseCartas para Paulo Freire e sua rede: o cotidiano de extensão em uma universidade comunitária(2017) Silva, Ariane DinizEste trabalho procura analisar como o projeto Rede Latinoamericana-Europeia de Trabalho Social Transnacional (Reletran) foi experimentado e avaliado pelos participantes do curso que oferecemos em 2014, denominado "Práticas sociais e processos comunitários". A pesquisa tem como base empírica as narrativas dos alunos e colaboradores do referido curso. Após cada encontro realizado, eles nos enviavam uma narrativa sobre suas observações do que havia sido discutido e experimentado nas atividades daquela semana. Deste modo, a tese procura observar o impacto do Reletran no papel de uma universidade comunitária e na ressignificação da pedagogia freireana no tempo presente.
- DissertaçãoCartografia dos corpos estranhos: narrativas ficcionais das homossexualidades no cotidiano escolar(2009) Proença, Eder RodriguesA pesquisa tem por objeto de estudo as conversas do/no cotidiano escolar, que abordam temas caros à contemporaneidade e constituem-se solo fértil para a reflexão e o trabalho pedagógico que buscam ampliar o sentido de cidadania e, a desconstrução de representações preconceituosas da homossexualidade, possibilitando a alteridade entre os diferentes sujeitos. Os estudos sobre a sexualidade promovidos por Foucault (2007); a teoria queer e os estudos culturais apontados por Louro (2004); e a educação menor, defendida por Gallo (2006), por privilegiarem o papel político dos anônimos e que estão à margem, compõem o referencial teórico da pesquisa. A opção metodológica é pelas narrativas ficcionais, propostas por Reigota (1999), construídas a partir da vivência do/no cotidiano escolar e de um exercício profícuo com obras literárias e cinema. A partir das narrativas ficcionais, podem-se apontar algumas observações importantes: por um lado, há despreparo de muitos personagens ligados a educação frente às questões da diversidade sexual no cotidiano escolar, ainda que, um/a ou outro/a professor/a aborde sobre homossexualidade em suas aulas, na maioria das vezes, tal abordagem é mais voltada para questões biológicas ou religiosas – que enfatiza o modelo heterossexual como padrão e norma –, não contribuindo para uma reflexão de sexualidades fluídas, construídas histórica e culturalmente e; por outro lado, o protagonismo de outros/as tantos/as personagens, principalmente adolescentes e jovens estudantes, que em uma atitude política e de protesto, assumem seus corpos estranhos e suas sexualidades cambiantes, fazendo avançar algumas formas de pensar a diversidade sexual, sempre pelas frestas do currículo oficial.
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