Navegando por Orientador "Salles, Fernando Casadei"
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- DissertaçãoA formação continuada de professores: noção, práticas e memórias(2005) Almeida, Maria Clarete Bueno Silveira Pires deO presente trabalho tem como principal objetivo investigar, no campo da educação e, em especial, no da formação de professores, o tema da formação continuada, tendo como base os contextos históricos, sociais, culturais, econômicos e políticos; reflexão das diferentes concepções da noção de formação continuada e a formação inicial. A partir da fundamentação teórica, analisa-se a noção de formação continuada e a formação continuada em serviço, tanto à luz dos mecanismos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, outras leis e decretos, que regulamentam as políticas públicas de formação continuada, como dos documentos da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Os dados utilizados foram obtidos levando em conta algumas considerações gerais extraídas dos dois momentos principais da investigação; no primeiro a pesquisa literária, e, no segundo, a pesquisa empírica realizada com professoras de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental das escolas municipais de Sorocaba, considerando o tempo de serviço de cada uma no exercício da profissão, tendo em vista a motivação e o reconhecimento profissional, no início, no “meio” e no final da carreira. Com o registro das vivências e experiências das professoras, pudemos compreender a noção da formação continuada no ideário da categoria.
- DissertaçãoAvaliação dos professores pelos alunos na universidade(2004) Silva, Ilze Mari Dell"Erba daO tema do presente trabalho foi a avaliação institucional da Universidade de Sorocaba, uma universidade comunitária, tendo como foco privilegiado a avaliação dos professores feita pelos alunos, indagando quais elementos da atuação dos professores são passíveis de avaliação e a partir de quais pressupostos ela é realizada. O objetivo principal foi investigar e discutir os critérios e as finalidades dessa avaliação e, em especial, que professor e que educação se quer avaliar. Nesse sentido, buscou-se verificar quais eram os instrumentos utilizados no processo da avaliação institucional, qual a participação dos professores e de que modo, a instituição tem utilizado seus resultados. Como ponto de partida realizou-se uma investigação teórica a respeito do tema avaliação institucional das universidades, passando por sua contextualização histórico-social. Considerou-se a avaliação como um campo de conhecimento complexo e pluri-referencial, com enfoques diversos e, em alguns momentos, conflitantes, denotando posições éticas e políticas distintas. A pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. Inicialmente, através de análise documental e de entrevistas, foram coletados dados junto à instituição e aos representantes dos órgãos administrativos da universidade, buscando-se compreender a sistemática da avaliação institucional da universidade. A seguir, com a aplicação de questionário aos professores procurou-se conhecer a opinião dos mesmos a respeito do processo da avaliação institucional com destaque à avaliação do desempenho profissional docente. A análise dos dados sugere que a finalidade e a utilização dos resultados da avaliação institucional são os grandes questionamentos a serem realizados para o processo avaliativo resultar em aperfeiçoamento da universidade, implicando participação e diálogo de toda a comunidade acadêmica, em especial, como afirmação de sua identidade comunitária.
- DissertaçãoFormação acadêmica e atuação profissional do psicólogo no sistema prisional paulista(2007) França, Márcia do Carmo OliveiraOpresenteestudotemcomoobjetivocentral,discutiraopiniãodeprofissionaisatuantesempresídiosepenitenciarias.Aquestãocentralfoibuscarcompreenderoquantoasuniversidadesestãopreocupadasemcontemplaráreaspouco expressivasdeatuação,alémdaconhecidaatividadeemconsultórioseclínicasparticulares.O foco não foi discutir matriz curricular, ou a própria diversidade do campo teórico da Psicologia,massim,terumavisãomaisabrangente,indicandonovasoportunidades para a ampliação no exercício profissional.Apesquisaadotoucomoprocedimentosmetodológicos:a)aaplicaçãodeentrevistasjuntoacincoprofissionaisnacidadedeSorocaba;b)estudosdepublicações que se referem ao tema.Asconclusõesapontamparaummovimentounilateral,ondeteoriaepráticacorremdeformaparalela,evidenciandoumafortedesconexãoentreossaberestransmitidosnagraduaçãoeoexercícioprofissionaldoPsicólogonoSistemaPrisional.
- DissertaçãoO ato de estudar na formação de alunas-professoras do último semestre do curso de Pedagogia(2005) Luco, Tânia Maria de Paula SantosEsta dissertação de mestrado tem como objetivo destacar a importância do “ato de estudar” na história de vida das alunas-professoras do último semestre do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação Superior de Boituva, localizado na cidade de Boituva, no interior de São Paulo. Os dados utilizados foram obtidos a partir de estratégias metodológicas complementares : 1 – Questionário enviado a todas as alunas do último semestre do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação Superior de Boituva que acumulavam concomitantemente a função de professoras em escolas localizadas na região, solicitando dados sobre o perfil sócio/econômico/pedagógico/cultural de cada uma das “investigadas”, bem como dados referentes às suas respectivas posturas frente a importância do “ato de estudar”; 2 – Duas redações, sendo uma solicitada no início do curso e outra ao final sobre a importância do “ato de estudar” para a vida de cada uma delas, destacando em termos a “história de vida”, como este processo surgiu e se desenvolveu até a situação que se encontra no atual momento; 3 – Entrevistas com o intuito de confrontar alguns dados obtidos nas metodologias descritas com a finalidade de conhecer o sentimento subjetivo da importância que cada uma informou dar para o “ato de estudar”. Apesar do “ato de estudar” se justificar por si mesmo, a sua escolha se deve por duas razões principais: 1 – Pela necessidade de compreensão da importância deste hábito no processo de formação de professores; 2 – Pelas condições de estímulo ou obstrução que atuam juntas. As análises realizadas a partir dos dados utilizados nos mostraram a importância da história de vida na formação do professor, pois dificilmente poderemos interferir na formação dos outros, sem antes termos procurado compreender o nosso próprio processo de formação. Assim, através da história de vida de professores e no acúmulo de conhecimentos adquiridos consolidados em um trabalho permanente de reflexão pelas alunasprofessoras, é que fixei o objeto de investigação da presente pesquisa.
- DissertaçãoO fracasso escolar na disciplina de matemática no curso de educação de jovens e adultos: Sesi/Sorocaba(2007) Migliorini, Patrícia Antonieta de Melo MouraO trabalho investiga o fracasso escolar na disciplina de Matemática no curso de EJA do SESI, na cidade de Sorocaba. A pesquisa desenvolveu-se segundo uma metodologia do tipo qualitativa, privilegiando a bibliografia e levantamentos de dados estatísticos já existentes na educação de jovens e adultos, especialmente em relação à aprendizagem matemática. A investigação apóia-se em dados obtidos em entrevistas e aplicação de questionários com alunos (as) e ex-alunos (as) do ensino médio da EJA – Metodologia Telecurso 2000, que não obtiveram o aproveitamento mínimo exigido na realização do exame de Matemática entre os anos de 2005 a 2007 . A conclusão principal é a de que não existe uma só explicação cabal para o fenômeno do fracasso escolar Ele é resultante da integração de várias forças que englobam problemas sociais, cognitivos, econômicos e culturais que cada aluno apresenta.
- DissertaçãoO plano de ensino na prática docente(2005) Setani, VitorO objetivo deste trabalho foi investigar a forma como os professores concebem o planejamento e lidam com os planos de ensino em sua prática escolar. A pesquisa, na dimensão educacional, buscou analisar os problemas pedagógicos na perspectiva global do complexo social. Com essa preocupação foram realizadas entrevistas com professores do ensino médio da rede pública estadual. As entrevistas forneceram subsídios para uma compreensão maior de como os professores entendem e elaboram o plano de ensino e como o articulam com o plano escolar e com o projeto político pedagógico. Os resultados obtidos apontaram que, de fato, o professor elabora o plano de ensino, mas há indícios de que não o articula suficientemente com a idéia de projeto, nem do ponto do ponto de vista pessoal, nem do coletivo. Apontamos como caminho, para uma solução possível, uma participação mais efetiva dos professores no processo educacional, sobretudo no estabelecimentos das metas a serem perseguidas, apoiados em valores socialmente acordados, enfim construindo um projeto que mais tarde será colocado em ação pelo planejamento. A negação pura e simples desta participação nos leva a planejamentos burocráticos e inócuos, carreando o professor a uma perigosa inversão, fazendo do conteúdo disciplinar um fim, quando na realidade é um meio, com conseqüências imediatas para a formação do corpo discente, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento das personalidades individuais e aos projetos pessoais de existência.
- DissertaçãoO professor e a inclusão escolar do deficiente mental na rede pública estadual(2006) Cardoso, Isabel Cristina Dias de MoraesEste trabalho de pesquisa apresenta diferentes posicionamentos de teóricos, a fim de explicitar alguns conceitos e aspectos sobre educação inclusiva. Como recorte expõe os principais tópicos de documentos fundamentais que trazem diretrizes sobre a inserção de alunos deficientes mentais nas diferentes redes de ensino. Isso foi feito dentro de uma perspectiva ampla, olhando a inclusão como uma discussão que reflete a escola como um todo e não somente sob o aspecto de inclusão de deficientes. O trabalho apresenta um retrato da Rede Estadual de São Paulo com um recorte na cidade de Sorocaba, demonstrando como essa rede tem desenvolvido a educação inclusiva sob o ponto de vista dos professores. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo professoras através de entrevistas semi-abertas que foram analisadas dentro de uma visão sociológica, buscando compreender como elas tem vivido e desenvolvido a inclusão escolar de alunos deficientes mentais.
- DissertaçãoO tempo de ensinar do professor de 1ª a 4ª série do ensino fundamental(2008) Brusaferro, MariângelaEste trabalho faz uma reflexão crítica sobre o tempo que os professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de uma escola municipal de Sorocaba têm para se dedicar à função de ensino e aprendizagem na sua prática cotidiana. Para isto investiga as relações concretas do cotidiano entre instâncias superiores da Secretaria de Educação (SEDU), seus órgãos intermediários nas escolas e a prática docente, para entender o grau de autonomia de que os professores desfrutam na realidade escolar para a função de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico a investigação se orienta por duas estratégias distintas e complementares: 1- efetua o registro e análise de dados relativos aos projetos implantados nas escolas municipais de Sorocaba; 2- se orienta pelos dados obtidos da aplicação de um questionário nos professores da escola pesquisada, tendo em vista o conhecimento de suas opiniões acerca do tempo real de que desfrutam para a função de ensino-aprendizagem. Do ponto de vista mais geral a investigação conclui pela existência de uma sobrecarga ao trabalho docente decorrente dos inúmeros projetos emanados das orientações da SEDU.
- DissertaçãoOs auxiliares de educação e o seu trabalho(2008) Lobo, Sílvia Cavalcante LapaA fim de acrescentar à pauta de debates o assunto Auxiliares de Educação, esta pesquisa tem como objetivo verificar quais os trabalhos exercidos por esses profissionais e qual a formação exigida para exercerem tal cargo. Esta dissertação buscou conhecer nos pressupostos teóricos, qual conhecimento necessário a um profissional para exercer o trabalho docente a que são convocados, tendo em vista o binômio cuidar/educar. Verificaram-se as questões metodológicas que perpassam o universo escolar e qual seria a formação adequada para tais profissionais da educação. Buscou-se verificar as condições de trabalho do Auxiliar de Educação na dinâmica do cotidiano das instituições escolares. Quem são e como compreendem sua função no binômio cuidar/educar? Pesquisa realizada com e sobre esses profissionais revelou que quando faltam, são substituídos por professores, com formação específica para serem educadores, enquanto os Auxiliares de Educação têm como exigência apenas o Ensino Médio. Os desafios concretos da prática cotidiana revelam a necessidade de um preparo que não existiu. As entrevistadas percebem que cuidar em casa (como mãe) não é a mesma coisa que cuidar e educar (como Auxiliar de Educação). A busca dos referenciais teóricos permitiu observar mudanças significativas na área da educação, especialmente as relativas à educação infantil, a partir da redemocratização do país, década de 1980. Apareceram, então, as creches como parte integrante do sistema escolar, mas a questão que se levanta é que continuam à margem da legislação, alguns agentes educativos incorporados à educação infantil: monitores, crecheiros, recreacionistas, pajens e Auxiliares de Educação. Apesar de as crianças no Brasil terem assegurado o direito à educação infantil, o que se verificou na cidade de Sorocaba é que o atendimento em creches está bem longe do ideal. Crianças de quatro meses a três anos estão sob a responsabilidade de Auxiliares de Educação, “profissionais” que não possuem conhecimento específico sobre o processo de crescimento, desenvolvimento orgânico (promoção da saúde), aquisição de habilidades psicomotoras e desenvolvimento das funções intelectuais. A pesquisa verificou em que medida os Auxiliares de Educação tem consciência da relação educar/cuidar, no desenvolvimento de suas atribuições cotidianas. Os resultados revelaram que é necessário deixar claro qual é o papel que deve desempenhar a creche no sistema educativo uma vez que esses profissionais denominados Auxiliares de Educação percebem não estar preparados para as atribuições que lhes são impostas no dia-adia.
- DissertaçãoOs jogos e as brincadeiras de rua pulando o muro das escolas públicas da cidade de Maués no Amazonas(2006) Pinto, Raimundo Inácio da CostaEste estudo tem como propósito investigar se a cultura dos jogos e brincadeiras de rua permeada pela cultura indígena sateré-mawé como prática pedagógica da disciplina Educação Física de 1ªa 4ª séries do Ensino Fundamental transpõe o muro das escolas públicas do município de Maués no Amazonas. Para a realização da presente pesquisa recorremos a várias investigações de natureza teórico-empírica por pesquisadores em educação e Educação Física tendo os jogos e brincadeiras de rua na cultura amazônica como foco central da investigação. O trabalho também apresenta contribuições teóricas de autores renomados não vinculados a área de Educação Física que contribuem sobremaneira na compreensão do jogo e da brincadeira enquanto ação pedagógica. Sinaliza um certo descontentamento dos professores entrevistados com a prática tradicional presente na disciplina de Educação Física e os conteúdos da proposta oficial para a Educação Física de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. A partir dos procedimentos teórico-metodológicos adotados pela investigação bibliográfica e da análise dos instrumentos de coleta de dados não temos dúvida alguma do pulo efetuado pela cultura dos jogos e brincadeiras de rua ante ao muro das escolas públicas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental do município de Maués.
- DissertaçãoSupervisão do ensino: do discurso oficial à humanização no espaço escolar(2005) Costa, Maria José Antunes Rocha Rodrigues daOs Termos de Visita dos supervisores de ensino foram os instrumentos de análise neste estudo, que teve como objetivo identificar o conteúdo humanizante desses documentos. A pesquisa utilizou uma amostra composta de vinte e quatro Termos de Visita. Esse número foi obtido a partir da técnica de redução de duzentos e trinta e nove documentos de cinco escolas estaduais de ensino médio, da cidade de Sorocaba, São Paulo, relativos ao período de cinco anos entre 1999 e 2003. Decidiu-se pela metodologia de natureza qualitativa, utilizando seis categorias de análise: coerência, validade, originalidade, profundidade, alcance e apreciação. Os dados revelaram que, apesar de alguns desacertos encontrados nos Termos de Visita quanto à priorização de aspectos burocráticos, foi possível verificar que os supervisores exerceram um trabalho relevante na rede estadual de ensino, no sentido de melhoria da educação escolar, nas escolas de ensino médio pesquisadas. Conclui-se também que um trabalho escolar voltado para a humanização implicará na maximização da reflexão coletiva da supervisão de ensino, tanto com seus pares como com a equipe escolar.
- DissertaçãoTerapia ocupacional na educação escolar de Sorocaba(2006) Amador, Tatiana DovalEste trabalho consiste numa dissertação de mestrado, cuja pretensão é discutir a identidade da Terapia Ocupacional na Educação Escolar. A discussão se dá a partir de três focos distintos, mas complementares entre si. No primeiro momento, foi feito o apontamento dos determinantes históricos da Terapia Ocupacional. No segundo, voltamos-nos ao seu contexto no município de Sorocaba, e, por fim, procedemos à discussão da prática da Terapia Ocupacional, através do Projeto Recriando desenvolvido no Núcleo de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba. A metodologia da pesquisa tem abordagem de natureza qualitativa, de caráter exploratório. Portanto, são analisados dados colhidos em quatro estratégias complementares: revisão bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas, atividade realizada por usuários do Projeto Recriando. Ao final, reportamos-nos aos desafios apontando os limites e perspectivas atuais da Terapia Ocupacional no campo da Educação Escolar.