Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Oliveira, Édison Trombeta de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Monografia / TCCA experiência da dança-teatro no ensino fundamental: anos iniciais(2023) Fonseca, Ingrid StefanyEsta pesquisa foi realizada com duas turmas de Ensino fundamental – anos iniciais e tem como objetivo levar o ensino da dança-teatro para a escola de forma acessível, didática e lúdica, se adequando às normas e exigências da Base Nacional Comum Curricular e tornando a experiência dos estudantes mais interativa e divertida. Esta proposta sugere que os conceitos e estética da dança-teatro de Pina Bausch sejam aplicados no contexto escolar através das metodologias de Rudolf Laban, com mímica, e de Viola Spolin, com jogos teatrais.
- Monografia / TCCA influência da mídia em composições coreográficas dentro do ambiente escolar(2023) Montoya, Bianca PetruceA presente pesquisa foi desenvolvida no curso de Licenciatura em Dança da Universidade de Sorocaba (UNISO) por meio do Programa de Residência Pedagógica da CAPES. Como residente bolsista no programa, foram desenvolvidas práticas docentes na escola pública, a partir da Base Nacional Comum Curricular, por meio da Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa, sendo ela composta por: a contextualização, apreciação e prática. Foi utilizada a metodologia da pesquisa ação com abordagem qualitativa na Escola Estadual Maria Helena Gazzi Bonadio, com os alunos do 6° ano do ensino fundamental – anos finais. A pesquisa teve como proposta, criação de vídeo com técnicas de Coreologia e criação coreográfica de dança. A proposta de apresentar os fatores de movimento, criação coreográfica tem como intuito de contribuir com o ensino de arte para no ensino fundamental – anos finais, levando o conhecimento sobre Coreologia para os alunos, aumentando o repertório de movimentos, promovendo expressividade, criatividade e também descontração dentro do ambiente escolar sem perder o foco no aprendizado. Resultando em observações de como a mídia é a maior influenciadora no repertório de movimentos, e o grande receio em movimentar o corpo dentro do ambiente escolar.
- Monografia / TCCArte contemporânea no aprendizado de adolescentes(2023) Silva, Maria Julia Aranha eEm vista da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o estudo da Arte é dividido em quatro linguagens específicas, sendo elas; Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. É exposto pelo documento a necessidade de desenvolver as habilidades propostas de acordo com os objetivos do conhecimento, além de trabalhar a reflexão (crítica, imaginativa e sensível) e autonomia dos alunos, embasadas nas próprias experiências pessoais de contato com a arte. Não obstante, no ensino de arte dentro de escolas, principalmente estaduais ou municipais, a leitura de imagens ainda é ignorada, junto aos objetos de arte presentes no consumo midiático dos alunos; que sem um respaldo sobre como operar no mar de informações visuais para reconhecer as origens e motivações do mundo artístico, deixam de aliar o processo da autossuficiência ao acúmulo de conhecimento teórico e imagético, proveitoso não só para o estudo das Artes Visuais como outras áreas de conhecimento. Em vista dessa concepção, a abordagem triangular se apresenta como um dos possíveis modos de facilitar o aprendizado. Assim, no presente trabalho foi dedicado um estudo em Artes Visuais, a partir de uma releitura da Abordagem Triangular e investigação da correlação entre consumo midiático e aprendizado pela leitura de imagens, por meio do preparo dos alunos para um olhar artístico crítico.
- Monografia / TCCRegência coral e protocolo de aquecimento vocal para crianças do 4° ano do ensino fundamental: do laboratório à escola(2023) Valentim, Debora Ramos; Amaral, Letícia Helfenstens; Campos, Raphael Victor LeonO trabalho de conclusão de curso aborda a experiência prática e teórica da regência de coral infantil em um contexto escolar. Realizado por estudantes universitários na Escola Dom Aguirre, em Sorocaba, o estudo mergulha na transição do conhecimento acadêmico para a aplicação prática, enfrentando desafios reais, como gestão do tempo, adaptação a diferentes grupos de alunos e inclusão de crianças com necessidades específicas. Os relatórios detalhados dos estudantes destacam a evolução ao longo dos ensaios, ressaltando melhorias na abordagem didática e adaptação às variadas condições de ensaio. A orientação valiosa do professor é enfatizada como essencial para o aprimoramento contínuo. O trabalho busca não apenas descrever os desafios enfrentados, mas também salientar os aprendizados significativos obtidos durante a jornada de regência do coral infantil.
- Monografia / TCCRelato de experiência: pesquisa de movimentações corporais com base nas intensidades musicais(2023) Buzatto, Nicolle De OliveiraEste Relato de Experiência é uma Pesquisa Ação sobre o processo de desenvoltura de uma aula vinculada à linguagem da Dança, com registros e análises pessoais de acordo com os resultados experienciados durante o programa de Residência Pedagógica financiado pela CAPES1 para a UNISO2. Atuando como residente bolsista por este programa, as aulas foram realizadas na Escola Estadual Izabel Rodrigues Galvão3, aos cuidados da preceptora Jessica Molina4. Por conta de algumas divergências na organização escolar, as aulas ocorreram entre as turmas do 1° ano e, por fim, o 4° ano, tendo como estrutura principal a BNCC5 e a Abordagem Triangular6 como sistema de aplicação para os conteúdos em aula.