Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Aragão, Rosália Maria Ribeiro de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA informática na educação: realidades, amplitudes, necessidades e resistências(1999) Lima, Santo Rei de AlmeidaA informática, hoje, já está inserida nas atividades cotidianas de vários países. A sua utilização não se restringe apenas a fins bélicos, comerciais ou industriais como no início, mas, atinge a todas as áreas do conhecimento como um instrumento eficaz e agilizador de procedimentos, rotinas, operações, diagnósticos, etc... A forma como ela está sendo divulgada, ao nosso modo de ver, desperta o interesse quase que de imediato nas pessoas, independente de sexo ou idade, em conhecê-la, entendê la, e sobretudo, praticá-la, objetivando com isso conseguir o seu domínio e tratando-a como um elemento fundamental para a sobrevivência tecnológica da sociedade. Como ela pode ser aplicada em todas as áreas, despertou então, uma preocupação e necessidade dos responsáveis pela educação em dotar seus estabelecimentos de ensino, com esta moderna tecnologia, de forma que seus educandos possam usufruir dos beneficios desta poderosa ferramenta tecnológica'. Desta forma, procuraremos, neste trabalho, demonstrar os resultados, em termos investigativos, de um estudo de caso realizado numa escola privada, em classes do primeiro grau, onde a informática já está sendo utilizada como elemento auxiliar nos processos educativos.
- DissertaçãoBuscando o caminho das pedras...: a construção da trajetória profissional de educadores de jovens e adultos da rede municipal de Sorocaba/SP(1998) Mebius, Sonia Maria Castricini BiscacioCompreendendo a complexidade do ato pedagógico, a autora procurou argumentar em favor de um processo de educação/formação continuada/permanente para professores. Como o educador de jovens e adultos não é preparado para essa atividade nem no Magistério (Ensino Médio) e nem na Graduação, é que esse processo torna-se enfaticamente indispensável. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi investigar a ação de professores/ educadores de jovens e adultos que atuam e/ou atuaram num Curso Supletivo da Rede Municipal de Sorocaba/SP, para buscar compreender o processo de educação/formação continuada/permanente de que participam e/ou participaram e a forma pela qual tal processo contribui e/ou contribuiu para a construção da trajetória desses profissionais. Das observações e conclusões que emergiram ao longo desta pesquisa a autora buscou também explicitar características desse processo de formação para que efetivamente, possa contribuir para profissionalização de educadores de jovens e adultos. A análise dos dados revelou que os professores pesquisados valorizam os espaços de construção coletiva da profissão docente desde que esse processo tenha como tônica principal, a troca de experiência e seja conduzido de forma a propiciar-lhes uma ação pedagógica diferenciada.