Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Drigo, Maria Ogécia"
Agora exibindo 1 - 20 de 33
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA beleza do rosto feminino construído pela moda: em cena a coleção "The horn of plenty" de Alexander McQueeen(2015) Jara, Daniela AndradeEsta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de construção da beleza para o rosto feminino, no contexto da comunicação e da moda. O corpus da pesquisa é constituído pelos rostos das modelos exibidos no desfile “The Horn of Plenty”, de 2009, do estilista Alexander McQueen. Para alcançar o objetivo geral de compreender como se delineia a proposta de beleza vinda da moda para o rosto feminino na contemporaneidade e identificar os produtos da moda como signos; explicitar o rosto humano como objeto semiótico; explicitar aspectos da beleza construídos para o rosto feminino e inventariar o potencial de sentidos dos rostos presentes no desfile, como objetivos específicos, adotamos as seguintes estratégias metodológicas: análise semiótica, na perspectiva peirceana, dos rostos exibidos no desfile – via representações visuais -, bem como reflexões sobre comunicação e moda; sobre a construção da beleza, via representações da arte e de imagens midiáticas e sobre o rosto humano enquanto objeto semiótico. Entre os resultados, vem que o sentido do novo e da renovação, próprios da moda, colabora na construção do que pode ser um novo ideal de beleza para o rosto feminino, uma nova referência visual, que constrói um rosto apto para transfigurar-se, mas também para ser contemplado em sintonia com a roupa e os adereços, como uma unidade, uma paisagem, sem deixar de revelar a sensualidade feminina. A relevância desta pesquisa está na especificidade da metodologia de pesquisa, que se vale de imagens disseminadas pelas mídias para tratar da beleza do rosto feminino, bem como pela possibilidade de exibir aspectos para a beleza do rosto feminino pertinentes à contemporaneidade.
- DissertaçãoA comunicação e as transformações culturais do amor: o fenômeno do one true paring na comunidade Nyah! Fanfiction(2018) Santos, Andre Luis dosA pesquisa tem como tema o potencial de sentidos gerado pelas comunidades de fãs na internet. Em que medida as histórias da comunidade Nyah! Fanfiction, que contemplam relações amorosas, revelam transformações do amor e como tal comunidade e essas histórias podem contribuir para a efetivação de tais transformações? é a questão norteadora. Sendo assim, a pesquisa objetiva compreender como as produções de comunidades fãs podem contribuir para a transformações de concepções de amor e de relacionamentos amorosos, bem como, de modo específico, objetiva explicitar como se dá o processo de produção e de interação dos usuários nessa comunidade; delinear categorias de análise para as histórias, a partir dessas mesmas histórias selecionadas, que envolvem relacionamentos amorosos; explicitar o conceito de comunidade de inquirição; tratar das modalidades de amor; discutir as transformações do amor na contemporaneidade e, por fim, avaliar em que medida essa comunidade pode ser caracterizada como uma comunidade de inquirição. Para tanto, toma como corpus, histórias classificadas como romances, pela comunidade Nyah! Fanfiction, que são categorizadas e analisadas, via análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2009). As análises seguem com reflexões envolvendo o conceito de comunidade de inquirição, atada ao pragmaticismo proposto pelo lógico Charles Sanders Peirce, bem como sobre as transformações da intimidade na contemporaneidade, com Giddens (1993, 2002). A partir das análises, concluiu-se que diferentes modalidades de amor se mesclam dentro das histórias, com predominância de conceitos do amor romântico como o casamento e o olhar para o futuro, e do amor apaixonado como o ciúme e a atração sexual. Nas mensagens deixadas pelos leitores nas obras, emergem interpretantes relacionados às três categorias da cognição delineadas por Peirce, de forma que a produção de Fan Fiction em comunidade encerra em si as possibilidades de transformações de crenças, concepções e hábitos, relativos ao amor, operadas pela comunidade, tanto pelos seus processos de interação como pelos seus produtos. A reflexão sobre essas possibilidades constitui a importância dessa pesquisa.
- DissertaçãoA construção de significados entre telas no filme "Time code"(2021) Cunha, João Paulo de Carvalho dos Reis eO tema da pesquisa é o processo de produção de significados em filmes com múltiplas telas. Como se dá a interpretação de um filme com múltiplas telas, que rompe com a montagem linear temporal do cinema tradicional e pressupõe a participação do espectador em outra montagem construída com o movimento livre do olhar para as imagens simultâneas da tela? é a pergunta norteadora. Assim, o objetivo geral é contribuir para a compreensão da geração de significados em filmes com múltiplas telas, que requer os seguintes objetivos específicos: identificar as transformações da linguagem cinematográfica em relação à montagem, na passagem do cinema clássico ao moderno; explicitar a taxonomia de imagens cinematográficas proposta por Deleuze; explicitar o conceito de montagem espacial na perspectiva de Manovich; articular a taxonomia deleuzeana ao conceito de montagem espacial e inventariar os efeitos gerados por montagens possíveis. Para tanto, será realizada análise do filme “Time Code” (2000) a partir da taxonomia proposta por Deleuze, que consta em “Cinema 1 - A imagem-movimento” (1985) e “Cinema 2 - A imagem-tempo” (1990), bem como o conceito de montagem espacial de Manovich (2001). Esta pesquisa é relevante por tratar da geração de significados de um filme enfatizando especificidades das imagens como geradoras do pensamento e também com potencial para guiar o processo de seleção de cenas entre múltiplas telas. Com isso a análise fílmica pode ir além das análises guiadas por pressupostos formalistas.
- DissertaçãoAlcances e limites comunicativos e cognitivos do infográfico: estudo com o jornal Folha de S.Paulo(2019) Haddad, Aparecida MatildeEsta pesquisa tem como tema o infográfico na mídia impressa e é guiada pela questão: qual é o potencial comunicativo/cognitivo do infográfico? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é contribuir para a compreensão do potencial comunicativo e cognitivo dessa modalidade de representação visual e os objetivos específicos são os seguintes: identificar as características do infográfico no contexto do jornalismo visual; explorar as classificações de infográficos presentes na literatura específica; classificar os infográficos selecionados de acordo com as taxonomias estudadas; classificar o infográfico enquanto signo, na perspectiva peirceana; explicitar os alcances e limites do infográfico, em relação aos aspectos comunicativos e cognitivos; bem como propor uma nova taxonomia, a partir da classificação dos signos de Peirce. As estratégias metodológicas envolvem a coleta e categorização de infográficos, do ano de 2017, do jornal impresso Folha de S.Paulo e análise de uma amostra desses infográficos, aplicando estratégias de análise advindas da semiótica peirceana. A fundamentação teórica envolve também aspectos do jornalismo visual e de infográfico. Entre os resultados, destacamos que os infográficos exibidos pela Folha de S.Paulo, no ano de 2017, em sua maior parte, têm alto poder comunicativo e cognitivo, ou seja, são infográficos de terceiro nível, de acordo com a nova taxonomia proposta. Nela, o infográfico de primeiro nível é o que requer uma analogia vinculada à aparência externa do objeto. O infográfico de segundo nível prioriza relações entre partes internas do objeto contribuindo para a sua presentificação e o de terceiro nível faz o objeto emergir mediante a decodificação de regras, normas, convenções estabelecidas por um cultura ou por uma linguagem, em meio à compreensão de conceitos. Esta pesquisa é importante para a comunicação porque estuda uma modalidade de representação visual, com potencial para compor novos formatos para produtos midiáticos que propiciam à cognição. Sendo assim, é pertinente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, da área de concentração Mídias.
- DissertaçãoBios midiático e o cavalo doméstico: estudo com representações visuais no jornal O Estado de S. Paulo(2018) Leschonski, Cláudia SophiaEsta pesquisa trata de representações visuais do cavalo doméstico e é guiada pela seguinte pergunta: em que medida os sentidos gerados pelas representações visuais de cavalos domésticos, veiculadas no jornal O Estado de S. Paulo, de 2016, contribuem para que as pessoas se sensibilizem quanto ao bem-estar desses animais? Com isso, delineia-se o objetivo geral de compreensão do potencial de sentidos do bios midiático do cavalo doméstico, postos em circulação pelo jornal O Estado de S. Paulo, no ano de 2016. Os objetivos específicos são os seguintes: compreender a função da interpretação nos processos comunicacionais; explicitar o potencial de sentidos gerados por representações visuais de cavalos domésticos e, por fim, inventariar em que medida, os sentidos gerados pelas representações visuais levam os intérpretes à ressignificação de suas crenças sobre cavalos a ponto de se sensibilizarem com o bem-estar de tais animais. Entre as mídias retratando cavalos, selecionamos, para compor o corpus, representações visuais veiculadas no jornal O Estado de S. Paulo, no ano de 2016, que foram classificadas em cinco categorias: Cotidianidade, Produtos midiáticos, publicidade, Olímpiadas Rio2016 e Turismo, sendo que serão analisadas, na perspectiva da semiótica peirceana, representações visuais selecionadas dessa amostra, para cada uma das categorias. Da fundamentação teórica destacamos o conceito de bios midiático, proposto por Sodré, bem como a relação comunicação/representação, conforme Sfez. Entre os resultados, enfatizamos que os sentidos culturais atrelados ao cavalo doméstico são reavivados no bios midiático, desde os mitológicos até os gerados pelo uso cotidiano do animal; no entanto, a possibilidade dessas representações visuais incitarem a reflexão sobre o bemestar do animal não é evidente. A importância desta pesquisa está na reflexão sobre a sensibilização das pessoas para o bem-estar do cavalo doméstico e, de modo específico, para a área de comunicação pela ênfase dada aos processos de interpretação de representações visuais, que estão presentes em produtos midiáticos os mais diversos. Sendo assim, a pesquisa contempla uma mídia, o jornal impresso, bem como estuda um processo comunicacional guiado por representações visuais, o que a faz pertinente à área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos.
- DissertaçãoComunicação da sensorialidade: gastronomia e o chef Michel Bras em destaque(2016) Candiotto, Rafael FalconiO tema da nossa pesquisa está na interface entre comunicação e gastronomia e tem a produção do chef Michel Bras como foco, sendo guiada pela pergunta: Como se dá a comunicação da sensorialidade com a culinária do chef Michel Bras? Assim, compreender processos de comunicação da sensorialidade na gastronomia constitui o objetivo geral da pesquisa, enquanto identificar a relação entre gastronomia e as mídias; explicitar a concepção de gastronomia inerente à produção do chef Michel Bras e descrever e avaliar aspectos que propiciam o desenvolvimento dos sentidos no intérprete são os objetivos específicos. Para alcançar tais objetivos serão utilizados as seguintes estratégias metodológicas: documentação indireta (pesquisa bibliográfica) e análise semiótica de cinco imagens (representações visuais), na perspectiva da semiótica peirciana, que constam no livro Bras: Laguiole Aubrac, de 2002, agrupadas em cinco categorias: Entrada, Sopa, Peixe, Carne e Sobremesa; análise temática de quatro vídeos disponibilizados no Youtube e do documentário Step up to the Plate. Entre os autores que compõem a fundamentação teórica destacamos Franco, Flandrin e Montanari e Carneiro para tratar da gastronomia; Debord, Lipovetsky e Serroy, Sodré e Maffesoli, entre outros, para refletir sobre a midiatização da gastronomia e Santaella, para análise semiótica das imagens, acrescentando-se Aumont e Marie, para análise temática dos vídeos e do documentário. Avaliar o potencial de imagens, que constam do corpus anunciado, na ressignificação da gastronomia constitui a importância desta pesquisa vinculada à Linha de Pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos.
- DissertaçãoComunicação e cognição: aproximações entre máquina semiótica e inteligência artificial(2018) Silva, Luís Roberto Albano Bueno daEsta pesquisa tem como tema a relação comunicação/cognição cujas aproximações se fazem com conceitos de máquina semiótica, Inteligência Artificial e semiótica ou lógica peirceana (proposta por Charles Sanders Peirce). Considera-se, de um lado, a máquina semiótica como um dispositivo não necessariamente orgânico que realiza um processo cognitivo e a Inteligência Artificial como um meio sintético que simula processos cognitivos de tomada de decisões independentes; de outro, considera-se que os processos cognitivos envolvem transformações dos signos e não apenas troca de informações e dados. Diante deste contexto, pergunta-se: Em que medida a cognição em sistema inteligente e em máquina semiótica aproxima-se da semiose na mente humana, interpretada na perspectiva da semiótica peirceana? O objetivo geral consiste em compreender especificidades da semiose, a partir de sistema inteligente e máquina semiótica, fundamentando-se na semiótica ou lógica proposta por Charles Sanders Peirce, enquanto explicitar as teorias peirceanas e conceitos de máquina semiótica; tratar da Inteligência Artificial e identificar especificidades da cognição em Inteligência Artificial e em máquina semiótica constituem os objetivos específicos. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica e comparação entre a aprendizagem – ou semiose - desenvolvida em Inteligência Artificial e em máquina semiótica, valendo-se de representações gráficas para as dez classes de signos que constam na semiótica ou lógica peirceana. A reflexão sobre comunicação e cognição, em momentos em que este é configurado ou reconfigurado, ou mesmo guiado, por máquinas ou por programas, em que o pensamento precisa ser visto para além de desenvolver o potencial de executar algoritmos com o auxílio de máquinas, constitui a relevância desta pesquisa.
- DissertaçãoComunicação e rostidade: um estudo com fotorretratos criados por Richard Avedon(2017) Eisinger, Rafael BernardoO fotográfico é o tema dessa pesquisa, que prioriza fotorretratos criados por Richard Avedon, sendo norteada pela questão: os fotorretratos criados por esse fotógrafo suscitam críticas à realidade? Assim, delineia-se o objetivo geral de compreender o potencial comunicativo de fotorretratos, na relação com o conceito de rostidade, bem como os seguintes objetivos específicos: tratar a fotografia, como uma imagem técnica, de acordo com o pensamento flusseriano; delinear um percurso para decodificação da fotografia, na perspectiva de Flusser; tratar do conceito de rostidade, do ponto de vista de Deleuze e Guattari, bem como explicitar aspectos comunicativos engendrados nesses fotorretratos, à luz desse conceito, que levem o intérprete a elaborar críticas à realidade. Para tanto, as estratégias metodológicas envolvem documentação indireta, com pesquisa bibliográfica; decodificação de fotorretratos, aplicando estratégias advindas do pensamento flusseriano e aprofundadas a partir do conceito de rostidade. Compõem o corpus da pesquisa cinco fotorretratos criados por Richard Avedon, que constam no livro Richard Avedon Photographs 1946-2004, de 2007. Entre os resultados, ressaltamos que os fotorretratos analisados reavivam questões políticas e imagens construídas e cristalizadas pelas mídias, no entanto, não propiciam crítica à realidade. Elas não vão além do dispositivo muro branco/buraco negro, o que, portanto, não contribui para a transformação da realidade. Essa pesquisa é relevante, de um lado, por resgatar a memória do fotográfico, ao abordar o processo de produção de Richard Avedon; de outro, por refletir sobre a relação entre fotorretrato e rostidade, enquanto dispositivo. Assim, por envolver a produção e a análise de fotografia, a pesquisa é aderente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos.
- DissertaçãoComunicação na educação: o potencial do diagrama para formatos de conteúdo em processos formais de ensino(2016) Castelli, Henri Marcos EsgalhaConsiderando-se a possibilidade de lançar um novo olhar, na perspectiva da semiótica peirciana, para as diversas linguagens, entre elas as linguagens das mídias e a das disciplinas escolares, que se entrecruzam no contexto escolar, notadamente nas salas de aula, a pesquisa contempla a interface entre comunicação e educação e é guiada pela pergunta: Que formato de conteúdo escolar, distinto do texto (verbal), seria pertinente à educação formal? Responder tal pergunta implica atingir o objetivo geral de compreender a relação entre comunicação, educação e linguagem e os objetivos específicos de explicitar como a disciplina escolar pode ser vista como linguagem que se constitui também com signos distintos do verbal e refletir sobre o potencial do diagrama, na perspectiva peirciana, para compor um formato para conteúdo escolar. A pesquisa, que é qualitativa, empregará o método da documentação indireta - pesquisa bibliográfica – e valer-se-á de análise de dados coletados com a aplicação de questionários para alunos do ensino superior, quando da aplicação do formato diagramático para conteúdo de ensino, elaborado pelo pesquisador. Os resultados são relevantes para a comunicação à medida que propõe um formato para conteúdo escolar, que leva em conta a visualidade e também propicia conexões com outros produtos midiáticos; enquanto para a educação, a contribuição está na construção de um novo olhar para as disciplinas escolares e para o processo de ensino/aprendizagem, que privilegia o signo, ou o modo distinto de sugerir, apresentar ou representar ideias, conceitos e no qual o aprendiz é um tradutor de signos. A pesquisa é pertinente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos por apresentar reflexões sobre a comunicação na educação e por elaborar um formato diagramático para conteúdo de ensino, considerando-se o jogo entre aspectos comunicacional e educacional, via linguagens, presente nas salas de aula.
- TeseComunidades digitais e amor evolutivo: permanência e aumento da razoabilidade concreta na comunidade Otaku do Brasil(2023) Santos, Andre Luis Scutieri dosA pesquisa tem como objeto de estudo as comunidades digitais. O que garante relações efetivas entre os integrantes ou entre os integrantes e as ideias que circulam na comunidade, ou entre tais ideias a ponto de garantir a permanência da comunidade, bem como para o delineamento de tendências para o crescimento dessas ideias na comunidade?, é a pergunta norteadora. A partir dos conceitos de Charles S. Peirce de comunidade, lançamos a hipótese de que a comunidade permanece, pois pode construir uma ambiência movida pelo amor evolutivo ou agapismo, e tende a contribuir para o aumento da razoabilidade concreta. Sendo assim, a pesquisa objetiva contribuir para a compreensão de como o amor evolutivo (ágape) se atualiza em uma comunidade e como a razoabilidade concreta nela se move. Nesse caso, consideramos que os Otaku se constituem como uma réplica para o conceito de comunidade, no sentido peirceano. Da mesma forma, nossos objetivos específicos são: argumentar sobre os vínculos entre amor evolutivo, comunidade e pragmaticismo no interior da arquitetura filosófica peirceana, além da noção de réplica em Peirce; identificar os produtos postos em circulação pela comunidade Otaku; inventariar o potencial de significados de um produto selecionado, ou atentar para o interpretante imediato do produto enquanto signo; identificar interpretantes dinâmicos vinculados ao produto selecionado; desenhar uma tendência para os interpretantes dinâmicos e argumentar sobre pistas que permitam aproximar o grupo dos Otaku com a ideia de comunidade em Peirce. Para tanto, tomamos como corpus seis capítulos publicados do manga One Piece pelo grupo de fãs OPEX, e as mensagens deixadas pelos leitores no mesmo site. As análises seguem um percurso metodológico orientado pelo conceito de interpretante e suas modalidades, proposto por Johanssen e Santaella, a partir da teoria peirceana. Assim, analisamos primeiro o potencial de significados latente no manga; depois os comentários, como efeitos atualizados do manga; e então uma nuvem de pontos formada pelos comentários classificados, para detectar tendências, a presença da ação de uma lei. A partir das análises, concluiuse que os efeitos do manga nos fãs (que dominam o manga) se apresentam nos comentários que sinalizam para interpretantes emocionais, energéticos e lógicos. Além disso, a nuvem de pontos sugere o estabelecimento de um hábito na comunidade, indicando o crescimento da razoabilidade concreta. Isso permite que aproximemos a o grupo de fãs da comunidade de Peirce, como uma réplica do primeiro nível da comunidade, a do amor, confirmando nossa hipótese. A exploração do conceito de comunidade, na perspectiva peirceana, e a proposta e aplicação do método de análise do movimento de ideias na comunidade digital, a partir da teoria dos interpretantes, constituem a relevância da pesquisa para a área.
- DissertaçãoConstrução dos sentidos no universo das marcas: Hello Kitty em foco(2013) Martins, Pedro Luiz Figueira GimenesEsta pesquisa tem como contexto marca e consumo na contemporaneidade, nela consideramos que a marca constrói um contexto significativo em decorrência dos processos comunicativos que engendra por meio dos modos como se expressa, quer seja pela qualidade dos produtos, ou pelos logos, embalagens, slogans ou diálogos com outras marcas e personagens, importa-nos, portanto, nesse universo das marcas no contemporâneo, tratar da marca Hello Kitty. Nosso objetivo geral é compreender o processo comunicativo estabelecido pelas marcas no contexto contemporâneo e os específicos de explicitar aspectos do contexto contemporâneo com ênfase nas relações estabelecidas pelas marcas e pelo consumo; inventariar o percurso da Hello Kitty no universo das marcas; identificar os valores que agrega a outras marcas e explicitar o seu papel no processo comunicativo das marcas, ou seja, delinear o contexto que a interação entre as marcas e Hello Kitty constroem para tais marcas,para tal, valemo-nos de Bauman, Maffesoli, Canclini, Baudrillard e Lipovetsky para tratar de aspectos do contemporâneo e do consumo; Semprini e Aaker e Perez para marcas, bem como análise semiótica de representações visuais da Hello Kitty e da sua imagem em outras marcas, com ênfase na marca MAC. Tratar das marcas e do contexto que elas estabelecem, no caso em diálogo com a Hello Kitty, constitui a relevância dessa pesquisa, uma vez que isso a as insere como objetos de estudo da comunicação num sentido mais amplo, que os aspectos contemplados pelo marketing e pela publicidade.
- DissertaçãoConstrução e comunicação da sensorialidade: objetos do mobiliário criados pelos irmãos Campana em foco(2015) Dias, Luiz TenórioEsta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de construção e de comunicação da sensorialidade vinculado ao design, com foco nos objetos do mobiliário criados pelos Irmãos Campana. O corpus da pesquisa é constituído por seis objetos do mobiliário criados por estes designers e por ambientes da internet, com notícias referentes às exposições nacionais e internacionais, divulgadas em jornais ou revistas, que envolvem explicações e críticas relativas ao processo de criação desses designers e imagens dos objetos; imagens de catálogos de exposições; imagens de ambientes das exposições; blogs, principalmente os que se dedicam ao design e à arquitetura, bem como o site oficial dos Irmãos Campana. Com o objetivo geral de compreender como se dá o processo de construção de uma rede propícia ao sensorial com objetos do design, seguem os específicos; identificar aspectos da sociedade da sensação; inventariar os possíveis interpretantes para os objetos selecionados, que corresponde a avaliar o potencial dos objetos (signos) de incitar os sentidos do usuário/intérprete; verificar como se engendram os processos de comunicação dos sentidos gerados com os ambientes construídos na internet e identificar a pertinência destes objetos no contexto da sociedade da sensação. São adotadas as seguintes estratégias metodológicas: análise, na perspectiva da semiótica peirceana das peças do mobiliário; descrições e observações sobre os ambientes da internet, bem como reflexões sobre design e sobre a sociedade da sensação. Entre os resultados, destacamos que os objetos analisados, além dos aspectos qualitativos, que suscitam inúmeras sensações, também exibem múltiplas referências, brincam com o industrializado e o artesanato, bem como se mostram propícios à reflexão sobre o papel da tecnologia e das suas implicações no design e na sociedade, problematizam a relação entre objetos utilitários e estéticos, portanto, são pertinentes à sociedade da sensação. Tratar da comunicação de objetos, incluindo a representação visual destes, pois via internet transformam-se em representações visuais, constitui a importância desta pesquisa.
- DissertaçãoEspaços de comunicação e de vivência: o Museu do Amanhã(2018) Benetti, Bianca Zanoni FaiaoEsta pesquisa considera a comunicação como um processo que se constitui nas relações entre pessoas, entre pessoas e objetos, bem como entre objetos. Neste contexto, importa-nos as relações estabelecidas pelo Museu do Amanhã, obra do arquiteto Santiago Calatrava, que compõe o projeto de revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Assim, para alcançar o objetivo geral de tratar a comunicação como um processo de interação que envolve pessoas e objetos, bem como os específicos de identificar o Museu do Amanhã como uma modalidade de signo, a arquitetura enquanto linguagem e explicitar as relações possíveis de serem construídas com os usuários do Museu do Amanhã, vamos utilizar a abordagem etnográfica e a análise semiótica, com o auxílio de registros fotográficos realizados no local. Entre os resultados, enfatizamos que o Museu do Amanhã constitui-se como um objeto esteticamente bom, o que na perspectiva peirceana, contribui para mudanças de hábitos do usuário da cidade. A pesquisa está vinculada à área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos e tem sua relevância por buscar a compreensão de espaços de comunicação e de vivência que se instauram com o Museu do Amanhã.
- DissertaçãoExpressões midiáticas e o processo de construção da identidade cultural: um estudo com o cubano/norte-americano em Miami(2014) Carvalho, Lígia Bardou deEsta pesquisa tem como tema o processo de construção da identidade cultural do cubano/norteamericano, que vive em Miami/Flórida (EUA). Compreender como as expressões midiáticas balizam esse processo constitui o objetivo geral desta pesquisa, enquanto os específicos são os de identificar expressões midiáticas; especificar canais de comunicação não convencionais construídos por estas pessoas e desenvolver habilidades na análise de imagens (fotos etnográficas e outras representações visuais). Para atingir tais objetivos utilizamos pesquisa bibliográfica, tanto para mapear o objeto de estudo como para permear as análises de fotos etnográficas e de expressões midiáticas, bem como abordagem etnográfica, segundo Achutti (2004) e Trindade (2008). Os dados foram coletados, em Miami, no primeiro semestre de 2012 e em janeiro de 2013, focando o local onde essas pessoas vivem, os locais que frequentam para compras, lazer, os pontos de encontro como o “Versailles Restaurant”, que são canais de comunicação que vão além dos convencionais, como jornais locais, revistas, panfletos e cartões. Ideias de Hall (2001; 2003), Kristeva (1994) e Todorov (1993; 1999), principalmente, permeiam as análises. Das análises vêm que as diversas expressões midiáticas podem se vistas como fios que promovem a costura de duas modalidades de identidades, a vinculada à cultura nacional e outra, à nação que os acolhem. Tratar da questão do estrangeiro - marcada por conflitos e pelas interações propiciadas por expressões midiáticas diversas-, que, nos dias atuais, emerge diante de uma nova ordem econômica e política, em escala planetária, constitui a relevância desta pesquisa.
- DissertaçãoImagem cinematográfica e pensamento: o figurino na constituição da imagem-pulsão no filme Volver de Almodóvar(2019) Vichi, Carla AlessandraEsta pesquisa tem como tema a relação entre imagem cinematográfica e pensamento, na perspectiva do pensamento de Gilles Deleuze construído na confluência com ideias peirceanas, que constam na obra ―A Imagem-movimento Cinema 1". Como o figurino da personagem Raimunda, no filme Volver, de Almodóvar, contribui para que as imagens-pulsão preponderem? é a pergunta norteadora. O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a compreensão de aspectos da relação entre imagem cinematográfica e pensamento, quando da atualização de imagens-pulsão e os objetivos específicos são os seguintes: identificar a relação comunicação/cinema; explicitar o conceito de imagemmovimento e suas divisões, com ênfase em imagem-pulsão e identificar aspectos dos figurinos que contribuem para a composição de imagens-pulsão no filme selecionado. Para tanto, empreende-se a descrição e a análise de sequências do filme que apresentam a personagem Raimunda, valendo-se de estratégias advindas da semiótica peirceana e da taxonomia deleuzeana para imagens cinematográficas. As análises mostram que os figurinos apresentam ou sugerem objetos pulsionais, em meio a aspectos qualitativos como jogos com cores, texturas e formas, o que pode contribuir para a preponderância de imagens-pulsão. A relevância desta pesquisa está na possibilidade de sugerir estratégias metodológicas de análise fílmica com foco nas imagens.
- DissertaçãoImagens fotojornalísticas: o caso Mércia Nakashima no jornal Folha de São Paulo(2015) Santos, Antonio Ferreira dosO potencial de sentidos engendrados em imagens fotojornalísticas é o objeto de estudo desta pesquisa, que toma como corpus oito imagens referentes ao caso Mércia Nakashima, veiculadas no jornal impresso Folha de S.Paulo, nos meses de maio e junho de 2010, período que corresponde ao desaparecimento da jovem Mércia Nakashima e da localização do seu corpo nas águas de uma represa próxima à cidade de São Paulo, e no mês de março de 2013, período do julgamento do acusado pelo assassinato, o ex-namorado da vítima. Assim, a pesquisa é guiada pela pergunta: Qual o potencial de sentidos das imagens fotojornalísticas presentes na cobertura do caso Mércia Nakashima pelo jornal impresso Folha de S.Paulo e, em que medida, tal potencial pode ser revertido em prol do julgamento do réu pelo público em geral? A partir disto, delineiam-se o objetivo geral de compreender os sentidos gerados por imagens fotojornalísticas e os objetivos específicos de explicitar aspectos do fotográfico, do fotojornalismo e inventariar o potencial de sentidos das imagens selecionadas. Pesquisa bibliográfica e análise de imagens, na perspectiva de Barthes, com foco nos conceitos de studium e punctum, são as estratégias metodológicas adotadas. A relevância da pesquisa para a comunicação visual está na construção de um olhar que permite inventariar os sentidos gerados por imagens fotojornalísticas, considerando-se as pistas dadas no studium.
- DissertaçãoJornalismo do interior e autopoiese: um estudo na região administrativa de Sorocaba(2008) Vieira, Luiz Carlos PaesEsta pesquisa se reporta à mídia jornal impresso da Região Administrativa de Sorocaba do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa empírica realizada com o propósito de detectar aspectos do jornalismo do interior, sob o olhar dos usuários – leitores de jornal -, notadamente os que envolvem aspectos culturais. Valer-se-á do método da documentação direta (pesquisa do tipo quantitativadescritiva), com coleta de dados junto aos leitores dessa região e fundamentação teórica, via idéias de Maturana e Varela, notadamente sobre autopoiese e processos de interpretação, da teoria social de Luhmann, bem como de autores da área da comunicação e, de modo específico do jornalismo, tais como: Wolf, Traquina e Melo, entre outros. A relevância desta investigação está em trazer à tona especificidades desse tipo de mídia que contribuem para a sua permanência.
- DissertaçãoManifestações da cultura organizacional: estudo com a aparência da mulher em empresas metalúrgicas multinaiconais de Sorocaba e região(2011) Cardoso, Solange BaladelliA cultura organizacional em empresas metalúrgicas multinacionais de grande porte de Sorocaba e região constitui o contexto dessa investigação empírica. Para mostrar que existe um processo de construção da aparência da mulher que vem com um jogo pertinente ao contexto contemporâneo e relacionado à noção de persona – na perspectiva de Maffesoli-, propomos compreender a construção da aparência da mulher no contexto organizacional permeado por aspectos da contemporaneidade, em termos gerais. Por sua vez, em termos específicos, propomos elaborar o perfil da mulher trabalhadora em empresas multinacionais de Sorocaba e região, incluindo aspectos da aparência; explicitar a percepção que essas têm da sua aparência e avaliar o processo de construção dessa aparência no ambiente organizacional. A fundamentação teórica se faz com Maffesoli, Lipovetsky, principalmente, para tratar da contemporaneidade e da mulher nesse contexto e Marchiori, Schein, Nassar e Martin para tratar da cultura e comunicação organizacional. Também vamos nos valer dos dados obtidos de uma amostra não-probabilística com voluntárias - 464 mulheres trabalhadoras de 11 empresas metalúrgicas multinacionais de Sorocaba e região -, que responderam a um questionário (com questões fechadas e abertas), disponibilizado na internet pelo aplicativo “Google docs”, sistematizados, via estatística descritiva e idéias de Bardin e, em seguida, das análises permeadas pelas ideias que constam dos textos mencionados. A compreensão de aspectos da cultura organizacional, notadamente no que se refere à aparência das mulheres, constitui a relevância dessa pesquisa.
- DissertaçãoMarca e publicidade: ressignificação da velhice(2016) Martins, Bruno Antonio da SilvaA pesquisa, que tem como tema a relação entre as marcas e a periodização da vida, parte do pressuposto de que, na contemporaneidade, as marcas, via publicidade, propõem sentidos e valores, estilos de vida, incitam a imaginação, guardando vínculos, em algumas produções, com os períodos da vida: infância, adolescência, juventude, idade adulta e velhice. Norteada pela pergunta: Como as marcas, via publicidade, engendram valores relativos à velhice e, em que medida, tal movimento pode contribuir para a ressignificação deste período da vida?, a pesquisa tem como objetivo geral compreender como a publicidade ressignifica a velhice e como objetivos específicos: refletir sobre a periodização da vida na contemporaneidade; identificar as transformações de concepções de marca e publicidade neste contexto; explicitar os valores relativos à velhice propostos pela publicidade e conjeturar sobre a possibilidade da publicidade contribuir para a ressignificação da velhice. Para alcançar tais objetivos estabelecemos o seguinte protocolo de pesquisa: 1.Seleção de peças publicitárias impressas e audiovisuais, veiculadas no período de 2011 a 2014, guiada pelas palavras-chave: Idoso (ou termos sinônimos: Terceira Idade, velhice) e Publicidade; 2. Classificação das peças e seleção de peças para análise; 3. Seleção de estratégias metodológicas para análises das peças; 4. Realização de estudos sobre o conceito de idoso, bem como sobre a marca e publicidade no contexto atual; 5. Análise das peças publicitárias; 6. Análise dos resultados obtidos, visando identificar os valores propostos pelas marcas e a reflexão sobre o potencial desses para a reconstrução da velhice. As estratégias metodológicas são as seguintes: documentação indireta (pesquisa bibliográfica) e análise semiótica, na perspectiva da semiótica peirciana, de peças publicitárias impressas. Para as peças com movimento, acrescentamos estratégias advindas da análise de filmes, conforme a proposta de Aumont e Marie (2013). Entre os resultados, destacamos que a qualidade de vida do idoso está vinculada à tecnologia, tanto em relação ao bem estar quanto à construção de relacionamentos pessoais. A reflexão sobre a relação da publicidade no processo de construção social de um período da vida constitui a importância desta pesquisa, que é pertinente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, por tratar de relações entre a publicidade (mídia) e a periodização da vida envolvendo a análise de peças publicitárias.
- DissertaçãoO desvelar da identidade da marca: estudo com embalagens da marca "Jundiá"(2010) Dias, Alex Sandro BenettiEsta pesquisa tem como contexto marca e identidade de marca, o qual a partir do modelo proposto por Semprini, visto à luz da semiótica peirceana, permite que a embalagem seja considerada como uma atualização possível da marca. Conhecer noções de marca e de identidade, bem como compreender a marca como signo são os objetivos gerais dessa pesquisa, enquanto os objetivos específicos são os discriminar os artefatos que podem apresentar a marca aos clientes ou tornar a marca visível; constatar a importância desses para a consolidação da identidade; explicitar a relação entre projeto e identidade da marca, averiguar o potencial significativo de embalagens da marca “Jundiá”, discriminar elementos que contribuem para agregar fetiche ao par produto/embalagem e identificar aspectos da identidade da marca “Jundiá”. Valer-se-á de Aaker, Semprini e Perez como fundamentação teórica para as questões de marca e identidade da marca. Também da semiótica peirceana, notadamente de fragmentos da gramática especulativa - um dos ramos da semiótica ou lógica de Peirce -, e de noções de fenomenologia, com Peirce e Santaella, para tratar a marca e a embalagem como objetos semióticos e, como metodologia, da análise semiótica de embalagens da marca “Jundiá”. A relevância desta pesquisa se deve ao fato de que a compreensão de marca como signo possibilita redimensionar o papel da embalagem para a identidade de uma marca.