Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Silva, Míriam Cristina Carlos"
Agora exibindo 1 - 20 de 25
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA comunicação e as trocas culturais mediadas pelo Reiki com o paciente em coma(2013) Mimura, Verusk ArrudaA comunicação é interação e troca entre pessoas, e só se torna efetiva quando produz mudanças no outro. O processo de comunicação está intrinsecamente relacionado à cultura dos sujeitos envolvidos. O Reiki, objeto de estudo deste trabalho, representa uma prática cultural e uma possibilidade de comunicação, entendida como construção de vínculos. O objetivo deste estudo foi identificar indícios prováveis do processo de comunicação com o paciente em coma induzido, durante a aplicação das sessões de Reiki, por meio da leitura e interpretação de possíveis alterações da frequência cardíaca, do percentual de saturação de oxigênio no sangue e de sinais subjetivos emitidos pelo corpo por meio das expressões faciais e corporais. Para análise dos resultados, utilizamos os códigos hipolinguísticos, segundo Bystrina (1994), e os princípios ambiência, vinculação e projetividade, considerados por Pross (1972) e Kamper (1972). A amostra se constituiu de um paciente com 51 anos de idade, sexo masculino internado na Unidade de Terapia Intensiva Adulto. O paciente selecionado apresentava quadro clínico de coma induzido, com pontuação de R4/R5, mensurado pela Escala de Sedação de Ramsay. O paciente foi submetido a uma sessão de Reiki diária, totalizando-se cinco sessões administradas em horários que não coincidiram com o horário de visita. Foram observadas alterações na frequência cardíaca, percentual de saturação de oxigênio e expressão facial do paciente após as sessões administradas. Existem poucos estudos hospitalares acerca da aplicação do Reiki no Brasil e, nesse sentido, nosso achado poderá vir a contribuir com a necessidade de continuarmos as pesquisas acerca do Reiki como processo de comunicação, além de outros benefícios ao indivíduo que o recebe. Acreditamos que, após nosso estudo, abram-se caminhos para a aplicação do Reiki nos pacientes hospitalizados, independente de sua patologia.
- DissertaçãoA família homoafetiva nos livros infantis e o livro ilustrado: por uma comunicação poética(2016) Tranquilin, MarinaEsta pesquisa tem como tema a comunicação poética do livro ilustrado e a representação da família homoafetiva nos livros infantis. Como ponto de partida, questiona-se: como é criada a representação/construção da temática da família homoafetiva, hoje? Seriam o livro ilustrado e sua construção poética um caminho possível para a abordagem desta temática, que necessita de mais visibilidade? Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar as possibilidades comunicacionais poéticas do livro ilustrado e a representação da temática da família homoafetiva nos livros infantis nacionais. Os objetivos específicos são: construir um panorama sobre a história do livro ilustrado; explorar e analisar a construção da temática da família homoafetiva em narrativas de livros infantis; problematizar a comunicação poética encontrada nos livros ilustrados como forma de abordagem complexa e sensível para se representar a família homoafetiva. Dessa forma, a pesquisa se faz principalmente sob a base teórica de Sophie Van der Linden (2011), para entender a história do livro ilustrado; Roman Jakobson (1969), Octavio Paz (1996), Nelson Brissac Peixoto (1993), Samira Chalhub (2005), e Iuri Lotman (1978) e Míriam Cristina Carlos Silva (2012), para a comunicação poética; Massaud Moises (2006), para a análise de narrativas (2005); e Vilém Flusser (2013), para o conceito de comunicação. Ressalta-se que outros autores complementam dialogicamente esta discussão teórica. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa exploratória sobre os livros infantis brasileiros que abordam a temática da família homoafetiva, chegando-se a Olívia tem dois papais e Meus dois pais; além disso, apresenta-se um panorama descritivo do livro ilustrado e, por último, exploram-se, a partir da análise da narrativa dos livros Eu tenho duas mães e Papai e eu, às vezes, diferentes possibilidades de mediação e interpretação, ao diferenciar o livro poético do livro infantil de caráter informativo. O estudo é concluído com uma breve reflexão sobre a possibilidade de abordagem da família homoafetiva através do signo poético como forma complexa e sensível de representação e reconfiguração do mundo.
- DissertaçãoCálculo e acaso: o Google, a comunicação e a cultura em caleidoscópio(2011) Falcão, Maysa NovoO caleidoscópio tornou-se conhecido popularmente como um brinquedo. O Google, como um site de pesquisa. Ambos possuem estruturas diferentes, mas foram criados, inicialmente, para fins científicos. Nosso objetivo foi analisá-los, comparativamente, e verificar se existem outras relações possíveis. Através dos conceitos de subjetividade, objetividade, sensibilidade, experiência, questionamo-nos se o Google e o caleidoscópio podem ser percebidos como acontecimentos da comunicação e cultura, bem como se suas produções podem ou não afetar outras mídias, o corpo, o tempo, o espaço ou a percepção de todos esses aspectos. Como ícones de multiplicidade e movimento, acreditamos que ambos se explicam metalinguisticamente; então, perguntamo-nos se o Google pode ser percebido como um grande caleidoscópio digital, cujos produtos e serviços seriam como as peças de um caleidoscópio. Por conta desses inúmeros serviços, produtos e programas que o Google disponibiliza ao público, questionamo-nos também se o indivíduo, ao se utilizar do Google, vivencia uma “experiência caleidoscópica” e isso, como consequência, afeta a nossa cultura. Nossa dissertação apresenta-se em quatro capítulos que pretendem responder aos questionamentos acima, entre outros possíveis, sob o olhar da Comunicação e Cultura, seguindo as bases teóricas de Vilém Flusser (2007) e Iuri Lotman (1978), respectivamente. Nossa metodologia utilizou-se de pesquisas bibliográficas e através da análise metalingüística, utilizamo-nos dos próprios objetos para explicarem a si próprios e também para identificarmos seus aspectos convergentes. Assim como a proposta do caleidoscópio - de ser composto com peças variadas - e do Google - de apresentar várias informações – o texto foi estruturado de forma que o leitor não necessite lê-lo linearmente, escolhendo por quais capítulos deseja iniciar sua leitura.
- DissertaçãoCinema e mulher: os femininos nas composições das narrativas cinematográficas de Laís Bodanzky(2020) Cavassani, Maria FernandaEsta pesquisa analisou como as narrativas cinematográficas brasileiras têm se dedicado a retratar a questão do feminino. O objetivo é, portanto, contribuir para a compreensão de especificidades de representações do feminino em filmes dirigidos por Laís Bodanzky (1969). A partir da análise da obra da cineasta brasileira – tendo como recorte os quatro únicos longas-metragens por ela produzidos até aqui, com aprofundamento no filme Como Nossos Pais (2017) –, a pergunta que nos conduziu foi “como o feminino e o poético se expressam nas narrativas cinematográficas de Laís Bodanzky?”. Para isso, buscou-se identificar os aspectos narrativos, como enredo, personagens, ambiente e narrador, além das características visuais e sonoras do cinema de Laís Bodanzky por meio da análise fílmica, com metodologia pontuada por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété, e na análise de narrativa, proposta pela professora Cândida Vilares Gancho. Para tanto, o apoio é de pensadores como Vilém Flusser, sobre comunicação e cultura; Walter Benjamin e Míriam Cristina Carlos Silva, sobre as narrativas; Octávio Paz e Míriam Cristina Carlos Silva, sobre narrativas poéticas; Robert Stam e Jacques Aumont, sobre cinema; e gênero a partir das contribuições de Simone de Beauvoir e Judith Butler. Os resultados apontam para narrativas poéticas, alicerçadas em ambientes contemporâneos e familiares, com enredos de conflitos psicológicos, personagens protagonistas que se alternam entre femininos e masculinos, com narradores que oscilam na onisciência entre silenciosos, polifônicos e dialógicos. Além de femininos poéticos, atuais e possíveis.
- DissertaçãoComunicação e afeto: um estudo a partir das narrativas sobre a morte no canal Tedx Talks(2022) Waeny, Maria Flávia da CostaEsta dissertação tem como tema a compreensão relativa à construção das narrativas sobre a morte no Canal TED Talks ou das TEDx Talks, e, consequentemente, quais são as estratégias narrativas utilizadas para que possam ser consideradas narrativas inspiradoras e, ao mesmo tempo, como e de que maneira essas narrativas trabalham e desenvolvem o tema do afeto. O objetivo geral é a compreensão de como as narrativas encontradas no canal das TED Talks e TEDx Talks, especificamente com o tema de morte, são estruturadas e se podem ser inspiracionais. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, além de uma pesquisa exploratória para a escolha do corpus e, por último, uma análise das narrativas embasada na discussão teórica, embasada nos autores: Vilém Flusser, Edgar Morin, Boris Cyrulnik, Antônio Damásio, Luiz Gonzaga Motta, Vander Casaqui e Míriam Cristina Carlos Silva. Ao final, foi realizada a análise da narrativa sob dois vieses: da morte e do afeto. Foi possível perceber que o ser humano pode ser afetado em diversos graus e níveis, de acordo com a construção do seu mundo interior, individual e subjetivo, um ecossistema no qual acontecem as representações das emoções e sentimentos e que, ainda assim, poderá ser um gatilho mental e que provocará reações, sendo um destes, possivelmente, inspiracional.
- DissertaçãoComunicação e cultura nas histórias em quadrinhos: a narrativa complexa de Calvin and Hobbes(2018) Silva, Rafael Sampei daEsta pesquisa investiga as narrativas complexas em Calvin and Hobbes, de Bill Watterson, e busca verificar qual a importância de uma narrativa construída sobre a complexidade do signo poético como produto cultural. Durante o trabalho, observamos que em outras oportunidades a morte inaugura, pela nossa capacidade crítica, nossa religiosidade, fator determinante nas análises que realizamos. Levantamos a partir daí os seguintes questionamentos: Como se estrutura a linguagem das histórias em quadrinhos? O que define uma linguagem poética e como ela é desenvolvida em Calvin and Hobbes? Qual a relevância da construção sobre uma estrutura poética de um produto midiático voltado para as massas, como é a história em quadrinhos? O objetivo geral é compreender como essas representações poéticas são importantes na construção do senso crítico de seus consumidores, autores e dos próprios meios de veiculação, neste intento, percorremos algumas das possibilidades que a narrativa poética oferece, entendendo que ela pode se apresentar em diferentes formas e produtos da mídia. Para tanto, nos referenciamos teoricamente em Flusser (1967) e Miklos (2010) para entender as relações entre nossa religiosidade e os produtos midiáticos e as relações entre estes e o tempo histórico em que vivemos; em Bystrina (1995) e Lotman (1978), amplificamos nossa visão sobre a estrutura complexa das linguagens, diante dos conceitos da semiótica da cultura; com Silva (2010) e Paz (1982), seguimos no intento de definir a linguagem poética e de atualizar o conceito de texto artístico de Lotman para o de signo poético; e com Briggs e Burke (2016), Bystrina, Baitello Junior (1999) e Morin (1997) e Meggs (2009), construímos uma base do conceito de cultura sobre o qual se estrutura nosso objeto e nossas argumentações teóricas sobre as mídias. Partimos da metodologia de Flusser (1983) na tentativa de situar a história em quadrinhos como um dos primeiros produtos midiáticos da pós-história, buscando delinear uma analogia à morte como fenômeno que define a narrativa de Calvin and Hobbes, sendo seu próprio fim aquilo que determina a sua sobrevivência por tanto tempo. Ressaltamos que dialogamos com outros autores pontualmente para alargarmos nossa visão sobre aspectos mais específicos. Optamos por lançar um olhar sobre a obra completa de Calvin and Hobbes, selecionando as tiras de histórias em quadrinhos que pudessem suscitar maiores questionamentos dentro da nossa proposta, utilizando alguns comentários e entrevistas publicadas do autor em diferentes meios como critério principal para esta seleção.
- DissertaçãoComunicação e pensamento sistêmico: um estudo sobre "constelações familiares"(2016) Bassoi, Vera Lucia MunizA pesquisa tem como tema a comunicação sob a perspectiva do pensamento sistêmico, na confluência do pensamento filosófico de Bert Hellinger, criador das Constelações Familiares. Com o objetivo geral de compreender a comunicação interpessoal no âmbito familiar e específicos de explicitar os ruídos que interferem na comunicação entre familiares, bem como demonstrar que a Constelação Familiar pode amenizar tais ruídos, buscamos contribuições no pensamento sistêmico de Bateson e nos conceitos de campo mórfico e ressonância mórfica, dados por Rupert Sheldrake. Também nos apoiamos, nas discussões sobre a comunicação, em Norval Baitello Júnior, entre outros. Para alcançar tais objetivos, apresenta-se um caso clínico, que se vale de bonecos para representar familiares da pessoa que recebe atendimento individual, sendo que a narrativa tem um papel preponderante e, em seguida, analisamos essa mesma sessão considerando os conceitos mencionados. A relevância desta pesquisa está na possibilidade de tratar a comunicação interpessoal, no âmbito familiar, na perspectiva do pensamento sistêmico.
- DissertaçãoComunicação e uma poética do erotismo: de Hilda Hilst a Eduardo Nunes(2023) Macedo, Tatiana Aparecida Veronezzi deEste estudo tem como questão norteadora a compreensão sobre o modo como o cineasta Eduardo Nunes, em seu filme Unicórnio (2018), comunica a narrativa poética de Hilda Hilst (1930-2004), com enfoque no erotismo. Para tanto, o corpus envolve as obras de Hilda Hilst, O Unicórnio e Matamoros, e o filme de Eduardo Nunes, o Unicórnio, em confluência com fragmentos biográficos da escritora, coletados de uma série de entrevistas organizadas por Diniz (2018), entre outras informações secundárias. A partir das proposituras de Silva (2007-2010), compreendemos o erotismo como uma forma específica de comunicação, apoiando-nos também em Bataille (2021). O objetivo deste estudo é o de discutir como Nunes dialogou com a obra de Hilst, por meio de um processo aparentemente antropofágico. Para responder a esta pergunta, realizamos uma pesquisa bibliográfica, assim como uma análise, na qual se realiza uma leitura do filme, buscando apreender elementos resultantes dos processos dialógicos operados por Nunes, sobretudo a partir dos aspectos eróticos presentes nos textos de Hilda e no filme do cineasta. Assim, consideramos a perspectiva da antropofagia como um possível método (SILVA; PICHIGUELLI, 2020; CASTRO e SILVA, 2022) utilizado por Nunes. A justificativa deste trabalho como contribuição à área da comunicação está em se pensar a poética de Nunes como um processo comunicacional, antropófago, o que significa uma contribuição incremental para o estudo das narrativas midiáticas. Também se justifica por contribuir no debate sobre a importância do poético para os processos comunicacionais, trazendo luzes a uma autora que, por razões diversas, tem sido continuamente negligenciada. Consideramos que Nunes coloca-se como artista-antropófago e nos convida a uma experiência de uma comunicação erótica-antropofágica com Hilda Hilst, por meio da narrativa cinematográfica.
- DissertaçãoComunicação, afetos e narrar de si: análise de narrativas sobre a maternagem no canal Ter.a.pia no Youtube(2021) Silva, Renata de BritoO ato corriqueiro de lavar louças pode resultar em reflexões e desabafos, e o compartilhamento dessa experiência tende a atrair ouvintes e seguidores. É o que se constatou a partir do contato com um canal no qual pessoas aparecem lavando louça e narrando experiências marcantes de suas vidas. Tal fato gerou a seguinte inquietação, que se configura como questão norteadora desta dissertação: de que forma são compostas as narrativas sobre maternagem no canal Ter.a.pia, tendo-se em vista a relação entre comunicação e afetos? A partir desta pergunta, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo geral buscar compreender de que forma são compostas as narrativas sobre a maternagem no canal Ter.a.pia, considerando a relação entre comunicação, narrar de si e afetos. Para tanto, a metodologia utilizada na pesquisa parte da análise de narrativas de Cândida Gancho, que identifica especificidades na narrativa, a partir da análise de sua estrutura (personagens, enredo, narrador, tempo e espaço). Em seguida, desenvolve-se a análise dos relatos de afeto, do narrar de si como mediação da experiência, com foco nas narrativas sobre maternagem. Tal escolha se justifica devido a recorrência do tema “maternagem” nos relatos encontrados no canal. Para o desenvolvimento dessas análises, fazemos uso de reflexões amparadas pelo corpo teórico da pesquisa, composto por autores como Walter Benjamin, no que se refere às narrativas midiáticas e mediação da experiência; Baruch Spinoza e Boris Cyrulnik para aprofundar na questão do afeto, bell hooks e Andrea O´Reilly para o desenvolvimento da questão da maternagem e Bahia, para o narrar de si. Com base nesses autores, podemos afirmar que as narrativas de maternagem aqui avaliadas, como veremos adiante, dispõem sobre um modo de organizar o relato de nossas experiências, portanto, tratase de uma forma comunicacional, gerada pelo que experimentamos e nos afetou. A justificativa deste trabalho se ampara na necessidade de se discutir os novos formatos midiáticos, que ainda oferecem espaço para o narrar de si e para a organização da experiência, abordando questões emergentes e atuais, que requerem discussões constantes, tais como as representações sociais dos modelos de maternagem, que auxiliam a pensar sobre traumas, violências, preconceitos e injustiças promovidas pelas desigualdades sociais e perpetuadas pelas narrativas.
- DissertaçãoConsiderações estilísticas sobre webséries brasileiras: a narrativa midiática no contexto do universo on-line(2014) Hergesel, J. P.; 1992-; (João Paulo)As webséries, muito embora se derivem das – e por isso se assemelhem às –séries de televisão norte-americanas, são narrativas audiovisuais produzidas para a internet e disponibilizadas para acesso exclusivo no meio cibernético. Esse gênero, portanto, contém particularidades que merecem um olhar acadêmico-científico-cultural mais atento quanto às características de estilo presentes no modo como sua linguagem é confeccionada. Após uma pesquisa utilizando mecanismos de busca contemporâneos para levantar referências acerca do estado dessa arte, tornou-se notável a carência de bibliografia no que se diz respeito à sensibilidade pela linguagem aplicada à websérie, supostamente devido à atualidade do tema. Partindo dessa premissa, esta dissertação de mestrado, sustentando como linha temática a análise de processos e produtos midiáticos, com enfoque nas narrativas midiáticas no contexto do universo on-line, trouxe como objeto principal de estudo as webséries brasileiras, em especial Crises Inúteis de um Relacionamento Qualquer, Phil Rocha e Douglas Jansen, 2012-2013. O principal objetivo foi estudar de que forma se estrutura a linguagem das webséries, atentando quanto aos aspectos estilísticos utilizados na produção das falas e dos diálogos, bem como nas imagens visuais e em outros possíveis recursos linguísticos do texto, como gestualidades e enquadramentos. Em outras palavras, buscou-se descobrir, com uma análise de conteúdo, adotando a Estilística como metodologia, como os recursos expressivos da linguagem são aplicados em uma narrativa audiovisual veiculada em meio digital. Num primeiro momento, pretendeu-se discutir a websérie como narrativa midiática e ressaltar a possibilidade de transformação do signo prosaico em comunicação passível de suscetibilidade, além da elaboração de uma análise estrutural todoroviana do tecido narrativo em questão. Em seguida, objetivou-se fazer uma revisão do histórico de websérie e conceituar a característica do gênero, bem como apresentar uma análise estrutural do roteiro de um dos episódios, a fim de destacar as particularidades na produção do formato; por fim, procurou-se defender a Estilística como metodologia para pesquisas em Comunicação e Cultura, relacionando a respectiva disciplina a outros campos, como a Retórica e a Poética aristotélicas, e destacando a utilização de figuras de linguagem em webséries. Ainda se fazem presentes, nos apêndices deste trabalho, algumas pesquisas paralelas, aprovadas e apresentadas em congressos e/ou publicadas em periódicos e/ou anais de eventos, que aplicam a teoria aqui desvencilhada em outras webséries e em outros produtos midiáticos correlatos. Com isso, consolidou-se a hipótese de que, ao acrescentar recursos estilísticos ao texto, a linguagem torna-se mais expressiva, adquire identidade e aumenta o grau de sensibilidade da narrativa. Ademais, constatou-se que o uso de metáboles desvia a uniformidade da linguagem, tanto no nível de conteúdo como no de expressão, interferindo positivamente na sonoridade, na construção, na forma e na lógica dos enunciados, além de estabelecer um laço afetivo entre autor, obra e espectador. Para chegar, pois, a esses resultados, utilizou-se um estudo dirigido às pesquisas de: Iuri Lotman, Tzvetan Todorov, Bóris Uspênskii e Míriam Cristina Carlos Silva, no que se diz respeito às narrativas midiáticas; Doc Comparato, Vicente Gosciola e Guto Aeraphe, sobre narrativas no contexto do universo on-line; e Charles Bally, Nilce Sant’Anna Martins, José Lemos Monteiro, Othon Moacir Garcia e Cláudio Cezar Henriques, sobre Estilística; dentre outros pensadores e textos de livre acesso.
- DissertaçãoCordel, fantasia e poesia: uma viagem mestiço-mediática no desfile do Salgueiro(2013) Rodrigues, Anderson FáveroO trabalho consiste na investigação e na análise da relação entre cultura e literatura de cordel, bem como de sua evolução artístico-literária e da interferência sofrida da e exercida na comunicação de massa e em novos produtos e tecnologias mediáticas, centrando-se fundamentalmente no como se deu a “passagem” carnavalizada da poética e da estética dos folhetos de literatura de cordel para o samba e para a Marquês de Sapucaí, no desfile da escola de samba Salgueiro; em como foi, para a agremiação, o desafio de associar a modernidade de seu tempo e as inovações atuais dos desfiles aos temas – em trovas e versos – da literatura cordelina; e, principalmente, no resultado artístico entre esses gêneros, que fora levado para a avenida do Carnaval carioca visual e musicalmente. Sob a base teórica de autores/críticos como Amálio Pinheiro, Oswald de Andrade, Ciro Marcondes Filho, Jerusa Pires Ferreira, além de Zumthor, Bakhtin, Benjamin, Morin, Flusser, Baitello Jr. e Lotman, esta pesquisa pretende trazer uma contribuição aos estudantes-pesquisadores da comunicação, da literatura e das manifestações culturais de cunho popular – especialmente de linguagem – geradas a partir da mestiçagem entre arte-cultura-comunicação.
- DissertaçãoDo bife ao infinito: relações de consumo da revista Cláudia(2010) Fregni, Carla PatriciaA revista Claudia é um veículo de comunicação, um bem simbólico e um produto de mercado. O consumo está presente em todas essas instâncias. Consumir essa revista é vivenciar fruições por meio de processos de significação. A relação da leitora com o consumo é firmada em mediações simbólicas em que mercadorias se traduzem em sensações; pessoas se transformam em produtos; necessidades dão lugar a desejos; o ato de comprar se torna um instrumento para construir a própria identidade. O consumo, na revista Claudia, pode ser visto como o centro de convergência dos interesses da leitora, do anunciante e, por conseqüente missão, do próprio editor que deve atender às expectativas de leitura de sua audiência e estabelecer a viabilidade para a publicação de anúncios nas páginas da revista. O método de pesquisa utilizado se deu pela análise do conteúdo redacional e publicitário das edições impressas e do website dessa revista durante o período de 2009 a 2010. Neste trabalho, as relações com o consumo estão muito mais embasadas na análise dos signos do que na análise econômica; mais voltadas a Barthes do que a Marx; mais atreladas à idéia do poder da agência humana do que à idéia de alienação e domínio do homem. É inegável que as seduções do consumo podem levar uma sociedade ao efêmero, à opressão e ao agravamento das diferenças de classes. Igualmente inegável é que signos do consumo, muitas vezes, se configuram como instrumentos para a comunicação social. As reflexões suscitadas nesta dissertação não convidam ao julgamento do caráter do consumo, mas, sugerem contemplá-lo por meio de alguns signos apresentados pela revista Claudia.
- DissertaçãoGospel e secular no jornalismo: a antropofagia da popstora Baby do Brasil(2017) Scaranello, Isabella Reis PichiguelliEste trabalho tem como tema a antropofagia promovida pela cantora Baby do Brasil ao mesclar características de duas culturas distintas – gospel e secular (não cristã) – e suas repercussões no jornalismo, em imprensas de ambos os segmentos. O objetivo geral é apreender de que maneira os veículos de comunicação jornalísticos percebem o trânsito entre cultura gospel e cultura secular, em particular em matérias sobre Baby do Brasil, a fim de, quanto a construções simbólicas predominantes na sociedade brasileira, investigar possíveis pistas nas narrativas jornalísticas, compreendidas como mediações dos fenômenos sociais. Metodologicamente, inicia-se pela análise das narrativas tecidas por Baby do Brasil nas mídias e em conjunto com as próprias mídias, desdobrando seus aspectos culturais e comunicacionais, e chega-se à análise de conteúdo das narrativas veiculadas sobre a artista nas imprensas gospel e secular. Para tanto, tem como principais referências teóricas Iuri Lotman, Mikhail Bakhtin, Oswald de Andrade, Míriam Cristina Carlos Silva, Magali Cunha, Jorge Miklos, Muniz Sodré e Laurence Bardin. Aponta-se, finalmente, para a predominância, nas representações jornalísticas, da oposição entre gospel e secular, como indício de um pensamento hegemônico no Brasil.
- DissertaçãoMediações poéticas em cena: o jornalismo cultural na revista Bravo!(2012) Barelli, Kátia PensaEsta pesquisa busca abordar o jornalismo cultural praticado pela Revista Bravo!, publicação da Editora Abril especializada no gênero, a fim de estabelecer alguns pontos de reflexão sobre a relação que se dá entre o texto artístico em si, o texto do jornalismo cultural e o leitor e/ou espectador. Para tanto, pretende-se compreender o jornalismo cultural praticado pela revista a partir de um contexto da comunicação e da cultura, em que a publicação integra um universo simbólico e uma semiosfera, em diálogo com ambientes comunicacionais diversos que se interrelacionam, tendo como base as teorias de autores como Ivan Bystrina, Iuri Lotman, Norval Baitello Júnior e Edgar Morin, entre outros. Inicialmente, com o objetivo de compreender o lugar do jornalismo cultural nos dias atuais, desenvolve-se um histórico desde o seu surgimento, bem como uma revisão de literatura que abarca o tema. Em seguida, são realizadas análises da sessão que trata de Artes Cênicas a partir de seis edições da revista Bravo!, cujo objetivo é sistematizar algumas reflexões sobre o assunto a partir de uma produção atual, que passa por reportagens, crônicas e críticas. Finalmente, com base nas avaliações realizadas e nos autores estudados, destacam-se alguns modelos e características de textos que se aproximam do leitor e/ou espectador a fim de desenvolver uma mediação poética entre a peça de teatro e a plateia, no sentido de propor ao leitor olhares e sentidos diversos, porém sempre em diálogo com os questionamentos e sensações que a obra de arte promove naqueles que a contemplam. Ressalta-se, como resultado, a importância de jornalistas capacitados e sensíveis para o mundo poético, pois a comunicação proposta passa pelos corpos dos atores / bailarinos dos espetáculos, dos espectadores, do mediador representado aqui por um jornalista, até chegar aos corpos dos leitores, por meio do suporte da revista impressa. Por fim, considera-se que a revista produz um jornalismo cultural ousado e que alguns textos primam pelo poético e pela humanização de seus personagens, fatores que contribuem na formação de um público crítico e sensível às complexidades do mundo da cultura e das artes.
- DissertaçãoMetamorfoses na comunicação e na cultura: "Fundamusical Bolívar" : uma revolução(2012) Toffolo, FaigaEsta pesquisa tem como objetivo avaliar a linguagem musical como forma de comunicação, concretizada mediante processos de transformações sociais e culturais em comunidades da Venezuela. Para tanto, ampara-se nas ideias de Flusser, Marcondes Filho, Lotman, Schafer, Contrera, Baitello Júnior, Wulf, entre outros, com os quais se estabelece uma comunicação dialógica, polifônica. O objeto deste estudo ampara-se no trabalho realizado pela “FundaMusical Bolívar”, uma fundação venezuelana, que há 37 anos, vem mudando a vida de milhares de jovens por meio da música. Com o objetivo de mostrar a metamorfose social ocorrida na Venezuela, passa-se por uma detalhada análise descritiva e apoiada ainda na aferição da criação dos vínculos comunicativos, os quais fazem – e esta é a questão basilar do projeto - com que crianças expostas aos riscos sociais alcancem a excelência, e até mesmo a mitificação. Deste modo, são abordados os temas da música como linguagem, cultura e comunicação; o trânsito entre as culturas, ou seja, as trocas culturais; o histórico do projeto El Sistema, seu funcionamento, seu papel social e a formação de vínculos comunicativos entre os seus participantes e a comunidade; o funcionamento da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar da Venezuela como mimese cultural, na qual se torna um ideal de vida a ser alcançado e, finalmente, o maestro Gustavo Dudamel como um mito midiático, oriundo da sua atuação junto a El Sistema. Assim, a metodologia utilizada contempla a pesquisa bibliográfica, a descrição histórica, a consulta a fontes como sites e documentários, a pesquisa observatória e participativa, contemplando visita ao projeto em sua turnê pelo Brasil e seu cotidiano na Venezuela, incluindo-se o ministrar aula de Oboé a um dos núcleos e entrevistas com os participantes e dirigentes.
- TeseNarrativas ambientais e educomunicação: o cinema como estratégia para a compreensão ambiental(2023) Souza, Gisele Cristina Gabriel deAo tomar como fio condutor o emprego do cinema em processos educomunicativos, esta pesquisa tem como foco as relações entre produções cinematográficas, comunicação e educação, interligadas às questões ambientais. Assim, o problema pode ser enunciado a partir da seguinte pergunta: como as narrativas podem auxiliar as práticas educomunicativas, supondo-se que possam oferecer uma abordagem complexa dos fenômenos? A pergunta parte da hipótese de que as narrativas podem contribuir para uma educomunicação sensível, capaz de comunicar por meio de uma linguagem poética e ampliar a maneira de como percebemos o mundo ao nosso redor. E, se assumida no cotidiano escolar, pode ser uma grande aliada frente às questões caras à educação e à comunicação ambiental. O objetivo geral é compreender os processos comunicacionais estabelecidos em produções cinematográficas que abordam as questões ambientais, bem como refletir sobre o uso destes recursos em processos educomunicativos. Como objetivos específicos: a) verificar as estratégias utilizadas para a construção destas narrativas, com ênfase na apuração sobre os elementos poéticos, possivelmente presentes na estrutura imagética, sonora e verbal; b) apresentar uma tipologia de narrativas para a construção de uma educomunicação pelo viés do sensível. Em busca de compreender como se configuram tais narrativas – e explicar sua inserção em um ambiente pedagógico voltado para o exercício crítico e criativo, seremos amparados por autores como: Míriam Cristina Carlos Silva; Edgar Morin; Octavio Paz; Walter Benjamin; Paulo Freire; Adilson Citelli; Ismar de Oliveira Soares; Ailton Krenak e Marcos Reigota. Além disso, com o intuito de contribuir para a reflexão do processo de ensino-aprendizagem, uma proposta didática é apresentada. A presente pesquisa se justifica no atual cenário social, no qual a questão ambiental tornou-se um problema de responsabilidade individual e coletiva, pois até aqui não fomos capazes de equilibrar nossa existência com a utilização dos recursos finitos disponíveis na natureza, e, em geral, nos relacionamos com o planeta de forma destrutiva. Neste sentido, ao tratar as questões ambientais a partir da educomunicação, pode-se apresentar ferramentas que se inserem no conjunto maior da educação com o objetivo de transformações sociais, afinal, trata-se de um papel ético na comunicação contemporânea. As narrativas fílmicas apresentadas neste trabalho, dada a sua complexidade poética e a forma sensível como tratam a questão ambiental, por meio do cinema, podem contribuir para uma educomunicação sensível. O trabalho demonstra que é possível, a partir do cinema e da comunicação sensível, aliar a educomunicação às discussões ambientais, por meio de sequências didáticas a serem trabalhadas no diálogo entre professores e alunos, levando-se em conta o fundamento da comunicação como um processo de interação, portanto, de construção intersubjetiva de saberes.
- DissertaçãoNarrativas ambientais: reflexões a partir da comunicação pública sobre o Programa Município VerdeAzul em Sorocaba(2019) Souza, Gisele Cristina Gabriel deEsta dissertação tem como objeto de estudo inicial a comunicação pública realizada na cidade de Sorocaba (SP), por meio das campanhas e matérias jornalísticas sobre o Programa Município VerdeAzul (PMVA). Em 2016, o município conquistou o 7º lugar no ranking do Programa. Este certificado aponta para uma cidade com práticas sustentáveis e preocupada com a educação e a preservação ambiental. Nesse sentido, interessa-nos investigar as práticas comunicacionais públicas desenvolvidas na cidade, no que tange às questões ambientais. Nessa perspectiva, as contribuições de autores como Brandão (2007), Duarte (2007), Koçouski (2012), Mainieri; Ribeiro (2011), Matos (2006) e Zémor (2005) tornam-se fundamentais para compreendermos os conceitos de comunicação pública. Sobre a importância da educação ambiental, autores como Adão (2005), Reigota (2017) e Sauvé (2005) são essenciais para fundamentação do tema. A metodologia proposta para este estudo envolve pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo e análise de narrativas. Nosso percurso se organiza em três capítulos: no primeiro, referencial teórico; no segundo, análise das campanhas e matérias jornalísticas referentes ao PMVA; e no terceiro, análise do papel da poesia na sociedade, entendendo-a como uma possibilidade comunicativa mobilizadora dos sentidos. Para tanto, teremos o aporte teórico de Míriam Cristina Carlos Silva; Vilém Flusser; Florence Dravet e a contribuição do pensamento complexo de Edgar Morin. Os dados coletados apontaram que a implementação do Programa Município VerdeAzul na cidade, bem como o título de cidade educadora, servem para direcionar a agenda pública do município, no que diz respeito a ações educativas, a fim de informar a população sobre problemas ambientais, bem como sobre a existência e as funções de um debate público. Apesar de existirem algumas lacunas, Sorocaba se utiliza de elementos da Comunicação Pública, com base nos textos analisados, como uma comunicação informativa, com diferentes atores da sociedade, seja para informar sobre a gestão pública, prestar contas, ou informar sobre debates públicos. Nas campanhas e matérias jornalísticas analisadas, procuramos identificar também a existência de narrativas. Porém, apesar de algumas matérias conterem elementos narrativos, tanto as campanhas quanto as matérias são classificadas como informativas. Como possibilidade de pesquisas futuras, defendemos uma abordagem pelo sensível, pelo poético, que possui a capacidade de comunicar e transformar a maneira como percebemos o mundo ao nosso redor.
- DissertaçãoNarrativas e jornalismo: um estudo sobre as práticas jornalisticas da TV Votorantim (TVV)(2017) Domingues, Erica AparecidaEsta pesquisa tem como tema o jornalismo, sob a perspectiva das narrativas midiáticas. Como corpus, avalia-se uma seleção de matérias veiculadas pela TVV (TV Votorantim), canal a cabo da cidade de Votorantim/SP. Parte-se do referencial teórico e metodológico das narrativas (BENJAMIN, SILVA, MARTINEZ), da comunicação comunitária (PERUZZO) e do jornalismo público (MORAES, LIMA e MOTA, IRIARTE), entre outros autores. O objetivo geral do trabalho é discutir como se caracterizam as narrativas jornalísticas veiculadas pela TVV. Como objetivo específico, procura-se identificar elementos que indiciam a prática de um jornalismo comunitário, público e local. Adota-se como percurso metodológico a revisão de literatura, buscando-se uma revisão dos conceitos de TV comunitária, jornalismo público e local. É utilizada, ainda, a análise de narrativas. A conclusão deste trabalho é a de que a TVV se utiliza de narrativas jornalísticas que combinam elementos comunitários, públicos e locais, ao atender as demandas da população naquilo que afeta diretamente seu cotidiano, inserindo a comunidade como participante direta de seus processos de comunicação.
- DissertaçãoO corpo no cotidiano: movimentos na comunicação, na cultura e na dança(2010) Martins, Maria de Lourdes AlencarEste trabalho de dissertação tem como objetivo, de modo geral, estudar os processos de comunicação do corpo no cotidiano, no contexto das culturas, mediante suas múltiplas manifestações, como mídia e como texto, mais notadamente, sua linguagem artística, por meio da dança contemporânea. Entre nossos objetivos específicos estão discutir o corpo presente no espetáculo Casa, da Cia. Déborah Colker, que incorpora os movimentos do dia a dia, complexificando-os, fazendo com que trabalhe em constante superação, o que significa também problematizar seu papel como o de um produtor de textos poéticos na comunicação. Para tanto, primeiramente, pretendeu-se fundamentar teoricamente o corpo como objeto de pesquisa da comunicação e da cultura, a partir de sua relação com as teorias da comunicação, com o ambiente urbano, com o espaço e com a educação, na medida em que este se apresenta em cena constantemente rompendo limites físicos, quando se assume como “corpo poético”, aquele que, mais do que se preocupar com detalhes técnicos formais da dança, valoriza a exploração dos movimentos, das habilidades, do resgate de gestos espontâneos. Além disto, refletimos sobre a reconfiguração das posturas corporais, num contexto em que o ser humano se expressa, também, por meio das tecnologias. Assim, o corpo, físico, mas inteiro, integral, não dicotomizado (corpo e alma) é entendido em seus movimentos, sob o ponto de vista da comunicação, com sua linguagem, expressa por signos não verbais. Nossas ponderações dialogam com as reflexões de autores como Foucault, Santaella, Campello, Lotman, entre outros. Em Campello (1997), especialmente, o corpo é entendido como texto, de acordo com Lotman (1978). Buscamos a leveza da escrita poética, por supormos que assim solicita nosso objeto, ainda que com isto assumamos alguns riscos. Porém, cremos no além mais profundo das “linhas e entrelinhas”, nas quais se pressupõe a emergência de novas posturas corporais, em busca do ser humano, pensante, que opina, participa, cria, modifica, enfim, que se expressa mediante as transformações globais que nos envolvem nos dias de hoje.
- DissertaçãoO Éden invertido: o poético nos discursos de atualização do mito mediado pela televisão(2010) Garcia, Célio Aparecido GarciaEsta dissertação, a partir dos conceitos de comunicação, cultura, mito, signo, religiosidade, espaço sagrado e profano, media, se propôs uma análise dos textos culturais da religiosidade e o emprego do signo poético nos discursos de atualização do mito monogâmico mediado pela televisão. A relação do mitopoético com o cânone da poética, suas contradições, quando empregado na religiosidade, e a convivência entre o passado da história da comunicação – dividido em três oralidades: a fala, a escrita e o ciberespaço, segundo o professor Ollivier Dyens - da cultura, do processo de mitologização e desmitologização e o agora: marcado pelos recursos tecnológicos de comunicação empregados nas relações humanas e nos discursos de atualização dos mitos monogâmicos. E como essas convergências levaram o signo poético a um processo atualização e adaptações à atemporalidade dos rituais que assim como o processo das oralidades passou da mídia primária para as mídias secundárias e terciárias. Por fim, como individualidade característica da contemporaneidade, e os media, aliados ao signo poético, primeiridade, ainda sustenta a fantasia que, com o auxilio dos recursos tecnológicos, se mistura cada vez mais com os pilares da realidade.