Comunicação e Cultura
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Comunicação e Cultura por Orientador "Martinez, Monica"
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA representação da estrutura narrativa mítica na vida real e representação fílmica: Cafundó(2014) Proença, Regina Maria Gomes deO filme Cafundó (2005), dos diretores Paulo Betti e Clóvis Bueno, trata da vida do exescravo paulista João de Camargo (1858-1942). Considerado milagreiro, ele criou a Igreja do Bom Jesus do Bonfim da Água Vermelha no início do século XX na cidade de Sorocaba, localizada na região sudeste do Estado de São Paulo. Este trabalho visa identificar, a partir da análise da representação fílmica da vida deste líder espiritual popular, elementos que podem estar relacionados à estrutura narrativa mítica denominada monomito pelo mitólogo estadunidense Joseph Campbell (1904-1987). Num primeiro momento, este estudo conceitua teoricamente as definições de monomito ou, como também é conhecida, a Jornada do Herói, por meio da revisão de literatura das obras de Joseph Campbell, do analista de roteiros estadunidense Christopher Vogler, do pesquisador brasileiro Edvaldo Pereira Lima, que introduziu o estudo da estrutura na área de Comunicação do país, inicialmente na Universidade de São Paulo, e da pesquisadora Monica Martinez, que defendeu na mesma universidade em 2002 a tese de doutorado pioneira sobre o assunto. Ainda nesta fase de status da arte, este trabalho busca mapear o conceito de arquétipo, conforme proposta do psiquiatra suíço fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung (1875-1961). Estes aportes da área da Mitologia e da Psicologia dialogam, na área de Comunicação, com a teoria do pensamento complexo do filósofo francês Edgar Morin e a visão dialógica de narrativa de Cremilda Medina. A partir desta fundamentação teórica, procede-se à análise da estrutura narrativa do filme a partir da proposta de Martinez, a investigação de uma relação entre as etapas da estrutura narrativa mítica e o processo de mitologização de João de Camargo e a incorporação de sua vida no imaginário da comunidade nascida sob sua liderança, que prossegue ainda hoje por meio de cultos religiosos e curas tidas como milagrosas.
- DissertaçãoBiografias de atrizes brasileiras: estudo comparativo dos casos de Fernanda Montenegro e de Rogéria(2022) Santos, Juliana Fernandes BesseEssa pesquisa tem como objetivo comparar as biografias de duas atrizes brasileiras, Fernanda Montenegro (2019) e Rogéria (PASCHOAL, 2016). Por meio da comparação das duas obras biográficas, pretendemos analisar a perspectiva de uma obra sobre uma atriz brasileira cisgênero e uma atriz brasileira travesti. Do ponto de vista teórico sobre Jornalismo Literário, fundamentamos a pesquisa principalmente na proposta de Wolfe (2005), incluindo os estudos sobre biografias lineares de Sérgio Vilas-Boas (2014) e fractais de Felipe Penna (2004). Este trabalho emprega a análise de conteúdo na abordagem de Bardin (2015). Os achados sugerem que a escrita de obras biográficas sobre atrizes (cisgênero e trans) pode ser de grande valia para podermos conhecer melhor a participação das mulheres na construção do teatro brasileiro. E que existem muitas formas de escrever uma biografia e cada uma tem o seu mérito. Contudo, do ponto de vista narrativo, nota-se que o resultado pode depender menos do gênero da biografada e mais da estratégia adotada pelo (a) autor (a), bem como do conhecimento e treino no uso das abordagens estéticas sugeridas por Wolfe, a saber construção cena a cena; diálogos; ponto de vista e símbolo de status de vida. Em ambos os casos analisados, por exemplo, não houve o uso da construção cena a cena, o que poderia ter aumentado a experiência imersiva na leitura das obras se empregado.
- DissertaçãoCururu e a valorização da cultura regional na comunicação organizacional(2013) Bruns, Mércia SegalaEste estudo aborda a importância da preservação da cultura regional por meio da comunicação organizacional. Para atingir este objetivo, emprega como objeto o cururu. Esta prática presente no interior do Estado de São Paulo, em especial na região do Médio Tietê, consiste em uma expressão cultural cantada em forma de versos improvisados, na qual um cantador desafia um adversário diante de uma plateia. Esta pesquisa está embasada teoricamente nos trabalhos de Margarida Kunsch (2003, 2006, 2008, 2009), Gaudêncio Torquato do Rego (1986, 1991, 2002), Paulo Nassar (2004, 2008, 2010) e Wilson Bueno (1995, 2002, 2003) no campo da Comunicação. Para analisar a relação entre a cultura organizacional e a valorização da cultura regional, este estudo recorre à técnica da entrevista, por meio da qual foram ouvidos três cururueiros, bem como dois proprietários de empresas de pequeno e médio porte de Sorocaba (SP). O resultado sugere que ainda não há uma gestão que contemple este tipo de manifestação cultural no segmento corporativo, que desconhece ou não utiliza as políticas públicas disponíveis de incentivo, uma vez que os patrocínios observados são de natureza informal. Por outro lado, os cantadores ressaltam a importância dos apoios recebidos das empresas, sem os quais a continuidade da tradição seria dificultada. Este contexto sugere que um diálogo maior entre as empresas, o poder público e os interlocutores das manifestações culturais poderia resultar numa maior valorização da cultura paulista.
- DissertaçãoFacebook e terceira idade: a relação dos alunos da universidade aberta à terceira idade da Uniso e as novas tecnologias midiáticas(2014) Santos, Ana Paula dosNesta pesquisa, investiga-se a relação entre os produtos midiáticos contemporâneos e os idosos frequentadores da Universidade da Terceira Idade da Uniso. Este estudo é dividido em cinco capítulos: no primeiro, introduz-se a temática; no segundo capítulo, procede-se ao levantamento histórico das universidades da terceira idade, com ênfase para a iniciativa da Uniso; no terceiro, aborda-se o histórico da mídia específica para a terceira idade, destacando-se a rede social Facebook a partir dos trabalhos de Castells e Recuero – optou-se por esse recorte a partir do resultado a primeira fase da pesquisa, cuja aplicação de questionário a 300 participantes sinalizou que 84% eram usuários do Facebook –; no quarto capítulo, discutem-se os resultados de um experimento de uso da rede realizado com sete alunos da Universidade da Terceira Idade da Uniso. Do ponto de vista metodológico, as imagens usadas foram analisadas a partir de roteiro proposto por Kossoy e da técnica de escrita de idealizada por Lima . Os resultados desta pesquisa sugerem que a inclusão digital potencializa a possibilidade de integração social para esses indivíduos, ampliando as chances de que tenham mais voz e visibilidade social, o que possivelmente resulta no aumento de empoderamento, senso de pertencimento comunitário e autoestima, bem como na qualidade de vida e aproveitamento de oportunidades educacionais e culturais, sobretudo as relacionadas aos produtos midiáticos.
- DissertaçãoFotojornalismo: as representações de morte de Fidel e Mandela para além da noção de sociedade do espetáculo(2020) Schian, Rodolfo MedeirosEste estudo aborda a imagem fotojornalística em perspectiva transdisciplinar, dialogando com as áreas da história, geografia, sociologia, antropologia e política. Seu objetivo é o de propor a análise crítica da fotografia como objeto dotado de informações e significações, sendo um artefato histórico, científico e memorialístico. Neste percurso iremos tangenciar as questões: Toda a sociedade é um grande Espetáculo, vivemos em um mundo fabricado através de imagens? Como ir além da sociedade do espetáculo? Como as imagens fotográficas são utilizadas na sociedade contemporânea? Compreendendo a fotografia como um fenômeno social e cultural. No plano epistemológico, pontua a utilização da fotografia como ferramenta/técnica que permite a produção de conhecimento na vida cotidiana. Do ponto de vista teórico fundamenta-se em três eixos: o primeiro é a compreensão da imagem fotográfica como meio (BELTING, 2014); o segundo baseia-se na compreensão da fotografia como um fenômeno social (MARTINS, 2008); finalmente, ancora-se na utilização espetacular das imagens fotográficas (DEBORD, 1977). O método de análise empregado foi a abordagem heurística e fenomenológica de Boris Kossoy (2001/2009), com o intuito de 1) demonstrar as noções de primeira e segunda realidades; 2) ressaltar os aspectos memorialísticos e como artefato histórico e científico da fotografia. O corpus do trabalho consiste na fotografia intitulada “O encontro solene fúnebre das duas bandeiras”. Ela foi selecionada a partir da triagem de 92 imagens feitas pela fotojornalista cubana Irene Perez sobre Fidel Castro (1926-2016) e de um banco de dados de 83 fotografias de Fidel Castro e 237 fotografias sobre Nelson Mandela (1918-2013) – ambas registrando as imagens fúnebres e relacionadas, tendo como assunto as homenagens realizadas pela população para estes líderes políticos. Os resultados da análise demonstram que o nível da primeira realidade mostra a captação aparentemente objetiva do funeral, isto é, o registro histórico do objeto/assunto. Já o nível da segunda realidade, simbólica e, portanto, subjetiva, evidencia a percepção de que existem múltiplas significações ligadas a percepção imagética, que no caso são ideológicas. Pesquisas futuras poderão investigar a possibilidade de apreensão de uma terceira realidade, que transcenda a espetacularização das imagens fotográficas e da própria sociedade do espetáculo.
- DissertaçãoJornalismo literário e cobertura de guerra: a produção de Dorrit Harazim(2021) Camargo, Bruna EmyEsta pesquisa parte da seguinte questão: quais elementos de jornalismo literário estariam presentes nas coberturas de guerra e/ou conflitos feitas pela correspondente brasileira Dorrit Harazim? Numa tentativa de respondê-la foi montado o corpus com as oito reportagens publicadas pela jornalista sobre o tema – uma sobre a Guerra do Vietnã (1970), uma sobre o golpe de Estado no Chile (1973), uma sobre o conflito na Cisjordânia (1977) e cinco sobre os atentados em Nova York (2001), cobrindo um período de 31 anos. O método de investigação adotado é a análise de conteúdo francesa (BARDIN, 2011), buscando-se por meio dela as três características de jornalismo literário apresentadas por Martinez (2016): apuração; digestão e compreensão do material apurado; e redação em estilo literário. Para tanto, o objetivo principal é contribuir para a compreensão do jornalismo literário produzido por Dorrit Harazim na cobertura de guerras e conflitos no Vietnã, no Chile, na Cisjordânia e em Nova York. São objetivos específicos: a) explorar aspectos da produção de jornalismo literário em coberturas de guerras e conflitos; b) destacar como se deu a participação de mulheres na produção de jornalismo literário em coberturas de guerras e conflitos; c) identificar especificidades na produção de Dorrit Harazim, referentes ao jornalismo literário e/ou ao fato de ser mulher. O quadro teórico desta pesquisa apoia-se nos conceitos de jornalismo literário (BAK, 2011, 2017; LIMA, 2009, 2014; MARTINEZ, 2016) e cobertura de guerra e conflitos (KNIGHTLEY, 1978; SCHELP, 2016), além de diversas reportagens, relatos pessoais e biografias de correspondentes. Com a análise, identificamos em Dorrit Harazim a competência em produzir jornalismo literário em coberturas de guerra e/ou conflitos com as três características aqui listadas: a jornalista faz ampla coleta de dados durante a imersão em campo; as informações são contextualizadas e relacionadas para que fiquem mais claras, revelando domínio da profissional sobre o tema; e a narrativa é conduzida de modo a contar uma história com descrição de cena, inserção de diálogos, utilização de palavras imagéticas e sonoras e humanização de personagens. Esta investigação foi proposta considerando-se a importância em destacar a produção feminina em coberturas de guerras e conflitos; logo, coube ainda elaborar um apêndice para trazer luz às mulheres mencionadas, justificando as muitas narrativas que podem no futuro ser analisadas.
- DissertaçãoJornalismo longform: uma análise das narrativas do site BBC Brasil sobre o BRICS(2018) Fidelis, Kelly DecaniniEssa pesquisa tem como objeto a produção jornalística do site BBC Brasil, da rede de comunicação British Broadcasting Corporation (BBC), sobre o BRICS - referência ao grupo político-econômico Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. As reportagens analisadas foram aquelas publicadas em jornalismo longform, termo utilizado para as reportagens em formato longo, em geral associadas a recursos multimídia, com mínimo de 1.200 palavras, Longhi (2015). O objetivo é examinar se há elementos de jornalismo literário nessa produção. Do ponto de vista metodológico, após a revisão de literatura – que evidenciou que o primeiro artigo científico internacional sobre o tema é de 2008 – delimitou-se o corpus no período entre 2009 e 2017, optando-se por uma reportagem de cada ano (a que continha o maior número de palavras). A análise de conteúdo realizada parte da abordagem de Bardin (2011), buscando elementos dos dez pilares do jornalismo literário na perspectiva de Lima (2009). Os resultados sugerem que o site BBC Brasil, ao retratar o BRICS, não têm a intenção de realizar o jornalismo longform, se considerarmos que este jornalismo teria um texto mais aprofundado, dado o tamanho mais generoso, com recursos multimídia como apontado por Longhi (2015), nem jornalismo literário nos moldes dos dez pilares apontados por Lima (2009). É importante considerar que os jornalistas responsáveis por algumas das reportagens aqui selecionadas, de maneira aleatória, assinaram textos no estilo de jornalismo literário em publicações como a revista piauí!, o que evidencia o conhecimento e o talento para realizar produção mais elaborada. É possível igualmente observar que as pesquisas em jornalismo literário parecem florescer com mais intensidade no Brasil e no exterior (BAK; REYNOLDS, 2011; MARTINEZ, 2016), diferente do que acontece com o jornalismo longform, cujas pesquisas caminham a passos mais lentos.
- DissertaçãoNarrativas corporativas em tempos de mídias sociais: o site "Reclame Aqui"(2017) Oliveira, Aparecida Montesino RodriguesEste estudo aborda as narrativas corporativas em tempos de mídias sociais, com foco no Site Reclame Aqui. O recorte está nas micro e pequenas empresas sorocabanas que foram reclamadas de forma ofensiva no referido site e que moveram processos judiciais contra seus consumidores além do próprio portal. Com o intuito de conhecer o processo comunicacional em situações litigiosas e averiguar como os empresários estão reagindo às reclamações, o trabalho foi conduzido em duas fases. Na primeira foram realizadas buscas sobre o tema escolhido e o corpo teórico que a compõe. Na segunda etapa foram investigadas as reclamações no site e as empresas reclamadas por meio de questionário. Os resultados mostram as micro e pequenas empresas vulneráveis a escândalos online. Uma vez que o portal de reclamações amplia essa realidade devido à rápida repercussão, essa exposição afeta a imagem corporativa causando impacto negativo no fechamento dos negócios, além de mostrar a burocracia e a fragilidade do processo comunicacional vivido pelas empresas em situações difamatórias
- DissertaçãoNarrativas fotojornalísticas: mapeamento dos trabalhos apresentados no Brasil entre 2010 e 2014(2016) Oliveira, Diogo Antonio AzoubelThis work is done at the intersection of communication and architecture as culture product. Architecture is the object of study: the ornament in contemporary times; From communication comes the approach of this architectural element as a language sense producer. The corpus chosen for research are the ornaments present in corporate buildings of Faria Lima Avenue in Sao Paulo. The ornament in this work will be understood as the aesthetic expression of the building, involving from the coating to the overall shape of its construction. This ornament definition, as well as the classification that we will use in choosing the buildings to be analyzed will be made based on Moussavi and Kubo (2008). This classification is a function of the degree of ornament depth degree in relation to construction, as follows: shape, structure, fabric, and the surface. The overall goal will be to understand how contemporary architecture dialogues with culture from its ornaments, helping to build an image and an imaginary within a given context. To address the relationship between city and communication, as well as the image of concepts and imagery in cities, we will seek scholars like Ferrara (2000) and Lynch (1996), which will work environmental perception of the city in the end of the nineteenth century and in the twentieth century. To understand the relationship between ornament and architecture, we will work with authors as Sá (2005), Moussavi and Kubo (2008), Munari (2008) and Venturi (1977), understanding that the essence of this relationship is the principles of composition and rhythm, symmetry, texture, modulation, among others. We will work out at this stage three important historical moments in our study object: the classical, modern and contemporary ornament. For the analysis methodology of the ornaments found in the corporative buildings of Faria Lima, we will make use of Pierce's semiotics (2003) to be applied in reading the city and its architecture sustained by Santaella (1996, 2002) and Ferrara (1998,1999,2000 , 2009). For cultural analysis of post-modern and contemporary city, we will support in authors dealing with this subject as Harvey (1992), Jameson (2006) and Montaner (2000, 2009). This study is relevant to the communication / cultural studies related to the city, aiding the understanding that architecture creates social meanings beyond their practical functions, being an expression of society, and thus, the environment in which it operates.
- DissertaçãoNarrativas midiáticas televisivas evangélicas: o programa 180 Graus O Ponto da Virada da TV Novo Tempo(2018) Almeida, Helbert RogerEsta pesquisa inscreve-se no território da Comunicação, na interface entre mídia e religião. Interessa-nos como objeto de estudo, as narrativas produzidas no programa de entrevistas 180 Graus O Ponto da Virada, da TV Novo Tempo. O objetivo geral consiste em verificar o que as narrativas dizem; o que elas reproduzem? São objetivos específicos descobrir se o programa recebe influência da midiatização da religião, se as narrativas reproduzem um substrato ideológico e doutrinário, se há correlação entre o sagrado/profano e mídia/religião, além de investigar se há uma relação entre a Jornada do Herói, de Campbell, e a conversão cristã, na busca pelo ponto central e o momento crucial nas histórias de vida do novo converso. Esta pesquisa se torna relevante porque cada vez mais percebemos as interferências midiáticas no cenário religioso. Não é mais possível estudar comunicação no Brasil sem considerar os processos comunicacionais da religião e como ela interage com a mídia. Metodologicamente, dois caminhos são trilhados: O primeiro, trilhou por teorias, pertinentes ao tema na busca de compreensão do cenário religioso atual e as implicações da midiatização da religião. Ancorados na esteira de teóricos que abordam a questão do sagrado-profano e do impacto da modernidade na religião, pudemos adentrar na outra faceta do trabalho de pesquisa exploratória: a compreensão da estrutura narrativa mítica da Jornada do Herói e o monomito campbelliano. O segundo caminho construído na pesquisa, foi a análise de conteúdo com foco em um estudo subjetivo e qualitativo. Procurou-se analisar seis programas levados ao ar entre os anos 2012 e 2017, no canal do programa no YouTube, além de entrevista realizada com Creriane Lima apresentadora do referido programa.
- DissertaçãoO nome ainda é Enéas: estudo das representações midiáticas e imagens arquetípicas nos comentários do canal Enéas TV(2019) Mascarenhas, Fábio HenriqueEste estudo, que se inscreve na interface Comunicação/Política, tem como objeto a produção de sentidos de comentários dos usuários do canal Enéas TV, no Youtube. O objetivo é o de verificar representações midiáticas e imagens arquetípicas inscritas nestas mensagens. O corpus de análise consiste nos comentários dos cinco vídeos de maior audiência. Para isso foi feita revisão de literatura e revisão do histórico político de Enéas Ferreira Carneiro (1938/2007). As bases teóricas que sustentam esta investigação se valem, do lado da Comunicação, de Burgess (2009), Lima (2009), Martinez (2016, 2008), Vilas-Boas (2003); pela Política, de Caldeira Neto (2016) e Kelly (2013). No tocante ao Marketing político, Yanaze (2007), Haswani (2006 e 2011), Torquato, (2014) nos amparam; enquanto Gillette; Moore (1993) e Jung (2014) nos alicerçam na seara da Psicologia junguiana. A abordagem metodológica apoia-se em Bardin (2016), na análise de conteúdo. Os resultados apontam que, em 32,94% as mensagens associam Enéas ao presidente que o país não teve; seguido de 27,05% o associando como um gênio e, por fim, 14,70% o identifica como precursor do então candidato e então presente Jair Messias Bolsonaro (PSL). Esses três primeiros índices representam quase 75% de todo o material coletado e sinalizam que, após mais de uma década de sua morte, Enéas é reconhecido com os arquétipos masculinos de Mago e Guerreiro, de acordo com a proposta de Moore e Gillette (1993).
- DissertaçãoPonto e vínculo: jornalismo literário e reportagens seriadas(2018) Paiva, Leila Piovesan GarciaEste estudo tem como tema observar, no contexto dos estudos de Jornalismo Literário (JL), como está sendo desenvolvida a produção de Reportagens Seriadas (RS) na imprensa escrita brasileira da contemporaneidade. Para isso nos embasamos nas fundamentações teóricas de Lima, (2009; 2016); Martinez (2008; 2016; 2017) e Bak (2011; 2018). A abordagem metodológica é de Análise de Conteúdo, sob o olhar de Bardin (2016), Martinez e Pessoni (2015), empregando como corpus uma reportagem seriada de cada uma das cinco regiões do país, além de uma produção local (Sorocaba, SP) – todas desenvolvidas por profissionais formados em jornalismo, publicadas em jornais registrados na Associação Nacional de Jornais (ANJ) e que, além da versão impressa, tivessem o portal digital atuante. Os resultados apontam a existência de relação entre as amostras com o JL; que os profissionais que o desenvolvem têm idade média de 42 anos, sendo 20 deles de carreira; que são especialistas em diversas áreas, com liberdade de atuação na pauta. Concluiu-se que a média das produções é de 15 textos, distribuídos em 4,8 edições diferentes e sequenciais, e que metade dessas edições conta com artigos autorais de pessoas da comunidade. Observou-se também a precariedade de sintonia e vínculo entre as edições impressas e as digitais das amostras; e que as RS não ocorrem nos grandes veículos de circulação nacional, porém, em empresas de tradição e sobreviventes do mercado impresso jornalístico contemporâneo, que motivam de forma editorial o desenvolvimento de reportagens seriadas, mas que a iniciativa é centralizada no repórter. Os resultados também sinalizam a vastidão de possibilidades de estudos futuros.
- DissertaçãoProcessos comunicacionais nos jogos narrativos: a relação entre o roleplay e as histórias de vida dos players(2016) Iuama, Tadeu RodriguesEssa pesquisa objetiva responder questões acerca da possibilidade de um processo comunicacional nos jogos narrativos, aqui compreendidos como o conjunto composto por RPG (Role Playing Games) e larp (live action role play). A intenção, com isso, é interpretar uma possível relação entre o roleplay observado nesses jogos com as histórias de vida dos participantes. Para tanto, é composto por um uma revisão de literatura, que visa compreender os três elementos componentes do objeto estudado, aqui denominados imaginário, narrativo e vincular. Alguns dos principais referenciais teóricos vistos nesse levantamento são Joseph Campbell, Mircea Eliade, Carl Gustav Jung, Jorge Miklos, Malena Contrera e Vilém Flusser. Complementa-se com a observação participante de uma sessão de jogo e com a condução de entrevistas com os participantes do jogo a partir de metodologia proposta por Monica Martinez. A partir desse percurso, considera que, a partir da interpretação da relação vista entre personagens e players no estudo empírico conduzido, os jogos narrativos constituem um processo comunicacional, uma vez que a narrativa tecida nesse objeto concilia a imaginação e a socialização dos participantes.
- DissertaçãoProcessos de vinculação e redes sociais: um estudo sobre três comunidades de astrologia do Facebook(2019) Heidemann, VanessaEste trabalho tem como tema os processos comunicacionais vinculados em páginas de astrologia da rede social on-line Facebook. A partir da observação das páginas Signos da Zueira, Diva da Astrologia e Horóscopo diário buscamos compreender de que maneira os participantes das páginas interagem, assim como de que maneira a astrologia é veiculada. Como procedimento metodológico utilizamos inicialmente a revisão de literatura para fundamentar os conceitos de comunicação, afeto, vínculo, narrativas míticas, cibercultura, comunidade e internet abordados no trabalho. Norval Baitello Junior, Monica Martinez, Jorge Miklos, Malena Contrera, Míriam Cristina Carlos Silva, Raquel Recuero, André Lemos, Giordano Bruno, Boris Cyrulnik, entre outros, constituem nosso corpo teórico. Para desenvolver a análise das páginas observadas, utilizamos a análise de conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin. Aponta-se para a permanência das narrativas míticas na sociedade contemporânea, pois elas são encontradas em mídias distintas, indicando sua capacidade de agregar pessoas no âmbito on-line, como no caso das páginas investigadas sobre astrologia do Facebook.
- DissertaçãoWandaVision: a jornada da heroína e a representação da mulher nas produções audiovisuais de super-heróis(2022) Araújo, Tamara Cristine deEsta pesquisa tem como tema a representação da mulher em produções audiovisuais de super-heróis, e como objeto a personagem Wanda/Feiticeira Escarlate, da minissérie WandaVision. A questão que se delineia é: como a personagem Wanda representa a mulher nesse subgênero? Nosso objetivo geral busca explicitar aspectos do feminino em produções audiovisuais de super-heróis e verificar como a Jornada da Heroína pode evidenciar esses aspectos. Como objetivos específicos, procuramos apresentar considerações sobre o movimento feminista e os estudos de gênero; apresentar a Jornada do Herói e a Jornada da Heroína; e verificar quais etapas da Jornada da Heroína, na versão de Maureen Murdock, constam na narrativa de WandaVision. A metodologia consiste na análise do percurso da personagem da Marvel a partir das dez etapas da Jornada da Heroína para, então, verificar a representação do feminino. O corpo teórico é composto por Butler (2003; 2015; 2018), Scott (1995; 2012), Martinez, Lago e Lago (2016), Martinez, Lago e Heidemann (2022) para tratar sobre as questões do gênero; e Campbell (1949), Martinez (2008), Vogler (2006) e Murdock (1990) sobre a Jornada do Herói e a Jornada da Heroína. Cocca (2016) e Oliveira (2001) foram base para os históricos das super-heroínas das HQs, além de discutirem sobre a importância da representação na mídia. A relevância da pesquisa se dá por discutir sobre a Jornada da Heroína e contribuir para reflexões sobre a evolução sóciohistórica dos modos de representação da mulher nas produções audiovisuais. A principal contribuição deste estudo é a constatação de que a Jornada da Heroína é um método válido para análise de personagens. Foram encontradas as dez etapas da Jornada da Heroína em WandaVision nesta produção, que enfatiza as fases especificamente femininas da jornada. Contudo, a análise revela também que a série transcende essa representação de um feminino meramente ligado aos aspectos biológico e social, evidenciando o aspecto simbólico e, portanto, conectando-o com seu princípio psíquico, de significado universal.