Navegando por Assunto "Avaliação educacional"
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- TeseAvaliação e acreditação no desenvolvimento da educação superior no Brasil(2015) Cardoso, Roberta MurielUm dos grandes desafios a ser enfrentado no âmbito da educação superior atualmente é o de atestar a qualidade das instituições de educação superior e seus cursos, buscando, por meio de processos de garantia de qualidade, internos e externos, repensar as ações institucionais, rever os procedimentos internos e oferecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas em educação. A avaliação e a acreditação, como instrumentos de garantia de qualidade, são campos abertos a amplo debate epistemológico e conceitual, especialmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado com o objetivo de formar uma cultura de avaliação no País, para melhorar a qualidade da educação superior. A proposta desta tese foi discutir os processos de garantia de qualidade existentes no Brasil, especialmente o SINAES, verificando o que foi proposto e o que ocorre de fato no dia a dia das IES, discutindo em que medida estes processos contribuem para o desenvolvimento da educação superior no País. A pergunta central do trabalho é: Em que medida os processos de avaliação e acreditação, da forma como estão sendo executados, podem atestar a qualidade da educação superior no Brasil? Para responder à pergunta, foi realizada uma pesquisa caracterizada como analítica, de revisão e descritiva. Quanto aos meios, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os resultados evidenciaram que o que ocorre no Brasil atualmente é um processo burocrático de fiscalização e controle, com base em uma prática que não pode ser chamada de avaliação educativa, e por isso, não pode atestar a qualidade das instituições e seus cursos, por não contar com elementos de análise suficientes para tanto. Porém, foi feita uma ponderação sobre o fato de que os processos existentes, em certa medida, movimentam as instituições, trazendo alguma melhoria, por razões diversas. Constatou-se que o que dá fé pública da “qualidade” às instituições e aos cursos no Brasil são os Indicadores de Qualidade (CPC, IGC e ENADE), embora não estejam de acordo com a proposta do SINAES, que foi descaracterizada a partir da utilização destes indicadores. A contribuição que este estudo ofereceu foi a de mostrar que a proposta do SINAES, sistema planejado para o desenvolvimento da avaliação, não funcionou e que este fato prejudica as instituições de educação superior e, consequentemente, o desenvolvimento da educação no País.
- DissertaçãoAvaliação educacional: instrumento de formação ou seleção social?(2008) Sodré, Marcos Antonio RandazzoEste trabalho trata da avaliação educacional, mais precisamente da avaliação praticada na sala de aula. Busca estabelecer a importância da avaliação dentro do processo ensinoaprendizagem na educação, para o educador e o educando. O tema tratado é complexo tanto do ponto de vista conceitual quanto de sua prática em sala de aula e a utilização pela sociedade e pelo Estado. Por isso, é preciso tratá-lo criteriosamente para torná-lo mais inteligível na teoria e mais adequado na sua utilização no cotidiano escolar. Defendemos a idéia de que cabe à avaliação verificar e julgar em que medida os objetivos e as metas estão sendo cumpridos, diagnosticar quais são os problemas do processo ensino-aprendizagem, para se fazer a correção do fluxo e o replanejamento das ações. Neste sentido, a avaliação é um processo de formação. Pode ser um instrumento de reflexão necessário para o diagnóstico e a implementação de ações formativas ou um instrumento de classificação social, premiação e punição. Este trabalho faz a crítica dos procedimentos mais usuais em avaliação. Em especial, o objetivo é oferecer subsídios a todos aqueles que trabalham na área de educação, ajudando os a compreender a avaliação educativa como um processo contínuo, e assim poder melhorar a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, evitando possíveis usos de seleção social e punição.
- TeseAvaliação no cotidiano da educação infantil: histórias entrelaçadas e reflexões(2017) Lobo, Sílvia Cavalcante LapaApesar dos avanços nas pesquisas e produções de conhecimentos científicos sobre a concepção de infância que mais se aproximem da legitimidade e do real sentido do ser criança, ainda percebem-se concepções e discursos que direcionam as ações pedagógicas, caracterizando e tratando a criança em sua infância de maneira escolarizada. Estudos mais recentes nos campos da Sociologia e Filosofia da infância, apontam para a necessidade de se refletir sobre a criança em sua infância, sob diferentes modos de concebê-la. A presente pesquisa teve como objetivo principal conhecer a concepção de avaliação na Educação Infantil na rede de educação municipal da cidade de Sorocaba/SP, para tanto foi realizada uma pesquisa de característica qualitativa, com análise de conteúdo de documentos oficiais disponíveis ao público pelo site da Secretaria da Educação, os quais revelam os discursos de profissionais que trabalham no cotidiano da escola, assim como o discurso oficial. A organização desse trabalho entrelaçou histórias de vida e reflexões do cotidiano escolar. De modo geral os resultados apontam que a Secretaria da Educação de Sorocaba utiliza a concepção de avaliação mediadora, para a Educação Infantil. Para análise e argumentos da temática investigativa, utilizou-se dos conceitos foucaultianos tais como: o disciplinamento e as tecnologias do eu, que ajudaram nos argumentos contrários a uma avaliação no contexto da Educação Infantil. A tese aqui proposta é de não avaliar a criança, pois considera-se que qualquer ato e ou instrumento avaliativo é uma tecnologia de controle e de disciplinamento.
- DissertaçãoLeitura e escrita: análise de uma proposta de avaliação por competências e habilidades(2007) Maruci, Fátima Aparecida de SouzaO tema abordado por esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, pretende investigar e problematizar os efeitos, a validade e a legitimidade de uma avaliação elaborada com base nas noções de competências e habilidades, buscando analisar se a prova de Leitura e Escrita do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SARESP), 2º ano do período noturno, corresponde com os descritores propostos na matriz de habilidades, considerando os propósitos desse modelo de avaliação. Este trabalho pretende contribuir com a problematização de práticas avaliativas que têm como base a formação por competências e habilidades, enquanto forma de adequação da educação escolar às demandas do capital. Primeiramente, o texto aborda as relações entre educação escolar, conhecimento e as reformas educacionais instauradas ao final da década de 80 e início de 90, procurando compreender as propostas reformistas traduzidas nos documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LBD). Busca entender a adesão ao ideário da avaliação como controle, regulação e racionalidade no contexto da denominada educação por competências e habilidades. A seguir discute as políticas e as práticas de avaliação desde a sua gênese, procurando contemplar os processos de apropriação e de objetivação da leitura e da escrita. Na última parte é apresentada uma análise da prova objetiva de Leitura e Escrita do SARESP, demonstrando que a matriz de habilidades com base na qual a prova é elaborada, não condiz com as questões apresentadas. A pesquisa é de cunho documental e bibliográfico, circunscrevendo-se ao campo da pesquisa qualitativa em educação escolar, referenciando-se nas contribuições de Britto, Dias Sobrinho, Duarte, Geraldi, Popkewitz, Ramos e outros. O itinerário desenvolvido demonstra que esse processo de avaliação de prática de leitura e de escrita tende a esvaziar a formação do indivíduo.
- DissertaçãoO que não se diz e não se vê sobre o que se diz e vê: a Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA(2014) Lusivo, Cláudia Milaré de ToledoÀ luz da teoria foucaultiana sobre relações de poder, cujos efeitos disciplinares e reguladores subjetivam os sujeitos, bem como da teoria da desigualdade social de Pierre Bourdieu, que desvenda os mecanismos que envolvem o sistema escolar e contribuem para a manutenção das propriedades de classes, esta pesquisa visa analisar a Avaliação Nacional da Alfabetização, inserida no cotidiano escolar como política pública, num contexto biopolítico. Tal pesquisa fomenta o questionamento sobre a relevância desta avaliação no processo de aprendizagem dos alunos e na construção qualitativa da educação escolar, assim como analisa essa avaliação como função de controle e regulação da vida do aluno para um fim capitalista, utilitarista e desigual, em um mundo globalizado, reforçando a distinção natural dos sujeitos pretendida pela burguesia. Foram realizadas análise documental e bibliográfica e observação do cotidiano escolar para reflexão do sistema de avaliação em larga escala instituído aos alunos do ensino fundamental, especificamente ao ciclo de alfabetização. A educação considerada na sociedade brasileira serviço de mercado e não bem público, favorece para que o papel do conhecimento tenha seu valor estratégico nas competências e habilidades competitivas e utilitaristas, desvinculando-se da matriz humanista, formativa e ética. A adoção de valores e interesses da classe dominante como referências para toda a população escolar pressupõe a reprodução social por meio da exclusão por dentro do sistema. Ao destacar a descentralização da oferta da educação básica, expõe-se o paradoxo da centralização do poder na esfera da União. Nesta pesquisa, considera-se o que os sujeitos produzem na sua ambiência social – habitus, a subjetivação e a dessubjetivação desses sujeitos a partir dos mecanismos do biopoder e as relações aí tecidas, buscando no cotidiano escolar, para além da reprodução, o que nele se cria, vislumbrando possibilidades no desmonte do cristalizado.
- DissertaçãoPráticas de auto-avaliação em instituições de educação superior no município de Sorocaba/SP(2009) Harder, Eliana MartuccelloEm abril de 2004, é instituído por lei o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) com o objetivo de assegurar o processo de avaliação realizado pelas instituições de educação superior (IES). Dentre outras determinações, essa lei prevê que as IES promovam auto-avaliações como forma de identificação das suas fragilidades e potencialidades buscando a melhoria do processo educativo. De 2004 a 2008, mudanças substanciais foram efetuadas nesse sistema afetando a sua trajetória inicial e instigando a reflexão de inúmeros pesquisadores. Este trabalho analisa o processo de auto-avaliação nas IES do município de Sorocaba-SP, através da coleta de dados a partir de formulários eletrônicos e entrevistas com os coordenadores das comissões próprias de avaliação (CPA). Seu objetivo é evidenciar as hipóteses de que: a) a auto-avaliação realizada em algumas IES serve somente para cumprir com as obrigações preconizadas pelo SINAES, transformando-se em mero instrumento burocrático e de controle, ou b) a auto-avaliação é um instrumento de diagnóstico das fragilidades e potencialidades das IES, tornando-se forte instrumento para melhoria da qualidade educativa, ou c) a auto-avaliação carrega em si elementos das duas hipóteses anteriores, transformando-se em uma mescla de controle e diagnóstico. Os resultados desta pesquisa confrontam as concepções que nortearam e instituíram o SINAES com as práticas efetivamente adotadas pelas IES e pelo Ministério da Educação (MEC), de forma a refletir sobre o significado da democracia participativa no âmbito da educação superior.
- TeseRegulação e acreditação de cursos superiores de direito no Brasil(2015) Scorsoline, Ailton BuenoA partir da vigência da Lei nº 9394/1996, a Educação Superior vem suportando uma série de impactos em sua estrutura ocasionados por uma proposta de regulação do Estado sob a linha mestra da avaliação. Sob essa ótica, a presente pesquisa de doutorado tem por objetivo discutir o processo de avaliação e regulação da Educação Superior Brasileira, sob o foco dos cursos de bacharelado em Direito. A partir do debate sobre o conceito de qualidade no cenário educacional brasileiro e mundial, serão analisadas as tensões entre Estado e Ordem dos Advogados do Brasil, no que se refere à convergência de critérios e parâmetros para a formação do futuro profissional da área: acreditação da educação superior. Compreender a relação do ente estatal e a OAB exige uma discussão sobre o atual cenário econômico mundial e brasileiro, cujas transformações nos modos de produção de riquezas têm influenciado decisivamente a formação profissional.