Navegando por Assunto "Comunicação e cultura"
Agora exibindo 1 - 20 de 54
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA comunicação e as trocas culturais mediadas pelo Reiki com o paciente em coma(2013) Mimura, Verusk ArrudaA comunicação é interação e troca entre pessoas, e só se torna efetiva quando produz mudanças no outro. O processo de comunicação está intrinsecamente relacionado à cultura dos sujeitos envolvidos. O Reiki, objeto de estudo deste trabalho, representa uma prática cultural e uma possibilidade de comunicação, entendida como construção de vínculos. O objetivo deste estudo foi identificar indícios prováveis do processo de comunicação com o paciente em coma induzido, durante a aplicação das sessões de Reiki, por meio da leitura e interpretação de possíveis alterações da frequência cardíaca, do percentual de saturação de oxigênio no sangue e de sinais subjetivos emitidos pelo corpo por meio das expressões faciais e corporais. Para análise dos resultados, utilizamos os códigos hipolinguísticos, segundo Bystrina (1994), e os princípios ambiência, vinculação e projetividade, considerados por Pross (1972) e Kamper (1972). A amostra se constituiu de um paciente com 51 anos de idade, sexo masculino internado na Unidade de Terapia Intensiva Adulto. O paciente selecionado apresentava quadro clínico de coma induzido, com pontuação de R4/R5, mensurado pela Escala de Sedação de Ramsay. O paciente foi submetido a uma sessão de Reiki diária, totalizando-se cinco sessões administradas em horários que não coincidiram com o horário de visita. Foram observadas alterações na frequência cardíaca, percentual de saturação de oxigênio e expressão facial do paciente após as sessões administradas. Existem poucos estudos hospitalares acerca da aplicação do Reiki no Brasil e, nesse sentido, nosso achado poderá vir a contribuir com a necessidade de continuarmos as pesquisas acerca do Reiki como processo de comunicação, além de outros benefícios ao indivíduo que o recebe. Acreditamos que, após nosso estudo, abram-se caminhos para a aplicação do Reiki nos pacientes hospitalizados, independente de sua patologia.
- DissertaçãoA comunicação intercultural na internacionalização de empresas brasileiras na China(2013) Peres, Sérgio de Almeida CidA presente pesquisa tem como objetivo principal compreender como se dão as trocas da cultura empresarial contemporânea entre oriente e ocidente especificamente, entre Brasil e China tendo como base o caso de uma empresa. Nossa pesquisa, por utilizar uma empresa concreta e atuante no mercado, fica impedida de citar sua razão social ou nome fantasia, em sendo assim, optamos por nomeá-la empresa Alpha. A atenção dedicada à China neste trabalho se justifica pela relevância estratégica deste mercado dentro do contexto mundial. A China é hoje o maior mercado do mundo e, também, o principal parceiro do Brasil nas transações internacionais. Estar presente neste mercado é questão de sobrevivência para as empresas brasileiras. Mas, instalar-se na China, requer uma preparação envolvendo diversos aspectos que garantirão o sucesso, ou ao contrário, perdas de grande monta em função desse desconhecimento. Obter sucesso nos negócios e no relacionamento com os chineses passa, necessariamente, por conseguir se comunicar e também compreender a dinâmica da cultura local em sua confluência com os novos tempos e exigências, visto que no processo de comunicação temos as trocas culturais. Também focalizamos a China como país receptor das empresas devido ao baixo custo de produção, um mercado quase inexplorado por estas e com milhões de potenciais consumidores. Os objetivos específicos relacionam-se do porque muitos empreendimentos correm o risco de falhar, quando procuram se expandir através das fronteiras culturais, e por que motivo muitos funcionários expatriados desistem do programa de transferência para a China. A metodologia utilizada para a elaboração da pesquisa será a qualitativa, através de intensa pesquisa bibliográfica para o enriquecimento do trabalho e, quantitativa através de entrevistas com executivos com experiência no mercado da China.
- DissertaçãoA família homoafetiva nos livros infantis e o livro ilustrado: por uma comunicação poética(2016) Tranquilin, MarinaEsta pesquisa tem como tema a comunicação poética do livro ilustrado e a representação da família homoafetiva nos livros infantis. Como ponto de partida, questiona-se: como é criada a representação/construção da temática da família homoafetiva, hoje? Seriam o livro ilustrado e sua construção poética um caminho possível para a abordagem desta temática, que necessita de mais visibilidade? Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar as possibilidades comunicacionais poéticas do livro ilustrado e a representação da temática da família homoafetiva nos livros infantis nacionais. Os objetivos específicos são: construir um panorama sobre a história do livro ilustrado; explorar e analisar a construção da temática da família homoafetiva em narrativas de livros infantis; problematizar a comunicação poética encontrada nos livros ilustrados como forma de abordagem complexa e sensível para se representar a família homoafetiva. Dessa forma, a pesquisa se faz principalmente sob a base teórica de Sophie Van der Linden (2011), para entender a história do livro ilustrado; Roman Jakobson (1969), Octavio Paz (1996), Nelson Brissac Peixoto (1993), Samira Chalhub (2005), e Iuri Lotman (1978) e Míriam Cristina Carlos Silva (2012), para a comunicação poética; Massaud Moises (2006), para a análise de narrativas (2005); e Vilém Flusser (2013), para o conceito de comunicação. Ressalta-se que outros autores complementam dialogicamente esta discussão teórica. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa exploratória sobre os livros infantis brasileiros que abordam a temática da família homoafetiva, chegando-se a Olívia tem dois papais e Meus dois pais; além disso, apresenta-se um panorama descritivo do livro ilustrado e, por último, exploram-se, a partir da análise da narrativa dos livros Eu tenho duas mães e Papai e eu, às vezes, diferentes possibilidades de mediação e interpretação, ao diferenciar o livro poético do livro infantil de caráter informativo. O estudo é concluído com uma breve reflexão sobre a possibilidade de abordagem da família homoafetiva através do signo poético como forma complexa e sensível de representação e reconfiguração do mundo.
- DissertaçãoA Fórmula 1 e as teorias da comunicação: transformações culturais(2012) Giavoni, Lucas Augusto Costa PintoEsta pesquisa tem como objetivo analisar, à luz das teorias da comunicação, as transformações culturais ocorridas na Fórmula 1, principal categoria do esporte a motor mundial, por sua associação com as indústrias da mídia, partindo do pressuposto de Thompson de que os meios de comunicação de massa não apenas financiam e difundem formas culturais, mas também os transformam. Optou-se metodologicamente por dividir o trabalho em dois estágios. Em um primeiro momento, iremos verificar a associação de uma das invenções com maior impacto social do século XX, o automóvel, com a prática esportiva, fazendo nascer assim o automobilismo, que é dotado de vários desafios, uma vez que é composto pelo atleta e seu equipamento. Deste modo, poderemos entender o significado simbólico desta modalidade, destacando diferenças e semelhanças dos dois berços de competição: Europa e Estados Unidos, por meio de análise cultural sócio-histórica, também baseada em Thompson. Em um segundo momento, analisaremos a associação do automobilismo – sobretudo a Fórmula 1 - com a mídia, no que poderemos verificar as transformações ideológicas, no sentido de aproximação com o conceito de Indústria Cultural, de Adorno/Horkheimer, e as necessidades de extensão que o automobilismo demanda, de acordo com as propostas de McLuhan. Diante de tão poucos trabalhos específicos, procura-se intensificar o esporte a motor como objeto de estudo nas pesquisas científicas aplicadas à comunicação: a Fórmula 1, considerada a mais importante categoria, envolve diversos aspectos exploráveis nas questões midiáticas, comunicacionais e culturais em suas especificidades discursivas.
- DissertaçãoA legenda oculta no jornal televisivo e a comunicação dos surdos(2018) Maciel, Francimar Mangabeira MartinsEssa pesquisa tem como objeto de análise o sistema Closed Caption destinado a telespectadores Surdos. Queremos saber se a legendagem televisiva produzida hoje, por esse sistema, efetivamente beneficia o telespectador Surdo, uma vez que ela segue fielmente a narração da fala. Decorre dessa problemática o objetivo de verificar se ocorre, para esse tipo de receptor, a compreensão do conteúdo da legenda. Nesse sentido, a hipótese que projetamos é que a possibilidade de uma adaptação no modelo de legenda oculta, facilitaria o entendimento do conteúdo veiculado pela mídia televisiva. Para isso, a metodologia adotada consistiu em uma abordagem teórica e empírica, fundamentada em método qualitativo baseado no relato de pessoas Surdas durante duas reuniões de Grupo Focal, na cidade de Sorocaba/SP. Os instrumentos utilizados foram: a) observação do jornal televisivo com legenda oculta e b) seleção de trechos da legenda que pudessem resultar no impedimento da compreensão dos sentidos da legenda pelo Surdo. Com isso, constatamos que a legenda é uma aliada para a acessibilidade de deficientes auditivos, mas ainda há débito em relação ao telespectador Surdo em três aspectos: velocidade, condensação e edição, salientando ainda que o segundo teria maior compatibilidade com a Libras. Notamos também que há necessidade de aproximação dos profissionais do campo da comunicação para a realidade linguística e cultural das pessoas Surdas, incluindo-as neste processo. Nosso referencial teórico está sob a ótica da concepção de que os meios são extensão do homem segundo Herbert Marshall McLuhan (1911-1980). Esta proposição da inclusão do Surdo pela comunicação é a contribuição desta dissertação que visa colaborar com uma possível adaptação do modelo de Closed Caption existente na atualidade.
- DissertaçãoA representação da estrutura narrativa mítica na vida real e representação fílmica: Cafundó(2014) Proença, Regina Maria Gomes deO filme Cafundó (2005), dos diretores Paulo Betti e Clóvis Bueno, trata da vida do exescravo paulista João de Camargo (1858-1942). Considerado milagreiro, ele criou a Igreja do Bom Jesus do Bonfim da Água Vermelha no início do século XX na cidade de Sorocaba, localizada na região sudeste do Estado de São Paulo. Este trabalho visa identificar, a partir da análise da representação fílmica da vida deste líder espiritual popular, elementos que podem estar relacionados à estrutura narrativa mítica denominada monomito pelo mitólogo estadunidense Joseph Campbell (1904-1987). Num primeiro momento, este estudo conceitua teoricamente as definições de monomito ou, como também é conhecida, a Jornada do Herói, por meio da revisão de literatura das obras de Joseph Campbell, do analista de roteiros estadunidense Christopher Vogler, do pesquisador brasileiro Edvaldo Pereira Lima, que introduziu o estudo da estrutura na área de Comunicação do país, inicialmente na Universidade de São Paulo, e da pesquisadora Monica Martinez, que defendeu na mesma universidade em 2002 a tese de doutorado pioneira sobre o assunto. Ainda nesta fase de status da arte, este trabalho busca mapear o conceito de arquétipo, conforme proposta do psiquiatra suíço fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung (1875-1961). Estes aportes da área da Mitologia e da Psicologia dialogam, na área de Comunicação, com a teoria do pensamento complexo do filósofo francês Edgar Morin e a visão dialógica de narrativa de Cremilda Medina. A partir desta fundamentação teórica, procede-se à análise da estrutura narrativa do filme a partir da proposta de Martinez, a investigação de uma relação entre as etapas da estrutura narrativa mítica e o processo de mitologização de João de Camargo e a incorporação de sua vida no imaginário da comunidade nascida sob sua liderança, que prossegue ainda hoje por meio de cultos religiosos e curas tidas como milagrosas.
- DissertaçãoA representação da mulher executiva na revista Exame(2023) Ribeiro, Juliana Aline FungaroEsta dissertação se desenvolve no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, na linha de pesquisa Mídia e Práticas Socioculturais, e tem como tema a representação da mulher executiva na revista Exame, por meio de levantamento de reportagens sobre mulher, publicadas na revista eletrônica, durante o período de 2018 a 2021. Busca-se responder o seguinte problema de pesquisa: Como a mulher executiva é representada na Revista Exame? O objetivo é investigar como o gênero feminino é representado no mundo empresarial. Para tanto, foi feito um breve panorama do movimento feminista através dos conceitos de Garcia (2011), Alves & Pitanguy (1991), Pinto (2003) e de representação social e tecnologia de gênero nos conceitos de Hall (2016) e Lauretis (1987). Lipovetsky (2000) auxilia sobre a perspectiva histórica da inserção da mulher no trabalho, junto com Perrot (2009), Saffiotti (2013). Com o propósito de se alcançar os objetivos, adota-se a análise de conteúdo de Bardin (2010) e Franco (2005) como a metodologia desse estudo. Neste trabalho, o objeto de pesquisa é “mulher”, vamos entendê-la no senso comum. A presença da mulher neste contexto tem um campo importante de pesquisa, e a representação dela no cargo de poder ainda reproduz estereótipos preconceituosos, colocando obstáculos à mulher para alcançá-lo. A relevância desse trabalho está em propiciar reflexões acerca de como a mulher está sendo representada nas revistas de negócios e o seu papel no mundo do trabalho. As análises dos recortes das revistas selecionadas possibilitam relacionar o lugar das mulheres em importantes cenários no mundo empresarial. Elas estão, cada vez mais, em destaque em novos postos de trabalho, buscando os cargos de liderança. Neste trabalho, analisamos 11 reportagens da Revista Exame, e elas mostraram que em algumas profissões as mulheres já ultrapassaram os homens. Entretanto, em pleno século XXI, nos cargos de liderança, elas ainda enfrentam o preconceito por serem mulher também se tiverem filhos. As mulheres são guerreiras e buscam a ruptura do “teto de vidro” e do estereótipo que são frágeis.
- DissertaçãoAudiências públicas na Câmara Municipal de Sorocaba: uma análise comunicacional(2019) Soares, Fernanda BrugnerottoEste projeto está inserido na Linha de Pesquisa Mídia e Processos Socioculturais e tem como objetivo geral identificar e analisar os instrumentos de comunicação institucional utilizados pela Câmara Municipal de Sorocaba para a promoção das audiências públicas no ano de 2018. Tem como objetivos específicos: definir audiências públicas e suas características; entender a comunicação do poder Legislativo à luz da Comunicação Pública; e identificar na estrutura de comunicação da Câmara, quais são e como são utilizados os instrumentos de comunicação institucional utilizadas pela organização para promoção das audiências públicas em 2018. Ao considerarmos audiência pública como um instrumento de participação popular e de comunicação entre a população e a administração pública, apresentamos seu conceito e características baseados em estudos jurídicos, cuja principal base é do jurista argentino Agustin Gordillo. Como base teórica de comunicação pública, temos a contribuição de Pierre Zémor, Jorge Duarte, Elisabeth Brandão e Heloiza Matos. Tem por metodologia o levantamento de informações e análise documental por meio de pesquisa na internet no portal e redes sociais da Câmara, unida à pesquisa bibliográfica sobre os temas acima citados. Como resultados, identificamos a utilização de nove instrumentos de comunicação desenvolvidos pela Secretaria de Comunicação Institucional da Câmara de Sorocaba para a promoção das audiências públicas realizadas no ano de 2018 e a necessidade da revisão de padrões de procedimentos para o uso dos instrumentos identificados, para possibilitar maior acesso da população às informações relacionadas aos eventos em questão
- DissertaçãoBharatanãtyam & Abhinaya Darpana: o corpomídia tecido de palavra e dança(2021) Lima, Nicole Duarte FontesEsta pesquisa tem como tema a produção de significados na dança, sendo esta entendida na sua condição de linguagem da cultura e da comunicação. Para essa reflexão, a dança indiana, Bharatanāṭyam, foi a escolhida como objeto de estudo pelo atributo de materializar no corpo os textos do Abhinaya Darpaṇa, guia dramático e cênico para a construção das danças e suas coreografias. Considerando que partimos da premissa de que a teoria corpomídia baliza nosso objeto na comunicação, a pergunta que norteia este estudo assim se faz: como se dá a produção de significados ou a geração de interpretantes na relação entre a palavra e o corpo na dança indiana, Bharatanāṭyam? O objetivo geral que desponta desta indagação é contribuir para a compreensão da produção de significados gerados pelo Bharatanāṭyam ao encarnar o texto Abhinaya Darpaṇa no corpo que é mídia. Decorrem daí os seguintes objetivos específicos: a) apresentar o Bharatanāṭyam que inclui uma linhagem específica de dança na Índia, bem como o Abhinaya Darpaṇa como um de seus textos de base e guia prático; b) propor o Orientalismo, na perspectiva de Said, como ponto de partida para pensar estudos do Oriente no Brasil, especialmente asiáticos, a fim de estabelecer paralelos com noções nãodicotômicas entre Oriente-Ocidente; c) apresentar a concepção do corpo como mídia, como corpo que dança e transcria; d) analisar a dança tendo em vista o diálogo da transcriação que se estabelece entre palavra e dança, Oriente e Ocidente. Para tanto, nos valemos do pensamento de Haroldo de Campos, capaz de nos levar à tessitura das linguagens que se embrenham no corpo mídia que dança. A relevância dessa pesquisa está em contribuir, não apenas para o enriquecimento da bibliografia referente ao Bharatanāṭyam no Brasil, mas para que a ponte que une a cultura Brasil-Índia possa funcionar como um tecido comunicacional. Pensa-se, ainda, contribuir para que a teoria corpomídia, que fundamenta a dança como pensamento do corpo, como linguagem da cultura, possa sustentar outras pesquisas na área.
- DissertaçãoCálculo e acaso: o Google, a comunicação e a cultura em caleidoscópio(2011) Falcão, Maysa NovoO caleidoscópio tornou-se conhecido popularmente como um brinquedo. O Google, como um site de pesquisa. Ambos possuem estruturas diferentes, mas foram criados, inicialmente, para fins científicos. Nosso objetivo foi analisá-los, comparativamente, e verificar se existem outras relações possíveis. Através dos conceitos de subjetividade, objetividade, sensibilidade, experiência, questionamo-nos se o Google e o caleidoscópio podem ser percebidos como acontecimentos da comunicação e cultura, bem como se suas produções podem ou não afetar outras mídias, o corpo, o tempo, o espaço ou a percepção de todos esses aspectos. Como ícones de multiplicidade e movimento, acreditamos que ambos se explicam metalinguisticamente; então, perguntamo-nos se o Google pode ser percebido como um grande caleidoscópio digital, cujos produtos e serviços seriam como as peças de um caleidoscópio. Por conta desses inúmeros serviços, produtos e programas que o Google disponibiliza ao público, questionamo-nos também se o indivíduo, ao se utilizar do Google, vivencia uma “experiência caleidoscópica” e isso, como consequência, afeta a nossa cultura. Nossa dissertação apresenta-se em quatro capítulos que pretendem responder aos questionamentos acima, entre outros possíveis, sob o olhar da Comunicação e Cultura, seguindo as bases teóricas de Vilém Flusser (2007) e Iuri Lotman (1978), respectivamente. Nossa metodologia utilizou-se de pesquisas bibliográficas e através da análise metalingüística, utilizamo-nos dos próprios objetos para explicarem a si próprios e também para identificarmos seus aspectos convergentes. Assim como a proposta do caleidoscópio - de ser composto com peças variadas - e do Google - de apresentar várias informações – o texto foi estruturado de forma que o leitor não necessite lê-lo linearmente, escolhendo por quais capítulos deseja iniciar sua leitura.
- DissertaçãoCinema e mulher: os femininos nas composições das narrativas cinematográficas de Laís Bodanzky(2020) Cavassani, Maria FernandaEsta pesquisa analisou como as narrativas cinematográficas brasileiras têm se dedicado a retratar a questão do feminino. O objetivo é, portanto, contribuir para a compreensão de especificidades de representações do feminino em filmes dirigidos por Laís Bodanzky (1969). A partir da análise da obra da cineasta brasileira – tendo como recorte os quatro únicos longas-metragens por ela produzidos até aqui, com aprofundamento no filme Como Nossos Pais (2017) –, a pergunta que nos conduziu foi “como o feminino e o poético se expressam nas narrativas cinematográficas de Laís Bodanzky?”. Para isso, buscou-se identificar os aspectos narrativos, como enredo, personagens, ambiente e narrador, além das características visuais e sonoras do cinema de Laís Bodanzky por meio da análise fílmica, com metodologia pontuada por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété, e na análise de narrativa, proposta pela professora Cândida Vilares Gancho. Para tanto, o apoio é de pensadores como Vilém Flusser, sobre comunicação e cultura; Walter Benjamin e Míriam Cristina Carlos Silva, sobre as narrativas; Octávio Paz e Míriam Cristina Carlos Silva, sobre narrativas poéticas; Robert Stam e Jacques Aumont, sobre cinema; e gênero a partir das contribuições de Simone de Beauvoir e Judith Butler. Os resultados apontam para narrativas poéticas, alicerçadas em ambientes contemporâneos e familiares, com enredos de conflitos psicológicos, personagens protagonistas que se alternam entre femininos e masculinos, com narradores que oscilam na onisciência entre silenciosos, polifônicos e dialógicos. Além de femininos poéticos, atuais e possíveis.
- DissertaçãoCinema e o culto ao corpo: Rambo e Capitão América como personal trainers(2013) Jordão, Alexandre de MedeirosEste trabalho tem como objetivo mostrar, através da análise de duas sequências filmicas como a cultura do corpo masculino com "músculos hipertrofiados e pouca gordura" foi propagada através da narrativa clássica nos filmes de guerra americanos: Rambo First Blood Part II (George P. Cosmatos, 1985) e Capitão América (Joe Johnston, 2011) cujos atores de certa forma atuaram como Personal Trainers nas telas. Também discute a relação da indústria cultural na produção dos filmes e sua contribuição para a construção da identidade cultural física nos EUA. As argumentações presentes neste trabalho baseiam-se na Teoria Critica da Escola de Frankfurt, nos Estudos Culturais Britânicos e no modelo de codificação e decodificação de Stuart Hall. Metodologicamente utilizamos revisão bibliografica e técnicas de análise filmica para comprovar a existência de discursos fisiculturistas nos filmes analisados.
- DissertaçãoComunicação contemporânea, cultura digital e práticas socioculturais: relações entre usuário-interator e tecnologia QR Code(2016) Oliveira, Felipe Parra Alves deEsta pesquisa insere-se no campo da Comunicação e Cultura e trata das relações entre sujeito contemporâneo e tecnologia QR Code, a fim de redimensionar complexidades tecnológicas que se estabelecem a partir desse vínculo. De modo específico, a pesquisa reflete acerca da sociedade atual, observada a partir dos códigos QR Code. A maneira como as tecnologias emergentes oferecem potencialidades técnicas, que impulsionam mudanças nas práticas socioculturais, permeia a problemática desta pesquisa. Justifica-se a elaboração deste estudo pela verificação de que, no campo contemporâneo da Comunicação, se valoriza mais o QR Code como solução tecnológica do que como objeto de estudo. O percurso metodológico constitui-se de uma investigação qualitativa, empírica exploratória, para tentar redimensionar, na prática, as relações entre elementos humanos e tenológicos. O embasamento teórico, flexível e dinâmico dos estudos contemporâneos delineia o pensamento proposto nesta dissertação, ao associar e desenvolver conceitos entre estudos culturais e tecnologias emergentes. Os resultados apontam para a emergência de novas inquietações acerca dos códigos bidimensionais.
- DissertaçãoComunicação e arte contemporânea: uma análise do discurso do caderno Mais Cruzeiro do jornal Cruzeiro do Sul de Sorocaba(2017) Sanches, Fernanda Maria Lozano MonteiroA presente pesquisa tem como tema o jornalismo cultural, entendido como ramo de atuação jornalística que se dedica a noticiar eventos de caráter artístico e literário em veículos especializados ou em suplementos de periódicos de grande tiragem, além de revistas literárias, publicações acadêmicas especializadas, fanzines, coleções fasciculares, sites, programas de rádio e TV, igualmente especializados. Na ausência de outras publicações características do jornalismo cultural em Sorocaba, o Caderno Mais Cruzeiro do Jornal Cruzeiro do Sul, periódico de grande penetração no município e na região, apresenta-se como único veículo informativo da cidade que toma para si essa função. Procurar-se-á responder à seguinte indagação: Há uma preocupação em levar o leitor à análise e interpretação dos eventos apresentados, de modo a dar-lhe subsídios mais aprofundados, revelando uma postura mais autoral que informativa ou prevalece a preocupação de servir como vitrine do mercado cultural? Decorre dessa questão o objetivo geral de verificar como se configura o tratamento da informação relativa à divulgação das artes visuais em Sorocaba veiculadas pelo referido caderno. Como objetivos específicos elencamos: a) compreender o que é o jornalismo cultural, situando o Caderno mais Cruzeiro dentro deste universo; b) apresentar a análise do discurso como cabedal teórico capaz de penetrar nas malhas de sentido das notícias. O período escolhido para a análise das publicações será a partir dos anos 90, data em que se verificou uma intensificação da atividade artística na cidade em função do Projeto Terra Rasgada de iniciativa do SESC Sorocaba em parceria com a Oficina Grande Otelo, instituição cultural mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. O termo final da pesquisa será o ano de 2014, em que iniciou o Projeto FRESTAS, Trienal de Artes de Sorocaba, também de iniciativa do SESC Sorocaba e que teve sua gem no Terra Rasgada, incluindo a cidade de Sorocaba no cenário artístico nacional, como polo receptor e difusor de arte contemporânea. A metodologia de pesquisa terá como substrato a pesquisa no campo jornalístico desenvolvida por Pizza, Ballerini e Faro, dentre outros. A sistemática aplicada às análises das notícias coletadas será a Análise do Discurso, ancorada nos trabalhos de Pêcheux na França e seus desenvolvimentos no Brasil por Orlandi. Os resultados obtidos em relação ao Jornalismo Cultural praticado pelo Caderno Mais Cruzeiro de Sorocaba revelam que, em grande parte das vezes, predomina um jornalismo informativo, ainda apegado ao conteúdo de agenda cultural. Entende-se como relevante a problematização apresentada tendo em vista a contribuição que a pesquisa pode trazer no sentido de conduzir a uma abordagem jornalística mais aprofundada e fidedigna, capaz de fornecer ao leitor elementos informativos para além da mera publicidade dos eventos, transformando o jornal em um espaço legítimo para uma argumentação sólida em torno das poéticas visuais contemporâneas noticiadas.
- DissertaçãoComunicação e cultura nas histórias em quadrinhos: a narrativa complexa de Calvin and Hobbes(2018) Silva, Rafael Sampei daEsta pesquisa investiga as narrativas complexas em Calvin and Hobbes, de Bill Watterson, e busca verificar qual a importância de uma narrativa construída sobre a complexidade do signo poético como produto cultural. Durante o trabalho, observamos que em outras oportunidades a morte inaugura, pela nossa capacidade crítica, nossa religiosidade, fator determinante nas análises que realizamos. Levantamos a partir daí os seguintes questionamentos: Como se estrutura a linguagem das histórias em quadrinhos? O que define uma linguagem poética e como ela é desenvolvida em Calvin and Hobbes? Qual a relevância da construção sobre uma estrutura poética de um produto midiático voltado para as massas, como é a história em quadrinhos? O objetivo geral é compreender como essas representações poéticas são importantes na construção do senso crítico de seus consumidores, autores e dos próprios meios de veiculação, neste intento, percorremos algumas das possibilidades que a narrativa poética oferece, entendendo que ela pode se apresentar em diferentes formas e produtos da mídia. Para tanto, nos referenciamos teoricamente em Flusser (1967) e Miklos (2010) para entender as relações entre nossa religiosidade e os produtos midiáticos e as relações entre estes e o tempo histórico em que vivemos; em Bystrina (1995) e Lotman (1978), amplificamos nossa visão sobre a estrutura complexa das linguagens, diante dos conceitos da semiótica da cultura; com Silva (2010) e Paz (1982), seguimos no intento de definir a linguagem poética e de atualizar o conceito de texto artístico de Lotman para o de signo poético; e com Briggs e Burke (2016), Bystrina, Baitello Junior (1999) e Morin (1997) e Meggs (2009), construímos uma base do conceito de cultura sobre o qual se estrutura nosso objeto e nossas argumentações teóricas sobre as mídias. Partimos da metodologia de Flusser (1983) na tentativa de situar a história em quadrinhos como um dos primeiros produtos midiáticos da pós-história, buscando delinear uma analogia à morte como fenômeno que define a narrativa de Calvin and Hobbes, sendo seu próprio fim aquilo que determina a sua sobrevivência por tanto tempo. Ressaltamos que dialogamos com outros autores pontualmente para alargarmos nossa visão sobre aspectos mais específicos. Optamos por lançar um olhar sobre a obra completa de Calvin and Hobbes, selecionando as tiras de histórias em quadrinhos que pudessem suscitar maiores questionamentos dentro da nossa proposta, utilizando alguns comentários e entrevistas publicadas do autor em diferentes meios como critério principal para esta seleção.
- DissertaçãoComunicação e cultura: uma perspectiva conceitual trina na filosofia desviante de Michel Serres(2017) Leite, Carlos FernandoEsta dissertação consiste em uma pesquisa sobre a comunicação, no aspecto teórico, por via filosófica, embasada no pensamento do filósofo francês Michel Serres. Como objetivo geral, busca-se ampliar a compreensão conceitual acerca da comunicação, e como objetivos específicos, destacar a importância da comunicação como fator estruturante das relações sociais, melhor entender a relação entre a comunicação e a cultura, e reconhecer a Filosofia da Comunicação, como um recorte mais específico às discussões sobre a comunicação. A metodologia empregada é a revisão e análise bibliográfica. O corpus da pesquisa é um conjunto de vinte e dois livros do referido filósofo, cinco dos quais compõem a base principal: Hermes; Os cinco sentidos; Filosofia Mestiça; A lenda dos anjos; e, Polegarzinha. Como resultados, chegase ao conceito de comunicação, como o vetor relacional-cultural do ser humano, e à inferência da comunicação como um processo dialógico, transformador e inventivo, do qual se crê plausível esperar como corolário, uma sociedade mais justa, em todos os aspectos. A relevância da pesquisa jaz em sua contribuição teórica ao campo da comunicação. Este trabalho insere-se na linha de pesquisa: Mídias e Práticas Socioculturais.
- DissertaçãoComunicação e infância: um estudo de caso sobre a produção cultural na educação infantil(2013) Müzel, Andrei AlbertoEsta pesquisa teve como finalidade analisar a relação da Comunicação na Infância, pensada a partir da produção cultural das crianças de Educação Infantil. A pesquisa foi organizada em duas partes, na primeira considerou-se um campo teórico e na segunda a opção de uma pesquisa empírica, de amostragem. A Comunicação na infância foi abordada a partir de conceitos estabelecidos para Comunicação, Cultura e Infância, como formação de um campo de delimitação, e ao mesmo tempo um campo sustentador. A infância abordada neste estudo refere-se à Educação Infantil como campo de organização social e de relações entre as crianças e adultos, com reflexões sobre a reconstrução das culturas infantis que compõem assim uma infância institucionalizada cuidou de analisar os tempos e espaços que são garantidos às crianças na ação de suas brincadeiras. Sobre a produção cultural e as crianças, observamos as dimensões sobre as culturas produzidas “pelas as crianças e para as crianças”. As culturas infantis também são observadas com relação ao desenvolvimento tecnológico, fazendo investigação com as mídias, suas influências e contribuições para as culturas infantis e consequentemente para a construção da identidade da criança. A pesquisa empírica teve como campo uma instituição de Educação Infantil com grupos de crianças de 3 e 4 anos. Analisou-se 22 encontros das crianças em situações de suas brincadeiras, atividades planejadas e ainda nas suas aulas de capoeira. Consideramos as crianças como produtoras de cultura, além de conceitos. A criança é um sujeito autônomo, produtor de cultura, e de linguagem. Educar é um processo de troca de cultura, troca de linguagens, em que os seres envolvidos criam vínculos e se transformam. Observamos a infância por meio de um viés comunicacional, relacionado à Educação Infantil, trata-se de priorizar este intercâmbio e de transformá-lo, valorizando a cultura como fruto da relação comunicacional.
- DissertaçãoComunicação e uma poética do erotismo: de Hilda Hilst a Eduardo Nunes(2023) Macedo, Tatiana Aparecida Veronezzi deEste estudo tem como questão norteadora a compreensão sobre o modo como o cineasta Eduardo Nunes, em seu filme Unicórnio (2018), comunica a narrativa poética de Hilda Hilst (1930-2004), com enfoque no erotismo. Para tanto, o corpus envolve as obras de Hilda Hilst, O Unicórnio e Matamoros, e o filme de Eduardo Nunes, o Unicórnio, em confluência com fragmentos biográficos da escritora, coletados de uma série de entrevistas organizadas por Diniz (2018), entre outras informações secundárias. A partir das proposituras de Silva (2007-2010), compreendemos o erotismo como uma forma específica de comunicação, apoiando-nos também em Bataille (2021). O objetivo deste estudo é o de discutir como Nunes dialogou com a obra de Hilst, por meio de um processo aparentemente antropofágico. Para responder a esta pergunta, realizamos uma pesquisa bibliográfica, assim como uma análise, na qual se realiza uma leitura do filme, buscando apreender elementos resultantes dos processos dialógicos operados por Nunes, sobretudo a partir dos aspectos eróticos presentes nos textos de Hilda e no filme do cineasta. Assim, consideramos a perspectiva da antropofagia como um possível método (SILVA; PICHIGUELLI, 2020; CASTRO e SILVA, 2022) utilizado por Nunes. A justificativa deste trabalho como contribuição à área da comunicação está em se pensar a poética de Nunes como um processo comunicacional, antropófago, o que significa uma contribuição incremental para o estudo das narrativas midiáticas. Também se justifica por contribuir no debate sobre a importância do poético para os processos comunicacionais, trazendo luzes a uma autora que, por razões diversas, tem sido continuamente negligenciada. Consideramos que Nunes coloca-se como artista-antropófago e nos convida a uma experiência de uma comunicação erótica-antropofágica com Hilda Hilst, por meio da narrativa cinematográfica.
- DissertaçãoComunicação, corpo e cultura na dança afroperuana festejo(2017) Prieto Fernandez, Joana ClaudiaEsta pesquisa pretende refletir sobre comunicação, corpo e cultura na abordagem da dança afroperuana festejo, envolvendo impressões focalizadas na sociedade contemporânea, ao contextualizar estudos do movimento da dança e possibilidades poéticas. Essa dança, executada pela própria pesquisadora, entrelaça dança folclórica e performances que relacionam mídia e práticas socioculturais atualmente. Disso, surge a problematização: quais interferências do corpo afroperuano afetam o festejo na atualidade? E como levar essas reflexões, por meio de elementos estéticos, ao processo criativo do espetáculo El festejo digital? O objetivo geral é pesquisar sobre comunicação, corpo e cultura na atualidade, com a abordagem da dança afroperuana festejo; o objetivo específico é desenvolver um relato de experiência das etapas que comportam uma dinâmica estética, a fim de mostrar ideias para a ação criativa que sistematiza um espetáculo de dança contemporânea. Trata-se de pesquisa de caráter qualitativo-exploratório. O percurso metodológico foi observar, descrever e discutir acerca da dança afroperuana festejo com base nos estudos contemporâneos e estudos culturais, por meio de aulas, discussões e performances. Isso engloba bibliografia, realização de aulas de dança como forma de preparação corporal para o festejo e estudo a respeito da Labanotation. O estudo com a Labanotation e os fatores do movimento corporal são material para o ensino da dança, como possibilidade de registro e leitura do festejo. A orientação das aulas exige preparo e exploração dos fatores do movimento. Levar o festejo a outros lugares fora do Peru aos poucos aumenta a visibilidade do negro peruano e dessa dança afroperuana. O corpus desta pesquisa relaciona as vivências com festejo em solo brasileiro como material para o processo de criação do espetáculo proposto. Também se pretende destacar como, por meio da dança, o pensamento contemporâneo pode expressar e comunicar com o corpo, na intenção de ressaltá-lo como lugar do saber. A relevância dos resultados obtidos destaca o corpo como entidade de cultura e mídia, no reconhecimento maior das artes do corpo em outras áreas do conhecimento. Também, considerou-se a presença do negro peruano em alguns lugares do Brasil para discutir questões de diversidade (etnia/raça) que ainda precisam ser levantadas, em razão da desigualdade social recorrente: a vulnerabilidade, a discriminação e o preconceito contra afrodescendentes
- DissertaçãoComunicação, cultura e ideologia impressas nas cédulas e moedas da era Vargas: (1930-1945)(2013) Santos, Roger dosEsta dissertação apresenta o dinheiro, cédulas e moedas do Estado varguista, entendidos, dentro das teorias da Comunicação, como mídia. O objetivo pretendido foi apresentar como um regime autoritário e populista usou do dinheiro circulante como mídia legitimadora de sua ideologia. Entender o dinheiro como veículo não é algo que criamos na pesquisa, mas uma leitura feita a partir de um período determinante na construção da modernidade brasileira em que, nem o dinheiro da época, tanto o mil-réis quanto o Cruzeiro, ficou de fora da propaganda ideológica. Paralelamente aos estudos da imagética estampada na moeda, nos valemos de elementos da cultura como música e cinema para compreender o contexto político-cultural da Era Vargas. O Cruzeiro, moeda brasileira instalada no início dos anos 1940 recebeu especial atenção. A partir do conceito de mídia secundária de Harry Pross, entendida como as que lançam mão da técnica e do suporte para comunicar via impresso e que vêem o ato da leitura facilitado, uma vez que não é intermediado pela técnica, foram lidos os símbolos estampados na moeda brasileira o que possibilitou depreender como os mecanismos usados pelo regime batizado de Estado Novo trabalharam para legitimar seu operar naquela mídia, significante real de valor. Mostramos aqui que para legitimar suas ações o governo interveio em todos os veículos disponíveis com ação direta da censura. As cédulas e moedas do Cruzeiro foram usadas como suporte imagético do discurso políticoideológicas getulista que primou pela exaltação do presidente e do Estado.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »