Navegando por Assunto "Educação - Finalidades e objetivos"
Agora exibindo 1 - 20 de 27
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA cultura na escola da Comunidade de Quilombo do Sapatú - Eldorado/SP(2006) Vidoto, Daniela GalvãoA cultura não pode ser entendida como um processo de formação acabado, dada às estruturas sociais que entrelaçam-se nas trajetórias sociais dos indivíduos, incluindo a inserção no mercado e a atuação do Estado com as Políticas Públicas. Dentro desse contexto cultural, temos a educação escolar na hibridação na formação do indivíduo, por mais que os conteúdos tratados em sala de aula não façam referências ao cotidiano do bairro do Sapatú, as (os) alunas (os) cruzam o conhecimento escolar no seu cotidiano comum. A partir da pesquisa etnográfica, a pesquisadora pode conviver e vivenciar esses acontecimentos, incluindo a história social da região do Vale do Ribeira, para compreender as trajetórias sociais e políticas da comunidade do Sapatú.
- TeseA história do projeto convulsivo sinódico da escola Carlos Augusto de Camargo em Piedade/SP: estado de apetite, identidade, alteridade e estética(2020) Batista, Sonia Aparecida IjanoEsta tese aborda as relações de identidade/alteridade entre a EE. “Prof. Carlos Augusto de Camargo, de Piedade/SP, seus professores/alunos e o Projeto Convulsivo Sinódico – PCS, nascido sob a coordenação da Prof.ª Maria Lúcia de Amorim Soares, educadora em insaciável “estado de apetite”. Com diretrizes e metas nada convencionais propunha tornar o espaço escolar significativo para o enfrentamento dos desafios contemporâneos através da educação estética. Pela metodologia da História Oral, de Paul Thompson, pela análise cruzada, por meio da memória de seus participantes e da pesquisa documental da Escola, fez-se o percurso entre a gênese do Projeto – 1993 até o último, realizado em 2019. Em busca de lampejos, os referenciais teóricos se constituíram: Walter Benjamin e as ligações presente/passado, este retomado de suas ruínas, inacabado para se revelar nas linhas do presente e o conceito de mônada. Roger Chartier, na dimensão da histórica cultural; Justino Pereira de Magalhães na dialética do instituído/instituinte/instituição e, na sincronia entre materialidade/representação/apropriação; Viñao Frago e Dominique Julia nas centelhas da cultura escolar; Stuart Hall e as relações entre identidade/alteridade e outros autores não menos importantes. Interligando pontos, lembranças do passado despertadas no presente, observando-se as constantes reinvenções, o PCS foi analisado em seus desafios, conexões, experiências do envolvimento/pertencimento. As relações de identidade e alteridade estiveram intrinsicamente relacionadas, sempre em devir na relação com o outro, irmanadas na potência dos diálogos entre fatores internos de sua dinâmica e de seus atores; das diretrizes e normas externas dos órgãos a que a Escola se vincula; das influências sobre educadores e alunos como profissionais e seres humanos de habilidades não convencionais, desconhecidas, manifestadas durante o Projeto. Habilidades para viver, exercer a cidadania, o trabalho. Influências metodológicas, expandidas e recriadas pelos professores em outras instituições. Alunos materializando descobertas, experiências e talentos apreendidos no saber fazer, que influenciaram escolhas profissionais de serem hoje professores e profissionais ligados à arte. As vinte e três edições anuais fazem parte da identidade da “Carlos Augusto” de Piedade/SP. Institucionalizado, faz parte de seu Projeto Político Pedagógico.
- DissertaçãoA reforma do ensino médio e a formação para o mundo do trabalho(2007) Madureira, Maria Aparecida de LimaA temática apresentada por esta dissertação, vincula-se à linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar e visa identificar e discutir a concepção de mundo do trabalho presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que reúne uma série de documentos oficiais editados a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9394/1996), que prevêem para a formação do Ensino Médio a chamada preparação básica para o trabalho. Num primeiro momento é apresentado o contexto mundial e nacional em que ocorreram as reformas na educação brasileira. Em seguida problematiza-se a noção de mundo do trabalho e a visão de formação escolar presente nestes documentos oficiais. Na última parte desta análise encontram-se as aproximações entre a concepção de mundo do trabalho, visão de formação escolar e currículo proposto a partir da noção de competência - estruturada e sistematizada no lema aprender a aprender - e do eixo articulador da contextualização. O referencial teórico adotado é o da Pedagogia Histórico-Crítica desenvolvida por Demerval Saviani, na qual o trabalho educativo deve produzir em cada indivíduo singular a humanidade que é produzida historicamente e coletivamente pelo conjunto dos homens. Pelas aproximações que foram possíveis realizar nesta pesquisa, o mundo do trabalho concebido pelos documentos reformadores é uma abstração e a proposta formativa pretendida busca adaptar os indivíduos às condições subjetivas e cognitivas demandadas nos limites da sociedade capitalista contemporânea, em que o conhecimento cognitivo do indivíduo passa a ser fundamental para os processos produtivos. Pretende-se com este tema, contribuir para que a ideologia contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio sobre mundo do trabalho e suas várias correlações com a prática educativa, seja desvelada a partir de uma concepção humanizadora de educação.
- DissertaçãoAdolescentes em cumprimento de liberdade assistida no cotidiano escolar(2017) Vitório, Cristiane dos Santos de SouzaEste estudo objetivou discutir a questão dos meninos e meninas adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no cotidiano escolar. Para tanto, faz-se um resgate histórico do conceito do manto da proteção em relação à infância, destacando-se os padrões socioeducativos sob a vigilância dos espaços institucionais, em particular a escola. Destaca-se, a partir de Foucault, o significado das ilegalidades do bem e as ilegalidades do direito, na constituição do sistema judiciário. Busca-se dialogar com o papel do educador frente aos ‘indisciplinados”, como possibilidade de resistência através da pedagogia de Paulo Freire e do conceito de cotidiano, em Nilda Alves, para contemplar as possibilidades dos praticantespensantes. Fez-se relevante desvelar o conceito de raça no espaço educacional, em virtude de dados estatísticos apresentados pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE, indicando a prevalência de negros e negras em cumprimento de medidas socioeducativas. A metodologia etnográfica possibilitou, através das narrativas ficcionais, tecer discursos produzidos no cotidiano, com os encontros e desencontros daqueles “transgressores” e “indisciplinados” que depositam suas esperanças no espaço escolarizado. Trata-se de um trabalho que busca oferecer uma perspectiva a partir da qual, novas tessituras podem ser feitas, com alinhavos mais justos, numa permanente reinvenção cotidiana, que pode ser propiciada pela educação ambiental.
- TeseAs costuras adentram o cotidiano escolar: as práticas pedagógicas na perspectiva ecologista em educação(2022) Cardoso, Íris Adriane SantoroA costura adentra a perspectiva ecologista e a cada alinhavo no entrecho da Educação Física, por meio das narrativas ficcionais, procura-se unir as fazendas formadas por imagens, poesias faladas, reflexões e debates vividos nos cotidianos do ensino superior. Toda cosedura está enlaçada pelos pensamentos de Paulo Freire, que bordam nos corpos as bonitezas e amorosidades que estão no cotidiano, assim como a exclusão e o preconceito. E na urdidura desses corpos, quer-se trazer para o diálogo em especial, os deficientes, os negros, os indígenas, as tramas se contorcem, se envolvem, dançam e atravessam os espaços, tecendo os mais diferentes tecidos que serão unidos e contam nesta colcha as práticas pedagógicas cotidianas envolvidas pelas dimensões éticas, políticas e estéticas na educação. As costuras evidenciam a frente do trabalho sem deixar de narrar os avessos e nós que estão presentes no trabalho com a intenção de evidenciar as práticas pedagógica ecologistas.
- DissertaçãoCidade educadora e escola cidadã na cidade contemporânea(2009) Santos, Fernando Assis dosEnquanto dissertação de mestrado, vinculado a linha de pesquisa “cotidiano escolar”, este trabalho tem como objeto de estudo os programas municipais para a Cidade Educadora e a Escola Cidadã, implantados na cidade de Sorocaba a partir do ano de 2007. Os objetivos visados compreendem o entendimento de um padrão de gestão e planejamento urbano que propõe a educação como tema norteador do desenvolvimento da cidade e a Escola Cidadã como instrumento que objetiva a educação escolar voltada para a formação do cidadão e construção da cidadania. As referências teóricas estão concentradas nos geógrafos Milton Santos e David Harvey, no sociólogo Zygmunt Bauman, no historiador Richard Sennet, na geógrafa e educadora Lana de Souza Cavalcanti e no educador Moacir Gadotti. Os procedimentos efetuados tiveram como base o estudo dos documentos “Carta de Barcelona” e a proposta de assessoria pedagógica do Instituto Paulo Freire, que norteiam a instalação de programas municipais para a Cidade Educadora. Tais documentos revelam a palavra oficial sorocabana para a criação da Cidade Educadora e da Escola Cidadã. Entre outras fontes de pesquisa destacam os boletins, panfletos e folhetos da Cidade Educadora e da Escola Cidadã, os sites editados pelo Instituto Paulo Freire e pela Prefeitura Municipal de Sorocaba. Estas fontes apresentam, por exemplo, programas executados por ONG‟s como o Sabe Tudo – centros de inclusão digital - e os projetos “Leitura do Mundo” e “Festa da Escola Cidadã” – encontros da comunidade escolar na escola. Os resultados finais indicam que, apesar do discurso de cidadania proposto, o programa Cidade Educadora não conduz a um projeto com intencionalidade de transformação das condições de desigualdades que configuram a cidade, como da mesma forma a Escola Cidadã, tal qual se apresenta no discurso ainda é uma bandeira, estando no momento, vazia de seu conteúdo histórico e de uma proposta de transformação.
- TeseColégio Arnaldo Jansen: um colégio, uma cidade, um ministério(2016) Cunha, Dênio Mágno daEsta tese aborda a história do colégio Arnaldo Jansen, localizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Fundado em 1912, pelos missionários do Verbo Divino, congregação originária da Holanda e da Alemanha. Descreve-se a evolução da construção do colégio, as dificuldades enfrentadas pelos padres alemães, desde a sua instalação numa pequena casa até a construção de prédio definitivo, obra que só seria dada por terminada em 1935 e que misturava a arquitetura alemã com o estilo clássico da cidade. Conta-se através da crônica poética de um de seus mais conhecidos ex-alunos, Carlos Drummond de Andrade, o cotidiano escolar, marcado pelas relações entre alunos e professores. Destaca-se a disciplina, as atividades religiosas e de lazer proporcionada pelo colégio, além das artísticas e militares. Os professores e seus diversos estilos são figuras relevantes assim como o relacionamento mantido com seus alunos. A cidade de Belo Horizonte vivendo seu apogeu desenvolvimentista e modernista é o cenário onde se desenvolve a atividade do colégio. Considerando que o resultado da educação escolar é a atuação de seus ex-alunos na sociedade, narra-se a trajetória de Carlos Drummond de Andrade, Abgar Renault e Gustavo Capanema, alunos do colégio da turma de 1916-1917. Especificamente esses alunos foram figuras marcantes na história da educação e cultura brasileira a partir de 1930. Seguindo a direção da modernização, à frente do Ministério da Educação, implantaram a base sobre a qual se erigiu e ampliou-se a estrutura educacional e cultural no Brasil. Nesta época foram criados diversos órgãos oficiais de incentivo à educação e cultura. Na sua realização foram pesquisados documentos do acervo do colégio, periódicos, fontes bibliográficas sobre os temas abordados. Conclui-se pela presença constante das ideias de modernidade na história do colégio, na cidade e na trajetória de seus ex-alunos à frente do Ministério da Educação.
- TeseColégio Santa Escolástica: a experiência pedagógica beneditina em Sorocaba(2017) Madureira, Maria Aparecida de LimaTendo por objeto material de estudo o Colégio Santa Escolástica (centenária instituição escolar da cidade paulista de Sorocaba), esta tese traz o resultado de uma pesquisa historiográfica que se apropriou da trajetória da instituição com o objetivo de apreender as condições concretas em que a representação social de escola tradicional se concretizou em seu cotidiano pedagógico. Apoiada nas categorias epistemológicas presentes na obra de Justino Pereira de Magalhães: materialidade, representação e apropriação e delimitada pelos anos de 1905 e 1950, a pesquisa se realiza através de fontes primárias e fontes orais, e analisa a institucionalização do projeto educativo da Congregação Beneditina Missionária de Tutzing sob duas perspectivas principais: o ideal missionário da ordem religiosa e as práticas pedagógicas tradicionais. O aporte teórico que dá sustentação à pesquisa historiográfica conta com os estudos de Demerval Saviani e Franco Cambi. A institucionalização do Colégio se efetiva estabelecendo contato com um passado remoto, mas que repercute na modernidade: a condição tradicional não se sustenta apenas nas objetividades das práticas educativas antigas, que sofrem as alterações ideológicas da contemporaneidade, mas também, paradoxalmente, na finalidade singular de um fazer humanista cristão, que tem na educação um dos espaços para realização de seu projeto universal de humanidade e salvação.
- DissertaçãoConstrução ética no cotidiano escolar infantil: um olhar sobre os livros do PNBE 2014Moreschi, Michelle ThaisO tema desta dissertação é sobre a construção ética no cotidiano escolar infantil, em que é feita uma distinção entre moral, cujas regras são estabelecidas socialmente, e a ética, que reflete sobre a moral e contesta a legitimidade das regras morais vigentes. O problema de pesquisa foi definido envolvendo a literatura infantil como subsídio para abordar o despertar do senso moral em crianças. Tendo como hipótese que a literatura é um caminho fértil para a reflexão da ética no convívio social, parece importante analisar as obras do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que são recebidas pelas escolas. Portanto esta pesquisa teve como objetivo apresentar reflexões sobre a construção da ética no cotidiano escolar e o “sensibilizar-se” por meio da análise de livros de literatura infantil do PNBE de 2014. Do acervo disponível em uma escola do interior de São Paulo, foram selecionados livros que abordam questões éticas, que apresentam relações com autoridade, com pares e consigo mesmo, mostrando que por meio das relações interpessoais, é possível desenvolver a construção de valores. Após a análise de conteúdo dos livros, os resultados apontam para uma maior quantidade de histórias com relações de autoridade quando comparadas às relações com pares e consigo mesmo; e uma maior representatividade de personagens de etnia branca. Porém de maneira geral os livros analisados estão adequados à construção da ética apresentando sentimentos que podem contribuir para o “despertar do senso moral” como o respeito ao outro, o amor, a empatia e a generosidade.
- DissertaçãoConvergências entre yoga e educação no brasil: um caminho para competência e para formação humanista?(2021) Pires, Cristiane SalesO Yoga é considerado uma prática milenar de corpo-mente que se especializou na conscientização da atenção, na regulação do controle do estresse e das emoções por meio de práticas respiratórias, posturas corporais, relaxação e meditação. Há um processo em curso que resulta na fragmentação do ser humano. O contexto escolar atual é caracterizado por declínio da saúde física e mental de estudantes e professores sendo urgente testar e implementar programas de bem-estar. A Educação pode e deve ser espaço de reconhecimento, reflexão e transformação desta realidade. Nesta pesquisa, procurou-se responder à pergunta: quais são as possíveis convergências entre o Yoga e a Educação? Essa pesquisa se justifica porque buscou suprir a lacuna de pesquisa que buscasse os fundamentos que justificariam a integração do Yoga e da Educação sob a ótica da construção de competência e formação humanista. O objetivo primário deste trabalho foi avaliar a relação entre o Yoga e a Educação. Dentre os objetivos secundários estavam comparar os fundamentos do Yoga com o triplo processo da Educação (CHARLOT, 2014), formação humanista (GOERGEN, 2005) e o conceito de competência (PERRENOUD, 1999); descrever diferentes experiências de Programas de Yoga em escolas brasileiras; avaliar se e como os programas podem contribuir para a formação humanista e desenvolvimento de competência. Fazem parte da metodologia: a pesquisa bibliográfica; o estudo de campo, com aplicação de entrevistas com roteiro semiestruturado direcionadas a responsáveis por programas de Yoga no Brasil; e a análise de documentos, como apostilas e anotações feitas em seminários. Dentre alguns resultados, foram encontrados que o Yoga constitui-se um campo de investigação recente, mas em crescimento; não foram localizados trabalhos que relacionam Yoga e Educação Superior com foco nas convergências deste estudo; que a BNCC é mais um vetor de implantação do Yoga em escolas; e - mais relevante – que há aproximações entre o Yoga e a Educação, no que diz respeito ao processo de humanização, socialização e singularização, na origem do conceito de competência, possibilitando a formação humanista.
- TeseEducação e cotidiano: a quarta idade da midiasfera(2011) Petarnella, LeandroEsta tese de Doutorado tem como objeto de trabalho pensar o cotidiano escolar e sua relação com a sociedade hodierna. Investigar os processos que produzem os dilemas atuais sobre a educação formal a partir da enunciação da quarta idade da Digisfera – avançando o pensamento do filósofo Francês Regis Debray – constitui o objetivo deste trabalho. Para tanto, toma como referencial teórico de apoio, entre outros, os trabalhos de Vilém Flusser, Bragança de Miranda, Deleuze e Guatarri, Josep Maria Esquirol, Anne Cauquelin e Giorgio Agamben cujas reflexões suportaram a análise e o entendimento do objeto deste trabalho. Como conclusão, esta tese firma a emergência de novos desafios para a educação formal frente a sociedade na qual a escola serve e está inserida, destacando-se a provocação da escola se tornar um espaço de convivência humana em uma sociedade orientada para as relações virtuais e, ainda, o desafio de se tornar o local de desenvolvimento de um olhar atento para as implicações tecnológicas na vida ordinária, como forma de exercício da ética e do desenvolvimento da autonomia humana.
- TeseEducação no cotidiano dos valores: a presença das mulheres nos/dos direito(s) na perspectiva freireana(2022) Maranzano, Patrícia Andréa PannunzioEssa pesquisa visou estudar a aplicação de novas práticas educativas no ensino aprendizagem de Direito e direitos, de forma a permitir que a pesquisadora se reinventasse no cotidiano escolar, visto o papel que a educação, como direito fundamental deve ocupar no Estado Democrático de Direito. Neste contexto, a pesquisadora trabalhou com as narrativas ficcionais com o objetivo de relatar as experiências vividas em salas de aula, as dificuldades encontradas de forma a captar as histórias de vida dos discentes e docentes e expectativas em relação ao conhecimento adquirido, e de que forma esse conhecimento contribui para atuação cidadã na comunidade onde vivem e como através de práticas pedagógicas alunos poderiam ser estimulados na aquisição de conhecimento, ético e colaborativo. Além das narrativas ficcionais esta investigação também apresentou pesquisa realizada em diversos Bancos de dados acadêmicos de teses e dissertações que demonstraram práticas pedagógicas utilizadas na graduação em Direito e os direitos humanos fundamentais com o intuito de buscar respostas que permitissem revigorar práticas pedagógicas de docentes. Com isso, busca-se demonstrar a importância do aprendizado ético e contínuo, que devem incorporar possíveis mudanças nas estratégias pedagógicas com a finalidade de contribuir com a edificação de uma sociedade democrática de direitos, visto ser este um dos grandes papeis da educação.
- DissertaçãoEducar na biologia do amor: o exercício de valores humanos entre alunos do ensino médio com o auxílio de tecnologia(2012) Carvalho, Margly Octavia Genofre deEste trabalho apresenta reflexões sobre minha prática como professora de Biologia no Ensino Médio, pois sempre acreditei que o conteúdo programático da minha disciplina poderia ser expandido e ampliado, de modo a preparar o jovem para a vida, buscando o equilíbrio entre emoção e razão na formação plena do ser. Como professora passei a fazer uso de práticas pedagógicas que transcendiam o currículo escolar nos processos de ensino e aprendizagem. Como pesquisadora sai do estágio da intuição e do senso comum, e comecei a olhar para a minha prática e a refletir sobre ela. Elaborei, então, as seguintes questões de pesquisa que nortearam esse trabalho: O que ensinar e como ensinar, sem interferir no programa curricular da minha disciplina, Biologia, de maneira a contribuir para que a educação seja efetivamente integral? Como criar um clima em sala de aula e fora dela que estimule a autoestima, o autocontrole, o respeito, a cooperação, o diálogo e a solidariedade? Como perceber se as ações solidárias e humanizadoras estão acontecendo? Como suporte teórico para essa pesquisa trago, entre outros autores, Maturana, Boff e Hernández. Minhas reflexões são realizadas a partir de quatro atividades que foram propostas aos alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual, no período de dois anos. Os dados que foram coletados se referem às postagens em blogs e aos portfólios dos alunos, além das observações da pesquisadora-professora durante o processo de pesquisa. Os resultados mostram que os alunos passaram a ser protagonistas de sua aprendizagem, a valorizar a si mesmos, o outro e a família, a entender as suas emoções, a realizar atos de solidariedade, a respeitar as diferenças e a exercer os valores humanos nas suas vivências. Esses resultados mostram que a escola pode e deve se preocupar com a formação integral do ser e que essa preocupação não precisa estar restrita à disciplina de Biologia.
- TeseEntre retalhos cotidianos, práticas discursivas e drogas: perspectiva ecologista de educação(2015) Oliveira, Adriana Rosmaninho Caldeira deO tema das drogas está presente, em nossos dias, em diversos locais e a produção de sentido sobre as drogas marca nossas relações em muitas esferas, dentre estas, a escola tem papel fundamental. Esta tese explora as práticas discursivas sobre drogas por meio das trajetórias e narrativas no/do cotidiano escolar, sob a Perspectiva Ecologista de Educação. O caminho teórico desta pesquisa está pautado nos pensamentos de Michel Foucault e Paulo Freire. Dividida em duas partes, a primeira traça um percurso histórico sobre a questão das drogas, destacando a produção de sentido a partir do início do século XX, com o intuito de estabelecer um solo comum de compreensão que permita operar com os conceitos de estigma, estereótipo e senso comum forjados sobre o tema no decorrer do tempo. Neste sentido, a tese considera a droga como fenômeno plural, cuja manifestação é tecida por uma multidimensionalidade de aspectos visíveis e ambíguos, cujas nuances e sinuosidades não permite um conceito único e universal, exigindo ser abordado na concretude das relações. Na segunda parte, a partir das narrativas recolhidas no campo-tema de pesquisa, configura-se um certo olhar, um modo de compreender o outro que não é neutro, ao contrário, está repleto de preconceitos, julgamentos, sentimentos que são afetados pelas mediações das mídias, das escolas, das famílias, das religiões. Lançando um olhar crítico sobre esse espaço tão multifacetado que é a escola, a tese busca apreender as práticas discursivas sobre drogas no cotidiano escolar a partir das narrativas ficcionais. Esse recurso metodológico propicia que a escrita seja perpassada por pessoas, lugares, acontecimentos enquanto um conjunto de múltiplas fontes que apresentam diferentes versões sobre o tema. Elas são recortes que evidenciam discursos e práticas pedagógicas, ou não, no cotidiano escolar voltados para as drogas (seu uso, sua proibição, sua criminalização) e os usuários. Considera-se que, ao mesmo tempo em que o cotidiano escolar reproduz e ressoa as relações de poder produzidas historicamente pela sociedade, indica, nas relações entre professores, professoras, alunos e alunas, a possibilidade de criação de brechas para a constituição de uma outra prática nas relações educacionais em torno da questão das drogas.
- TeseEntretemposespaços da experiência: criação de sentidos no cotidiano escolar(2015) Ferraz, Elen Cristina de Oliveira FerreiraEsta tese apresenta alguns processos de criação e produção de sentidos no cotidiano escolar. Visa investigar possibilidades de experimentar processos de criação com professores, por meio de oficinas inventivas tomadas como lugar discursivo de negociação, que foram desenvolvidas com professoras de Educação Infantil, nos Centros de Educação Infantil inseridas na rede municipal de Educação Básica da cidade de Sorocaba. Partiu-se da hipótese de que o convite ao pensar, por provocações estéticas, pode concorrer para: o despertar de uma política de cognição; sensibilizar pessoas para o processo de criação; abrir espaços de subjetivação e de produção de sentidos; possibilitar o potencial crítico de produção coletiva; ampliar espaços para controvérsias; potencializar mudanças. Neste sentido, as oficinas inventivas exercem um importante papel na renovação do território existencial das pessoas, e por revelar espaços em que se promove a visibilidade e negociação de versões repercutem implicações teóricas, metodológicas e éticas. Pretendeu-se contextualizar temposespaços contemporâneos, no/do cotidiano escolar, identificar a percepção das professoras acerca dos processos experimentados e analisar quais são os problemas que limitam os processos criativos e a produção de sentidos no cotidiano escolar. Defende-se a tese de que é possível provocar temposespaços de acontecimento em que professores (as) possam exercitar um pensamento nômade, conectando-se e fazendo rizomas que possibilitem gerar processos criativos e de trocas simbólicas, resistindo aos dispositivos e às estruturas contemporâneas. O trabalho provocou professoras a experimentar processos de criação no cotidiano escolar contemporâneo, por meio de oficinas como espaços de produção de sentidos e coconstrução de identidades. Tomou as oficinas como estratégia de pesquisa e se desenvolveu por entrelaçamentos da linguagem poética, de conceitos, de experiências da pesquisadora, de expressões gráficas, com as múltiplas vozes das professoras. Ao abrir espaços de subjetivação, considera-se a responsabilidade ético-política do pesquisador, com uma conceituação de temposespaços do viver, com os temposespaços criativos em oficinas e com os temposespaços da experiência e processos de produção de subjetividades.
- DissertaçãoFormação do gestor democrático de escola no século XXI(2020) Valadão, FábioO tema da pesquisa é a formação do gestor democrático de escola no século xxi. vincula-se a linha de pesquisa educação superior: formação superior. esta pesquisa tem o objetivo geral investigar a formação do gestor democrático nos cursos de pedagogia oferecidos no brasil e, concomitantemente, relacioná-la às ações requeridas por um gestor escolar, dentro do contexto da instituição. essa intenção se deu através da pesquisa bibliográfica e documental explanatória analítica com ênfase nos em diversos dispositivos legais, acrescentados por informações pertinentes àquilo que se espera dos cursos de pedagogia que, supostamente, deveriam formar profissionais capazes de administrar uma unidade escolar de acordo com o que se espera do papel de um gestor democrático e participativo. os objetivos específicos foram: a) analisar a literatura sobre democracia e a gestão escolar na escola; b) analisar as diretrizes legais no âmbito estadual referente a gestão democrática; c) levantar hipóteses sobre o porquê do baixo rendimento dos alunos de escola pública. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: os cursos de pedagogia estão formando futuros gestores democráticos com as competências e habilidades exigidas em pleno século XXI? a hipótese sugere que os cursos de pedagogia analisados nesta pesquisa, nunca tiveram qualquer definição concreta sobre a formação de profissionais da área educacional, não passando, durante anos, de uma disputa política, cujo intuito era apenas de modificar leis para mostrar e provar quem detinha o poder no momento, até então, atual. devido à falta de identidade dos cursos de pedagogia, formavam-se profissionais sem habilidades para ministrar aulas, tampouco para administrar instituições. dessa forma, após inúmeros protestos e reformas, a pedagogia tem apresentado uma nova estrutura, cuja carga horária e grade curricular sofrem alterações no decorrer dos anos, de modo a assegurar ao cursista uma formação aprimorada. entretanto, dados comprovam que, ainda assim, as diversas reformulações não têm sido suficientes para a oferta de uma educação de qualidade, especialmente ao fomentar discussões acerca da democracia, seus conceitos e fatores principais para sua efetivação, relacionando-a à gestão escolar contemporânea, em que evidencia-se a necessidade de haver profissionais cada vez mais bem preparados para exercer seu papel frente aos mais variados desafios impostos pelo século XXI, considerando problema econômicos, crises sanitárias epidêmicas e todas as questões sociais que perpetuam-se no brasil, apontando a educação como uma das maiores preocupação de toda a sociedade. ademais, percebe-se que grades curriculares e conteúdos minimalistas não norteiam um gestor democrático quanto às necessidades vigentes em uma instituição, tampouco trazem qualquer referência entre a união da escola com a comunidade, bem como sua importância para se efetivar princípios da gestão democrática, cujas práticas reais são relatadas ao longo destas páginas, configurando-se num modelo inclusivo, participativo e representativo de gestão.
- DissertaçãoGeografia narrada no/do cotidiano escolar: um estudo a partir do conceito de território(2011) Martins, Carlos Roberto MirandaPoderia assumir o risco de tocar, mesmo que com as pontas dos dedos, de leve; quase que sem sentir um elemento desejado e afixado como certo pelas palmas de um paradigma? E mais, como entender melhor as trocas no/do cotidiano escolar e suas delimitações visíveis e invisíveis impostas pelos seus praticantes e pelas fronteiras estatais? Questionamentos e reflexões que aguçaram o “eu” durante muito tempo. Com as pontas dos dedos me proponho a assumir o risco de tocar, estudar o conceito de território não para substituí-lo, mas para desconstruí-lo tendo como foco a ser pesquisado o cotidiano escolar. Tal conceito é empregado geralmente pela ciência geográfica, mas nem por isso é exclusivo dela. Por isso proponho um diálogo entre a Geografia e a Filosofia, até porque a necessidade de desconstrução do conceito de território traz como exigência que ele seja visitado por outras áreas de estudo, que ele atravesse outras áreas de estudo. Nessa trajetória procurei rever, reviver, lembrar, primeiramente, os territórios que me constituíram e pelos quais transitei durante minha vida, e para isso usei e abusei da incrível arte de narrar, que me possibilitou atravessar o antes e o agora. Já para a desconstrução do conceito de território me propus a fazer uso das narrativas ficcionais no intuito de abrir fendas nas fronteiras da vida no/do cotidiano escolar e criar possibilidades únicas de embaralhar, revirar, remexer, desconstruir histórias, as quais me conduziram por labirintos entre os limites da escola em busca de seus territórios, bem como as implicações desses “microterritórios” no/do espaço escolar face a contemporaneidade. Comecei apenas com um leve toque. No começo me controlei. Quando me dei conta as duas mãos consumiam o elemento desejado. Não tive cuidado. Pobre conceito fragmentado.
- DissertaçãoGestão escolar democrática: uma análise de artigos científicos de 2010 a 2019(2020) Aguiar, Selma de Fatima Alves BatistaA gestão democrática na escola foi o tema escolhido para esta dissertação, que teve como problema de pesquisa identificar o que os artigos científicos abordam sobre o tema gestão escolar. O objetivo desta dissertação foi analisar artigos científicos no período de dez anos, para compreender o que pesquisadores brasileiros investigaram sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise documental. O procedimento delineou-se como um estudo de revisão de literatura, com um levantamento de artigos científicos, utilizando como descritor: gestão escolar, no banco de dados Scielo/Brasil. Ao todo foram analisados 23 artigos brasileiros de 2010 a 2019. Utilizou-se uma leitura rastreadora para o primeiro agrupamento entre artigos teóricos e relatos de pesquisa, em seguida tabulações, considerando os objetivos, os procedimentos e as conclusões de cada artigo. Como resultado, as análises apontam que, no período de dez anos, foram realizadas mais pesquisas de campo, e do tipo documental, com o intuito de apresentar as singularidades das diferentes formas de gerir, na escola, as experiências e as análises de discursos. De modo geral, as pesquisas mostram que a escola ainda tem um longo percurso no processo de implementação de um ambiente democrático na gestão escolar.
- DissertaçãoNarrativas dos moradores da terra indígena do Alto São Marcos - RR: diálogos na fronteira do cotidiano escolar(2013) Monteiro, Huarley Mateus do ValeA Amazônia brasileira convive com modelos políticos, econômicos e educacionais, muita das vezes pensados distantes de sua realidade. Colocar em debate tais questões é dialogar com a própria dinâmica amazônica. Assim posto, este trabalho tem por referência as vozes anônimas dos moradores da Terra Indígena do Alto São Marcos/RR, com seus sonhos, angústias e devires. É nas tessituras do cotidiano dessas pessoas e suas relações sociais que busco entendimento sobre seus pertencimentos e singularidades no contexto pós-moderno. Nessa busca, o exercício de leitura nos conduziu à noção de Fronteira. Entender como essa se apresenta como provável elemento de diálogo sobre a dinâmica social dos sujeitos da Amazônia roraimense e como ele ressoa, através da voz/narrativa, configurando experimentos de questões históricas, sociais, políticas, ecológicas, culturais e, principalmente, educacionais, é o referente a ser alcançado. Consideramos neste estudo os levantes feitos pelos moradores da Terra Indígena do Alto São Marcos (presentes em suas narrativas) como um dos pontos fundamentais para se entender a conjuntura em que eles se encontram. Na construção dessa linha de entendimento, os estudos culturais, a antropologia da educação e a noção de cotidiano dão sustentação às observações e análises feitas.
- TeseNo jardim das memórias: cotidianos escolares a partir das narrativas dos trabalhadores rurais(2022) Garcia, Daniele de OliveiraEste trabalho propõe um passeio no jardim de memórias da autora, jardineira-professora-pesquisadora e de seus sujeitos de pesquisa: trabalhadores da lavoura do interior de São Paulo - seus pais, tios e antepassados. Os relatos das memórias ensejam contemplar os objetivos diversos desta tese: tornar visíveis e relevantes as histórias destes sujeitos (retratos do Brasil Profundo) e, assim, trazer à tona cotidianos escolares diferentes, que transbordam e invadem as práticas pedagógicas da autora, quando se vê (e assume a) posição ética, política e pedagógica de educadora freireana (Reigota, 2020). A tese é organizada em capítulos intitulados “cantos do jardim”, blocos de sentido não sequenciais, que podem ser lidos à escolha do leitor. Os primeiros capítulos recebem o nome flore: Flores de Uva, A flor do professor, Girassóis e Dente de Leão. Há também outros cantos, que não recebem o nome de flores, uma vez que são espaços diferentes do jardim: o canto “banco do jardim” é o espaço do diálogo com os autores que acompanham durante o processo de escrita desta tese: Fernando Frochtengarten (2005), Eclea Bosi (1983), Marcos Reigota (1999, 2008, 2019 e 2020), Antonio Cândido (2017), bell hooks (2021), Paulo Freire (2011, 2013, 2019, 2020 e 2021), Peter Spink (2008), entre outros. O canto “Flores perfumadas” apresenta o momento em que a tese torna-se objeto de si mesma: quando afeta-se e transforma-se por meio do contato com outras narrativas e memórias de estudantes trabalhadores que chegam ao Ensino Superior (sendo eles, muitas, vezes, os primeiros representantes de suas famílias a ocupar estes espaços). Por fim, o canto Passaredo, tem o nome dedicado à colega do grupo Perspectiva Ecologista, Marta Catunda, que faleceu durante o processo des escrita desta tese. O Passaredo, apresenta aos leitores um “jogo de memórias” desenvolvido a partir dos objetos geradores que motivaram as lembranças narradas neste trabalho. O jogo, como conteúdo pedagógico, convida para que outros educadores-jardineiros possam cultivar sentidos e aprendizagens. Desta forma, entende-se que as memórias desta jardineira e de seus sujeitos, partem de uma dimensão individual para pertecimento coletivo, uma vez que se que a pesquisa gera reflexos e reflexões a partir de sua leitura, além de almejar lançar sementes para o cultivo de outros jardins.