Navegando por Assunto "Educação - História - Sorocaba (SP)"
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- TeseA ação inspetora no Brasil ao longo da história da educação: análise dos termos de visita do Grupo Escolar Senador Vergueiro (1919-1950)(2014) Gomes, Denise LemosO objetivo desta tese é analisar o papel do inspetor de ensino no período de 1919 a 1950, focando a dualidade de sua ação: fiscalizadora ou orientadora. A investigação foi realizada por meio da análise dos Termos de Visita dos inspetores no período de 1919 a 1950, do Grupo Escolar Senador Vergueiro, na cidade de Sorocaba, São Paulo. Para contextualizar o estudo, foi feito um levantamento bibliográfico da História da Educação Brasileira desde 1549. Verificou- -se, no processo de construção do trabalho, que, embora a função não existisse explicitamente, a ação inspetora esteve presente ao longo dos tempos, porém diluída em outros papéis.
- DissertaçãoA criação da escola Senai “Gaspar Ricardo Junior” em Sorocaba: 1930-1962(2020) Spim, Nikolas VieiraEsta pesquisa tem como tema o ensino profissional, e como objeto, a criação da escola Senai “Gaspar Ricardo Júnior” no município de Sorocaba/SP. A pergunta que norteia esse estudo assim se faz: o porquê a criação da escola Senai na cidade de Sorocaba? Com isso, contribuir para a compreensão do que motivou a vinda da escola para esta cidade, torna-se o objetivo geral. São específicos os objetivos de registrar os principais acontecimentos políticos que influenciaram o contexto industrial e o ensino profissional brasileiros nos anos de 1930 a 1962; apresentar o contexto industrial sorocabano de 1930 a 1962; apresentar a história de fundação da escola Senai no Brasil; explicitar o processo da vinda e instalação da escola Senai Gaspar Ricardo Júnior na cidade de Sorocaba. A pesquisa bibliográfica foi utilizada como metodologia para esse estudo. Essa pesquisa tem sua relevância baseada na escassez de informações explícitas encontradas para fundamentar e basear a história dessa escola renomada no mercado de ensino profissional.
- DissertaçãoA criação do grupo escolar "Senador Vergueiro" (1919) e a escolarização dos filhos dos operários em Sorocaba(2014) Spim, Adilson AparecidoPor três séculos Sorocaba abrigou a Feira de Muares, onde tropeiros vindos do sul a caminho das Minas Gerais, faziam da cidade seu ponto de descanso e de negócios. Dessa forma, a cidade prosperou e muitos fizeram fortunas. Com o fim das feiras, o dinheiro acumulado nos negócios das mulas foi aplicado na construção de fábricas, comércios e indústrias, colocando novamente a cidade em destaque nacional, ganhando o apelido de “Manchester Paulista”. Com a abertura de novas fábricas exigindo um grande contingente de mão de obra operária, chegaram imigrantes de diversas nacionalidades, fixando-se em diversos pontos da cidade, principalmente no bairro Além Ponte. Provenientes do Velho Continente, os espanhóis fundaram sua colônia espanhola na cidade de Sorocaba. Os espanhóis fizeram parte da história do movimento operário sorocabano. Seu ingresso nas fábricas inicialmente foi a contra gosto, visto que a maioria desejava trabalhar na lavoura. Os imigrantes viram-se obrigados a compor a grande massa de trabalhadores, principalmente nas fábricas de tecidos. A luta pela sobrevivência fez com que os filhos dos operários adentrassem as fábricas, compondo o parco orçamento doméstico e gerando um problema social: o analfabetismo, que desafiava ao ideário Republicano. O sonho da República esbarrava exatamente no dilema da instrução e educação; como solucionar isso foi o ponto de partida para que o movimento operário lutasse pela redução da jornada de trabalho, para que os pequenos proletários frequentassem as salas de aula da Escola Moderna, local onde o ensino racional, com base na filosofia anarquista era disseminado. Os governantes responsáveis pela Educação, preocupados com o avanço dos ensinamentos anarquistas procuraram meios para colocar esses menores operários nos bancos escolares das escolas públicas. Tornaram o ensino obrigatório, ao menos para as crianças até os 12 anos; agruparam escolas isoladas em Grupos Escolares, reformularam o ensino desde as suas bases. Na reunião de diversas escolas isoladas no bairro do Além Ponte, tipicamente espanhol e operário, foi fundado em 1919 o terceiro grupo escolar da cidade de Sorocaba, atendendo às reivindicações dos operários. A Chácara Amarela, palco de tentativas de instalação da primeira tecelagem da cidade, passou a abrigar o Grupo Escolar “Senador Vergueiro”, assim denominado em homenagem ao avô do chefe político Luis Pereira de Campos Vergueiro, que comandou a política local e o movimento denominado de “Vergueirismo”. Este trabalho foi elaborado por meio da pesquisa em documentos, jornais da época e livros, foi de grande valia o trabalho do pesquisador e professor Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho que reuniu e organizou uma edição fac-similar do jornal O Operario, fonte de informações sobre o Movimento Operário sorocabano e a preocupação com a escolarização dos filhos dos operários.
- DissertaçãoA educação em Sorocaba: do final do século XIX até a criação da Escola Normal Livre de Sorocaba em 1929(2005) Lima, Ana Lucia de AlmeidaEste trabalho é o resultado das pesquisas realizadas no intuito de compreender a educação escolarizada em Sorocaba existente no final do Império e início da República até os motivos que levaram o município a criar e instalar a Escola Normal Livre de Sorocaba, primeira escola normal da cidade, dentro de uma análise histórica e cultural, que permitiram registrar aqui um pouco da história dessa instituição escolar. Tendo a Escola Normal Livre de Sorocaba como foco principal, a autora faz um estudo sobre a escola normal desde a sua criação no Brasil e em especial no Estado de São Paulo, destacando os avanços e retrocessos da escola normal paulista, a fim de entender qual a ligação de “Livre” no nome original da escola. Outros questionamentos como a que público ela se destinava, bem como, qual a formação inicial que propunha na época, fizeram parte das análises empreendidas, buscando entender dentro do período de implantação da República, mais especificamente as duas primeiras décadas, a sua real necessidade de funcionamento, relacionando-a com a expansão do ensino público, diante do desenvolvimento e nova estrutura urbana que remodelava a cidade. No decorrer do trabalho, a autora descreve um pouco da história da cidade, desde a sua formação até o final da década de vinte, com a finalidade de dar maior substância à formação e caracterização da população, até a inserção da Escola Normal, revendo a educação escolarizada existente como um todo, integrando-a aos aspectos políticos, sociais e educacionais que demonstram a evolução desta comunidade
- TeseA formação do trabalhador ferroviário: o caso da escola profissional mixta de Sorocaba (1929-1942)(2013) Garcia, José RobertoEsta pesquisa objetiva explorar a maneira como os programas educacionais, serviços e relações com a comunidade refletiam as estratégias dos gestores em preparar o trabalhador para suprir mão de obra à nascente indústria sorocabana, através de uma das oito escolas profissionais mais antigas do estado de São Paulo - a Escola Profissional Mixta de Sorocabadurante o período de 1929-1942. Para o desenvolvimento deste trabalho foram efetuadas consultas periódicas aos arquivos históricos existentes no acervo disponibilizado pelo Centro de Memória da instituição. Destacam-se nas pesquisas os diários oficiais; os livros de registros de matrículas; os boletins; os livros dos diplomados. As análises em jornais da época, anais da Câmara de Vereadores, almanaques e livros históricos, retratam as articulações existentes entre a instituição escolar e a Estrada de Ferro Sorocabana. Estes documentos encontram-se na Biblioteca Pública Municipal, na Biblioteca Pública Infantil Municipal, no Museu Histórico de Sorocaba, no Gabinete de Leitura Sorocabano e na Biblioteca da Universidade de Sorocaba – Uniso. Pesquisas efetuadas no Museu Ferroviário existente na cidade de Sorocaba/SP forneceram, entre outros, dados sobre os funcionários e pensionistas da empresa, que, posteriormente, foram comparados com os registros dos egressos da instituição; aqueles constam do Livro de Registros de Funcionários e Pensionistas com data de 1965. Dois ex-ferroviários foram entrevistados contribuindo para melhor compreensão da prática do educando/trabalhador no âmbito escolar e no cotidiano da fábrica. O estudo das 8.476 matrículas efetuadas durante o período analisado revela que 80% dos alunos não concluíam os cursos; a maior evasão ocorria entre as 1ªs e 2ªs séries, entendendose que com apenas seis meses iniciais do curso os alunos estariam minimamente preparados para pleitear vagas no mercado de trabalho. A análise dos diplomados conclui que acima de 55% dos egressos tinham como destino final de emprego a Estrada de Ferro Sorocabana; revela ainda que acima de 3/4 dos cursos oferecidos, mesmo aqueles destinados às mulheres, forneciam mão de obra para a ferrovia. Percebe-se, nos cursos fornecidos pela Escola Profissional Mixta de Sorocaba, viés industrializante, consoante às concepções propostas pelos métodos Della Vos, da Escola Técnica de Moscou e do método Slojd. Observa-se, também, que no processo de ensino e aprendizagem a instituição fez uso das séries metódicas, inaugurando um novo tempo nos métodos do ensino profissional no país atendendo aos interesses do capital.
- DissertaçãoA gestão da escola municipal "Dr. Achilles de Almeida" de 1951 a 1991(2004) Campos, José Wilson SanchesEste trabalho considera a categoria autoridade na gestão escolar do diretor Milton Marinho Martins na Escola Municipal "Dr. Achilles de Almeida" da cidade de Sorocaba que foi de 1951 a 1991. Usou 0 método da história oral, das análises de imagens e documents escritos para formulação da trajetória dessa gerência escolar e da escola em si. O status da escola, na visão da comunidade e, OS documentos foram analisados na perspectiva dos estudos sobre o imaginário social. As categorias autoridade do fundador e imaginário social do diretor são explicitadas, assim como o método da história oral. A perda da autoridade no campo educacional, também é um fator estudado nesta dissertação.
- DissertaçãoA participação da Loja Maçônica Perseverança III na educação escolar em Sorocaba: do final do Segundo Reinado ao final da Primeira República(2009) Silva, Vanderlei daO objeto deste estudo é a ação política e social da maçonaria, representada pela Loja Maçônica Perseverança III (PIII), na cidade de Sorocaba, através de sua atuação na educação escolar neste município; concentrando a pesquisa em sua mantida, a Escola Noturna, entre o final do século XIX e início do século XX. Busca-se um entendimento dos motivos que levaram aquela entidade a dedicar-se à implantação de escolas e a apoiar políticas educacionais. A dissertação insere-se em uma análise das atas da Loja Maçônica Perseverança III, transcritas por José Aleixo Irmão, limitando-se as consultas àquele tema específico, ou seja, a educação. Foram analisadas, ainda, outras obras que tratam da história da educação naquele período. Como norte para a pesquisa, e definição de termos e conceitos operacionais, designou-se o conceito de história social estabelecido por Vieira; Peixoto; Khouri (2002) procurando levar em conta as várias dimensões do social, do econômico e do político.
- DissertaçãoAs contribuições da Fundação Dom Aguirre à educação no município de Sorocaba: de 1963 a 2021(2022) Barros, Helenice deA pesquisa analisa, historicamente, os fatos que deram origem à criação e trajetória da Fundação Dom Aguirre, com a intenção de identificar e descrever as contribuições e o legado da instituição na educação no município de Sorocaba e região. A pergunta norteadora da presente pesquisa é: qual o papel e as contribuições da Fundação Dom Aguirre na educação sorocabana? A hipótese da pesquisa estabelece que a Fundação Dom Aguirre contribui, tanto para a oferta, quanto para o desenvolvimento da educação no município de Sorocaba e região. O objetivo geral é identificar as principais contribuições da Fundação Dom Aguirre, e seus reflexos na educação sorocabana. Os objetivos específicos são: a) descrever os contextos: nacional, regional e local, nas décadas de 1950 a 2021 referente à educação; b) descrever os aspectos históricos da Fundação Dom Aguirre; c) identificar e descrever as contribuições da Fundação Dom Aguirre no município de Sorocaba e região. O caminho metodológico da pesquisa se constitui em uma abordagem descritiva da história da Fundação Dom Aguirre. Dessa forma, utilizamos como procedimento técnico, a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados mais importantes são encontrados por meio das contribuições que a Fundação Dom Aguirre forneceram e fornecem à cidade de Sorocaba, que são: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba; a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Sorocaba – FACCAS; a Classe Experimental de Jardim de Infância “ Maria Montessori”; o Colégio Dom Aguirre; o Projeto “Nossa Creche”, a Universidade de Sorocaba; os Projetos de Extensão; a Universidade da Terceira Idade e a Cultura Escolar.
- TeseColégio Santa Escolástica: a experiência pedagógica beneditina em Sorocaba(2017) Madureira, Maria Aparecida de LimaTendo por objeto material de estudo o Colégio Santa Escolástica (centenária instituição escolar da cidade paulista de Sorocaba), esta tese traz o resultado de uma pesquisa historiográfica que se apropriou da trajetória da instituição com o objetivo de apreender as condições concretas em que a representação social de escola tradicional se concretizou em seu cotidiano pedagógico. Apoiada nas categorias epistemológicas presentes na obra de Justino Pereira de Magalhães: materialidade, representação e apropriação e delimitada pelos anos de 1905 e 1950, a pesquisa se realiza através de fontes primárias e fontes orais, e analisa a institucionalização do projeto educativo da Congregação Beneditina Missionária de Tutzing sob duas perspectivas principais: o ideal missionário da ordem religiosa e as práticas pedagógicas tradicionais. O aporte teórico que dá sustentação à pesquisa historiográfica conta com os estudos de Demerval Saviani e Franco Cambi. A institucionalização do Colégio se efetiva estabelecendo contato com um passado remoto, mas que repercute na modernidade: a condição tradicional não se sustenta apenas nas objetividades das práticas educativas antigas, que sofrem as alterações ideológicas da contemporaneidade, mas também, paradoxalmente, na finalidade singular de um fazer humanista cristão, que tem na educação um dos espaços para realização de seu projeto universal de humanidade e salvação.
- DissertaçãoEE Cel. Fernando Prestes: arquivo permanente, memória e história(2007) Silva, Maria Cristina daPela própria dinâmica da escola, a Secretaria produz diariamente uma infinidade de registros sobre a vida acadêmica e profissional dos professores, na forma de históricos escolares, fichas de acompanhamento individual, livros de atas diversos, folhas de pagamentos, diários de classe, etc. esses documentos precisam ser organizados e catalogados. Este trabalho se propõe a organizar o acervo documental da EE Cel. Fernando Prestes e produzir um inventário informatizado destes documentos.
- TeseEntre o monumento idealizado e o realizado: a Escola Normal Livre Municipal de Sorocaba (1929 a 1967)(2015) Almeida, Adriana Ricardo da MotaEsta Tese de Doutorado tem o propósito de realizar a interpretação histórica e compreender o processo de instalação e organização da Escola Normal Livre Municipal de Sorocaba no período compreendido entre a sua criação e extinção, respectivamente 1929 a 1967. O foco da pesquisa é a análise do ensino normal nessa instituição, investigando os campos da história da educação, das instituições escolares e cultura(s) escolar(es), considerando as seguintes categorias: origem, arquitetura predial, fontes históricas documentais, tempos, espaços e os sujeitos presentes na trama que organizou a instituição. A Escola Normal Livre de Sorocaba, laica, emergiu num momento de forte tensão sociopolítica entre duas facções do Partido Republicano Paulista e foi mantida pela prefeitura municipal, daí o adjetivo contraditório “livre”, já que era subordinada ao Estado. A equiparação às oficiais estaduais ocorreu somente vinte e cinco anos após a sua criação. Emergiu na condição de “anexa” ao Ginásio Municipal pela Lei Nº 209, de 16 de janeiro de 1929. Em 1931 criou-se a Escola de Aplicação anexa à Escola Normal Livre, a qual funcionou no mesmo prédio. Instituição escolar marco do ensino secundário de humanidades em Sorocaba, formou os primeiros professores primários na cidade e cerca de mil professores durante os trinta e oito anos de história. O papel social da Escola Normal Livre de Sorocaba foi formar professores primários para atuarem nos grupos escolares de Sorocaba e cidades da região, além das escolas rurais e ou isoladas. Apesar dos imensuráveis percalços e resistências por conta dos dispositivos escolares de controle que contribuíram para identificar as características de cultura(s) escolar(es) singular(es), podemos afirmar que a mesma cumpriu seu papel, face ao reconhecimento histórico e social que perdura até os dias atuais.
- DissertaçãoEscola Júlio Bierrenbach Lima: a consolidação de uma instituição escolar (1969-1981)(2014) Soares, Nivaldo LúcioA dissertação tem por objetivo identificar as raízes da Escola Estadual Prof. Júlio Bierrenbach Lima na História da Educação Sorocabana, no período de 1969 a 1981. Por meio de dados bibliográficos, documentos e entrevistas, associados às considerações sobre a temática, a pesquisa delimita seu foco de investigação no estudo de uma das mais tradicionais escolas públicas da cidade de Sorocaba. Na perspectiva desta assertiva a pesquisa sobre a instituição faz uso de fontes primárias e secundárias procurando sedimentar a identificação que se propõe realizar. Apoia-se em obras da área da história e historiografia da educação, em textos específicos sobre instituições escolares de autores como Sanfelice e Buffa entre outros, em documentos internos da escola, na legislação oficial, além de buscar junto aos professores dados da memória que cruzam a vida do Bierrenbach com a vida profissional de anos de trabalho docente. Aborda por meio de entrevistas não só os professores, mas também alunos que cumpriram sua formação escolar na instituição. A dissertação enfoca no período estabelecido a criação, instalação e desenvolvimento dessa instituição escolar, demostrando por meio de dados e registros, o corpo físico da escola, a estruturação dos cursos e o desempenho dos alunos.
Publicação Fios da memória das estudantes sorocabanas durante a ditadura militar: 1964/1984(1999) Vendramini, Leni Palmira PiacitelliEste trabalho visa fazer uma leitura da Escola, na época da 2' ditadura militar (1964/1984), em Sorocaba, Estado de São Paulo, através de depoimentos de pessoas comuns. anônimas. Tecendo os ños da memória e observando experiências relevantes da trajetória das estudantes, isto é, olhando o lado feminino e destacando quais suas observações, sentimentos, reflexões e 0 que restou em suas lembranças, a investigação procura evidenciar o sentido social da vida desses personagens, além de compor diálogos com outras versoes historiográficas de um periodo sombrio da história do Brasil. O enfoque feminino é justificado pelo fato da mulher, nessa época, começar a tomar parte, com um pouco mais de significado, na vida política do país, deixando de ser a parte "frágil" para 0 sair às ruas, reivindicando o direito à democracia, muitas vezes, at pela luta armada. Procura, também. registrar clima do periodo através de músicas, comportamentos e moda, vista como manifestação cultural, e suas possíveis influências nas estudantes sorocabanas. Agregando fragmentos guardados pela memória, este trabalho pretende mostrar como se sentiam as estudantes, num periodo da história do Brasil, em que o medo era a pedra de toque de todas as suas as atitudes. Nessa época, respirava-se a inquietude e era mantido o silêncio. Silêncio diante das injustiças, diante das arbitrariedades manipuladas pela força do autoritarismo, que, definitivamente, negava o espaço necessário para a criatividade de aprender o mundo em que se vivia, fechando os espaços de liberdade.- DissertaçãoGestão escolar, relações estabelecidas entre a direção e o corpo docente do Grupo Escolar Municipal Noturno de Sorocaba (1937-1959)(2004) Falsarella, Luiz CarlosEste trabalho de pesquisa visa analisar as relações estabelecidas entre as duas primeiras gestões da direção com o corpo docente do Grupo Escolar Municipal Noturno da cidade de Sorocaba - SP, voltado ao ensino de jovens e adultos trabalhadores. O recorte temporal foi delimitado entre julho de 1937, data da criação dessa instituição, até fevereiro de 1959, quando finaliza a gestão do segundo diretor. Foram trabalhadas as questões relativas à cultura e forma escolar, analisando o modo como foram administrados os problemas administrativos e pedagógicos durante as relações que cada direção mantinha com o corpo docente, realizando a comparação entre as duas gestões, analisando as semelhanças e diferenças entre as posições de cada diretor na sua respectiva administração. As fontes pesquisadas foram diversas: livros de chamadas, de penalidades, de ponto dos professores, diretores e funcionários, de visitas de inspetores escolares, mas principalmente os livros de atas das reuniões mensais pedagógicas do grupo escolar, estes fomeceram, de forma detalhada, informações valiosas e consistentes sobre a história do grupo escolar e os demais documentos foreceram informações suplementares, auxiliando a sustentação para diversas afirmações colocadas neste texto. Foram consideradas, também, fontes colhidas de entrevistas de sujeitos que fizeram parte do elenco de educadores do grupo escolar, fornecendo informações que, muitas vezes, não puderam ser encontradas nos documentos. Algumas fotos fornecidas ajudaram a compreender como eram mantidas as relações fora das atividades rotineiras, apurando assim a percepção do relacionamento dos sujeitos dentro do espaço da instituição. As investigações realizadas nas fontes forneceram informações para inferir conclusões sobre como foram estabelecidos as relações, no âmbito da instituição, e compreender como essas relações produziram ai uma cultura escolar peculiar no período estudado. O trabalho foi elaborado em quatro capítulos. O primeiro relata como Sorocaba se apresentava no contexto socioeconômico e político, para melhor compreender em que contexto o grupo escolar foi criado e mantido. O segundo capítulo caracteriza o grupo escolar, informando sua trajetória no periodo do recorte temporal de estudo. O terceiro relata a participação do primeiro diretor do grupo escolar. O quarto segue a mesma trajetória do terceiro capítulo, porém relatando a participação do segundo diretor do grupo escolar. Por fim, a conclusão da pesquisa e as considerações finais.
- DissertaçãoMemórias e histórias de ex-professoras do Grupo Escolar "Antonio Padilha" (1952-1990)(2005) Meira, Regina de FátimaEste trabalho é o relato das memórias e histórias de ex-professoras primárias do Grupo Escolar Antonio Padilha da cidade de Sorocaba, no período de 1952 a 1990. Usou-se o método da história oral, da análise de documentos, imagens e o que foi publicado na mídia, acerca do período relatado para que a trajetória dessas vidas fosse montada. A transcriação foi a metodologia usada para trabalhar os relatos da vida escolar e pessoal das interlocutoras dessa história. Buscou-se a prática de sala de aula, a formação escolar dessas ex-professoras, bem como o relacionamento entre elas, o diretor, a escola e a comunidade. No decorrer dos relatos, surgem as mudanças na legislação educacional e os medos e anseios que esse novo acarretou. Foi relevante o discurso de cada interlocutora para análise das práticas escolares nesse recorte temporal, bem como das fotografias que mostraram o tempo que nunca foi esquecido.
- TeseMulheres plurais: a educação feminina à luz da missão educativa da Igreja Católica(2015) Gomes, Calil de SiqueiraMulheres Plurais: a educação feminina à luz da missão educativa da Igreja Católica é uma tese construída na linha de pesquisa História e historiografia: políticas e práticas escolares, perpassando pelo fio condutor a História das Mulheres, como fruto de análise de discursos tradicionais que reforçavam a figura de submissão das mulheres no cenário de educação religiosa do Catolicismo Ultramontano. Nesse caso, a visibilidade feminina e a sua busca de mobilidade nos espaços de poder dentro da história, perpassou pelo crivo da educação, bem como pelo processo de civilização e emancipação, que outrora fazia da condição feminina uma situação de dominação e submissão masculina, que analiticamente nas visões bíblicas e históricas são reforçadas pela ideologia da fragilidade feminina. O recorte temporal da pesquisa compreendeu fins do século XIX e início do século XX (1859 até 1963), mediante uma revisão bibliográfica sobre a educação feminina, a história das mulheres e o papel da Igreja Católica justificando alguns fragmentos que continham uma educação moral e rígida. E, ao mesmo tempo a Igreja Católica que por vocação natural de ensinar, abriu campos e espaços para que a educação feminina confessional tivesse o seu devido lugar, não substituindo a educação laica do cenário político tradicional e conservador, que à época mantinha poucos interesses em emancipação feminina, atrelando a condição feminina submissa ao domínio masculino. Contudo, no final do século XIX, aconteceu a crise modernista (valores, princípios morais, éticos e políticos), e reforçou o ideal da educação feminina em colégios religiosos, pois fazia parte das estratégias ultramontanas em querer recristianizar toda a sociedade, na formação de mães e esposas aptas para o desenvolvimento da nação brasileira, como exemplificou o Colégio Santa Escolástica de Sorocaba, com sua proposta pedagógica e formação cultural, que desde 1906 corrobora com a história da educação em Sorocaba.
- DissertaçãoO Colégio Salesiano São José: juventude, educação e valores(2017) Bombo, MauroEsta dissertação investiga a implantação e fundação do Colégio Salesiano São José de Sorocaba e como são entendidos os princípios educacionais salesianos elaborados por Dom Bosco e que servem de referencial para os docentes que participam das atividades educacionais. Adotou-se o referencial teórico historicista, investigativo e analítico de tipo qualitativo, com uso metodológico da técnica de aplicação de questionário aberto. Fundamentado em literatura salesiana, o texto contempla o período de fundação, implantação e expansão da congregação salesiana na Itália e no mundo, bem como a reprodução e ressignificação dos procedimentos educativos legados por João Bosco no Colégio Salesiano São José. Com a chegada dos salesianos no Brasil, em 1883, foram construídas unidades educacionais em várias regiões do país. Com o insistente apelo de Dom Aguirre, bispo de cidade de Sorocaba, fundou-se em 1962 o Colégio Salesiano São José, conhecido como Salesiano. O objetivo deste trabalho é de conhecer a história dessa fundação e pesquisar como são interpretados e desenvolvidos os princípios educacionais salesianos nas práxis dos docentes e se esses princípios são absorvidos pelos educandos que participam desse processo educativo. A questão é tratada por meio de análise dialética entre a perspectiva historicista dos fundamentos salesianos e o discurso institucional aliado à prática docente no Colégio Salesiano São José. Esta pesquisa constatou que há incidência desses princípios salesianos nas práxis docentes do Colégio Salesiano, constatação que permitiu avaliar o grau de fidelidade do projeto e das práxis educativas desta instituição com o ideal educativo proposto pelo fundador Dom Bosco na Itália do século XIX e que, saído de sua terra natal, se apresenta como marco referencial desta Instituição.
- DissertaçãoO curso de ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana: (1931-1950)(2013) Oliveira, Marivaldo deA pesquisa se propõe pensar o Curso de Ferroviários mantido e gerido pela Estrada de Ferro Sorocabana nos anos 30 – 50 e, as repercussões por ele provocadas uma vez que sua instalação estava voltada para as necessidades da ferrovia, para a produção e para o mercado. A urgência de formação de mão de obra especializada à época levou à consolidação do preparo dos jovens, atitude muito comum hoje, as indústrias e grandes empresas, se dedicam elas mesmas, a capacitar os trabalhadores. A pesquisa aponta na direção do entendimento da formação humana a que se propuseram aquelas práticas de capacitação dentro do contexto histórico, nas articulações políticas e de gestão da Educação Profissional e Tecnológica que aconteciam no Brasil durante aquele período em que começavam a se vislumbrar outras possibilidades ligadas à economia e formação para o trabalho. A pesquisa foi realizada através de consultas a arquivos históricos da Ferrovia, de atas e documentos dos Sindicatos ligados ao setor, jornais da época e outros documentos pertencentes ao acervo do Gabinete Sorocabano de Leitura, além de registros particulares pertencentes de famílias da época. A finalidade foi identificar as especificidades dos cursos, as habilidades que se propunham formar, os conteúdos programáticos propostos, as bibliografias, as metodologias de ensino adotadas, as formas de avaliação e os pré-requisitos para o acesso dos dados, dos registros e das experiências. Como ainda é possível contato com ex-alunos e pessoas que exerceram ou receberam influência da Escola de Ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana em Sorocaba, as compilações se apresentam sob uma análise comparativa das diversas fases da instituição, com a utilização de diversas ferramentas e suportes bibliográficos. Reportou-se na contextualização, aos pensamentos de Alberti, Ciavatta, Taylor e Ford, como a análise dos métodos usados para a preparação de trabalhadores e sua capacitação em relação ao tempo utilizado e à qualidade de execução das tarefas. Além da similitude da época com os dias de hoje, a pesquisa evidencia o atrelamento às exigências determinadas pela política e pela economia. Apresenta, portanto o Curso dos Ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana enquanto elemento de formação profissional de jovens da cidade de Sorocaba e de cidades da região.
- DissertaçãoO programa de desenvolvimento pessoal e social e o ensino de filosofia(2006) Gianolla, Maria Susie da SilvaO escrito presente propõe-se a contribuir para a constante análise das propostas que são comumente impostas em diversas instituições educacionais, apresentando sua pesquisa que se corrobora nas práticas pedagógicas de uma instituição particular, situada em Sorocaba. Práticas essas que foram inseridas pelas aspirações educacionais do mantenedor da referida escola, fundamentadas na apropriação de seus estudos sobre o cérebro humano e na metodologia de um programa denominado “Filosofia para Crianças”, idealizado pelo filósofo americano Matthew Lipman. A problemática, assim, preocupa-se em compreender como os professores dessa escola receberam a inserção de um método que prometia possibilitar o desenvolvimento da reflexão, análise, argumentação e raciocínio nos alunos. Porém os maiores envolvidos (professores e alunos) consideraram as histórias filosóficas propostas no programa enfadonhas, infantis e fora da realidade do cotidiano da instituição. Contudo os docentes se eximiram de esforços para que aquela prática fosse reexaminada. Por quê? Havia o receio de perderem seus empregos, caso questionassem em demasia? A formação em que se inseriam não lhes dava respaldo para que pudessem manifestar-se ante aos incômodos presenciados naquela metodologia? Pretendemos, dessa maneira, investigar, através de entrevistas com os maiores envolvidos (professores e coordenadores), o motivo que levou o mantenedor a focar sua concepção de formação dos indivíduos em um restrito espaço ao diálogo, sem compartilhar com aqueles que presenciariam, na prática do referido programa, porventura, todas as problemáticas ocorridas. Como desfecho para esse estudo, desejamos que seu resultado venha provocar uma maior análise ante as práticas pedagógicas, não somente para uma dimensão lógica mas também para uma dimensão política. E neste anseio em contribuirmos para uma transformação social é que a Filosofia entra para esta história.
- DissertaçãoOlho vivo: história do movimento estudantil alternativo em Sorocaba : 1997 a 2004(2009) Almeida, Marcelino deA pesquisa teve por objeto a atuação do Olho Vivo, movimento estudantil alternativo de Sorocaba, no período de 1997 a 2004. Num momento de predominância do neoliberalismo e de refluxo das organizações sociais (sindicatos, partidos políticos de esquerda, UNE e UBES), como foi sua origem e desenvolvimento? Qual a causa do êxito desta corrente do Movimento Estudantil em prejuízo das demais? A relevância do trabalho se deve ao pequeno número de pesquisas acadêmicas voltadas à participação política da juventude e ao sucesso do Olho Vivo, que se fez hegemônico na luta estudantil em Sorocaba, destacando-se na formação política e teórica de uma geração de jovens que hoje se colocam como alternativa política na cidade e norteiam a militância de várias organizações e agrupamentos políticos no estado de São Paulo. Utilizamos os referenciais teóricos marxistas e adotamos como principais procedimentos metodológicos: entrevistas com ex-dirigentes e pesquisa em documentos oficiais da USE e do DCE-UNISO, além de consultas na imprensa local e nas publicações do próprio movimento. A hipótese levantada para explicar o sucesso do Olho Vivo foi o acerto na opção teórica somado a práxis política, aliando trabalho de base, formação e luta; traduzido na ousadia de saírem para as ruas pregando a organização dos estudantes e realizando ações de grupos e manifestações de massa.