Navegando por Assunto "Educação e Estado"
Agora exibindo 1 - 20 de 22
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA educação especial no Estado de São Paulo: recorrências históricas e solicitações sociais(2015) Lopes, Silmara AparecidaA exclusão social intensifica a vulnerabilidade dos indivíduos, perpetuando as situações de pobreza e, consequentemente, delimitando o acesso à educação, saúde, dentre outros. Um dos grandes desafios é promover a participação social daqueles que foram colocados à margem dos nossos espaços comuns, excluídos do mercado de trabalho, da escolarização com sua geração, vítimas de uma construção social preconceituosa e estigmatizante. Ao analisar criticamente as recorrências sócio-políticas podemos problematizar o processo de exclusão, bem como o seu reverso, isto é, as iniciativas para o seu enfrentamento. Esta pesquisa apresenta uma análise histórica da trajetória das pessoas com deficiência ao longo dos tempos. Em diferentes épocas e culturas, o tratamento dispensado às pessoas com deficiência, especialmente àquelas das classes sociais dominadas, exploradas, tem variado, mas observa-se uma constante histórica: o estigma que legitima o preconceito e a continuidade do prejuízo histórico que enfrentam em relação ao usufruto dos bens sociais, culturais, econômicos e políticos. O objetivo principal desta dissertação é a análise do desenvolvimento da educação especial no Brasil, de modo geral, e no Estado de São Paulo, de modo mais específico, com vistas a apreender as contradições, as rupturas, as continuidades, os avanços, fazendo um recorte temporal de 1990 aos dias atuais. O método utilizado foi o materialismo histórico e dialético por ser considerado um enfoque teórico que contribui nas análises de políticas educacionais numa perspectiva crítica. A despeito das legislações construídas, os direitos de muitas crianças e jovens com deficiência continuam sendo negados, protelados, seguindo muitas vezes na contramão da legislação, demonstrando que as condições econômicas, políticas e sociais de nosso país ainda não estão favoráveis ao cumprimento pleno desse imenso arcabouço legal que envolve os direitos das pessoas com deficiência.
- DissertaçãoA Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a formação de professores da educação básica(2015) Silva, Leo Victorino daEste trabalho apresenta o déficit de professores da Educação Básica com formação acadêmica mínima exigida, sobretudo destacando este evento no final da década de 1990 e primeira década de 2000. Impulsionada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, a formação de professores da Educação Básica é uma das metas do Plano Nacional da Educação de 2001. Nesse contexto, foram criados programas para formação, principalmente em licenciaturas e, entre eles, a Universidade Aberta do Brasil – UAB, através da Educação a Distância, visando responder à demanda de professores em algumas áreas do conhecimento e em algumas regiões do país onde o déficit de professores com formação era maior. A pesquisa traz um estudo do cenário da Educação Básica, sua constituição, as políticas de educação que influenciam na Educação Básica, o histórico e características da UAB e, por fim, apresenta os números da Educação Básica dos censos de 2007 e 2013 em comparação com os dados da UAB para fins de relacionamento deste programa com a formação de professores.
- DissertaçãoCidade educadora e escola cidadã na cidade contemporânea(2009) Santos, Fernando Assis dosEnquanto dissertação de mestrado, vinculado a linha de pesquisa “cotidiano escolar”, este trabalho tem como objeto de estudo os programas municipais para a Cidade Educadora e a Escola Cidadã, implantados na cidade de Sorocaba a partir do ano de 2007. Os objetivos visados compreendem o entendimento de um padrão de gestão e planejamento urbano que propõe a educação como tema norteador do desenvolvimento da cidade e a Escola Cidadã como instrumento que objetiva a educação escolar voltada para a formação do cidadão e construção da cidadania. As referências teóricas estão concentradas nos geógrafos Milton Santos e David Harvey, no sociólogo Zygmunt Bauman, no historiador Richard Sennet, na geógrafa e educadora Lana de Souza Cavalcanti e no educador Moacir Gadotti. Os procedimentos efetuados tiveram como base o estudo dos documentos “Carta de Barcelona” e a proposta de assessoria pedagógica do Instituto Paulo Freire, que norteiam a instalação de programas municipais para a Cidade Educadora. Tais documentos revelam a palavra oficial sorocabana para a criação da Cidade Educadora e da Escola Cidadã. Entre outras fontes de pesquisa destacam os boletins, panfletos e folhetos da Cidade Educadora e da Escola Cidadã, os sites editados pelo Instituto Paulo Freire e pela Prefeitura Municipal de Sorocaba. Estas fontes apresentam, por exemplo, programas executados por ONG‟s como o Sabe Tudo – centros de inclusão digital - e os projetos “Leitura do Mundo” e “Festa da Escola Cidadã” – encontros da comunidade escolar na escola. Os resultados finais indicam que, apesar do discurso de cidadania proposto, o programa Cidade Educadora não conduz a um projeto com intencionalidade de transformação das condições de desigualdades que configuram a cidade, como da mesma forma a Escola Cidadã, tal qual se apresenta no discurso ainda é uma bandeira, estando no momento, vazia de seu conteúdo histórico e de uma proposta de transformação.
- DissertaçãoFormação continuada de professores de ensino fundamental I da rede municipal de Sorocaba para uma educação escolar de qualidade (1996-2016)(2024) Camargo, Daniela Fernanda de AlmeidaPartindo do pressuposto que a formação continuada de professores interfere direta ou indiretamente na prática educativa do professor em sala de aula e, consequentemente, na qualidade da educação escolar, surgiu o interesse de pesquisar sobre a implementação de política educacional para a formação continuada de professores de Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Sorocaba/SP de 1996 a 2016, período em que a cidade foi governada pela mesma legenda partidária (PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira) e que foram oferecidos diversos projetos e programas de formação continuada aos professores da rede municipal de Sorocaba/SP. A pergunta norteadora deste trabalho foi: quais as contribuições da política de formação continuada para uma educação escolar de qualidade na perspectiva dos policymakers e de professores do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Sorocaba/SP, no período entre 1996 e 2016? E como objetivo geral a pesquisa procurou analisar a perspectiva de policymakers que fizeram a política de formação continuada na rede municipal de Sorocaba e de professores do Ensino Fundamental I da rede municipal, entre 1996 e 2016, quanto as suas suficiências e necessidades para uma educação de qualidade e efetivação do direito à educação. Para tanto, a coleta de dados desenvolveu-se por meio da pesquisa bibliográfica e documental, culminando na pesquisa empírica por meio de entrevista com seis policymakers e de questionário semiestruturado com cinquenta e quatro professores do Ensino Fundamental I da rede municipal de Sorocaba/SP. A categorização dos dados favoreceu a análise dos dados qualitativos. A fundamentação teórica teve a sua base nos autores Nóvoa (1992), Gatti (2008, 2010), Libâneo (2001), Gadotti (2010) e Tardif (1991). O estudo como um todo possibilitou inferir que neste período a Secretaria da Educação ofereceu projetos e programas de formação continuada aos professores de Ensino Fundamental I da rede municipal, promovendo a profissionalidade dos professores, porém, notou-se a necessidade da participação de policymakers e professores na formulação destes projetos e programas com as demandas da sala de aula. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com outros estudos referentes a formação continuada de professores e a partir das reflexões disponibilizadas neste trabalho, espera-se também, contribuir para a defesa do investimento em políticas públicas de formação continuada de professores que priorizem as superações dos desafios educacionais, visando a profissionalização docente e a oferta de uma educação escolar de qualidade.
- DissertaçãoO Centro de Estudos de Línguas de Sorocaba: projeto pedagógico e praticas de ensino(2009) Gasparelo, Luciana de FátimaA pesquisa sobre o Centro de Estudos de Línguas (CEL), instalado na Escola Estadual Antônio Padilha em Sorocaba, foi elaborada com o objetivo de entender seu projeto pedagógico e como ele tem se desenvolvido. Também faz parte da pesquisa uma observação de suas práticas de ensino, levando em consideração alguns aspectos que podem influenciálas, como as mudanças que a escola tem sofrido ao logo dos anos, inclusive em sua legislação, e aspectos da estrutura e organização da sala de aula. Para investigar tais questões, fiz uso de fontes escritas e orais, como documentos da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) e da SEE (Secretaria de Estado da Educação), além de entrevistas gravadas com professores e coordenadores. No último semestre da pesquisa, também foram consultados documentos oficiais encontrados no acervo histórico da escola, datados de 1989 (ano de sua primeira instalação em Sorocaba) até 2004 (ano da inclusão da língua alemã). Também, nos últimos meses de meu estudo, assisti a quatro aulas de Alemão e, em um capítulo específico sobre o desenvolvimento do Centro nesta cidade, apresentei a descrição e análise dessas aulas. Com a análise, pude observar certas estratégias criadas pelo professor para desenvolver suas práticas de ensino em uma sala de aula com mais de vinte alunos provenientes de diferentes bairros de Sorocaba. O cotejamento das fontes e a análise das aulas também me ajudaram a entender que a liberdade dos professores em elaborar suas próprias práticas de ensino, de acordo com o perfil dos alunos, pode ser um dos fatores mais importantes que dão, ao CEL-Antônio Padilha, a fama referente à sua boa qualidade de ensino entre os outros CELs do estado de São Paulo. Essa liberdade, ou seja, a não padronização do ensino, tem favorecido o CEL Sorocabano a ter suas próprias características e peculiaridades, o que parece ser a razão de seu sucesso. Neste trabalho, que se vincula à Linha de Pesquisa “História e Historiografia: políticas e práticas escolares”, procurou-se trazer uma contribuição para o estudo das práticas de ensino específica do CEL Sorocabano e o surgimento de sua própria cultura escolar. O estudo sobre culturas escolares do autor espanhol, Vinão Frago, me auxiliou a analisar as peculiaridades dessas práticas e a relacioná-las com o bom desenvolvimento da escola.
- DissertaçãoO conselho de escola e a participação do aluno(2007) Bugni, Marco AurelioEste estudo centra-se no processo de participação do aluno na gestão da escola, em especial a participação do aluno no Conselho de Escola como uma forma de desenvolvimento pessoal. Com o objetivo de identificar como aconteceu na participação no Conselho de Escola, procuramos fazer uma breve discussão sobre “gestão democrática” e “participação” para relacionar estes termos com a qualidade na educação escolar. Analisamos também como os conceitos de gestão democrática e participação foram disseminados nas reformas do ensino no final do século passado e início do atual. Também procuramos identificar o desenvolvimento histórico do Conselho de Escola na rede estadual paulista, e finalmente realizamos uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo o Conselho de Escola em quatro instituições mantidas pelo poder público estadual, situadas no município de Capão Bonito, Estado de São Paulo. Os procedimentos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas com supervisores, diretores, professores, alunos e membros da comunidade das escolas. Os resultados da investigação apontam que as oportunidades de participação dos alunos no Conselho de Escola foram exercidas dentro dos limites mínimos, visto que a gestão das escolas não se mostrou democrática. Mesmo assim, o Conselho de Escola mostrou ser uma possibilidade para contribuir para a qualidade do ensino.
- TeseO movimento da privatização da rede municipal de ensino de Sorocaba entre 2018-2020(2021) Melati, Edmara Aparecida ParraEsta pesquisa tem como tema a privatização da educação e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UNISO, a Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação e ao Grupo de Estudo: Instituição Escolar - História, Trabalho e Políticas de Educação Profissional da Universidade de Sorocaba. Apresenta o seguinte problema: De que forma a ideias propostas pelo neoliberalismo e pela terceira via influenciaram o Estado brasileiro na formulação das políticas voltadas a privatização e o como se deu esse desdobramento na Rede Municipal de Ensino de Sorocaba? Logo, parte-se da hipótese de que há uma intencionalidade de delegação dos processos educacionais realizados pelo Estado para o setor privado. O objetivo geral é compreender os processos de privatização da educação com foco na Rede Municipal de Ensino de Sorocaba (2018-2020). Para tanto foram elencados cinco objetivos específicos tratados nos capítulos que compõem esta tese: a) realizar uma incursão histórica e analítica a fim de verificar a organização do Estado brasileiro no contexto do neoliberalismo e da terceira via; b) identificar as mudanças na legislação brasileira que amparam os processos de privatização da educação; c) verificar a influência empresarial nas políticas de educação no Brasil com foco no Movimento Todos pela Educação; d) caracterizar o município de Sorocaba, por meio da observação dos seguintes aspectos: localização geográfica, história, desenvolvimento econômico, crescimento populacional, estrutura político e administrativa da Prefeitura e aspectos educacionais; e) analisar os processos de privatização da educação municipal, por meio da implantação de dois programas de governo durante o período 2018-2020, ou seja a “Gestão Compartilhada da Educação Infantil” e o “Sistema de Ensino – SESI”. A metodologia adotada foi a pesquisa documental de cunho analítico, por meio do estudo dos documentos oficiais, de matérias jornalísticas produzidas pela imprensa local e legislação educacional, de forma a verificar as bases teóricas que possibilitaram a compreensão da totalidade. Assim, partiu-se da análise do contexto mais amplo, ou seja, do papel do Estado brasileiro enquanto instituição estratégica nos processos de privatização das atividades educacionais e por fim realizou-se uma revisita a Rede Municipal de Ensino de Sorocaba. Os resultados apontaram para a influência da lógica do neoliberalismo e da terceira via na organização das políticas proposta pelo Estado brasileiro. A atuação empresarial na definição da política e da legislação educacional também foi observada e por fim foram identificadas formas de privatização da educação municipal de Sorocaba implantadas dentro de um contexto de resistência e disputa.
- DissertaçãoO processo de implantação do ensino médio integrado ao ensino profissional no Instituto Federal de São Paulo, município de Salto (2007-2014)(2017) Honório, Luis Ricardo OrteiroEsta Dissertação investigou a política de educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, particularmente, o processo de implantação dos cursos de ensino médio integrado no município de Salto, no período de 2007 a 2014. Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa História Historiografia: Políticas e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade de Sorocaba (UNISO) e se desenvolveu no âmbito do Grupo de Estudos Instituição Escolar: História, Trabalho e Políticas de Educação Profissional. O objetivo geral constituiu em investigar o processo de implantação dos cursos de Ensino Médio Integrado ao ensino profissional do IFSP no município de Salto e suas relações com o novo contexto produtivo da região. O método utilizado foi uma análise documental e crítica. Os resultados permitem afirmar que no período de 2007 a 2014 deu-se continuidade ao processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a implantação do ensino médio integrado, antes inexistente. Os cursos de ensino médio integrado em Informática e Automação Industrial do IFSP de Salto obedeceram às determinações do sistema produtivo local tendo como princípios norteadores essas demandas para a elaboração do currículo desses cursos, nas bases emanadas da década de 1990. Assim, o ensino médio integrado no IFSP e no Brasil de forma geral, constitui-se em um grande desafio, por se tratar de uma política recente e necessária que tem, em suas bases teóricas legais, os elementos da educação politécnica e unitária, que é o seu horizonte. A formação humana e integral no ensino médio, que considera as dimensões da vida e da práxis social, o trabalho, a ciência e a cultura, tem hoje bases legais para que se torne uma realidade concreta neste país.
- DissertaçãoO que não se diz e não se vê sobre o que se diz e vê: a Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA(2014) Lusivo, Cláudia Milaré de ToledoÀ luz da teoria foucaultiana sobre relações de poder, cujos efeitos disciplinares e reguladores subjetivam os sujeitos, bem como da teoria da desigualdade social de Pierre Bourdieu, que desvenda os mecanismos que envolvem o sistema escolar e contribuem para a manutenção das propriedades de classes, esta pesquisa visa analisar a Avaliação Nacional da Alfabetização, inserida no cotidiano escolar como política pública, num contexto biopolítico. Tal pesquisa fomenta o questionamento sobre a relevância desta avaliação no processo de aprendizagem dos alunos e na construção qualitativa da educação escolar, assim como analisa essa avaliação como função de controle e regulação da vida do aluno para um fim capitalista, utilitarista e desigual, em um mundo globalizado, reforçando a distinção natural dos sujeitos pretendida pela burguesia. Foram realizadas análise documental e bibliográfica e observação do cotidiano escolar para reflexão do sistema de avaliação em larga escala instituído aos alunos do ensino fundamental, especificamente ao ciclo de alfabetização. A educação considerada na sociedade brasileira serviço de mercado e não bem público, favorece para que o papel do conhecimento tenha seu valor estratégico nas competências e habilidades competitivas e utilitaristas, desvinculando-se da matriz humanista, formativa e ética. A adoção de valores e interesses da classe dominante como referências para toda a população escolar pressupõe a reprodução social por meio da exclusão por dentro do sistema. Ao destacar a descentralização da oferta da educação básica, expõe-se o paradoxo da centralização do poder na esfera da União. Nesta pesquisa, considera-se o que os sujeitos produzem na sua ambiência social – habitus, a subjetivação e a dessubjetivação desses sujeitos a partir dos mecanismos do biopoder e as relações aí tecidas, buscando no cotidiano escolar, para além da reprodução, o que nele se cria, vislumbrando possibilidades no desmonte do cristalizado.
- DissertaçãoPolíticas públicas de incentivo à leitura na história da educação infantil municipal de Sorocaba: 2014 a 2023(2023) Chinelatto, Leila Regina OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo analisar como as politicas públicas podem contribuir para a formação de novos leitores, tendo em conta a contribuição fundamental da leitura e do livro no processo ensino-aprendizagem. Tem como objeto de estudo os projetos de leitura implantados pela Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba/SP. Assim, retomou-se o processo histórico da educação infantil e a implantação dos primeiros parques infantis na cidade de Sorocaba; verificou-se de que maneira as vivências no ambiente escolar, as experiências leitoras desde a educação infantil repercutem na formação de leitores. A pesquisa é bibliográfica e documental com aporte teórico de Chartier (2002), Frago (1995), Freinet (1978), Freire (1989), Kishimoto (1988 ), Kramer (1987), Reyes (2010), Vygotsky (2006), Soares (2021), Zilbermam (1981), agregados a documentos oficiais e programas. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, bibliográfica e documental, com base em fontes primárias, legislações e projetos. Os resultados mostram que a legislação brasileira voltada para a educação têm proposto muitas políticas, as quais são implementadas pelos munícipios, caso daquelas que buscam incentivar a leitura, como por exemplo, os projetos “Salas de leitura - novos olhares” e “Lugares de Ler”, implementados em Sorocaba. Contudo, os projetos, que se mostram exitosos, nem sempre têm continuidade, sendo abortados com justificativa de ajustes de orçamento. Isso faz com que os resultados esperados nem sempre sejam totalmente alcançados. Tendo em conta que as políticas públicas devem atender aos interesses da população, elas só terão êxito, quando elas conseguirem diminuir as desigualdades, quando elas tiverem continuidade e, principalmente, quando elas contemplarem a formação de professores mediadores e a distribuição de acervos, caso das voltadas para incentivar a leitura desde a educação infantil.
- DissertaçãoProgressão continuada e trabalho docente(2007) Martins, Miguel GomesA presente pesquisa teve como objetivo conhecer as mudanças ocorridas no trabalho docente nesses nove anos de implantação da Progressão Continuada nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo. Esta política implementada no ensino fundamental em 1998 visava transformar a realidade dos altos índices de reprovação e evasão escolar. Para tanto, se fez necessário algumas considerações sobre a Reforma da Educação e o trabalho docente a partir da Progressão Continuada, bem como uma retrospectiva histórica da Proposta de ciclos e o ciclo básico no Estado de São Paulo. O pesquisador, inspirado no estudo de caso etnográfico, conviveu e acompanhou, durante um pouco mais de seis meses, um grupo de professores de uma escola pública estadual no interior de São Paulo. A pesquisa de campo compreendeu: grupos reflexivos e questionários para professores, coordenadora pedagógica e supervisora de ensino. Os pais ou responsáveis participaram da pesquisa respondendo a um questionário diferenciado dos professores. Com os alunos foram realizados encontros, onde expressaram suas opiniões sobre a Progressão Continuada. A análise qualitativa dos dados teve como foco o trabalho docente na Progressão Continuada e suas relações com a avaliação, aprovação, reprovação, aprendizagem, reforço e políticas públicas educacionais. Na pesquisa desenvolvida, ficou evidente a insatisfação dos professores quanto à elaboração e implantação do regime de Progressão Continuada, porém constatou-se alguns aspectos positivos consideráveis. São eles: a correção da defasagem idade/série, o comprometimento dos professores com a escola, o interesse em tentar entender a Progressão Continuada, a disposição em se adequar ao novo regime, a busca pelo conhecimento para aprender outras concepções de ensino aprendizagem, interesse em compreender a avaliação nesse processo.