Navegando por Assunto "Educação escolar"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA cultura da mídia: televisão e cotidiano escolar(2007) Almeida, Shirley Aparecida Jamelli deEnquanto investigação qualitativa esta dissertação, dividida em três momentos – A Cultura da Mídia, A Cultura da TV e Televisão e Cotidiano Escolar - tem como objeto de trabalho uma reflexão acerca dos modos de produção e reprodução de imagens na sociedade escópica contemporânea. Dentro da linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, os objetivos visam a estabelecer de que forma a TV se insere no cotidiano escolar, levando-se em conta que produtos da mídia são compreendidos e incorporados pelos sujeitos escolares em suas vivências e, em conseqüência, o que a escola está fazendo para utilizar as imagens por ela veiculadas. As referências teóricas estão balizadas, fundamentalmente, em Régis Debray, quando pensa a história do olhar no ocidente; em Eugênio Bucci, ao referir-se à TV brasileira, enquanto produtora de videologias; e em Joan Ferrès, na relação televisão e educação. Os procedimentos adotados subdividem-se em dois momentos: no primeiro, o acompanhamento das atividades realizadas nas Oficinas Curriculares, numa escola de tempo integral da rede estadual, que oferece ensino fundamental de 1ª a 4ª série; no segundo, a análise da TV no cotidiano desta escola. As conclusões informam que a TV é um terminal cognitivo que educa visualmente os sujeitos pedagógicos, sendo, no entanto, pouco utilizado na escola, fato que justifica a inserção dos meios televisuais na formação de educadores e nas práticas pedagógicas escolares. Nessa ótica, educar não significa somente transmitir conhecimentos sistematizados e acumulados pela humanidade, mas também se integram no rol de competências da escola inúmeras outras dimensões necessárias para fazer de cada sujeito um ser humano e completo.
- DissertaçãoA cultura na escola da Comunidade de Quilombo do Sapatú - Eldorado/SP(2006) Vidoto, Daniela GalvãoA cultura não pode ser entendida como um processo de formação acabado, dada às estruturas sociais que entrelaçam-se nas trajetórias sociais dos indivíduos, incluindo a inserção no mercado e a atuação do Estado com as Políticas Públicas. Dentro desse contexto cultural, temos a educação escolar na hibridação na formação do indivíduo, por mais que os conteúdos tratados em sala de aula não façam referências ao cotidiano do bairro do Sapatú, as (os) alunas (os) cruzam o conhecimento escolar no seu cotidiano comum. A partir da pesquisa etnográfica, a pesquisadora pode conviver e vivenciar esses acontecimentos, incluindo a história social da região do Vale do Ribeira, para compreender as trajetórias sociais e políticas da comunidade do Sapatú.
- DissertaçãoAprender a história, aprender com a história(2007) Silva, Sérgio Marcos Rodrigues daEste estudo discute a educação escolar como uma das mediações possíveis para a formação de um ser social na perspectiva de uma individualidade para-si, apontando para essa proposta educativa escolar referenciais teóricos que discutem, numa concepção marxista, consciência histórica, historicidade, cotidiano e prática pedagógica. Seu foco central optou pelo recorte na disciplina de História, por conta de suas implicações na compreensão da realidade pelo ser humano, também ele um ser histórico. E inserido nesse recorte e na perspectiva de uma determinada educação escolar, procurou-se analisar livros de História indicados para o Ensino Médio e a forma de abordagem dada aos eventos históricos ali presentes, a fim de investigar de que maneira essas abordagens possibilitariam as condições necessárias para a suspensão do cotidiano e a consciência de uma generalidade refletida enquanto tarefa de responsabilidade planetária. O objetivo foi investigar pressupostos para uma educação escolar comprometida com a formação de um ser social capaz de objetivar transformações nas estruturas sociais de dominação e alienação, consciente, portanto, de seu pertencimento ao gênero humano.
- DissertaçãoCibercultura e educação escolar: um estudo de blogs e de tecnologias do eu(2005) Spinosa, Patrícia NogueiraA ligação e o entrelaçamento de computadores situados em lugares geograficamente distantes, através de redes telemáticas, permitiram a manipulação de dados a troca rápida de informações entre as máquinas e seus usuários. Neste contexto, foi se delineando um novo ambiente de convivências denominado ciberespaço, sendo que é dentro desse espaço incorpóreo que surge cibercultura, pensada nesta dissertação, no primeiro capítulo, com Santaella, Lemos, Kerckove Trivinho. Nesse caminho, verificar como sujeitos da era digital, no caso alunos do Ensino Médio do Colégio Apollo/Sorocaba, sujeitos considerados, especialmente pelos professores, como multiplicados, disseminados e descentrados, continuamente interpelados como identidades instáveis, realizam uma prática inclusa na comunicação via redes, através de blogs, constituindo-se assim moralmente e para tanto se utilizando das tecnologias do eu. O segundo capítulo, entende o blog como um diário íntimo escrito dentro de um meio de comunicação - a internet, mas voltado para um público, trabalha com comunidades blogueiras escritas do segredo. O terceiro capítulo, apanha com Foucault e Larrosa, as tecnologias do eu colocadas como um conjunto de operações narrativas, vivenciadas e constituídas na experiência social dos sujeitos pesquisados, tecnologias que operam como racionalidades pedagógicas deslocadas da escola para o espaço doméstico. A conclusão é alcançada na afirmação que vigiar e punir e no governamento escolar, vigiar-se e punir-se no governamento social, são constructs incluídos no regime de práticas comprometidas com o poder no ciberespaço, na cibercultura e cotidiano do ambiente escolar contemporâneo.
- DissertaçãoDiscriminação lingüística: um caso de escola(2004) Florenzano, Catharina Regina CamargoNeste trabalho, são abordadas e analisadas algumas situações de manifestação do pre- conceito lingüístico, em ambiente escolar, com a intenção de uma reflexão e conscientização sobre língua. As questões consideradas dizem respeito às variedades lingüísticas de prestígio, imposta pela escola como a única a ser reconhecida e a fala da comunidade, vista com discri- minação e desprezo, o que transforma esse ambiente que deveria ser de convivência fraternal ou pacífica, em uma arena no choque de opiniões, adotadas sem exame e impostas somente pelo meio, pela "educação". Na divergência de ótica e de perspectiva está a origem do pre- conceito, com os males todos que ele representa e concretiza, às vezes de maneira sutil, quase imperceptível: muitas vezes exercido como tentativa de ajudar as pessoas, hipoteticamente. fazendo um bem a elas. O registro desse raciocínio enfoca o preconceito lingüístico ao lado (emaranhado) do sócio-econômico, do meio social e independe, em muitos casos da vontade das pessoas. Essa idéia terrível do preconceito linguístico é mais perniciosa, pois barra ou esbarra valores humanos causando a desarmonia neste ambiente.
- DissertaçãoEducação escolar, artes, teatro e cidadania: o projeto ensinar-aprender(2006) Sotto, Maria Ines da SilvaO trabalho que aqui apresento vincula-se à linha de Pesquisa, Conhecimento e Cotidiano Escolar, e tem como objetivo possibilitar a reflexão e o entendimento de como as linguagens artísticas, mais especificamente as artes visuais e o teatro, vem sendo trabalhadas no espaço da escola pública num programa denominado: “Projeto Ensinar-Aprender. Com base nas reformas educacionais, propostas na última década do século XX, procura-se compreender por meio do estudo e das experiências das escolas públicas, atendidas pela Diretoria de Ensino de Votorantim, como as diretrizes do “Projeto Ensinar-Aprender” influenciaram e influenciam as práticas pedagógicas de professores de artes, que atuam nas escolas que aderiram ao programa. Na compreensão dessa trajetória, são retomadas as políticas educacionais, bem como as propostas curriculares para o ensino da arte sugeridas pela CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação de SP; a concepção de projetos de Ensino e as novas perspectivas, para a organização do cotidiano escolar.No percurso da pesquisa, recupera-se a memória de um sujeito histórico, o pesquisador, que interfere, participa e transforma, no coletivo, o projeto preliminar numa proposta que possibilita a criação de diferentes projetos, para atender às necessidades, mais imediatas, do grupo responsável pela implantação do programa no espaço escolar dos sete municípios atendidos por essa Diretoria. Ao indagar sobre a contribuição da linguagem teatral no contexto da educação escolar realizam-se reuniões periódicas com um grupo de professores que atuaram e atuam no referido programa. A análise de documentos, registros, comparação dos dados coletados, seleção de depoimentos significativos, estudo da proposta original, os relatos das intervenções realizadas durante o percurso e o referencial teórico adotado permitiram a compreensão do processo e a estruturação da dissertação. As contribuições dos autores: Gramsci como meio de compreender o materialismo histórico delineado por Marx e Engels, Bourdieu para a compreensão do capital cultural, Fernando Peixoto na recomposição da história do teatro. Ana Mãe, Ingrid Koudela como referências nacionais para o ensino da Arte no Brasil. Miguel Arroyo, Marilena Chauí, Duarte, Ferretti, Gadotti, Hernández, Mészáros, Göergen e González, em especial, deram suporte para a argumentação em favor do teatro como possibilidade de emancipação dos sujeitos.
- DissertaçãoTerapia ocupacional na educação escolar de Sorocaba(2006) Amador, Tatiana DovalEste trabalho consiste numa dissertação de mestrado, cuja pretensão é discutir a identidade da Terapia Ocupacional na Educação Escolar. A discussão se dá a partir de três focos distintos, mas complementares entre si. No primeiro momento, foi feito o apontamento dos determinantes históricos da Terapia Ocupacional. No segundo, voltamos-nos ao seu contexto no município de Sorocaba, e, por fim, procedemos à discussão da prática da Terapia Ocupacional, através do Projeto Recriando desenvolvido no Núcleo de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba. A metodologia da pesquisa tem abordagem de natureza qualitativa, de caráter exploratório. Portanto, são analisados dados colhidos em quatro estratégias complementares: revisão bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas, atividade realizada por usuários do Projeto Recriando. Ao final, reportamos-nos aos desafios apontando os limites e perspectivas atuais da Terapia Ocupacional no campo da Educação Escolar.