Navegando por Assunto "Ensino superior - Sorocaba (SP)"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA instituição da interdisciplinaridade na Enfermagem da PUC: campus de Sorocaba(2003) Pacheco, Mércia Pelizari
- DissertaçãoA Universidade de Sorocaba: sua identidade(2004) Gil, Marina Aparecida Garbiatti BlumerO universo desta dissertação de mestrado é a Universidade de Sorocaba, criada em 1994. O enfoque, a Identidade, é entendido neste estudo enquanto história, construção e reconstrução permanente. A temática proposta surgiu com o objetivo de conhecer como foi se construindo e reconstruindo a Universidade em questão. Que Universidade é essa? é a pergunta principal que busco responder. Para tanto, a estrategia adotada foi primeiro construir o referencial teórico. Nesse sentido, a abordagem dos conceitos de Capital Cultural e Capital Simbólico de Bourdieu, configuram-se como referência fundamental. O estudo do trajeto da Universidade de Sorocaba revelou que, ao longo de sua história, ela foi desejada e rejeitada ao mesmo tempo, recebeu apoio e teve seu processo de reconhecimento retardado por vozes contrárias. Reconhecida como Universidade, está inserida no Sistema de Ensino Superior Brasileiro, enquanto uma Universidade não estatal, que tem suas raízes na criação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, em 1951. A empiria toma, como base, entrevistas com alunos dos cursos de graduação, no ano de 2001, a partir das quais foi constado que o aluno, ao usar o adesivo que representa seu curso, arma um traço de pertencimento à Universidade. O logo, a missão e o próprio nome Universidade de Sorocaba, são tratados enquanto semióforos. Este é o conteúdo que constrói A Universidade de Sorocaba: sua Identidade.
- DissertaçãoAs representações de educação superior pelas instituições de ensino superior de Sorocaba reconhecidas em suas manifestações publicitárias(2005) Milagres, Fabio LednikNesta dissertação, busquei analisar de que forma as concepções do que seja educação superior aparecem nos discursos publicitários, em particular, em algumas instituições de ensino superior da cidade de Sorocaba. Para tanto, a partir da consideração da constituição atual da educação superior no Brasil, levando-se em conta as transformações ocorridas principalmente nas últimas décadas, e da discussão sobre o propósito da publicidade e sua relação com este setor de ensino, parto da análise de peças publicitárias de algumas instituições que tenham expressão no estado de São Paulo e, em seguida, trato de, por meio de entrevistas colhidas junto aos gestores e pela análise de peças publicitárias, compreender este processo na cidade de Sorocaba. A conclusão a que chego é a de que efetivamente o investimento fundamental se faz a partir do tripé: tradição, modernidade e eficiência, sempre associando uma direta co-relação entre qualificação profissional e alocação no mercado de trabalho.
- TeseAs visões sobre prática pedagógica de professores e formandos do curso de fisioterapia da Uniso(2021) Santos, Aline Alcoforado dosAs profundas mudanças provocadas pela tecnologia trouxeram novos processos de criação e de transmissão de conhecimentos, que acontecem em uma rapidez vertiginosa, desafiando a movimentação permanente das instituições de educação superior. Nessas novas circunstâncias, as formas organizacionais, os objetivos e as práticas pedagógicas necessitam ser reavaliadas. Esta tese baseia-se em uma pesquisa de campo no Curso de Fisioterapia na Universidade de Sorocaba, uma universidade comunitária. Tem como objetivo principal propor diretrizes (recomendações) para o desenvolvimento do profissional docente da área de fisioterapia. Para a coleta de dados, foram utilizados dois questionários, um respondido pelos professores e outro pelos estudantes concluintes. A análise das respostas dos questionários foi realizada por categorização. Os professores reconhecem e elucidam as metodologias utilizadas em sala de aula, as necessidades no processo de formação docente, os motivos de satisfação e insatisfação no dia a dia. Os formandos elencaram as metodologias utilizadas pelos professores e a visão sobre o cumprimento das expectativas pessoais e profissionais do curso. Entende-se que há mudanças que precisam ser efetivadas a longo prazo e trazer melhorias no processo de formação, estruturação e reconstrução permanente do curso. Dessa forma, nas considerações finais, sugerem-se algumas diretrizes: para os professores, rever a atitude em relação à prática pedagógica; para a coordenação do curso, sensibilizar o professor para a importância de uma formação continuada, da necessidade de mudanças, adequações e inovações na prática pedagógica e para a gestão institucional, estruturar cursos de formação que ajudem o professor a reconhecer a fragilidade da sua formação pedagógica e criar programas de desenvolvimento profissional docente que tragam a reflexão no dia a dia, bem como uma formação continuada embasada.
- DissertaçãoAvaliação institucional de docentes de uma IES privada: emancipação ou controle da eficiência?(2006) Scorsoline, Ailton BuenoA presente dissertação de mestrado analisa os procedimentos, resultados e efeitos da Avaliação Institucional de docentes realizada por uma Faculdade de Direito do interior paulista como processo democrático de interpretação e conhecimento necessários à construção da autonomia e cidadania. A pesquisa toma como fonte todos os documentos relacionados à autoavaliação realizada pela Faculdade de Direito nos anos de 2002, 2003 e 2004: formulários de questionários; relatórios de resultados; planilhas de apuração de resultados dos docentes; e gráficos estatísticos. Também tivemos acesso ao Regimento Interno da Faculdade; Ata de Constituição e contrato Social da Mantenedora; Ata de Reunião Pedagógica; Ata de Reunião da Diretoria. Este estudo relaciona a expansão da educação privada, a partir da Reforma Universitária de 1968, e as políticas educacionais implementadas nas décadas de 1970 e 1980, sob a égide dos organismos financeiros mundiais, com as Políticas de Avaliação da Educação Superior da década de 1990, em que o Estado utiliza de instrumentos como os Exames Nacionais (Provão) para regular a qualidade da educação superior junto ao mercado. A Faculdade de Direito objeto deste estudo, caracterizada como instituição privada, voluntariamente inicia um processo de (Auto) Avaliação Institucional inspirada no PAIUB – Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras, entretanto focaliza o processo no controle da atividade docente, segundo valoração de ações que conduzem à mensuração da qualidade da educação superior e critérios de quantificação da eficiência. A pesquisa demonstra que as Avaliações Institucionais pesquisadas são concebidas segundo o olhar da administração financeira da Faculdade, a qual se utiliza desse processo para medir os resultados alcançados, objetivando a adequação dos professores às estruturas e valores por ela privilegiados, segundo a lógica do capital: competitividade; lucratividade; benefício individual; racionalização em função da gestão eficiente. A autonomia docente necessária ao desenvolvimento da atividade educativa é cerceada por padrões de qualidade impostos segundo uma lógica neoliberal, a qual visa suprir o mercado profissional emergente, e pela necessidade da instituição educativa em sobreviver diante da concorrência do negócio educacional. A ausência de autonomia na atividade docente conduz à proletarização do trabalho do professor, transformando-o num mero executor de políticas públicas. Defendemos em nossa pesquisa que a avaliação deve revestir-se de um caráter regulador, porém é instrumento indispensável para melhorar o cumprimento da responsabilidade social da educação superior, promovendo o avanço do conhecimento, a formação cidadã para o fortalecimento de uma sociedade democrática.
- TeseFaculdade de Tecnologia de Sorocaba: da gênese à consolidação(2014) Oliveira, Lauro Carvalho deEsta tese trata da instalação da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. Faz uma cronologia, marcada pela revisão das publicações jornalísticas do período analisado de 1968 a 1975. Pela revisão objetiva-se localizar as primeiras manifestações para a criação de um novo modelo de curso superior, as ideias, as ações dos atores envolvidos, a determinação das forças políticas estaduais e federais, que influenciaram na decisão de, efetivamente, implantar e testar, no país, os cursos de tecnologia. Analisa as necessidades de criação de cursos de curta duração voltados para o trabalho, para arranjos produtivos locais, para a transferência de tecnologia, para a interiorização da indústria e, sobretudo, para as necessidades técnicas da indústria brasileira. Relata as dificuldades de aceitação da instalação da Faculdade de Tecnologia por parte dos dirigentes locais e as constantes publicações negativas elaboradas pela mídia impressa. Faz um paralelo entre o desenvolvimento socioeconômico e industrial de Sorocaba e região e a instalação da Faculdade de Tecnologia, que aconteceram no mesmo período, mostrando a evolução da escola e de seus cursos para atender as necessidades técnicas do parque industrial instalado, o que demonstra a influência da Faculdade de Tecnologia no desenvolvimento industrial e socioeconômico da cidade de Sorocaba e da região.
- DissertaçãoFaculdade de Tecnologia de Sorocaba: divisão sexual do trabalho e carreira acadêmica(2019) Epíndola, Helena Setsuko Del MastroO tema da pesquisa é a Faculdade de Tecnologia de Sorocaba e a identificação da divisão sexual do trabalho na carreira acadêmica. Este estudo vincula-se a linha de pesquisa história e historiografia: políticas e práticas escolares e ao grupo de estudo instituição escolar: História, trabalho e políticas de educação profissional - HISTPEP – CNPq. A pergunta que norteou a pesquisa foi de que maneira e em que condições se reproduz a divisão sexual do trabalho no processo de formação profissional? A resposta foi que essa divisão acontece por razões históricas e culturais que marcam as profissões de acordo com identidades de gênero, de tal forma que as mulheres sejam designadas às esferas privadas e de cuidados e os homens à esfera pública e ao mundo produtivo O ambiente acadêmico reproduz em seu espaço, as relações sociais dessa divisão que não diferem daquelas estabelecidas na sociedade no âmbito social. O principal objetivo da pesquisa foi identificar de que forma e em que condições se dá a divisão sexual do trabalho na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba com foco na baixa representatividade feminina em áreas dominadas pelos homens, como é a área da tecnologia. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa exploratória de caráter analítico e interpretativo, iniciada com uma pesquisa bibliográfica em que buscou-se, sobretudo identificar a natureza da divisão sexual do trabalho bem como suas novas configurações, o contexto histórico em que se dá a implantação da primeira Faculdade de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) em Sorocaba e de que forma as teorias sobre a divisão sexual do trabalho se relacionam com a educação tecnológica. Foram utilizadas informações cedidas pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba acerca de alunas e alunos ingressantes e formados a partir de meados dos anos de 1990, bem como dados do corpo docente, dos quatro primeiros cursos implementados na instituição: Tecnologia em Fabricação Mecânica, Projetos Mecânicos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas Biomédicos. A análise comparativa das taxas de estudantes ingressantes e concluintes por sexo, em cada um dos cursos e as diferenças verificadas entre professoras e professores no que diz respeito à área de atuação, grau acadêmico e quantidade confirmam que a área não apresentou avanços significativos em relação a igualdade de gênero. Dos anos de 1990 até os dias de hoje, quer seja em números de mulheres presentes ou na ascensão destas aos níveis mais altos da carreira dentro da instituição, confirmamos a forte masculinização dos cursos de tecnologia, através dos princípios primordiais da divisão sexual do trabalho: o da separação (divide os trabalhos e conhecimentos de acordo com o sexo) e o da hierarquização ( o trabalho de “homem” possui maior valorização social e financeira).
- DissertaçãoMétodos de mineração de dados na identificação dos motivos da evasão na Universidade de Sorocaba, no período de 2012 a 2018(2020) Feitosa, Edson MartinA evasão é a saída precoce do discente do curso escolhido. Para os gestores das instituições de ensino superior (IES) tem-se caracterizado um problema devido à dificuldade na previsão dos fatos geradores. Logo, essa pesquisa procura apresentar um estudo sobre a evasão nos cursos na UNISO entre 2012 e 2018, identificando padrões e regras encontradas no histórico dos discentes evadidos. Para tal utilizou técnicas para medir a evolução da evasão com o auxílio da equação de Evasão Anual e aplicação de métodos de Business Intelligence (BI), dentre eles árvores de decisão e análise de agrupamentos (clustering) para identificar padrões ocultos no grande volume de dados gerados. Foi analisado 29.303 discentes, que cursaram 31.799 cursos, totalizando 37.621 registros comportamentais analisados, onde no estudo mostra-se a evolução da evasão no contexto da universidade, das grandes áreas e especificamente dos cursos, descrição do perfil do discente na faixa de tempo estudada, padrões relacionados as tendências a evadir no aspecto da faixa etária, períodos cursados, média de notas, quantidade de faltas, grande área dos cursos, diferenças dos evadidos para os cursos da manhã e da noite, aspectos relacionados a quanto foram concluído dos componentes curriculares do curso, dentre outras variáveis, trazendo como resultado os perfis dos discentes evadidos, onde um dos perfis de maior relevância é o discente do sexo masculino entre 21 e 25 anos, da grande área de Engenharias que evade no 2º ou 5º semestre, com padrão de comportamentos apontados nas variáveis relacionadas a cancelamentos, trancamentos e média de notas.
- TeseO curso de direito no cenário de expansão da educação superior no Brasil e na região metropolitana de Sorocaba(2021) Calegari, Raquel MottaA presente tese volta-se ao estudo da evolução histórica do curso de Direito no Brasil, o cenário de expansão de matrículas na educação superior com enfoque no curso de Direito na Região Metropolitana de Sorocaba. Abordar esse tema tornase relevante diante do fato de tratar-se do curso com o maior número de matrículas na educação superior, observando-se o cenário de expansão de matrículas com foco na Região Metropolitana de Sorocaba. Optou-se por abordar a temática em uma perspectiva histórica, tendo como objetivo analisar a constituição do curso de Direito no Brasil para, posteriormente, recorrer à análise de dados estatísticos e da produção bibliográfica a fim de compreender as mudanças sofridas pelo curso diante do cenário de expansão das matrículas. A questão é tratada pelo prisma histórico da educação, bem como da educação jurídica no Brasil, principalmente no que se refere à Graduação. A problemática da pesquisa está, pois, na seguinte indagação: Como tem se constituído o curso de Direito no cenário de expansão da educação superior, sobretudo na Região Metropolitana de Sorocaba? Quanto à metodologia, optou-se por uma revisão bibliográfica referente a expansão dos cursos de graduação, notadamente nos cursos de Direito. Fez-se uma pesquisa bibliográfica e análise de dados referente a estes assuntos em materiais já publicados em livros, artigos, dissertações e teses que serviram de base e forneceram subsídios para a concretização do estudo, que permitiu tecer uma análise contextual do processo histórico e evolutivo da Educação Superior no Brasil, sobretudo dos Cursos Jurídicos, desde sua criação com a forte influência portuguesa. Também foram analisadas as diretrizes responsáveis pela construção do currículo dos cursos de Direito e dados estatísticos referentes aos cursos de Direito do Brasil e da Região Metropolitana de Sorocaba. Quanto aos resultados, verificou-se que um aumento significativo do número de instituições de ensino superior e, também, de cursos e vagas na área de Direito no período entre 2010 e 2020. Também observou-se aumento no número de aprovados no Exame de Ordem da OAB, o que pode indicar, considerando os limites desse exame, que a expansão das vagas no curso de Direito não tem comprometido a qualidade da formação dos futuros advogados.
- DissertaçãoO lugar da arte na educação superior: conflitos e utopia(2010) Abreu, Tatiane MariaO presente trabalho, articulado a uma pesquisa ampla acerca da formação do estudante universitário, realizada pelo Grupo de Estudos em Educação Superior do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-Uniso), traz uma reflexão sobre as relações entre o ensino da arte e a formação dos estudantes universitários do Município de Sorocaba. Considerando-se o avanço da economia de mercado e a política neoliberal, parte-se da hipótese de que as IES (Instituições de Ensino Superior), ao priorizarem a lógica capitalista, tendem a promover uma educação que privilegia o conhecimento pragmático, instrumental e normativo, formando estudantes estritamente para o mercado de trabalho e para o consumo, relegam a presença da arte a mero passatempo ou distração, banalizando-a e tirando dela seu potencial transformador e crítico. Através de pesquisa bibliográfica, discute-se a necessidade da arte (FISCHER) e algumas especificidades das artes de elite e popular e da arte para consumo (HELLER, LUKÁCS e ADORNO). A presença da arte na cidade de Sorocaba, centro focal deste estudo, e as influências dos poderes público e privado no fomento e patrocínio da arte na cidade e no currículo dos cursos universidades locais são também revistos, a ponto de se questionar se a presença de arte para o consumo representaria uma tensão na formação universitária, uma vez que não colabora para a formação crítica dos estudantes. Por fim, conclui-se que a arte é necessária no currículo universitário mas que, devido à formação voltada para o trabalho e para o encaixe na sociedade de consumo, as formas de arte mais presentes na cidade e na universidade são as formas alienantes, não sendo esse fato, um conflito, já que esse viés se encaixa aos propósitos da formação dos estudantes.
- DissertaçãoO pensamento de Derrida e a hospitalidade: análise da recepção de calouros no curso de hotelaria na Universidade de Sorocaba(2008) Dutra, Pedro ZilleEsta dissertação tem como objeto tratado, o pensamento de Derrida e a hospitalidade: análise da recepção de calouros no curso de Hotelaria na Universidade de Sorocaba de maneira qualitativa. Tem como objetivos analisar a hospitalidade na Universidade de Sorocaba, a partir do referencial teórico de Jacques Derrida. Compreender a importância do acolhimento e das interações humanas no ambiente universitário e as práticas de recepção aos calouros no curso de Hotelaria, tendo como base a hospitalidade. As referências teóricas apóiam-se em Jacques Derrida, com especificidade para Anne Dufourmantelle Convida Jacques Derrida a falar da Hospitalidade. Trad. Antonio Romane. São Paulo: Escuta, 2003 e o Olho da Universidade. Trad. de Ricardo Luri Canko e Ignácio Antonio Neis. São Paulo: Estação Liberdade, 1999; Nada de Hospitalidade, Passo da Hospitalidade. In Jacques Derrida; Anne Dufourmantelle. Da hospitalidade. São Paulo: Escuta, 2003; Carlos Skiliar (org.). Derrida & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005; Lúcio Grinover. A hospitalidade, a cidade e o turismo. São Paulo: Aleph, 2007; Antonio Álvaro Soares Zuin. O trote na universidade. Passagens de um rito de iniciação. São Paulo: Cortez Editora, 2002. Os procedimentos adotados abarcam pesquisa bibliográfica, documentação fotográfica, registros históricos do curso quanto a prática do acolhimento dos alunos. A escolha desse tema, amarado a necessidade de pesquisar e pensar a hospitalidade na Universidade, surgiu em razão da importância de se compreender as questões das interações humanas no ambiente universitário, que Derrida afirma ser “um lugar explosivo, onde há dificuldade em querer dizer, em querer-se-dizer,” o que nos levará a relacionar os aspectos sociológicos e filosóficos da hospitalidade, e das relações existentes entre o veterano e o calouro, entre o mestre e o doutor, o educando e as diversas áreas do conhecimento, permitiu os seguintes resultados: 1 – a necessidade de colaborar com a produção do conhecimento, embasado em Jacques Derrida, no que se refere a questão da hospitalidade humana como uma prática: o que implica em acolher o outro enquanto outro; 2 - Pensar a prática da hospitalidade na Universidade, enquanto um lugar explosivo, de diferenças, de questionamento, de produção de conhecimento e no como os alunos serão recebidos e inseridos no ambiente acadêmico, operando o acolhimento ao outro que chega como o estranho, o calouro, o deficiente, o funcionário e o professor. Como conclusão final a dissertação afirma que cada vez que encontramos outra pessoa estamos a entrar em contato com um segredo, com um universo totalmente desconhecido e distinto de qualquer realidade existente que só será possível de ser decifrado pela criação de laços de proximidade pela prática da hospitalidade.
- TesePolíticas públicas e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor em uma universidade comunitária(2016) Pinto, Rafael Angelo BunhiA partir da década de 1990, há no Brasil uma preocupação maior em torno de políticas públicas, em razão das várias transformações advindas da globalização e do neoliberalismo, bem como da reforma do Estado. Essas transformações impactam diretamente na implementação e no desenvolvimento dessas políticas públicas. O presente trabalho tem objetivo primário analisar a implementação e o desenvolvimento da política pública do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor em uma Universidade Comunitária, localizada no município de Sorocaba/SP. O Parfor, que faz parte do Plano de Ações Articuladas (PAR) e da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, instituída pelo governo federal por meio do Decreto nº 6.755/2009, é resultado de ações do Ministério da Educação em colaboração com secretarias estaduais e municipais de educação e instituições públicas e comunitárias de educação superior com o objetivo de ministrar cursos superiores de licenciatura e de formação continuada gratuitos e de qualidade a professores em exercício nas escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. O Parfor, enquanto política pública de Estado redistributiva, em um contexto global, também foi implementado para sanar os problemas oriundos da necessidade de formação em áreas prioritárias designadas pelo governo, mas se apresenta como uma solução um tanto quanto tardia, tendo em vista que, historicamente, os problemas de formação docente do passado se perpetuam no presente. Verifica-se, ainda, que a adesão ao Plano é maior em estados e municípios em que há convergência entre os partidos que estão à frente da administração pública com o governo federal, e menor participação dos estados e municípios que fazem oposição. Especificamente na Universidade de Sorocaba, a experiência inovadora da implementação do Parfor permite constatar a estrita relação da Instituição com as comunidades local e regional, o compromisso com a educação e os resultados de suas práticas e de seus serviços vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão, voltados para essas comunidades, principalmente no que se refere à formação de docentes e outros profissionais da educação básica de Sorocaba e região.
- DissertaçãoPráticas de auto-avaliação em instituições de educação superior no município de Sorocaba/SP(2009) Harder, Eliana MartuccelloEm abril de 2004, é instituído por lei o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) com o objetivo de assegurar o processo de avaliação realizado pelas instituições de educação superior (IES). Dentre outras determinações, essa lei prevê que as IES promovam auto-avaliações como forma de identificação das suas fragilidades e potencialidades buscando a melhoria do processo educativo. De 2004 a 2008, mudanças substanciais foram efetuadas nesse sistema afetando a sua trajetória inicial e instigando a reflexão de inúmeros pesquisadores. Este trabalho analisa o processo de auto-avaliação nas IES do município de Sorocaba-SP, através da coleta de dados a partir de formulários eletrônicos e entrevistas com os coordenadores das comissões próprias de avaliação (CPA). Seu objetivo é evidenciar as hipóteses de que: a) a auto-avaliação realizada em algumas IES serve somente para cumprir com as obrigações preconizadas pelo SINAES, transformando-se em mero instrumento burocrático e de controle, ou b) a auto-avaliação é um instrumento de diagnóstico das fragilidades e potencialidades das IES, tornando-se forte instrumento para melhoria da qualidade educativa, ou c) a auto-avaliação carrega em si elementos das duas hipóteses anteriores, transformando-se em uma mescla de controle e diagnóstico. Os resultados desta pesquisa confrontam as concepções que nortearam e instituíram o SINAES com as práticas efetivamente adotadas pelas IES e pelo Ministério da Educação (MEC), de forma a refletir sobre o significado da democracia participativa no âmbito da educação superior.
- DissertaçãoProcesso de ensino-aprendizagem no internato de pediatria: elementos para reflexão(2010) Palmieri, Izonete TerezaEsta dissertação apresenta alguns elementos para o processo de ensino e aprendizagem no internato de Pediatria. Com a implantação das novas diretrizes curriculares do MEC, surgiu o desafio de elaborar um novo modelo de internato médico no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba da PUC-SP. Foi feito um estudo entre o paradigma Flexneriano adotado na Faculdade de Medicina de Sorocaba na sua estruturação curricular e o paradigma da integralidade que vem substituí-lo. São apresentadas também as novas estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no curso médico. Analisa-se um histórico do internato médico desde a sua origem nos Estados Unidos, seu início no Brasil e na Faculdade de Medicina de Sorocaba. É apresentada uma proposta para o novo internato de Pediatria fundamentada no incentivo do crescimento pessoal, buscando exemplos como William Osler, que exercia a medicina inspirado no amor e respeito ao doente, adquirindo conhecimentos de humanismo e de bioética, diversificando os cenários de aprendizagem e utilizando métodos avaliativos formativos como o mini-CEX. Realizou-se também um questionário de avaliação aos internos do 5º ano de Pediatria, mostrando um bom índice de concordância.