Navegando por Assunto "Escolas - Organização e administração"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA direção da escola e o cotidiano escolar: entre teorias e práticas(2010) Pereira, Monica RojoVivemos num mundo complexo, fragmentado, poroso, ainda em transformação. Com avanço rápido das tecnológicas de informação, as noções de tempo e espaço se modificaram, a ética e os valores nas relações humanas também passam por mudanças. Com foco nesse contexto, esta dissertação tem como tema o diretor da escola e seu cotidiano escolar. O objetivo principal foi entender como o diretor percebe no seu trabalho o dilema da teoria e da prática do dia a dia na escola. Para tanto, este estudo utilizou do referencial sociológico, por exemplo Bauman, para caracterizar o contexto da escola neste mundo líquido, de Foucault, para entender os mecanismos de saber poder, e de Paro e Libâneo, para compreender a escola inserida na sociedade capitalista. Também foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas com onze diretores de escolas públicas de Sorocaba. Os diretores de maneira geral, apontaram a falta de autonomia no cotidiano escolar como um grande agravante na percepção deles, para a satisfação e melhoria da qualidade na escola. Relataram a dicotomia entre a teoria e a prática, por meio de exemplos de um cotidiano envolto a burocracias e dificuldades para ações rápidas. Ressaltaram satisfação no trabalho, mas enfocaram principalmente as dificuldades, relacionando com falta de autonomia nas decisões. A democracia, que caracteriza o gestor, ainda parece longe de ser atingida no cotidiano escolar, com um excesso de burocracias, decisões impostas e poucas oportunidades de diálogos.
- DissertaçãoA participação democrática na escola pública: caminhos e descaminhos(2009) Souza, Cezar Luiz deEste trabalho busca fazer uma análise da administração/gestão escolar pública quanto à participação e atuação do sujeito-professor nas tomadas de decisão. A pesquisa, de caráter qualitativo, se propõe a discutir a democratização da escola pública, tendo como foco as concepções de administração e de gestão escolar que, teoricamente, apresentam essa proposta. Considerando a importância do debate a respeito da gestão democrática da escola pública e por não entendermos a administração como um fim, a participação do sujeito docente nos processos de tomadas de decisões foi escolhida como eixo orientador da discussão, cujo objetivo principal é apontar caminhos que favoreçam a prática democrática com vistas ao processo de transformação social.
- DissertaçãoConselho escolar sob o foco da gestão democrática na escola pública(2024) Guariglia, Denise Sanches da SilvaO objetivo desta dissertação é discutir os conselhos escolares dentro de uma proposta de gestão democrática nas escolas públicas. Esse é um estudo centrado na literatura especializada a partir de uma pesquisa exploratória, com observações sobre o surgimento e desenvolvimento destes conselhos no Brasil. A presente pesquisa, no seu todo, aborda discussões sobre os elementos essenciais para legitimar os Conselhos Municipais de Educação, com foco na participação e gestão democrática, com olhar especial para o município de Sorocaba-SP. A partir deste ponto, este trabalho se divide em três partes: a) Democracia e Participação, b) A importância do Conselho Escolar para a Democracia e c) Conselho Escolar: implantação e outros casos). Analisam-se os mecanismos e estratégias dos conselhos escolares como uma forma de organizar a participação da comunidade nas decisões que envolvem a instituição – isto será feito a partir de experiência em uma escola pública de Sorocaba. Os conselhos representam a participação popular organizada dentro da comunidade escolar, de acordo com a Lei Nº 14.644, de 2 de agosto de 2023, que alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que prevê a instituição de Conselhos Escolares e de Fóruns dos Conselhos Escolares. A relevância desta pesquisa é justificada pelo fato de que a democracia brasileira ainda é recente e passou por transformações e uma evolução ainda insuficiente nas últimas décadas. Tais mudanças serão discutidas na primeira parte. Este estudo revelou também que o instrumento da democracia, a participação popular, não acontece de modo efetivo, ou seja, há falhas no processo. Um dos motivos seria a falta de compreensão total do que seria uma democracia plena e quais agentes da comunidade escolar poderiam de fato participar das decisões. Esta pesquisa mostrará diversos autores que discutiram a formação dos conselhos escolares e as maneiras mais eficazes de orientar a gestão escolar no caminho da democracia inclusiva.
- DissertaçãoDa escrita de si a diálogos desconcertantes: pedacinhos de nada sobre as tecnologias no cotidiano escolar(2013) Ferraz, Sandra Antonia Convento de MouraA presente pesquisa buscou analisar as narrativas cotidianas de cinco gestores da rede municipal de Sorocaba, SP (diretor de escola, vice-diretor e orientador pedagógico), por meio do resgate de suas memórias midiáticas, no intuito de compreender e (re) pensar a integração das tecnologias da comunicação e informação nas relações de ensino. A perspectiva adotada é a Histórico-Cultural (Vygotsky), por considerar os fenômenos em constante movimento e transformação, corroborando a dinâmica do cotidiano escolar. A metodologia está pautada na pesquisa narrativa, que aborda o estudo da experiência como história e a forma de se pensar sobre ela. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: diário de bordo da pesquisadora, diário de bordo de um gestor, questionários de cinco gestores e gravações em áudio pela técnica do grupo focal. O resgate das memórias midiáticas dos participantes nos deu indícios de que nossa constituição enquanto sujeitos, seja pessoal ou profissional, é fruto da interação social, cultural e histórica de que desfrutamos no transcorrer das relações humanas. Quanto às experiências com as tecnologias, essas se apresentaram refletidas nas práticas dos gestores, num processo de (re) construção e (re) dimensionamento constante no cotidiano escolar.
- DissertaçãoEducação e pós-modernidade: vozes de indisciplina escolar em uma escola da rede pública de Sorocaba/SP(2005) Romero, Patrícia Rosana SalvadorEsta é uma produção acadêmica que apresenta o desassossego do mundo na atual Babel conceitual, denominada Pós-modernidade, no contraponto daqueles que insistem em considerar desmobilizadoras as perspectivas pós-modernas. Ao nos situarmos nesse lugar, não estamos desistindo de nossa identidade de educadores uma vez que o questionamento, a dúvida e a investigação parecem-me características fundamentais dessa identidade. Assim sendo, buscam novas referências que propiciem respostas adequadas ao problema da (in) disciplina escolar, fortemente colocado pela contemporaneidade: A reflexão em torno dessa questão, a partir do estudo da bibliografia existente sobre a pósmodernidade, em geral e a indisciplina escolar, em particular lançou-nos no centro do debate teórico metodológico contemporâneo nas Ciências Sociais que toma conta e se irradia pelos círculos acadêmicos. Freqüentemente sem encontrar a sua plena explicitação, bem como no debate teórico-metodológico no campo da educação sobre o fenômeno da indisciplina escolar enquanto sintoma social. Desta forma fazemos à discussão de concepções teóricas que hoje são veiculadas à exaustão e cuja aceitação à primeira vista, não beira a unanimidade. Nesse sentido, apresentamos inicialmente, os argumentos que sustentam a existência de um desassossego no mundo, a Pós-modernidade, com David Harvey, Boaventura Sousa Santos, Lyotard, Vattimo e Bauman. Em seguida analisamos, a partir das contribuições de Foucault sobre a sociedade disciplinar e de Deleuze sobre a sociedade de controle, determinados conceitos e categorias que confirmam a necessidade de um novo instrumental analítico para entendimento dos complexos fenômenos societáveis do presente. Para tanto, tornou-se indispensável à pesquisa empírica, com eleições da técnica conversas informais efetivadas na Escola Céu Azul, em Sorocaba/SP tendo como objetivo entrar em contato com a materialidade da indisciplina escolar, através de um conjunto de vozes – professores, pais, coordenadora pedagógica, inspetora de alunos e alunas do Ensino Médio. O caráter bifronte disciplina/indisciplina escolar aflora nas normas estabelecidas pelo conselho escolar com expressas proibições para os alunos viverem a escolas, e com um conjunto de fotografias produzidas pelos mesmos na escola em pauta. Com isso, esperamos estar dando uma modesta contribuição para a compreensão do mundo contemporâneo e do papel da educação no estabelecimento de práticas de disciplinamento e controle que hoje estão em curso na escola, enquanto inserida num contexto cultural de flexibilidade, mobilidade e transformação.
- DissertaçãoEstudo sobre a percepção dos gestores das escolas estaduais de Piedade sobre o curso de gestão educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP (2005/2007)(2010) Rodrigues, Cecília Lopes GodinhoEste estudo desvela a percepção das gestoras das escolas estaduais de Piedade, por meio de reflexão sobre o conteúdo, os exercícios e a práxis de apropriação dos mesmos, no decorrer do “Curso de Pós-Graduação com Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional” em que participaram, entre novembro de 2005 a março de 2007, quando da sua oferta pelo Governo do Estado e a referida Secretaria, ambos em parceria com a FE-UNICAMP que o desenvolveu. Para tanto, descreveu-se o curso em todas as suas etapas, analisou-se os principais pontos focados e discutidos no mesmo, bem como, revelou-se a ótica dessas profissionais que dele participaram, evidenciado em pesquisa de campo, pela categorização de dois instrumentos de pesquisa, um escrito e outro por entrevista direta e pessoal entre as envolvidas nesse percurso. Este período denotou as inquietações das alunas gestoras participantes no sentido de apreenderem as novas propostas e visões da práxis gestora, despertando-as a se preocuparem com a própria formação continuada, destacando a importância da Gestão Democrática na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico e o envolvimento e a aplicação da educação comunitária na comunidade local. Percorreu-se com elas o caminho da transposição didática em suas escolas, até o ponto de chegada das suas conclusões, sobre o referido curso e a interferência do mesmo e seus fazeres em suas próprias práticas gestoras e respectivas Unidades Escolares. Após reflexões e análises sobre alguns paralelos entre as respostas recolhidas, percebeu-se uma preocupação geral entre as gestoras de atualização profissional, bem como, da consciência da necessidade de formar em serviço seus docentes.
- DissertaçãoFormação do gestor democrático de escola no século XXI(2020) Valadão, FábioO tema da pesquisa é a formação do gestor democrático de escola no século xxi. vincula-se a linha de pesquisa educação superior: formação superior. esta pesquisa tem o objetivo geral investigar a formação do gestor democrático nos cursos de pedagogia oferecidos no brasil e, concomitantemente, relacioná-la às ações requeridas por um gestor escolar, dentro do contexto da instituição. essa intenção se deu através da pesquisa bibliográfica e documental explanatória analítica com ênfase nos em diversos dispositivos legais, acrescentados por informações pertinentes àquilo que se espera dos cursos de pedagogia que, supostamente, deveriam formar profissionais capazes de administrar uma unidade escolar de acordo com o que se espera do papel de um gestor democrático e participativo. os objetivos específicos foram: a) analisar a literatura sobre democracia e a gestão escolar na escola; b) analisar as diretrizes legais no âmbito estadual referente a gestão democrática; c) levantar hipóteses sobre o porquê do baixo rendimento dos alunos de escola pública. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: os cursos de pedagogia estão formando futuros gestores democráticos com as competências e habilidades exigidas em pleno século XXI? a hipótese sugere que os cursos de pedagogia analisados nesta pesquisa, nunca tiveram qualquer definição concreta sobre a formação de profissionais da área educacional, não passando, durante anos, de uma disputa política, cujo intuito era apenas de modificar leis para mostrar e provar quem detinha o poder no momento, até então, atual. devido à falta de identidade dos cursos de pedagogia, formavam-se profissionais sem habilidades para ministrar aulas, tampouco para administrar instituições. dessa forma, após inúmeros protestos e reformas, a pedagogia tem apresentado uma nova estrutura, cuja carga horária e grade curricular sofrem alterações no decorrer dos anos, de modo a assegurar ao cursista uma formação aprimorada. entretanto, dados comprovam que, ainda assim, as diversas reformulações não têm sido suficientes para a oferta de uma educação de qualidade, especialmente ao fomentar discussões acerca da democracia, seus conceitos e fatores principais para sua efetivação, relacionando-a à gestão escolar contemporânea, em que evidencia-se a necessidade de haver profissionais cada vez mais bem preparados para exercer seu papel frente aos mais variados desafios impostos pelo século XXI, considerando problema econômicos, crises sanitárias epidêmicas e todas as questões sociais que perpetuam-se no brasil, apontando a educação como uma das maiores preocupação de toda a sociedade. ademais, percebe-se que grades curriculares e conteúdos minimalistas não norteiam um gestor democrático quanto às necessidades vigentes em uma instituição, tampouco trazem qualquer referência entre a união da escola com a comunidade, bem como sua importância para se efetivar princípios da gestão democrática, cujas práticas reais são relatadas ao longo destas páginas, configurando-se num modelo inclusivo, participativo e representativo de gestão.
- DissertaçãoGestão e medo no cotidiano escolar: relatos de diretores de escola(2014) Sturm, Márcia de Fátima DelanholoA compreensão do cotidiano escolar, cada vez mais, necessita de leituras sobre o mundo contemporâneo, a fim de se entender o quanto as mudanças sociais, políticas e econômicas interferem nas relações entre as pessoas, no ambiente escolar. Para esta dissertação utilizou-se de leituras de Bauman, e do conceito de modernidade e medo líquidos, para os quais o sociólogo justifica o uso do termo líquido dizendo que esses não têm uma forma, ou seja, são fluidos e se moldam conforme o recipiente nos quais estão contidos. Essa propriedade descreve, metaforicamente, o mundo contemporâneo, distinguindo-o de uma sociedade concreta. Nesse cenário em que as incertezas prevalecem, o diretor, na escola, tem que lidar com problemas os quais ainda não têm forma e ou certezas de intervenção. O tema sobre gestão escolar e medo no cotidiano teve como hipótese que as características dos problemas enfrentados por diretores de escola estão ligadas ao contexto do medo líquido contemporâneo. Para investigar o tema, foram realizadas entrevistas com cinco diretores de escolas da rede pública municipal de Sorocaba/SP, cujas unidades atendem ao Ensino Fundamental I e estão localizadas em diferentes regiões da cidade e objetivaram identificar os problemas predominantes de gestão e os medos apontados pelos diretores de escola. Para os diretores entrevistados, os problemas predominantes de gestão e/ou as maiores preocupações, estão relacionados à burocracia, seguidos dos problemas relacionados à manutenção do prédio, do relacionamento interpessoal, assim como a preocupação com a aprendizagem. Quanto à relação do medo referente ao cargo de diretor de escola, os diretores apontaram o medo com relação ao desempenho da função, dos conflitos interpessoais, e do medo disperso. Na análise e discussão dos dados verificou-se que os problemas predominantes de gestão escolar e os medos relatados pelos diretores de escola estão diretamente relacionados às características líquidas do mundo contemporâneo.
- DissertaçãoGestão escolar democrática: uma análise de artigos científicos de 2010 a 2019(2020) Aguiar, Selma de Fatima Alves BatistaA gestão democrática na escola foi o tema escolhido para esta dissertação, que teve como problema de pesquisa identificar o que os artigos científicos abordam sobre o tema gestão escolar. O objetivo desta dissertação foi analisar artigos científicos no período de dez anos, para compreender o que pesquisadores brasileiros investigaram sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise documental. O procedimento delineou-se como um estudo de revisão de literatura, com um levantamento de artigos científicos, utilizando como descritor: gestão escolar, no banco de dados Scielo/Brasil. Ao todo foram analisados 23 artigos brasileiros de 2010 a 2019. Utilizou-se uma leitura rastreadora para o primeiro agrupamento entre artigos teóricos e relatos de pesquisa, em seguida tabulações, considerando os objetivos, os procedimentos e as conclusões de cada artigo. Como resultado, as análises apontam que, no período de dez anos, foram realizadas mais pesquisas de campo, e do tipo documental, com o intuito de apresentar as singularidades das diferentes formas de gerir, na escola, as experiências e as análises de discursos. De modo geral, as pesquisas mostram que a escola ainda tem um longo percurso no processo de implementação de um ambiente democrático na gestão escolar.
- DissertaçãoMediando e transformando a prática docente no projeto de recuperação e reforço: um relato de experiência(2007) Sanctis, Ricardo José Orsi deEssadissertaçãoapresentaumapesquisaqualitativa,inseridanalinhadocotidianodaescola,etevecomoobjetivoprincipal,relatarumaexperiência,sobreorientaçãotécnica,realizadacomumgrupodevinteeseisprofessoras,doProjetodeRecuperaçãoeReforçodaDiretoriadeEnsinodeVotorantim,cidadedointeriordeSãoPaulo.Foramrealizadoscincoencontrosaolongodeumsemestre,comorientaçõesespecíficasparaoensinodelínguaportuguesa.Asorientaçõestécnicasprivilegiarammediaçõescomtextos,questõesproblemaediscussõestemáticas.Comreferencialteóricosócio-histórico,asmediaçõesforamrelatadas,assimcomoasfalasdasprofessorassobreseutrabalhocomascriançasenvolvidasnoprojetode recuperação e reforço. Tendo como hipótese que as mediações planejadas e não planejadas,comsignificadoetrabalhocoletivo,podemprovocarnovosconhecimentos,foipossívelidentificarsinaisdemudançasnomododeinteragirdasprofessorascomosinstrumentosesignosrelacionadasaoensinodaLínguaPortuguesa, na prática pedagógica com seus alunos.
- DissertaçãoProdução de corpos dóceis: uma análise das práticas de disciplinamento e vigilância na escola(2009) Rennó, Cláudia Martins RibeiroEssa dissertação de mestrado tem como objetivos analisar os mecanismos disciplinares em seus diferentes componentes (vigilância, distribuição dos espaços; estrutura da sala de aula; controle do tempo; interdição dos espaços e o controle do ir e vir; normas e valores relacionados à conduta dos alunos; atuação dos inspetores de alunos e bedéis), identificar sua inserção na escola, sobretudo, no que diz respeito ao limite de sua atuação e arbitrariedade. Tudo isso ao longo de uma trajetória histórica, confirmada ainda nos tempos atuais. O trabalho tem por hipóteses a ideia de que, em nome da formação e da segurança, se exerce um controle e uma sujeição permanente à população escolar frente aos mecanismos disciplinares e de vigilância. E que, a escola em sua trajetória histórica, utiliza de procedimentos disciplinadores afinados aos conceitos de cada época e aos modelos ideais de disciplina e de comportamento. A partir dessas hipóteses o texto procura refletir sobre a necessidade da escola fazer uso de todo um aparato disciplinador em seu cotidiano, e quais são as manifestações mais freqüentes desse aparato. Tem como referencial teórico os escritos de Foucault, enquanto teoria de “corpos dóceis” e sociedade disciplinar; Bauman, e seus estudos sobre as mudanças de paradigmas sociais da experiência individual humana e sua história; Deleuze, com os conceitos de sociedades de controle; Taborda, e as experiências sobre a educação corporal na escola, e outros, que contribuem significativamente com a pesquisa. Desenvolve como metodologia de pesquisa empírica, as técnicas de entrevista oral e individual realizada com diretores, professores, inspetores, pais e alunos de uma escola particular de Sorocaba; e a técnica de grupo focal, junto a professores de uma escola pública de uma cidade do interior de São Paulo. Os procedimentos da pesquisa de campo dão suporte à análise das questões levantadas. Pela trajetória da dissertação constata-se que os recursos disciplinares estão evoluindo em técnicas cada vez mais sutis, tomando o corpo social em sua quase totalidade e generalidade. Conclui-se também que diversos mecanismos disciplinares usados pela escola não estão sendo suficientemente eficazes na questão do cumprimento às regras, pois não impedem as ações que burlam o disciplinamento.
- TeseUm cotidiano escolar democrático: uma experiência de 1983 a 1997, da escola municipal Getúlio Vargas(2015) Almeida, Vera Lúcia da SilvaA educação é pautada por experiências e singularidades que revelam a complexidade do cotidiano escolar. A escola democrática pressupõe trocas de experiências e participação da comunidade. Para entender como essa experiência pode afetar as pessoas que vivenciam o cotidiano escolar, foi realizada uma pesquisa que teve como hipótese o fato de que a escola democrática pode manter relações mais afetivas com seus alunos e próximas deles, mas também com a comunidade externa aos muros escolares. Foi realizada uma pesquisa cujo objetivo foi compreender uma experiência de gestão democrática no período de 1983 a 1997, em uma escola municipal de Resende, no estado do Rio de Janeiro. Foram entrevistados alunos egressos, pais desses alunos, e professores que ministraram aulas naquele período, para saber a opinião deles sobre a escola. Outro levantamento de dados sobre essa experiência foi por meio do relato do diretor. Os resultados apontam a gestão próxima da comunidade e a importância das relações pessoais, de amizade, entre os alunos e com professores, na escola. Também foram reveladas situações que mostram uma escola integrada à comunidade. O relato do diretor apontou que, mesmo em situações de diversidade econômica e política, foi possível um trabalho educativo, com ideais políticos de democracia.