Navegando por Assunto "Professores - Formação"
Agora exibindo 1 - 20 de 38
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA casa, a escola e as identidades dos/as educadores/as ambientais(2006) Silva, Adilson Januário daEducador/a ambiental: quem é este/a profissional? Como ele/ela constrói suas identidades através de suas experiências em todas suas trajetórias? Casa e escola: que influências exercem em todo este processo? São perguntas como estas que norteiam este trabalho de dissertação. O educador ambiental possui uma história, uma trajetória carregada de vivências que partem de sua “casa”, sua infância, seu mundo particular, passando pela “escola”, pelos espaços públicos, sua convivência com os outros, sua formação acadêmica e suas experiências profissionais. Todo este processo insere este/a profissional em um emaranhado de informações e conhecimentos que estabelecem as “redes de saberes”, por onde trilham e constroem sua vidas profissionais. Baseando-se em autores como Stuart Hall, Manuel Castells, Pedro Goergen, Marcos Reigota, Andréa Pelicioni, Marília Tozoni-Reis, entre outros, a investigação abarca temas como identidade, casa, escola, redes de saberes, informações e conhecimentos. Uma pesquisa de campo, através de entrevistas realizadas com educadores ambientais formados na 1a .Turma do curso de especialização em Formação de Educadores Ambientais da Unesp/Campus de Botucatu-SP, nos fornece elementos de trajetórias e experiências reais, para uma fundamentação de nossas bases teóricas.
- TeseA contribuição do mestrado em educação da Uniso aos professores de educação física(2014) Massari, MaurícioO Programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba – PPGE – existe desde 1996. Desde seu início, vários professores com formação inicial em Educação Física concluíram seus créditos e tornaram-se Mestres em Educação. Inserida neste contexto, a questão principal deste estudo é procurar refletir sobre as contribuições do programa de pós-graduação em Educação da Uniso, mais especificamente o curso de mestrado, para os professores graduados em Educação Física que o cursaram. Alicerçado nos referenciais teóricos da Perspectiva Ecologista de Educação, dos Estudos Culturais e em autores como Mary Jane Paris Spink, Paulo Freire e Nilda Alves (e a ideia de rede de conhecimentos), esta tese realiza, além de elucidar as discussões feitas nas dissertações finais, a temática analisada, os referenciais utilizados e as conclusões a que chegaram, entrevistas semiestruturadas com 13 professores de Educação Física com o perfil que coaduna com o objetivo da pesquisa. As falas dos professores foram analisadas em 7 categorias: “a contribuição do mestrado”, “o mestrado e as práticas cotidianas”, “as práticas sociais”, “práticas culturais”, “a dimensão científica para o campo da Educação Física”, “a Educação Ambiental” e o “cotidiano no/do mestrado”. O programa de mestrado em Educação trouxe aos professores de Educação Física um maior suporte teórico, uma visão de educação contextualizada, alterações nas práticas cotidianas, sociais e culturais, de uma Educação Física contextualizada e como principal reflexão, o entendimento de que Educação Física é Educação.
- TeseA dimensão estética na formação docente na educação superior(2015) Paes, Maria do Carmo Lincoln RamalhoEsta tese discute a importância do estudo e da performance da educação Estética como uma das dimensões da formação docente na Educação Superior, tendo como premissa que este é um pressuposto importante para o o processo de formação e para o exercício da cidadania em nossa sociedade. A intenção é mostrar como a educação vem privilegiando o modelo tecnicista, voltado aos interesses do mercado. Esta ideologia mascara a realidade, alijando as pessoas, transformando-as em instrumentos do sistema econômico. A perspectiva do estudo é valorizar a estética tanto na Educação Superior de modo geral, quanto ampliar e redimensionar sua perspectiva na formação docente. Entendemos que se trata de uma dimensão fundamental para a preparação e atuação do professor, seja para a sua atuação propriamente dita, seja para a sua reflexão sobre a práxis pedagógica. Serão apresentados diversos questionamentos a respeito da relevância da dimensão estética no campo educacional, de como ela se reflete na cultura de nossa sociedade. Recorremos a autores como René Girard, com a reflexão sobre o processo mimético; a compreensão do mimetismo permite a saída do estado de deificação, e, em contraposição, a perspectiva de um modelo de educação estética, com a proposta da virtude, do altruísmo. Também sobre os valores que aparecem em nosso cotidiano e sua “validação” pela indústria cultural. Dentro da dinâmica filosófica, a leitura de Gerd Bornheim e Karl Jaspers como contraponto argumentativo nos diálogos e questionamentos. Nesta incursão filosófica e artística, apresentamos um “caminho a percorrer”, tendo como arcabouço filosófico e teórico Roger Scruton, Eric Voegelin, Richard Weaver e Friedrich von Schiller. A tese investe na possibilidade de se recuperar a realidade, de saída do processo ideológico, do estado de “deformação existencial”, tendo como dimensão a formação docente enquanto telos, trazendo para o debate o papel histórico, social e político do professor. A proposta é a dimensão estética como “antídoto” para o estado de “negatividade” e de egocentrismo disseminado em nossa sociedade. Os autores que formam o arcabouço teórico corroboram a reflexão sobre o sentido de nossa grandeza, de nosso legado e dignidade enquanto seres humanos que constroem não somente para si, mas para as gerações futuras.
- DissertaçãoA educação de jovens e adultos no ensino médio: um estudo sobre as condições do trabalho docente(2010) Tuani, MarceloA educação de jovens e adultos (EJA), a redução do analfabetismo, ainda é em nosso país uma meta a se atingir. O tema envolve questões políticas, econômicas e sociais, presentes desde muito tempo na história da educação brasileira. Essa dissertação discute a EJA, sob enfoque do trabalho docente no ensino médio. Teve como objetivo identificar características sobre a formação inicial e continuada dos professores, assim como as condições cotidianas da docência. Dados sobre a jornada de trabalho, carga horária, materiais e relações interpessoais foram coletados por entrevistas individuais com oito professores, com formação em licenciatura plena e experiência na modalidade da educação de jovens e adultos. Os resultados apontam para um acúmulo de funções com professores trabalhando em mais de uma escola, em jornada de três períodos. Relatam dificuldade em adquirir material específico e acabam por utilizar o mesmo do ensino médio regular, embora conscientes da população diversificada dos alunos em EJA. Ressaltaram o bom relacionamento com os alunos, mesmo com problemas de defasagem pelo muito tempo que os alunos ficam sem estudar.
- DissertaçãoA formação continuada de professores: noção, práticas e memórias(2005) Almeida, Maria Clarete Bueno Silveira Pires deO presente trabalho tem como principal objetivo investigar, no campo da educação e, em especial, no da formação de professores, o tema da formação continuada, tendo como base os contextos históricos, sociais, culturais, econômicos e políticos; reflexão das diferentes concepções da noção de formação continuada e a formação inicial. A partir da fundamentação teórica, analisa-se a noção de formação continuada e a formação continuada em serviço, tanto à luz dos mecanismos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, outras leis e decretos, que regulamentam as políticas públicas de formação continuada, como dos documentos da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Os dados utilizados foram obtidos levando em conta algumas considerações gerais extraídas dos dois momentos principais da investigação; no primeiro a pesquisa literária, e, no segundo, a pesquisa empírica realizada com professoras de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental das escolas municipais de Sorocaba, considerando o tempo de serviço de cada uma no exercício da profissão, tendo em vista a motivação e o reconhecimento profissional, no início, no “meio” e no final da carreira. Com o registro das vivências e experiências das professoras, pudemos compreender a noção da formação continuada no ideário da categoria.
- DissertaçãoA formação continuada: mudanças do trabalho docente e suas contradições no processo de formação por competências na rede municipal de Sorocaba(2024) Oliveira, Ana Paula deEsta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, trata de compreender as mudanças no trabalho docente e suas contradições no processo de formações continuadas decorrente da pedagogia por competências, após a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na rede municipal de ensino de Sorocaba. Diante do cenário atual, em que os professores se encontram submetidos a uma prática pedagógica voltada à valorização das competências, surgiu a necessidade de compreender essa reforma implantada na educação a partir da BNCC e suas contradições para o trabalho docente por meio dos processos de formação continuada de professores, no âmbito das políticas educacionais presentes no contexto da base. Para atingir o objetivo, a pesquisa foi organizada em quatro momentos, sendo eles: discorrer sobre como se deu o processo de implementação da BNCC em nosso país; analisar, por meio da BNC- formação, a implantação da pedagogia das competências no município de Sorocaba; verificar os impactos dessa formação por meio das políticas públicas de formação continuada no trabalho docente; e, por fim, identificar historicamente as contradições postas por essa política no processo de formação e trabalho docente. Buscou-se analisar a BNCC para verificar como ocorreu a implantação e suas implementações da pedagogia das competências no município de Sorocaba, examinando os impactos dessa formação por meio das políticas públicas de formação continuada no trabalho docente, e, finalmente, foram identificadas historicamente as contradições postas por essa política no processo de formação e trabalho docente na rede municipal de ensino de Sorocaba. No que tange aos aspectos metodológicos, com a intenção de elucidar o contexto histórico e social em que se encontra a formação continuada dos professores na rede municipal de Sorocaba após a implantação da BNCC, foi realizada uma análise bibliográfica e documental que considera o método histórico-dialético, recorrendo à historicidade das fontes e documentos. Os principais aportes teóricos da pesquisa foram definidos em Ramos (2001) para a compreensão da historicidade da pedagogia das competências, em Rodríguez e Almeida (2008) para as políticas públicas de formação docente, em Fernandes (2019) para o papel político do professor, e Cury, Reis e Zanardi (2018) para as contradições diante apresentadas pela BNCC. Os resultados da pesquisa apontaram, primeiramente, para uma rede municipal de ensino que não permite o desenvolvimento da identidade docente e que vem marcada por um histórico educacional que sofreu muitas rupturas e descontinuidades para atender à obrigatoriedade da BNCC, que tem uma proposta de formação para o trabalho docente cada vez mais utilitarista, na qual há a racionalização de suas funções e esvaziamento de conteúdos, aproximando a profissão docente a de um “treinador” que organiza atividades descritivas, e, acima de tudo, preza por desenvolver competências desejáveis a um cidadão funcional. Desse modo, a rede de municipal de ensino de Sorocaba está contradizendo seus principais documentos norteadores, que foram criados ao longo dos anos por meio de muita luta e resistência e que ainda estão vigentes, provocando em seu professorado a dualidade entre o que se defende ideologicamente e o que se aplica.
- DissertaçãoA formação e a capacitação docente e o transtorno do espectro autista na educação infantil: uma análise sobre a produção acadêmica de 2012 a 2022(2023) Mondini, Luciane AparecidaVinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-UNISO), a pesquisa analisa a produção acadêmica sobre a formação e a capacitação do docente que atua, em sala de aula regular, com alunos da Educação Infantil diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA põe diversas dificuldades ao desenvolvimento humano e, para amparar a pessoa com o diagnóstico, é necessário o comprometimento de inúmeros profissionais envolvidos com a educação, além da contribuição e empenho dos familiares dos alunos. Nesse contexto, para que o aluno com TEA desfrute de interação social, é importante uma escola inclusiva para desenvolver as habilidades que necessita vivenciar. Assim, o objetivo geral da pesquisa é levantar e analisar trabalhos acadêmicos produzidos entre 2012 e 2022 sobre a capacitação e a formação do docente para atuação na Educação Infantil com alunos diagnosticados com TEA. Para o alcance desse objetivo, no que tange à metodologia, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O levantamento mostra reduzido número de textos que abordam a formação dos docentes, de maneira abrangente, com foco na capacitação para prática com alunos diagnosticados com TEA. No entanto, nos textos analisados, percebe-se que tanto o sistema público quanto o particular de ensino são falhos na inclusão de alunos com deficiência nos bancos escolares, apresentando uma situação de despreparo dos docentes para atuar em sala de aula com alunos diagnosticados com TEA. Os sistemas demonstram dar pouco amparo financeiro para aprimorar e capacitar os docentes, tampouco para contratar profissionais especializados para auxiliar na atuação em sala de aula.
- DissertaçãoBuscando o caminho das pedras...: a construção da trajetória profissional de educadores de jovens e adultos da rede municipal de Sorocaba/SP(1998) Mebius, Sonia Maria Castricini BiscacioCompreendendo a complexidade do ato pedagógico, a autora procurou argumentar em favor de um processo de educação/formação continuada/permanente para professores. Como o educador de jovens e adultos não é preparado para essa atividade nem no Magistério (Ensino Médio) e nem na Graduação, é que esse processo torna-se enfaticamente indispensável. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi investigar a ação de professores/ educadores de jovens e adultos que atuam e/ou atuaram num Curso Supletivo da Rede Municipal de Sorocaba/SP, para buscar compreender o processo de educação/formação continuada/permanente de que participam e/ou participaram e a forma pela qual tal processo contribui e/ou contribuiu para a construção da trajetória desses profissionais. Das observações e conclusões que emergiram ao longo desta pesquisa a autora buscou também explicitar características desse processo de formação para que efetivamente, possa contribuir para profissionalização de educadores de jovens e adultos. A análise dos dados revelou que os professores pesquisados valorizam os espaços de construção coletiva da profissão docente desde que esse processo tenha como tônica principal, a troca de experiência e seja conduzido de forma a propiciar-lhes uma ação pedagógica diferenciada.
- TeseCiberativismo e inteligência coletiva: uma nova perspectiva para a formação de professores(as)(2015) Munhos, Sonia Piaya MarinhoO objeto deste estudo é a relação entre cibercultura, ciberativismo, Inteligência Coletiva e formação de professores(as). O protagonismo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sociedade contemporânea demanda que se pesquise sua influência nos processos formativos de professores(as). O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a formação inicial de professores(as) no curso de Pedagogia se apropria do fenômeno ciberativismo considerando seu potencial de informação e de criação de conhecimento. O marco teórico utilizado na pesquisa foi o de Pierre Lèvy, com seus estudos sobre cibercultura, ciberespaço, comunidades virtuais e Inteligência Coletiva. Outros autores complementaram este estudo como Castells (1999), Lemos (2002), Vegh (2003), Rheingold (1996), Hine (2002), entre outros. Os dados foram coletados de três formas: 1) análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia, licenciatura e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia; 2) etnografia virtual nas comunidades virtuais que praticam o ciberativismo em educação e 3) aplicação de questionários a estudantes, professores(as) e coordenadores(as) de cursos de Pedagogia. Os resultados da análise demonstraram que os documentos oficiais do curso de Pedagogia não fazem referência ao ciberativismo em educação porém, estudantes e educadores(as) têm conhecimento sobre o fenômeno e utilizam a internet para lutar por causas da educação. A forma como o fazem, no entanto, pode ser aperfeiçoada com o desenvolvimento de habilidades de Gerenciamento do Conhecimento Pessoal (PKM) proposto por Lèvy. Sugere-se que os cursos de Pedagogia incorporem aos componentes curriculares que tratam de Educação e TIC e/ou Educação e Movimentos Sociais, as questões da cibercultura, ciberativismo em educação e produção e desenvolvimento da Inteligência Coletiva.
- TeseCompetências digitais de professores da educação superior tecnológica no cenário da quarta revolução industrial(2020) Souza, Marcus Vinícius Branco de SouzaGrandes mudanças na sociedade, no mundo corporativo e na educação criaram o cenário atual, no qual se destaca o surgimento, em junho de 2007, do primeiro “smartphone”. Este fenômeno, como em revoluções anteriores, afeta a Educação Superior enfaticamente. Este trabalho tem como tema as mudanças trazidas pela Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) e o trabalho dos Professores de Educação Superior Tecnológica Pública no Estado de São Paulo. Sua relevância está na necessidade de se pensar novas estratégias de ensino para lidar com os estudantes - hoje, nativos digitais (PRENSKY, 2001). O objetivo geral da pesquisa foi conhecer o perfil dos professores respondentes, no que diz respeito às suas percepções e competências para a docência no presente cenário de revoluções dos meios de comunicação. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizado um estudo de campo com aplicação de um questionário on-line em ambiente fechado, respondido por 468 docentes. Utilizando-se de ferramentas computacionais, SPSS/IBM (Statistical Package for the Social Sciences/ International Business Machines Corporation) e o IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), foi possível: 1) o levantamento do perfil dos respondentes; 2) conhecer a percepção e sensibilidade quanto a presença da TDIC nos processos educacionais; 3) desenvolver a análise de correlações, verificando os grupos mais sensíveis a presença da TDIC, em sala de aula; 4) usar a análise fatorial para selecionar grupos de interesse entre os respondentes; 5) gerar a análise textual, e obter um gráfico de similitudes e nuvem de palavras. Além disso, a análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2011), foi aplicada em questão aberta sobre como as TDIC colaboram para o processo de aprendizagem. Este estudo fornece, aos Cursos Superiores de Tecnologia Públicos do Estado de São Paulo, subsídios para elaboração de programas de desenvolvimento profissional docente focados em competências digitais tão necessárias, no presente cenário.
- DissertaçãoCompetências midiáticas: perspectivas advindas das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de matemática/licenciatura(2022) Bellucci, Joceélem Diana FogaçaEsta pesquisa1 tem como tema o desenvolvimento de competências midiáticas na formação de professores de matemática e é guiada pela pergunta: qual a contribuição das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Matemática (Licenciatura) para o desenvolvimento de competências midiáticas dos futuros professores? O objetivo geral da pesquisa é compreender como as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática/Licenciatura podem contribuir para o desenvolvimento de competências midiáticas. Os objetivos específicos são os seguintes: explicitar aspectos do ensino por competências; identificar como tal ensino pode ser desenvolvido no contexto da cultura da convergência; explicitar aspectos da interface comunicação/educação; apresentar especificidades das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática (Licenciatura), no que tange ao perfil do formando e também ao currículo sugerido; identificar como as diretrizes sinalizam para uma educação voltada para as competências vinculadas às mídias na formação do professor de matemática. Para tanto, a pesquisa envolve análise documental e fundamenta-se, principalmente em Zabala e Arnau, para tratar de competência, e em Ferrés e Piscitelli, para competência midiática. Entre os resultados destacamos que a concepção e o uso do computador como um instrumento no ensino de matemática podem contribuir para a efetivação de competências midiáticas no percurso formativo do professor de matemática. A importância desta pesquisa está no fato de que ela sinaliza para a compreensão do potencial dos instrumentos, no caso, o computador, para contribuir no desenvolvimento de competências midiáticas.
- DissertaçãoContribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação em educação física(2018) Espindola, Rafael JoséEste estudo tem como foco temático a formação docente em Educação Física, analisada na perspectiva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo geral foi analisar as contribuições desse Programa na formação dos alunos egressos dos cursos de Educação Física que participaram do PIBID. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo descritivo, com consulta aos documentos que regem o funcionamento do PIBID, bem como a análise dos subprojetos existentes nas três IES públicas do estado de São Paulo, além da aplicação de entrevistas semiestruturadas aos alunos egressos do Programa e aos atuais professores coordenadores dessas IES. Apoiando-se numa Análise de Conteúdo de Bardin (2011), os dados foram interpretados, iniciando-se com a descrição das entrevistas, a redução em Unidades de Registro, agrupadas posteriormente em Unidades de Contexto, as quais geraram duas grandes Categorias pontuadas como: as contribuições do PIBID na formação dos alunos egressos e as contribuições do PIBID para as IES formadoras. Ao analisar essas Unidades foi possível perceber que as ações do Programa proporcionaram maior aproximação entre os espaços da Universidade e da Escola de Ensino Fundamental, assim como auxiliaram a construção da identidade profissional dos formandos. O estudo também serviu para reflexões sobre as questões que envolvem o estágio supervisionado e as problemáticas presentes no cotidiano escolar. Para as IES foi possível perceber que o PIBID contribui para que os cursos de Licenciatura obtenham maior visibilidade dentro das IES e de estabelecer um diálogo com as escolas públicas. Nessas duas categorias também apareceram alguns aspectos negativos do Programa, relacionados à seletividade do mesmo, à burocratização exigida para as ações nas IES, entre outros. Entretanto, as revelações da pesquisa possibilitaram considerar o PIBID como um instrumento que potencializa a formação docente nos cursos de Educação Física. Segundo informações da Capes o PIBID será extinto para dar lugar ao Programa de Residência Pedagógica, trazendo modificações na dinâmica adotada até então. Assim, enfatiza-se a importância de novos estudos que possam analisar as condições presentes nessa estratégia de inserção do licenciando no futuro ambiente de trabalho.
- DissertaçãoCurso superior de gastronomia: um estudo de caso sobre o perfil e a identidade docente(2014) Rocha, Keli de AraujoA formação na área de gastronomia tem em grande parte natureza tecnológica, em que o foco se remete ao ensino profissionalizante, atraindo uma crescente demanda por uma grande variedade de público. Em geral, os professores que trabalham na formação acadêmica em gastronomia são profissionais da área que atuam ou atuaram no mercado de trabalho e que possuem formação em nível de graduação e especialização lato sensu, sem qualificação específica para a docência. Partindo do pressuposto que atuar como professor exige formação própria para o ato de ensinar, o presente estudo tem como objetivo apresentar um estudo de caso para conhecer a trajetória profissional e identificar o perfil e a identidade profissional dos docentes do ensino superior em gastronomia, analisando o cenário em que atuam, sua historicidade e a percepção de si mesmos. Tendo por hipótese que esses docentes possuem dificuldade para se identificar no papel de educadores dentro do contexto em que vivem, adotou-se como procedimento metodológico pesquisa quantitativa das informações disponibilizadas pelos docentes junto à Plataforma “Lattes”, e pesquisa qualitativa, com questionários individuais com professores que ministram aulas essencialmente práticas no curso de tecnologia em gastronomia de uma instituição de ensino superior do interior do Estado de São Paulo. Os resultados surpreenderam ao demonstrar que os docentes se identificam mais como professores, em virtude do amor que desenvolveram pela educação.
- DissertaçãoDe demônios e aprendizes: infinitas reflexões pedagógicas(2003) Rolim, Carmem Lúcia ArtioliPara compreender o modo de ser professor, de matemática, no Ensino Médio do ensino público, tendo como tema o infinito e caminhando com Escher, dada a figuratividade acasalada em razão/emoção que suas obras apresentam, num desafiar infinito de infinitos, vi-me obrigada a partir em viagem de cabotagem. Exploradora, registrei a cada porto de paragem, o arcabouço dos acontecimentos, descobrindo a existência de inúmeros infinitos. Já em terra, encontrei-me, à medida que me tornava professora reflexiva, com Zeichner, Schön e Alarcão, agora registrando os abalos sísmicos e as fendas acontecidas em minhas convicções professorais. Na senda da empiria, busquei o pensar dos alunos, momento no qual vi-me a entender o infinito como meus alunos - 1,2,3 ... . Busquei, então, libertar-me de meus demônios: o de Laplace e o Maxwell, via demônio de Prigogine. No caminho estavam "Oleg e os clones", pequena estória do Prof. Dr. Godofredo de Oliveira Neto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para, através de indícios dizerem que ser professor vai além de aprender maneiras para ensinar porque ensino/aprendizagem próprio do professor não se separam, se entretecem nos fios, enfiando-se no tecido da sala de aula.
- DissertaçãoEducação e valores: um compromisso ético(2005) Colombo, Eloisa Gonçalves dos SantosEducar supõe opções valorativas e compromisso ético. Uma proposta educativa que vise à liberdade e à integralidade da pessoa pode resgatar a dignidade e o valor dos seres humanos nela envolvidos, além de contextualizar a educação no seu cotidiano e nas diferentes realidades em que essa acontece. A ação educativa abarca não só a informação e a formação, mas, através dessas, deve favorecer a promoção da pessoa, no que tange as perguntas de sua existência e constituição humana. Utilizando dois itinerários, a abordagem teórica e a pesquisa qualitativa, a autora do presente trabalho, procurou analisar a relação educativa pautada na eleição de valores e vivência do sentido de vida, presentes nas atitudes de educadores e educandos. Para tanto, baseou-se na definição do conceito de homem, como o ser capaz de desenvolver valores e transcender seus limites em direção à realização plena de sua vida, através dos estudos de Viktor Frankl. Como método propiciador dessa busca ontológica, foi utilizado o trabalho de Paulo Freire. O objetivo final deste processo fundamenta-se nos estudos de Victor Garcia Hoz, que afirma ser a educação um instrumento para que o homem atinja a alegria, devendo ser essa a base de toda e qualquer atitude educativa. A pesquisa de campo teve por objeto de estudo alunos do Magistério do ensino público de Sorocaba. Através do emprego da entrevista semi-estruturada, desenvolveu-se o levantamento das categorias e análise dos temas, ampliando a visão do presente trabalho para outros tópicos relacionados com a educação, tais como família, relação teoria e prática e repercussão da escolha profissional. A importância do encontro entre educador e educando e a sua valorização como possibilidade de desenvolvimento integral da pessoa, inclusive a característica comunitária que a constitui, foi identificada nas conclusões do presente estudo, confirmando a indagação inicial sobre a relação entre processo educativo, valores e vivência do sentido de vida.
- TeseEducação superior do professor da primeira infância(2014) Garcia, Roseli Gonçalves Ribeiro MartinsO objeto do presente trabalho é a educação superior dos professores da primeira infância. Diante do caráter geral e diversificado da formação docente em instituições de educação superior, a educação infantil parece carecer de sólidas bases para garantir suas especificidades. Ademais, a racionalidade instrumental, prevalente na pela educação superior tende a inibir a reflexão crítica, conferindo um tom pragmático e domesticado à educação desde a primeira infância. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a relevância ou não da educação superior para a formação dos professores deste nível de ensino e se, realmente, a educação superior alcança melhorar a educação infantil no sentido de garantir as suas especificidades. A pergunta que se coloca é se a formação em nível superior dos docentes da educação infantil teria um sentido qualitativo ou serviria, antes, para melhorar o reconhecimento social do docente. Em torno desta questão há opiniões divergentes a respeito da relevância ou não da educação superior para os professores da primeira infância. Partindo de análises teóricas respaldadas em diferentes autores da área, a pesquisa de campo em 14 escolas que atendem crianças com idades entre zero a cinco anos, na cidade de Sorocaba, buscou detectar as percepções dos professores que atuam nestas escolas a respeito dessa problemática. Nesta investigação qualitativa, foram utilizados como instrumentos de pesquisa questionários e entrevistas. As categorias de análise foram sendo construídas conforme o agrupamento dos dados recolhidos, Nesta medida também foram eleitas as questões mais relevantes para a investigação, compondo-se, então, a análise a partir da perspectiva dos professores. Resumidamente as categorias de análise ficaram nucleadas nos seguintes temas: referências ao curso de magistério para analisar o curso de pedagogia; o espaço de reflexão sobre a prática no curso de pedagogia; a relevância da educação superior para a educação infantil; cuidar, educar, brincar na educação infantil; satisfação e reconhecimento do professor da primeira infância. A pesquisa contribui para o aprimoramento crítico da discussão a respeito da relação entre teoria e prática nos cursos de pedagogia, tendo em vista a educação infantil.
- DissertaçãoEnsino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de uma oportunidade de formação docente numa perspectiva multicultural(2023) Almeida, Joana D’Arc deTransformar a escola em um espaço, onde as diferenças sejam reconhecidas como vantagem, e buscar permanentemente por igualdade de condições para o desenvolvimento de pessoas em situação de desigualdade social e cultural são grandes desafios. E isso se torna maior, quando a disciplina a ser ensinada é a matemática, componente comumente reconhecido por ideias abstratas sem nenhuma vinculação com a(s) cultura(s). Contudo, nas últimas décadas, diversas perspectivas dentro da Educação Matemática vêm revelando profundas interrelações entre os conhecimentos matemáticos e os contextos históricos, sociais e culturais. Esta pesquisa se fundamenta em duas delas: a perspectiva da etnomatemática, proposta por D’Ambrosio, e a da enculturação matemática, desenvolvida por Bishop. A investigação parte da hipótese de que são necessárias oportunidades de formação continuada em que tais perspectivas possam ser apresentadas e problematizadas com e pelos professores que ensinam matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições de uma oportunidade de formação docente numa perspectiva multicultural para a formação profissional de professores que ensinam matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram identificar e discutir como as tarefas propostas, durante a oportunidade formativa, promovem reflexões e problematizações sobre a matemática na perspectiva multicultural e sobre o seu ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental; compreender como as interações discursivas entre os participantes do curso, promovem discussões matemáticas e didáticas vinculadas ao ensino da matemática numa perspectiva multicultural; e explorar o papel e as ações das formadoras, principalmente no que tange às suas contribuições para a aproximação e interlocução entre as matemáticas acadêmica, escolar e a das práticas sociais . Adotando uma abordagem qualitativa, o cenário investigativo foi constituído durante um curso de extensão universitária oferecido na Universidade de Sorocaba. Os materiais de análise foram: produções escritas dos professores durante a realização das tarefas, áudio-gravações das conversas grupais e dos momentos de socialização, diário de campo da pesquisadora e fotografias. Os dados foram analisados a partir de uma adaptação do modelo “Oportunidades de aprendizagem profissional para professores”, proposto por Alessandro Ribeiro e João Pedro Da Ponte. A análise revelou que o curso contribuiu para ampliar as concepções da matemática das participantes; promoveu o conhecimento matemático das docentes, estabelecendo vinculações entre as matemáticas acadêmicas, escolar e das práticas sociais; familiarizou as professoras com as principais ideias da Etnomatemática e da Enculturação Matemática; iniciou a construção de uma rede colaborativa, vinculando as docentes com professores da universidade interessados no ensino da matemática na perspectiva multicultural; e possibilitou que as professoras se familiarizassem com tarefas matemáticas que consideram as dimensões culturais da disciplina e que poderão ser utilizadas nas suas salas de aula. Finalmente, a pesquisa revelou que a adaptação do modelo proposto por Ribeiro e Ponte é uma ferramenta potente para a organizar e analisar oportunidades de formação a partir de um enfoque multicultural.
- DissertaçãoEscola de Pais: um desafio para formação de professores(2017) Hoffmann, Verônica MartinsA Escola de Pais, objeto desta pesquisa, inserida na linha de pesquisa em Educação Superior, é aqui pensada na perspectiva da relação família-escola. A Escola de Pais surgiu de dificuldades identificadas em pais e responsáveis, quanto a orientação da conduta de seus filhos, sob o ponto de vista de educar com base em valores sociais, definir limites e garantir que fossem respeitados. Esta pesquisa situa-se na interface entre psicologia e educação, além de tratar de situações advindas de múltiplas questões sociais, culturais, econômicas e políticas. Justifica-se por construir subsídios para formação de professores que atuarão na educação infantil e no ensino fundamental, com atenção àquelas questões. O objetivo geral da pesquisa foi apontar um conhecimento, a partir do trabalho realizado, sobre como professores podem atuar na Escola de Pais. Para tanto, buscou-se identificar as competências, habilidades e atitudes de que os professores precisam para atuar na Escola de Pais, considerando a escuta sensível, a comunicação e a argumentação. O conhecimento apontado nesta pesquisa, observado nas vivências da Escola de Pais, pode fazer parte do conteúdo a ser estudado nos cursos de formação de professores: licenciaturas em geral e, mais especialmente, Pedagogia. O desenho metodológico compreendeu a pesquisa-ação, utilizou-se a pesquisa qualitativa, a técnica de Grupos Operativos, autoscopia, avaliação de programa e coleta de dados. Os resultados e conclusões apontam para as formas de se inserir a discussão sobre Escola de Pais nos cursos de formação de professores. Considera-se que os cursos de formação necessitam atender às demandas por práticas pedagógicas e professores que respondam a uma conjuntura dinâmica e bastante específica, que envolve as novas configurações familiares; as relações de gênero; os modos de viver e de trabalhar; e as relações interpessoais.
- DissertaçãoEscrita, formação docente e trabalho pedagógico: análise de uma ação de formação continuada de educadores infantis(2007) Garcia, Roseli Gonçalves Ribeiro MartinsO objetivo desta investigação é estudar o sentido das produções escritas sobre o trabalho pedagógico no contexto das funções que ocupam Educadoras Infantis, avaliando a função reflexiva ou protocolar e sua possibilidade de intermediar o processo de formação continuada em serviço. O foco de estudo está na produção regular, pelas profissionais envolvidas, de relatórios ou registros escritos a respeito de sua atuação, reflexões e intermediações com a realidade, seja sobre alguma situação ou aluno em especial, seja sobre como vê o mundo e a si mesma ao estudar, refletir, agir. Nossa experiência foi conduzida pela hipótese de que a mediação da escrita na ação pedagógica cotidiana pode contribuir para que o educador, individual ou coletivamente, compreenda melhor seu trabalho, tornando-o mais consciente e possibilitando um processo de reflexão que conduza a outra dimensão do trabalho, com a percepção clara do contexto em que atua. Partiu da proposta de uma diretora que preocupada com a melhoria da Educação Infantil propõe aos educadores que façam relatórios escritos, como forma de reflexão. Nesta pesquisa-ação, houve a participação da pesquisadora no ambiente pesquisado que se deu no próprio papel de diretora num percurso e jogo de papéis. Verificou-se ao longo do trabalho que não é o uso em si da linguagem escrita como mediação da ação pedagógica que conduzirá o trabalhador da Educação Infantil a outra dimensão do seu próprio trabalho, a uma percepção clara do processo em que se encontra. Avançando no estudo da hipótese levantada, esta carrega suposições comumente aceitas, mas pouco claras da prática do uso da linguagem escrita pelo docente em serviço, e que venha a proporcionar reflexão e nova compreensão do mundo. A ação reflexiva pode revelar conflitos, mas estes só terão condições de serem detonados pelo acesso a conhecimentos estabelecidos e pela produção de novos conhecimentos, conquistando seu lugar no jogo de poder, ou seja, lugar político – que pode ser disfarçado por uma relação hierárquica internalizada pelo educador. Pelo investimento de poder na origem da escrita e crescente sofisticação deste investimento, apesar das outras possibilidades que a escrita trouxe ao pensamento, há a tendência de valorizar a educação para subordinação ao modelo social e econômico capitalista. A principal questão que surge é se a linguagem escrita da Educadora Infantil, que pergunta e busca respostas, intermedeia um processo de reflexão que favoreça sua formação continuada em serviço, num sentido emancipador.
- TeseEscuta sensível: protagonismo na educação(2017) Carvalho, Margly Octavia Genofre deEste estudo defende a tese que o professor precisa ter formação para uma escuta sensível e uma visão holística na educação. O objetivo primeiro da pesquisa foi verificar se a relação entre professor e aluno está centrada no saber-fazer (razão) ou no saber-ser. Partindo da ideia de que a escuta sensível visa a valorização das expressões como fator fundamental para a compreensão do ser humano, e assim, beneficiar tanto professores quanto alunos e que deve ser uma prática, destaca-se a importância do professor protagonista nessa ação. Como a formação do professor não pode ser pensada apenas como uma atividade intelectual, este estudo busca responder às seguintes questões: Qual a formação do professor? Ou seja, a formação do professor está centralizada no desenvolvimento humano integral (saber-ser)? O escutar professor-aluno acontece no processo ensino e aprendizagem? A partir da escuta, como criar um clima no ambiente escolar que estimule o interesse e a participação efetiva do aluno nas aulas e atividades do seu curso? A pesquisa tem a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação como procedimento metodológico. E traz como suporte teórico, entre outros autores, Ardoino, Barbier, Gatti e Morin. Para a coleta de dados foram utilizados diferentes instrumentos: observação participante, diário de campo (diário de itinerância do pesquisador em pesquisa-ação) e materiais diversos como: atas, plano de gestão e outros. O foco desta investigação foi observar o professor em sua prática e ação docente e não os alunos. O estudo de campo foi realizado na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba com a participação de docentes dos cursos da área de mecânica. Os resultados revelaram que entre os discursos teóricos voltados à educação holística e a prática docente há um distanciamento entre o pensamento e a ação. Temos nesse panorama um paradoxo entre a teoria e a prática. Pela análise do Currículo Lattes dos professores constata-se que não há nenhuma informação concreta ao verificar se a formação do professor está centralizada em um saber-ser. O escutar professor-aluno acontece no processo ensino e aprendizagem, mas a escuta sensível não predomina nas práticas e ações dos docentes. A escuta sensível nos incita a ter diferentes visões da mesma situação, direcionando os caminhos e ações docentes.