Navegando por Assunto "Publicidade"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoConstrução da imagem do estudante de educação a distância via publicidade(2015) Garcia, Daniele de OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo verificar como se dá a construção da imagem do estudante da educação a distância via publicidade e de que maneira esta construção se deu ao longo do tempo, em paralelo às evoluções tecnológicas que acompanharam a modalidade EaD e às mudanças na linguagem publicitária. Partindo da análise de anúncios selecionados, de acordo com seu enquadramento nas diferentes “gerações de EaD” (MOORE E KEARSLEY, 2007), pretende-se mapear as características do estudante EaD que predominam quando a intenção é divulgar um curso a distância. O trabalho contempla três etapas: 1. Contextualização teórica: 1.1. Acerca da linguagem publicitária, 1.2. Acerca das Retóricas; 1.3. Acerca da retórica da imagem e das figuras de retórica. 2. Contextualização do objeto: história da EaD no Brasil, apresentação das evoluções tecnológicas e do perfil do estudante a distância. 3. Análises das dez peças selecionadas, a fim de verificar as respostas aos questionamentos inicialmente propostos. Para tanto, fundamentamonos em Carrascoza (1999), Carvalho (2001) e Citelli (2001) e ao contextualizar linguagem publicitária; em Aristóteles (1979), Perelman e L.Obrechts-Tyteca (2005) e Rebould (2004) para estudar a retórica e em Barthes (1969) e Durand (1974) para tratar da retórica da imagem e das figuras de retórica, respectivamente. Eco (2001), especificamente suas verificações feitas em anúncios publicitários em “A estrutura ausente”, são nosso fundamento na análise das peças selecionadas.
- DissertaçãoDo baianinho ao CB: um estudo sobre a transformação da mascote das Casas Bahia(2023) Ludugério, Geyvison SoutoA pesquisa tem como tema a humanização das marcas e suas transformações enquanto valores simbólicos, especialmente por meio da presença de mascotes nas redes sociais. Com o crescimento da digitalização na comunicação e o destaque dado ao consumo, tem ocorrido influência na forma como as marcas se comunicam com seus consumidores. Neste estudo, analisei a evolução das mascotes de marca, que deixaram de ser coadjuvantes na publicidade tradicional para se tornarem figuras interativas e participativas na internet, ganhando vida por meio de movimentos e vozes. A pesquisa se orienta pela seguinte pergunta: “De que maneira a crescente digitalização das formas de comunicação e a predominância da lógica do consumo têm impactado a comunicação das marcas, especialmente no que se refere às suas representações antropomórficas?”. O objetivo geral deste estudo é refletir sobre as transformações pelas quais a publicidade vem passando, com o advento das mídias digitais, a partir da figura dos assistentes virtuais de marcas. Além disso, defini os seguintes objetivos específicos: 1) Compreender o contexto sociocultural no qual ocorreram as principais transformações na publicidade e no consumo a partir da segunda metade do século XX, destacando sua relação com a comunicação; 2) Analisar a evolução dos personagens de marca, desde mascotes estáticos até mascotes humanizados; 3) Realizar uma análise crítica, utilizando uma abordagem teórico-empírica, do advento do CB, mascote das Casas Bahia, no meio digital. Para alcançar esses objetivos, realizei uma revisão teórico-empírica, abrangendo obras de autores como Manuel Castells, Henry Jenkins, Gilles Lipovetsky, Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Guy Debord, Pierre Lévy, Lucia Santaella e Clotilde Perez. Entre os resultados obtidos, destaco o paralelo entre o avanço da publicidade e da internet. Observo como as mídias sociais muitas vezes distorcem a realidade de uma sociedade dominada pela revolução informacional, refletindo uma forma de comunicação pós-massiva. Isso também está relacionado ao surgimento de um novo tipo de consumidor, que valoriza mais os aspectos simbólicos do que a finalidade do produto. É fundamental analisar criticamente o papel das mascotes digitais na publicidade. A aparente transformação da mascote das Casas Bahia reflete a identidade desse novo consumidor, que se identifica com um estilo visual neutro, não regional e altamente simbólico e visual. Isso é um reflexo de um novo público, que participa de uma economia diferente e está cada vez mais presente no mercado digital.
- DissertaçãoMarca e publicidade: ressignificação da velhice(2016) Martins, Bruno Antonio da SilvaA pesquisa, que tem como tema a relação entre as marcas e a periodização da vida, parte do pressuposto de que, na contemporaneidade, as marcas, via publicidade, propõem sentidos e valores, estilos de vida, incitam a imaginação, guardando vínculos, em algumas produções, com os períodos da vida: infância, adolescência, juventude, idade adulta e velhice. Norteada pela pergunta: Como as marcas, via publicidade, engendram valores relativos à velhice e, em que medida, tal movimento pode contribuir para a ressignificação deste período da vida?, a pesquisa tem como objetivo geral compreender como a publicidade ressignifica a velhice e como objetivos específicos: refletir sobre a periodização da vida na contemporaneidade; identificar as transformações de concepções de marca e publicidade neste contexto; explicitar os valores relativos à velhice propostos pela publicidade e conjeturar sobre a possibilidade da publicidade contribuir para a ressignificação da velhice. Para alcançar tais objetivos estabelecemos o seguinte protocolo de pesquisa: 1.Seleção de peças publicitárias impressas e audiovisuais, veiculadas no período de 2011 a 2014, guiada pelas palavras-chave: Idoso (ou termos sinônimos: Terceira Idade, velhice) e Publicidade; 2. Classificação das peças e seleção de peças para análise; 3. Seleção de estratégias metodológicas para análises das peças; 4. Realização de estudos sobre o conceito de idoso, bem como sobre a marca e publicidade no contexto atual; 5. Análise das peças publicitárias; 6. Análise dos resultados obtidos, visando identificar os valores propostos pelas marcas e a reflexão sobre o potencial desses para a reconstrução da velhice. As estratégias metodológicas são as seguintes: documentação indireta (pesquisa bibliográfica) e análise semiótica, na perspectiva da semiótica peirciana, de peças publicitárias impressas. Para as peças com movimento, acrescentamos estratégias advindas da análise de filmes, conforme a proposta de Aumont e Marie (2013). Entre os resultados, destacamos que a qualidade de vida do idoso está vinculada à tecnologia, tanto em relação ao bem estar quanto à construção de relacionamentos pessoais. A reflexão sobre a relação da publicidade no processo de construção social de um período da vida constitui a importância desta pesquisa, que é pertinente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, por tratar de relações entre a publicidade (mídia) e a periodização da vida envolvendo a análise de peças publicitárias.
- DissertaçãoMarcas anunciantes e influenciadores digitais: a construção de uma marca própria no ambiente digital(2021) Matielli, NiltonAs mídias sociais, da maneira como são utilizadas hoje em dia, interferem no modo como as pessoas interagem entre si e, também, na forma como consomem e se relacionam com produtos, serviços e mais especificamente com marcas e influenciadores digitais. O ambiente digital oferece um volume de informações nunca antes visto e de uma forma fácil, o que pode trazer confusão e indecisão para o consumidor nos momentos em que precisa tomar uma decisão de compra. O influenciador digital, no papel de líder de opinião, traz uma praticidade para seus seguidores, já que se coloca como fornecedor de informações importantes, de certa forma especializada, sobre marcas, produtos e serviços. A partir daí, questionamos: como se consolida a imagem de um influenciador digital como marca? Como se dá o desenvolvimento de seu nome em uma marca própria? O objetivo geral deste estudo é compreender de que maneira as postagens da influenciadora digital Mariana Sonmcim contribuem para a consolidação de uma marca que leva o seu nome. Os objetivos específicos são contextualizar o aparecimento das redes sociais, onde ocorre a transformação do usuário tradicional em gerador de conteúdo; refletir sobre o conceito de marca neste ambiente, descrevendo de que maneira os conteudos produzidos no ambiente digital contribuem para a consolidação da marca; analisar as mensagens postadas no Instagram da Influenciadora Digital Mariana Sonmcim, e investigar como ela trabalha seus valores e imagem atrelados às marcas anunciantes para potencializar sua autoimagem, buscando, com isso, faturamento e desenvolvimento de seu nome como uma marca. Para tanto utilizamos como base da construção da metodologia a análise de conteúdo de Bardin. Entre os autores que embasam as discussões teóricas, destacam-se Henry Jenkins, Andrew Keen, Luis M.S. Martino, Raquel Recuero, David Aacker e Philip Kotler. Os resultados da análise evidenciam que o alinhamento de valores e imagem entre o influenciador, o conteúdo postado e a expectativa de seus seguidores contribuem para o sucesso do influenciador digital como marca. Mariana, protagonizando uma história de sucesso, inicialmente não planejada, conseguiu criar uma imagem de si, que depois passou a ser planejada. A relevância desse estudo reside na reflexão sobre a comunicação de influenciadores digitais no desenvolvimento de marcas próprias e no uso das redes sociais para o consumo.
- TeseO processo de construção de significados da cor preta via representações visuais no jornal Folha de S. Paulo e em peças publicitárias(2023) Malagó, Graziella AndreiaEsta pesquisa, que tem como tema a construção de significados da cor preta, é guiada pela questão: como se dá o processo de construção de significados da cor preta via representações visuais no jornal e na publicidade? Assim, o objetivo geral é contribuir para a compreensão do processo de construção de significados da cor preta, e os objetivos específicos constituem em explicitar o conceito de midiatização, descrever aspectos do processo de construção social da cor preta, inventariar significados engendrados pelas representações visuais selecionadas e as implicações na identificação do caminhar do processo de construção da identidade cultural de pessoas pretas. Para tanto, a fundamentação teórica envolve conceitos de midiatização, aspectos do processo de construção social da cor preta, enquanto as estratégias de análise de representações visuais, advindas da semiótica peirceana, serão aplicadas para uma amostra de interesse, constituída com representações visuais vindas da Folha de S.Paulo, do ano de 2020, e de peças publicitárias do ano de 2021, coletadas nos portais da ADS of the Word – Creative Advertising Community e do Clube de Criação. Dentre os resultados, destacamos que para as peças publicitárias prevalece o poder de sugestão, que pode gerar efeitos emocionais, sendo, portanto, mais profícuas para colocar em movimento novas ideias, crenças, ações e hábitos, no transcorrer do tempo, ou em semioses futuras relativas à cor preta. Esta pesquisa é relevante por tratar do processo de construção de significados em torno da cor preta tendo as mídias como protagonistas, bem como por fornecer subsídios para que produtores/criadores se sensibilizem quanto à qualidade da composição de seus produtos/criações que envolvam a cor preta.
- DissertaçãoO uso de marca registrada alheia na publicidade comparativa(2010) Santos Junior, Aldo Batista dosO presente trabalho tem por objetivo analisar o uso de marca registrada alheia na técnica publicitária de comparação entre produtos ou serviços. Para tanto, iniciamos o estudo com a diferenciação e identificação do significado de publicidade e propaganda. Passamos a verificar as diversas formas de análise do instituto da publicidade comparativa existentes no Brasil, seja por auto-regulamentação do setor publicitário, via CONAR, seja por leis vigentes, tais como o Código de Propriedade Industrial ou o Código de Defesa do Consumidor. Após, analisamos a compreensão e permissividade de outras nações perante o delicado tema da publicidade comparativa. Verificamos a interpretação dada pelos Estados Unidos da América do Norte e alguns países europeus. Por fim, analisamos se há a possibilidade da realização da publicidade comparativa no Brasil e como deve ser realizada para não ser considerada ilegal ou irregular.
- DissertaçãoPublicidade e consumo de crédito no cotidiano(2014) Corcione, Andréa Cristina de Carvalho BrancaglionA relação entre a publicidade e o consumo é o tema desta pesquisa, cujo corpus constitui-se de quatro peças publicitárias do cartão de crédito da MasterCard, da campanha “Não tem preço”, disponibilizadas nas mídias, no período de 2010 a 2013. Com o objetivo de tratar do consumo de crédito e averiguar como a publicidade pode contribuir para firmar tal modalidade de consumo vale-se da noção de sociedade do consumo, de aspectos relativos ao crédito e de análise, na perspectiva da semiótica peirceana, de recortes das peças publicitárias selecionadas, a qual permite considerar que as peças constituem-se com uma mistura de linguagens, a verbal, a visual e a sonora. A relevância desta pesquisa está nas reflexões sobre os valores e sentidos propostos pela publicidade e que pode contribuir para que o consumo de crédito se firme.
- DissertaçãoPublicidade e conto de fadas: territórios de encantamento e de adesão(2010) Duarte, Maria Beatriz Barros NegrãoEsta pesquisa tem por objetivo geral compreender os efeitos de sentido produzidos na linguagem publicitária quando ela se apropria dos contos de fadas. Tendo por base as ideias de Baudrillard para quem a eficácia da publicidade se dá através da “lógica da fábula e da adesão”, parte-se da hipótese de que a temática dos contos de fada relacionada à busca da felicidade e realização dos sonhos aproxima-se da gênese da própria linguagem publicitária. Os objetivos específicos são 1) analisar o potencial significativo das peças publicitárias, tendo em vista o poder de sedução ou persuasão; 2) verificar como se dá a apropriação dos contos de fadas pelas peças publicitárias, isto é, como se dá a intertextualidade: se na forma de paráfrase ou de paródia; 3) explicitar os mecanismos estruturais que aproximam contos de fadas e publicidade tendo o modelo dionisíaco de texto publicitário como farol. Busca-se fundamentar esta pesquisa nas ideias de Aristóteles (1964), Perelman e Tyteca (2005), Citteli (2000), Baudrillard (1988), Maffesoli (2005). A análise da linguagem verbal se fundamentará em Carrascoza e Carvalho (2004), Jakobson (1971), Bakhtin (1981 e 2006) e Eco (2001), entre outros autores.
- DissertaçãoPublicidade on-line contemporânea: tecnologia e criatividade(2015) Melo, Fábio RamosEste estudo apresenta a publicidade on-line contemporânea a partir da perspectiva tecnológica e da criatividade. A observação inicial demonstra que houve um crescente e notório aumento no investimento publicitário on-line, por consequência, um alto número de inserções publicitárias de marcas distintas na rede mundial de computadores e, com isso, aflora o campo de estudo para a busca das táticas que mais gerem resultados comunicacionais positivos para os anunciantes. Portanto, faz-se coerente refletir e otimizar as estratégias de divulgação para que as campanhas tenham resultados comunicacionais positivos. A justificativa para este estudo é contribuir no aprofundamento das discussões sobre comunicação e publicidade on-line, tema contemporâneo e ascendente. O percurso metodológico definido para o presente trabalho visou à observação de campanhas publicitárias online em duas categorias: 1) campanhas com orientação para a criatividade, plástica, retórica e inovação perante o mercado; 2) campanhas que tenham orientação para a mídia; pautadas na disseminação da mensagem através do investimento O objetivo principal desta pesquisa foi estudar tais campanhas publicitárias on-line no Brasil, entre os anos de 2012 a 2014, por meio de análise de conteúdo e pesquisa qualitativa, desse modo, objetivando explorar características e linguagens a partir de estudos contemporâneos para destacar os aspectos desejados. Os dois grupos, tecnologia e criatividade, apresentaram características heterogêneas. Enquanto as campanhas de veiculação patrocinada utilizam ferramentas tecnológicas de mídia para encontrar, precisamente, o público-alvo, as campanhas baseadas na criatividade buscam a construção de argumento publicitário criativo para gerar engajamento e, assim, reverberação comunicacional. Como conclusão, as campanhas estudadas, apresentaram resultados comunicacionais satisfatórios ao alcançar níveis de audiência pertinentes aos objetivos traçados pelos anunciantes, porém com estratégias distintas, o que evidencia a pluralidade de caminhos para objetivos diferentes.
- DissertaçãoPublicidade: a relação sugestão/persuasão(2008) Teixeira, Neliane LeoneEsta pesquisa sobre publicidade tem como ponto de partida, principalmente as idéias de Baudrillard e Lumann a respeito da persuasão e propõe refletir sobre a relação entre sugestão e persuasão nas mensagens publicitárias. Para atingir tal objetivo valer-se-á de análise semiótica de peças publicitárias - selecionadas e divulgadas em mídia impressa, fundamentadas na gramática especulativa de Charles Sanders Peirce e em idéias de Damásio sobre os sentimentos e a cognição. A relevância desta investigação está no fato de enfatizar que ao se primar pela iconicidade das mensagens publicitárias, o poder de sugestão dessas mensagens se potencializa, aspecto que pode redimensionar a produção em publicidade.
- DissertaçãoPublicização do yoga e a estética e a ética que se delineiam no cotidiano: um estudo com praticantes de yoga(2013) Bernegozi, Luis Antonio LemesA pesquisa tem como objetivo geral compreender a estética e a ética que se delineia no cotidiano de praticantes de yoga. Para alcançar esse objetivo buscamos elencar especificidades do yoga que permeiam o cotidiano desses praticantes com a publicização do yoga; classificar a comunicação que subjaz a esses processos; verificar como esses praticantes jogam com essas especificidades disseminadas pelas mídias na constituição da persona ou formação de “tribos” e identificar como aspectos do hibridismo cultural se manifestam entre esses praticantes. Valemo-nos de Maffesoli (2006; 2010), principalmente, para tratar de aspectos da pósmodernidade; Burke (2003) e Said (1996) para a questão da cultura - hibridismo cultural e o orientalismo; Casaqui (2011) e Sfez (2007), para tratar da publicização e da comunicação; bem como Zimmer (2000) e Eliade (2004) para tratar de aspectos referentes ao yoga. Também valemo-nos da aplicação de questionários e da técnica da observação participativa, aplicadas a quatro grupos de praticantes de yoga, da cidade de Sorocaba (SP). Entre os resultados, enfatizamos que “qualidade de vida” é a palavra de ordem nos grupos praticantes de yoga, o que, para Maffesoli, define bem o espírito do tempo. Essa pesquisa é relevante para a comunicação e a cultura por focalizar o processo de mistura, de trocas, de jogo com valores postos em cena pelas mídias e envolvendo o yoga, a partir de uma pesquisa empírica com praticantes de yoga.
- DissertaçãoRessignificação da velhice em anúncios publicitários: estudo de recepção com idosos(2020) Bernhardt, Ana Thereza ZoégaO tema, ligado à linha de pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais, enfoca de que forma os idosos (60+ anos) se identificam com os modos pelos quais a Publicidade vem os representando nos últimos anos (2012-2019). Guiada pela pergunta “Como se dá a construção de significados sobre a velhice pelos idosos via anúncios publicitários voltados para a sua faixa etária?”, o objetivo geral da dissertação é o de compreender como se dá a construção de significados sobre a velhice pelos idosos a partir dos anúncios publicitários voltados a este público-alvo. Para isso, os objetivos específicos são: explicitar aspectos da sociedade contemporânea e sua relação com a descronologização da vida; identificar como a publicidade vem representando os idosos em suas campanhas e, por fim, apontar como os anúncios publicitários são percebidos e se são aceitos ou não pelos próprios idosos. Visando alcançar tais propósitos, autores como Zigmund Bauman (2007); Lipovetsky e Serroy (2008); Anthony Giddens (2002) e Stuart Hall (2006) embasam as discussões teóricas a respeito do contexto sociocultural contemporâneo. Já as autoras Guita Grin Debert (1999) e Gisela Castro (2018) auxiliam na reflexão sobre o conceito de velhice e suas transformações ao longo do tempo. No tocante à publicidade, recorre-se às contribuições de João Carrascoza (2015) e Vander Casaqui (2011). Além da revisão bibliográfica, adota-se o estudo de recepção como a metodologia da dissertação. O estudo de recepção, com abordagem de pesquisa qualitativa, é desenvolvido por meio de minigrupos focais e realização de entrevistas pessoais, apoiando-se nos estudos de Cecília Minayo (2012), Romeu Gomes (2012) e Stuart Hall (2003). Inicialmente, a pesquisa levanta 46 campanhas publicitárias focadas no público 60+, veiculadas de forma eletrônica ou digital durante os anos de 2012 a 2019. Ao serem categorizadas em segmentos (Tradicional, Ressignificação, Estereótipos e Superação), observa-se que mais da metade das campanhas analisadas são enquadradas no tópico ressignificação, embora ainda possam existir resquícios de idadismo em alguns dos anúncios avaliados. A partir disso, a pesquisa seleciona três campanhas com diferentes perfis em relação aos idosos a serem analisadas no estudo de recepção: Velhovens (Skol), A melhor fase da vida é agora (Nutren Senior) e Burger King Senior. Os resultados demonstram que os entrevistados não se consideram ou gostariam de ser considerados “velhos”, já que essa palavra remete aos “incapazes”, “doentes” e aos que “não fazem mais nada”. Baseado no modelo de decodificação de Stuart Hall, os idosos decodificam as campanhas em três distintos cenários: de forma preferencial (A melhor fase da vida é agora); de forma moderada (Velhovens), estas duas com grande potencial de identificação; e de forma contestatória (Burger King Senior), esta última quando os idosos são representados de uma maneira mais tradicional, mais submissos e passivos, não gerando muita identificação. Os entrevistados ambicionam continuar tendo um papel ativo na sociedade e fazendo parte do todo, agindo como protagonistas das próprias vidas. A relevância da pesquisa consiste em dar voz aos idosos por meio de análise do estudo de recepção, enfatizando a importância de representá-los de uma forma socialmente ativa, com autonomia e protagonismo em relação às suas escolhas e à sua vida.