Navegando por Orientador "Nogueira, Eliete Jussara"
Agora exibindo 1 - 20 de 48
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA direção da escola e o cotidiano escolar: entre teorias e práticas(2010) Pereira, Monica RojoVivemos num mundo complexo, fragmentado, poroso, ainda em transformação. Com avanço rápido das tecnológicas de informação, as noções de tempo e espaço se modificaram, a ética e os valores nas relações humanas também passam por mudanças. Com foco nesse contexto, esta dissertação tem como tema o diretor da escola e seu cotidiano escolar. O objetivo principal foi entender como o diretor percebe no seu trabalho o dilema da teoria e da prática do dia a dia na escola. Para tanto, este estudo utilizou do referencial sociológico, por exemplo Bauman, para caracterizar o contexto da escola neste mundo líquido, de Foucault, para entender os mecanismos de saber poder, e de Paro e Libâneo, para compreender a escola inserida na sociedade capitalista. Também foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas com onze diretores de escolas públicas de Sorocaba. Os diretores de maneira geral, apontaram a falta de autonomia no cotidiano escolar como um grande agravante na percepção deles, para a satisfação e melhoria da qualidade na escola. Relataram a dicotomia entre a teoria e a prática, por meio de exemplos de um cotidiano envolto a burocracias e dificuldades para ações rápidas. Ressaltaram satisfação no trabalho, mas enfocaram principalmente as dificuldades, relacionando com falta de autonomia nas decisões. A democracia, que caracteriza o gestor, ainda parece longe de ser atingida no cotidiano escolar, com um excesso de burocracias, decisões impostas e poucas oportunidades de diálogos.
- DissertaçãoA educação de jovens e adultos no ensino médio: um estudo sobre as condições do trabalho docente(2010) Tuani, MarceloA educação de jovens e adultos (EJA), a redução do analfabetismo, ainda é em nosso país uma meta a se atingir. O tema envolve questões políticas, econômicas e sociais, presentes desde muito tempo na história da educação brasileira. Essa dissertação discute a EJA, sob enfoque do trabalho docente no ensino médio. Teve como objetivo identificar características sobre a formação inicial e continuada dos professores, assim como as condições cotidianas da docência. Dados sobre a jornada de trabalho, carga horária, materiais e relações interpessoais foram coletados por entrevistas individuais com oito professores, com formação em licenciatura plena e experiência na modalidade da educação de jovens e adultos. Os resultados apontam para um acúmulo de funções com professores trabalhando em mais de uma escola, em jornada de três períodos. Relatam dificuldade em adquirir material específico e acabam por utilizar o mesmo do ensino médio regular, embora conscientes da população diversificada dos alunos em EJA. Ressaltaram o bom relacionamento com os alunos, mesmo com problemas de defasagem pelo muito tempo que os alunos ficam sem estudar.
- DissertaçãoA educação inclusiva nas escolas de Itapetininga: um estudo sobre os portadores de deficiência mental(2005) Kariya, Ana Marta RaphaelEsta dissertação teve como objetivo conhecer a educação inclusiva nas escolas da Rede Municipal de Itapetininga, utilizando para tanto uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa. Foram utilizados para este estudo, documentos oficiais, questionário e entrevistas com professores e diretores do ensino fundamental; investigou-se principalmente a inclusão do Deficiente Mental nas salas de aula regular. Como resultados gerais, a opinião de professores e diretores não difere significativamente, eles consideram importante a inclusão, benéfica aos alunos, embora admitam que as escolas especiais seriam melhores para os deficientes mentais. Ocorre participação dos deficientes mentais em atividades extra-aula, se a família permitir. Os sujeitos entrevistados argumentam que não basta colocar as crianças no mesmo espaço para que ocorra inclusão, mesmo assim a socialização é benéfica. Dentro de uma perspectiva de educação inclusiva, os conhecimentos, habilidades e valores a serem alcançados pelos alunos com necessidades educativas especiais, incluídos nas turmas do ensino comum, devem ser os mesmos propostos para os seus colegas. O que varia é o apoio que cada aluno deve receber em função de suas peculiaridades e os critérios de aquisição que forem mais convenientes a serem considerados nos processos de avaliação educacional.
- DissertaçãoA educação menor para ser feliz: "piolhos" e "piolhiferações" no cotidiano escolar infantil, e -(2014) Lima, Pedro GomesNa perspectiva de dar visibilidade aos acontecimentos cotidianos, aqueles que subvertem ao script padrão, provocando alegria e alterações de rotas, este trabalho teve como propósito apresentar e refletir sobre alguns acontecimentos cotidianos numa creche municipal da cidade de Sorocaba. Utilizou-se como referencial teórico a filosofia deleuze-guattariana, numa perspectiva de pedagogia rizomática. Para escolha dos acontecimentos, para relato e análise, teve-se como critério as experiências que provocaram alegrias nas crianças, cuidado e respeito mútuo. O cuidado ético que é a aceitação do outro como ele é, como oferta de acolhimento ao que nele pede passagem, de sua alteridade. Foram escolhidos três acontecimentos sobre o cotidiano escolar da educação infantil, como possibilidade de linhas de fugas e de potências. A análise relacionou-as com o conceito de educação menor, capaz de escapar da educação maior, dos parâmetros e políticas públicas, em favor da criança e de seu desenvolvimento com alegria.
- DissertaçãoA escola na visão do adolescente em situação de rua(2004) Oliveira, Marilene de AlmeidaEste presente trabalho de pesquisa procura entender as relações entre o adolescente em situação de risco, a escola, o terceiro setor e a complexa rede das políticas que tentam responder ao atendimento dessa população. Estudando o adolescente, que, em algum momento de sua vida, permaneceu nas ruas, se distanciou de seu grupo familiar, conseqüentemente, percorreu várias escolas, procurou-se entender como ele responde quando questionado sobre sua vivência escolar. O objetivo deste estudo, portanto foi investigar como a escola é lembrada por adolescentes que usam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Levantando como hipótese que as lembranças e vivências relacionadas á escola do Adolescente em situação de rua, são vistas como uma história de exclusão, associados a sentimentos de não pertencimento deste direito, não merecedores em participar e permanecer de forma plena nessa Instituição, reproduzindo assim os valores sociais de uma sociedade elitista, não colaborando para a construção de uma identidade cidada. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, entrevistando treze adolescentes, questionando sobre lembranças da escola. As respostas foram agrupadas, realizando uma análise de conteúdo, identificando categorias como: a amizade, a autoridade nas relações escolares e visão de escola ideal. As amizades de modo geral, foram relatadas como lembranças positivas, os amigos e as situações coletivas como atividades divertidas da escola; as relações com professores e com as regras escolares, foram apresentadas de maneira contraditórias, relatando valores sociais das regras, punições que ao mesmo tempo consideraram ruins, com relatos de exclusão da sala de aula, também apontam merecimento das punições em nome de uma suposta ordem; e sobre a visão de escola ideal, os relatam apontam para um olhar que ao mesmo tempo reproduz com mais rigidez as normas da escola, também idealizam como um lugar de ajuda à todas as crianças. Ao focalizar essas questões do processo de escolarização através do olhar do Adolescente em situação de rua, buscamos oferecer subsídios para o debate e a efetivação de políticas educacionais comprometidas com a população infanto-juvenil de nosso País, para que a condição estigmatizante de "adolescentes em situação de rua" seja substituído pela condição de "Adolescente Cidadão".
- DissertaçãoA infância capturada em fotos: imagens do cotidiano da educação infantil(2014) Boff, Márcia de Souza SimãoNo mundo contemporâneo nos confrontamos com uma avalanche de imagens que nos contam do mundo, da vida e da banalidade do cotidiano. Com a popularização dos aparelhos celulares, câmeras e aplicativos de compartilhamento de imagens que os avanços tecnológicos incorporaram a estes aparelhos, vive-se uma disseminação imagética. Fotografa-se tudo e todos. Nas escolas o acontecimento infantil é capturado e esta prática foi uma das interrogações deste estudo: o que mora nestes gestos habituais de fotografar na escola? O indizível apresenta-se no acontecimento fotográfico provocando estranhamentos, o aporte foucaultiano foi utilizado no diálogo com estes estranhamentos, suporte para a observação das narrativas sobre a infância que compõem o ambiente escolar e permeiam as imagens da educação infantil. Fotos de escolas de educação infantil da cidade de Sorocaba foi o campo de investigação das subjetividades presentes no cotidiano escolar e revelaram subjetividades que este estudo discute enfocando dois temas: gênero e consumo e disciplinamento no espaço da educação infantil. Este estudo observou os estereótipos que se instalam em relações de poder e saber no universo educativo, ainda presentes nos papéis masculinos e femininos, assim como questões de consumo no ambiente escolar; observaram-se os limites de portas e cercas, apresentando um disciplinamento dos corpos. Essa dissertação propõe olhar o cotidiano da escola por meio de fotografias, intermediando a imagem com as histórias desse cotidiano da educação infantil, e ao analisar, refletir.
- Tese"A professora de nada": na consciência da ausência uma presença possível : arte no espaço e tempo do cotidiano escolar(2015) Falcão, Maria José BragaO desejo de divisar vazios nos espaços-tempos instituídos para as aulas de Arte, no cotidiano escolar, significa que tanto o espaço quanto o tempo podem constituir-se como categorias de mediação, promovendo a aproximação da criança com os objetos artísticos, criando, lendo e fruindo imagens. Dessa forma, o tempo e o espaço instituídos para as aulas de Arte na escola podem retirar a qualidade da experiência, provocar tensão e interferir nas formas de pensar e de agir. A arte no cotidiano escolar foi objeto de estudo desta tese do programa de Pós-Graduação em Educação, na linha do Cotidiano Escolar. A experiência por meio do projeto: Tempo de Arte – a criação enquanto ocupação do sensível aqui relatada e analisada como pesquisa-ensino, foi desenvolvida no período letivo de 2012 e 2013, numa Escola Pública Estadual e envolveu alunos do Ensino Fundamental II. O problema de pesquisa foi estabelecido com a seguinte questão: como interferir nos espaçostempos instituídos para as aulas de arte na escola? O que provocou uma tensão entre o que é real e o que é possível. O real sendo os espaços e tempos instituídos e o possível como a prática que emerge da tensão entre o instituído e o possível, na experiência cotidiana. A pesquisa-ensino compôs-se de três eixos: Cotidiano Escolar, Prática docente, Ensino de Arte, articulados a partir das seguintes categorias de análise: experiência, espaço e tempo. Alguns autores, como Dewey; Benjamin; Certeau, Boaventura Santos, entre outros, constituíram o referencial teórico para a compreensão e análise da experiência no cotidiano escolar. A experiência do projeto "Tempo de Arte: a criação enquanto ocupação do sensível" permitiu pensar a Arte nos espaços-tempos praticados no cotidiano escolar como uma possibilidade de mediação para sensibilizar os alunos e instituir outras maneiras de se constituir o tempo e o espaço para a Arte.
- DissertaçãoAs condições do trabalho docente e suas interferências na saúde mental do professor: um estudo sobre as licenças médicas(2010) Maia, Paola AndradeDados sobre afastamentos de professores por motivos de saúde, podem revelar algumas condições da vida profissional no cotidiano escolar. O presente estudo tem como objetivo analisar as condições de trabalho do professor a partir dos motivos revelados nas licenças médicas. O contexto contemporâneo, e as condições de mal e bem estar docentes, foram estudados com referencial teórico de Bauman, e sua análise sociológica desse mundo líquido, e pesquisadores em psicologia tais como Esteve e Lapo, no entendimento da saúde mental do professor. A pesquisa apresenta um caráter qualitativo e quantitativo. Os procedimentos metodológicos incluem: um levantamento estatístico com a relação de licenças e os diagnósticos de transtornos mentais, e entrevistas com médicos parenceristas e professores afastados por motivos emocionais. Os médicos relataram sobre os motivos principais e os critérios para a concessão de licenças. As professoras falaram sobre suas experiências e os motivos das licenças, apontando a falta de estímulo, a dificuldade para realizar seu trabalho, a tristeza, a ansiedade, o sentimento de inutilidade, a perda de autonomia, a desvalorização e insatisfação em relação às condições do trabalho docente. De modo geral os resultados demonstraram os transtornos de depressão e ansiedade, como os principais diagnósticos para licença de professores. As entrevistas confirmaram tal diagnóstico apontando as condições de trabalho como influência do agravamento e manutenção da saúde mental docente.
- DissertaçãoAtividade participativa na formação de policiais: o direito e a educação no cotidiano escolar do policial civil(2011) Ueda, Fernanda dos SantosNo mundo contemporâneo em que prevalecem as incertezas, buscar caminhos alternativos para fazer o outro falar e ser ouvido, demonstrou ser importante na formação de pessoas, em específico de policiais que irão interagir com pessoas muitas vezes em situações limites. Essa dissertação teve como foco um estudo de caso no cotidiano escolar para a formação de policiais civis. A ACADEPOL, Academia de Polícia Coriolano Nogueira Cobra, que pertence a Polícia Civil de São Paulo, foi o locus de uma experiência educacional utilizando como referência o teatro do oprimido de Augusto Boal em atividades participativas. A presente pesquisa abrangeu os anos de 2005 a 2007, período de elaboração e implantação experimental, por um grupo de professores, de dramatizações de situações do cotidiano do policial civil com enfoque no Direito Administrativo. O estudo de caso foi analisado a partir de dados coletados com professores, alunos, fotos e documentos do processo de criação e implantação das atividades. Utilizou-se de referencial interdisciplinar para entender o processo das encenações. O estudo de caso como um todo mostrou o envolvimento de professores com a necessidade de mudar o cotidiano escolar, a busca de alternativas não convencionais e os resultados nas falas de alunos. Os resultados das avaliações com os alunos envolvidos no teatro na sala de aula apontaram para um reconhecimento positivo, no que refere a aprendizagem, a empatia, interação, e o entendimento do conteúdo de forma interdisciplinar.
- TeseAvaliação no cotidiano da educação infantil: histórias entrelaçadas e reflexões(2017) Lobo, Sílvia Cavalcante LapaApesar dos avanços nas pesquisas e produções de conhecimentos científicos sobre a concepção de infância que mais se aproximem da legitimidade e do real sentido do ser criança, ainda percebem-se concepções e discursos que direcionam as ações pedagógicas, caracterizando e tratando a criança em sua infância de maneira escolarizada. Estudos mais recentes nos campos da Sociologia e Filosofia da infância, apontam para a necessidade de se refletir sobre a criança em sua infância, sob diferentes modos de concebê-la. A presente pesquisa teve como objetivo principal conhecer a concepção de avaliação na Educação Infantil na rede de educação municipal da cidade de Sorocaba/SP, para tanto foi realizada uma pesquisa de característica qualitativa, com análise de conteúdo de documentos oficiais disponíveis ao público pelo site da Secretaria da Educação, os quais revelam os discursos de profissionais que trabalham no cotidiano da escola, assim como o discurso oficial. A organização desse trabalho entrelaçou histórias de vida e reflexões do cotidiano escolar. De modo geral os resultados apontam que a Secretaria da Educação de Sorocaba utiliza a concepção de avaliação mediadora, para a Educação Infantil. Para análise e argumentos da temática investigativa, utilizou-se dos conceitos foucaultianos tais como: o disciplinamento e as tecnologias do eu, que ajudaram nos argumentos contrários a uma avaliação no contexto da Educação Infantil. A tese aqui proposta é de não avaliar a criança, pois considera-se que qualquer ato e ou instrumento avaliativo é uma tecnologia de controle e de disciplinamento.
- DissertaçãoBig Brother Brasil: isso pertence à sala de aula?(2005) Massari, Maria CeciliaEste trabalho é o resultado de uma reflexão sobre a Televisão e a Educação, levando em conta os processos de mediação que ela realiza entre o indivíduo e a sociedade. Mais especificamente analisa programas do tipo reality shows, focalizando em especial o programa Big Brother Brasil, da Rede Globo de Televisão. Foi constatada maciça audiência do referido programa. Observando as dissoluções das fronteiras entre o que é público e o que é privado, provocadas especialmente pela televisão, que tem uma força muito grande nesse sentido, a autora pensou ser importante investigar se professores do ensino médio e fundamental discutem com seus alunos o tema televisão e em especial o Programa Big Brother Brasil, tendo em vista auxiliar na formação de uma consciência crítica de quem vê TV. Além disso foi considerado ser relevante observar se professores estão preparados para essa tarefa. Usou-se como trajetória do trabalho, a análise de alguns aspectos do nosso mundo, tendo por referência autores como Guy Debord que nos fala da sociedade do espetáculo, Theodor Adorno que considerou que a televisão pudesse ter muita força e influência social. Usou também autores da Psicanálise como Freud, Melanie Klein, Bion e Rosenfeld que falam das forças agressivas, dos nossos impulsos e da dificuldade em construir pensamentos, que nos ajudem a reprimir nossas violências em nome de um aprendizado da solidariedade e do bem comum. Outros autores como Regis Debray foram acionados nesse dialogar, por destacar a força da imagem e mais especificamente a força do poder econômico mediando essa força da imagem. O trabalho traz uma retrospectiva da televisão, suas linguagens e modos de uso, observando como podemos ter interpretações distorcidas do que vemos. Em seguida foi apresentado algo das origens de programas do tipo reality shows e em específico das origens do Big Brother Brasil, tendo em vista procurar observar com o olhar psicanalítico não só o programa, como também o que faz com que pessoas se interessem em auto-confinar-se, colocando em exposição suas vidas e suas “intimidades”. Para isso, autores como Maria Rita Kehl e Eugênio Bucci foram selecionados. O passo seguinte foi apresentar o resultado de uma pesquisa do tipo qualitativa, na qual foram entrevistados professores do ensino fundamental e médio de três escolas da rede pública de ensino. A pesquisa foi realizada através de uma observação participante e de um tipo de roteiro semi estruturado, colocando em destaque três aspectos considerados relevantes na observação que foram: a opinião dos professores enquanto educadores sobre o programa Big Brother Brasil; se discutiam em sala de aula sobre TV e sobre o programa e se participariam do programa, se convidados. Ainda nesse sentido foram analisados e observados os dados colhidos, passando-se finalmente às discussões e considerações finais, que procuraram nos convidar sobre o papel do educador. Foram feitas ainda reflexões sobre o programa Big Brother Brasil, tendo em vista que ele pode ter algo além de uma brincadeira prazerosa para espectadores. Pode ter conseqüências muito maiores para nossos comportamentos ou procedimentos. Também é importante salientar que nessas discussões não chegamos a conclusões fechadas sobre o tema, dada à condição de transitoriedade do conhecimento, da pesquisa e do saber.
- DissertaçãoConstrução ética no cotidiano escolar infantil: um olhar sobre os livros do PNBE 2014Moreschi, Michelle ThaisO tema desta dissertação é sobre a construção ética no cotidiano escolar infantil, em que é feita uma distinção entre moral, cujas regras são estabelecidas socialmente, e a ética, que reflete sobre a moral e contesta a legitimidade das regras morais vigentes. O problema de pesquisa foi definido envolvendo a literatura infantil como subsídio para abordar o despertar do senso moral em crianças. Tendo como hipótese que a literatura é um caminho fértil para a reflexão da ética no convívio social, parece importante analisar as obras do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que são recebidas pelas escolas. Portanto esta pesquisa teve como objetivo apresentar reflexões sobre a construção da ética no cotidiano escolar e o “sensibilizar-se” por meio da análise de livros de literatura infantil do PNBE de 2014. Do acervo disponível em uma escola do interior de São Paulo, foram selecionados livros que abordam questões éticas, que apresentam relações com autoridade, com pares e consigo mesmo, mostrando que por meio das relações interpessoais, é possível desenvolver a construção de valores. Após a análise de conteúdo dos livros, os resultados apontam para uma maior quantidade de histórias com relações de autoridade quando comparadas às relações com pares e consigo mesmo; e uma maior representatividade de personagens de etnia branca. Porém de maneira geral os livros analisados estão adequados à construção da ética apresentando sentimentos que podem contribuir para o “despertar do senso moral” como o respeito ao outro, o amor, a empatia e a generosidade.
- TeseCotidiano escolar democrático: uma experiência de 1983 a 1997, na escola municipal Getúlio Vargas(2015) Almeida, Vera Lúcia da SilvaA educação é pautada por experiências e singularidades que revelam a complexidade do cotidiano escolar. A escola democrática pressupõe trocas de experiências e participação da comunidade. Para entender como essa experiência pode afetar as pessoas que vivenciam o cotidiano escolar, foi realizada uma pesquisa que teve como hipótese o fato de que a escola democrática pode manter relações mais afetivas com seus alunos e próximas deles, mas também com a comunidade externa aos muros escolares. Foi realizada uma pesquisa cujo objetivo foi compreender uma experiência de gestão democrática no período de 1983 a 1997, em uma escola municipal de Resende, no estado do Rio de Janeiro. Foram entrevistados alunos egressos, pais desses alunos, e professores que ministraram aulas naquele período, para saber a opinião deles sobre a escola. Outro levantamento de dados sobre essa experiência foi por meio do relato do diretor. Os resultados apontam a gestão próxima da comunidade e a importância das relações pessoais, de amizade, entre os alunos e com professores, na escola. Também foram reveladas situações que mostram uma escola integrada à comunidade. O relato do diretor apontou que, mesmo em situações de diversidade econômica e política, foi possível um trabalho educativo, com ideais políticos de democracia.
- Dissertação"Da indisciplina ao respeito mútuo e autonomia em situações na escola"1(2005) Pastori, Maria Aparecida BrancoEsta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa sobre o tema indisciplina, com enfoque para o desenvolvimento do respeito mútuo e da autonomia no ambiente da escola. Utilizou como procedimento para a coleta dos dados, conversas informais com educadores, alunos do programa de Mestrado da Uniso, registrando as situações de experiências e vivências no ambiente escolar, principalmente no ensino básico, por eles relatadas. O estudo teve como objetivo específico, identificar nessas situações de indisciplina o contexto de respeito mútuo e autonomia, desenvolvidos pelas relações escolares. A questão da indisciplina perpassa diferentes níveis de ensino, e o desenvolvimento da autonomia, a internalização de princípios morais, que possibilitam o convívio social com respeito mútuo, estão presentes em diferentes contextos na escola, foco deste estudo. As situações transcritas e analisadas apresentaram conflitos em sala de aula e no ambiente da escola, principalmente com participação de professores e alunos, mas também estão envolvidos coordenadores. As relações descritas no ambiente escolar demonstram questões sobre moralidade, ética, relações de poder, crenças sobre punição como melhor maneira de educar, autoridade do professor, identidade do aluno, vínculos frágeis e regras não construídas coletivamente. A análise daquelas situações de indisciplina apontam para o desenvolvimento, em ambiente escolar, da heteronomia, com presença do respeito unilateral, em oposição a um discurso para o desenvolvimento autônomo do aluno. O professor envolvido em compromissos burocráticos, tem dificuldade em aproveitar os conflitos em sala de aula e no ambiente escolar, como momentos de aprendizagem. A análise de situações de indisciplina, sua discussão e reflexão permitem entender o respeito mútuo e autonomia como um processo que se utiliza crises para seu desenvolvimento. As características do ambiente escolar e as concepções de aprendizagem do professor influenciam a elaboração de alternativas pedagógicas que incluam cooperação, reciprocidade e valorização das diferenças.
- DissertaçãoEducação de surdos: anotações de uma professora surda(2005) Alves, Teresa Cristina Leança SoaresA educação inclusiva proporciona muitos questionamentos e pesquisas investigando sua implantação na rede regular de ensino, são levantados problemas com a capacitação de professores, recursos ambientais, equipe de apoio, enfim reflexões para tentar atingir os objetivos da inclusão em atender a todos os alunos na escola com qualidade, Essa dissertação procurou investigar a temática da inclusão a partir do ponto de vista de alunos surdos. Acreditando que a aproximação com realidades diferentes possibilitam um melhor entendimento e conseqüente melhor trabalho pedagógico, este presente trabalho, procurou retratar a identidade do surdo, recriar uma experiência como aluna e professora surda e analisar a fala de alunos que em sala de aula expressam sobre a escola. A autora busca mostrar através de suas anotações um comparativo desta determinada educação inclusiva com a relação social e ideológica dos Deficientes Auditivos e Surdos, mostrando a realidade vivida e enfrentada todos os dias pela Comunidade Surda, pelos professores das escolas estaduais e municipais do município de Sorocaba. A análise desta pesquisa permitiu descobrir as mudanças e resistência sobre a educação dos Deficientes Auditivos e Surdos que através da implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases constata-se a suma importância do progresso nítido que vem ocorrendo intelectualmente na sociedade mesmo percebendo alguma falta de apoio e regulamentações da Lei. Foi possível refletir que professores e escola em geral necessitam conhecer quem são os Surdos, não apenas centrar nas suas diferenças, mas reconhecer nos alunos Surdos suas diferentes personalidades, entender dois mundos o de Ouvintes e o dos Surdos, o trabalho na escola é incluir, o que significa utilizar de todos os recursos para que a interação e aprendizagem ocorram, é de responsabilidade da escola e do poder público realizar mudanças estruturais, administrativas e pedagógicas para que efetivamente inclusão ocorra.
- DissertaçãoEducação infantil: reflexões sobre a participação dos pais(2005) Martinez, Sandra Lembo FernandesEste estudo apresenta como tema a Educação Infantil, enfocando a participação da família na escola, buscando identificar as formas de interação e apontar as ações pedagógicas que são oferecidas pelas escolas da Educação Infantil no Município de Sorocaba / SP. Para entender a importância de Educação Infantil, foi descrito um breve histórico, assim como características do desenvolvimento da criança, como orientador de planejamento no dia-a-dia da escola. Foram realizadas entrevistas com pais e diretoras de escolas municipais, com objetivo de identificar a participação da família. Utilizou-se também como instrumento de pesquisa para a coleta de informações, a análise documental do Ideário e do Projeto Político Pedagógico das escolas. Os dados dos documentos apontam para um registro de participação via APM (Associação de Pais e Mestres), na gestão e reunião de pais. As entrevistas revelaram essa participação por meio da reunião de pais, onde ocorrem conversas sobre o desenvolvimento acadêmico dos filhos, como o principal modo de participação da família na escola. Embora com um discurso oficial para a participação de pais, em múltiplos momentos na escola, o que se prevalece são as ações relacionadas à reunião de pais ou encontros individuais para falar sobre o desenvolvimento do filho. Um diálogo freqüente com pais criando um ambiente receptivo para o processo de participação democrática ainda parece ser um objetivo a alcançado.
- DissertaçãoEducação profissional em turismo e hotelaria: um estudo com professores(2010) Oliveira, Juliana TononEm geral, professores para a formação técnica em Hotelaria e Turismo são profissionais de atuação no mercado, sem formação específica para a docência que exercem. Acreditando que atuar como professor exige uma formação, ou qualificação específica para o ato de ensinar, este presente estudo tem como objetivo compreender a possibilidade da identidade profissional, nos cursos de Hotelaria e Turismo, analisando a trajetória e percepções de professores. Como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa qualitativa, com entrevistas individuais. Foram realizadas dez entrevistas com professores de escolas técnicas de cidades do interior de São Paulo. Os professores entrevistados falam sobre sua trajetória profissional, motivos de suas escolhas, percepção e avaliação sobre sua atuação como professores. De modo geral, os resultados demonstraram uma trajetória com pouca atuação no trabalho específico de Hotelaria e ou Turismo. A maioria foi para o trabalho docente, mesmo assim, se identificam mais como profissionais da área do que como professores. Embora com percepções positivas sobre a docência, sentem-se mais prestigiados como profissionais liberais. Contudo, apresentam traços de crise com o fato de terem mais de uma identidade profissional. A variedade de identidade reflete o contexto contemporâneo líquido, conceito desenvolvido por Bauman, para mostrar a questão difusa com alto grau de variedade e incertezas, contrapondo a identidades mais estáveis.
- DissertaçãoEntre retalhos e travessias: relatos de experiências com a literatura no cotidiano escolar(2017) Watanabe, Mariana Fogaça MarceloQuando expostos à leitura de uma obra literária, somos convidados a pensar e expressar opiniões, experimentar vivências, ampliar argumentos, olhares e horizontes, convocados a refletir sobre as inquietações que o texto literário provoca, a partir de sua riqueza de significados e como criadora de situações. As características do contexto contemporâneo, tem provocado desafios para o ensino de Literatura no cotidiano escolar de tal forma, que o problema apresentado por essa dissertação, é de como ensinar Literatura num mundo contemporâneo, líquido. No exercício de elaborar uma resposta a este problema, foi levantada a hipótese de que ao estabelecer empatia com a linguagem e modo de vida dos educandos, o professor numa postura de interprete, apresenta a Literatura que desta forma se aproxima da vida. Para comprovar tal hipótese, numa metodologia de pesquisa-ensino, esta dissertação apresenta dois relatos de experiência com a prática pedagógica em sala de aula no ensino de Literatura realizadas com estudantes da educação básica, de uma escola pública e outra da rede particular de ensino, localizadas no interior do Estado de São Paulo, nos anos letivos de 2011 a 2016. Como fonte de dados para estes relatos de experiências, foi utilizado registros de um diário de campo. Os resultados preliminares apontam para um aumento no número de livros de Literatura retirados da biblioteca para leituras, um maior envolvimento em atividades solicitadas pelo professor, e as leituras de mundo culminaram em discussões relacionando a obra literária com aspectos da própria vida desses estudantes.
- DissertaçãoExperiência de aprendizagem mediada de Reuven Feuerstein: a modificabilidade em alunos de cursos profissionalizantes(2009) Battistuzzo, Ligia Helena CaldanaEsta dissertação tem como objetivo principal apresentar a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) como uma possibilidade nas interações do cotidiano escolar. Apresenta o referencial teórico do psicólogo e educador contemporâneo Reuven Feuerstein, que desenvolveu a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) fundamentada na crença da capacidade do ser humano de modificar-se, independente de origem, idade ou condição genética. Estes pressupostos teóricos expressam-se pela EAM e em seu sistema aplicado: Avaliação Dinâmica da Propensão à Aprendizagem (LPAD); Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI); e Ambientes Modificantes. A EAM, base da práxis feuersteiniana, pode ser desenvolvida também em sala de aula. Para que uma interação seja considerada mediada, ela precisa apresentar três critérios universais: mediação de intencionalidade e reciprocidade, mediação da transcendência, e mediação do significado. Com objetivo de identificar algumas mediações cognitivas, foram relatadas experiências em situações de sala de aula, com alunos de cursos profissionalizantes, da cidade de Sorocaba. Os diálogos envolvidos na experiência, demonstram que a mediação planejada, intencionalmente organizada para atingir objetivos cognitivos, de reflexão, auto conhecimento, expansão de idéias, auxilia na criação de vínculos que permitem ao educador e aluno (mediador e mediado) condições melhores para construir e re-construir o conhecimento de forma significativa e funcional.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »