Navegando por Orientador "Romaguera, Alda Regina Tognini"
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- DissertaçãoA educação infantil como universo de pesquisa: teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso (1998-2015)(2016) Rezende, Ana RosaEsta dissertação objetivou mapear as teses e dissertações dos pesquisadores do PPGE UNISO, no período de 1998 a 2015, relacionadas à etapa da educação infantil. Adotou como referencial teórico, autores que discutem a complexidade do cotidiano escolar e os estudos de Souza Santos. Utilizou o suporte da sociologia das ausências e da sociologia das emergências, para analisar as pesquisas. Com este referencial, foi possível verificar nas pesquisas, que o cotidiano escolar da educação infantil apresenta experiências plurais e concretas, com potencial emancipatório.
- DissertaçãoA poética de Emmanuel Marinho adentra o cotidiano escolar em Pilar do Sul(2018) Faustino, Rosana MariaEsta pesquisa parte de inquietações vivenciadas no cotidiano escolar, na busca pela reinvenção e pelo entendimento do diálogo que pode ocorrer entre educador/poética/educando, de modo que este proporcione uma prática que reflita movimentos produtores de significados poético-político-estéticos no contexto das aulas de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual de Pilar do Sul - SP. Para esses movimentos, a aproximação dos estudantes com a poética de Emmanuel Marinho foi proporcionada, de modo a entender as suas reverberações no cotidiano escolar. O poeta, com seus poemas, textos teatrais e música discute os mais diversos assuntos de maneira muito provocativa. Com a poética de Emmanuel Marinho houve a possibilidade de sensibilização para a leitura e escrita, com (re) leituras de aspectos culturais presentes nos textos e também na sociedade da qual os estudantes fazem parte. E partindo disto, as produções aconteceram no contexto escolar e também fora dele: em oficinas de escrita e produção inventiva tanto com estudantes quanto com os professores; a realização da oficina A poética da escrita no Sesc-Sorocaba, e por fim, a publicação do livro A poética do eu: poemas que nasceram em sala de aula, como consequência do trabalho com a poética e do exercício da poesia no cotidiano escolar.
- DissertaçãoCartas em três atos: Paulo Freire, Angel Vianna e o cotidiano escolar(2016) Almeida, Laura Helena Jamelli deNesta dissertação apresento algumas experiências de arte-educação e de interpretação em dança que fundamentaram e impulsionaram outras práticas com estudantes da Educação Básica, na disciplina de Arte, considerando o ensino das suas expressões, contemplando o corpo como forma de expressão. Entendo a arte e a educação como encontro de subjetividades, como processo em que se dá o autoconhecimento, através de aprendizagens de todo o tipo, diluindo as fronteiras entre arte e educação, na medida em que há uma conexão com a vida. Por essa razão, vi a necessidade de proporcionar aos (às) estudantes a oportunidade de vivenciarem uma experiência dessa natureza, já que o estudo do corpo sensível e do movimento, enquanto expressão está ausente do meio escolar, pela posição subalterna ocupada pela arte nesse meio. Oriento-me pela teoria de Paulo Freire e sua pedagogia para a autonomia, que entende a educação como um processo baseado no diálogo, no qual educador (a) e educando (a) constroem o conhecimento, construindo-se também, enquanto sujeitos autônomos, portanto, emancipados. Tenho por objetivo demonstrar que a interpretação em dança e a educação possuem estreita ligação no que concerne ao uso dos jogos corporais e cênicos, para promover o conhecimento corporal, inserindo a dança enquanto área do conhecimento no contexto escolar, na medida em que trabalho com os seus fundamentos. Para atingir esses objetivos, optei pela utilização do trabalho de percepção pelo movimento e pelo jogos corporais, proposto pela artista da dança Angel Vianna, que busca uma forma própria de expressão, através do corpo e do movimento, sem a imitação de um modelo de corpo ou de movimento. Por último, apresento tais práticas e as reverberações que elas suscitaram nos (nas) estudantes, demonstradas por eles (as) em diferentes formas de expressão, tais como desenhos, músicas, poemas e relatos por escrito. Entendo o cotidiano escolar como um ambiente complexo, estabelecendo-se nele redes de múltiplas e diferentes relações, exigindo outras lógicas para a sua compreensão, coerentes com as vivências cotidianas. A fim de abarcar essa gama de experiências artísticas e educacionais, optei pela pesquisa narrativa, em que a narrativa pessoal e o protagonismo do sujeito se fazem presentes, o que lhe confere um caráter político, pois o sujeito reivindica o direito de narrar em nome de si próprio, sem a interpretação do (a) outro (a). Por pressupor um (a) interlocutor (a), a narrativa demanda uma escrita em que o diálogo com este (a) esteja em evidência. Desse modo, opto por narrar minhas experiências por meio de cartas, nas quais os imbricamentos entre teoria, prática e vivências se encontram presentes.
- TeseCartografias na Floreta Nacional de Ipanema: educação, ecologias e arte(2019) Lima, Adriana Teixeira deDe maneira geral, este trabalho buscou evidenciar a importância de uma Unidade de Conservação ambiental situada na Região Metropolitana de Sorocaba para a área da educação, e refletir sobre os motivos pelos quais esse espaço não é visitado pelos professores e estudantes no cotidiano de projetos escolares. A tese alcançou um dos objetivos específicos ao propor a reversão dessa circunstância a partir da composição de um pensamento reflexivo ancorado no conceito de espaço liso e estriado de Deleuze e Guattari, no conceito de Ecosofia de Guattari, e de educação ambiental por Reigota. A metodologia cartográfica utilizada nesta pesquisa, conceituada por Passos, Kastrup e Escóssia, bem como a experiência no conceito de Larrosa, possibilitaram problematizar a invisibilidade da Floresta Nacional de Ipanema e fundamentar uma reversão propositiva por meio da Trilha Pedagógica, passando por reflexões sobre as práticas de ensino e sugerindo a inclusão do movimento outdoor por Priest, que corrobora para a formação integral do ser humano. Por meio da cartografia, foram concebidas; a Trilha Artística, fruto dos deslocamentos da autora e do pensamento ambiental de Frans Krajcberg, com influências artísticas de Andy Goldwosrthy, Bispo do Rosário, Leonilson, Rebeca Belmore, Emily Carr, entre outros, e as produções culturais conectando as áreas de educação, ecologias e arte. Com acento poético impregnado pela criatividade e devires da floresta, a autora apresenta as produções culturais e arte e traz na Trilha Criativa proposições terapêuticas e finaliza este estudo com as contribuições da Associação FlanAr relacionando a arte e o meio ambiente.
- DissertaçãoContribuições estéticas no cotidiano escolar: por uma educação menor(2015) Corrêa, Ana MerliEsta dissertação busca algumas possibilidades de dialogar com a arte, o teatro e a educação, tomando como referência as práticas cotidianas nas escolas. Considera as diferentes linguagens teatrais como um potencial educativo de criação e de experiência no espaço do cotidiano escolar. Entende o teatro em sua dimensão estética, como formador e construtor de singularidades no coletivo, considerando que as experiências e as criações constroem aprendizagens e promovem o desenvolvimento integral dos atores escolares. Propõe a análise das relações entre teatro e educação; examina algumas das práticas pedagógicas que promovem encontros entre o teatro e o conceito de educação menor, apresentado por Silvio Gallo. Realiza-se a partir de uma pesquisa documental, baseando-se em estudos e análises das produções científicas das teses e dissertações defendidas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), entre os anos de 2009 e 2014, cuja temática seja Teatro e Educação. Parte das contribuições e do embasamento teórico-conceitual de autores: Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jorge Larrosa, Daniel Lins, entre outros. Não se propõe a direcionar pontos de chegada, mas possibilita um entrelaçar do teatro com as ações educativas do cotidiano escolar. A dissertação aponta para a valorização e apreciação das experiências estéticas, que podem proporcionar uma formação com apropriação de diferentes leituras do cotidiano escolar, dialogando com a realidade contemporânea.
- Tese"Entre" encontros e caminhos de uma professora-pesquisadora no cotidiano da educação infantil(2021) Silva, Ana Cristina BaladelliCaminhar por entre encontros, acontecimentos, devires no cotidiano da educação infantil pode nos fazer pensar uma educação? De quais maneiras? Que outros modos se podem conceber para ser e estar no cotidiano da educação infantil? Que outras possibilidades atravessam uma professora e seus cotidianos? O que podem as crianças e suas imagens? Esta tese pretende movimentar pensamentos e criar perguntas com infâncias e seus fazeres. Para tanto, propõe uma experimentação com imagens realizadas por crianças numa escola pública municipal, na cidade de Sorocaba, SP. Parte da narrativa de uma professora-pesquisadora, atravessada por encontros, que propõe praticar um cotidiano com e para as crianças, num movimento acontecimental, intenso, de co-ire (Gallo), ir junto, não normatizando ou ditando suas ações, mas aprendendo com elas. Defende uma educação infantil que experimenta, explora, investiga, surfa em intensidades de criação; que se mostra aberta aos acontecimentos, que opera devires; que brinca em espaços sensíveis. Exercita o protagonismo infantil e, ao fazê-lo, escapa dos adultocentrismos. Abre-se para espaços de criação, considerando as intensidades do tempo aiônico, tempo da criança; e fissura aqueles cotidianos escolares que operam somente em tempo cronológico, fracionado, demarcado. Escolarizado. Deseja uma escola e profissionais da educação que sejam atravessados pelas experiências, sensíveis aos acontecimentos; que se deixem contagiar pelo devir-criança (Deleuze). Traz reflexões sobre outros modos de pensar cotidianos infantis para que, a partir deles, criem-se “inéditos viáveis” (Paulo Freire) através de fissuras, dobras, experimentando o imprevisível, o inesperado. Os encontros bibliográficos (Camargo) acontecem entre Deleuze e Guattari, Kohan, Deleuze, Schérer, Leite e Freire. Sem pretensão de concluir, a tese traz uma reflexão para as possibilidades de outros cotidianos com, para e entre crianças.
- TeseEntretemposespaços da experiência: criação de sentidos no cotidiano escolar(2015) Ferraz, Elen Cristina de Oliveira FerreiraEsta tese apresenta alguns processos de criação e produção de sentidos no cotidiano escolar. Visa investigar possibilidades de experimentar processos de criação com professores, por meio de oficinas inventivas tomadas como lugar discursivo de negociação, que foram desenvolvidas com professoras de Educação Infantil, nos Centros de Educação Infantil inseridas na rede municipal de Educação Básica da cidade de Sorocaba. Partiu-se da hipótese de que o convite ao pensar, por provocações estéticas, pode concorrer para: o despertar de uma política de cognição; sensibilizar pessoas para o processo de criação; abrir espaços de subjetivação e de produção de sentidos; possibilitar o potencial crítico de produção coletiva; ampliar espaços para controvérsias; potencializar mudanças. Neste sentido, as oficinas inventivas exercem um importante papel na renovação do território existencial das pessoas, e por revelar espaços em que se promove a visibilidade e negociação de versões repercutem implicações teóricas, metodológicas e éticas. Pretendeu-se contextualizar temposespaços contemporâneos, no/do cotidiano escolar, identificar a percepção das professoras acerca dos processos experimentados e analisar quais são os problemas que limitam os processos criativos e a produção de sentidos no cotidiano escolar. Defende-se a tese de que é possível provocar temposespaços de acontecimento em que professores (as) possam exercitar um pensamento nômade, conectando-se e fazendo rizomas que possibilitem gerar processos criativos e de trocas simbólicas, resistindo aos dispositivos e às estruturas contemporâneas. O trabalho provocou professoras a experimentar processos de criação no cotidiano escolar contemporâneo, por meio de oficinas como espaços de produção de sentidos e coconstrução de identidades. Tomou as oficinas como estratégia de pesquisa e se desenvolveu por entrelaçamentos da linguagem poética, de conceitos, de experiências da pesquisadora, de expressões gráficas, com as múltiplas vozes das professoras. Ao abrir espaços de subjetivação, considera-se a responsabilidade ético-política do pesquisador, com uma conceituação de temposespaços do viver, com os temposespaços criativos em oficinas e com os temposespaços da experiência e processos de produção de subjetividades.
- DissertaçãoEscrita autoral no ensino médio: desafios cotidianos(2016) Campos, GlauciaO docente de Produção Textual depara-se com muitos desafios no cotidiano escolar, entre eles a recusa e a falta de interesse dos estudantes. O sistema escolar em que estamos inseridos é muitas vezes desestimulante. Esta pesquisa visa a levantar questões referentes a possibilidades inventivas neste cotidiano escolar. O objetivo é pensar caminhos que levem o estudante a ter autonomia no momento da escrita. De que formas a escrita autoral pode estar presente nas aulas de Produção de Texto? De que modo o docente pode estimular seu estudante a se colocar no texto? Esta pesquisa foi realizada com turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual em Tatuí-SP. Foram propostas a eles atividades de escrita que estimulassem a autoria, ou seja, atividades que valorizassem a experiência, a criação e as sensações. Não existe uma solução certa para que os aprendizes comecem a produzir textos puramente autorais. Entretanto, há algumas atitudes do educador que podem ser norteadoras: enxergar o cotidiano como algo mutável e inconstante, repensar a sua própria prática, criar táticas que promovam a reflexão dos educandos, trazer a experiência e as sensações dos estudantes para as atividades de escrita. A escrita precisa ser um exercício que tenha significado para o autor, e não ser uma mera reprodução de discursos. Escrever é um ato de cidadania, é um ato político.
- DissertaçãoEspaçostempos de brincar: uma bordadura com memórias(2021) Oliveira, Tabta Rosa deFios foram soltos, outros bordados, no tempo ralentado do fazer das mãos, esta pesquisa se compôs. Um tempo que compreendeu o processo, que fluiu entre, que abriu espaço para os acontecimentos com/ na/ da pesquisa. A intenção foi investigar os gestos de brincar como potência nos parques da cidade. Diante da realidade múltipla da pesquisadora, mãe, educadora ecologista brincante, perguntas ecoavam, de que diferentes modos o devir criança se manifesta nos encontros de brincar? Sem quintais nem pátios nas escolas, que espaçostempos de brincar e de contato com a natureza atravessam o cotidiano infantil? Na tessitura com autores, os conceitos de tempo e espaço foram bordados reforçando os contornos da redução do tempo de brincar livre e a diminuição de espaços naturais de interação das crianças nas grandes cidades. O quintal já não era mais o mesmo, o pátio também, e o tempo para observar o caminhar das formigas era ligeiro frente à rotina das famílias urbanas. Para evidenciar a potência da relação com a natureza e as possibilidades de experiência neste encontro com os espaços naturais, com outras crianças e outras infâncias em devir, esta pesquisa propôs cartografar cinco edições dos eventos Brinca, Sorocaba! Neste caminho, as imagens dos eventos e as narrativas das memórias dos encontros foram entrelaçados pelo conceito de devir criança e, pulsaram os acontecimentos/sentidos da narradora personagem que apresentou seu afectos e perceptos através das palavras pulso que transbordaram dos movimentos do fazer das mãos. A bordadura trouxe o tempo de reflexão, e deste fazer manual nasceu o caderno de memórias bordadas. Pelas lentes da menina que roubava crianças, a pesquisadora, narrou, bordou, cartografou os acontecimentos vividos na pesquisa. Perpassou os conceitos de cotidianos, memória, devir criança e educação menor, e, compreendeu que as crianças resistem ao inventar contatos com a natureza, que os adultos resistem quando acessam suas infâncias se e quando se abrem aos encontros, com eles mesmos, com as crianças, com a natureza. E nestes encontros em devir há liberdade, diversidade, alteridade, comunhão e principalmente a possibilidade de outros modos de ser-em-grupo.
- DissertaçãoExperiências no cotidiano da educação infantil: olhar, dialogar, inventar(2016) Silva, Ana Cristina BaladelliEsta dissertação se desenvolve a partir do percurso pedagógico da professorapesquisadora no Centro de Educação Infantil nº 50 – “Professor Alípio Guerra da Cunha”, em Sorocaba/SP., com crianças na faixa etária entre três e quatro anos. Trata-se de pesquisa que se funda nas experiências observadas, dialogadas e inventadas no cotidiano da educação infantil. Objetiva a analise do uso do tempo e do espaço físico e propõe novas possibilidades de ocupação destes. Com apoio teórico em algumas obras de Faria e Abramowicz fundamenta as leituras e reflexões sobre as culturas infantis para compreender a relação entre as crianças e a prática pedagógica. Em diálogo com Gallo, Kohan e Deleuze a professora-pesquisadora procura trazer o olhar da filosofia da diferença sobre o tempo infantil e os devires minoritários para o cotidiano. Por meio das bio:grafias, metodologia apresentada por Reigota, o percurso da pesquisa é narrado, levando em consideração o tempo e o espaço como objetos de intervenção profissional e política. Deste cenário e por meio de investigações e experimentações, resulta um espaço que respeita as crianças, as ouve, possibilita novos inícios, cria possibilidades num ambiente onde tudo é previamente planejado, rotinas definidas, mas que não foram obstáculo para as mudanças, as possibilidades.
- DissertaçãoExperiências pensadas no cotidiano escolar: práticas docentes no curso de gestão de T.I. da Fatec Tatuí(2020) Vieira, Samuel AntonioEsta dissertação se desenvolve a partir do percurso pedagógico do professorpesquisador do curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia de Tatuí, no estado de São Paulo, com alunos ingressantes no primeiro semestre de 2019, que cursaram os três primeiros semestres nas seguintes disciplinas profissionalizantes: Fundamentos da Tecnologia da Informação, Linguagens de Programação e Banco de Dados. A pesquisa se baseia na observação e reflexões sobre a dimensão estética na educação, que utilizam as tecnologias da informação e comunicação em seu cotidiano, dentro e fora da instituição de ensino. Objetiva-se analisar os dados coletados e refletir sobre práticas pedagógicas próximas à realidade desses educandos. Para tanto, obras de Bauman e Guattari oferecem apoio teórico para entendermos a era pós-moderna e a cultura consumista dentro de uma sociedade deteriorada. O professor-pesquisador dialoga com pensamentos de filósofos da Educação, como Goergen, Freire e Gallo, visando fundamentar suas reflexões sobre a Estética na Educação e suas dimensões humanas. Assim, pretendese pensar práticas libertadoras, democráticas e mais próximas do cotidiano do educando, buscando conexões que lhes permitam criar seus próprios rizomas. O professor-pesquisador, imerso no ambiente estudado, investiga caminhos para melhorar sua prática profissional, constituindo, assim, uma pesquisa participante. Neste sentido, abrem-se novas conexões para o conhecimento, que resultam de práticas pedagógicas que incluem as experiências prévias dos educandos.
- DissertaçãoInventar mundos: acaso e possibilidades no encontro entre arte sonora e educação(2021) Riyis, Mauro TanakaImagine não ter que perguntar mais: “mas isso aí é música?” Se esta pergunta não existir mais, não teremos de dar explicações para as nossas experimentações com os sons, nem as crianças. Estas poderão criar novos mundos a partir das suas criações e das suas gambiarras nos pátios das escolas e nos quintais das suas casas. Nós adultos, não teremos mais de conviver com a sensação de que apenas podemos realizar o que fomos “programados” para fazer; podemos nos transformar/transmutar em nossos ancestrais, no povo indígena e prestar atenção aos elementos da natureza e experimentá-los em nossas receitas de práticas da liberdade. Para quebrar a feitiçaria que nos atinge e nos pré-programa, temos que lançar mão de contra-feitiços, nos rebelar e desobedecer ao que a colonialidade nos impõe sobre o que ouvir, como ouvir, o que pensar desde a invenção do processo civilizatório. Narro nesta pesquisa, os caminhos que trilhei nos últimos anos em que me abri para a experimentação dos sons com o próprio corpo, a criação de instrumentos musicais alternativos e as sonoridades possíveis das coisas ordinárias, que foram sendo criadas ao adentrar nos caminhos da arte sonora, criando a partir do acaso e da aleatoriedade e da indeterminação nos cotidianos escolares. Como todo trabalho acadêmico realizado neste momento que cruza o ano de 2020, temos duas fases: Uma fase antes da pandemia do coronavírus, e a fase de lidar com os lutos e os caminhos gerados para sobrevivência e persistência como alternativas para manter a arte-vida nos cotidianos (escolares).
- DissertaçãoRitmos de pensamento: rastros de cotidianos-educação(2019) Martins, Nataliane Isabela OliveiraDe que maneira podemos experimentar outros modos de fazer educação? Quais são os possíveis espaços para habitar e potencializar pensamentos e modos de expressão, desenvolvendo interações entre arte educação e cultura? De que modo essas ações provocam, afetam e inspiram educadores em seus processos e práticas? Como trabalhar com o cotidiano escolar saindo da monotonia para gerar experiências significativas que nosfaçam ressignificar e produzir novos sentidos e possibilidades para seu uso e novas maneiras de habitá-lo? Que tipo de cotidianos-educação estamos defendendo e como aproximar esse cotidiano dos educadores? A presente pesquisa envereda por possíveis caminhos e trajetos que levem à reflexão desses questionamentos por meio das ações do Coletivo Ritmos de Pensamento, especificamente pelo curso de formação para educadores desenvolvido no Sesc-Sorocaba nos anos de 2017 e 2018, e as tantas idas e vindas trilhadas por mim por entre cidades, universidades e exposições. A presente dissertação transcorre por experiências que ora são de narrativas, orientando os percursos quanto a pontos de partidas e chegadas, e ora são cartográficas, tomando a experiência como objetivo. Com embasamento nas perspectivas ecologistas de educação, busco a partir das narrativas e cartografias ir ao encontro do cotidiano escolar como fonte de possibilidades, potencializando e inspirando os processos educativos.
- Dissertação"Se eu tivesse dinheiro eu comprava livros": mundos possíveis na prática da literatura em cotidianos escolares(2021) Negrão, Vanessa Aparecida MarconatoEssa pesquisa de mestrado, financiada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), tem por finalidade principal investigar, junto às crianças e educadores, práticas de leitura literária e seu processo dialógico de produção de sentidos. Questiona a construção dessa criatividade e dos outros níveis de realidade que são concebidos por meio dela, mais profundos que os do cotidiano, que se constroem em camadas de simbolismos. Propõe pensar um modo de compreender o mundo tendo como base a leitura literária, e pergunta como a experiência com os livros pode contribuir com a formação humana na infância. A apropriação das crianças às histórias pode nos trazer a valiosa possibilidade de conhecer a abstração do olhar infantil. Entende essa fase da vida como um momento privilegiado para a aquisição da cultura e defende que o contato com os livros traz uma infinidade de desenvolvimentos, associados a habilidades criativas. Traz a memória da pesquisadora enquanto leitora precoce até sua condição de professora mediadora de leitura. Discute a função utilitária atribuída à literatura na educação infantil e explora a ideia da literatura para além das definições: como manifestação artística, de fruição estética. Observa que, muitas vezes, paradoxalmente essa experiência existencial segue subordinada a uma ordem de produção e competição mercadológica. Descreve a composição das crônicas produzidas no período de 2017 a 2020 através das mediações de leitura em sala de aula e, posteriormente, publicadas no suplemento infantil Cruzeirinho, do Jornal Cruzeiro do Sul de Sorocaba/SP. Desloca-se também para uma visão dos programas federais de fomento à leitura, opta pela experiência sobre práticas de leitura literária e seu processo dialógico de produção de sentidos, junto às crianças e educadores no cotidiano da educação infantil, na rede municipal de Sorocaba.
- TeseUm ‘olhar periférico’ sobre práticas de ensino de geografia e outras geografias de ensino(2020) Santos, Fernando Assis dosEsta tese objetiva contribuir para a valoração de espaços de produção científica, que comportem outras linhas de pensamento. Apresenta uma escrita que deseja ouvir as vozes ocultas que ecoam por entre espaços subterrâneos, marginais, periféricos. Nesta tese estou a defender práticas pedagógicas libertárias, inevitavelmente arrisco-me na criação de espaços onde as diferençasse apresentam em situações de conflito e sociação. Escrevo pelos direitos a tudo aquilo que foi tirado de mim e de meus ancestrais enquanto trabalhadores, enquanto nativos da terra ou escravos da fazenda. Crio espaços de diálogos provocativos, de convivência que acolhem a divergência de ideias, posicionamentos, pensamentos distintos entrecruzados em zonas de criatividade, inventividade e experimentação pelas diferenças. Esta pesquisa tem origem no estudo sobre situações de conflito no cotidiano escolar, intentando defender que os conflitos ocorridos no espaço escolar e em seu cotidiano de diálogos provocativos, de convivência acontecem com a divergência de ideias, posicionamentos, pensamentos distintos que se entrecruzam em zonas de criatividade, inventividade e experimentação pelas diferenças. O conceito de olhar periférico que proponho, prevê a tomada de um posicionamento político em contraposição ao olhar racional e comporta a ideia do pensar criticamente a realidade, geograficamente materializada e sentida no espaço vivido. Especialmente nas periferias e com as pessoas que habitam os espaços periféricos.
- TeseVozes que ecoam cotidianos escolares em São Roque, SP: EMEF Barão de Piratininga(2022) Bellini, Magda Cristina FulanEsta tese defende que a educação é o ponto fulcral para a transformação social. Para tanto, analisa aspectos do cotidiano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão de Piratininga, na cidade de São Roque/SP. Busca entender como se dá o processo de ensinar-aprender nesta escola no ano de 2020, com foco no período diurno, nas turmas de 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Dialoga com professores e estudantes, sujeitos desse cotidiano, na intenção de compreender o processo educativo em um ano que começou com aulas presenciais e abruptamente passou para um ensino híbrido e virtual, com o aumento de casos da Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2. Para analisar a ação educativa e encontrar possíveis respostas para o que permeia o coletivo da escola pública, conversa com alguns conceitos de Felix Guattari, Nilda Alves e Paulo Freire. Conhecer a realidade nos/dos/com os cotidianos da EMEF Barão de Piratininga, identificando as suas potencialidades e os seus desafios trouxe, nesta tese, uma contribuição para práticas pedagógicas focadas no desenvolvimento de estudantes, como sujeitos históricos, com potencial para transformar a sociedade, possibilitando um mundo mais igualitário. A opção metodológica de trazer os sujeitos envolvidos no processo para um diálogo, narrando esse cotidiano escolar, apoia-se na produção do conhecimento e das possibilidades da realidade vivida, considerando a produção de subjetividades nesse espaço e tempo. São aqui observados e documentados como a escola recebe e acolhe os alunos, os modos como os professores se preparam para as aulas, levando em conta o perfil individual dos alunos e, também, como os alunos e alunas produzem as relações entre os conteúdos apresentados e seu mundo vivido. Enquanto se constata que o grande tesouro do “Barão” são as pessoas que o frequentam, e entendendo as infinitas possibilidades existentes no corpo vivo que pulsa nesse espaço, observa-se a dura realidade social que evidencia o imenso abismo entre a escola pública e a privada neste país, ainda mais escancarado durante a pandemia. Esta tese evidencia os problemas vividos e denuncia os problemas gravíssimos nos sistemas públicos de educação, enfatizando a urgência do olhar atencioso e respeitoso do Poder Público para com suas escolas formadoras de cidadãos, atores da transformação social. Vozes que ecoam nesta tese e continuarão ecoando com a escrita do livro pelos professores dessa escola sobre práticas pedagógicas, que reflete a inquietação do exercício de ser professor(a) do povo, para o povo e com o povo.