Dissertações e Teses
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Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Almeida, Jane Soares de"
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- TeseA ação inspetora no Brasil ao longo da história da educação: análise dos termos de visita do Grupo Escolar Senador Vergueiro (1919-1950)(2014) Gomes, Denise LemosO objetivo desta tese é analisar o papel do inspetor de ensino no período de 1919 a 1950, focando a dualidade de sua ação: fiscalizadora ou orientadora. A investigação foi realizada por meio da análise dos Termos de Visita dos inspetores no período de 1919 a 1950, do Grupo Escolar Senador Vergueiro, na cidade de Sorocaba, São Paulo. Para contextualizar o estudo, foi feito um levantamento bibliográfico da História da Educação Brasileira desde 1549. Verificou- -se, no processo de construção do trabalho, que, embora a função não existisse explicitamente, a ação inspetora esteve presente ao longo dos tempos, porém diluída em outros papéis.
- DissertaçãoA criação do grupo escolar "Senador Vergueiro" (1919) e a escolarização dos filhos dos operários em Sorocaba(2014) Spim, Adilson AparecidoPor três séculos Sorocaba abrigou a Feira de Muares, onde tropeiros vindos do sul a caminho das Minas Gerais, faziam da cidade seu ponto de descanso e de negócios. Dessa forma, a cidade prosperou e muitos fizeram fortunas. Com o fim das feiras, o dinheiro acumulado nos negócios das mulas foi aplicado na construção de fábricas, comércios e indústrias, colocando novamente a cidade em destaque nacional, ganhando o apelido de “Manchester Paulista”. Com a abertura de novas fábricas exigindo um grande contingente de mão de obra operária, chegaram imigrantes de diversas nacionalidades, fixando-se em diversos pontos da cidade, principalmente no bairro Além Ponte. Provenientes do Velho Continente, os espanhóis fundaram sua colônia espanhola na cidade de Sorocaba. Os espanhóis fizeram parte da história do movimento operário sorocabano. Seu ingresso nas fábricas inicialmente foi a contra gosto, visto que a maioria desejava trabalhar na lavoura. Os imigrantes viram-se obrigados a compor a grande massa de trabalhadores, principalmente nas fábricas de tecidos. A luta pela sobrevivência fez com que os filhos dos operários adentrassem as fábricas, compondo o parco orçamento doméstico e gerando um problema social: o analfabetismo, que desafiava ao ideário Republicano. O sonho da República esbarrava exatamente no dilema da instrução e educação; como solucionar isso foi o ponto de partida para que o movimento operário lutasse pela redução da jornada de trabalho, para que os pequenos proletários frequentassem as salas de aula da Escola Moderna, local onde o ensino racional, com base na filosofia anarquista era disseminado. Os governantes responsáveis pela Educação, preocupados com o avanço dos ensinamentos anarquistas procuraram meios para colocar esses menores operários nos bancos escolares das escolas públicas. Tornaram o ensino obrigatório, ao menos para as crianças até os 12 anos; agruparam escolas isoladas em Grupos Escolares, reformularam o ensino desde as suas bases. Na reunião de diversas escolas isoladas no bairro do Além Ponte, tipicamente espanhol e operário, foi fundado em 1919 o terceiro grupo escolar da cidade de Sorocaba, atendendo às reivindicações dos operários. A Chácara Amarela, palco de tentativas de instalação da primeira tecelagem da cidade, passou a abrigar o Grupo Escolar “Senador Vergueiro”, assim denominado em homenagem ao avô do chefe político Luis Pereira de Campos Vergueiro, que comandou a política local e o movimento denominado de “Vergueirismo”. Este trabalho foi elaborado por meio da pesquisa em documentos, jornais da época e livros, foi de grande valia o trabalho do pesquisador e professor Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho que reuniu e organizou uma edição fac-similar do jornal O Operario, fonte de informações sobre o Movimento Operário sorocabano e a preocupação com a escolarização dos filhos dos operários.
- DissertaçãoA educação especial no Estado de São Paulo: recorrências históricas e solicitações sociais(2015) Lopes, Silmara AparecidaA exclusão social intensifica a vulnerabilidade dos indivíduos, perpetuando as situações de pobreza e, consequentemente, delimitando o acesso à educação, saúde, dentre outros. Um dos grandes desafios é promover a participação social daqueles que foram colocados à margem dos nossos espaços comuns, excluídos do mercado de trabalho, da escolarização com sua geração, vítimas de uma construção social preconceituosa e estigmatizante. Ao analisar criticamente as recorrências sócio-políticas podemos problematizar o processo de exclusão, bem como o seu reverso, isto é, as iniciativas para o seu enfrentamento. Esta pesquisa apresenta uma análise histórica da trajetória das pessoas com deficiência ao longo dos tempos. Em diferentes épocas e culturas, o tratamento dispensado às pessoas com deficiência, especialmente àquelas das classes sociais dominadas, exploradas, tem variado, mas observa-se uma constante histórica: o estigma que legitima o preconceito e a continuidade do prejuízo histórico que enfrentam em relação ao usufruto dos bens sociais, culturais, econômicos e políticos. O objetivo principal desta dissertação é a análise do desenvolvimento da educação especial no Brasil, de modo geral, e no Estado de São Paulo, de modo mais específico, com vistas a apreender as contradições, as rupturas, as continuidades, os avanços, fazendo um recorte temporal de 1990 aos dias atuais. O método utilizado foi o materialismo histórico e dialético por ser considerado um enfoque teórico que contribui nas análises de políticas educacionais numa perspectiva crítica. A despeito das legislações construídas, os direitos de muitas crianças e jovens com deficiência continuam sendo negados, protelados, seguindo muitas vezes na contramão da legislação, demonstrando que as condições econômicas, políticas e sociais de nosso país ainda não estão favoráveis ao cumprimento pleno desse imenso arcabouço legal que envolve os direitos das pessoas com deficiência.
- TeseAfinal, quem é deficiente?: uma questão de identidade e diversidade(2014) Barbosa, Frederico KauffmannThe present study aims to understand, from the perspective of the Professors of the University of San Carlos - Sorocaba Campus, the meaning perceived by them to the formative processes developed by the Dean of Undergraduate Studies (Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD ) in the period between 2009 and 2012, whereas these training opportunities present themselves as opportunities for discussion, reflection and socialization processes and obstacles surrounding the teaching practice in university teaching. In this sense, the goal is to determine what are, in the opinion of the professors involved, the specific effects of the training and formation activities offered by the university activities. Knowing the real difficulties in the exercise of teaching activities it is important to know whether the institutional attempts to circumvent them are actually reaching their goal. The results of the research can guide the institution towards a review, a redesign or even the abandonment of such initiatives. It is matter of great importance both for professors and mainly for students of the university. To conduct the research we choose the use of questionnaires, of both, quantitative and qualitative nature. The questionnaire consisted of open and closed questions designed to detect the personal, academic and professional aspects considered important for the initiation of the study regarding the perception of professors about the training processes developed by UFSCAR - Campus Sorocaba. It is considered that professional development is related, on one hand, with the personal, political and social aspects of the professor and on the other, with the nature of the procedures and content of the courses offered by the university.
- TeseColégio Arnaldo Jansen: um colégio, uma cidade, um ministério(2016) Cunha, Dênio Mágno daEsta tese aborda a história do colégio Arnaldo Jansen, localizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Fundado em 1912, pelos missionários do Verbo Divino, congregação originária da Holanda e da Alemanha. Descreve-se a evolução da construção do colégio, as dificuldades enfrentadas pelos padres alemães, desde a sua instalação numa pequena casa até a construção de prédio definitivo, obra que só seria dada por terminada em 1935 e que misturava a arquitetura alemã com o estilo clássico da cidade. Conta-se através da crônica poética de um de seus mais conhecidos ex-alunos, Carlos Drummond de Andrade, o cotidiano escolar, marcado pelas relações entre alunos e professores. Destaca-se a disciplina, as atividades religiosas e de lazer proporcionada pelo colégio, além das artísticas e militares. Os professores e seus diversos estilos são figuras relevantes assim como o relacionamento mantido com seus alunos. A cidade de Belo Horizonte vivendo seu apogeu desenvolvimentista e modernista é o cenário onde se desenvolve a atividade do colégio. Considerando que o resultado da educação escolar é a atuação de seus ex-alunos na sociedade, narra-se a trajetória de Carlos Drummond de Andrade, Abgar Renault e Gustavo Capanema, alunos do colégio da turma de 1916-1917. Especificamente esses alunos foram figuras marcantes na história da educação e cultura brasileira a partir de 1930. Seguindo a direção da modernização, à frente do Ministério da Educação, implantaram a base sobre a qual se erigiu e ampliou-se a estrutura educacional e cultural no Brasil. Nesta época foram criados diversos órgãos oficiais de incentivo à educação e cultura. Na sua realização foram pesquisados documentos do acervo do colégio, periódicos, fontes bibliográficas sobre os temas abordados. Conclui-se pela presença constante das ideias de modernidade na história do colégio, na cidade e na trajetória de seus ex-alunos à frente do Ministério da Educação.
- DissertaçãoConservatório Maestro Henrique Castellari: história e memória (1966-2001)(2016) Leite, Marcelo de SouzaNessa dissertação o objetivo principal foi fazer uma reflexão sobre a História da Música até os dias atuais, utilizando como fonte de pesquisa a História e a Memória do Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari da cidade de Salto, no interior de São Paulo. Na busca de contribuir para o acervo histórico da cidade e da instituição, foram coletados dados históricos e narrativas biográficas que colaboraram com a pesquisa da instituição desde sua fundação em 1966 até 2001. Para seu desenvolvimento foram utilizados recursos materiais iconográficos e documentais da instituição, organização e sistematização das informações obtidas para produção do texto final, consulta de documentos federais, estaduais, institucionais e municipais que falam de sua instalação, o currículo, a estrutura social e administrativa da escola, juntamente com os fatos, acontecimentos e depoimentos que ajudaram a pontuar as celebrações de seus cinquenta anos em 2016.
- TeseEntre o monumento idealizado e o realizado: a Escola Normal Livre Municipal de Sorocaba (1929 a 1967)(2015) Almeida, Adriana Ricardo da MotaEsta Tese de Doutorado tem o propósito de realizar a interpretação histórica e compreender o processo de instalação e organização da Escola Normal Livre Municipal de Sorocaba no período compreendido entre a sua criação e extinção, respectivamente 1929 a 1967. O foco da pesquisa é a análise do ensino normal nessa instituição, investigando os campos da história da educação, das instituições escolares e cultura(s) escolar(es), considerando as seguintes categorias: origem, arquitetura predial, fontes históricas documentais, tempos, espaços e os sujeitos presentes na trama que organizou a instituição. A Escola Normal Livre de Sorocaba, laica, emergiu num momento de forte tensão sociopolítica entre duas facções do Partido Republicano Paulista e foi mantida pela prefeitura municipal, daí o adjetivo contraditório “livre”, já que era subordinada ao Estado. A equiparação às oficiais estaduais ocorreu somente vinte e cinco anos após a sua criação. Emergiu na condição de “anexa” ao Ginásio Municipal pela Lei Nº 209, de 16 de janeiro de 1929. Em 1931 criou-se a Escola de Aplicação anexa à Escola Normal Livre, a qual funcionou no mesmo prédio. Instituição escolar marco do ensino secundário de humanidades em Sorocaba, formou os primeiros professores primários na cidade e cerca de mil professores durante os trinta e oito anos de história. O papel social da Escola Normal Livre de Sorocaba foi formar professores primários para atuarem nos grupos escolares de Sorocaba e cidades da região, além das escolas rurais e ou isoladas. Apesar dos imensuráveis percalços e resistências por conta dos dispositivos escolares de controle que contribuíram para identificar as características de cultura(s) escolar(es) singular(es), podemos afirmar que a mesma cumpriu seu papel, face ao reconhecimento histórico e social que perdura até os dias atuais.
- DissertaçãoImprensa e educação: registro da escrita feminina no jornal O operário (1909-1913)(2013) Valente, Marcélia PicançoEste trabalho investiga os escritos de mulheres trabalhadoras na imprensa operária do Brasil nos anos de 1909 a 1913, na cidade de Sorocaba/SP. Examina seus discursos e as questões que os envolviam como reivindicações por educação, emancipação feminina e a exigência de plenos direitos na sociedade. Analisa as relações entre poder e trabalho e suas experiências coletivas. A principal fonte desta pesquisa é o jornal O Operario, periódico de orientação socialista que surge no seio da sociedade industrial emergente em Sorocaba. O jornal destaca-se como um contraponto à imprensa hegemônica do período e deu oportunidade para que algumas mulheres nele se manifestassem. Nessas manifestações houve espaço para que se discutisse a formação do movimento operário e seus principais argumentos para instrução dos trabalhadores.
- TeseMulheres plurais: a educação feminina à luz da missão educativa da Igreja Católica(2015) Gomes, Calil de SiqueiraMulheres Plurais: a educação feminina à luz da missão educativa da Igreja Católica é uma tese construída na linha de pesquisa História e historiografia: políticas e práticas escolares, perpassando pelo fio condutor a História das Mulheres, como fruto de análise de discursos tradicionais que reforçavam a figura de submissão das mulheres no cenário de educação religiosa do Catolicismo Ultramontano. Nesse caso, a visibilidade feminina e a sua busca de mobilidade nos espaços de poder dentro da história, perpassou pelo crivo da educação, bem como pelo processo de civilização e emancipação, que outrora fazia da condição feminina uma situação de dominação e submissão masculina, que analiticamente nas visões bíblicas e históricas são reforçadas pela ideologia da fragilidade feminina. O recorte temporal da pesquisa compreendeu fins do século XIX e início do século XX (1859 até 1963), mediante uma revisão bibliográfica sobre a educação feminina, a história das mulheres e o papel da Igreja Católica justificando alguns fragmentos que continham uma educação moral e rígida. E, ao mesmo tempo a Igreja Católica que por vocação natural de ensinar, abriu campos e espaços para que a educação feminina confessional tivesse o seu devido lugar, não substituindo a educação laica do cenário político tradicional e conservador, que à época mantinha poucos interesses em emancipação feminina, atrelando a condição feminina submissa ao domínio masculino. Contudo, no final do século XIX, aconteceu a crise modernista (valores, princípios morais, éticos e políticos), e reforçou o ideal da educação feminina em colégios religiosos, pois fazia parte das estratégias ultramontanas em querer recristianizar toda a sociedade, na formação de mães e esposas aptas para o desenvolvimento da nação brasileira, como exemplificou o Colégio Santa Escolástica de Sorocaba, com sua proposta pedagógica e formação cultural, que desde 1906 corrobora com a história da educação em Sorocaba.
- DissertaçãoO personagem negro em lições de história do Brasil: olhares oitocentistas(2011) Conti, Maria Lígia; 1955-Este trabalho, que se desenvolve na linha de História e historiografia: políticas e práticas escolares, teve como fio condutor a busca do personagem negro, africano ou nascido no Brasil, nas lições de história do Brasil, nos anos 1800: sua relação com a sociedade da época e sua participação no desenrolar histórico das transformações do país. A motivação condutora para tal estudo foi a Lei 10639/03, que determina o ensino da história e cultura africanas nas escolas brasileiras. Objetivou-se encontrar material informativo que trouxesse o conhecimento das relações sociais dos negros em tempos de tráfico negreiro e movimentos pró e contra a escravidão, estendendo-se aos momentos de tensão que levaram à assinatura da lei Áurea, libertando do cativeiro todos os negros, que passaram então a ser considerados cidadãos brasileiros, segundo a Constituição de 1824. Para este estudo, na busca das obras em questão, foram consultados os acervos em diferentes repositórios da memória nacional, como: bibliotecas universitárias, públicas e associativas, nacionais e estrangeiras e, ainda, acervos particulares. De posse de material significativo para a investigação, foram levantados dados e investigadas as efetivas citações referentes aos negros e à sua participação na narrativa histórica de cada autor. Após análise do conteúdo, teceram-se considerações baseadas em fatos históricos, como também em documentação paralela e apoio teórico referente à própria pesquisa histórica. As constatações feitas referentes à narrativa aqui investigada estimulam o interesse por novas questões na busca de propostas de ensino, no que tange a história e cultura africanas.