Dissertações e Teses
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Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Emmel, Maria Luísa Guillaumon"
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- DissertaçãoDesempenho escolar em crianças prematuras: concepções de professores, pais e alunos(2003) Amaral, Lilian PintoA melhora dos cuidados intensivos neonatais tem proporcionado a sobrevida de crianças com idades gestacionais cada vez menores. Muitos estudos contemporâneos direcionados à esta população de recém-nascidos prematuros, têm apontado para a relação entre prematuridade/ baixo peso e dificuldades escolares. Baseando-se nos pressupostos acima, conduziram-se os objetivos desta pesquisa que pretendeu analisar a concepção de professores, pais e alunos sobre o desempenho escolar de 10 crianças nascidas prematuras de baixo peso e que estavam cursando os primeiros anos do ensino fundamental. O estudo teve como participantes as mães das crianças, as professoras e as próprias crianças. Todos foram entrevistados, e os dados analisados. Obteve-se como principais resultados que o grupo de crianças com história de prematuridade e baixo peso aqui estudado, apresentou alguns comportamentos e dificuldades de aprendizagem comuns a todas, diferindo no grau de comprometimento em cada uma delas, como dificuldade de atenção, irrequietude motora, dificuldade no raciocínio lógico, escrita e leitura.
- DissertaçãoO material e a atividade enquanto intermediários das interações grupais(2000) Silvano, Rita de Cássia Gianolla MirandaO potencial artístico da criança geralmente sofre um corte quando ela entra na escola fundamental e passa a ser estimulada mais especificamente para o uso da linguagem escrita. Estimular o potencial artístico é vital para a ampliação da capacidade de interação com o mundo. Este estudo buscou analisar o papel da atividade como intermediária das interações entre as crianças reunidas em grupos que manipulam e interagem com materiais artísticos. Partimos da contextualização histórica do ensino de artes no Brasil, acompanhando sua trajetória até a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que propõe o ensino de artes permeando todo processo de ensino-aprendizagem na educação. A população estudada foi constituída por crianças que cursavam pela primeira vez a primeira série do ensino fundamental e que tinham entre sete e oito anos. Para estabelecermos uma análise comparativa, focamos três grupos distintos constituídos de quatro crianças cada grupo. Um grupo foi composto por crianças que estudavam em escola particular, outro em escola pública estadual e o último por crianças que freqientavam, em horário extra escolar um Centro de Integração Social. A cada criança dos grupos foi oferecida uma caixa montada com materiais artísticos. Ao longo de três sessões elas eram estimuladas a manipular o material e a construir algo. As semelhanças e diferenças entre os grupos foram analisadas sob dois enfoques: 1) das crianças as interações que ocorreram entre as crianças e com o adulto, o papel do material como intermediário nas relações, as construções que realizaram. 2) das mães, buscando seu depoimento sobre a importância da atividade artística na vida dos seus filhos. Os resultados mostram a importância do material artístico como facilitador no desenvolvimento global da criança, das interações estabelecidas entre elas e o adulto; e da importância da formação do adulto que trabalha com a criança num momento em que as artes se inserem como área permeando o processo educativo.
- DissertaçãoO professor universitário da área da saúde: profissão e qualidade de vida(2000) Rosa, Soraya DinizEsta pesquisa diz respeito a um estudo exploratório que pretende investigar a qualidade de vida e trabalho na universidade, em especial do professor universitário da área da saúde. A temática surgiu com o objetivo de conhecer o cotidiano do professor universitário considerando a multiplicidade de papéis que ele assume no desempenho do seu trabalho, ou seja, sua atuação na docência, pesquisa, extensão e administração. A estratégia adotada foi constituir um grupo de pessoas a partir de critérios previamente estabelecidos: ser professor da área da saúde, sendo a metade terapeutas ocupacionais; estar atuando como docente universitário; - a amostra ser distribuída igualitariamente entre professores da rede pública e da rede privada de ensino. O grupo foi composto por vinte e quatro professores da área da saúde, sendo onze terapeutas ocupacionais e os demais das áreas de medicina, enfermagem, odontologia e fisioterapia. A relação entre qualidade de vida e trabalho foi analisada sob o ponto de vista da representação que os professores fazem a respeito dos papéis ocupacionais e socioculturais que assumem na sua rotina de vida. Através dos relatos dos entrevistados, analisou-se as informações obtidas sobre o cotidiano do professor centrando as atividades do trabalho profissional, do trabalho familiar e do tempo livre. Os resultados obtidos mostram a representação que o professor da área da saúde faz do seu papel profissional no ambiente acadêmico, sua condição de vida, a predominância da sua atividade de trabalho sobre as demais e a descaracterização de seu tempo livre.
- DissertaçãoOs jogos de regras e o desenvolvimento de habilidades em crianças de 5 a 6 anos(2000) Florio, Sandra ReginaEntendendo o brincar como fator primordial na construção do conhecimento e desenvolvimento global da criança, este trabalho buscou verificar as habilidades envolvidas em jogos e investigar a interação social das crianças nesse processo. Para isso, foram selecionados alguns jogos infantis e aplicados a 6 grupos de crianças de 5 a 6 anos, alunos de uma escola particular da cidade de Sorocaba - SP. As etapas para a realização deste trabalho foram: estudo teórico acerca do assunto pesquisado (que acompanhou todo o processo), aplicação dos jogos e filmagem dos mesmos, observação das filmagens, descrição dos jogos, adaptação de um roteiro para análise das habilidades, análise dos jogos, definição e identificação das habilidades envolvidas e considerações sobre a dinâmica dos grupos. Os resultados obtidos a partir das análises realizadas permitiram: analisar o potencial dos jogos para o desenvolvimento da socialização da criança; identificar as habilidades envolvidas nos jogos estudados; observar como se processam as interações sociais das crianças. As análises realizadas podem ser aplicadas a uma grande quantidade de jogos, com crianças de outras faixas etárias para que se possam adquirir, assim, mais informações acerca do brincar, do desenvolvimento infantil e da socialização da criança.
- DissertaçãoPosso entrar?: um estudo sobre a inclusão de alunos com deficiências físicas em instituições de ensino regular na cidade de Sorocaba(2000) Bernal, Cíntia de Menezes FernandesNeste trabalho de pesquisa a autora procurou analisar os processos envolvidos na inclusão da criança com deficiência física na escolaridade regular. A inclusão social é compreendida como um processo em que a sociedade se adapta para poder incluir pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. Levando em conta que este processo deva ser bilateral, foram realizados três estudos de caso. Sustentados numa abordagem qualitativa de pesquisa, estes estudos tiveram, como cenário, três estabelecimentos regulares de ensino, um deles de caráter particular, os demais de caráter público municipal e estadual, visando ao esclarecimento de suas especificidades. Para tanto, utilizaram-se, para a coleta de dados, instruments como entrevistas semi-estruturadas e observações diretas da dinâmica escolar. A população estudada tem as seguintes similaridades: freqüenta a terceira série do ensino fundamental da rede regular de ensino e possui deficiência física que limita a locomoção independente. Na análise procurou-se compreender o processo de inserção dessas crianças sob o ponto de vista da escola, da criança com deficiência física o daqueles que convivem com ela. As conclusões apontam para um movimento ainda unilateral, em que principalmente as crianças e suas famílias são responsáveis pelas suas necessidades especiais, num contexto político cujo discurso modernizador reconhece a legitimidade da inclusão, mas, na prática, evidencia o desprezo pelos direitos reconhecidos.