Navegando por Assunto "Educação ambiental"
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- DissertaçãoA casa, a escola e as identidades dos/as educadores/as ambientais(2006) Silva, Adilson Januário daEducador/a ambiental: quem é este/a profissional? Como ele/ela constrói suas identidades através de suas experiências em todas suas trajetórias? Casa e escola: que influências exercem em todo este processo? São perguntas como estas que norteiam este trabalho de dissertação. O educador ambiental possui uma história, uma trajetória carregada de vivências que partem de sua “casa”, sua infância, seu mundo particular, passando pela “escola”, pelos espaços públicos, sua convivência com os outros, sua formação acadêmica e suas experiências profissionais. Todo este processo insere este/a profissional em um emaranhado de informações e conhecimentos que estabelecem as “redes de saberes”, por onde trilham e constroem sua vidas profissionais. Baseando-se em autores como Stuart Hall, Manuel Castells, Pedro Goergen, Marcos Reigota, Andréa Pelicioni, Marília Tozoni-Reis, entre outros, a investigação abarca temas como identidade, casa, escola, redes de saberes, informações e conhecimentos. Uma pesquisa de campo, através de entrevistas realizadas com educadores ambientais formados na 1a .Turma do curso de especialização em Formação de Educadores Ambientais da Unesp/Campus de Botucatu-SP, nos fornece elementos de trajetórias e experiências reais, para uma fundamentação de nossas bases teóricas.
- DissertaçãoA educação ambiental através da arte: contribuições de Frans Krajcberg(2007) Lima, Adriana Teixeira deEssa pesquisa qualitativa teve como objetivo inicial analisar contribuições que o artista Frans Krajcberg poderia trazer à educação ambiental. Num primeiro momento considerei apenas como objeto da pesquisa as suas obras de arte. Num segundo momento ao deparar-me com um material apostilado de Arte que se refere à Krajcberg, e que é utilizado por uma escola de ensino fundamental, verifiquei através da observação a maneira como o artista é estudado na escola. Essa observação proporcionou também uma atividade prática realizada pelos alunos que culminou com a Mostra “Educação Ambiental pela Arte” em 2005, no espaço de exposições da Biblioteca Aluísio de Almeida da Universidade de Sorocaba - UNISO. O desdobramento dessa exposição foi o convite por parte da Divisão de Cultura da cidade de São Roque para a realização da Mostra “Educação Ambiental através da Arte”, em 2007. No decorrer da pesquisa o Grupo de Estudos “Perspectiva Ecologista de Educação” visitou o Espaço Cultural Frans Krajcberg em Curitiba em 2006, e essa experiência vivida pelos alunos foi analisada também. Outras análises relevantes foram inseridas no desenvolvimento da pesquisa: seu percurso artístico, uma entrevista inédita e exclusiva com o artista e suas falas sobre a arte e o meio ambiente. O percurso artístico de Frans Krajcberg se iniciou com a pintura e culminou com a escultura, é carregado de vivências que passam por uma inquietação pessoal, pela sua formação profissional e por espaços públicos. Seu pensamento artístico e sua militância pela causa ecológica traduzem a singularidade e a relevância do artista, para o tema em questão. Sua trajetória artística analisada sob a perspectiva hermenêutica proporcionou diferentes possibilidades de contribuições à educação ambiental sintetizadas da seguinte maneira: sua identidade como artista que ao produzir as suas obras de arte faz um protesto contra o desmatamento no Brasil (imagem), a mediação das suas obras como componente pedagógico para a educação ambiental e para a arte (contextualização/diálogo), e a vivência do artista e suas falas foram subsídios para a sua identificação como um educador ambiental (palavra/educador). Os referenciais teóricos utilizados foram: Nilda Alves, Inês Barbosa de Oliveira, Maria Ciavatta, Marisa Vorraber Costa, Marcos Reigota, Ayrton Dutra Corrêa, Claire Feijó da Fonseca, Maria José Braga Falcão, Takashi Fukushima, Cristina Rodrigues, Maria José Justino, Nadja Hermann, Andréa Focesi Pelicioni, Adilson Januário da Silva e Sílvio Gallo.
- DissertaçãoA floresta e a escola: as representações sobre a biodiversidade dos/das estudantes de farmácia(2007) Nunes, Daiana TobiasOs/As estudantes de farmácia possuem uma relação com a biodiversidade? Como a biodiversidade da floresta está presente no espaço cirscunscrito de natureza reinventada do laboratório? Quais influências a biodiversidade exerce durante o processo educacional da formação destes profissionais?São as perguntas que norteiam esta pesquisa. O laboratório como espaço de formação e de vivência da profissão farmacêutica constrói uma rede de conhecimentos a partir da biodiversidade sob o discurso do conhecimento científico que não privilegia os conhecimentos tradicionais das florestas. As florestas como reduto da megabiodiversidade funcionam como um grande laboratório natural onde as culturas constroem seus aspectos sociais, econômicos, políticos e educacionais. As representações sobre a biodiversidade constituem um pilar da formação dos estudantes de farmácia enquanto profissionais ligados diretamente à megabiodiversidade, cujo papel social começa a ser delineado e a uma identidade que ainda está em formação num movimento que engloba a saúde e o meio ambiente na construção de seus conhecimentos. A educação ambiental contribui para uma fundamentação na constituição do paradigma ambiental da biodiversidade.
- DissertaçãoA temática ambiental na formação acadêmica dos engenheiros e engenheiras em Sorocaba(2012) Silva, Ariane DinizA pesquisa tem por objetivo investigar como a temática ambiental está inserida nos cursos de Ensino Superior de Engenharia da cidade de Sorocaba. A cidade oferece hoje 29 cursos na área de Engenharia, porém o estudo será baseado em 25 cursos, pois foram retirados 3 cursos de Engenharia Ambiental e 1 curso de Engenharia Florestal. Foi realizado o levantamento da grade curricular de todos os cursos em análise e destacadas as disciplinas cujo título tem alguma aproximação com a temática ambiental. Após o levantamento das disciplinas, foram destacados os conceitos mais comumente utilizados em seus títulos. Foi feita a contextualização de cada um dos temas principais e posteriormente a identificação dos professores responsáveis por estas disciplinas. O último passo foram entrevistas com professores que ministram essas disciplinas para identificar de que maneira eles abordam com os seus alunos esses temas, tendo em vista hoje a grande importância de um consistente conhecimento e comprometimento com a temática ambiental por parte desses novos profissionais.
- TeseA, B, C de encontros sonoros: entre cotidianos da educação ambiental(2013) Catunda, MartaExistem inúmeros cotidianos da educação entre nós. Atemporais permeiam o processo da própria vida, com ela se fundem e confundem. A biografia de cada um ocorre entre encontros que desenham paisagens (ambiências), vivências, experiências, imagens, músicas e sonoridades. São acontecimentos que estão muitas vezes fora dos compêndios pedagógicos, das grades curriculares, dos programas, dos conteúdos, ementas, mas, nem por isso são menos ativos ou menos educativos em nossas vidas. Esta tese, fruto de mais e 20 anos de envolvimento com o tema da sensibilização sonora, revela a ambiência sonora, desenhada a partir das narrativas dos encontros que ocorreram durante o processo de pesquisa com: autores, alunos, colegas de curso, professores, cenas e observações, sons, músicas. São interlocuções, testemunhos, teorias, leituras, audições, vivências que, como o som, revelam seus fluxos na dinâmica do dia a dia da educação. Essas se somam às observações ocorridas das audições de pesquisa, registros sonoro de campo, e das práticas pedagógicas. A partir dessa paisagem sonora subjetiva, mas, sobretudo, sensível à ambiência sonora cotidiana, foram investigadas algumas possibilidades da educação ambiental, dentro da perspectiva ecologista. O caminho teórico e metodológico deste estudo encontrou no A B C, Frankfurtiano, de Marcos Reigota (2003), além do formato, o quadro teórico da pesquisa discutido no doutorado, um ponto de partida para movimentar o tema de uma ecologia do som na educação. Acompanha um roteiro de sonoridades, que saltam de cada letra e de canções que são fruto do mergulho criativo, durante o percurso do doutorado.
- DissertaçãoAlinhavando: um estudo sobre as representações de meio ambiente desconstruídas através de práticas sociais, artísticas e pedagógicas(2005) Bonfanti, Maria Celina Barros MercurioAs representações imagéticas sobre o meio ambiente e a utilização de esquemas gráficos adquiridos na repetição de estereótipos é o tema central deste trabalho. A pesquisa foi elaborada confrontando vários olhares da prática pedagógica: a atuação da coordenadora de uma escola de educação infantil, as professoras, a arte-educadora em espaços formais e não formais de educação; considerando os diversos processos de formação tanto em sua subjetividade quanto em seus múltiplos espaços/tempo. Direcionando o foco para essa trajetória contei com Inês Barbosa de Oliveira. O enfoque estabelecido na análise e concepções de meio ambiente foi pautado pela teoria das representações sociais proposto por Moscovici e das contribuições teóricas de Marcos Reigota. A intenção da pesquisa foi refletir sobre as representações de meio ambiente de crianças e adolescentes a partir de suas representações gráficas, baseada nas produções dos alunos e da contribuição teórica de Fusari & Ferraz, Ana Mae Barbosa e Mirian Celeste Martins foram realizadas as análises. O estudo demonstra a importância das imagens como precursora ou como fator de sedimentação de representações de meio ambiente e propõe ações de mediação, leitura e produção de obras artísticas como recurso facilitador para a desconstrução.
- DissertaçãoAs pichações nas escolas: uma análise sob a perspectiva da educação ambiental libertária(2006) Barchi, RodrigoA pichação é uma forma de escrita feita nas paredes e carteiras escolares, muitas vezes com caracteres indecifráveis e sempre mutáveis, causando, no mínimo, desconforto, por não serem passíveis de compreensão, assimilação ou aniquilação. Mas ela também pode ser considerada arte e intervenções políticas anônimas, cujos autores vêem a escola como um suporte. Este trabalho abordou e discutiu os discursos realizados nas conversas cotidianas sobre as pichações nas escolas, analisados sob a possibilidade de uma educação ambiental de enfoque libertária.
- TeseCartas a J e K: contribuições de um professor universitário à educação ambiental(2014) Moura, José CarlosEsta tese tem como objetivo principal situar e discutir algumas questões ambientais do ponto de vista cotidiano da trajetória de um docente, administrador, técnico em segurança do trabalho e auditor de sistema de gestão ambiental; especialmente voltado para práticas pedagógicas de sistematização na FATEC, como professor e em consultorias técnicas visando à redução de resíduos sólidos, dentre outras atividades ligadas às saídas para os impactos ambientais. Esta trajetória é aqui apresentada por cartas ao lado das reflexões surgidas deste convívio. A metodologia da Carta foi considerada adequada para apresentar as indagações e reflexões deste professor, e fundamenta-se no livro “Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis”, de Paulo Freire, escrito em 1994. Atraído desde jovem ao mercado de trabalho, para uma área mais técnica através de cursos do Sesi e Senac, comecei a atuar em empresas antes de entrar na faculdade. Assim, chegar à abrangência da educação ambiental e à carreira docente, só foi possível através de uma incessante busca por aprimoramento. Nas empresas onde atuei e ainda atuo como consultor, nos conselhos, na sala de aula sempre me pautei por uma preocupação permanente com a prevenção e sobretudo com as condições de vida, presentes nestes diversos ambientes de trabalho e estudo. Ao longo desta trajetória profissional questionei normas de qualidade, fui ferrenho ao criticar rotinas de trabalho maçantes, enfrentei discursos que nem sempre correspondiam às reais necessidades, pensamentos e sentimentos dos trabalhadores, fossem estes operários, funcionários ou chefes e dirigentes de empresas. Esta postura combativa, nem sempre foi bem recebida. Assim, por caminhos enviesados cheguei à educação ambiental como docente, sobretudo, ao potencial teórico adequado para surgimento de outra mentalidade relacional com a vida, em todas essas dimensões profissionais. O respeito à terra, a seus ecossistemas tanto em escala local quanto global, deve se manifestar na adoção de métodos de planejamento e uma educação ambiental, dando ênfase à redução e não geração de resíduos e que preservem o ambiente, representa nada menos que uma ordem social mais elevada, que invista na formação futuras de mentes mais centradas na saúde do planeta do que na aquisição de materiais e produtos com obsolescência programada, gerando grande quantidade de resíduos. Portanto, é fundamental que as novas e atuais gerações possam compreender nesse re- 6 lato, as evidências, cuidados, perigos, os esforços das últimas quatro décadas, das questões envolventes na relação que nós, seres humanos, temos tido com o nosso ambiente e com o próprio desenvolvimento da educação ambiental. Na minha atividade de técnico e professor, certas questões relativas aos impactos ambientais não são tão evidentes como deveriam. Assim esse diálogo com as gerações vindouras e atuais, aqui será tratado como uma conversa mais direta buscando expressá-lo através do cotidiano deste educador.
- DissertaçãoCiência e poesia em diálogo: uma contribuição à educação ambiental(2009) Silva, Antonio AlmeidaOs avanços da Física, Química, Astronomia e Genética, bem como de outras áreas das ciências, modificaram a maneira de ver o homem e a mulher, assim como o mundo. O conhecimento das técnicas e das ciências, por alguns países, começa a ser encarado de forma hegemônica em relação a outros. Por isso, é importante questionar: que tipo de ciência está sendo produzida para nossa sociedade? Qual seria o sentido dessas ciências? Em quais espaços seria possível aproximá-las de outros saberes? Que possibilidades a Educação Ambiental pode ter na construção de diálogos entre os diferentes saberes? Com isso, tentamos promover conflitos nas diferentes ideias, concepções, representações simplistas, ingênuas e até mesmo oportunistas no que diz respeito à construção do conhecimento e das ciências. O presente trabalho propõe estabelecer diálogos entre as ciências e a arte. Para esse diálogo, recorro aos poemas de Manoel de Barros e aos textos de Newton Aquiles von Zuben. As primeiras nos direcionam a uma ciência mais próxima do ser, utilizando-se das inutilidades, das coisas insignificantes, dos andarilhos. Tudo que a sociedade ignora e despreza serve para poesia. O segundo, sobretudo pela obra Bioética e Tecnociências, remete a intensas reflexões de cunho filosófico, assaz argumentativo sobre a técnica e a operatividade da ciência. As tecnociências nos trazem uma equívoca melhora nas condições de vida, no momento em que aumentam a qualidade e expectativa de vida e, ao mesmo tempo, é permitido o surgimento de novas catástrofes, como o surgimento de novas bactérias e explosões nucleares. Neste trabalho, a educação ambiental é vista como espaço para que se construam diálogos entre a poesia e as ciências, de modo a direcionar o homem e mulher à edificação de uma ciência não só pela técnica, mas pela ética e estética, na razão dialógica, na alteridade, com vistas à construção de outras formas de saberes e práticas.
- DissertaçãoCotidiano da creche Sabiá: ecologizando a educação infantil(2005) Pereira, Kátia ReginaO objetivo desta pesquisa é apresentar e analisar o trabalho educativo desenvolvido pela Creche “Ettore Marangoni”, uma escola pública infantil, localizada na Vila Sabiá, Sorocaba/SP, dentro do enfoque ecológico e sócio-interacionista. Dentro de uma abordagem qualitativa, procuro rever a trajetória do processo educacional, por meio de narrativa e fragmentos do cotidiano de experiências educativas vividas pelas crianças, suas famílias,, educadores e comunidade ao redor. As ações tentam demonstrar como experiências da implantação de uma proposta pedagógica com abordagens ecológicas podem contribuir e promover uma educação eficaz e, quem sabe, um futuro com uma melhor qualidade de vida.
- DissertaçãoDesvelando a história da educação ambiental em Sorocaba(2000) Goya, Eneida Maria MolfiPartindo do pressuposto de que a História é construída a partir de ações cotidianas de agentes sociais, anônimos ou não, resolvi resgatar a História da Educação Ambiental, em Sorocaba, por meio das falas de alguns personagens, além do cruzamento dessas informações com a análise documental presentes em publicações, manchetes de jornal, folhetos informativos, etc. Essa escolha metodológica deu-se pelo fato de acreditar que, desvelando falas, ficamos mais próximos de acontecimentos excluídos da história "oficial". O objetivo principal dessa dissertação é conhecer a prática pedagógica na educação ambiental em Sorocaba, para que, a partir daí, possam advir outras práticas sociais que englobem uma educação ambiental que não desconsidere questões sócio-econômicas. políticas, culturais e históricas que não podem estar ausentes no discurso ambientalista. Ao término da investigação percebi que a maior parte das atividades educacionais que acontecem em Sorocaba, sob o título de educação ambiental, aproximam-se mais de aulas de zoologia e ecologia, revelando, assim, uma representação social naturalista frente ao tema meio ambiente e educação ambiental - com preocupações preservacionistas e conservacionistas do meio ambiente, pouco considerando a ação do homem sobre o espaço ambiental por ele ocupado, no qual, aspectos sociais e antropológicos não podem ficar de fora.
- DissertaçãoEducação ambiental e fenomenologia: a contribuição da excursão para as percepções do meio ambiente em estudantes de ensino médio(2005) Gonçalves, Márcio Luiz QuarantaO modelo de civilização predominante no início do século XXI, alicerçado em um capitalismo materialista e consumista, na dessacralização da natureza e em uma ciência determinista que estuda apenas os fenômenos previsíveis, que nega a indeterminação e a incerteza, agoniza. Ele produziu um ser humano frágil, permissivo, hedonista e banalizado, incapaz de emoções e sentimentos próprios, que se deixa conduzir passivamente pelos modismos e pela mídia. O movimento ambientalista, reação a este modelo de civilização e modo de ser como pessoa, desembocou em uma Educação Ambiental, um novo modo de ser no mundo, que preconiza uma religação entre os saberes tradicionais e científicos e o respeito a todas as formas de vida na Terra, ela própria considerada como um organismo em nível planetário. Através do contato com a natureza, mesmo já alterada pelo Homem, crianças e adolescentes podem descobrir a beleza latente de seu mundo e valorizálo, reagir perante o mal-estar do ser humano em seu próprio planeta e resgatar a vontade de melhorá-lo e de com ele conviver plenamente. A iniciativa deste professor e biólogo, em promover excursões a Parques e Museus, com os educandos de uma escola pública de ensino médio da cidade de São Paulo onde trabalhou até 2002, permitiu a dezenas de adolescentes esta oportunidade. Com base teórica na fenomenologia de Merleau-Ponty, que valoriza o papel mediador do corpo da pessoa nas percepções sobre o meio ambiente, efetuou-se a análise de prosa das palavras escritas e faladas pelos adolescentes, de suas emoções e sentimentos, durante as excursões. Como resultado do estudo, verificou-se que os estudantes foram capazes de chegar a essências sobre a natureza e a vida similares àquelas intuídas por diversos pesquisadores e pensadores que se situam entre os inovadores da Ciência e da Filosofia.
- DissertaçãoEducação ambiental no cotidiano de escolas rurais de Itapetininga: a recuperação de matas ciliares(2004) Prado, Bárbara Heliodora Soares doConstantemente os assuntos relacionados à zona rural estão presentes nos meios de comunicação, através dos debates sobre as tecnologias de ponta para a produção agropecuária, com destaque para as sementes geneticamente modificadas e os movimentos sociais pela posse de terras. Mas a situação em que se encontram os pequenos agricultores, o uso inadequado dos agrotóxicos e a deterioração dos recursos naturais são pouco divulgados. Nesse contexto, está a escola rural ausente desses debates tão prementes às populações rurais. Afinal, não existe uma política educacional específica para a zona rural; o que vemos são escolas de modelo urbano instaladas na zona rural. A pesquisa aqui apresentada traz a discussão sobre a conservação e recuperação das matas ciliares, como uma alternativa para desenvolver a educação ambiental nas escolas rurais. No decorrer da pesquisa foram realizados quatro cursos de capacitação em educação ambiental para recuperação de matas ciliares destinados aos docentes, coordenadores(as) e diretores(as) de três escolas rurais da bacia hidrográfica do rio Capivari. A partir dos cursos foram plantadas 614 mudas de espécies nativas, em duas propriedades rurais e desenvolvidas atividades de educação ambiental voltadas à conservação e recuperação das matas ciliares. Para desenvolver as atividades propostas considerou-se o conhecimento científico acumulado sobre o tema e os fatores relacionados à cultura e às representações dos atores do processo. A pesquisa “Educação ambiental no cotidiano de escolas rurais de Itapetininga: a recuperação de matas ciliares” é uma experiência educativa, na qual a educação ambiental e as práticas pedagógicas do cotidiano mostram possibilidades de contribuição para a consolidação da educação escolar no âmbito rural.
- DissertaçãoEducação física e educação ambiental: uma possibilidade de diálogo por meio das práticas pedagógicas cotidianas com crianças de 1ª a 4ª séries(2007) Cardoso, Íris Adriane SantoroO objetivo da pesquisa é refletir sobre a existência de diálogo entre Educação Física e Educação Ambiental, por meio das atividades realizadas por crianças de 1ª a 4ª séries nas práticas pedagógicas cotidianas das aulas de Educação Física de uma escola na cidade de Sorocaba. Esta análise está voltada para as possibilidades e desafios do encontro da Educação Física e a Educação Ambiental no cotidiano escolar, sendo feita através de uma revisão bibliográfica, de minha trajetória como professora de Educação Física e das práticas pedagógicas cotidianas. Essa preocupação se deu na minha vivência como professora, pois sentia a necessidade de novos trajetos que fossem além do curricular. Intrigava-me outros temas além dos exercícios, das repetições e dos esportes. Ao analisar o corpo e o movimento, observei como forma de conhecimento, que esse processo busca compreender se as relações de tempo/espaço no cotidiano interferem ou não no meio ambiente. Em outras palavras: descobertas corporais despertam a criatividade e influenciam na cultura corporal dos alunos e alunas? Pesquisei esse encontro da Educação Ambiental com a Educação Física em dois momentos: no corpo e na quadra como meio ambiente. De que maneiras se dão esses encontros? Quais os pontos comuns entre essas áreas? Com a análise das práticas pedagógicas e seus significados, espero responder a essas questões.
- DissertaçãoEducação superior e sustentabilidade(2016) Tomaz, DanieleO título desta dissertação “Educação Superior e Sustentabilidade” encerra em si, duas de minhas inúmeras inquietações: o que é sustentabilidade, e como é abordada a sustentabilidade nos cursos de Educação Superior. Como base deste trabalho recorri ao recurso da pesquisa e análise bibliográfica e documental dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura na Graduação de três Instituições Educacionais de Educação Superior da cidade de Sorocaba, sendo uma delas de iniciativa privada, uma de iniciativa pública e uma comunitária, com intuito de ampliar a amostragem e retratar de forma mais contundente a realidade educacional vigente. Esta pesquisa indica que até o presente momento estão sendo empenhados esforços hercúleos da comunidade global principalmente através da Organização das Nações Unidas (ONU), para senão reverter o cenário de degradação do meio ambiente ao menos estabilizar os prejuízos já causados, de modo a dar início a um processo de recuperação que possibilitará às gerações futuras uma vida sustentável, que implica na forte presença da educação. Esta pesquisa indica a dificuldade, de reconhecer e dimensionar a real magnitude que uma educação para o desenvolvimento sustentável deva ter. Este trabalho analisa em que medida a Educação Superior foca nos Projetos Pedagógicos de cursos de Licenciatura de três instituições educacionais de Sorocaba, (privada, pública e comunitária) o conceito de sustentabilidade e seus quatro principais pilares (Ambiental | Cultural | Econômico | Social), tendo em vista que cabe à educação como atividade formadora, empoderar o indivíduo para exercer plenamente sua cidadania e este indivíduo enquanto educador, tornar-se um multiplicador de conhecimentos, habilidades e atitudes positivas e propositivas, tendo consolidado em seu arcabouço de saberes os principais pilares da sustentabilidade.
- DissertaçãoGuia de educação ambiental unindo redução, reuso, reciclagem, arte e tecnologia(2021) Siqueira, Simone dos SantosEssa pesquisa descritiva qualitativa teve como propositura o desenvolvimento de material didático de educação ambiental a partir das experiências e resultados do Projeto Reciclarte aplicado em uma escola pública na cidade de Indaiatuba. Participaram do projeto alunos do ensino médio em parceria com jovens do Rotary Club de Indaiatuba, que foi também o grande apoiador entre outros como o COMDEMA e a UNISO. Com a finalidade de ir além da conscientização ambiental, através de ações com ideias na redução, reuso e reciclagem de embalagens que geralmente acabam indo para os aterros sanitários, nasceram nove temas trabalhados por grupos de dois à cinco alunos. Foram abordados os problemas dos descartes do óleo de cozinha usado com a ideia do ReciclÓleo para ser coletado em um container adaptado para PET com óleos e, após captado por pessoas autorizadas, serem levados para transformação em biocombustíveis; informações sobre os impactos dos lixões nos lençóis freáticos; produção de composteiras com cascas de frutas, legumes e verduras; ideias para utilização do chorume em água de reuso; reutilização de pneus em floreiras; produção de horta vertical com PET’s e palete; aproveitamento do lixo eletrônico; divulgação de como e onde encontrar os ecopontos fazendo a coleta seletiva do lixo seco e úmido; e informar sobre extinções de espécies como a importância das abelhas e a polinização na natureza. A pesquisa embasada neste projeto teve a fundamentação científica do relato histórico da educação ambiental no Brasil, juntamente com as leis dos resíduos sólidos e da própria educação escolar. No decorrer da pesquisa, é apresentada a arte da reciclagem e como ela é traduzida na educação ambiental, com movimentos artísticos conhecidos como arte reciclada, que, atualmente, inspira uma infinidade de criadores ao longo do mundo. O material didático ilustrado, produzido com objetivo de capacitar professores e gestores ambientais na aplicação de projetos de ação nas escolas e instituições, encontra-se no final desta pesquisa e tem a metodologia que foi aplicada para cada tema, exposições do trabalho das imagens do trabalho no shopping e museus da cidade, e a grata homenagem como um dos melhores projetos na educação em 2019, avaliado pela Fundação Lemann. Todos os trabalhos foram descritos de forma detalhada e a própria pesquisa fundamentada por autores de grande relevância na educação ambiental são citados para gerarem novos trabalhos com ideias, projetos e alternativas de soluções socioambientais sustentáveis.
- TeseNarrativas ambientais e educomunicação: o cinema como estratégia para a compreensão ambiental(2023) Souza, Gisele Cristina Gabriel deAo tomar como fio condutor o emprego do cinema em processos educomunicativos, esta pesquisa tem como foco as relações entre produções cinematográficas, comunicação e educação, interligadas às questões ambientais. Assim, o problema pode ser enunciado a partir da seguinte pergunta: como as narrativas podem auxiliar as práticas educomunicativas, supondo-se que possam oferecer uma abordagem complexa dos fenômenos? A pergunta parte da hipótese de que as narrativas podem contribuir para uma educomunicação sensível, capaz de comunicar por meio de uma linguagem poética e ampliar a maneira de como percebemos o mundo ao nosso redor. E, se assumida no cotidiano escolar, pode ser uma grande aliada frente às questões caras à educação e à comunicação ambiental. O objetivo geral é compreender os processos comunicacionais estabelecidos em produções cinematográficas que abordam as questões ambientais, bem como refletir sobre o uso destes recursos em processos educomunicativos. Como objetivos específicos: a) verificar as estratégias utilizadas para a construção destas narrativas, com ênfase na apuração sobre os elementos poéticos, possivelmente presentes na estrutura imagética, sonora e verbal; b) apresentar uma tipologia de narrativas para a construção de uma educomunicação pelo viés do sensível. Em busca de compreender como se configuram tais narrativas – e explicar sua inserção em um ambiente pedagógico voltado para o exercício crítico e criativo, seremos amparados por autores como: Míriam Cristina Carlos Silva; Edgar Morin; Octavio Paz; Walter Benjamin; Paulo Freire; Adilson Citelli; Ismar de Oliveira Soares; Ailton Krenak e Marcos Reigota. Além disso, com o intuito de contribuir para a reflexão do processo de ensino-aprendizagem, uma proposta didática é apresentada. A presente pesquisa se justifica no atual cenário social, no qual a questão ambiental tornou-se um problema de responsabilidade individual e coletiva, pois até aqui não fomos capazes de equilibrar nossa existência com a utilização dos recursos finitos disponíveis na natureza, e, em geral, nos relacionamos com o planeta de forma destrutiva. Neste sentido, ao tratar as questões ambientais a partir da educomunicação, pode-se apresentar ferramentas que se inserem no conjunto maior da educação com o objetivo de transformações sociais, afinal, trata-se de um papel ético na comunicação contemporânea. As narrativas fílmicas apresentadas neste trabalho, dada a sua complexidade poética e a forma sensível como tratam a questão ambiental, por meio do cinema, podem contribuir para uma educomunicação sensível. O trabalho demonstra que é possível, a partir do cinema e da comunicação sensível, aliar a educomunicação às discussões ambientais, por meio de sequências didáticas a serem trabalhadas no diálogo entre professores e alunos, levando-se em conta o fundamento da comunicação como um processo de interação, portanto, de construção intersubjetiva de saberes.
- TesePedagogias em deslocamento no cotidiano da (in)diferença: narrativas desde uma revisita à perspectiva Freire(e)Ana(2021) Aversi, Tânia Lídia RibeiroÀs vésperas do centenário de Paulo Freire, uma professora pesquisadora tem um afortunado encontro com a viúva do maior pensador da educação brasileira. Tal encontro marca de forma definitiva sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Estando no caminho de seu doutoramento em educação, um desvio de rota acaba por levá-la a frequentes viagens à terra natal de Paulo e Nita Freire onde se dedica a uma “arqueologia Freire(e)Ana”. Este trabalho funda-se na experiência de uma formadora de professoras cuja bio:grafia é registrada por meio de textos, imagens e sons. Narrativas ficcionais são tomadas como alternativa teórico-metodológica para traduzir olhares outros sobre paisagens do Brasil profundo e sobre a educação que se descortinam por ocasião do encontro dela com inusitados acontecimentos cotidianos. A andarilhagem é utilizada metaforicamente como recurso linguístico e a crônica é adotada como gênero textual para transcrever as reflexões e conhecimentos produzidos durante percursos nos quais contextos, conversas, referências, dados/achados, objetos, sujeitos e resultados da pesquisa, incluindo, neste grupo, a própria pesquisadora viajante, se transmutam ou caminham entrelaçados em espaçostempos contemporâneos. A tese defende o potencial formativo presente nos deslocamentos espaciais, cognitivos, estéticos, afetivos, éticos e políticos dos/nos cotidianos de professoras que aceitam vivenciar e propor experimentações pedagógicas em tempos de retrocessos e conservadorismos. A partir da Perspectiva Ecologista de Educação e de aportes freireanos, dedica-se à construção da noção de pedagogias em deslocamento, segundo a qual práticas pedagógicas se originam, se constituem e se modificam ao longo da vida de um(a) educador(a) e, como obras inacabadas, carregam possibilidades de educação sensível, solidária e de nutrição estética em movimentos contínuos, prenhes de inéditos viáveis quanto ao enfrentamento à indiferença e à ausência de sentidos produzidas e repercutidas no tempo presente e, portanto, também no cotidiano escolar.
- DissertaçãoPolíticas públicas e práticas pedagógicas cotidianas: um estudo de caso dos PCNs - meio ambiente - em Sorocaba(2007) Mattos, Luís Roberto Rodrigues deOs saberes e as práticas só fazem sentido quando compartilhados e usados em prol da solidariedade, justiça e da cultura da paz”. Este princípio faz parte da Carta das Responsabilidades Humanas que trata sobre as responsabilidades da humanidade para os desafios do século XX, e propõem a elaboração de um terceiro pilar de relações internacionais entre a humanidade e a biosfera, visando um mundo responsável, plural e solidário. Os problemas ambientais constituem uma das maiores preocupações políticas sociais, econômicas e educacionais de nossa época. Nesse sentido, cabe aos educadores a adoção de práticas pedagógicas para uma Educação Ambiental que proponham uma reflexão do mundo capitalista e globalizado em que vivemos, a fim de provocar reflexões sobre o nosso processo civilizatório e de se estabelecer uma nova ética nas relações entre as diferentes sociedades e a natureza. No âmbito escolar, o meio ambiente deve ser tratado como tema transversal, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs -, sendo assim comum a todas as disciplinas e não somente nas áreas de Geografia, Ciências Naturais e Biologia, como vinha sendo tratado até então. Anteriormente, na maioria das vezes, a Educação Ambiental limitava-se a transferir conteúdos da ecologia tais como habitat, nicho ecológico, poluição, desmatamento ou assuntos da moda em determinados momentos que são divulgados pela mídia, colocando em destaque desmatamentos, catástrofes ecológicas, extinção de espécies, contaminação de ambientes, cataclismos, e deixando de lado os aspectos econômicos, sociais, cultuais inerentes a esses problemas. Os PCNs apresentam proposta de trabalho com Educação Ambiental que, segundo o documento, deve orientar-se para a formação do/da cidadão/ã crítico sobre as questões sociais, econômicas, culturais e ecológicas com o objetivo de rever a relação antropocêntrica, imediatista e predatória que a humanidade estabeleceu no sistema capitalista e socialista. Mas quais são as limitações dos PCN dentro das condições concretas das escolas públicas? Nesse sentido, o principal papel dessa pesquisa é investigar os limites e possibilidades dos PCNs para o desenvolvimento da Educação Ambiental no cotidiano escolar, junto aos professores/as das diversas disciplinas que compõem o currículo do Ensino Fundamental Sendo assim, pretende-se com esta pesquisa colaborar para o entendimento de como tem sido abordado ou não o referido em sala de aula pelos profissionais da educação, independente das disciplinas que lecionam, assim como verificar as representações e o referencial político-pedagógico em que estão pautadas as práticas pedagógicas que os mesmos definem como sendo Educação Ambiental.
- DissertaçãoPor entre corpos, vidas e culturas: um (des)encontro entre a educação física escolar e a educação ambiental(2004) Ribeiro, Leodir FranciscoA partir da metodologia das histórias de vida, da viagem como possibilidade de conhecimentos, o autor mostra o seu encontro, enquanto professor de Educação Física, com a Educação Ambiental. A trajetória de cada um inserida num contexto histórico, político, social, ecológico e cultural pode significar e resultar numa análise das grandes questões contemporâneas. Realiza uma pesquisa a partir de eventos científicos da Educação Física e da Educação Ambiental, onde analisa a produção acadêmica que faz ou propõe uma relação entre a disciplina Educação Física e o tema transversal - Educação Ambiental. Acrescenta-se de uma reflexão de como está a prática da Educação Física e da Educação Ambiental no cotidiano da escola. Termina por apresentar possibilidades de trabalhos, a partir do olhar que se tem sobre a Educação Física e Educação Ambiental, concebida como educação política, propondo novos olhares sobre as questões ambientais.