Navegando por Assunto "Semiótica"
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- DissertaçãoComunicação e cognição: aproximações entre máquina semiótica e inteligência artificial(2018) Silva, Luís Roberto Albano Bueno daEsta pesquisa tem como tema a relação comunicação/cognição cujas aproximações se fazem com conceitos de máquina semiótica, Inteligência Artificial e semiótica ou lógica peirceana (proposta por Charles Sanders Peirce). Considera-se, de um lado, a máquina semiótica como um dispositivo não necessariamente orgânico que realiza um processo cognitivo e a Inteligência Artificial como um meio sintético que simula processos cognitivos de tomada de decisões independentes; de outro, considera-se que os processos cognitivos envolvem transformações dos signos e não apenas troca de informações e dados. Diante deste contexto, pergunta-se: Em que medida a cognição em sistema inteligente e em máquina semiótica aproxima-se da semiose na mente humana, interpretada na perspectiva da semiótica peirceana? O objetivo geral consiste em compreender especificidades da semiose, a partir de sistema inteligente e máquina semiótica, fundamentando-se na semiótica ou lógica proposta por Charles Sanders Peirce, enquanto explicitar as teorias peirceanas e conceitos de máquina semiótica; tratar da Inteligência Artificial e identificar especificidades da cognição em Inteligência Artificial e em máquina semiótica constituem os objetivos específicos. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica e comparação entre a aprendizagem – ou semiose - desenvolvida em Inteligência Artificial e em máquina semiótica, valendo-se de representações gráficas para as dez classes de signos que constam na semiótica ou lógica peirceana. A reflexão sobre comunicação e cognição, em momentos em que este é configurado ou reconfigurado, ou mesmo guiado, por máquinas ou por programas, em que o pensamento precisa ser visto para além de desenvolver o potencial de executar algoritmos com o auxílio de máquinas, constitui a relevância desta pesquisa.
- DissertaçãoComunicação e cultura nas histórias em quadrinhos: a narrativa complexa de Calvin and Hobbes(2018) Silva, Rafael Sampei daEsta pesquisa investiga as narrativas complexas em Calvin and Hobbes, de Bill Watterson, e busca verificar qual a importância de uma narrativa construída sobre a complexidade do signo poético como produto cultural. Durante o trabalho, observamos que em outras oportunidades a morte inaugura, pela nossa capacidade crítica, nossa religiosidade, fator determinante nas análises que realizamos. Levantamos a partir daí os seguintes questionamentos: Como se estrutura a linguagem das histórias em quadrinhos? O que define uma linguagem poética e como ela é desenvolvida em Calvin and Hobbes? Qual a relevância da construção sobre uma estrutura poética de um produto midiático voltado para as massas, como é a história em quadrinhos? O objetivo geral é compreender como essas representações poéticas são importantes na construção do senso crítico de seus consumidores, autores e dos próprios meios de veiculação, neste intento, percorremos algumas das possibilidades que a narrativa poética oferece, entendendo que ela pode se apresentar em diferentes formas e produtos da mídia. Para tanto, nos referenciamos teoricamente em Flusser (1967) e Miklos (2010) para entender as relações entre nossa religiosidade e os produtos midiáticos e as relações entre estes e o tempo histórico em que vivemos; em Bystrina (1995) e Lotman (1978), amplificamos nossa visão sobre a estrutura complexa das linguagens, diante dos conceitos da semiótica da cultura; com Silva (2010) e Paz (1982), seguimos no intento de definir a linguagem poética e de atualizar o conceito de texto artístico de Lotman para o de signo poético; e com Briggs e Burke (2016), Bystrina, Baitello Junior (1999) e Morin (1997) e Meggs (2009), construímos uma base do conceito de cultura sobre o qual se estrutura nosso objeto e nossas argumentações teóricas sobre as mídias. Partimos da metodologia de Flusser (1983) na tentativa de situar a história em quadrinhos como um dos primeiros produtos midiáticos da pós-história, buscando delinear uma analogia à morte como fenômeno que define a narrativa de Calvin and Hobbes, sendo seu próprio fim aquilo que determina a sua sobrevivência por tanto tempo. Ressaltamos que dialogamos com outros autores pontualmente para alargarmos nossa visão sobre aspectos mais específicos. Optamos por lançar um olhar sobre a obra completa de Calvin and Hobbes, selecionando as tiras de histórias em quadrinhos que pudessem suscitar maiores questionamentos dentro da nossa proposta, utilizando alguns comentários e entrevistas publicadas do autor em diferentes meios como critério principal para esta seleção.
- DissertaçãoComunicação na educação: o potencial do diagrama para formatos de conteúdo em processos formais de ensino(2016) Castelli, Henri Marcos EsgalhaConsiderando-se a possibilidade de lançar um novo olhar, na perspectiva da semiótica peirciana, para as diversas linguagens, entre elas as linguagens das mídias e a das disciplinas escolares, que se entrecruzam no contexto escolar, notadamente nas salas de aula, a pesquisa contempla a interface entre comunicação e educação e é guiada pela pergunta: Que formato de conteúdo escolar, distinto do texto (verbal), seria pertinente à educação formal? Responder tal pergunta implica atingir o objetivo geral de compreender a relação entre comunicação, educação e linguagem e os objetivos específicos de explicitar como a disciplina escolar pode ser vista como linguagem que se constitui também com signos distintos do verbal e refletir sobre o potencial do diagrama, na perspectiva peirciana, para compor um formato para conteúdo escolar. A pesquisa, que é qualitativa, empregará o método da documentação indireta - pesquisa bibliográfica – e valer-se-á de análise de dados coletados com a aplicação de questionários para alunos do ensino superior, quando da aplicação do formato diagramático para conteúdo de ensino, elaborado pelo pesquisador. Os resultados são relevantes para a comunicação à medida que propõe um formato para conteúdo escolar, que leva em conta a visualidade e também propicia conexões com outros produtos midiáticos; enquanto para a educação, a contribuição está na construção de um novo olhar para as disciplinas escolares e para o processo de ensino/aprendizagem, que privilegia o signo, ou o modo distinto de sugerir, apresentar ou representar ideias, conceitos e no qual o aprendiz é um tradutor de signos. A pesquisa é pertinente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos por apresentar reflexões sobre a comunicação na educação e por elaborar um formato diagramático para conteúdo de ensino, considerando-se o jogo entre aspectos comunicacional e educacional, via linguagens, presente nas salas de aula.
- DissertaçãoEspaços de comunicação e de vivência: o Museu do Amanhã(2018) Benetti, Bianca Zanoni FaiaoEsta pesquisa considera a comunicação como um processo que se constitui nas relações entre pessoas, entre pessoas e objetos, bem como entre objetos. Neste contexto, importa-nos as relações estabelecidas pelo Museu do Amanhã, obra do arquiteto Santiago Calatrava, que compõe o projeto de revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Assim, para alcançar o objetivo geral de tratar a comunicação como um processo de interação que envolve pessoas e objetos, bem como os específicos de identificar o Museu do Amanhã como uma modalidade de signo, a arquitetura enquanto linguagem e explicitar as relações possíveis de serem construídas com os usuários do Museu do Amanhã, vamos utilizar a abordagem etnográfica e a análise semiótica, com o auxílio de registros fotográficos realizados no local. Entre os resultados, enfatizamos que o Museu do Amanhã constitui-se como um objeto esteticamente bom, o que na perspectiva peirceana, contribui para mudanças de hábitos do usuário da cidade. A pesquisa está vinculada à área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos e tem sua relevância por buscar a compreensão de espaços de comunicação e de vivência que se instauram com o Museu do Amanhã.
- DissertaçãoExposição Coexistence: o potencial comunicativo das imagens na constituição do tema da tolerância entre os povos(2009) Yabiku, Elson MokeiEsta pesquisa tem como objeto de estudo alguns painéis fotográficos que compõem a exposição Coexistence, sediada no museu da costura, em Jerusalém. Trazendo temas polêmicos e expondo os conflitos humanos motivadores de reflexão e comoção, essa exposição busca transmitir a mensagem de tolerância entre os povos. Fazendo uso da linguagem visual, ela intenciona atravessar barreiras linguísticas e alcançar o efeito de consciência global pelo diálogo, e o faz de maneira nada convencional. Nosso propósito é o de averiguar o processo comunicacional que caracteriza a exposição para então verificar o potencial comunicativo dessas peças ou a maneira como elas trazem em seu corpo sígnico a mensagem do estar-junto. Duas grandes vertentes teóricas contribuíram para essa empreitada: a primeira está centrada no pensamento de Maffesoli que sustenta a temática da exposição e faz dela uma comunicação “lococentrada”, já que enfatiza uma espécie de patrimônio afetivo, registro de modos de vidas da sociedade pós-moderna. A outra, relativa à elaboração da mensagem para atingir esses fins, está na maneira como qualidades se estruturam de modo a criar uma nova simbologia. Para fundamentar esse estudo da linguagem, nos amparamos no pensamento de Peirce. O percurso metodológico se fez mediante o recorte de imagens que permitissem a leitura centrada nos modos de viver junto preconizados por Maffesoli e nas peças que têm na qualidade ou nos qualissignos a natureza que permite a construção da nova simbologia anunciada – uma nova maneira de ver/ler ideias cristalizadas e instituídas – daí a leitura semiótica das peças. Os resultados a que chegamos permitiram-nos vislumbrar uma exposição que se constitui como campanha de ‘propagare’ uma idéia - a de conviver - e que se delineia como processo comunicacional que, ao primar pelos aspectos qualitativos, ao estabelecer um jogo com “símbolos”, propicia as atualizações de qualidades de sentimento no leitor, tornando possível leituras que se afastam daquelas já cristalizadas, fazendo com que o diálogo com esses “símbolos” leve à percepção e, provavelmente, ao entendimento da vida como fenômeno estético – o “estar junto” – coexistir é se permitir e permitir o outro...
- DissertaçãoMarca e publicidade: ressignificação da velhice(2016) Martins, Bruno Antonio da SilvaA pesquisa, que tem como tema a relação entre as marcas e a periodização da vida, parte do pressuposto de que, na contemporaneidade, as marcas, via publicidade, propõem sentidos e valores, estilos de vida, incitam a imaginação, guardando vínculos, em algumas produções, com os períodos da vida: infância, adolescência, juventude, idade adulta e velhice. Norteada pela pergunta: Como as marcas, via publicidade, engendram valores relativos à velhice e, em que medida, tal movimento pode contribuir para a ressignificação deste período da vida?, a pesquisa tem como objetivo geral compreender como a publicidade ressignifica a velhice e como objetivos específicos: refletir sobre a periodização da vida na contemporaneidade; identificar as transformações de concepções de marca e publicidade neste contexto; explicitar os valores relativos à velhice propostos pela publicidade e conjeturar sobre a possibilidade da publicidade contribuir para a ressignificação da velhice. Para alcançar tais objetivos estabelecemos o seguinte protocolo de pesquisa: 1.Seleção de peças publicitárias impressas e audiovisuais, veiculadas no período de 2011 a 2014, guiada pelas palavras-chave: Idoso (ou termos sinônimos: Terceira Idade, velhice) e Publicidade; 2. Classificação das peças e seleção de peças para análise; 3. Seleção de estratégias metodológicas para análises das peças; 4. Realização de estudos sobre o conceito de idoso, bem como sobre a marca e publicidade no contexto atual; 5. Análise das peças publicitárias; 6. Análise dos resultados obtidos, visando identificar os valores propostos pelas marcas e a reflexão sobre o potencial desses para a reconstrução da velhice. As estratégias metodológicas são as seguintes: documentação indireta (pesquisa bibliográfica) e análise semiótica, na perspectiva da semiótica peirciana, de peças publicitárias impressas. Para as peças com movimento, acrescentamos estratégias advindas da análise de filmes, conforme a proposta de Aumont e Marie (2013). Entre os resultados, destacamos que a qualidade de vida do idoso está vinculada à tecnologia, tanto em relação ao bem estar quanto à construção de relacionamentos pessoais. A reflexão sobre a relação da publicidade no processo de construção social de um período da vida constitui a importância desta pesquisa, que é pertinente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, por tratar de relações entre a publicidade (mídia) e a periodização da vida envolvendo a análise de peças publicitárias.
- DissertaçãoMartha Graham: dança, corpo e comunicação(2009) Gonçalves, Maria da Graça GiradiEsta pesquisa tem como objetivo analisar as obras Lamentation e Medea de Martha Graham e os aspectos referentes à estrutura sígnica de sua dança que trazia, na época, novos valores estéticos, por meio do processo semiótico. Pretende, então, identificar em sua dança os traços que permitam vislumbrar a presença do ícone ou signo estético, ancorado nos conceitos da semiótica de Charlers Sanders Peirce. Assim, pôde-se mergulhar nos sistemas sígnicos para testar a hipótese de que a nova estética criada pela artista, que traz, em sua estrutura, o signo icônico, território do estético. Tal hipótese fornece os pressupostos para a análise das obras em questão, as quais refletem os estados emocionais e psicológicos mais profundos dos seres humanos. Perseguindo esse objetivo, empreende-se um trajeto que parte da apresentação de Martha Graham, do desenvolvimento de seu trabalho e do nascimento da dança moderna. Volta-se, também, o olhar para a dança como linguagem híbrida e como processo de semiose e para seu suporte, o corpo, o qual se manifesta como um corpo paradoxal. Finalmente, o bloco dos estudos fecha-se com as análises das referidas obras, que guiadas pelo processo da semiose, buscam aprofundar a compreensão de uma minúscula parte do vasto repertório dessa grande bailarina e coreógrafa. Espera-se, assim, estar contribuindo para um melhor entendimento dos processos comunicacionais artístico-culturais e oferecer a possibilidade de uma melhor fruição das obras citadas. O resultado da busca dessas análises levou a uma constatação: as obras que permitiram esclarecer a intersemiose pretendida foram produzidas pela ação do signo icônico na revelação dos sentidos. Diante da compreensão do processo sígnico que se desenhou nessa empreitada, percebeu-se a revelação das múltiplas facetas do signo.
- DissertaçãoO desvelar da identidade da marca: estudo com embalagens da marca "Jundiá"(2010) Dias, Alex Sandro BenettiEsta pesquisa tem como contexto marca e identidade de marca, o qual a partir do modelo proposto por Semprini, visto à luz da semiótica peirceana, permite que a embalagem seja considerada como uma atualização possível da marca. Conhecer noções de marca e de identidade, bem como compreender a marca como signo são os objetivos gerais dessa pesquisa, enquanto os objetivos específicos são os discriminar os artefatos que podem apresentar a marca aos clientes ou tornar a marca visível; constatar a importância desses para a consolidação da identidade; explicitar a relação entre projeto e identidade da marca, averiguar o potencial significativo de embalagens da marca “Jundiá”, discriminar elementos que contribuem para agregar fetiche ao par produto/embalagem e identificar aspectos da identidade da marca “Jundiá”. Valer-se-á de Aaker, Semprini e Perez como fundamentação teórica para as questões de marca e identidade da marca. Também da semiótica peirceana, notadamente de fragmentos da gramática especulativa - um dos ramos da semiótica ou lógica de Peirce -, e de noções de fenomenologia, com Peirce e Santaella, para tratar a marca e a embalagem como objetos semióticos e, como metodologia, da análise semiótica de embalagens da marca “Jundiá”. A relevância desta pesquisa se deve ao fato de que a compreensão de marca como signo possibilita redimensionar o papel da embalagem para a identidade de uma marca.
- DissertaçãoO ornamento arquitetônico como linguagem produtora de sentidos: uma análise semiótica dos edifícios da Av. Faria Lima(2016) Monticelli, JulianaEsta dissertação se faz na interseção entre comunicação e arquitetura como produto da cultura. Da arquitetura vem o objeto de estudo: o ornamento na contemporaneidade; da comunicação, a abordagem desse elemento arquitetônico como linguagem produtora de sentidos. O corpus escolhido para a pesquisa são os ornamentos presentes em edifícios corporativos da Avenida Faria Lima em São Paulo. O ornamento neste trabalho será entendido como a expressão estética do edifício, envolvendo deste o revestimento até a forma global de sua construção. Esta definição de ornamento, assim como a classificação que utilizaremos na escolha dos edifícios que serão analisados será feita baseada em Moussavi e Kubo (2008). Esta classificação se dá em função do grau de profundidade do ornamento em relação à construção, sendo elas: a forma, a estrutura, a tela, e a superfície. O objetivo geral será entender como a arquitetura contemporânea dialoga com a cultura a partir de seus ornamentos, auxiliando na construção de uma imagem e um imaginário dentro de um determinado contexto. Para tratar da relação entre cidade e comunicação, assim como os conceitos de imagem e imaginário nas cidades, buscaremos teóricos como Ferrara (2000) e Lynch (2011), que irão trabalhar a percepção ambiental na cidade do final do século XIX e do século XX. Para entender a relação entre ornamento e arquitetura, iremos trabalhar com alguns autores como Sá (2005), Moussavi e Kubo (2008), Munari (1997) e Venturi (2003;2004), entendendo que a essência desta relação está nos princípios de composição como ritmo, simetria, textura, modulação, entre outros. Serão trabalhados nesta etapa três momentos históricos relevantes para nosso objeto de estudo: o ornamento clássico, o moderno e o contemporâneo. Para a metodologia de análise dos ornamentos encontrados nos edifícios coorporativos da Faria Lima, faremos uso da semiótica de Pierce (2003) que será aplicada na leitura da cidade e sua arquitetura sustentada por Santaella (1996, 2002) e Ferrara (1998,1999,2000,2009). Para a análise cultural da cidade pós-moderna e contemporânea, iremos nos fundamentar em autores que tratam deste tema como Harvey (1992), Jameson (2006) e Montaner (2002, 2009). Esse estudo é relevante para os estudos comunicacionais/culturais relacionados à cidade, auxiliando no entendimento de que a arquitetura cria significados sociais para além de suas funções práticas, sendo uma expressão da sociedade, e desta forma, do meio onde está inserida.
- DissertaçãoPossibilidades de pensar o tempo via fotográfico: ponto e interstício(2010) Ramos, Matheus MaziniEsta investigação se insere no campo da comunicação visual e lança um olhar para a fotografia com o objetivo de evidenciar as possibilidades de se pensar o tempo com o fotográfico, a partir de idéias que constam de “A Câmara Clara” de Roland Barthes. Nesse percurso, outros objetivos se delineiam, tais como: rever as idéias de Barthes que constam na obra mencionada, notadamente as noções de studium e punctum; refletir sobre a noção de temporalidade; explicitar o fotográfico como objeto semiótico e inventariar aspectos do tempo que vem com a relação tempo/movimento ou com o aspecto discreto/contínuo do tempo, o tempo da consciência ou temporalidade e na relação da semiose com o punctum. Para atingir tais objetivos, valer-se-á de Barthes, Dubois, Sontag, Samain e Entler, para tratar da fotografia; de Comte-Esponville, principalmente, para aspectos da temporalidade e, para ver o fotográfico sob um olhar semiótico, de idéias de Charles Sanders Peirce. Para completar o percurso metodológico, empreender-se-á análise semiótica de fotografias, análise essa que toma três tipos de olhar dirigidos sobre o objeto: o que contempla, o que discrimina e, finalmente, o que generaliza. A relevância desta pesquisa está na tentativa de redimensionar a imagem fotográfica no cenário atual permeado de representações visuais como constituintes das linguagens presentes nos processos comunicacionais.
- DissertaçãoProcesso de construção da identidade visual da TV Tem: uma análise semiótica dos símbolos da marca(2021) Gonçalves, Mírian NadaliniEsta pesquisa é guiada pela seguinte questão: como se dá a produção de significados dos símbolos da marca da TV TEM, no período de 2003 a 2020, na construção da sua identidade? O objetivo geral que se delineia é o de contribuir para a compreensão do processo de construção da identidade da TV TEM via logotipos do período delimitado. Os objetivos específicos são: refletir sobre o processo de regionalização da televisão no Brasil; identificar as especificidades da TV TEM no contexto regional enquanto afiliada da TV Globo; especificar conceitos de marca, de identidade de marca e suas manifestações; explicitar o logotipo enquanto signo, na perspectiva da semiótica peirceana; avaliar o potencial de significados gerados pelos logotipos da TV TEM e aclarar a identidade da marca TV TEM então construída. Para tanto, a análise será a partir de estratégias advindas da semiótica ou lógica peirceana, nos alargamentos trazidos por seus seguidores: Santaella (2002), Drigo e Souza (2013); a abordagem da marca entendida como signo ou linguagem se fará na esteira de Perez (2004), e, para tratar da cultura-mundo, nos valemos de Lipovestsky e Serroy (2011). Esta pesquisa justifica-se por agregar valor ao conhecimento relativo aos significados inscritos nos símbolos de uma marca, propiciando o avanço de ideias e de interpretações. A relevância social se deve à contribuição para que os produtores de marcas possam redimensionar seus modos de produção; finalmente, torna-se relevante para a área ao contribuir com a leitura mais apurada da imagem, apresentando o potencial da semiótica peirceana para análise de produtos midiáticos relativos à identidade visual da marca.
- DissertaçãoPublicidade e consumo de crédito no cotidiano(2014) Corcione, Andréa Cristina de Carvalho BrancaglionA relação entre a publicidade e o consumo é o tema desta pesquisa, cujo corpus constitui-se de quatro peças publicitárias do cartão de crédito da MasterCard, da campanha “Não tem preço”, disponibilizadas nas mídias, no período de 2010 a 2013. Com o objetivo de tratar do consumo de crédito e averiguar como a publicidade pode contribuir para firmar tal modalidade de consumo vale-se da noção de sociedade do consumo, de aspectos relativos ao crédito e de análise, na perspectiva da semiótica peirceana, de recortes das peças publicitárias selecionadas, a qual permite considerar que as peças constituem-se com uma mistura de linguagens, a verbal, a visual e a sonora. A relevância desta pesquisa está nas reflexões sobre os valores e sentidos propostos pela publicidade e que pode contribuir para que o consumo de crédito se firme.
- DissertaçãoRessignificações da cidade de Sorocaba por vestígios fabris junto à linha férrea(2020) Pannunzio, SilviaPartindo do pressuposto de que a cidade se mostra numa profusão de linguagens, ou que exibe uma mistura de sistemas concretos de signos e que, portanto, engendra comunicações, essa pesquisa tem como tema a produção de significados na cidade contemporânea por meio de vestígios, de marcas de suas transformações. Como tais vestígios podem contribuir para a ressignificação da cidade é a questão que norteará esta pesquisa. Assim, com o objetivo de contribuir para a compreensão de como se dá a produção de significados nas cidades contemporâneas e explicitar os sentidos gerados por vestígios de suas transformações, tomamos como corpus, os vestígios de cinco antigas fábricas têxtis, que se distribuem ao longo de uma via férrea, na cidade de Sorocaba, SP. As estratégias metodológicas constituem o método que denominamos Deriva Fenomenológica, junção da deriva, advinda do pensamento dos situacionistas, com a fenomenologia peirceana. O relato vale-se de fotos – atuais e antigas -, bem como desenhos, ambos como testemunhos e instrumentos com potencial para reavivar a memória da caminhante quando da realização do seu percurso por tais vestígios, que envolveu três tipos de olhar: contemplativo, observacional e generalizante, em consonância com as categorias fenomenológicas. Constatamos que a cidade que foi resiste via fragmentos, que podem se fazer fendas, brechas, para que o intérprete possa reavivá-la. Os significados emergem via índices (vestígios), que se entregam a novos usos - a cidade que é -, no entanto, por guardarem, na sua materialidade, aspectos qualitativos, ainda que minimizados, incitam a contemplação e constroem um tecido qualitativo na mente do intérprete que o instiga a refletir sobre tais transformações – a trazer à tona cidade que é, mesclada à cidade que foi e que exibe pistas da cidade que será. A relevância desta pesquisa para a área de Comunicação e Informação está na produção de conhecimento sobre espaços urbanos enquanto espaços de comunicação – teia construída na cidade, com o que foi, com o que é e do que será -, espaços de vivência então construídos por cidades em permanente metabolismo.