Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Assunto "Ciências Exatas e da Terra::Matemática"
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- Monografia / TCCCaminhos para o desenvolvimento do pensamento algébrico no ensino fundamental 2(2024) Domingues, Isabelle QuintinoEste estudo aborda os caminhos para desenvolver o pensamento algébrico nos anos finais do ensino fundamental 2, além de como os estudantes interpretam a álgebra, a falta de interesse e rejeição pela matéria, como fazer com que os estudantes aprendam e desenvolvam a linguagem algébrica e como objetivo investigar estratégias eficazes para esse desenvolvimento. A metodologia de caráter qualitativa foi baseada em estudos científicos que incluiu o tema sobre o desenvolvimento algébrico no Ensino Fundamental 2, em que os dados foram obtidos a partir da interpretação e análise profunda de estudos publicados. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de conectar a álgebra ao cotidiano dos alunos, utilizando situações-problema e materiais manipulativos; promover a resolução de problemas e a investigação matemática; utilizar tecnologias digitais como ferramentas de ensino e aprendizagem; e valorizar o papel do professor como mediador do conhecimento. Em conclusão, foi analisado que, a introdução formal da álgebra ainda é realizada nas escolas, sendo dissociada das experiências cotidianas dos alunos, podendo gerar dificuldades de compreensão e, consequentemente, aversão à matéria, e a forma de alterar isso, é através de uma abordagem pedagógica que valorize a compreensão conceitual, a resolução de problemas e a autonomia dos alunos, buscando conectar os conteúdos matemáticos à realidade.
- Monografia / TCCInovações pedagógicas no ensino da matemática: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)(2024) Coelho, Stella de SouzaAs estatísticas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e os estudos já existentes na área mostram a dificuldade e desmotivação para aprender matemática, afetando a formação acadêmica dos estudantes. Buscando transformar esse cenário, este trabalho mostra como as metodologias tradicionais podem prejudicar esse processo, produzindo estudantes passivos que não participam ativamente do processo de aprendizagem. Em contrapartida os benefícios da ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), que desafia os estudantes a resolverem problemas reais, muitas vezes cotidianos, promovendo maior engajamento e compreensão prática dos conteúdos. A aplicação da ABP se mostrou eficaz no ensino da matemática, com fácil aplicação nas escolas, mas o presente trabalho defende que algumas mudanças na estrutura do ambiente escolar tornariam esse processo mais dinâmico e mais atrativo para os estudantes.
- Monografia / TCCRecomposição de aprendizagem: uma nova abordagem do ensino da matemática(2024) Silva, Caroline Miranda daO surgimento do termo “Recomposição de Aprendizagem” foi impulsionado pela pandemia de COVID-19, com o intuito de atender à demanda do cenário da educação brasileira no processo de retorno ao ensino presencial. Trata-se de um conjunto de intervenções pedagógicas que visam recompor as habilidades e competências defasadas durante o período de fechamento das escolas. O objetivo principal deste trabalho é entender e compreender o que é a recomposição de aprendizagem e como ela é fundamental para promover a construção de uma educação de qualidade após a pandemia, com foco na educação matemática nos anos finais do ensino fundamental. Portanto, a partir da pesquisa bibliográfica busca-se apresentar a definição de recomposição e suas implicações no ensino, além de mostrar sua relevância na educação matemática para superar as defasagens, pois se configura como uma estratégia que contribui para o desenvolvimento acadêmico do aluno diante das consequências no aprendizado devido ao afastamento da escola de modo presencial.
- Monografia / TCCTranstorno do espectro autista na educação matemática(2024) Melo, Atai da SilveiraAo ingressar no curso de matemática, por uma fala do prof. Mestre Coordenador Alvesmar, sobre oficina para alunos portadores de deficiências, ali observando a sua fala sobre a proposta veio o interesse na pesquisa, dentro de uma aula de Psicologia da educação soube um pouco mais sobre esses alunos e a inclusão, ali despertou o interesse pelo aluno TEA, devido à falta de formação e capacitação dos profissionais na área da educação com alunos diagnosticados, o TEA comumente chamado de autismo, segundo a organização Mundial da Saúde (OMS), refere se a uma série de condições por algum grau de comprometimento na fala, interesses em atividades repetitivas, são únicas, não possui cura, as manifestações são percebidas a partir 0 a 6 anos com limitações especiais e sociais. (Cunha 2015, p 27), Cunha propõe o acolhimento, respeito e diálogo, com intuito de compreender mais sobre o autismo, hipótese acredita-se que através de publicações já existentes, diretrizes e criando um ambiente de acolhimento para esse aluno, materiais que possam motivar ele ao aprendizado, interação social, desenvolvimento das metodologias aplicadas, a inclusão ocorra de forma agradável a todos alunos.
- Monografia / TCCUma discussão sobre a operação de radiciação: origem, aplicações e divergências(2024) Karas, Andre Luis do Espirito SantoEste trabalho aborda a matemática como ciência e linguagem, dando ênfase à operação de radiciação, sua definição, aplicação e contradições envolvendo seu uso, as quais justamente explicitam como a matemática possui forte caráter linguístico e existe como linguagem humana criada para explicitar processos lógicos, podendo ser aplicada e correlacionada com fenômenos ocorrentes no universo físico ou apenas em âmbito abstrato e imaginativo. Para tal fim, são expostos e discutidos documentos os quais descrevem o surgimento da radiciação e suas realizações, definições e formalizações posteriores, e principalmente, as variadas interpretações e claras contradições da operação, a depender do contexto utilizado, a fim de mostrar que, como qualquer linguagem, os elementos da matemática podem se comportar das mais variadas maneiras.