Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Boschetti, Vânia Regina"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoConselho escolar sob o foco da gestão democrática na escola pública(2024) Guariglia, Denise Sanches da SilvaO objetivo desta dissertação é discutir os conselhos escolares dentro de uma proposta de gestão democrática nas escolas públicas. Esse é um estudo centrado na literatura especializada a partir de uma pesquisa exploratória, com observações sobre o surgimento e desenvolvimento destes conselhos no Brasil. A presente pesquisa, no seu todo, aborda discussões sobre os elementos essenciais para legitimar os Conselhos Municipais de Educação, com foco na participação e gestão democrática, com olhar especial para o município de Sorocaba-SP. A partir deste ponto, este trabalho se divide em três partes: a) Democracia e Participação, b) A importância do Conselho Escolar para a Democracia e c) Conselho Escolar: implantação e outros casos). Analisam-se os mecanismos e estratégias dos conselhos escolares como uma forma de organizar a participação da comunidade nas decisões que envolvem a instituição – isto será feito a partir de experiência em uma escola pública de Sorocaba. Os conselhos representam a participação popular organizada dentro da comunidade escolar, de acordo com a Lei Nº 14.644, de 2 de agosto de 2023, que alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que prevê a instituição de Conselhos Escolares e de Fóruns dos Conselhos Escolares. A relevância desta pesquisa é justificada pelo fato de que a democracia brasileira ainda é recente e passou por transformações e uma evolução ainda insuficiente nas últimas décadas. Tais mudanças serão discutidas na primeira parte. Este estudo revelou também que o instrumento da democracia, a participação popular, não acontece de modo efetivo, ou seja, há falhas no processo. Um dos motivos seria a falta de compreensão total do que seria uma democracia plena e quais agentes da comunidade escolar poderiam de fato participar das decisões. Esta pesquisa mostrará diversos autores que discutiram a formação dos conselhos escolares e as maneiras mais eficazes de orientar a gestão escolar no caminho da democracia inclusiva.
- DissertaçãoFormação continuada de professores de ensino fundamental I da rede municipal de Sorocaba para uma educação escolar de qualidade (1996-2016)(2024) Camargo, Daniela Fernanda de AlmeidaPartindo do pressuposto que a formação continuada de professores interfere direta ou indiretamente na prática educativa do professor em sala de aula e, consequentemente, na qualidade da educação escolar, surgiu o interesse de pesquisar sobre a implementação de política educacional para a formação continuada de professores de Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Sorocaba/SP de 1996 a 2016, período em que a cidade foi governada pela mesma legenda partidária (PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira) e que foram oferecidos diversos projetos e programas de formação continuada aos professores da rede municipal de Sorocaba/SP. A pergunta norteadora deste trabalho foi: quais as contribuições da política de formação continuada para uma educação escolar de qualidade na perspectiva dos policymakers e de professores do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Sorocaba/SP, no período entre 1996 e 2016? E como objetivo geral a pesquisa procurou analisar a perspectiva de policymakers que fizeram a política de formação continuada na rede municipal de Sorocaba e de professores do Ensino Fundamental I da rede municipal, entre 1996 e 2016, quanto as suas suficiências e necessidades para uma educação de qualidade e efetivação do direito à educação. Para tanto, a coleta de dados desenvolveu-se por meio da pesquisa bibliográfica e documental, culminando na pesquisa empírica por meio de entrevista com seis policymakers e de questionário semiestruturado com cinquenta e quatro professores do Ensino Fundamental I da rede municipal de Sorocaba/SP. A categorização dos dados favoreceu a análise dos dados qualitativos. A fundamentação teórica teve a sua base nos autores Nóvoa (1992), Gatti (2008, 2010), Libâneo (2001), Gadotti (2010) e Tardif (1991). O estudo como um todo possibilitou inferir que neste período a Secretaria da Educação ofereceu projetos e programas de formação continuada aos professores de Ensino Fundamental I da rede municipal, promovendo a profissionalidade dos professores, porém, notou-se a necessidade da participação de policymakers e professores na formulação destes projetos e programas com as demandas da sala de aula. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com outros estudos referentes a formação continuada de professores e a partir das reflexões disponibilizadas neste trabalho, espera-se também, contribuir para a defesa do investimento em políticas públicas de formação continuada de professores que priorizem as superações dos desafios educacionais, visando a profissionalização docente e a oferta de uma educação escolar de qualidade.
- TesePedro Salles de Oliveira Mesquita (1893-1951): um professor leigo na Primeira República(2019) Spim, Adilson AparecidoEsta tese aborda a trajetória de Pedro Salles de Oliveira Mesquita um professor leigo durante a primeira República, busca retratar um personagem emblemático e plurívoco, sorocabano de nascimento que contribuiu com inúmeros textos e poemas para os jornais de Sorocaba, Itu, São Paulo e diversos outros jornais no sul do país. Exerceu o magistério como professor leigo, pois dominava a oratória, encantava as pessoas, despertava paixões. Envolveu-se com o Movimento Operário de Sorocaba, compartilhou as ideias dos anarquistas. Foi influenciado pelo ideário Republicano e isso moldou suas práticas pedagógicas enquanto professor leigo durante o período da Primeira República. Por ter a facilidade e o dom da palavra, destacou-se e alcançou cargos públicos, também se associou a políticos influentes de sua época, como Getúlio Vargas, por exemplo. No sul do país onde foi residir por desavenças em Sorocaba, Pedro Mesquita lutou ao lado da legalidade contra os que se rebelavam com o Estado, participou das Revoluções de 1923, 1925 e 1932. Como professor leigo deixou sua contribuição para a história e a historiografia da educação, foi atuante e controverso, porém sempre preocupado com a instrução e educação dos mais necessitados. Dessa miríade de eventos surgiu a problematização desta tese, seria possível seguir os passos de Pedro Mesquita um professor leigo que por meio de seus escritos nos jornais e revistas, que lhe deram voz e que publicando seus textos ou estampando diversas fotografias por ele enviadas às redações, e que de alguma forma contribuíssem para a elaboração desta tese. A metodologia de pesquisa se constituiu da consulta, leitura e seleção de fontes primárias como fatos, imagens, artigos de revistas e jornais nos quais o biografado colaborou com diversos textos, dando assim voz e marcando a presença de Pedro Mesquita nas áreas em que o mesmo atuou como professor, poeta, jornalista, advogado, promotor público e político. Para corroborar com a intenção desta tese em escrever uma biografia utilizou-se como referencial teórico autores como Dosse, Abrão, Le Goff, Pinsky que tratam da escrita de biografias e da utilização de periódicos como fonte de pesquisa. Palavras-chave: Biografia. Professor leigo. Jornalista. Escola Moderna. Coluna Prestes.
- DissertaçãoPolíticas públicas de incentivo à leitura na história da educação infantil municipal de Sorocaba: 2014 a 2023(2023) Chinelatto, Leila Regina OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo analisar como as politicas públicas podem contribuir para a formação de novos leitores, tendo em conta a contribuição fundamental da leitura e do livro no processo ensino-aprendizagem. Tem como objeto de estudo os projetos de leitura implantados pela Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba/SP. Assim, retomou-se o processo histórico da educação infantil e a implantação dos primeiros parques infantis na cidade de Sorocaba; verificou-se de que maneira as vivências no ambiente escolar, as experiências leitoras desde a educação infantil repercutem na formação de leitores. A pesquisa é bibliográfica e documental com aporte teórico de Chartier (2002), Frago (1995), Freinet (1978), Freire (1989), Kishimoto (1988 ), Kramer (1987), Reyes (2010), Vygotsky (2006), Soares (2021), Zilbermam (1981), agregados a documentos oficiais e programas. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, bibliográfica e documental, com base em fontes primárias, legislações e projetos. Os resultados mostram que a legislação brasileira voltada para a educação têm proposto muitas políticas, as quais são implementadas pelos munícipios, caso daquelas que buscam incentivar a leitura, como por exemplo, os projetos “Salas de leitura - novos olhares” e “Lugares de Ler”, implementados em Sorocaba. Contudo, os projetos, que se mostram exitosos, nem sempre têm continuidade, sendo abortados com justificativa de ajustes de orçamento. Isso faz com que os resultados esperados nem sempre sejam totalmente alcançados. Tendo em conta que as políticas públicas devem atender aos interesses da população, elas só terão êxito, quando elas conseguirem diminuir as desigualdades, quando elas tiverem continuidade e, principalmente, quando elas contemplarem a formação de professores mediadores e a distribuição de acervos, caso das voltadas para incentivar a leitura desde a educação infantil.