Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Boschetti, Vania Regina"
Agora exibindo 1 - 20 de 30
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA Casa da Criança da cidade de Manaus: história de uma instituição educativa(2012) Guimarães, Erilane de SouzaEsta dissertação vinculada à linha de pesquisa “História e Historiografia Políticas e Práticas Escolares” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba – UNISO, faz um estudo sobre à Casa da Criança, uma instituição filantrópica, fundada em 01 de fevereiro de 1948, na cidade de Manaus, que desenvolve atividades de assistência social e ensino, para crianças carentes com idade entre dois e cinco anos. A pesquisa tem por objetivos contribuir para o acervo histórico da cidade pela identificação e registro das iniciativas e práticas educativas presentes na cidade; divulgar os saberes e fazeres difundidos por essa instituição escolar e, tornar conhecidos os benefícios associados à criação, implantação e consolidação institucional. A pesquisa está direcionada à releitura da organização sócio-histórica-cultural da Casa da Criança, realizada mediante procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Levanta a hipótese que, mesmo com surtos econômicos significativos, a população carente local não se beneficiou como seria de direito, do acesso à educação. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados como recursos materiais iconográficos da instituição, organização e sistematização das informações obtidas para produção do texto final, consulta de documentos institucionais e municipais extraídas evidências, indícios e pistas referentes às práticas escolares da instituição. Como procedimento metodológico a pesquisa pode contar também com entrevistas de funcionários e ex-funcionários, dando concretude a ela pela sua natureza descritiva e analítica. A partir dos estudos da cultura escolar, foi possível analisar as informações conflituosas ou não, de cada período da sua história enquanto instituição filantrópica. Para Julia (2001) cultura escolar é um conjunto de normas que se define através dos conhecimentos a serem ensinados e de condutas de pesquisa a serem refletidas. Por isso a pesquisa buscou a uma leitura diversificada: filantropia, historiografia, legislação, cidadania, infância, instituições escolares, socialização e outras que forneceram as dimensões educacionais do ensino no Brasil. Como resultado apresenta uma referência material organizada para a valorização das práticas escolares desenvolvidas em Manaus, além de demonstrar a história e a memória da educação regional, seus saberes e fazeres sócio-histórico-culturais, a partir da pesquisa científica.
- DissertaçãoA educação infantil e a questão da judicialização nas escolas municipais de Sorocaba (2011 a 2016)(2022) Arruda, Viviane Scalise LiberatoscioliEsta dissertação ao abordar a questão da falta de vagas em creches, destaca o processo de judicialização que envolve assunto e a política municipal de Educação Infantil no município de Sorocaba/SP. A pesquisa do tema se justifica pelo interesse em mostrar como ocorre a judicialização, que obrigou a Secretaria Municipal da Educação (Sedu), a um estudo minucioso e a uma engenharia administrativa para atender a essas ordens judiciais, de modo a garantir as vagas e o funcionamento das escolas de Educação Infantil do município. Faz uma abordagem sobre os seguintes problemas: como a política educacional do município se adaptou ao processo de demanda por vagas via judicialização? Trabalha com a hipótese de que é preciso ressaltar que a interferência do judiciário ao garantir o acesso à vaga na creche e resolver o problema da família, pode acarretar problemas para os setores administrativos e funcionais, principalmente para as instituições educacionais. Possui como objetivo principal apresentar quais os efeitos para a política municipal de educação infantil, gerados pela interação entre o sistema de justiça e a Secretaria Municipal de Educação. Como objetivos específicos, faz ainda uma abordagem se as famílias que cumprem os trâmites administrativos são prejudicadas com esse processo de judicialização; aborda se o direito pedagógico da criança está sendo atendido. Como referências traz Callegari (2017), Marinho (2009), Kramer (2007), Kuhlmann Jr.(2002), Kishimoto (1986) com a consideração de alguns temas que discorrem sobre o assunto, a história do surgimento da creche, objetivos e as diretrizes curriculares para Educação Infantil. Livros, periódicos e artigos que abordam o assunto embasam as reflexões da temática. Também ao tratar mais especificamente sobre o município de Sorocaba/SP, são utilizados documentos, estatísticas levantadas pela Secretaria de Educação e outras informações importantes fundamentais para mostrar o trabalho efetivo diante dos efeitos na política municipal de educação infantil gerados pela interferência do judiciário no acesso a essas vagas.
- TeseA Escola Normal do Amazonas: a formação de uma identidade (1889-1945)(2015) Mota, Assislene Barros daEsta pesquisa de caráter descritiva, analítica, reflexiva e exploratória, teve como objeto de investigação a Escola Normal do Amazonas, contextualizada no final do século XIX e início do XX; teve como objetivo reconstruir a organização histórico-sócio-educacional dessa instituição de ensino no recorte temporal compreendido entre 1889 - 1945, mencionando fatos relacionados à criação, implantação, consolidação e expansão do ensino normalista no Amazonas, identificando suas práticas escolares com o intuito de amenizar tanto a falta de consciência histórica como a escassez de informação e sistematização de documentos em meio às reformas de ensino, mudanças de nomenclatura e de localização até a transformação dessa instituição em Instituto de Educação do Amazonas (IEA).
- TeseA Escola Técnica Rubens de Faria e Souza: uma reconstrução histórica (1960 a 1982)(2017) Cunha, Valmir AparecidoEsta tese é um estudo sobre instituições escolares e aborda as transformações no campo da educação técnica no município de Sorocaba, por meio de uma reconstrução histórica da Escola Técnica “Professor Rubens de Faria e Souza” em um recorte de tempo de 1960 a 1982. Tomando como fontes de pesquisa bibliografias, dados de infraestrutura, documentos, legislação, matérias de jornais e entrevistas com ex-professores e ex-diretor. Com referenciais teóricos de autores como Justino P. Magalhães, Luiz A. Cunha, Ester Buffa e Paolo Nosella, o trabalho discorre em um retrospecto da legislação federal e estadual sobre o ensino profissional, trazendo acontecimentos importantes ocorridos no Brasil que influenciaram os rumos da educação profissional no estado de São Paulo e cidade de Sorocaba. Além de apresentar informações importantes como os relatos, tem por objetivo reconstruir a história da instituição escolar e trazer aspectos da relação da sociedade sorocabana com a “Escola Professor Rubens de Faria e Souza” e qual foi a importância da instituição para a formação profissional do município.
- TeseA história do projeto convulsivo sinódico da escola Carlos Augusto de Camargo em Piedade/SP: estado de apetite, identidade, alteridade e estética(2020) Batista, Sonia Aparecida IjanoEsta tese aborda as relações de identidade/alteridade entre a EE. “Prof. Carlos Augusto de Camargo, de Piedade/SP, seus professores/alunos e o Projeto Convulsivo Sinódico – PCS, nascido sob a coordenação da Prof.ª Maria Lúcia de Amorim Soares, educadora em insaciável “estado de apetite”. Com diretrizes e metas nada convencionais propunha tornar o espaço escolar significativo para o enfrentamento dos desafios contemporâneos através da educação estética. Pela metodologia da História Oral, de Paul Thompson, pela análise cruzada, por meio da memória de seus participantes e da pesquisa documental da Escola, fez-se o percurso entre a gênese do Projeto – 1993 até o último, realizado em 2019. Em busca de lampejos, os referenciais teóricos se constituíram: Walter Benjamin e as ligações presente/passado, este retomado de suas ruínas, inacabado para se revelar nas linhas do presente e o conceito de mônada. Roger Chartier, na dimensão da histórica cultural; Justino Pereira de Magalhães na dialética do instituído/instituinte/instituição e, na sincronia entre materialidade/representação/apropriação; Viñao Frago e Dominique Julia nas centelhas da cultura escolar; Stuart Hall e as relações entre identidade/alteridade e outros autores não menos importantes. Interligando pontos, lembranças do passado despertadas no presente, observando-se as constantes reinvenções, o PCS foi analisado em seus desafios, conexões, experiências do envolvimento/pertencimento. As relações de identidade e alteridade estiveram intrinsicamente relacionadas, sempre em devir na relação com o outro, irmanadas na potência dos diálogos entre fatores internos de sua dinâmica e de seus atores; das diretrizes e normas externas dos órgãos a que a Escola se vincula; das influências sobre educadores e alunos como profissionais e seres humanos de habilidades não convencionais, desconhecidas, manifestadas durante o Projeto. Habilidades para viver, exercer a cidadania, o trabalho. Influências metodológicas, expandidas e recriadas pelos professores em outras instituições. Alunos materializando descobertas, experiências e talentos apreendidos no saber fazer, que influenciaram escolhas profissionais de serem hoje professores e profissionais ligados à arte. As vinte e três edições anuais fazem parte da identidade da “Carlos Augusto” de Piedade/SP. Institucionalizado, faz parte de seu Projeto Político Pedagógico.
- TeseA imigração italiana brasileira e o contexto das escolas étnicas (1930-1950)(2022) Fernandes, OsíriaA imigração italiana brasileira e o contexto sócio, político e econômico do Brasil no período de 1930-1950 foram objetos de análise desta tese, visando estabelecer as correlações entre o processo de nacionalização do ensino e a adaptação dos imigrantes italianos à cultura brasileira, frente ao desejo de preservação de sua identidade a partir das escolas étnicas. As similaridades entre o Estado Novo em Portugal e no Brasil foram discutidas sob o aspecto da nacionalização em ambas as nações e que denota a visão do contexto mundial no Estado Novo brasileiro, sendo os imigrantes luso brasileiros um componente fundamental e assim, importante na construção da história brasileira. Além disso, apresenta como problemática, avaliar de que forma a relação entre as escolas étnicas e o mutualismo italiano diante de um contexto de opressão e intenso viés ideológico no Brasil, puderam contribuir com inserção do ideário italiano. Diante disto, avalia o processo de nacionalização do ensino e seus efeitos sobre as escolas étnicas italianas no referido período. Sugere que as escolas étnicas foram articuladas de forma a garantir a continuidade da identidade cultural dos imigrantes italianos, que os vênetos estabeleceram maior influência no que diz respeito à manutenção das escolas étnicas a partir das Associações de Socorro Mútuo no Brasil ou ainda que Getúlio Vargas usou a repressão às escolas étnicas como estratégia política e continuidade do poderio sobre o povo brasileiro, sob a desculpa da nacionalização da educação. Tendo como predominância a política nacionalista do governo Vargas, a pesquisa utiliza como metodologia: a) pesquisa descritiva de cunho qualitativo; b) análise documental por meio do método dialético, no que diz respeito à unificação das nações através da língua, formato de educação e a nacionalização dos italianos a partir dos registros da Escola Anita Garibaldi da cidade de Salto, no interior do estado de São Paulo; c) produção bibliográfica em obras, revistas acadêmicas e periódicos qualificados, destacando-se Maschio, Rech, Tambara, Weiduschadt, Luchese, Barausse, Malikoski, Kreutz, Belusso e Panizzolo. Considera que o Brasil não estava alheio aos acontecimentos político-ideológicos na Europa, que permeavam o mundo durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial de forma que houve movimento no sentido de disseminar as ideias fascistas no país. Ainda com as dificuldades impostas, os italianos conseguiram manter sua identidade, cultura e idioma, mesmo estando o país sob constante pressão de Getúlio Vargas quanto à nacionalização.
- DissertaçãoA municipalização do ensino fundamental no município de Alumínio/SP: entre o pedagógico e o poder local(2012) Sarmento, Albertina PaesO trabalho, vinculado à linha de pesquisa “História e Historiografia” do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, problematiza as implicações que a implantação da “municipalização do ensino” trouxe ao município de Alumínio, cidade do interior de São Paulo. Analisa os desdobramentos da municipalização ocorridos em administrações distintas, particularmente os que se referem ao trabalho pedagógico. Aborda questões do processo realizado no Brasil, no Estado de São Paulo e, especificamente em Alumínio, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, Lei 9394/96. Levanta a seguinte indagação: até que ponto a municipalização do ensino contribui ou pode ser vista como fator que determina a igualdade de acesso e permanência na escola, a gestão democrática do ensino, a qualidade social do ensino e a valorização do professor? A municipalização trouxe benefícios para a educação no município? Quais problemas existiam antes desta reforma? Como foram solucionados? Quais os impactos nestes 15 anos de implantação da reforma? Concretizando num cunho historiográfico a lógica do global para o local, foca o período compreendido entre 1999 a 2011. O trabalho se vale da legislação pertinente às três esferas do governo. A federal: Constituição de 1988, Emenda 14/96, Emenda Constitucional 53/06, Lei 9424/96 e Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A estadual: Constituição Estado de São Paulo de 1989, Decreto 40.673/96, Decreto 42.778/97. A municipal: Lei Orgânica do Município de Alumínio n° 3/93, a Lei 341/97, a Lei 465/99. Dentre os autores consultados destacamos: Ângela Maria Martins, César Callegari, Cleiton de Oliveira, José Luiz Coraggio, Rosa Maria Torres e Wilson Sandano. Utiliza a pesquisa oral e questionário na pesquisa de campo direcionado aos professores que trabalham no município há mais de 15 anos. Revela as posições assumidas pelos docentes evidenciando conformações, transformações, permanências e as rupturas que a educação vem passando desde a reforma. Demonstra que as reformas ocorridas no sistema educacional brasileiro estiveram atreladas ao contexto das determinações políticas e econômicas.
- DissertaçãoA origem da Faculdade de Direito de Sorocaba(2021) Guzmán, Maria Fernanda de Oliveira CagliariEsta dissertação apresenta e historia a criação de uma faculdade de direito na cidade de Sorocaba a partir dos fatores que determinaram a implantação de um curso jurídico no interior do estado. Ainda, identifica o contexto educacional da cidade à época e as influências políticas e sociais locais que possibilitaram a instalação do curso, resgatando informações da criação e do desenvolvimento da Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI). A pesquisa verifica por que a Sorocaba, que emergia no cenário econômico do país nos anos de 1950, reunia condições para a instalação do ensino superior, e lança a hipótese a ter sido a presença da Igreja Católica significativa na expansão educacional da cidade, como acontecia em relação à educação do país em geral. A ideia de instalação de um curso superior voltado ao ensino jurídico na cidade de Sorocaba surgiu no início dos anos de 1950, quando o Padre André Pieroni Sobrinho e os advogados Hélio Rosa Baldy e José Pereira Cardoso sugeriram que o então deputado estadual, Gualberto Moreira, apresentasse à Assembleia Legislativa uma proposta para a criação da Faculdade de Direito. A Faculdade efetivamente se tornou realidade pela adesão do empresariado local, ávido pela formação de profissionais qualificados para atender as demandas de uma Sorocaba que se transformava. Constatou-se, assim, que a criação e a instalação da Faculdade de Direito de Sorocaba foram frutos dos esforços de segmentos da sociedade local, que aderiu à causa e não mediu esforços para tornar realidade o sonho de um curso jurídico na cidade.
- DissertaçãoA pedagogia e a teologia da libertação no pensamento freireano(2019) Xavier, Carlos EduardoSurgem na década de 1960, simultaneamente, a Pedagogia Crítica de Paulo Freire e uma teologia latino-americana denominada Teologia da Libertação. Ambas se assemelham nos seus pressupostos metodológicos e no tema central que é a Libertação. O objetivo central desta dissertação é analisar possíveis aproximações entre a pedagogia e a teologia da libertação no pensamento e na práxis freireana. Para tanto foi feito levantamento bibliográfico, a análise de textos pertinentes e relacionados ao tema, além de entrevistas com três personalidades que mantiveram proximidade e afinidade ao pensamento de Paulo Freire: Aldo Vannucchi, Nita Freire e Leonardo Boff. A abordagem metodológica utilizada tem caráter qualitativo, exploratório e analítico. As entrevistas, lançadas em apêndices, foram utilizadas de forma transversal no trabalho como fontes de fundamentação da pesquisa. As referências teóricas mais importantes são, além da obras de Paulo Freire, o trabalho de Gustavo Gutierrez e de Leonardo Boff, bem como de outros teóricos da pedagogia e da teologia da libertação. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam para as seguintes aproximações entre a pedagogia freireana e a teologia da libertação: partem do protagonismo dos oprimidos no seu processo de libertação; são fundamentadas na práxis, ou seja, numa prática refletida; convergem na necessidade de conscientização como forma de superar as opressões; entendem libertação, não como tema periférico, mas tema central do processo de desenvolvimento humano, tanto numa visão pedagógica quanto numa perspectiva teológica. Concluiu-se que as aproximações entre a pedagogia crítica-freireana e a teologia da libertação existem e se dão na ótica da realização plena do ser humano, e em vista da construção de uma sociedade mais humanizada e justa.
- DissertaçãoA trajetória de um curso em Sorocaba: da Escola Superior de Educação Física à Faculdade de Educação Fisica da ACM(2010) Trevisam, KleberEsta dissertação de mestrado procurou traçar a trajetória do curso de Educação Física em Sorocaba, desde a sua abertura como Escola de Educação Física até os dias atuais como Faculdade de Educação Física da ACM; assim, o presente estudo teve como objetivo, a busca das relações entre as particularidades da instituição estudada e a sociedade sorocabana. Buscaram-se nas consultas à legislação específica, jornais da época, arquivos pessoais de ex-alunos e revisão bibliográfica as fontes que pudessem auxiliar na investigação acerca do seu passado. Conclui-se que houve o “mérito”, não se deve negar, da direção da Organização Sorocaba de Ensino e Cultura (OSEC) em vislumbrar um cenário em que a promulgação do decreto regulamentando a atuação profissional no ensino básico, resultou na valorização daqueles que possuíam a formação superior, associado ao desenvolvimento econômico da cidade e aumento na demanda de profissionais para atuar na escola. Por outro lado, observou-se também que o vislumbre encontrou suas dificuldades, por iniciar um curso superior sem instalações próprias. Neste ponto é inegável a importância da ACM na manutenção sua em Sorocaba, que só aceitou o desafio por encontrar na sua estrutura reais condições para sua manutenção além de vislumbrar também um modo de conseguir destaque entre as outras ACMs existentes.
- DissertaçãoAção docente em tempos de abertura: considerações sobre a história da educação pública paulista de 1985 a 2000(2011) Almeida, Antonio de PáduaA dissertação analisa a ação docente no período de transição da ditadura civil-militar para a redemocratização e faz considerações sobre a política educacional implantada pela ditadura civil-militar, que privilegiou o aumento quantitativo de alunos e professores em detrimento da qualidade do ensino. O governo ditatorial rompeu com o Projeto Nacional Desenvolvimentista e implantou uma política econômica dependente, alinhando-se aos Estados Unidos na esfera capitalista, ao contexto da Guerra Fria. Visando a formação de mão-de-obra para as indústrias multinacionais que se instalavam no país, a educação teve reformas de caráter tecnicista e a formação de professores foi aligeirada através da licenciatura curta. Logo, a concentração profissional dos professores da escola pública paulista se tornou numerosa e suas atividades sofreram um processo de proletarização com os baixos salários, multiplicação das horas de trabalho, falta de infra-estrutura nas escolas. Os professores reagiram a essa realidade, se organizando em torno da APEOESP, entidade sindical representativa. Por meio dela lutaram por melhores condições de trabalho, tendo atuação importante no processo de abertura política como realização de fóruns de discussão para participação dos professores no trabalho de elaboração da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que foi promulgada quase uma década depois do início de seu projeto. O texto aponta alterações que a LDB assimila em seu percurso baseadas em princípios neoliberais, identificados na elaboração final da Lei. Foi o momento em que o Brasil se inseriu no mundo globalizado, assumindo compromissos internacionais relacionados à educação. A pesquisa foi realizada tendo como metodologia: consulta bibliográfica, levantamento de arquivos e leitura de jornais da época e, do acervo de material publicado pela APEOESP durante o período pesquisado. Teoricamente, utiliza o pensamento e as obras de DREIFUSS (1981), LIBÂNEO (2001, 2002, 2003), SAVIANI (1999, 2003, 2010).
- TeseColégio Santa Escolástica: a experiência pedagógica beneditina em Sorocaba(2017) Madureira, Maria Aparecida de LimaTendo por objeto material de estudo o Colégio Santa Escolástica (centenária instituição escolar da cidade paulista de Sorocaba), esta tese traz o resultado de uma pesquisa historiográfica que se apropriou da trajetória da instituição com o objetivo de apreender as condições concretas em que a representação social de escola tradicional se concretizou em seu cotidiano pedagógico. Apoiada nas categorias epistemológicas presentes na obra de Justino Pereira de Magalhães: materialidade, representação e apropriação e delimitada pelos anos de 1905 e 1950, a pesquisa se realiza através de fontes primárias e fontes orais, e analisa a institucionalização do projeto educativo da Congregação Beneditina Missionária de Tutzing sob duas perspectivas principais: o ideal missionário da ordem religiosa e as práticas pedagógicas tradicionais. O aporte teórico que dá sustentação à pesquisa historiográfica conta com os estudos de Demerval Saviani e Franco Cambi. A institucionalização do Colégio se efetiva estabelecendo contato com um passado remoto, mas que repercute na modernidade: a condição tradicional não se sustenta apenas nas objetividades das práticas educativas antigas, que sofrem as alterações ideológicas da contemporaneidade, mas também, paradoxalmente, na finalidade singular de um fazer humanista cristão, que tem na educação um dos espaços para realização de seu projeto universal de humanidade e salvação.
- TeseEducação Beneditina e escolar: o lugar do “passado no presente”(2022) Strieder, Cristiane CorrêaEssa pesquisa teve por objetivo entender os monumentos como recursos que apresentam e mantêm perenes os feitos humanos e especificamente a influência que exercem sobre a educação. Baseando-se em autores como Le Goff, Coelho Dias, Frago, Escolano e Buffa, na consulta a documentos, entrevistas com responsáveis do setor de comunicação de monastérios beneditinos e análise da arquitetura, apresenta como hipótese a presença e participação da Ordem de São Bento que tem como finalidade a propagação e perpetuação dos dogmas católicos, valores morais e comportamentos específicos, simbolicamente apresentados por meio da arquitetura e monumentos não só religiosos, como os mosteiros, mastambém como instituições de ensino evidenciadas por outros elementos que compõem a estrutura física do ambiente escolar. Tal análise responde à questão de como a pesquisa das características arquitetônicas de uma escola de ordem monástica beneditina – mosteiro e colégio de São Bento – assim como seus elementos monumentais podem contribuir para a compreensão da instituição escolarcatólica na atualidade. Uma vez que se atribui à educação a função de transformadora social e a sociedade sofre alterações através do tempo, a forma como os princípios da regra de São Bento é transmitida no cotidiano escolar, mesmopassando por modificações e adequações constantes, ainda perpetuam os preceitos beneditinos nas ações sociais daqueles que deles se apropriaram enquanto alunos de suas escolas.
- DissertaçãoEducação de tempo integral: entre entraves e possibilidades(2015) Caiuby, Bianca BarrocheloA pesquisa Escola de Tempo Integral busca nos fundamentos e na história da educação elementos que possam responder à necessidade de uma intencional e efetiva ação socialmente integrada que venha representar uma contribuição ao processo de democratização da educação. O trabalho reflete sobre o sentido da educação em tempo integral por meio de fundamentações históricas e da experiência concreta. Esta apresenta o contexto de escola integral possível e, vislumbra o significado dos seus processos educativos para todos que vivenciam a experiência e entendem que essa escola tem mais que um horário estendido, tem sua responsabilidade estendida também. Oscilando entre o passado, o presente e o futuro a fim de costurar a pesquisa, o texto cruza fundamentações, e, traz à tona indagações e análise do que houve, o que se tem e o que se pretende com essa proposta educativa. Justifica-se a pertinência do estudo pelo desenvolvimento da educação em tempo integral sob a perspectiva histórica que permite conjugar o passado com a proposta de uma sociedade realmente educativa. Como problema de pesquisa para guiar a investigação, formula: Quais são as possibilidades e os entraves das escolas de educação em tempo integral atualmente? Quais são as hipóteses e vivências relatadas pelos professores sobre a proposta de educação em tempo integral do estado de São Paulo? Os objetivos específicos buscam: apontar as bases legais da educação em tempo integral e entender como se tem realizado políticas públicas para a implantação de escolas em tempo integral. Nesta perspectiva o texto faz um estudo de caso de uma Escola Estadual de Sorocaba, que aderiu em 2013 a um novo Programa de Ensino Integral. O caminho metodológico desenvolve-se pela pesquisa bibliográfica, pela apresentação de fontes legais e pelo estudo de caso de uma escola estadual. A investigação baseia-se principalmente na reflexão dos seguintes autores: Anísio Teixeira (1968), Jaqueline Moll (2012), Saviani (2006,2011), além de documentos oficiais, como legislações e manuais. Quanto às conclusões, pode-se afirmar que a escola de tempo integral apesar de muitos entraves, aponta para as possibilidades de uma jornada escolar expandida, ampliada em suas responsabilidades, com resultados concretos no processo de ensino-aprendizagem e na formação integral do aluno.
- DissertaçãoEscola Júlio Bierrenbach Lima: a consolidação de uma instituição escolar (1969-1981)(2014) Soares, Nivaldo LúcioA dissertação tem por objetivo identificar as raízes da Escola Estadual Prof. Júlio Bierrenbach Lima na História da Educação Sorocabana, no período de 1969 a 1981. Por meio de dados bibliográficos, documentos e entrevistas, associados às considerações sobre a temática, a pesquisa delimita seu foco de investigação no estudo de uma das mais tradicionais escolas públicas da cidade de Sorocaba. Na perspectiva desta assertiva a pesquisa sobre a instituição faz uso de fontes primárias e secundárias procurando sedimentar a identificação que se propõe realizar. Apoia-se em obras da área da história e historiografia da educação, em textos específicos sobre instituições escolares de autores como Sanfelice e Buffa entre outros, em documentos internos da escola, na legislação oficial, além de buscar junto aos professores dados da memória que cruzam a vida do Bierrenbach com a vida profissional de anos de trabalho docente. Aborda por meio de entrevistas não só os professores, mas também alunos que cumpriram sua formação escolar na instituição. A dissertação enfoca no período estabelecido a criação, instalação e desenvolvimento dessa instituição escolar, demostrando por meio de dados e registros, o corpo físico da escola, a estruturação dos cursos e o desempenho dos alunos.
- TeseFaculdade de Tecnologia de Capão Bonito: a gênese, a arquitetura e a dinâmica acadêmica (2004-2018)(2019) Olivati, Alice Elias DanielA tese estuda e analisa os campos da criação da Faculdade de Tecnologia – FATEC em Capão Bonito por meio do registro de sua documentação histórica e demonstra o que significou para um município carente a implantação de uma faculdade pública tão almejada pela comunidade e região. O conhecimento e registro dos documentos da criação da unidade, se reportam ao período de 2004 a 2018, entre a aprovação do Projeto de Lei n° 199367 de 2004 pela Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, até a data de 2018 quando a FATEC completou 10 anos de sua instalação, ocorrida em 2008 pelo do Decreto de Lei número 52.640, assinado pelo Governador José Serra e publicado no Diário Oficial em 22 de janeiro de 2008. A pesquisa tem por objetivo: registrar historicamente todo o processo político da criação da Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito; caracterizar o estilo arquitetônico da construção que lhe confere materialidade e identidade; identificar a dinâmica acadêmica e as propostas pedagógicas dos cursos de Tecnologia em Silvicultura e de Tecnologia em Agroindústria e sua relação com a comunidade: comprovar que pelo menos em parte, os tecnólogos egressos trabalham na área de sua formação. A estrutura da administração da Autarquia Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza e da Instituição Escolar Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito se faz presente complementada pelogrupo de docentes que compõe a congregação, as coordenadorias dos cursos, as comissões, o corpo docente e discente. A metodologia da pesquisa constituiu-se de abordagens qualitativas, empíricas, iconográficas utilizando-se a técnica de entrevista oral com o arquiteto da obra e depoimento de alunos egressos. A hipótese foi a de que esta tese, sob a visão científica, responderia positivamente aos objetivos a que foram propostos, quanto à criação da Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito, a arquitetura e o dinamismo acadêmico. O embasamento teórico contou com as idéias de teóricos e educadores da área da História e Historiografia das Instituições Escolares. Concluiu-se pela trajetória da tese, que os processos históricos analisados sobre a instituição escolar, a arquitetura e o dinamismo acadêmico foram importantes para o conhecimentos do primeiro decênio de atividades acadêmicas da história da Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito e os depoimentos dos egressos foram eficazes na comprovação de que a instituição corresponde às propostas de sua instalação.
- TeseFaculdade de Tecnologia de Sorocaba: da gênese à consolidação(2014) Oliveira, Lauro Carvalho deEsta tese trata da instalação da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. Faz uma cronologia, marcada pela revisão das publicações jornalísticas do período analisado de 1968 a 1975. Pela revisão objetiva-se localizar as primeiras manifestações para a criação de um novo modelo de curso superior, as ideias, as ações dos atores envolvidos, a determinação das forças políticas estaduais e federais, que influenciaram na decisão de, efetivamente, implantar e testar, no país, os cursos de tecnologia. Analisa as necessidades de criação de cursos de curta duração voltados para o trabalho, para arranjos produtivos locais, para a transferência de tecnologia, para a interiorização da indústria e, sobretudo, para as necessidades técnicas da indústria brasileira. Relata as dificuldades de aceitação da instalação da Faculdade de Tecnologia por parte dos dirigentes locais e as constantes publicações negativas elaboradas pela mídia impressa. Faz um paralelo entre o desenvolvimento socioeconômico e industrial de Sorocaba e região e a instalação da Faculdade de Tecnologia, que aconteceram no mesmo período, mostrando a evolução da escola e de seus cursos para atender as necessidades técnicas do parque industrial instalado, o que demonstra a influência da Faculdade de Tecnologia no desenvolvimento industrial e socioeconômico da cidade de Sorocaba e da região.
- DissertaçãoHistória da creche municipal em Sorocaba(2015) Faria, Ilza FernandesEsta dissertação tem por objetivo pesquisar o contexto histórico do atendimento oferecido às crianças pequenas, em creche, na rede municipal de ensino de Sorocaba e compor uma cronologia administrativa e conceitual da implantação das creches na cidade. As lideranças municipais na área da educação, preocupadas com o bem estar das crianças nos aspectos físico, cognitivo e social, desenvolveram ações educacionais que contribuíram para o atendimento das crianças em creche, pois elas precisavam ser atendidas no período em que as mães estavam envolvidas em trabalhos externos à casa. Apresenta um breve histórico da gênese do atendimento em creche, as raízes históricas desse atendimento no Brasil e como foi o percurso das instituições no sistema municipal de ensino de Sorocaba, considerando indissociáveis o cuidar e o educar. Os subsídios teóricos que norteiam este trabalho apresentam contribuições de autores como Monarcha, Kuhmann, Rosemberg, Kramer e Oliveira. Os documentais utilizados foram fontes textuais como relatórios particulares e fonte oral através de entrevistas com profissionais que vivenciaram o trabalho em creche nos diferentes formatos do atendimento infantil. Os dados coletados em arquivos públicos, como as leis federais e municipais, contribuíram para identificar as políticas educacionais. Este trabalho acadêmico pretende somar-se aos estudos do campo da história e da historiografia da educação, por meio das experiências e projetos desenvolvidos na cidade em prol do atendimento infantil.
- DissertaçãoInstitucionalização da educação física e esporte em Sorocaba(2007) Campos, Gilberto Rodrigues deO presente trabalho tem como objetivo o estudo da institucionalização da educação física e do esporte em Sorocaba, resgatando e analisando a memória documental e oral relacionada à educação física escolar e ao esporte, a partir do acervo disponível, bem como sua reconstituição em função da memória viva dos protagonistas. Portanto o texto percorre, em forma de narrativa, parte da história da cidade no que se refere aos sujeitos de estudo. Também, são abordadas as relações estabelecidas entre o esporte e a educação física escolar, sua situação a partir da realidade enfrentada pelos professores. Entrevistas com profissionais da área, muito enriqueceram o trabalho. Nesse estudo percebe-se uma forte influência do esporte na educação física, levando a reflexão das diversas possibilidades educativas atribuídas à ele.
- DissertaçãoIntervenção político religiosa de uma escola do interior paulista: Colégio Nossa Senhora do Patrocínio de Itu (1889-1930)(2017) Fernandes, OsíriaPor meio de pesquisa historiográfica baseada em levantamento bibliográfico, da análise dialética e de outras fontes de pesquisa, como os trabalhos de Saviani, Bellucci, Souza e Cunha, da contextualização de trabalhos produzidos por outros pesquisadores e autores sobre o tema, esta dissertação busca trazer à luz as raízes religiosas das práticas educativas no Brasil durante o período que vai de 1889 a 1930. Tal corte temporal remete ao período de transição do modelo de educação importado da França, no século XIX, para o do ideário do Estado laico republicano estabelecido no país a partir da Constituição de 1891, em que se preconizava uma educação mais ampla e integral e desvinculada da religião oficial. O campo de análise escolhido parte da chegada da Ordem de São José de Chambéry ao Brasil e tem como objeto de estudo a atuação da Madre Teodora Voiron, superiora da Congregação, a partir da fundação do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio de Itu/SP, cidade tida como o “berço da República”, e sua influência sócio-políticaeducativa no cenário nacional. A pesquisa aborda as raízes da educação confessional brasileira baseada na religião católica, que se diferencia em princípios, objetivos e formato das escolas laicas ou “progressistas” estabelecidas durante a Primeira República (1889-1930), que preconizam as finalidades sociopolíticas da educação e separação entre Estado e Igreja. Em análise mais aprofundada, o estudo traz dados históricos que revelam que os princípios do ensino confessional estão intrínsecos e perpetuados nas práticas sociopolíticas dos atuais agentes do poder, em todas as suas esferas. Este resgate histórico contribui para ratificar que a educação e os espaços educativos foram e continuam a ser objeto de disputas no campo social e econômico, onde reside a transição permanente do poder.