Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Silva, Paulo Celso da"
Agora exibindo 1 - 20 de 29
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA comunicação ambiental como estratégia organizacional: um estudo da aplicabilidade da norma NBR ISO 14063:2009(2015) Oliveira, Carlos Roberto deEsta pesquisa visa estudar se a gestão ambiental no campo da comunicação organizacional interna é possível. Busca identificar as várias ferramentas de comunicação interna utilizadas por uma empresa que mantém um sistema de gestão ambiental certificado e compará-las com as abordagens apresentadas na norma sobre comunicação ambiental da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR ISO 14063:2009. Assim, analisa se o planejamento e a operacionalização destacados na norma são factíveis. A pesquisa destaca os temas: comunicação organizacional interna e as questões ambientais e os considera como relevantes e emergentes, enquadrando-se na linha de pesquisa Mídia e Práticas Socioculturais do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Como metodologia, este trabalho utiliza a pesquisa bibliográfica na apresentação das questões ambientais e da Educação Ambiental, tendo o autor Marcos Reigota como referência teórica. Utiliza a mesma metodologia no estudo da norma, no estudo do histórico e do papel de destaque da comunicação organizacional e interna, baseados principalmente nos autores Paulo Nassar, Margarida Kunsch e Marlene Marchiori, assim como, no estudo da evolução da comunicação ambiental nas organizações, com a contribuição do autor Vilmar Berna. No sexto capítulo, traz um estudo de caso para descrever as práticas de comunicação ambiental interna da empresa Flextronics, unidade de Sorocaba. No capítulo seguinte, faz uma análise comparativa entre as práticas identificadas no caso estudado e as propostas pela norma, concluindo sobre a sua aplicabilidade prática a fim de ratificar a hipótese. Espera-se com a pesquisa oferecer a oportunidade do conhecimento e entendimento da norma de comunicação ambiental e sua aplicabilidade e, com isso, auxiliar as organizações na busca de um bom planejamento e execução do seu processo interno de comunicação ambiental.
- DissertaçãoA comunicação intercultural na internacionalização de empresas brasileiras na China(2013) Peres, Sérgio de Almeida CidA presente pesquisa tem como objetivo principal compreender como se dão as trocas da cultura empresarial contemporânea entre oriente e ocidente especificamente, entre Brasil e China tendo como base o caso de uma empresa. Nossa pesquisa, por utilizar uma empresa concreta e atuante no mercado, fica impedida de citar sua razão social ou nome fantasia, em sendo assim, optamos por nomeá-la empresa Alpha. A atenção dedicada à China neste trabalho se justifica pela relevância estratégica deste mercado dentro do contexto mundial. A China é hoje o maior mercado do mundo e, também, o principal parceiro do Brasil nas transações internacionais. Estar presente neste mercado é questão de sobrevivência para as empresas brasileiras. Mas, instalar-se na China, requer uma preparação envolvendo diversos aspectos que garantirão o sucesso, ou ao contrário, perdas de grande monta em função desse desconhecimento. Obter sucesso nos negócios e no relacionamento com os chineses passa, necessariamente, por conseguir se comunicar e também compreender a dinâmica da cultura local em sua confluência com os novos tempos e exigências, visto que no processo de comunicação temos as trocas culturais. Também focalizamos a China como país receptor das empresas devido ao baixo custo de produção, um mercado quase inexplorado por estas e com milhões de potenciais consumidores. Os objetivos específicos relacionam-se do porque muitos empreendimentos correm o risco de falhar, quando procuram se expandir através das fronteiras culturais, e por que motivo muitos funcionários expatriados desistem do programa de transferência para a China. A metodologia utilizada para a elaboração da pesquisa será a qualitativa, através de intensa pesquisa bibliográfica para o enriquecimento do trabalho e, quantitativa através de entrevistas com executivos com experiência no mercado da China.
- DissertaçãoA comunicação interna e a estratégia corporativa: um estudo da organização General Motors no Brasil(2010) Camolesi, Fabiana Pereira de MoraesO estudo apresenta a comunicação interna na organização e oferece contribuições para a aplicabilidade de suas ferramentas no segmento automotivo, tomando como foco a prática na organização General Motors do Brasil. Explicitamos inicialmente as ações que as organizações adotam diante do mercado globalizado. Com o propósito de identificar a relevância da comunicação interna nas metas e projetos é objetivado responder como a comunicação interna poderia ser estratégica no momento de competir. Para tanto, tratamos de conceitos de comunicação organizacional, estratégia corporativa, bem como o estudo de uma organização para certamente fundamentar o objetivo da referida pesquisa. As referências em comunicação e administração, utilizadas para os estudos sobre a comunicação interna na organização, mostraram que pesquisas nesta área crescem velozmente, e os departamentos que compõem essa estrutura da comunicação, trabalham cada vez mais na sistematização do processo, para que as informações sejam elaboradas e repassadas aos contatos internos e externos, com sua devida qualidade e veracidade. A pesquisa foi dividida em três capítulos, sendo apresentado no primeiro, A Comunicação e a Organização, como se relaciona à administração com a comunicação e o papel que desempenham os setores a ela ligados, o setor e/ou Departamento de Recursos Humanos, por exemplo. Para tanto, foram essenciais as contribuições de autores como Paulo Nassar, Gaudêncio Torquato, Margarida Kunsch, Marlene Marchiori entre outros e encaminho para o próximo capítulo, abordando, nessa passagem. O segundo capítulo, A Estratégia Corporativa, contextualiza a economia mundial do pós-guerra ao período atual, reconhecido como Globalização, com o auxílio de autores como José Vesentini, David Harvey, Pankaj Ghemawat. As práticas da organização globalizada são analisadas no terceiro capítulo, a partir do estudo da organização General Motors do Brasil. Aqui foi possível alinhavar a teoria dos capítulos anteriores, com a prática da corporação escolhida utilizando autores como David Hampton, Marina Marconi, dados do LIMC/USP, Antonio Maximiano e Alfred Sloan. Esclarecemos que, em alguns momentos, a descrição foi necessária para demonstrar com maior clareza como a comunicação interna da GMB opera e quais os suportes utilizados para atingir os objetivos e metas propostas. O estudo considera, portanto, as mudanças ocorridas no mercado global e a quantidade de ferramentas criadas na divulgação das informações e enfatiza a adoção e revisão de técnicas a todo instante, tendo em vista o melhor procedimento. Já com relação à comunicação interna, para se tornar corporativa e estratégica, é preciso reunir as idéias das estruturas da organização na elaboração da informação e, principalmente, contar com o apoio da alta direção que, empenhada diante dos acontecimentos, planos e ações participaria nas decisões que a organização precisa adotar diante das imprevisibilidades econômicas mundiais.
- DissertaçãoA comunicação na pós-modernidade: tensões e metamorfoses da subjetividade(2011) Costa, Antonio Paulo SilvaEsta pesquisa tem como escopo esclarecer algumas questões relacionadas à pós-modernidade e ao pós-modernismo, num momento de grande explosão discursiva, pois muitos são os desafios do homem contemporâneo em adaptar-se a tempos tão movediços. A influência dos meios de comunicação, instrumentalizados pelo poder econômico, causa “ruídos” nos processos de subjetivação, que consequentemente provocam tensões e metamorfoses na subjetividade, no ato de impor, suprimir, ditar discursos em todos os níveis de representações sociais. Esta pesquisa trará a luz essa situação de pseudo sujeito e da perversa vontade de sujeição que o homem pós-moderno tem ao necessitar pertencer a um grupo social e sentindo nesse contexto paradoxal, a angústia de “equalizar” melhor suas percepções acerca daquilo que lhe é pertinente ou não, porém de forma mais autônoma. Mas como há um corrente processo de reificação da subjetividade mais assoberbado nos dias de hoje, o homem hodierno está tendo sérias dificuldades em estabelecer metas e limites. No entanto existem núcleos de micro-políticas que tentam se firmar, tirando a velocidade desse período, que aturde a todos nós. Tais políticas, talvez “desfibrilantes”, sejam no momento uma alternativa viável para que possamos sair do vórtice das imposições mercadológicas que nos prostram, sem ao menos termos forças para pensarmos de forma crítica e podermos então gozarmos, enfim, de um momentâneo alívio das tensões na busca de uma existência mais autônoma.
- DissertaçãoA ecologia da comunicação católica: do sermão à missa de televisão(2017) Amaral, Luiz Guilherme LeiteEste trabalho tem como tema os processos comunicacionais que envolvem o ritual da missa católica, especialmente para a missa televisiva. A questão que norteia o trabalho busca investigar quais são as diferenças e similitudes entre a missa presencial e televisiva. Sendo assim, a hipótese é a de ser a missa uma mídia, no sentido de um elemento da e para a cultura e um catalizador do processo comunicacional em sua complexidade. O objetivo geral é pensar os processos comunicacionais da missa televisiva sob o escopo as Teorias das Mídias e da Ecologia da Comunicação. Como corpus, elegemos as atas do Concílio Vaticano II da Igreja Católica no tocante aos rituais da missa presencial e televisiva. A metodologia consiste em pesquisas bibliográficas e observatórias a fim de se verificar a aplicação das normas de tais atas nas missas presencial e televisiva e a comparação entre ambas. Conclui-se que a missa televisiva não é apenas técnica/tecnologia, mas um conjunto organizado de situações e rituais preparados para atingir um fim específico, a saber, oferecer ao fiel católico possibilidades de assistir a missa sem o deslocamento espacial com a mesma validação do presencial. A pesquisa indica possíveis alterações e atualizações decorrentes do uso das mídias na vivência do fiel católico.
- DissertaçãoA governança corporativa como elemento da formação da cultura organizacional e seus impactos na transformação da sociedade: uma visão ética(2018) Buriel Junior, LuizEste trabalho trata da comunicação organizacional como um processo regulatório em que se compreende a responsabilidade com os elementos influenciadores dentro de um esquema corporativo. A criação de sistemas financeiros que ampliam as formas de como o capital é movimentado, bem como de obtenção de lucro, faz com que práticas que exijam transparência e padrão sejam adotadas, em primeiro lugar por grandes empresas e, consequentemente, por todas as outras que estão abaixo destas em termos estruturais. Objetiva-se, nesta pesquisa, compreender o modo como uma Governança corporativa pode tornar claras as relações entre todos os que estão afetados por corporações. Para tanto, empreende-se uma análise do cenário macroeconômico à luz dos dados obtidos junto aos órgãos governamentais e outros agentes da sociedade civil, responsáveis pela difusão de informações e controle do mercado de capitais. Em uma perspectiva teórica, foi feita uma revisão bibliográfica de temas relativos à comunicação organizacional, mercado de capitais e Governança Corporativa, na busca de convergências quanto à necessidade de uma Governança que torne claras as relações entre todos os que são afetados por corporações. Conclui-se que o alinhamento comunicacional, uma das partes da Governança Corporativa, apesar de não ser aplicado no cenário nacional, com a proficiência que lhe é exigida, mostra que existe potencial para se tornar um dos elementos fundamentais na estruturação de corporações. Este trabalho torna-se relevante, à medida que aponta a necessidade de adoção de práticas de gestão transparentes, em relação ao mercado, aos investidores e à sociedade.
- DissertaçãoA legenda oculta no jornal televisivo e a comunicação dos surdos(2018) Maciel, Francimar Mangabeira MartinsEssa pesquisa tem como objeto de análise o sistema Closed Caption destinado a telespectadores Surdos. Queremos saber se a legendagem televisiva produzida hoje, por esse sistema, efetivamente beneficia o telespectador Surdo, uma vez que ela segue fielmente a narração da fala. Decorre dessa problemática o objetivo de verificar se ocorre, para esse tipo de receptor, a compreensão do conteúdo da legenda. Nesse sentido, a hipótese que projetamos é que a possibilidade de uma adaptação no modelo de legenda oculta, facilitaria o entendimento do conteúdo veiculado pela mídia televisiva. Para isso, a metodologia adotada consistiu em uma abordagem teórica e empírica, fundamentada em método qualitativo baseado no relato de pessoas Surdas durante duas reuniões de Grupo Focal, na cidade de Sorocaba/SP. Os instrumentos utilizados foram: a) observação do jornal televisivo com legenda oculta e b) seleção de trechos da legenda que pudessem resultar no impedimento da compreensão dos sentidos da legenda pelo Surdo. Com isso, constatamos que a legenda é uma aliada para a acessibilidade de deficientes auditivos, mas ainda há débito em relação ao telespectador Surdo em três aspectos: velocidade, condensação e edição, salientando ainda que o segundo teria maior compatibilidade com a Libras. Notamos também que há necessidade de aproximação dos profissionais do campo da comunicação para a realidade linguística e cultural das pessoas Surdas, incluindo-as neste processo. Nosso referencial teórico está sob a ótica da concepção de que os meios são extensão do homem segundo Herbert Marshall McLuhan (1911-1980). Esta proposição da inclusão do Surdo pela comunicação é a contribuição desta dissertação que visa colaborar com uma possível adaptação do modelo de Closed Caption existente na atualidade.
- DissertaçãoAnálise dos instrumentos de informação e diálogo na Câmara Municipal de São Paulo na perspectiva da comunicação pública(2017) Marquêz, Paulo Antônio de SousaEste trabalho tem como objetivo identificar, via internet, os instrumentos de comunicação da Câmara Municipal de São Paulo que têm por finalidade informar e outros que buscam estabelecer diálogo com o cidadão, numa ótica da comunicação pública. A Comunicação Pública é o conceito norteador da pesquisa, cujos pressupostos estão comprometidos com o interesse público e a centralidade do processo no cidadão. Trata-se, nas palavras do autor Jorge Duarte, "um esforço de melhorar a vida das pessoas através da comunicação". A discussão se dá por meio de instrumentos que têm por finalidade informar e outros que buscam estabelecer diálogo. A pesquisa configura-se como exploratória, descritiva, bibliográfica e documental. Tem por metodologia uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa que identificou 39 atividades de comunicação entre produtos, mídias e eventos, categorizados de acordo com a sua natureza, levando em conta a função e os tipos de comunicação que podem incluir no âmbito da comunicação pública, bem como a análise de conteúdo das informações veiculadas, em formato de notícias. Foi analisado um universo de 1.249 (hum mil, duzentas e quarenta e nove) notícias publicadas no período de janeiro a dezembro de 2016. Como base teórica, conceitos de comunicação pública de Pierre Zémor, Jorge Duarte, Elizabeth Brandão e Heloiza Matos. As discussões constataram que os instrumentos de informação e diálogo da Câmara Municipal de São Paulo estão vinculados às premissas da comunicação pública e pautados pelo compromisso com a transparência e o diálogo.
- DissertaçãoBig data e suas implicações socioculturais: a cartografia de controvérsias aplicada às notícias digitais(2019) Antunes Filho, EdsonEsta pesquisa tem como tema as controvérsias criadas pela tecnologia big data na contemporaneidade e guia-se pela seguinte pergunta: quais são as implicações socioculturais geradas pelas controvérsias relativas ao big data? O valor do big data não está atrelado apenas aos dados colhidos e às informações produzidas, mas ao que é feito com elas. O objetivo geral da pesquisa é compreender os aspectos socioculturais que envolvem big data. Os objetivos específicos são: apresentar a Teoria Ator-Rede e a metodologia Cartografia de Controvérsias; identificar controvérsias referentes ao big data e analisar as implicações socioculturais geradas pelas controvérsias apontadas. Para tanto, tomam-se como corpus as revistas Superinteressante da Editora Abril e Galileu da Editora Globo, com dados coletados no período de janeiro de 2013 a julho de 2019, totalizando 68 notícias com a temática big data. Após a identificação das notícias controversas, foram coletadas nas fanpages oficiais das revistas, na mídia social Facebook, as publicações das manchetes, assim como seus comentários mais relevantes, que foram mapeados por meio da Cartografia de Controvérsias. Consideram-se os pontos de vista jornalísticos representativos das controvérsias. No entanto, as manifestações dos usuários foram ponto central deste estudo. As controvérsias tornaram-se calorosas e evidentes, com um ator associando-se aos demais por meio do computador, formando-se a rede sociotécnica. Este estudo, portanto, por abranger duas revistas e suas respectivas fanpages no Facebook como mídias e trazer aspectos socioculturais contemporâneos, é pertinente à área de concentração Mídias. Os resultados obtidos contemplam a reflexão sobre como os dados digitais estão sendo utilizados, constituindo assim a relevância desta pesquisa.
- DissertaçãoCiclovia e comunicação: uma contribuição para ressignificar a imagem de Sorocaba(2011) Marangon, Cláudio Henrique RodriguesEntender a cidade na perspectiva da comunicação e sua vinculação à vida urbana éuma das tendências dos estudos urbanos, da comunicação e da cultura. O ambiente urbano, repleto de signos, comunica-se de diversas formas, às vezes direta e objetivamente como é o caso dos painéis, outdoors, cartazes entre outros e, às vezes, indireta e casualmente como é o caso da arquitetura, do paisagismo, das pessoas, dos veículos, enfim, tudo o que está presente no espaço urbano também são formas de comunicação. A priori, pode-se dizer que alterando a forma da cidade, indiretamente, seu conteúdo também será modificado implicando em uma comunicação diferenciada e com propósitos específicos, conforme os atores que intervêm nessa mudança. Na última década, a cidade de Sorocaba-SP vem modificando sua paisagem urbana através da implantação de uma rede de ciclovias, inseridas dentro do Plano Cicloviário Sorocabano. Com a proposta de interligar as principais avenidas da cidade através das ciclovias, o poder público investiu – e ainda investe – em ações para divulgar e incentivar o uso da bicicleta na cidade. O objetivo deste trabalho é compreender a cidade como um espaço comunicacional e avaliar o papel das ciclovias implantadas na cidade de Sorocaba-SP. Para tanto, realizou-se revisão da literatura sobre os temas, coleta de dados – registros fotográficos – das ciclovias e de seu entorno, os quais serão analisados também através da semiótica de Peirce. Assim a cidade é compreendida como um sistema complexo de signos que deve ser analisado e entendido através da dinâmica de seus ambientes. Em decorrência das modificações ocorridas na paisagem urbana da cidade de Sorocaba, ocorreram mudanças nos modos de relacionamento dos seus habitantes com este novo espaço, produzindo novos usos, aquisição de novos hábitos; permitindo um novo olhar para a cidade; possibilitando novas relações. Além de serem reveladoras do significado social, da função, da história do lugar com que divide o espaço. Cristaliza, enfim, novas relações sociais, novas práticas culturais e a construção ou (re) significação da imagem da cidade.
- DissertaçãoComunicação e consumo: uma abordagem da propaganda de medicamentos na internet(2017) Martins, Andréia Maria LinsA divulgação de medicamentos na mídia é tema dessa dissertação, que tem como propósito refletir sobre o estabelecimento de critérios a respeito da qualidade e direcionamento dessas informações científicas e promocionais prestadas, tanto à classe médica, quanto à sociedade civil. O corpus do qual lançamos mão são os anúncios disponibilizados no portal do Universo On-line (UOL). O percurso metodológico caracteriza-se pela análise dos anúncios fundamentada em Bauman, que aborda questões sobre os efeitos do consumo emergente e o sistema capitalista. Constatou-se que a indústria farmacêutica e as empresas têm uma intensa estratégia de marketing com o objetivo de elevar o consumo de medicamentos pela população. Assim sendo, na lógica capitalista, a medicalização, por meio da propaganda de medicamentos em sites, pode ser considerada como mercadoria, cujo objetivo é gerar lucros com a elevação das vendas e de seu aumento no consumo para conquista de mais mercados.
- DissertaçãoComunicação e cultura: uma perspectiva conceitual trina na filosofia desviante de Michel Serres(2017) Leite, Carlos FernandoEsta dissertação consiste em uma pesquisa sobre a comunicação, no aspecto teórico, por via filosófica, embasada no pensamento do filósofo francês Michel Serres. Como objetivo geral, busca-se ampliar a compreensão conceitual acerca da comunicação, e como objetivos específicos, destacar a importância da comunicação como fator estruturante das relações sociais, melhor entender a relação entre a comunicação e a cultura, e reconhecer a Filosofia da Comunicação, como um recorte mais específico às discussões sobre a comunicação. A metodologia empregada é a revisão e análise bibliográfica. O corpus da pesquisa é um conjunto de vinte e dois livros do referido filósofo, cinco dos quais compõem a base principal: Hermes; Os cinco sentidos; Filosofia Mestiça; A lenda dos anjos; e, Polegarzinha. Como resultados, chegase ao conceito de comunicação, como o vetor relacional-cultural do ser humano, e à inferência da comunicação como um processo dialógico, transformador e inventivo, do qual se crê plausível esperar como corolário, uma sociedade mais justa, em todos os aspectos. A relevância da pesquisa jaz em sua contribuição teórica ao campo da comunicação. Este trabalho insere-se na linha de pesquisa: Mídias e Práticas Socioculturais.
- DissertaçãoComunicação e educação: mediações e ferramentas midiáticas educomunicativas(2013) Bastida, Régis DomingosCom a convergência entre informática e os meios de comunicação, na sociedade, novos caminhos foram sendo construídos e modelos de interação foram adotados pela cultura social. É inevitável a migração para base da educação. Como esse processo não foi local, seu desenvolvimento foi mundial, tendo a sincronicidade como linha motivadora. O choque foi inevitável, com o sistema tradicional pedagógico e seus impasses que duram séculos, mas a morosidade na absorção e aplicação de inovações, causou uma ruptura gigantesca, onde o aluno tem maior capacidade de interação, ao ponto de ensinar seus professores como utilizar várias ferramentas comunicacionais, atualmente usados por milhões de pessoas. Para atender essa demanda, muitos docentes que sentem a necessidade de interagir com seus alunos, iniciam uma maratona para motivar a vontade de aprender de seus alunos. Desse cenário nasce o modelo de novas práticas e conceitos, a educomunicação, que tem na sua essência trabalhar a diferença entre o transmitir a informação, usualmente atribuído aos multimeios, com a capacidade de mediação, desenvolvida pelo docente que passa a verdadeira intencionalidade que é a de mediar o saber e dispor o conhecimento, sem deixar de valorizar o principal e único personagem desse ato, o professor que, nesse novo horizonte, passa a ser um educomunicador. Esse educomunicador tem a tarefa de unir a educação e a comunicação para o que deve ser seus propósitos ordinários e primários, o ensinar e o de mediar o conhecimento. Nesse trabalho, procuro demonstrar uma nova fase do professor e sua indispensável presença no cenário contemporâneo da pedagogia e da comunicação.
- DissertaçãoComunicação empresarial: a construção de realcionamentos com clientes via mídias digitais(2015) Costa, Carlos Alberto Saraiva daA presente pesquisa visa estudar até que ponto as mídias utilizadas e disponibilizadas por uma empresa auxiliam e contribuem na construção e no relacionamento com clientes. Nossa pesquisa, por utilizar uma empresa concreta na cidade de Sorocaba/SP e atuante no mercado, fica impedida de citar sua razão social ou nome fantasia, em sendo assim, optamos por nomeá-la empresa Master. A pesquisa destaca os temas: comunicação empresarial, cultura organizacional, mídias, tecnologia da informação e comunicação e relacionamento com clientes, considerando-os relevantes e emergentes, enquadrando-se na linha de pesquisa Mídia e Práticas Socioculturais do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Com embasamento teórico em Paulo Nassar, Maria Alzira Pimenta, Joseph D. Straubhaar, Margarida Maria Krohling Kunsch, Marlene Regina Marchiori, Manuel Castells, Philip Kotler entre outros, e utilizando-se do método estudo de caso, com técnicas e instrumentos de coleta de dados abrangendo a base de clientes; apresenta como as mídias disponibilizadas pela empresa são utilizadas pelos clientes internos e externos, e em especial a TV via Internet. Os resultados encontrados na pesquisa de campo podem causar estranhamento, mas são mais comuns no mundo corporativo do que a maioria das pessoas acredita.
- DissertaçãoComunicação interpessoal através da língua brasileira de sinais: a relação entre a comunidade surda e a família(2012) Santos, Alexandre Henrique Elias dosFoi através do ato comunicativo que o homem produziu e produz conhecimento, assim sendo todo indivíduo enquanto ser social deve estabelecer formas de comunicação concernentes às suas necessidades, de modo que o ato de comunicar é inerente à condição humana. Quanto à comunicação de sujeitos surdos propriamente ditos existem vários pontos de vista conflitantes que podemos explicitar em algumas correntes: a sociedade de modo geral desconhece a Língua de Sinais, entre especialistas por outro lado o debate é secular, dividido entre aqueles que defendem o oralismo e aqueles que defendem a sinalização. É neste cenário que elaboramos a questão que norteou nosso trabalho: quem são os principais responsáveis quanto a aquisição da LIBRAS pelos utentes surdos profundos e severos. Utilizando principalmente a pesquisa bibliográfica bem como as observações colhidas pelo autor na experiência cotidiana como professor e intérprete de LIBRAS, ao longo deste trabalho, apresentamos algumas das principais teorias comunicativas utilizando autores como Martino que conceitua a comunicação, Defleur e Ball-Hokeach que traçam historicamente a evolução do processo comunicativo e Macluhan que define os meios e tipos de comunicação, entre outros situando historicamente, a fala, a escrita, as línguas de sinais Americana e Brasileira (ASL e LIBRAS), demonstramos a possibilidade comunicativa dos sujeitos surdos severos e profundos através da utilização da Língua Brasileira de Sinais–LIBRAS- como língua natural destes, capaz de expressar e comunicar ideias, impressões, sentimentos, acontecimentos. Partindo desta concepção visamos ainda demonstrar que, para tais sujeitos surdos, oriundos de famílias ouvintes (cuja ocorrência é de 90% dos casos), é imprescindível não somente o diagnóstico da surdez, bem como, a utilização da LIBRAS como modelo comunicativo para todos desse núcleo social. Apontamos através de vários teóricos, como Quadros, Karnopp e Gesser entre outros que o surdo, assim como o ouvinte, estabelece modelos comunicativos que, embora diferentes da língua oral auditiva sejam concernentes com os conhecimentos por ele construídos ao longo de sua vida. De forma que pudemos concluir que a LIBRAS assim como a Língua Portuguesa são modalidades comunicativas do utente brasileiro, cujas diferenças se 7 baseiam nas características dos falantes, diferenças estas não somente quanto ao canal comunicativo (gestual-perceptivo ou oral auditivo), bem como quanto ao aspecto linguísticos, e ainda que a família como instituição social primária para todos os indivíduos é o principal esteio para que o surdo severo ou profundo possa desenvolver plenamente suas capacidades comunicativas desde a mais tenra infância. Ressaltamos ainda que para a família ouvinte com filhos surdos é imprescindível o apoio especializado tanto em relação á compreensão desta modalidade comunicativa, LIBRAS, quanto em relação à própria surdez, bem como a compreensão da evolução histórica do sujeito surdo na sociedade, ou seja, o papel do surdo como sujeito de direito. Ao fio finalizar este trabalho conclui ainda que embora um longo caminho tenha sido trilhado pelos sujeitos surdos, cabe a sociedade de modo geral tomar conhecimento das especificidades dos cidadãos não ouvintes garantindo espaço para eles e apoio para que suas famílias possam desenvolver formas comunicativas adequadas as necessidades.
- DissertaçãoComunicação organizacional: o uso da imagem como agente de transformação e ferramenta de treinamento de operários (Análise de vídeos utilizados em um grupo empresarial)(2009) Sousa, Argemiro Rodrigues deEsta dissertação tem como objetivo analisar aspectos da comunicação nas organizações através do mapeamento das atividades de comunicação visual empregadas e observadas nas organizações de um Grupo Empresarial do setor metalúrgico. Numa abordagem tanto investigativa quanto argumentativa revela os meios pelos quais ocorrem as atividades de comunicação na organização, o que também permite vivenciar os problemas, facilidades e dificuldades diante das tarefas do trabalho. Contextualizando a evolução da organização e do Capitalismo, fundamenta o ambiente do modo de produção em que se baseiam os estudos, descorrendo sobre as significações e ramificações da comunicação organizacional frente às teorias da comunicação e das técnicas de administração na manufatura. Discute especificamente sobre o uso intensivo de recursos audiovisuais no treinamento de operários a fim de gerar nos mesmos um sentimento de identificação com a organização, garantindo atitudes que reflitam positivamente na produtividade. Analisa, também, os conceitos e envolvimento dos agentes internos e externos, e propõe uma reflexão sobre o uso indiscriminado desses recursos na organização.
- DissertaçãoComunicação, cultura e ideologia impressas nas cédulas e moedas da era Vargas: (1930-1945)(2013) Santos, Roger dosEsta dissertação apresenta o dinheiro, cédulas e moedas do Estado varguista, entendidos, dentro das teorias da Comunicação, como mídia. O objetivo pretendido foi apresentar como um regime autoritário e populista usou do dinheiro circulante como mídia legitimadora de sua ideologia. Entender o dinheiro como veículo não é algo que criamos na pesquisa, mas uma leitura feita a partir de um período determinante na construção da modernidade brasileira em que, nem o dinheiro da época, tanto o mil-réis quanto o Cruzeiro, ficou de fora da propaganda ideológica. Paralelamente aos estudos da imagética estampada na moeda, nos valemos de elementos da cultura como música e cinema para compreender o contexto político-cultural da Era Vargas. O Cruzeiro, moeda brasileira instalada no início dos anos 1940 recebeu especial atenção. A partir do conceito de mídia secundária de Harry Pross, entendida como as que lançam mão da técnica e do suporte para comunicar via impresso e que vêem o ato da leitura facilitado, uma vez que não é intermediado pela técnica, foram lidos os símbolos estampados na moeda brasileira o que possibilitou depreender como os mecanismos usados pelo regime batizado de Estado Novo trabalharam para legitimar seu operar naquela mídia, significante real de valor. Mostramos aqui que para legitimar suas ações o governo interveio em todos os veículos disponíveis com ação direta da censura. As cédulas e moedas do Cruzeiro foram usadas como suporte imagético do discurso políticoideológicas getulista que primou pela exaltação do presidente e do Estado.
- DissertaçãoComunicando a saúde: a gripe causada pelo vírus AH1N1 e a cultura do jornalismo em três jornais regionais(2012) Silva, Evenize de Cássia Batista Marques daO presente trabalho analisa o conteúdo publicado em três jornais - Cruzeiro do Sul (de Sorocaba), Diário da Região (de São José do Rio Preto) e Vale Paraibano (de São José dos Campos), todos do interior do Estado de São Paulo - sobre a gripe causada pelo vírus Influenza A-H1N1 durante a pandemia da doença, ocorrida no ano de 2009. Tendo como base metodológica a Análise de Conteúdo e o Jornalismo Comparado, além do amparo teórico da Agenda Setting, trabalhamos com os textos de Laurence Bardin, Maxwell McCombs e José Marques de Melo, tendo ainda contribuições de Mauro Wolf, Guy Debord e Jean Baudrillard, entre outros. Foram investigadas 322 unidades jornalísticas, publicadas no mês de agosto de 2009, levando em consideração as categorias de jornalismo opinativo e informativo. A análise desse material se mostrou necessária para verificar como se deu a cobertura jornalística a respeito da chamada “nova gripe”, observando critérios quantitativos e qualitativos sobre o conteúdo publicado. Para tal, uma a uma, as matérias publicadas foram analisadas e resultaram no preenchimento de tabelas contendo indicadores estabelecidos para classificar e analisar o universo pesquisado. Essa metodologia aplicada teve como parâmetro os trabalhos dos autores já citados e também as classificações temáticas conceituadas pelas pesquisadoras Luiza Massarani e Flávia Medeiros, com adaptações e ajustes considerados pertinentes à presente pesquisa. O estudo verificou, entre outros itens, a apuração das notícias e as fontes mais utilizadas para o fornecimento de dados; além de quais recursos os jornais utilizaram para a publicação de um assunto de grande interesse da população naquele momento em que uma doença nova avançava pelo mundo. Verificamos ainda qual foi a relação entre os conteúdos publicados e a manifestação dos leitores por meio de cartas enviadas para os periódicos e como o contexto regional foi abordado pelos matutinos pesquisados. Com o levantamento, foi possível concluir que a temática mais abordada pelos jornais pesquisados foi sobre medidas de controle da doença, seguida pelas unidades sobre o alastramento e as mortes provocadas pela gripe. O terceiro tema mais publicado foi o conjunto entre denúncias e situações de medo e insegurança relacionadas à doença. As notícias sobre as mortes foram focadas na contagem, muitas vezes diária, dos óbitos e, em alguns casos, baseadas em informações não oficiais e sem identificar as fontes e a origem dos dados publicados. Por fim, a partir das evidências de espetacularização da notícia e da publicação massiva de números de casos e de mortes, da superficialidade e das contradições encontradas em uma parte das matérias, concluímos que o conteúdo veiculado contribuiu para o pânico na sociedade durante o período da pandemia.
- DissertaçãoDa bengala branca à caixa preta: o aparelho técnico como possibilidade do registro da luz na criação fotográfica do deficiente visual(2024) Rezende, Fernando GonçalvesA presente pesquisa apresenta resultados de estudos com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo contexto são as práxis fotográficas. Como objeto de investigação, trazemos a fotografia de João Maia, fotógrafo paraolímpico deficiente visual. Assim sendo, para alicerçar nossos estudos e analisar as imagens de Maia, nos apoiaremos nos conceitos flusserianos na obra Filosofia da caixa preta – Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Para Flusser, os recursos técnicos são limitantes, e o fotógrafo que não conhece os programas contidos no interior da caixa preta é um funcionário da máquina. Neste cenário, as imagens concebidas se apresentam como código de comunicação que são mediações entre o homem e o mundo. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o uso do aparelho técnico pelo fotógrafo paraolímpico cego, bem como procurar responder se João Maia é funcionário do aparelho fotográfico ou subverte-se dos programas integrados no interior da caixa preta. Para tanto, nos apoiaremos na fenomenologia de Edmund Husserl, Walter Benjamin nos apoia na história europeia da fotografia e, também, acerca da reprodutibilidade técnica. Roland Barthes nos ampara na questão da linguagem fotográfica. No que se refere a percepção dos sentidos de como João Maia cria suas imagens técnicas, nos sustentamos na teoria da Gestalt com Max Wertheimer. Christoph Wulf, nos sustenta em relação ao poder da imaginação que cria uma complexa evolução neurológica humana na qual a fantasia desempenha um papel singular na cognição cerebral. Da mesma forma, no esteio de Norval Baitello Júnior, escolhemos três obras para compreender conceitos sobre a criação fotográfica. A metodologia que optamos para o desenvolvimento da pesquisa foi a qualitativa. Para analisarmos as imagens do fotógrafo paraolímpico, nos apoiamos em sete fotografias que Maia nos cedeu para realizarmos a análise. Fotografias essas que foram concebidas pelo fotógrafo nas paraolimpíadas do Rio 2016 e em Tóquio, 2020. Para esta empreitada, Barthes, Baitello Júnior e Wulf nos sustentará em seus conceitos imagéticos. Apresentamos também a entrevista realizada com Maia, em abril de 2022, para entendermos sua criação fotográfica no sentido auditivo e no tatear da caixa preta na qual podemos evidenciar aperfeiçoamento nesses dois sentidos humano, bem como, João Maia, por meio da percepção, consegue se orientar no espaço-tempo para conceber imagens técnicas. A pesquisa é relevante por tratar das práxis fotográficas de um deficiente visual, cujo resultado nos leva a concluir que a visão fisiológica seria dispensável no ato de fotografar.
- DissertaçãoFolkcomunicação e o desafio do Cururu no Médio Tietê(2019) Rodrigues, Luiz CarlosEste trabalho tem como tema o Desafio de Cururu - repente caipira desenvolvido na região do Médio Tietê (SP), na qual se insere a cidade de Sorocaba. Originário das Festas do Divino, esse movimento de produção artística artesanal caracteriza-se pelo ambiente masculino e corporativo, com reduzidos espaços de apresentação, cujas disputas internas dificultam a renovação de seus membros, além de impedirem a participação de mulheres como protagonistas. O propósito do trabalho consiste em apresentar esses entraves que distinguem tal produção artística a partir do caminho percorrido pelas líderes comunicacionais e cantadoras, Ana Sueli Gardiano e Aparecida Lucas Carvalho, que conseguiram adentrar neste espaço patriarcal. A metodologia adotada nessa empreita inclui a sistematização de experiências acrescida de folkcomunicação, hibridismo cultural, ativismo midiático e o antagonismo ao sincretismo teórico como ferramenta de provocação aos órgãos públicos para valorização das suas práticas socioculturais. As teorias, decorrentes deste trabalho, amalgamadas ao ativismo proporcionaram mudanças nos processos comunicacionais e no relacionamento do poder público de Sorocaba e de outras cidades da região, contribuindo, desta forma, para a valorização cultural da região do Médio Tietê (SP).