Navegando por Assunto "Tecnologia educacional"
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- DissertaçãoA contribuição dos letramentos digital e visual na aprendizagem de língua inglesa(2012) Marques, Daniela MirandaA língua inglesa faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, especialmente, nos dias de hoje, com a expansão dos meios de comunicação e da internet. Nas escolas, ela é ensinada com vistas a instrumentalizar os alunos para a crescente demanda de comunicação, interação e inserção no mundo do trabalho. O objetivo geral da presente pesquisa, realizada com alunos do 7º ano de uma escola pública no interior do estado de São Paulo, é verificar de que maneira o currículo escolar de língua inglesa e o material didático oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEE/SP, estão atendendo às necessidades de uso da língua inglesa dos alunos. Partindo da hipótese de que práticas de ensino mediadas por tecnologias podem auxiliar na aprendizagem da língua inglesa, inclusive quando esta vem acompanhada de linguagem não verbal, trazemos as seguintes questões, que traduzem os objetivos específicos desse trabalho: 1) Quais estratégias de aprendizagem os alunos utilizam para realizar as tarefas escolares de língua inglesa? 2) Quais as possibilidades do professor inserir atividades em classe que propiciem eventos de letramento digital e visual e que favoreçam o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem da língua inglesa? 3) Que mudanças houveram nas práticas de estudo e na aprendizagem da língua inglesa, com a inserção de atividades que propiciem os letramentos digital e visual? A fundamentação teórica, neste trabalho, baseia-se nos conceitos de letramento digital e visual, multimodalidade e estratégias de aprendizagem de língua inglesa. Inicialmente, foi realizada uma atividade piloto com o objetivo de recolher dados sobre as estratégias de estudo e de aprendizagem dos alunos em ambiente informático. A partir das análises dos dados, foram elaboradas duas apostilas sobre a importância da leitura das imagens quando associadas aos textos em língua inglesa e sobre usos das ferramentas da internet para a aprendizagem da língua. Os dados foram coletados dos blogs dos alunos, criados especificamente para as aulas de língua inglesa. Também foram obtidos registros das atividades dos alunos feitos em papeis avulsos. Os resultados da pesquisa revelam que houve incremento de novas estratégias de estudo no meio digital, que antes se resumiam a adaptações das práticas utilizadas com textos impressos, com fortes indicações de melhoria no conhecimento da língua inglesa, reforçando a ideia inicial de que práticas de letramento digital e visual aliadas ao uso adequado de tecnologia podem favorecer o aprendizado de língua inglesa.
- DissertaçãoA hipermídia como ferramenta para o ensino de língua inglesa: uma abordagem transcultural(2013) Pinho, Fernanda Maisa Soares dos SantosA presente pesquisa busca refletir sobre as necessidades comunicativas da atualidade e a relevância de uma abordagem transcultural por meio de hipermídia no ensino de língua Inglesa. Preocupado com essa questão, o estudo parte do pressuposto de que as Tecnologias Emergentes encurtam as distâncias, diluem as fronteiras culturais, aproximam as pessoas e modificam as maneiras de se comunicar, ser e estar no mundo. Assim, a presente pesquisa enfoca como a Língua, neste caso a Inglesa, assume novas dimensões, antes apenas imaginadas ou teorizadas, como língua franca e “universal”. O objetivo deste estudo é investigar como um grupo de 40 alunos do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual do município de Sorocaba, aprendizes de Língua Inglesa e usuários-interatores das Tecnologias Emergentes, utilizam as diversas linguagens da hipermídia para expressar seus pensamentos, e como os recursos do meio digital potencializam a interação entre diferentes culturas através de uma abordagem de ensino de inglês transcultural. Para desenvolver esta pesquisa foi realizado um estudo de caso. Foi criado um plano de aula baseado no programa da Adobe Youth Voices, em que os alunos aprenderam como utilizar as linguagens da hipermídia (áudio, imagens e texto), técnicas para manuseio de câmera e produção de vídeos de curta duração utilizando os conteúdos de Língua Inglesa ensinados em sala de aula. Um ambiente virtual (website) foi criado para armazenar as produções de hipermídia. Um grupo de alunos da cidade de Jinja, em Uganda, foi convidado a interagir, e comentar os trabalhos produzidos pelos alunos. Os resultados obtidos indicam que o uso de hipermídia por meio de uma abordagem transcultural pode contribuir positivamente no ensino de Inglês, bem como possibilitar a comunicação entre diferentes culturas por meio das múltiplas linguagens. Evidenciam também a relevância dessa abordagem para o uso comunicativo atual da Língua Inglesa, permeada pelos audiovisuais que refletem a cultura Brasileira, mas que também têm influência de outras culturas e assim chegam até os interlocutores num constante processo de resignificação e informação.
- DissertaçãoA informática na educação: realidades, amplitudes, necessidades e resistências(1999) Lima, Santo Rei de AlmeidaA informática, hoje, já está inserida nas atividades cotidianas de vários países. A sua utilização não se restringe apenas a fins bélicos, comerciais ou industriais como no início, mas, atinge a todas as áreas do conhecimento como um instrumento eficaz e agilizador de procedimentos, rotinas, operações, diagnósticos, etc... A forma como ela está sendo divulgada, ao nosso modo de ver, desperta o interesse quase que de imediato nas pessoas, independente de sexo ou idade, em conhecê-la, entendê la, e sobretudo, praticá-la, objetivando com isso conseguir o seu domínio e tratando-a como um elemento fundamental para a sobrevivência tecnológica da sociedade. Como ela pode ser aplicada em todas as áreas, despertou então, uma preocupação e necessidade dos responsáveis pela educação em dotar seus estabelecimentos de ensino, com esta moderna tecnologia, de forma que seus educandos possam usufruir dos beneficios desta poderosa ferramenta tecnológica'. Desta forma, procuraremos, neste trabalho, demonstrar os resultados, em termos investigativos, de um estudo de caso realizado numa escola privada, em classes do primeiro grau, onde a informática já está sendo utilizada como elemento auxiliar nos processos educativos.
- DissertaçãoAs práticas educativas e a informatização na aprendizagem: resistências, desencontros, divergências(2003) Oliveira, Maria Cecília da RochaEste estudo tem como objetivo investigar as manifestações de resistência e acomodação de professores, diante das novas tenologias aplicadas à educação, especificando, na informática, o uso de computadores nas práticas educativas. A autora justifica a escolha deste tema por ser professora de informática educativa há nove anos, tempo 110 qual tem se deparado com atitudes contraditórias dos profissionais em educação, diante de recursos tecnológicos. Buscando desvelar os reais motivos de tais atitudes, esta pesquisa volta-se para a atuação de professores dos ensinos fundamental e médio das redes estadual e particular de Sorocaba, verificando experiências que justifiquem, ou não, resistência, desencontro de informações e divergências destes para com o uso de computadores nas práticas educativas. Foram escolhidas, como objeto de investigação, duas escolas nas redes de ensino particular « pública. Na particular, a possibilidade de ser investigado c tema proposto, foi possível nas séries iniciais (L" a 4° séries) do ensino fundamental. Na escola pública, a pesquisa foi realizada nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, com uma amostragem caracterizada pelo suposto envolvimento dos professores com a informática, não significando um estudo comparativo. Diante dos objetivos propostos, foram analisadas falas tanto de professores quanto de alunos observando-se "in loco" as práticas realizadas em sala de aula. Concluiu-se, pelas análises dos dados selecionados pelos eixos encontrados dentre as variáveis da pesquisa de campo, que realmente existem "resistências" por parte dos professores com relação a utilização do computador nas práticas educativas, pois eles não sabem como manuseá-lo e, quando sabem, recusam-se, por acomodação. Foi constatado, também, nos "desencontros" de informações que professores têm dificuldades em enxergar a importância do significado das tecnologias que, neste novo século, tornaram-se recursos indispensáveis às práticas educativas. As "divergências" foram surgindo a partir da verificação do perfil dos profissionais que não conseguem disponibilizar naturalmente aos alunos, a importância e a necessidade de se ter acesso a todos os tipos de conhecimentos utilizados em nossos dias e num futuro próximo. Finalizando esta investigação, constatou-se que os professors apresentaram um perfil tímido quanto à utilização dos computadores como ferramenta auxiliar junto às práticas educativas; quando SC mostravam um pouco mais arrojados essa utilização, era por necessidade de preservarem emprego, adequando-se as exigências da instituição. Verificou-se, também, que poucos foram aqueles que se valiam desses recursos com a consciência de que hoje se torna indispensável trilhar caminhos que estejam iluminados pelo desenvolvimento comunicacional presente neste novo milênio. Espera-se que no movimento das transformações teenológicas do momento atual, os profissionais da educação tenham incorporado que no século XXI não serão mais aceitas pela sociedade atitudes que não se encaixem à era cibernética. d Ousar e atrever fazem parte da renovação de práticas educativas. Essas farão, dos alunos, profissionais mais qualificados por compreenderem que no espelhar das ousadias de seus educadores, poderão buscar a utilização adequada dos computadores, agora presente, nas mais diversas áreas profissionais e pessoais.
- DissertaçãoAs salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Sorocaba: a ótica das famílias dos alunos com deficiência(2020) Tomé, Lucimeire Prestes de OliveiraNesta dissertação a autora analisa a percepção das famílias dos alunos com deficiência, transtornos e superdotação sobre as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e a Política de Educação Inclusiva da Prefeitura Municipal de Sorocaba, no período entre os anos 2010 – 2020. Os objetivos específicos se pautaram em: a) compreender os conceitos que sustentam a inclusão escolar; b) conhecer as diferentes concepções de deficiência e suas especificidades; c) reconhecer as normas e práticas que embasam o funcionamento das SRM; d) identificar a percepção e significação, sob a ótica dos familiares, da prática do Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas SRM da rede municipal de ensino de Sorocaba. Como procedimentos foram utilizados: pesquisa bibliográfica de autores reconhecidos na área, análise de dispositivos legais que regem os princípios da educação especial inclusiva, além da pesquisa de campo. Para a pesquisa de campo foi realizada a análise qualitativa do questionário aplicado aos familiares dos alunos com deficiência, transtornos e superdotação que frequentam as SRM nas escolas da rede municipal de ensino. A análise da pesquisa revelou que as famílias demonstram satisfação com os serviços realizados e o perfil do professor das SRM é algo notado e valorizado pelos familiares. Concluiu-se através dos dados mencionados pelas famílias, que faltam ao município de Sorocaba políticas educacionais a respeito da educação especial inclusiva, em específico ao AEE e SRM, a fim de estabelecer consonância e alinhamento das ações públicas educacionais e disseminação e fortalecimento das práticas educativas inclusivas no contexto escolar.
- DissertaçãoAvaliação de software como suporte para metodologias ativas de aprendizagem(2017) Geraldo, William PatrickA história da educação na humanidade está pautada em buscas e encontros com a realidade ou com métodos e sistemas que se propõe ao melhor ensinar. Hoje se sabe que a sistemática tradicional da educação pode estar muito distante da realidade vivida no mercado de trabalho, uma vez que os alunos estão submetidos a orientação e supervisão na escola e ao desenvolver seu trabalho, devem ser autônomos e independentes. Observa-se que o acesso à informação, parece “fácil”, mas não o é, mesmo assim as redes de informação criaram uma revolução nos papéis do professor, do aluno e da instituição de ensino. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar o uso de software como suporte as metodologias ativas de aprendizagem, através da adaptação do software Moodle entendido como facilitador de aprendizagem, na disciplina denominada “Prática de Pesquisa I” para o curso de Engenharia da Computação. Os sujeitos da pesquisa foram os vinte e dois estudantes do oitavo semestre do curso de engenharia da computação na Universidade de Sorocaba (Uniso). A metodologia usada foi mista com parte qualitativa e outra quantitativa. Já a apresentação dos resultados foi dividida entre: a) procedimentos específicos para adaptação da plataforma Moodle à disciplina, que visa apresentar as modificações realizadas no software para obtenção dos resultados; b) avaliando a aprendizagem, onde de forma descritiva, tratou-se de demonstrar os resultados de cada aula. Ao final do trabalho, ter a disponibilidade do ambiente Moodle foi um fator chave para a pesquisa. Foram aplicadas práticas ativas de aprendizagem que propiciaram um ambiente ativo de aprendizado. O aluno desenvolveu a sua capacidade de aprendizado e pode colocá-la em prática em diversas situações, tornando autônomo e protagonista do seu aprendizado. Essa formatação mostrou-se adequada e eficiente para aprendizagem de pesquisa na Universidade.
- TeseCompetências digitais de professores da educação superior tecnológica no cenário da quarta revolução industrial(2020) Souza, Marcus Vinícius Branco de SouzaGrandes mudanças na sociedade, no mundo corporativo e na educação criaram o cenário atual, no qual se destaca o surgimento, em junho de 2007, do primeiro “smartphone”. Este fenômeno, como em revoluções anteriores, afeta a Educação Superior enfaticamente. Este trabalho tem como tema as mudanças trazidas pela Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) e o trabalho dos Professores de Educação Superior Tecnológica Pública no Estado de São Paulo. Sua relevância está na necessidade de se pensar novas estratégias de ensino para lidar com os estudantes - hoje, nativos digitais (PRENSKY, 2001). O objetivo geral da pesquisa foi conhecer o perfil dos professores respondentes, no que diz respeito às suas percepções e competências para a docência no presente cenário de revoluções dos meios de comunicação. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizado um estudo de campo com aplicação de um questionário on-line em ambiente fechado, respondido por 468 docentes. Utilizando-se de ferramentas computacionais, SPSS/IBM (Statistical Package for the Social Sciences/ International Business Machines Corporation) e o IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), foi possível: 1) o levantamento do perfil dos respondentes; 2) conhecer a percepção e sensibilidade quanto a presença da TDIC nos processos educacionais; 3) desenvolver a análise de correlações, verificando os grupos mais sensíveis a presença da TDIC, em sala de aula; 4) usar a análise fatorial para selecionar grupos de interesse entre os respondentes; 5) gerar a análise textual, e obter um gráfico de similitudes e nuvem de palavras. Além disso, a análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2011), foi aplicada em questão aberta sobre como as TDIC colaboram para o processo de aprendizagem. Este estudo fornece, aos Cursos Superiores de Tecnologia Públicos do Estado de São Paulo, subsídios para elaboração de programas de desenvolvimento profissional docente focados em competências digitais tão necessárias, no presente cenário.
- DissertaçãoCompetências midiáticas na formação de professores: um estudo de campo em Sorocaba(2019) Kaam, Tágides Renata de MelloEste estudo foi desenvolvido dentro dos pressupostos de uma pesquisa de natureza qualitativa. O projeto de pesquisa empregado objetivou a busca da compreensão do trabalho com a competência midiática na formação de professores, especificamente no curso de Pedagogia. Pretendeu-se conhecer como os docentes fazem uso das mídias em suas práticas em sala de aula e identificar a visão que os docentes possuem a respeito das questões que envolvem as mídias nos contextos educacionais de formação de professores. A pesquisa de campo foi realizada com base em relatos de professores que ministram disciplinas voltadas para o estudo das mídias e TIC em cursos de Pedagogia e as disciplinas relacionadas às Metodologias de Ensino, oferecidos por três universidades da cidade de Sorocaba-SP e região, sendo uma pública, uma privada e uma comunitária. Os dados foram analisados segundo orientações da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Por meio das categorias levantadas na interpretação das análises, compreendemos que a competência midiática está sendo desenvolvida nos cursos investigados através de: análise crítica de documentos e produtos midiáticos; instrumentalização de aparelhos e recursos midiáticos, e através do emprego de produtos audiovisuais como filmes, documentários e vídeos. Dentre os resultados da investigação destacam-se a carência de infraestrutura necessária nas instituições de ensino superior, seja de equipamentos ou redes de internet, que gera impactos na maneira como o professor atua em sala de aula. Por outro lado, a presença da formação para a leitura crítica das mídias foi ressaltada em diversos momentos no trabalho dos docentes. Os professores que participaram da pesquisa reconhecem e buscam desenvolver ações que envolvam a mídia, isto é, empregam as mídias nos processos educacionais, entretanto, desconhecem o que é competência midiática e as aplicam muito mais como ferramentas/recursos pedagógicos, do que com a intenção de trabalhar com os discentes as dimensões que estão envolvidas em um trabalho efetivo com as mídias. Porém, para assegurar que os processos educacionais empreguem efetivamente as mídias, é necessário mais que utilizá-las instrumentalmente em sala de aula, garantindo um lugar na Educação onde haja a articulação entre as dimensões propostas por Ferrés (2007).
- DissertaçãoComunicação na educação: o potencial do diagrama para formatos de conteúdo em processos formais de ensino(2016) Castelli, Henri Marcos EsgalhaConsiderando-se a possibilidade de lançar um novo olhar, na perspectiva da semiótica peirciana, para as diversas linguagens, entre elas as linguagens das mídias e a das disciplinas escolares, que se entrecruzam no contexto escolar, notadamente nas salas de aula, a pesquisa contempla a interface entre comunicação e educação e é guiada pela pergunta: Que formato de conteúdo escolar, distinto do texto (verbal), seria pertinente à educação formal? Responder tal pergunta implica atingir o objetivo geral de compreender a relação entre comunicação, educação e linguagem e os objetivos específicos de explicitar como a disciplina escolar pode ser vista como linguagem que se constitui também com signos distintos do verbal e refletir sobre o potencial do diagrama, na perspectiva peirciana, para compor um formato para conteúdo escolar. A pesquisa, que é qualitativa, empregará o método da documentação indireta - pesquisa bibliográfica – e valer-se-á de análise de dados coletados com a aplicação de questionários para alunos do ensino superior, quando da aplicação do formato diagramático para conteúdo de ensino, elaborado pelo pesquisador. Os resultados são relevantes para a comunicação à medida que propõe um formato para conteúdo escolar, que leva em conta a visualidade e também propicia conexões com outros produtos midiáticos; enquanto para a educação, a contribuição está na construção de um novo olhar para as disciplinas escolares e para o processo de ensino/aprendizagem, que privilegia o signo, ou o modo distinto de sugerir, apresentar ou representar ideias, conceitos e no qual o aprendiz é um tradutor de signos. A pesquisa é pertinente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos por apresentar reflexões sobre a comunicação na educação e por elaborar um formato diagramático para conteúdo de ensino, considerando-se o jogo entre aspectos comunicacional e educacional, via linguagens, presente nas salas de aula.
- DissertaçãoDa escrita de si a diálogos desconcertantes: pedacinhos de nada sobre as tecnologias no cotidiano escolar(2013) Ferraz, Sandra Antonia Convento de MouraA presente pesquisa buscou analisar as narrativas cotidianas de cinco gestores da rede municipal de Sorocaba, SP (diretor de escola, vice-diretor e orientador pedagógico), por meio do resgate de suas memórias midiáticas, no intuito de compreender e (re) pensar a integração das tecnologias da comunicação e informação nas relações de ensino. A perspectiva adotada é a Histórico-Cultural (Vygotsky), por considerar os fenômenos em constante movimento e transformação, corroborando a dinâmica do cotidiano escolar. A metodologia está pautada na pesquisa narrativa, que aborda o estudo da experiência como história e a forma de se pensar sobre ela. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: diário de bordo da pesquisadora, diário de bordo de um gestor, questionários de cinco gestores e gravações em áudio pela técnica do grupo focal. O resgate das memórias midiáticas dos participantes nos deu indícios de que nossa constituição enquanto sujeitos, seja pessoal ou profissional, é fruto da interação social, cultural e histórica de que desfrutamos no transcorrer das relações humanas. Quanto às experiências com as tecnologias, essas se apresentaram refletidas nas práticas dos gestores, num processo de (re) construção e (re) dimensionamento constante no cotidiano escolar.
- DissertaçãoEducação a distância (EAD) no SEBRAE-SP: um estudo comparativo da modalidade videoaula versus modalidades tradicionais(2019) Guilherme, Fabricio AndradeA educação e suas formas tem sido alteradas com o passar dos últimos anos devido ao crescimento das novas tecnologias. Com isso a educação a distância, denominadas EADs, também se transforma, evolui e cresce influenciada pelo uso da internet e seus diversos novos formatos. Assim os cursos em EADs via internet, tem atendido e agradado uma grande parcela da população, devido sua facilidade de acesso e ao mesmo tempo seu poder democrático e capilaridade. Um mesmo curso online pode ser acessado em qualquer lugar do planeta. No tocante a essa modalidade, vimos aparecer nos últimos anos formatos diferentes, como animações, áudios, jogos e as videoaulas, todos inovando quanto aos formatos tradicionais que eram e são até hoje utilizados com slides, ou slides com animações, para transmitir o conhecimento para os alunos. Levando em consideração que há uma crescente utilização do formato videoaula e entendendo que há pouca referência acadêmica neste estudo, este trabalho se propôs a analisar diferentes dados comparando os cursos apresentados na modalidade videoaula versus os cursos no formato tradicional. Para realizar este estudo, foi utilizado um banco de dados existente, referente aos alunos do estado de São Paulo, que participaram de cursos oferecidos pelo portal de EAD do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizado a partir de coleta documental dos dados disponibilizados pelo Sebrae São Paulo, para fins acadêmicos, mantendo o sigilo e a não divulgação dos dados. Também foi realizado outros cruzamentos de dados disponíveis para, através dos resultados encontrados, utilizar os indicadores que pudessem ser relevantes, tanto para o conhecimento acadêmico, como para que a instituição Sebrae São Paulo pudesse aproveitá-los no dia a dia da instituição, para possíveis ações que visam melhorar os resultados para a empresa. A metodologia empregada foi realizada através de um estudo de caso, utilizando método comparativo para avaliação de resultados. Os resultados encontrados são interessantes e foram encontrados diferenças entre videoaula e modalidade tradicional, índices sobre taxa de conclusão, relevante informação sobre o tempo de conclusão, taxa e tempo para a desistência, gênero com índices semelhantes, faixa etária predominante entre 20 e 60 anos, com pico entre 40 e 60 anos, entre outros. Os resultados finais servirão para estratégias futuras dos cursos em EAD do Sebrae São Paulo. O processo utilizado para mineração e processamento de dados, bem como os indicadores encontrados poderá ser utilizado por outras entidades, empresas e universidade. Os dados encontrados são relevantes para o tema, bem como para auxiliar futuras pesquisas.
- DissertaçãoEducação a distância: história, potencialidades e limites(2012) Shitara, Perla Porto LeiteNas últimas décadas, o aperfeiçoamento contínuo é um requisito fundamental do profissional da sociedade globalizada. A Educação a Distância (EaD), crescentemente, tem-se destacado nas políticas educacionais, para além dos paradigmas do ensino tradicional. Entretanto, muitos questionamentos envolvem desde conceitos de EaD até a efetividade de suas ações. Visando a contribuir para uma melhor compreensão dessa modalidade de ensino, este estudo apresenta, inicialmente, alguns conceitos fundamentais sobre a EaD e suas principais características e diferenças em relação à modalidade tradicional, ou seja, o ensino presencial. As informações copiladas através desta pesquisa descrevem o panorama mundial e o brasileiro da EaD, a sua história situada ao longo da linha do tempo, a evolução de suas ferramentas e meios de comunicação como os correios, rádio e televisão, até os dias atuais, e destaca alguns dos avanços das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) e seus impactos nessa modalidade de ensino. Relativamente à EaD brasileira, são apresentados sua história, dificuldades e avanços. De modo mais destacado, é apresentada a Universidade Aberta Brasileira. Observou-se neste presente estudo que a EaD congrega significativos aspectos positivos e negativos, que delineiam suas potencialidades e limites. Considerando que há uma gradativa expansão da EaD e que ela ainda se encontra em construção e requer contínuas atualizações e ajustes, a inevitável conclusão é pela necessidade de novas análises críticas e ações que tenham por objetivo elevar a qualidade dessa modalidade de ensino, em vista de suas finalidades sociais.
- TeseEducação a distância: um mundo sem rosto(2018) Chaves, Amanda PiresA sociedade contemporânea está marcada por situações paradoxais - ora de indiferença e intolerância ao Outro, ora de respeito e luta por direitos iguais. Nesse contexto, marcado por conflituosas transformações sociais, culturais e políticas, caracterizado pela presença e/ou não-presença dos indivíduos, a questão da alteridade e da ética se impõe como tema de incontestável importância para as áreas de filosofia, sociologia, história e, com igual urgência, para a educação. Com o advento da racionalidade e, em seu transcurso, os avanços da ciência e tecnologia, tanto a sociedade, quanto a escola foram afetadas por um novo modelo de racionalidade articulado, na sua versão mais atual, com a lógica e as exigências do mercado. Os avanços tecnológicos aplicados à comunicação permitiram o surgimento da Educação a Distância (EaD). A partir da segunda metade do século XX, implementou-se a EaD no contexto mundial, a qual, assim como os demais espaços educacionais, se enredou com dinâmicas e práticas, ligadas à utilidade econômica e mercadológica, desfocando o Rosto humano da educação. A presente tese tem como objetivo analisar a formação superior a distância e as possíveis implicações da não-presencialidade na constituição da alteridade enquanto fundamento da ética. Com base teórica no pensamento filosófico de Emmanuel Levinas, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa e se caracteriza como um estudo de cunho teórico, bibliográfico/documental com abordagem interpretativa crítica. A teoria de Levinas serve de ancoragem para esta pesquisa a partir da concepção de alteridade como infinita e transcendente, manifestada na epifania do Rosto. A relação face a face entre seres humanos rompe o caráter totalizador da relação de indiferença e intolerância e abre caminhos para uma nova relação eu-Outro que considera plenamente a alteridade, respeitando as diferenças. É objeto desta investigação examinar os processos de formação superior a distância, hoje marcados por práticas de ensino padronizadas, replicadas ou instrutivas, na perspectiva dos eventuais prejuízos formativos decorrente da EaD nos moldes como atualmente vem sendo realizada.
- TeseEducação e cotidiano: a quarta idade da midiasfera(2011) Petarnella, LeandroEsta tese de Doutorado tem como objeto de trabalho pensar o cotidiano escolar e sua relação com a sociedade hodierna. Investigar os processos que produzem os dilemas atuais sobre a educação formal a partir da enunciação da quarta idade da Digisfera – avançando o pensamento do filósofo Francês Regis Debray – constitui o objetivo deste trabalho. Para tanto, toma como referencial teórico de apoio, entre outros, os trabalhos de Vilém Flusser, Bragança de Miranda, Deleuze e Guatarri, Josep Maria Esquirol, Anne Cauquelin e Giorgio Agamben cujas reflexões suportaram a análise e o entendimento do objeto deste trabalho. Como conclusão, esta tese firma a emergência de novos desafios para a educação formal frente a sociedade na qual a escola serve e está inserida, destacando-se a provocação da escola se tornar um espaço de convivência humana em uma sociedade orientada para as relações virtuais e, ainda, o desafio de se tornar o local de desenvolvimento de um olhar atento para as implicações tecnológicas na vida ordinária, como forma de exercício da ética e do desenvolvimento da autonomia humana.
- TeseEducação superior, gamificação e emulação: a dimensão estética do jogo e da aprendizagem(2021) Santos, Roger dosOs estudantes da Educação Superior, há muito, têm contato com jogos e vivências com telas. O tema desta pesquisa é gamificação da aprendizagem na Educação superior. A questão que orientou a coleta, análise e interpretação dos dados foi: como a gamificação influencia no processo de ensino-aprendizagem na educação superior? A relevância desta pesquisa está em buscar subsídios para se refletir criticamente sobre as possibilidades em ensino e aprendizagem, utilizando a gamificação como ferramenta para fixação de conhecimentos, ou para identificar especificidades de aprendizagem de indivíduos ou grupos. O objetivo geral foi avaliar a gamificação como ferramenta de aprendizagem. E os específicos: elaborar e aplicar games em disciplinas específicas; observar o desempenho dos estudantes; e analisar os resultados da aprendizagem segundo motivação, empenho, assimilação e envolvimento. A metodologia foi o estudo de campo, com aplicação de diferentes jogos para variados cursos de graduação, com estudantes ingressantes e veteranos. Cada aplicação de jogos foi analisada sob os critérios de motivação, empenho, assimilação e envolvimento e, ainda, as operações mentais, segundo a taxionomia de Bloom (MORETTO, 2010). Dentre as considerações finais, destaca-se: a) a contribuição da gamificação para a aprendizagem remete a pedagogia inaciana com a ideia dos desafios (competição pela emulação); b) além da ludicidade, a dimensão estética dos jogos é fundamental para aprendizagem; e c) os jogos, embora promotores de emoção (ativada pela dimensão estética), mostram-se mais uma ferramenta, dentre as demais práticas pedagógicas conhecidas.
- DissertaçãoEnsino de biologia celular com lâminas digitalizadas: uma proposta de aula em ambiente virtual(2013) Marins, Joseli VergaraEsta dissertação apresenta o desenvolvimento e análise de uma proposta de uma aula virtual, para o ensino de Biologia Celular, para alunos do curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. A motivação para a produção do material didático surgiu da necessidade de preservar o material celular utilizado em laboratório para manipulação dos alunos. A digitalização das lâminas abriu a possibilidade de disponibilização das mesmas para consulta e estudo fora do laboratório, em forma de aulas não presenciais. A virtualização do material biológico e sua oferta para acesso remoto exigiu elaborar um sistema multimídia para acesso ao conteúdo curricular da disciplina Biologia Celular, assim como entender a navegabilidade e usabilidade, de forma a explorar pedagogicamente os recursos do meio digital. O material didático foi elaborado e apresentado aos alunos, em sua primeira versão experimental, com o intuito de colher dados sobre navegabilidade, usabilidade e sobre sua qualidade didáticopedagógica. Foram registrados em áudio os comentários dos alunos em sua primeira experiência com o material proposto. A análise dos registros apresenta uma atitude geral positiva, revelando que o material pode servir como apoio e que sua interface é amigável, porém, observa-se que alguns ajustes precisam ser feitos, de forma a torná-lo, não um substituto das aulas presenciais de Biologia Celular, mas um recurso extra para os estudos. Finalmente, os dados sugerem que a digitalização das lâminas e sua oferta em aula virtual auxiliarão não somente nas práticas de estudo dos alunos, mas também na conservação do acervo das lâminas originais.
- DissertaçãoEnsino de programação com uso de realidade aumentada(2021) Daniel, Adriano EliasAprender a programar é essencial para o estudante da área de tecnologia da informação, pois os principais cargos oferecidos por empresas da área, impõem esta habilidade como pré-requisito. Posto isso, levando em consideração a importância de tal habilidade, esse estudo apresenta o seguinte problema: muitos alunos possuem dificuldade para aprender os conceitos de programação de computadores. Nesse sentido, apresenta-se a seguinte questão norteadora desse estudo: “Como despertar o interesse e facilitar o aprendizado de programação dos alunos envolvidos nessa disciplina?”. Dessa forma, tem-se a hipótese em que “a tecnologia Realidade Aumentada pode ser utilizada no processo de ensino e aprendizado para facilitar a compreensão de conceitos de programação”. Assim, apresenta-se a seguinte justificativa: a utilização de abordagens de ensino de programação utilizando ferramentas tais como: Pseudocódigo, VisuAlg e linguagens clássicas de programação, como C e C++, podem deixar o processo de aprendizado moroso. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral identificar uma proposta de ensino de programação baseada na tecnologia de realidade aumentada, dividido nos seguintes objetivos específicos: analisar as abordagens de ensino de programação e as ferramentas de programação que implementam a realidade aumentada (Scratch e CoSpaces Edu), propor uma nova forma de introduzir a disciplina “Programação de Computadores”, apresentar e escolher uma metodologia ativa para ser aplicada no método de ensino, avaliar a motivação do aluno frente ao método aplicado com tecnologia de RA; avaliar o desempenho do aluno nas atividades propostas na aplicação do método com a Tecnologia RA. Assim, utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória. Esse estudo foi conduzido na Universidade de Sorocaba junto à turma da disciplina “Programação para Internet” do terceiro semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O método de ensino foi aplicado em 3 etapas e em cada etapa foi apresentada uma atividade avaliativa de acordo com o nível do conteúdo trabalhado, além disso, foram aplicados 2 questionários, sendo o primeiro na etapa 1 e o segundo na etapa final. Para isso, utilizou-se os seguintes recursos: foi escolhida como plataforma base, o CoSpaces Edu, além disso, as ferramentas Google Meet para as reuniões virtuais, 1 computador com internet banda larga para cada aluno, 1 dispositivo móvel (Tablet ou Smartphone) com o App CoSpaces Edu instalado para gerar o ambiente RA e o software Microsoft Forms para elaboração dos questionários. Analisou-se os resultados dos questionários e das atividades desenvolvidas, e observou-se que de forma geral, os participantes obtiveram um bom desempenho nas atividades propostas; além disso, a proposta de ensino foi avaliada de 0 a 5 e recebeu dos alunos a nota 4,6. Ainda, pode-se afirmar que o método aplicado utilizou apenas a ferramenta CoSpaces Edu para trabalhar o conteúdo de programação e aplicação de atividades, sendo assim, não houve comparação com outras abordagens. Dessa forma, verificou-se que o método de ensino apresentou resultados satisfatórios e deixa como contribuição mais um instrumento para auxiliar o processo de ensino e aprendizado de programação.
- DissertaçãoEscola analógica e cabeças digitais: o cotidiano escolar frente as tecnologias midiáticas e digitais de informação e comunicação(2008) Petarnella, LeandroEsta dissertação de Mestrado tem como objeto de trabalho pensar o cotidiano escolar. Investigar as contradições existentes entre as práticas escolares de professores, que mantém a escola analógica, frente à presença de alunos com Cabeças Digitais, formadas pelas Tecnologias Midiáticas e Digitais de Informação e Comunicação (TMDICs), é o objetivo visado. Tem como referencial teórico de apoio Lucia Santaella enquanto trabalha com a evolução da humanidade e suas mudanças culturais; Derrick Kerckhove que estuda as alterações do perfil cognitivo dos sujeitos ocidentais de Tecnopsicológicos em Psicotecnológicos; Paula Sibilia que visualiza na relação homem x máquina uma sociedade de tradição Prometeica tencionada por uma realidade Fáustica; e Octavio Ianni ao conceituar os períodos históricos em três principados: de Maquiavel, de Gramsci e Eletrônico. Utilizando indícios e sinais, via Ginzburg, desenvolve como metodologia de pesquisa as técnicas Grupo Focal, junto a professores da rede de ensino sorocabana e questionários estruturados com alunos de três escolas da cidade de Sorocaba e região. Juntando os indícios encontrados conclui que: Os professores em suas práticas pedagógicas utilizam linearmente as TMDICs, transformando-as em ferramentas de trabalho, fazendo das TMDICs extensões do giz e da lousa. Logo, não inscrevem em suas atividades a inteligência coletiva e rizomática presente na escola enquanto fator de sua própria condição existencial. Em paralelo, os alunos, na indiscernibilidade coreográfica da contemporaneidade, transformam-se em Cabeças Digitais face a imersão na Sociedade Digital – logus de culturas constituídas através das TMDICs. Assim, as práticas docentes deixam a Escola Analógica perante as Cabeças Digitais de seus alunos, que são constituídas e construtoras de uma sociedade polifônica, polimorfa, matriz de conexões e volume essencialmente infinito de permutações possíveis.
- DissertaçãoFormação continuada docente da rede pública estadual de São Paulo: o uso das ferramentas digitais durante o ensino remoto(2024) Pinto, Cláudia ReginaO presente estudo integra a linha de pesquisa "Cotidiano escolar, práticas educacionais e formação de professores" da Universidade de Sorocaba (UNISO). O objetivo da pesquisa foi compreender em que medida os cursos de formação continuada oferecidos pela EFAPE para o uso de tecnologias digitais contribuíram para o desenvolvimento docente em suas práticas pedagógicas durante a pandemia de Covid-19. O objetivo secundário buscou mapear a percepção dos professores em relação à formação continuada e à fluência no uso de tecnologias digitais aplicadas às suas práticas no ensino-aprendizagem durante o ensino remoto. A pesquisa foi feita com docentes que atuaram na cidade de Sorocaba/SP durante o fechamento temporário das escolas, durante o ensino remoto (2020-2021). Como metodologia, foi feita uma pesquisa de métodos mistos, valendo-se tanto do método de abordagem quantitativa quanto qualitativa descritiva, exploratória com análise de conteúdo, usando como principal instrumento de coleta de dados: o questionário. Nas perguntas fechadas foram elaboradas respostas de acordo com a escala de Likert, para compreender a percepção do participante quanto ao uso das tecnologias digitais e a sua própria aprendizagem na formação continuada. Nas perguntas abertas, foram aplicados a análise de conteúdo. Foi realizado, também, a análise dos cursos, voltados para o uso das tecnologias, disponibilizados aos docentes pela EFAPE, e o quanto eles foram relevantes. O aporte teórico trouxe Gatti (2003), Tardif (2011), Bates (2016), Sampaio e Leite (1999), Kenski (2012; 2013), Bardin (2021) além de outros que serviram de suporte no decorrer desta dissertação. Por meio deste estudo, pode-se pontuar a necessidades de uma formação continuada dos professores para o uso das ferramentas tecnológicas com a finalidade de alcançar e/ou ampliar uma fluência digital, além de apontamentos referentes às políticas públicas nessa área e sugerir melhorias para a formação docente e suas práticas pedagógicas.
- DissertaçãoO blog como recurso didático na disciplina de teoria geral da administração: relato de uma experiência(2013) Ribeiro, EdmilsonDiante das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea com a presença das novas tecnologias da informação e comunicação, o tema para esta dissertação discute a relação entre as tecnologias e a educação e escolheu como possibilidade de recurso didático o uso do blog no ensino superior e em específico na disciplina de Teoria Geral da Administração, em uma faculdade particular. Teve-se como hipótese que a utilização do blog como um recurso didático, permite a interatividade dos participantes além do espaço físico da sala de aula, ou seja, para o ambiente virtual, e o aluno estaria assim mais envolvido com o conteúdo disciplinar. Para estudar o blog como recurso didático, foi realizada uma experiência, desenvolvida com 49 alunos do curso de Administração e foram criados dois blogs, organizados pelo professor da disciplina de Teoria Geral da Administração e disponibilizados aos alunos. Durante o período de dois semestres (2012-2013), as informações postadas pelos alunos, foram registradas e analisadas. De modo geral os alunos se envolveram, postando imagens e textos criados coletivamente, assim como conversavam sobre as postagens com conteúdos da disciplina. Foi possível verificar que o conteúdo não ficou restrito ao período de sala de aula, mas foi ao cotidiano dos alunos por meio da tecnologia. As análises também apontaram para a necessidade da mediação do professor, como motivador para a participação no blog, e para tanto compreender as linguagens envolvidas no recurso do blog se fez importante para a dinâmica desse espaço de hipertextos.