Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 12 de 12
- Artigo / TCCO impacto da leitura no aprendizado: um olhar em função do desenvolvimento de pensamento crítico(2024) Brito, Beatriz Melo deO avanço da tecnologia transformou os hábitos de leitura e os processos de aprendizagem, especialmente entre as gerações mais jovens. Este artigo examina o impacto da leitura voltadas para o contexto escolar e seus papéis na aprendizagem. O objetivo é compreender como a prática de leitura, explorando o trabalho por meio de gêneros, pode influenciar o desenvolvimento de habilidades críticas do aluno na educação básica. Também, entender o impacto na compreensão e reflexão do aluno. A pesquisa propõe uma análise em perspectiva dialógica de Bakhtin,1997; Brait, 2006). Teoricamente fundamenta-se em autores como Stetsenko (2018; 2024) e Freire (1968) que apontam o papel da educação no desenvolvimento do pensamento agentivo e crítico dos jovens. O estudo resulta na importância da leitura como uma forma de resistência às ideologias opressoras e a defende como um pilar essencial para a formação de cidadãos conscientes em ambientes de aprendizado moderno.
- Artigo / TCCO desenvolvimento e a aprendizagem da língua inglesa por meio do brincar: uma perspectiva sócio-histórico-cultural no ensino fundamental II(2024) Moreno, Giovana GolobEste artigo científico explora a compreensão da teoria sócio-histórico-cultural de Lev Vygotsky (1934) no desenvolvimento e na aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental II, com foco no brincar e suas regras. O objetivo geral é entender como as atividades do brincar e suas regras podem promover o desenvolvimento e a aprendizagem (Vygotsky, 1934), além de potencializar o processo criativo, compartilhando emoções e produzindo sentidos (Moran & John Steiner, 2003 apud Vendramini Zanella 2013, p. 39). Nesse processo, os alunos podem vir a desenvolver habilidades sociais, como a construção de sentidos com o outro. Com base em Vygotsky (1934), em Liberali (2009), e em VendraminiZanella e Delboni (2019, 2020, 2022), este trabalho estuda o brincar inserido em práticas educacionais. A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que o brincar, quando mediado por regras, contribuem para a aprendizagem da Língua Inglesa ao promover a interação social e o uso criativo da linguagem em um ambiente colaborativo.
- Artigo / TCCEntre o céu e o inferno: um estudo sobre decolonialidade e conscientização em 'Capítulo 4 versículo 3'(2024) Totti, João Pedro RessioEste trabalho examina a letra da música “Capítulo 4 Versículo 3”, do álbum Sobrevivendo no Inferno dos Racionais MC 's, por meio de uma abordagem qualitativa fundamentada nas teorias decoloniais de Fanon (1961) e Santos (2007). A pesquisa investiga as dinâmicas de poder, identidade e resistência presentes na letra, enfatizando a crítica às condições de vida dos jovens negros e periféricos no Brasil. A partir da perspectiva dialógica de Bakhtin (1997) e por meio de uma análise descritiva e interpretativa, busca-se compreender como a música reflete a exclusão social, a violência e a luta por reconhecimento e autonomia, posicionando-se como agente histórico que dialoga com o contexto sociocultural contemporâneo. À luz das ideias de Freire (1999), que destaca a educação como meio de conscientização e transformação, a música dos Racionais MC 's apresenta-se como uma ferramenta poderosa para promover discussões críticas sobre as realidades sociais enfrentadas pela juventude periférica. Os elementos abordados revelam a complexidade da experiência dessa juventude, ressaltando os desafios enfrentados e as formas de resistência que emergem no cotidiano da população negra periférica.
- Artigo / TCCAnálise discursiva dialógica: a subjetividade nas músicas de Jaloo(2024) Granjeiro, Nícolas dos Santos RodriguesO presente artigo apresenta uma análise discursiva dialógica dos álbuns da cantora, compositora e produtora Jaloo, e objetiva compreender aspectos da subjetividade da cantora através da linguagem. O trabalho baseia-se teórico-metodologicamente sobre estudos de linguagem de Bakhtin (1997), Brait (2006), compreensão da decolonialidade sobre debates culturais, históricos, sociais e políticos em “On Decoloniality” de Walsh e Mignolo (2018) e referenciais da teoria de subjetividade do ser decolonial de Fanon (apud Faustino, 2018) em Fratz Fanon: um revolucionário, particularmente negro. A partir da perspectiva dialógica, o estudo investiga as relações entre o sujeito, contexto e materialidade, e assim, o artigo discute a arte da cantora Jaloo como possibilidade de análise dentro do campo linguístico e sócio-histórico. Conclui-se que a arte de Jaloo pode ser compreendida como um espaço de resistência cultural e expressão de subjetividade decolonial do ser em busca da identidade e transformação no meio que se insere, podendo ser trabalhada como matéria de análise no campo educacional proporcionando a arte como possibilidade de disputa política e social.
- Artigo / TCCA semiótica de ‘A lista de Schindler’: composição de cena e discurso(2024) Ruis, Pedro DuranO presente artigo tem como objetivo analisar os métodos semióticos e discursivos utilizados no longa A Lista de Schindler (1993), dirigido por Steven Spielberg, investigando quais ferramentas visuais e narrativas emprega, e como sua linguagem transmite ideologias. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico, fundamenta-se teórico-metodologicamente na semiótica de Susan Sontag, André Bazin, Walter Benjamin e Theodor Adorno, além de adotar uma perspectiva dialógica da linguagem. Os resultados indicam que Spielberg manipula a câmera de maneira a conferir grandeza a um único personagem, reforçando uma ideologia individualista e isoladora, que a indústria hollywoodiana dissemina de forma hegemônica, destacando temas como o auto-sacrifício e o sonho de liberdade através do trabalho e do esforço pessoal.
- Artigo / TCCA narrativa poética e realista de Érico Veríssimo: análise dialógica dos livros “Clarissa” e “Música ao longe”(2024) Aragom, Ana Fernanda VasquesNa sua produção literária, Erico Verissimo apresenta as adversidades do cotidiano, a humanidade de seus personagens, tipos sociais que têm suas histórias entrelaçadas compondo uma narrativa realista e poética. Deste modo, este artigo busca analisar as obras “Clarissa” e “Música ao Longe” de Erico Verissimo para identificar o realismo lírico na narrativa das adversidades do cotidiano. A metodologia segue a linha de pesquisa de Literatura e Linguagem e é uma pesquisa bibliográfica de autores como Bosi (2008) e Massaud Moisés (2006) seguida de uma análise em perspectiva dialógica (Bakhtin, 1997) dos livros “Clarissa” e “Música ao Longe” abrangendo os aspectos enunciativo, discursivo e linguístico e discutidos pelas categorias realismo e poética nas obras. Como resultados, destaca-se o uso de linguagem simples, a perspectiva ingênua de Clarissa sobre os problemas sociais, o uso de metáforas e a presença de descrições da natureza e do cotidiano que indicam a esperança de boas novas em meio a mazelas como a desigualdade social e a morte e o amadurecimento da personagem. A análise pode contribuir para percepção da construção literária na sala de aula.
- Monografia / TCCA linha de fuga e a identificação do leitor em narrativas ficcionais(2023) Silva, Diana Vieira daA literatura como modo de pensar o indivíduo, seja dentro ou fora da narrativa, é um dos caminhos pelo qual este trabalho busca amparar-se. Deseja-se, portanto, compreender o papel das obras de ficção na identificação do leitor com base nos elementos textuais e diegéticos que as compõem. Fundamenta-se, para tanto, na filosofia de Gilles Deleuze e de seu conceito sobre a linha de fuga como instrumento na observação desse processo. Esta pesquisa baseia-se na revisão bibliográfica de abordagem qualitativa com tipo de delineamento “revisão de literatura” e está fundamentada teórico-metodologicamente em uma perspectiva dialógica (BRAIT, 2006) para analisar os elementos discursivos e subjetivos da narrativa de ficção. Pretende-se, como efeito deste projeto, delinear quais e como os recursos narrativos figuram-se na identificação do leitor e, assim, entender como o objeto textual concede ao homem o entendimento e a construção de seus saberes.
- Monografia / TCCO potencial da cultura pop como ferramenta de ensino da língua inglesa(2023) Oliveira, Amanda Maria Franco deA proposta deste trabalho apresenta-se como uma forma de identificar se há um potencial no uso da cultura pop, que neste caso engloba produtos de entretenimento como filmes, histórias em quadrinhos, jogos de videogame, música entre outros -, como ferramenta educacional e material didático complementar para o ensino da língua inglesa em escolas de educação básica com ênfase em alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para o desenvolvimento desta pesquisa, os objetivos a serem atingidos são: conceituar “cultura pop”, por meio de uma revisão de literatura e de observar a aplicação da cultura pop em pesquisas adequadas, com foco àquelas desenvolvidas na área da Educação como forma de mapeamento do atual uso da cultura pop como prática educativa. Desta forma busca-se entender se a cultura pop é relevante ou se seu conteúdo comercial e midiático faz com que os docentes fujam de sua utilização em sala de aula. Desta forma, este trabalho busca alternativas que possam ser propostas às aulas expositivas tradicionais, buscando uma modernização e aproximação do ensino à vivência do discente. Como resultado, foi possível perceber que mesmo que a cultura pop seja massificada e midiática, seu apelo como uma metodologia ativa tem grande potencial para auxiliar no ensino da língua inglesa, a partir de uma análise crítica de seu conteúdo feita pelo docente durante a elaboração de seu plano pedagógico.
- Monografia / TCCO ensino de literatura em perspectiva dialógica(2023) Arruda, Rodrigo de SouzaA abordagem utilizada no ensino de literatura nas escolas públicas brasileiras se mantém a mesma desde meados do século XIX. Sendo ensinada a partir de uma perspectiva conteudista e enciclopédica. As aulas de literatura, muitas vezes, utilizam de textos literários não como objeto básico de análise, mas como exemplificação da teoria didática desenvolvida frequentemente por livros/manuais didáticos e exames. Muitas vezes, os atuais métodos de ensino de literatura têm dificultado a formação de bons leitores nas instituições públicas de ensino médio brasileiro que se demonstram despreparados ao realizar, principalmente, o ENEM. William Cereja, o autor mais utilizado no ensino de Língua Portuguesa no ensino médio pelas escolas públicas no Estado de São Paulo, traz uma nova proposta para um ensino de literatura mais eficaz e proveitoso para a formação de leitores capacitados a partir da perspectiva dialógica. Este trabalho tem como objetivo compreender como o ensino de literatura sob uma perspectiva dialógica pode colaborar para a formação de bons leitores. Embasa-se, teórico-metodologicamente, nos estudos de Bakhtin para se compreender o que está envolvido na leitura de um texto: sua análise e as múltiplas dimensões responsáveis pela construção de sentido. Como resultado, procura-se associar como o ensino de literatura em perspectiva dialógica proposto por William Cereja pode contribuir para a formação de bons leitores.
- Monografia / TCCA presença do gótico em Lira dos vinte anos e Noite na taverna, de Álvares de Azevedo(2023) Schonfelder, Laura Cavalheiro VieiraQuando consideramos as primeiras manifestações do gótico no Brasil, logo identificamos Manoel Antônio Álvares de Azevedo, escritor e poeta da Segunda Geração do Romantismo Brasileiro, como introdutor dessa literatura na cena local. Este trabalho tem como objetivo identificar os elementos de estética gótica presentes nas obras do autor, tendo como foco a análise dos livros Lira dos Vinte Anos e Noite na Taverna. Este projeto, inserido na linha de pesquisa Literatura do curso de Letras, apresenta-se como pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com tipo de delineamento revisão de literatura, e baseia-se na análise discursiva de Brait (2006). Para base teórica, fundamenta-se em Candido (1989, 2000), Cunha (1998, 2004), Todorov (1975), dentre outros. Acompanhamos a origem histórica do gótico, o seu desenvolvimento na Europa e sua chegada ao Brasil junto ao chamado romantismo literário. Assim, constatamos a partir da análise de narrativas, personagens e elementos literários, que Álvares de Azevedo é adepto ao gótico em suas obras e vida pessoal.
- Monografia / TCCPráticas translíngues em perspectiva dialógica(2023) Padilha, Mariana AparecidaAo considerar o campo da educação bilíngue, observam-se diversas questões que impedem e dificultam a implantação efetiva de outras metodologias e conceitos acerca dos campos da educação e da linguagem. Os professores são frequentemente confrontados com alguns obstáculos ao lecionar, visto que as instituições preservam abordagens que analisam o educando e os seus conhecimentos de forma categórica. Muitas vezes, a falta de esclarecimento e posicionamento pela gestão pedagógica para a aplicação de métodos diferenciados, além da baixa ou inexistente oferta de formação continuada para professores, promovem um ambiente com limitações para a sua atuação e manutenção de abordagens pautadas em concepções tradicionalistas. A partir disso, reconhece-se a importância da abordagem educacional das translinguagens, apresentada pela pesquisadora Ofélia García, a qual rompe com as realidades estruturais da sala de aula e promove um contexto multilíngue que analisa o aluno a partir de uma perspectiva interna, valorizando o seu desempenho e repertório linguístico de forma completa e única. Ao cotejar esse campo, o questionamento da pesquisa surge com a finalidade de compreender como as práticas translíngues contribuem para o aspecto linguístico e para a produção de sentido no ensino bilíngue a partir de uma perspectiva dialógica. Embasa-se nos estudos teóricos de Bakhtin e o Círculo a partir de Brait (2006) para entender essa relação em suas dimensões extralinguísticas e em seu caráter social para o processo de aquisição de conhecimento e consequente produção de repertório. Como resultado, associam-se as práticas translíngues com a constituição de discursos diversificados e multilíngues.
- Monografia / TCCCatherine Earnshaw e Nelly Dean: gênero e classe social em “O morro dos ventos uivantes” de Emily Brontë(2023) Camargo, Mariana deA obra “O Morro dos Ventos Uivantes”, publicada em 1847, pela poetisa e romancista inglesa Emily Brontë é objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento, por apresentar temas complexos e personagens bem construídos. O livro traz uma teia de personagens envoltos em temas essencialmente góticos misturados com questões sociais daquele contexto, permitindo, assim, inúmeras interpretações e estudos. O presente projeto tem por objetivo geral entender as personagens Catherine Earnshaw e Nelly Dean, da obra “O Morro dos Ventos Uivantes”, sob as óticas de classe social e gênero; como objetivo específico busca compreender como a classe social e as condições de gênero estão presentes na construção de ambas e influenciam suas relações e também qual ótica prevalece em determinadas situações. Para sua realização, utilizamos materiais dos estudos bakhtinianos de Análise do Discurso por Beth Brait (2006), Análise de Classe Social com base nos estudos de Terry Eagleton (2005), de Literatura Feminina através de ensaios e outros escritos de Virginia Woolf (2019), e análises aprofundadas de pesquisadores dedicados à obra de Brontë. Espera-se, com esta pesquisa, entender como as questões de gênero e classe social estão presentes na construção das duas personagens e como influenciam suas relações e qual ótica prevalece para cada personagem.