Navegando por Orientador "Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de"
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- Dissertação"A escrita da luz": um olhar para o processo comunicativo em fotografias de Angelo Pastorello(2009) Silva Neto, José Ferreira daEsta pesquisa tem o propósito de refletir sobre a fotografia enquanto linguagem. Decorrem daí os objetivos específicos: a) explicitar aspectos do papel da luz na linguagem fotográfica; b) rever o papel das técnicas de produção de imagens como balizadoras da leitura de imagens fotográficas; c) enfatizar a potencialização de aspectos qualitativos em imagens fotográficas por meio da análise de fotografias de Angelo Pastorello, advindos do efeito de técnicas e dos efeitos da luz prioriza e d) identificar a predominância das imagens selecionadas como ícones em detrimento dos índices ou símbolos. A presença da luz na potencialização dos efeitos qualitativos das imagens desse fotógrafo foi a hipótese aventada. Daí, percorrer o trajeto da luz nas fotografias escolhidas foi a estratégia dessa leitura que teve na teoria semiótica de Charles Sanders Peirce o suporte metodológico para a análise do objeto de estudo. Tal teoria, articulada com ideias de teóricos da fotografia – Philippe Dubois, Roland Barthes, Vilem Flusser –, de autores estudiosos da imagem – Jacques Aumont, Boris Kossoy – bem como, atrelada ao signo estético de Charles Sanders Peirce na voz de Lucia Santaella, permitiu que trilhássemos o caminho revelador do esmaecimento do vínculo entre fotografia e o real e, consequentemente, a proeminência do caráter estético, que a coloca na esfera do sensível, da originalidade, do acaso, da possibilidade e da qualidade.
- DissertaçãoA produção de sentidos de representações verbovisuais do futebol em livros para crianças(2017) Fugikauva, Mariana Harumi SegattoEste trabalho tem como tema o futebol enquanto traço identitário da cultura brasileira, promotor de integração social e disseminador de paixões. A faceta “ídolo-herói” torna este esporte um terreno fértil para a produção de mitos e ritos significativos para asociedade, sobretudo para as crianças. Dado o interesse em verificar a construção dofutebol no universo infantil, tomamos como corpus livros para crianças e a pergunta que se delineia é: como o potencial de sentidos de representações visuais cria um processo comunicacional que traz à tona o futebol? Decorre dessa indagação o objetivo geral de verificar a maneira como esses sentidos são urdidos e, como objetivos específicos, a) contextualizar o futebol nos seus aspectos históricos, culturais e míticos; b) apresentar a imagem, linguagem que compõe a natureza híbrida do livro infantil, sob diferentes pontos de vista: antropológico, comunicacional e c) o aspecto semântico advindo da relação entre texto e imagem nas suas facetas que variam da redundância à informatividade. O método de análise das linguagens visual e verbal presentes no livro infantil está alicerçado na semiótica peirceana, cujo desvelar das camadas de sentido abriga aspectos simbólicos amparados na teoria analítica junguiana. Como resultados, a imagem do jogador de futebol que se depreende das análises da relação palavra e imagem marcada, sobretudo pela complementaridade, revela-se na figura do herói, investido de sentimento de brasilidade, mas eivada de estereótipos, entre os quais o universo machista desponta e se sobrepõe. A relevância deste trabalho está na proposição de reflexões sobre a produção de sentidos de representações visuais/verbais do futebol para a infância, via livros infantis.
- DissertaçãoA relação entre palavra e imagem que se descortina no livro didático(2011) Santos, Graziela Soares de ArrudaEsta pesquisa tem como objeto os livros didáticos de Língua Portuguesa, do 5º ano, do Ensino Fundamental, recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação e Cultura. Nosso propósito é investigar como a relação entre palavra e imagem se estabelece nesse suporte, de forma a cumprir a prerrogativa dos Parâmetros Curriculares Nacionais na formação de leitores de múltiplas linguagens e verificar se é explorado, nestes livros, o potencial comunicativo que essa relação pode permitir. Nesse sentido, valemo-nos das reflexões teóricas sobre Comunicação e Imagem, com um breve histórico e reflexões sobre o espaço que a imagem ocupa no pensamento comunicacional, amparados por Gombrich, Durand e Miège. A relação semântica entre palavra e imagem fundamenta-se em Nöth. Ancorados ainda pela classificação das matrizes de linguagem visual e verbal de Santaella, por sua vez alicerçadas nas ideias de Charles Sanders Peirce, empreendemos as análises da relação entre palavra e imagem nos livros didáticos, buscando verificar qual dessas relações predomina: se redundância, dominância do texto ou da imagem, complementaridade ou se discrepância. Refletir sobre a relação palavra/imagem constitui a relevância desse trabalho que, por sua vez, pode despertar a atenção de profissionais da área da comunicação e da educação para o potencial comunicativo das representações visuais que se firmam com a presença da palavra.
- DissertaçãoAs transformações da imagem de Dilma Rousseff via fotografias da folha de S.Paulo de 2005 a 2016(2020) Campos, Jéssica Cristina deEsta pesquisa se propõe a refletir sobre a construção da imagem da exPresidente do Brasil, Dilma Rousseff, por meio das fotos jornalísticas apresentadas na plataforma digital do jornal Folha de S.Paulo. Diante da pergunta – quais os significados gerados pelas transformações da imagem da ex-Presidente? – traçou-se nosso percurso. O corpus que adveio está inserido no período que contempla desde a sua ascensão na política federal, como ministra do governo do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005, até seu impedimento ocorrido em 2016. O objetivo geral dessa investigação é o de compreender como aspectos inerentes à fotografia jornalística, bem como a moda (vestimenta, acessório) podem contribuir no processo de construção da imagem de um político. São objetivos específicos apresentar a fotografia jornalística à luz da classificação de Dubois como registro e testemunho ou “traço do real” e como “transformação do real”; descrever a moda como linguagem/comunicação; identificar o potencial simbólico das vestimentas/acessórios na construção da imagem de Dilma; articular o momento político com cada novo aspecto dessa transformação e, finalmente, verificar o processo de construção do mito à luz de Barthes. Para tratar a fotografia jornalística como registro ou testemunho, nos valemos de Dubois (2001), Barthes (1998) e Sousa (2002); sobre a moda, nos baseamos em Barnard (2003), Eco (1989), Lurie (1997) e Lipovetsky (1989). Em se tratando de uma pessoa que, pelas vias do marketing político, transforma-se em mito, tomamos as ideias de Roland Barthes, em Mitologias, para refletir sobre essa construção. Como instrumental metodológico, valemo-nos da semiologia barthesiana para analisar os aspectos visuais responsáveis pela transformação da ex-Presidente. O resultado a que chegamos, na trilha das cores, vermelho... branco... preto; dos elementos constituintes da fotografia jornalística foi que o mito se desvelou nas brechas que deixaram à mostra a desconstrução da imagem da, hoje, ex-presidente Dilma Rousseff. A relevância dessa pesquisa está na construção de conhecimentos sobre o potencial de sentidos posto em circulação pelas fotografias jornalísticas.
- DissertaçãoBharatanãtyam & Abhinaya Darpana: o corpomídia tecido de palavra e dança(2021) Lima, Nicole Duarte FontesEsta pesquisa tem como tema a produção de significados na dança, sendo esta entendida na sua condição de linguagem da cultura e da comunicação. Para essa reflexão, a dança indiana, Bharatanāṭyam, foi a escolhida como objeto de estudo pelo atributo de materializar no corpo os textos do Abhinaya Darpaṇa, guia dramático e cênico para a construção das danças e suas coreografias. Considerando que partimos da premissa de que a teoria corpomídia baliza nosso objeto na comunicação, a pergunta que norteia este estudo assim se faz: como se dá a produção de significados ou a geração de interpretantes na relação entre a palavra e o corpo na dança indiana, Bharatanāṭyam? O objetivo geral que desponta desta indagação é contribuir para a compreensão da produção de significados gerados pelo Bharatanāṭyam ao encarnar o texto Abhinaya Darpaṇa no corpo que é mídia. Decorrem daí os seguintes objetivos específicos: a) apresentar o Bharatanāṭyam que inclui uma linhagem específica de dança na Índia, bem como o Abhinaya Darpaṇa como um de seus textos de base e guia prático; b) propor o Orientalismo, na perspectiva de Said, como ponto de partida para pensar estudos do Oriente no Brasil, especialmente asiáticos, a fim de estabelecer paralelos com noções nãodicotômicas entre Oriente-Ocidente; c) apresentar a concepção do corpo como mídia, como corpo que dança e transcria; d) analisar a dança tendo em vista o diálogo da transcriação que se estabelece entre palavra e dança, Oriente e Ocidente. Para tanto, nos valemos do pensamento de Haroldo de Campos, capaz de nos levar à tessitura das linguagens que se embrenham no corpo mídia que dança. A relevância dessa pesquisa está em contribuir, não apenas para o enriquecimento da bibliografia referente ao Bharatanāṭyam no Brasil, mas para que a ponte que une a cultura Brasil-Índia possa funcionar como um tecido comunicacional. Pensa-se, ainda, contribuir para que a teoria corpomídia, que fundamenta a dança como pensamento do corpo, como linguagem da cultura, possa sustentar outras pesquisas na área.
- DissertaçãoComunicação e arte contemporânea: uma análise do discurso do caderno Mais Cruzeiro do jornal Cruzeiro do Sul de Sorocaba(2017) Sanches, Fernanda Maria Lozano MonteiroA presente pesquisa tem como tema o jornalismo cultural, entendido como ramo de atuação jornalística que se dedica a noticiar eventos de caráter artístico e literário em veículos especializados ou em suplementos de periódicos de grande tiragem, além de revistas literárias, publicações acadêmicas especializadas, fanzines, coleções fasciculares, sites, programas de rádio e TV, igualmente especializados. Na ausência de outras publicações características do jornalismo cultural em Sorocaba, o Caderno Mais Cruzeiro do Jornal Cruzeiro do Sul, periódico de grande penetração no município e na região, apresenta-se como único veículo informativo da cidade que toma para si essa função. Procurar-se-á responder à seguinte indagação: Há uma preocupação em levar o leitor à análise e interpretação dos eventos apresentados, de modo a dar-lhe subsídios mais aprofundados, revelando uma postura mais autoral que informativa ou prevalece a preocupação de servir como vitrine do mercado cultural? Decorre dessa questão o objetivo geral de verificar como se configura o tratamento da informação relativa à divulgação das artes visuais em Sorocaba veiculadas pelo referido caderno. Como objetivos específicos elencamos: a) compreender o que é o jornalismo cultural, situando o Caderno mais Cruzeiro dentro deste universo; b) apresentar a análise do discurso como cabedal teórico capaz de penetrar nas malhas de sentido das notícias. O período escolhido para a análise das publicações será a partir dos anos 90, data em que se verificou uma intensificação da atividade artística na cidade em função do Projeto Terra Rasgada de iniciativa do SESC Sorocaba em parceria com a Oficina Grande Otelo, instituição cultural mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. O termo final da pesquisa será o ano de 2014, em que iniciou o Projeto FRESTAS, Trienal de Artes de Sorocaba, também de iniciativa do SESC Sorocaba e que teve sua gem no Terra Rasgada, incluindo a cidade de Sorocaba no cenário artístico nacional, como polo receptor e difusor de arte contemporânea. A metodologia de pesquisa terá como substrato a pesquisa no campo jornalístico desenvolvida por Pizza, Ballerini e Faro, dentre outros. A sistemática aplicada às análises das notícias coletadas será a Análise do Discurso, ancorada nos trabalhos de Pêcheux na França e seus desenvolvimentos no Brasil por Orlandi. Os resultados obtidos em relação ao Jornalismo Cultural praticado pelo Caderno Mais Cruzeiro de Sorocaba revelam que, em grande parte das vezes, predomina um jornalismo informativo, ainda apegado ao conteúdo de agenda cultural. Entende-se como relevante a problematização apresentada tendo em vista a contribuição que a pesquisa pode trazer no sentido de conduzir a uma abordagem jornalística mais aprofundada e fidedigna, capaz de fornecer ao leitor elementos informativos para além da mera publicidade dos eventos, transformando o jornal em um espaço legítimo para uma argumentação sólida em torno das poéticas visuais contemporâneas noticiadas.
- DissertaçãoComunicação e imagem: as multifaces de Madonna enquanto manifestação do contemporâneo(2011) Antunes, Elton CaramanteEsta dissertação tem como objeto as imagens produzidas pela popstar Madonna. A artista pode ser considerada uma imagem em processo contínuo de construção, altamente ambígua, polissêmica, volátil, efêmera, transitória e em sintonia com os valores contemporâneos, sobretudo no que diz respeito às metamorfoses da sua aparência e às características que reforçam o ideário do sujeito pós-moderno. Nosso propósito é investigar quais valores da contemporaneidade contribuem para a construção da imagem do fenômeno midiático Madonna. Nesse sentido, valemo-nos das reflexões teóricas sobre a sociologia e os conceitos de comunicação e cultura para contextualizar o impacto dessas imagens. A vitalidade do palpável que Madonna reflete na aparência, nos jogos do corpo, na ambiguidade e na intertextualidade de sua expressão como artista, evoca sinais de uma sociedade como a preconizada por Michel Maffesoli, mesclada por contornos arcaicos e novos, delineados por valores latentes que anunciam as relações que envolvem o sujeito contemporâneo, dentre elas o tribalismo, a magia e a ecologia. A partir de análises das imagens de Madonna, buscamos verificar a presença desses valores que tecem a condição pós-moderna. Lançamos mão do instrumental semiótico peirciano para tentar resgatar o potencial significativo das imagens selecionadas. A abordagem percorrerá o caminho por três olhares que balizam essa análise: o contemplativo, que captura qualidades; o observacional, que apreende aspectos existenciais e o generalizante, que abarca o simbólico.
- DissertaçãoComunicação e violência: uma jornada pela linguagem audiovisual do Anonymous(2017) Souza, Antonio José deA violência que adentra a seara da Comunicação é tema desse estudo que contempla a ação de grupos/tribos ciberativistas/hacktivista, cuja meta consiste em bloquear/romper o funcionamento normal do poder político e econômico em nome de um ideal. A tribo escolhida para exame é o Anonymous, representada num corpus de sua versão brasileira - @AnonBRNews - que abriga duas representações materializadas em vídeos postados no Youtube #OpOlympicHackingCup e # OBoicoteaCopa. A indagação que impulsiona esta pesquisa é: “Como a violência é ressignificada pelo Anonymous no ambiente midiático favorecido pela internet? O objetivo geral da pesquisa é compreender o modo como a violência se configura nos vídeos dos Anonymous do Brasil e que sentidos produzem, enquanto os objetivos específicos são: a) explicitar a relação entre comunicação e violência; b) apresentar uma tipologia da violência a partir de Žižek, problematizando-a; c) abordar a influência da cultura midiática na constituição de grupos sociais; d) analisar o potencial de sentidos advindos das mensagens – texto e imagem – dos vídeos do Anonymous. Diante disso, a metodologia parte da Documentação Indireta, com levantamento bibliográfico pertinente ao tema. Para um estudo sobre a violência, o trabalho de Slavoj Žižek e Walter Benjamin são o ponto de partida. Para compor esse quadro teórico, os conceitos de Michel Maffesoli vão ajudar a compreender como a violência pode vir a servir como cimento social que unifica a tribo em questão. Para avançar nas questões da organização de grupos na internet, busca-se sustentação nas ideias de Lévy e Jenkins. Para abordar a questão da violência na comunicação humana e midiática, os trabalhos de Rocha e Marcondes Filho são requisitados, finalmente, para analisar as mensagens de texto/imagem nos vídeos do Anonymous, a metodologia ampara-se na semiótica peirceana e na noção do signo ideológico de Bakhtin. Entre os resultados, destaca-se a violência do exercício do poder político e econômico, invisível e normatizada, Tal procedimento visa justamente ressignificar essa modalidade de violência e usá-la como argumentação que visa a uma tomada de posição por parte do receptor das mensagens, que, no caso, seria, manifestar-se contra a realização da Copa do Mundo de Futebol e das Olímpiadas no Brasil. A relevância desta pesquisa reside na importância da importância do debate sobre a relação entre comunicação e violência, que se dá na pesquisa a partir do tensionamento de conceitos e ideias e cujo objeto de estudos é característico – até sintomático – da época em que vivemos.
- DissertaçãoComunicação pela luz: a construção de significados na promenade da catedral de Brasília(2023) Holtz, Luiz Gustavo dos SantosO presente estudo insere-se na interface entre Comunicação e Arquitetura: o tratamento da arquitetura como linguagem, produtora de significados, justifica essa aproximação. O objeto de estudo em foco nesse diálogo é o potencial significativo da luz em obras arquitetônicas, e o objeto empírico é a Catedral de Brasília, obra do arquiteto brasileiro Oscar Neimayer, vista como signo. A questão norteadora assim se faz: como se dão os efeitos da luz na experiência vivida por pessoas que percorrem a promenade ou no caminho que leva ao altar da Catedral de Brasília? O objetivo principal que se delineia é o de contribuir para a compreensão destes significados; os objetivos específicos consistem em apresentar a luz em diferentes âmbitos – filosofia, religião, arte, arquitetura –, explicitar conceitos da semiotica peirceana que vão ancorar o tratamento da arquitetura e da luz como signos e linguagens; descrever e explicitar interpretantes gerados pela promenade da Catedral de Brasília. O percurso feito no local pelo caminhante/autor é o foco de interpretação nesta pesquisa; portanto, foi a partir do olhar do caminhante que se estabeleceu o método: o instrumental urdido por Santaella, sustentado pela semiótica de Charles S. Peirce. Centrado nos três modos de se apreender os fenômenos requisitados a um intérprete, esse instrumental institui três tipos de olhar: contemplativo, observacional e interpretativo para desenredar os significados da luz. Contudo, para efeito de ilustrar os passos dessa experiência prática, as fotografias registradas no trajeto serão utilizadas. Valemo-nos de teóricos que fundamentam a arquitetura, como Muller, Montaner, Oliveira e Frade; de historiadores sobre os significados da luz, como Almeida, Borsa, Dias e Fontoura, além de Santaella, Drigo e Souza para tratarmos a semiótica peirceana. Pensamos assim, contribuir com conhecimentos vindos da Comunicação, sobretudo os fundados na semiótica peirceana, para a compreensão da concepção da luz como elemento fundamental da arquitetura. Essa relação fortalece a interface Arquitetura e Comunicação através da semiótica.
- DissertaçãoConstrução da imagem do estudante de educação a distância via publicidade(2015) Garcia, Daniele de OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo verificar como se dá a construção da imagem do estudante da educação a distância via publicidade e de que maneira esta construção se deu ao longo do tempo, em paralelo às evoluções tecnológicas que acompanharam a modalidade EaD e às mudanças na linguagem publicitária. Partindo da análise de anúncios selecionados, de acordo com seu enquadramento nas diferentes “gerações de EaD” (MOORE E KEARSLEY, 2007), pretende-se mapear as características do estudante EaD que predominam quando a intenção é divulgar um curso a distância. O trabalho contempla três etapas: 1. Contextualização teórica: 1.1. Acerca da linguagem publicitária, 1.2. Acerca das Retóricas; 1.3. Acerca da retórica da imagem e das figuras de retórica. 2. Contextualização do objeto: história da EaD no Brasil, apresentação das evoluções tecnológicas e do perfil do estudante a distância. 3. Análises das dez peças selecionadas, a fim de verificar as respostas aos questionamentos inicialmente propostos. Para tanto, fundamentamonos em Carrascoza (1999), Carvalho (2001) e Citelli (2001) e ao contextualizar linguagem publicitária; em Aristóteles (1979), Perelman e L.Obrechts-Tyteca (2005) e Rebould (2004) para estudar a retórica e em Barthes (1969) e Durand (1974) para tratar da retórica da imagem e das figuras de retórica, respectivamente. Eco (2001), especificamente suas verificações feitas em anúncios publicitários em “A estrutura ausente”, são nosso fundamento na análise das peças selecionadas.
- DissertaçãoExposição Coexistence: o potencial comunicativo das imagens na constituição do tema da tolerância entre os povos(2009) Yabiku, Elson MokeiEsta pesquisa tem como objeto de estudo alguns painéis fotográficos que compõem a exposição Coexistence, sediada no museu da costura, em Jerusalém. Trazendo temas polêmicos e expondo os conflitos humanos motivadores de reflexão e comoção, essa exposição busca transmitir a mensagem de tolerância entre os povos. Fazendo uso da linguagem visual, ela intenciona atravessar barreiras linguísticas e alcançar o efeito de consciência global pelo diálogo, e o faz de maneira nada convencional. Nosso propósito é o de averiguar o processo comunicacional que caracteriza a exposição para então verificar o potencial comunicativo dessas peças ou a maneira como elas trazem em seu corpo sígnico a mensagem do estar-junto. Duas grandes vertentes teóricas contribuíram para essa empreitada: a primeira está centrada no pensamento de Maffesoli que sustenta a temática da exposição e faz dela uma comunicação “lococentrada”, já que enfatiza uma espécie de patrimônio afetivo, registro de modos de vidas da sociedade pós-moderna. A outra, relativa à elaboração da mensagem para atingir esses fins, está na maneira como qualidades se estruturam de modo a criar uma nova simbologia. Para fundamentar esse estudo da linguagem, nos amparamos no pensamento de Peirce. O percurso metodológico se fez mediante o recorte de imagens que permitissem a leitura centrada nos modos de viver junto preconizados por Maffesoli e nas peças que têm na qualidade ou nos qualissignos a natureza que permite a construção da nova simbologia anunciada – uma nova maneira de ver/ler ideias cristalizadas e instituídas – daí a leitura semiótica das peças. Os resultados a que chegamos permitiram-nos vislumbrar uma exposição que se constitui como campanha de ‘propagare’ uma idéia - a de conviver - e que se delineia como processo comunicacional que, ao primar pelos aspectos qualitativos, ao estabelecer um jogo com “símbolos”, propicia as atualizações de qualidades de sentimento no leitor, tornando possível leituras que se afastam daquelas já cristalizadas, fazendo com que o diálogo com esses “símbolos” leve à percepção e, provavelmente, ao entendimento da vida como fenômeno estético – o “estar junto” – coexistir é se permitir e permitir o outro...
- DissertaçãoModos de referência na arte e o processo comunicacional: um estudo com releituras de Guernica(2012) Santos, Marta Maria Beraldo dosEssa dissertação tem como propósito refletir sobre a comunicação dentro da Arte, ou seja, pensar os processos comunicacionais estabelecidos em processos de criação na Arte. Nosso objeto de estudo são algumas obras constantes do catálogo da exposição comemorativa dos 100 anos de nascimento de Pablo Picasso - “Pablo, Pablo! - uma interpretação brasileira de Guernica” e nosso intuito é avaliar os modos de referência dessas releituras/traduções de Guernica, buscando explicitar que aspectos são nelas proeminentes: se o traço de semelhança ou analogia com a obra/objeto, se a relação que aponta para existentes contidos na obra original ou se é a convenção ou lei que pesa nesse diálogo. Respectivamente, cada um desses aspectos descritos corresponde à tipologia da tradução intersemiótica proposta por Plaza: a transcriação (icônica), a transposição (indicial) e a transcodificação (simbólica). Interessa-nos, também, a maneira como ocorre o diálogo intertextual entre essas representações visuais e a linguagem-objeto, se ela se estabelece com a manutenção da essência do original ou a subverte. Estando inserido no campo da comunicação, dentro do território das mensagens e seus códigos, este trabalho lida com a representação ou linguagem visual. Daí a inserção da semiótica como metodologia de análise. Para o estudo de Guernica, lançamos mão de Schapiro (2002), Ostrower (1998), Salles (2011) e Plaza (2010). Para o estudo de Guernica como metaimagem autorreferencial, fundamentamo-nos em Nöth (apud ARAUJO, 2006). Valemo-nos de Bakhtin (2006), Barros e Fiorin (1999) no exame da intertextualidade. Para a análise do corpus em busca de delinear seu potencial significativo, nos valemos da semiótica peirciana, na esteira do percurso do olhar preconizado por Santaella (2002). A relevância desse trabalho está na possibilidade de abrir brechas para outras reflexões sobre a interferência da Arte no processo comunicacional e que nosso trabalho possa, de alguma forma, elucidar parte dessa questão e instigar outras investigações.
- DissertaçãoO cartaz no contexto escolar: a "educação do olhar" em foco(2013) Rosa, Rita MirandaEste projeto tem como contexto a interface entre Comunicação e Educação. Da Comunicação vem o objeto de estudo – o cartaz de publicidade – que adentra o meio educacional via livros didáticos da disciplina de Arte, mais especificamente o material didático do 2º ano do Ensino Médio, componente do Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Partindo da ideia que os meios de comunicação constituem um novo espaço do saber e que a escola os vem incorporando no material didático, interessa-nos compreender o cartaz enquanto meio de comunicação e componente estético do cotidiano, além de explorar o uso do potencial de sentidos do cartaz no contexto escolar. Na esteira desse objetivo maior, seguem os especificos: mostrar como se dá a apropriação do cartaz no contexto da educação; tratar de aspectos da semiótica peirceana, bem como identificar a metodologia para análise de representações visuais que advém dessa semiótica para, finalmente, explicitar como pode se dar a “educação do olhar” para representações visuais. Para tais propósitos, nos apoiamos na metodologia erigida por Santaella (2001, 2012), a partir das ideias de Peirce, que institui o trajeto interpretativo dirigido por três olhares – o que captura qualidades (contemplativo); o que discrimina, apreende existentes (observacional), o que generaliza e, efetivamente, interpreta (interpretativo). Para uma abordagem sobre o papel do cartaz na paisagem urbana como um componente estético do cotidiano, apoiamo-nos em Moles (1987). Um breve panorama sobre momentos da história do cartaz em seu diálogo com os movimentos artísticos dos séculos XIX e XX tem sustentação no trabalho de Meggs e Purvis (2009). Para tratarmos da interface entre Comunicação e Educação, lançamos mão de Baccega (2011) e Freire (1983) e para conhecermos o contexto em que o cartaz se apresenta em sala de aula, buscamos apoio nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes e no Currículo Oficial do Estado de São Paulo. O estudo da imagem como representação visual terá o amparo teórico de Dondis (1999), bem como de Santaella e Nöth (1997). A relevância do trabalho está na possibilidade de aplicar uma metodologia que contribua para a educação do olhar do leitor/aprendiz ao permitir o deslindar das camadas de sentido do signo/cartaz, o que propiciaria uma leitura de imagens artísticas mais especializada e, por isso, mais significativa. Acreditamos também que o cartaz pode aproximar o leitor/receptor da arte.
- DissertaçãoO imaginário pós-moderno inscrito em imagens de chill out em eventos de música eletrônica(2014) Acquaviva, Sabrina da SilveiraEsta dissertação tem como objeto de estudo imagens do chill out de eventos de música eletrônica. Trata-se de um ambiente de “descanso” coletivo no interior de festivais de cultura eletrônica caracterizado pela diversidade musical e artística, um lugar marcado pelo multiculturalismo fortemente conectado a um estilo de vida orgânico e que não dispensa, contudo, a tecnologia eletrônica avançada de som e imagem. A natureza de tal temática insere esta pesquisa na interface da Comunicação e Cultura. Do lado da comunicação estão as imagens do chill out que incorporam ou materializam especificidades do imaginário pós-moderno; do lado da cultura, pensamos estarem as concepções pós-modernas que nos levam a redimensionar a importância do imaginário nas relações e práticas sociais. O objetivo geral que daí se depreende é o de compreender aspectos da pósmodernidade incorporados nessas representações que podem caracterizar esse imaginário e explicitar o papel desses eventos em tal contexto, para a comunicação entre as pessoas e das pessoas com o mundo. Buscaremos em teóricos da pósmodernidade como Bauman (1997, 2000), Lipovetsky (2004) e, sobretudo, Michel Maffesoli (1995, 2005, 2007, 2010) concepções contemporâneas culturalmente expressivas do viver junto, do tribalismo, arcaísmo e do mito na pós-modernidade. Para verificar em que medida essas ideias estão impregnadas nas imagens/signos, faremos uso do instrumental metodológico de Santaella (2002) que está alicerçado na semiótica de Peirce (2003). Tal análise visa decantar as camadas de sentido que advém dos fundamentos do signo: qualidades, existentes e a lei. Para nossa fundamentação teórica, além de Maffesoli, Peirce e Santaella, valer-nos-emos de Durand (2002, 2004), Wunenburger (2007) para estudos sobre o imaginário. Esse estudo torna-se relevante no que concerne à compreensão das interações sociais e construção do imaginário dentro desses ambientes.
- DissertaçãoO jornal O Estado de S. Paulo na construção do imaginário do professor de ensino básico sob o olhar da análise de discurso(2017) Fonseca, Rita de Cássia Alexandre daEsta pesquisa se faz na interface entre Comunicação e Educação. Do lado da Comunicação, vem a mídia impressa, o jornal; do lado da Educação, a temática, o professor do ensino básico. O objetivo geral é verificar como a mídia constrói a imagem do professor na sociedade contemporânea: trata-se de uma imagem que revela um profissional comprometido com a sua prática, merecedor do valor que sua missão lhe confere ou corrobora a visão maniqueísta e simplificada da complexa teia de sujeitos envolvidos no fazer docente contemporâneo, perpetuando o senso-comum acerca desse profissional? São objetivos específicos apreender os fatores e as formas com que o discurso jornalístico, via reportagens, contribui e/ou formata determinada imagem do professor reproduzida pela sociedade. O desenvolvimento da pesquisa tem como corpus a seleção de reportagens veiculadas no jornal “o Estado de S.Paulo”, no primeiro semestre de 2014, tendo como critérios de busca no acevo online do veículo, a palavra-chave professor. Ao material bruto gerado empregamos como critério de recorte as reportagens que retratavam o professor do ensino básico. Seguidamente procedemos um agrupamento das reportagens de acordo com a aderência ao tema retratado. De posse do corpus da pesquisa, empreendemos como gesto de interpretação as análises das reportagens, evidenciar os sujeitos, as sequências discursivas (SD) e os efeitos de sentidos suscitados pelas reportagens. Embasados pela Análise de Discurso (AD) e pelos elementos constitutivos da linguagem jornalística, evidenciamos os sujeitos, autores de seu discurso, ora singular, ora coletivo, bem como a posição-sujeito desses agentes norteados por ideologia especifica. Para o aporte teórico nos valemos principalmente da perspectiva da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, através dos autores Eni P. Orlandi (1988), Michel Pêcheux (1975) e Denise Maldidier (1994). Também contemplamos os aspectos gerais de comunicação, informação e linguagem jornalística que permeiam o assunto principal da pesquisa com base autores Marcondes Filho (1986), Clóvis Rossi (2000), Nelson Traquina (2005), Virgínia P. S. Fonseca e Wesley Lopes (2009), Marocco (2011) e Nilson Lage (2004). Sobre a imagem do professor na mídia nos ateremos aos estudos de Adilson Citelli (2012). Na historicidade desse sujeito temos Saviani (2009), Bittar e Ferreira Jr (2004, Marafon (2006), entre outros. Este trabalho nos possibilitou atestar o papel essencial do jornal na propagação de fatos de potencial interpretação da imagem do sujeito professor, em uma relação que se projeta – ora de forma linear, ora de forma vertical – jornal e sociedade direcionam às ações do sujeito/professor um olhar marcadamente vigilante por meio do qual se delineia, nas reportagens, a manutenção/potencialização do imaginário acerca do sujeito professor do Ensino Básico, pautado em uma visão maniqueísta e simplificada, substancialmente balizada pela constituição histórica desse imaginário. A relevância desse trabalho, se faz, de um lado, por propiciar conexões que podem contribuir para a construção de um novo olhar sobre o sujeito professor, tornado opaco pela historicidade, por outro lado, por evidenciar o binômio comunicação-educação à pertinência da linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, na medida em que apresenta reflexões analíticas e apuradas sobre o discurso de um veículo de comunicação de preponderante atuação nacional.
- DissertaçãoO ornamento arquitetônico como linguagem produtora de sentidos: uma análise semiótica dos edifícios da Av. Faria Lima(2016) Monticelli, JulianaEsta dissertação se faz na interseção entre comunicação e arquitetura como produto da cultura. Da arquitetura vem o objeto de estudo: o ornamento na contemporaneidade; da comunicação, a abordagem desse elemento arquitetônico como linguagem produtora de sentidos. O corpus escolhido para a pesquisa são os ornamentos presentes em edifícios corporativos da Avenida Faria Lima em São Paulo. O ornamento neste trabalho será entendido como a expressão estética do edifício, envolvendo deste o revestimento até a forma global de sua construção. Esta definição de ornamento, assim como a classificação que utilizaremos na escolha dos edifícios que serão analisados será feita baseada em Moussavi e Kubo (2008). Esta classificação se dá em função do grau de profundidade do ornamento em relação à construção, sendo elas: a forma, a estrutura, a tela, e a superfície. O objetivo geral será entender como a arquitetura contemporânea dialoga com a cultura a partir de seus ornamentos, auxiliando na construção de uma imagem e um imaginário dentro de um determinado contexto. Para tratar da relação entre cidade e comunicação, assim como os conceitos de imagem e imaginário nas cidades, buscaremos teóricos como Ferrara (2000) e Lynch (2011), que irão trabalhar a percepção ambiental na cidade do final do século XIX e do século XX. Para entender a relação entre ornamento e arquitetura, iremos trabalhar com alguns autores como Sá (2005), Moussavi e Kubo (2008), Munari (1997) e Venturi (2003;2004), entendendo que a essência desta relação está nos princípios de composição como ritmo, simetria, textura, modulação, entre outros. Serão trabalhados nesta etapa três momentos históricos relevantes para nosso objeto de estudo: o ornamento clássico, o moderno e o contemporâneo. Para a metodologia de análise dos ornamentos encontrados nos edifícios coorporativos da Faria Lima, faremos uso da semiótica de Pierce (2003) que será aplicada na leitura da cidade e sua arquitetura sustentada por Santaella (1996, 2002) e Ferrara (1998,1999,2000,2009). Para a análise cultural da cidade pós-moderna e contemporânea, iremos nos fundamentar em autores que tratam deste tema como Harvey (1992), Jameson (2006) e Montaner (2002, 2009). Esse estudo é relevante para os estudos comunicacionais/culturais relacionados à cidade, auxiliando no entendimento de que a arquitetura cria significados sociais para além de suas funções práticas, sendo uma expressão da sociedade, e desta forma, do meio onde está inserida.
- DissertaçãoO potencial comunicativo do tradutor de libras do Hand Talk: uma análise comparada com tradução humana(2021) Spim, Annayan Kariny França Alves SoaresEsta pesquisa tem como contexto a comunicação dos surdos e, como objeto, o potencial da tradução da língua de sinais – Libras – por avatares. A pergunta que norteia esse estudo assim se faz: como se dá a produção de significados na transposição dos códigos – língua portuguesa / Libras – pelo tradutor/avatar, tendo o intérprete humano como parâmetro? Com isso, contribuir para a compreensão da tradução libras por um avatar, torna-se o objetivo geral. São específicos os objetivos de apresentar breve histórico sobre o surgimento da Língua Brasileira de Sinais; tratar a Libras como linguagem híbrida conforme Santaella (2001), tendo em vista o cruzamento das matrizes verbal e visual; explicitar conceitos de linguagem/língua que constitui a libras, na perspectiva de Ferdinand Saussure e Charles S. Peirce, bem como de discurso, valendo-nos de Eni Orlandi; explicitar o conceito de tradução à luz de Roman Jakobson e Julio Plaza; identificar as peculiaridades do aplicativo Hand Talk e inventariar o potencial de sentidos envolvidos no processo de tradução, tendo como parâmetro o tradutor humano. O que se revelou na pesquisa é que o Hand Talk mostrou-se muito aquém das expectativas pelo fato de ser o mais premiado dos aplicativos para a comunicação da comunidade surda. O tradutor avatar usa a língua na concepção dos moldes saussurianos, como um sistema. A tradução intersemiótica revela-se indicial, na classificação de Plaza, por constatar elementos existentes e não fazer a semiose caminhar, como numa tradução simbólica que tradutores/intérpretes humanos são capazes. A relevância dessa pesquisa está na possibilidade de trazer para a academia reflexões sobre o modo como a comunicação da Língua Brasileira de Sinais se verifica no avatar como tradutor e produtor de significados e com isso, de certo modo, poder contribuir para a otimização de avatares/tradutores no processo comunicativo dessa população diferenciada.
- DissertaçãoO potencial significativo de games utilizados na educação(2014) Caniello, AngelicaOs games no contexto da cultura da convergência é o tema desta pesquisa, que contempla interfaces entre a comunicação e a educação. Com os objetivos de avaliar os games quanto ao potencial de trazer para o ambiente escolar uma prática interdisciplinar, que possibilita uma aprendizagem lúdica e interativa, bem como refletir sobre aspectos da linguagem que os constitui, esta pesquisa tem como fundamentação téorica a noção de cultura da convergência, a partir de Jenkis (2008), o conceito de ludicidade com Huizinga (1999) e Arlete Petry (2005) e para tratar da noção de interação buscamos reflexões de Fragoso (2001), Primo (2000;2003) e Bairon (1998) entre outros. Orozco (2014) e Soares (2011) nortearamnos no território da educomunicação. Diversos estudos de comunicação sobre games alicerçados, sobretudo, nos trabalhos de Santaella (2004a;2009;2013), em especial, sobre o seu uso no aprendizado dentro e fora da sala de aula também compõem a fundamentação teórica. Para fins de análise, utilizamos os princípios de aprendizagem dos bons games, listados por Gee (2009) e delimitamos este estudo qualitativo na análise da linguagem de três games voltados para adolescentes que cursam o ensino fundamental II: ‘Minecraft’, ‘A Mansão de Quelícera’ e ‘Ludo Radical’. Entre os resultados, destacamos que os games proporcionam diferentes tipos de experiência, aprendizagem e níveis de interação e ludicidade. O nosso estudo corrobora a ideia da inserção, de uma linguagem educacional (formal e informal) dialógica, lúdica, hipermidiática que possibilita que o aluno seja um agente ativo do seu aprendizado, produtor e multiplicador de novos conhecimentos. No contexto da comunicação e cultura, esta pesquisa pode contribuir para pesquisas e estudos sobre a linguagem dos games e a sua utilização no processo de aprendizagem lúdica e interativa.
- DissertaçãoProcesso de construção da identidade visual da TV Tem: uma análise semiótica dos símbolos da marca(2021) Gonçalves, Mírian NadaliniEsta pesquisa é guiada pela seguinte questão: como se dá a produção de significados dos símbolos da marca da TV TEM, no período de 2003 a 2020, na construção da sua identidade? O objetivo geral que se delineia é o de contribuir para a compreensão do processo de construção da identidade da TV TEM via logotipos do período delimitado. Os objetivos específicos são: refletir sobre o processo de regionalização da televisão no Brasil; identificar as especificidades da TV TEM no contexto regional enquanto afiliada da TV Globo; especificar conceitos de marca, de identidade de marca e suas manifestações; explicitar o logotipo enquanto signo, na perspectiva da semiótica peirceana; avaliar o potencial de significados gerados pelos logotipos da TV TEM e aclarar a identidade da marca TV TEM então construída. Para tanto, a análise será a partir de estratégias advindas da semiótica ou lógica peirceana, nos alargamentos trazidos por seus seguidores: Santaella (2002), Drigo e Souza (2013); a abordagem da marca entendida como signo ou linguagem se fará na esteira de Perez (2004), e, para tratar da cultura-mundo, nos valemos de Lipovestsky e Serroy (2011). Esta pesquisa justifica-se por agregar valor ao conhecimento relativo aos significados inscritos nos símbolos de uma marca, propiciando o avanço de ideias e de interpretações. A relevância social se deve à contribuição para que os produtores de marcas possam redimensionar seus modos de produção; finalmente, torna-se relevante para a área ao contribuir com a leitura mais apurada da imagem, apresentando o potencial da semiótica peirceana para análise de produtos midiáticos relativos à identidade visual da marca.
- DissertaçãoPublicidade e conto de fadas: territórios de encantamento e de adesão(2010) Duarte, Maria Beatriz Barros NegrãoEsta pesquisa tem por objetivo geral compreender os efeitos de sentido produzidos na linguagem publicitária quando ela se apropria dos contos de fadas. Tendo por base as ideias de Baudrillard para quem a eficácia da publicidade se dá através da “lógica da fábula e da adesão”, parte-se da hipótese de que a temática dos contos de fada relacionada à busca da felicidade e realização dos sonhos aproxima-se da gênese da própria linguagem publicitária. Os objetivos específicos são 1) analisar o potencial significativo das peças publicitárias, tendo em vista o poder de sedução ou persuasão; 2) verificar como se dá a apropriação dos contos de fadas pelas peças publicitárias, isto é, como se dá a intertextualidade: se na forma de paráfrase ou de paródia; 3) explicitar os mecanismos estruturais que aproximam contos de fadas e publicidade tendo o modelo dionisíaco de texto publicitário como farol. Busca-se fundamentar esta pesquisa nas ideias de Aristóteles (1964), Perelman e Tyteca (2005), Citteli (2000), Baudrillard (1988), Maffesoli (2005). A análise da linguagem verbal se fundamentará em Carrascoza e Carvalho (2004), Jakobson (1971), Bakhtin (1981 e 2006) e Eco (2001), entre outros autores.