Navegando por Orientador "Medrado, Hélio Iveson Passos"
Agora exibindo 1 - 18 de 18
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA escola nas prisões paulistas: a fala do monitor preso(2010) Jesus, José Adão Neres deO objetivo desta pesquisa é investigar uma experiência que está sendo desenvolvida nas penitenciárias paulistas, onde, prisioneiros selecionados pela Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel, atuam no comando das salas de aula, substituindo assim professores no exercício de lecionar para milhares de prisioneiros que buscam na escola uma alternativa de construir opções para a vida futura em liberdade. Estes prisioneiros que atuam a frente das salas de aula, receberam o nome de monitores presos, pois em sua maioria são pessoas com uma formação que os possibilitam atuar na regência, mas, não o suficiente para serem professores. E, eles mesmos assim, como os alunos, são seres anônimos, condenados ao isolamento e à solidão. Sendo estes prisioneiros e prisioneiras adultos, a modalidade de educação proposta é a Educação para jovens e adultos (EJA). E, estando esta escola para privados de liberdade inserida dentro de um espaço prisional que não apenas isola os condenados, mas busca por princípios legais e filosóficos a reintegração destas pessoas à sociedade após o cumprimento da pena, foi necessário pesquisar a história das prisões, o seu surgimento como espaço de recuperação do criminoso, os seus dilemas no Brasil desde a chegada dos portugueses até a atualidade; investiguei especificamente o Estado de São Paulo, maior estado da Federação e espaço onde a experiência de educação não tem sido um encargo da Secretaria Estadual de Educação, e sim, da Funap, órgão vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária. Para compreender esta experiência educacional para privados de liberdade, é preciso investigar também a legislação brasileira e o aparato legal que garante o direito à Educação a todos, inclusive àqueles que se encontram privados de liberdade. Desta maneira, conhecendo a prisão e seus métodos de dominação e controle da massa encarcerada, e conhecendo a legislação brasileira sobre educação para privados de liberdade, poderíamos analisar o projeto de escolarização ali presente com outro olhar. A compreender os sentidos conferidos à função de monitor preso e a educação que ali apresenta contornos pouco convencionais para os pesquisadores de Educação. Desta forma, estabelecendo um diálogo com os monitores presos, pude não só aprender outros significados, muitas vezes desconhecidos, como também confirmar idéias e concepções já estabelecidas em relação à educação no interior das prisões.
- DissertaçãoA instituição da interdisciplinaridade na Enfermagem da PUC: campus de Sorocaba(2003) Pacheco, Mércia PelizariNão apresenta resumo.
- DissertaçãoA representação étnico-racial do segmento social negro: livros didáticos de história(2010) Souza, Cleonice de Fátima deEnquanto dissertação de mestrado, vinculado a linha de pesquisa "cotidiano escolar". O presente trabalho tem como tema de estudo a representação étnicoracial do segmento social negro nos livros didáticos de História do Ensino Fundamental, adotados pela rede pública de ensino do Paraná, Brasil. O objetivo da pesquisa foi perceber a relevância dos textos e imagens dos livros disponíveis e em uso na escola escolhida para o estudo de caso. As teorias apresentadas mostram que as imagens presentes em livros didáticos de História são fundamentais para explicar e reforçar a nossa relação com o mundo visual e conseqüentemente para o desenvolvimento intelectual das crianças em situação de aprendizagem. Pretende-se situar as políticas de ações afirmativas de contexto educativo como a lei 10639/003, como um importante elemento de estudo, discussão e reflexão que, por sua vez, corrobora com as tentativas de rompimento dos processos de exclusão no interior da escola, através da hierarquização dos saberes escolares e da valorização de determinadas culturas em detrimento de outras. Buscou-se refletir sobre o papel da escola e a função social da escolarização dos sujeitos, objetivando a reflexão acerca da proposição política e quais princípios a fundamentam. Os procedimentos efetuados tiveram como base o estudo de textos e imagens das coleções escolhidas pela SEED do Paraná e professores da unidade escolar no ano de 2007. Com esta pesquisa, pode-se perceber que os livros didáticos não devem ser vistos como referência única ao professor de História no seu trabalho: deve ser objeto de crítica e reflexão, de professores e alunos que são seus principais consumidores. Para análise dos dados foram aplicados questionários a estudantes e professores da instituição.
- DissertaçãoA violência da escola: uma produção social legitimada(2007) Barrilari, Arlize Aparecida Mesquita MouraA pesquisa pauta-se por investigações interdisciplinares sobre as violências produzidas nas escolas do ensino fundamental. Partimos do pressuposto que não existe uma violência escolar, mas um conjunto de violências que precisam ser contextualizadas. Referenciais de Foucault e Bourdieu permitem, respectivamente, conceituar as violências concretas e as simbólicas. As intermediárias tensionam os referidos conceitos e apontam para uma linha tênue entre as violências, admitindo a temporalidade conceitual. Na simbólica tomamos o referencial bourdieulesco sustentado por mecanismos que apontam como “natural” as representações ou as idéias sociais dominantes. Explica a submissão dos dominados: dominação pela imposição de regras, de sanções, violação dos direitos, domínio das linguagens portadoras de força e poder. Foucault invade a distribuição de poderes no cenário das instituições escolares, conjugando os atores da cultura escolar, professores, alunos, funcionários e diretores à obediência a ordem estabelecida. Entendemos que o tema das violências tem sido explorado pela Secretaria Municipal de Educação e seus interlocutores nas instituições escolares sob uma ótica que exclui ou finge não perceber o docente e atores da instituição, bem como a escola, como produtores de atos violentos. À problemática agrega-se a banalização das ações de agressão que, de tanto acontecer, são internalizadas como comum e inerente à ordem estabelecida. Metodologicamente, optamos por analisar as escolas do município de Boituva – SP, resgatando e articulando os estudos tematizados pelo grupo de pesquisas Podis.
- DissertaçãoAs diferentes linguagens como relações de poder no cotidiano escolar: linguagem dos filhos de cárceres em uma escola de Iperó(2011) Camargo, José Amilton deO presente trabalho analisou: As diferentes linguagens como relação de poder no cotidiano escolar: Linguagem dos filhos de cárceres na cidade de Iperó. Para tanto, o ponto de partida foi: Quem pode ser considerado responsável pela introdução desse dialeto na sala de aula. A escola, Dr. Gaspar Ricardo Júnior da cidade de Iperó, a sociedade, os responsáveis ou o próprio professor pelo uso constante da linguagem dos filhos de cárceres em sala de aula. No intuito de responder a indagação proposta buscou-se analisar determinados autores que pudessem contribuir com a questão de poder, bem como aqueles que procuram diversificar a metodologia do ensino-aprendizagem através da interdisciplinaridade. Realizou-se uma pesquisa de campo em uma casa de detenção pública, tendo como foco de análise o discurso dos detentos e consequentemente o discurso de seus filhos, para melhor compreender a comunicação entre eles e procurar um caminho para minimizar a dificuldade encontrada no bojo da escola, já que esses utilizam-se de códigos que não são comuns no cotidiano escolar. Apontam que são inúmeras as razões que contribuem para a prática dessa linguagem e/ou dialeto, a qual tão praticada por muitos segmentos sociais. Então, faz-se necessário uma análise desta linguagem, dos seus praticantes, do entorno e contorno em que ela é difundida. Por outro lado reconhecer que a linguagem do cárcere vem ganhando força na comunicação, na sociedade e principalmente âmbito escolar. A indisciplina escolar, fatores econômicos e emocionais, a falta de limites, a violência e em alguns casos a influência da formação defasada ou tênue de educadores, são os ingredientes para a exclusão do filho do cárcere, por conta de não adequar-se à norma culta. Contudo, essa norma rege o ensino-aprendizagem em todas as modalidades educacionais. Portanto, não podemos ignorar o quanto é importante para a comunicação as diferentes linguagens existentes nos mais diferentes grupos.
- DissertaçãoEscola lúdica(2004) Ferraz, Ismália CristinaA pesquisa examina a importância de um aprendizado lúdico. Pauta-se pela prática docente no Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Educação. Nossa abordagem exploratória valoriza a aprendizagem por intermédio das falas em sala de aula e como seus atores participam no processo. Dúvidas, admiração e oposição marcam a abordagem lúdica que sustenta nossas hipóteses de trabalho. O recorte teórico- metodológico foi construído a partir das observações em sala de aula, bem como, com as ações de intervenção como educadora em Escola Estadual localizada no centro da cidade de Sorocaba. Objetivamente, fizemos uso de jogos pedagógicos e dramáticos, dinâmicas de participação, brincadeiras e improvisos literários. Primeiramente, iniciamos a pesquisa observando o meio escolar, a perspectiva lúdica desejada, os obstáculos a ser transpostos e a necessidade de estender a alegria ao jovem e não somente às crianças nos capítulos iniciais (1-2-3). Num segundo momento as reações à proposta lúdica são abordadas, capítulo 4, bem como, as relações de poder sob a perspectiva docente e suas consequências são apresentadas, no capítulo 5 discute-se a importância da aprendizagem significativa contrariamente a um aprender superficial. O relato de vivências lúdicas em sala de aula e suas apreciações compõem o capítulo 6, e, por fim, as considerações finais apontam para uma realidade de ensino aprendizagem lúdica possível e positiva.
- DissertaçãoInstituição formadora nos sistemas produtivos familiares(2004) Schmidt, Geraldo AntonioEste trabalho tem como objetivo analisar a relação da formação - familiar e no ensino superior - com as necessidades dos sucessores de empresas de propriedade e condução familiar, no que se refere à sua gestão. O referencial teórico abrange a discussão sobre educação e trabalho no mundo globalizado, inclui a caracterização dos conceitos de qualificação e competência, assim como o papel da família como instituição formadora. A formação em Administração é posta em pauta e analisa-se, também, a formação do empreendedor. As principais características da empresa familiar são delineadas e, a partir da história de vida do autor do presente trabalho - recurso metodológico utilizado - discute-se a formação, familiar e no ensino superior, dos herdeiros de empresas familiares. Conclui-se que a formação familiar, além da profissional, é de fundamental relevância para o sucesso ou fracasso da empresa.
- DissertaçãoInterdisciplinaridade no curso de gestão da tecnologia da informação da Fatec de Tatuí(2012) Albino, Paulo Rubens RochaA pesquisa contempla um estudo sobre interdisciplinaridade produzida no cotidiano escolar tecnológico superior da Fatec de Tatuí, em especial aquela desenvolvida no Curso Superior de Gestão de Tecnologia da Informação e seus principais agentes, sendo estes: diretoria, coordenação, professores e alunos. Parte-se do pressuposto de que, no ensino superior tecnológico, a interdisciplinaridade não é prática comum, sendo tratada como simples integração de disciplinas. Desta forma, o Grupo de Estudo Tecnológico Interdisciplinar, objeto deste estudo, foi iniciado tendo como desafio desenvolver um projeto interdisciplinar de reflexão sobre as práticas docentes, primando-se pela valorização de opiniões e saberes através da construção de software e hardware para pesquisa de satisfação interna e externa. O trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa “Cotidiano Escolar” do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade de Sorocaba tem como objetivo examinar as atividades interdisciplinares no curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Fatec de Tatuí, mediante pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo na Fatec como recurso metodológico, na qual Fazenda, Foucault, Japiassú, Medrado, Paviani, Santomé constituem importantes referenciais teóricos. O trabalho analisa o processo de desenvolvimento das atividades interdisciplinares no cotidiano escolar do referido curso.
- DissertaçãoJustiça restaurativa no cotidiano escolar: uma alternativa para a solução de conflitos(2010) Mangini, Rosana Cathya RagazzoniEsta dissertação tem por objetivo discutir a aplicação da justiça restaurativa nas instituições escolares. Os pressupostos norteadores deste estudo são a seguir delineados. Preliminarmente, destaque-se que violências devem ser consideradas a partir de múltiplos fatores, que guardam, entre si, complexas interrelações e que são produzidas em qualquer espaço e a qualquer tempo, não existindo uma relação direta entre locais e momentos em que se concretizam, assim, o protagonismo dessas ações vai além dos atores instituídos na escola, para incluir aqueles que a circundam. Desse modo, contextualização é fator primordial para esta análise, remetendo a um olhar interdisciplinar, capaz de romper com a fragmentação do conhecimento e das ações, para inserir a riqueza do pensamento dialético combinado com as possibilidades perceptivas de variadas especializações. A hipótese apresentada é de que se possa empregar a justiça restaurativa como método de pacificação das lides produzidas no contexto escolar. Metodologicamente utilizamos a produção científica que evidencia as privações afetivas e sociais. Com base em Winnicott, Foucault, Ariès, Bourdieu, Kafka, e outros, contextualizamos as relações sociais, sem privilegiar determinada linha de pensamento, com duplo propósito, de evitar posições herméticas e de promover o diálogo entre ideias, sentidos e saberes diversos. Os conceitos apresentados têm ênfase no modo como se dão as relações interpessoais e nos sistemas sociais que privilegiam estratégias retributivas ou restaurativas, problematizando o conceito de justiça e educação. A metodologia adotada valeu-se ainda de questionário, com o objetivo de perscrutar a percepção social acerca dos conceitos de justiça e de mediação e, também, da análise da música A Vingança, do grupo Face da Morte, para explicitar as privações. Depreende-se da pesquisa realizada, que “Justiça Restaurativa” é um conceito em construção e experiências, ainda embrionárias, realizadas nas instituições escolares, têm obtido resultados satisfatórios. Identificamos a gênese da maioria das iniciativas realizadas em parceria com o judiciário; entretanto, arriscamos dizer que isso é fruto da visão adversarial adotada e aceita pela sociedade. Estes dados, alinhados com as perspectivas apontadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, nos fazem arriscar certezas provisórias de que o emprego das estratégias restaurativas para a solução de conflitos é factível nas instituições escolares.
- DissertaçãoLinguaguem corporal: formas negociadas contra agressões do meio(2004) Moreira, Bernardete SteccaEstudo sobre o corpo que interfere nas instituições escolares. A pesquisa pauta-se por investigações interdisciplinares analisando a linguagem corporal como estratégia de negociação com a violência em escolas das redes municipal e estadual de educação de Sorocaba. Os pressupostos foram construídos durante minha prática docente em Educação Física e buscam aliar o equilíbrio do trabalho corpóreo com a melhoria da qualidade de vida. Yoga, a prática desportiva, o esporte, a caminhada e os exercícios físicos mostraram-se alternativas concretas que permitem decifrar, interpretar e construir ações negociadas com as agressões escolares. A abordagem interdisciplinar permitiu romper com o saber-fazer, inaugurando o saber-ser como pesquisadora. O uso da quadra esportiva continua sendo examinado. Reúne concentração importante de pessoas e deve ser ocupada com atividades da linguagem corporal. O recorte teórico metodológico invade o cerco epistemológico sobre disciplina, indisciplina, interdisciplina e poderes centrados na produção de saberes a partir de Foucault, Bourdieu, Fazenda, Guimarães e outros. Medina, Weil, Feuerstein foram importantes no entendimento, respectivamente, na visão una do homem, a comunicação por intermédio da linguagem do corpo e as questões sobre Yoga. Resultados preliminares apontam para a contextualidade do “corpo” interferindo no aparecimento das violências nas instituições escolares sorocabana. No conjunto das ações de produção de conhecimento e da intervenção concreta, a yoga está em destaque. Representa uma atividade física que provoca a adaptação do organismo às necessidades da vida, um movimento de dentro para fora da pessoa que a pratica. Constrói equilíbrios entre Razão e Emoção dos agressores contra o corpus da escola.
- DissertaçãoMudança de estratégia: uma experiência construtivista na Faculdade de Medicina de Sorocaba(2004) Sannazzaro, Maria Julieta BartocciEsta pesquisa é um estudo teórico-metodológico sobre o Construtivismo. Nela analisa-se o pensamento de Piaget, Vygotsky e Paulo Freire para repensar a produção de conhecimento sistematizada na instituição de ensino superior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP. O cerco epistemológico fundamenta-se no primeiro ano do curso de medicina, realizado durante o primeiro semestre de 2000 quando a disciplina Bioquímica foi examinada. A investigação realiza um histórico sobre a criação da Faculdade de Medicina de Sorocaba, situando o contexto de instituição da Bioquímica como ciência e a atual situação do seu conteúdo curricular nessa universidade. Aliam-se, às hipóteses de trabalho, as variáveis que definem o perfil de maturidade dos alunos e suas situações socioeconômicas e culturais. Além disso, discute-se a natureza, a origem e os limites do conhecimento humano. São examinadas as teorias Inatistas e Empiristas, destacando o Construtivismo durante a discussão sobre o paradigma Ensino-prendizagem, valorizando a docência em instituição de ensino superior. O trabalho prático fundamenta-se nas teorias construtivistas de Piaget e Vygotsky, mas com a presença marcante do pensamento de Paulo Freire. O tema bioquímico, trazido sob a forma de caso clínico, marcou o desenrolar da atividade prática, diferenciando o paradigma construtivista de aula, daquele que se pauta na exposição e transferência de conhecimentos. A estratégia encontrada para registrar a opinião dos alunos foi a aplicação de questionários, permitindo mapear aqueles/aquelas que demonstrassem interesses por uma ou por outra metodologia de ensino em sala de aula.
- DissertaçãoNo cotidiano das creches - a infância sorocabana revelada: um estudo sobre as proteções negociadas com a violência(2008) Perez, Elaine Cristina De Matos FernandezA pesquisa pauta-se por investigações interdisciplinares sobre a cultura de violências manifestadas e reveladas nos Centros de Educação Infantil (CEI) integrais de Sorocaba-SP. Verificamos como são negociadas as proteções com essas manifestações de violências. Partimos do pressuposto que não existe uma violência infantil, mas um conjunto de violências que precisam ser contextualizadas. A exclusão e inclusão constituem materialidade na postura do educador, marcado por fragmentações em sua formação e pela ausência do olhar interdisciplinar que inviabiliza o exercício das diferenças, que supera a noção de diversidade. As respectivas agressões são exibidas a partir das conceituações sobre as violências simbólicas, sistematizadas com as idéias de Bourdieu e Débarbieux, as concretas com os paradigmas de Maffesoli e Foucault e, as intermediárias, pautadas em estudos produzidos pelo Grupo Podis/Uniso. A interdisciplinaridade é também explorada como recurso metodológico, expondo a contextualização das instituições que abrigam crianças submetidas ao disciplinamento.. Realidade que dificulta uma infância que dissolve a solidez da concretude do mundo adulto preconizada por Larrosa.
- DissertaçãoProjeções midiáticas televisivas das violências do futebol profissional em alunos do ensino médio(2008) Trientini, Luiz AntonioO presente trabalho busca desenvolver uma reflexão sobre as violências presentes no contexto das quadras esportivas escolares, mais especificamente sobre a modalidade futebol. A violência é compreendida como uma manifestação histórica e social com múltiplas e complexas faces, que interage com o ambiente da escola. Este é um estudo sobre algumas violências do futebol profissional e seus reflexos no ambiente escolar, por influência da mídia televisiva esportiva. Aborda também as violências simbólicas, concretas e intermediárias, manifestadas durante as práticas esportivas em uma escola particular da cidade de Santana de Parnaíba, de nível socioeconômico médio e alto, freqüentada por moradores dos condomínios Alphaville e Tamboré. Buscamos conhecer a realidade qualitativa no estudo, com levantamento também, de dados quantitativos. Analisamos as manifestações das violências na escola, examinando as agressões buscando compreender as projeções das violências da mídia televisiva esportiva nessa instituição escolar. Levamos também em consideração a violência do professor, que durante estas atividades tem sua função confundida com a de árbitro, por vezes assumindo-a e assim, sendo projetada pelos alunos, trazendo para este momento as representações daquilo que puderam observar, principalmente através da televisão.
- DissertaçãoRepresentações de violência escolar: um estudo com alunos de pós-graduação em educação(2013) Camargo, Gilberto José deO tema violência sempre esteve presente na história da humanidade, no ambiente escolar vem ganhando evidência como um problema a ser enfrentado por educadores. São comuns relatos e imagens de atos violentos praticados por alunos, funcionários e até professores no ambiente da escola divulgados pela mídia televisiva e impressa, que de modo geral apresentam representações unilaterais dessa violência, sem a devida análise das relações de poder e força existentes na escola e na sociedade. Tais representações podem gerar crenças e modos de agir sobre as violências na escola. Utilizando da teoria das representações sociais, essa dissertação teve como objetivo identificar representações sobre violência escolar em alunos de pós-graduação stricto-sensu. A maioria dos professores pesquisados são de diferentes áreas e atuam em instituições escolares. Para coleta de dados foi elaborado um questionário contendo uma planilha distribuída em dois módulos, o primeiro com dados pessoais, como, idade, gênero, profissão, local de trabalho, período de vínculo com esse trabalho, a fim de fornecer um perfil das pessoas pesquisadas. O segundo módulo contém três questões especificas sobre representações de violência. Os resultados apontaram a representação social de violência escolar dividida em três grupos: O primeiro ligado a imagem, principalmente de violência física. Outra representação foi associada a violência influenciada pelo meio social. Uma terceira representação que associou palavras ligadas ao desrespeito, agressão e intolerância. As representações sociais identificadas na amostra pesquisada expressam uma maneira individualizada e ainda influenciada por representações divulgadas pela mídia, o que ressalta a necessidade de discussões que incluam estudos da estrutura social/escolar como forma de compreender as violências inseridas no contexto escolar.
- DissertaçãoViolência adormecida no cotidiano escolar: em seu lugar, a postura interdisciplinar(2008) Almeida, Adriana Ricardo da MotaEstudo sobre as manifestações de violências entre os atores que definem o cotidiano escolar. Violência adormecida é seu nome e caracteriza-se por ações entre agressores e agredidos no palco das relações do cenário interno das instituições escolares. Trata-se de um fenômeno nacional que não pode ser confundido com o bullying ou, meramente, importado de outros países como os EUA e Europa que possuem peculiaridades referentes à concepção de Estado, de sociedade, de política, de cultura, de valores e, fundamentalmente, de educação. Partimos do pressuposto que não existe uma violência da hiperatividade, isto é, da violência adormecida, mas um conjunto de violências que necessitam ser contextualizadas. O estudo produziu novos saberes que permitem afirmar que entre a violência concreta e a simbólica existe uma linha tênue que podemos chamar de violência intermediária. Metodologicamente, pautamo-nos por investigações interdisciplinares, que suprime a fragmentação do conhecimento, e verificações das relações intersubjetivas entre professores do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, crianças e adolescentes de uma escola estatal de caráter público, da cidade de Sorocaba, faixa etária entre dez e quinze anos. A pesquisa revelou possibilidades de superar o desafio durante o processo cultural, marcado por comportamentos pedagógicos de transferência de conhecimento cuja modelo escolar restringe a criatividade e o incentivo durante a formação continuada dos professores. Destacamos a cultura ensino- aprendizagem que, ao contrário de processo, visão disciplinar de início, meio e fim, estabelece a construção interdisciplinar inerente à postura do professor que passa a ser pesquisador. As relações intersubjetivas são valorizadas como parte do contexto que define o que é e o que não é violência. Daí a necessidade de ponderar os cenários macro da sociedade hodierna, e o espaço micro das relações interpessoais familiares e da escola no seu cotidiano, sendo por conseguinte, indissociáveis. Como recursos metodológicos utilizamo-nos de grupos focais (docentes e discentes), observação participante e questionários qualitativos.
- DissertaçãoViolência e negociação entre os atores no cotidiano das escolas públicas de Araçoiaba da Serra/SP(2010) Boni, Pedro Luiz DalA pesquisa contempla um estudo sobre as violências concreta, simbólica e intermediária produzidas no cotidiano das instituições escolares públicas de ensino fundamental e médio no município de Araçoiaba da Serra-SP. Destacamos as violências reproduzidas pela escola e seus agentes – professores, diretores, alunos e funcionários. Partimos do pressuposto que não existe uma violência, mas um conjunto de violências que precisa ser contextualizado. Nucleada por abordagens interdisciplinares a pesquisa se propõe a examinar a habilidade dos atores do cenário escolar em negociar com os atos de violência no ambiente escolar. Bourdieu, Charlot, Foucault, Maffesoli constituem fortes referenciais teóricos metodológicos; Tocqueville subsidia nossas reflexões a partir da concepção que conflitos são inerentes a qualquer organização social e, sempre, existiram formas pacíficas de encaminhamento de soluções. Portanto, a violência é passível de negociação. Na primeira parte da pesquisa discutimos a dificuldade da conceituação sobre violências concreta, simbólica e intermediária, pois se trata de um termo polissêmico, e defendemos que toda e qualquer forma de violência deva ser contextualizada, sob pena de incidirmos numa limitação conceitual. Na segunda parte examinamos os resultados dos questionários aplicados nas treze escolas públicas do município de Araçoiaba da Serra-SP e as certezas provisórias apontaram que existe negociação com os atos de violência ocorridos nas escolas, contrariando a tese de que as instituições escolares no Brasil se utilizam corretivos violentos (medidas disciplinares) no trato com a violência.
- DissertaçãoViolência intermediária: um olhar interdisciplinar no cotidiano escolar(2011) Helaehil, Soraya Aparecida MarinhoA presente pesquisa pauta-se por investigações interdisciplinares sobre as violências concreta, simbólica e intermediária no cotidiano das instituições escolares no município de Sorocaba – SP. Estudos realizados pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa - PODIS (Poder e Disciplinamento nas Instituições Escolares de Sorocaba) permitem afirmar que é fundamental superar a perspectiva de inventariar acontecimentos nefastos vividos por atores da escola, assim como afirmar que o domínio conceitual sobre a temática se limita à violência concreta e, quando muito, à simbólica. A modulação intermediária praticamente inexiste nas reflexões, e é ela que permite a tomada de decisões durante o acompanhamento das agressões produzidas no âmbito escolar. Novos paradigmas tratados por Maffesolli e Foucault insistem que somos uma sociedade disciplinada e disciplinadora e que admitimos a transferência de conhecimento por intermédio da disciplina e do disciplinamento, atitudes essas que já não conseguem oferecer respostas às mudanças vividas no dia a dia da escola. E o que é pior, autoridades públicas, bem como suas políticas e grades curriculares, fracassam em querer explicar o novo com ideias e modelos que já não explicam o que passa e vive cada estabelecimento de ensino das redes municipal, estadual e particular de Sorocaba. Como resultado, observa-se que: as relações no cotidiano escolar estão saturadas. Esse é o universo que nossa pesquisa aborda, de forma clara, responsável e digna, focando essas questões mais observáveis, portanto, menos opacas. Aí está a centralidade da pesquisa. As questões que se introduzem são a da postura e do olhar interdisciplinar que, fundamentalmente, levam em consideração o contexto e produzem novos conhecimentos a partir de conceitos, ao invés daquelas que, a priori, desconsideram o entorno. Essas últimas são, em geral, posturas e maneiras de conceber as instituições praticadas por órgãos como: as Secretarias de Educação, Pasta dos Ministérios, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Delegacia da Infância e da Adolescência, Organização Mundial da Saúde, Organização dos Estados Americanos, entre outros.