Educação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Educação por Orientador "Goergen, Pedro"
Agora exibindo 1 - 20 de 22
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseA dimensão estética na formação docente na educação superior(2015) Paes, Maria do Carmo Lincoln RamalhoEsta tese discute a importância do estudo e da performance da educação Estética como uma das dimensões da formação docente na Educação Superior, tendo como premissa que este é um pressuposto importante para o o processo de formação e para o exercício da cidadania em nossa sociedade. A intenção é mostrar como a educação vem privilegiando o modelo tecnicista, voltado aos interesses do mercado. Esta ideologia mascara a realidade, alijando as pessoas, transformando-as em instrumentos do sistema econômico. A perspectiva do estudo é valorizar a estética tanto na Educação Superior de modo geral, quanto ampliar e redimensionar sua perspectiva na formação docente. Entendemos que se trata de uma dimensão fundamental para a preparação e atuação do professor, seja para a sua atuação propriamente dita, seja para a sua reflexão sobre a práxis pedagógica. Serão apresentados diversos questionamentos a respeito da relevância da dimensão estética no campo educacional, de como ela se reflete na cultura de nossa sociedade. Recorremos a autores como René Girard, com a reflexão sobre o processo mimético; a compreensão do mimetismo permite a saída do estado de deificação, e, em contraposição, a perspectiva de um modelo de educação estética, com a proposta da virtude, do altruísmo. Também sobre os valores que aparecem em nosso cotidiano e sua “validação” pela indústria cultural. Dentro da dinâmica filosófica, a leitura de Gerd Bornheim e Karl Jaspers como contraponto argumentativo nos diálogos e questionamentos. Nesta incursão filosófica e artística, apresentamos um “caminho a percorrer”, tendo como arcabouço filosófico e teórico Roger Scruton, Eric Voegelin, Richard Weaver e Friedrich von Schiller. A tese investe na possibilidade de se recuperar a realidade, de saída do processo ideológico, do estado de “deformação existencial”, tendo como dimensão a formação docente enquanto telos, trazendo para o debate o papel histórico, social e político do professor. A proposta é a dimensão estética como “antídoto” para o estado de “negatividade” e de egocentrismo disseminado em nossa sociedade. Os autores que formam o arcabouço teórico corroboram a reflexão sobre o sentido de nossa grandeza, de nosso legado e dignidade enquanto seres humanos que constroem não somente para si, mas para as gerações futuras.
- DissertaçãoA educação na complexidade: aspectos fragmentados do ensino superior(2012) Figueiredo, Maria Auxiliadora Loiola deO presente trabalho aborda um dos temas centrais do pensamento de Edgar Morin, a saber, o pensamento complexo e projeta, na sequência, esta categoria epistêmica sobre a realidade da educação superior. Tenta-se mostrar a riqueza do pensamento de Morin para a compreensão e o encaminhamento de alguns desafios que a realidade contemporânea complexa vem impondo ao campo da educação superior. A reforma das atividades de ensino e pesquisa exigem uma reforma do pensamento. Parte-se da crise do pensamento cientificista moderno, assinalado por muito autores, mostrando seus limites manifestos na persistência do erro, da ignorância e da cegueira. Aspectos esses que compõem a complexidade constituinte do real e que, para serem pensados e analisados, precisam ser abarcados por um novo paradigma, designado por Morin como pensamento complexo. Examina-se essa problemática a partir da obra “O Método”, com apoio em estudo diversos de outros pensadores ligados ao tema. Do “O Método”, deriva-se uma visão de mundo, um pensar, sem mutilação, o todo em suas partes e as partes no seu todo. São muitas as possibilidades de investigação a respeito dessa nova forma de pensar e das práticas e estudos de profissionais que dela brotam. O termo a que se chegou é a necessidade de uma reforma, de uma mudança de postura intelectual e, principalmente, de atitude e responsabilidade quanto ao desafio da complexidade do mundo contemporâneo, central ao pensamento e à prática educativa.
- DissertaçãoA ética e os valores da pós-modernidade e o cotidiano escolar(2007) Paes, Maria do Carmo Lincoln RamalhoEsta dissertação, articulada com a linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano escolar, traz para a pauta de debates os valores da pós-modernidade e a análise de destacados autores pós-modernos, que afirmam vivermos a era do vazio, da falência dos valores, da ética. Em contrapartida, são introduzidos autores que não concordam com essas teses, enriquecendo e ampliando o debate. Os autores mencionados são: Jean-François Lyotard; Gilles Lipovetsky; Terry Eagleton e Zigmund Bauman. A pesquisa investiga se e como essas teses pós-modernas se refletem no cotidiano escolar, tendo a ética como referência das questões. Para essa análise, são entrevistados professores de uma escola pública e de uma escola particular, ambas da cidade de Sorocaba. Esses dois ambientes diferenciados são escolhidos para possibilitar o estabelecimento de um paralelo entre duas realidades que marcam fortemente o cotidiano da educação brasileira. Os procedimentos adotados são: a pesquisa qualitativa e empírica, por meio da observação, entrevistas semi-estruturadas orais, usando a técnica da gravação, e a aplicação de um questionário respondido por escrito; além disso, são aproveitadas conversas informais, individuais ou em grupo, ora gravadas, ora espontâneas. A pesquisa justifica-se por trazer ao debate uma das mais controvertidas questões da atualidade, tanto na sociedade em geral quanto na educação. A tônica central desse debate é a preocupação com o ‘fim dos valores’. É de grande interesse saber como essa tese se reflete na realidade escolar. A investigação revelou que, na realidade não existe uma falência generalizada de valores, mas uma desestabilização dos valores tradicionais e a busca ainda tateante e insegura de novos pontos de referência para o agir moral. Dessa forma, o trabalho pode contribuir para estimular a reflexão ética entre gestores, professores, alunos e o corpo administrativo da escola sobre um tema que não só está presente no dia dessas pessoas, mas é de fundamental importância para o sucesso do agir educativo.
- DissertaçãoA formação continuada de professores de educação física na Diretoria de Ensino de Sorocaba: um estudo de caso(2008) Murat, Edna AlcantaraEste trabalho tem como objetivo analisar os efeitos causados pelas políticas formação continuada da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) como proposta de trabalho no contexto escolar, por meio dos programas estabelecidos para os professores que trabalharam com o componente curricular de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental, na Diretoria de Ensino de Sorocaba no período de 2002 a 2005. Num primeiro momento, são desenvolvidos os conceitos teóricos que dão embasamento às propostas de políticas públicas desenvolvidas pelos órgãos governamentais no campo educacional. Em seguida, serão elucidadas questões terminológicas relativas ao campo da formação continuada à luz do olhar crítico, baseado nos referenciais bibliográficos e experiências vivenciadas pelos educadores responsáveis pela implementação dos programas aqui estudados. O estudo é composto por pesquisa de campo do tipo qualitativa, com entrevistas de cinco professores de Educação Física participantes do processo de implementação das políticas educacionais desenvolvidas no período citado. Além disso, é feito o exame de documentos legais utilizados pela SEE/SP. Na seqüência, é feita análise das respostas dadas pelos professores. Conclui-se que a política educacional de formação continuada não se coaduna com a realidade vivida pelos professores da área e que se faz necessária uma reavaliação permanente das políticas públicas do setor.
- DissertaçãoA inclusão das pessoas com deficiência: educação no ensino superior brasileiro(2016) Monteiro, Raquel Motta CalegariA pesquisa trata da atenção atribuída pelos docentes universitários às questões sobre a educação inclusiva no Ensino Superior. Tem-se por objetivo reunir e interpretar a esparsa legislação que rege o tema, praticamente silente na defesa da educação inclusiva e argumentar – como metodologia jurídica – sobre os embates entre os problemas e as limitações do sistema jurídico. Abarca-se o desafio da profissão docente, conhecendo e evidenciando as fronteiras entre a produção do ensino e da pesquisa e a prática educacional no âmbito da educação especial, através de análise das normas vigentes. Busca-se analisar o que muda, ou não, na prática docente, identificando se esses saberes têm contribuído para a prática pedagógica e para o crescimento pessoal/profissional desses professores que trabalham ou trabalharam com alunos de educação especial no Ensino Superior. Assim, nesta dissertação se investiga um dos vários aspectos que envolvem o complexo tema da Inclusão. O respeito às diferenças, nesse caso, estaria colaborando para que a situação política-econômica-social permaneça estável e imutável.
- DissertaçãoA(na)lfabetismo funcional no Brasil: uma análise dos níveis de alfabetismo funcional(2018) Lima, Rodrigo Augusto deO trabalho aborda o alfabetismo funcional, conceito que se refere à condição de pessoas ou sociedades que utilizam a leitura e a escrita. Recupera as origens do Conceito e suas diversas aplicações, inclusive servindo a concepções teóricas divergentes, e sintetiza os principais resultados Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) de 2001 até 2011, e com mais profundidade a pesquisa realizada no ano de 2011 sobre as condições de letramento dos jovens e adultos brasileiros com a educação superior completa e incompleta. O objetivo geral deste trabalho é analisar os resultados referentes aos níveis de alfabetismo apresentados no Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), além de discutir alguns dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), edição 2011, relacionadas aos respondentes com educação superior completa e incompleta. Os dados foram obtidos através de em uma amostra representativa da população entre 15 e 64 anos. Percebe-se neste trabalho que o aluno sai do ensino médio e ingressa na educação superior com níveis baixíssimos de compreensão, leitura e escrita prejudicando assim seu desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal.
- DissertaçãoDireito como componente curricular nos cursos de graduação(2017) Corrêa, Vanessa Gurgel GonzallezEsta dissertação de Mestrado buscou evidenciar os motivos que justificam a inclusão, na matriz curricular de cursos superiores de graduação, não pertencentes à Ciência Jurídica, do Direito como componente curricular obrigatório. Para tanto, foi realizado um estudo para vislumbrar a forma como se desenvolve o conhecimento e para desvelar sua abordagem, especialmente, na educação superior. Nesses termos, foi elaborada uma análise a respeito do Currículo, instrumento no qual se realiza a prática educativa, responsável por habilitar o estudante como profissional competente e, inclusive, como pessoa apta a viver/conviver em sociedade. A análise fortaleceu a ideia de que a práxis educacional deve considerar o ser humano como um ‘valor absoluto’, tornando possível compreender a dialética existente entre Educação e Direito como essencial fonte para a formação do Sujeito de Direito. A pesquisa realizada foi proveniente de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico. Os resultados apresentados evidenciaram a relevância de se incluir, nos cursos de graduação, e de se manter, nos que já o incluem, o componente curricular referente ao campo do Direito, concebendo esse procedimento como pressuposto para uma formação crítica, digna e cidadã, associada à finalidade essencial da educação superior: formação técnica e humanística. Nesta dissertação, o estudo evidenciou que, ao se incluírem conhecimentos jurídicos no Currículo dos cursos superiores de graduação não pertencentes à Ciência Jurídica, consegue-se fomentar um processo de ensino-aprendizagem mais reflexivo e consciente sobre a realidade social, contribuindo para a materialização do conhecimento significativo, que deve ser cultivado nas Instituições de Ensino Superior.
- TeseEducação a distância: um mundo sem rosto(2018) Chaves, Amanda PiresA sociedade contemporânea está marcada por situações paradoxais - ora de indiferença e intolerância ao Outro, ora de respeito e luta por direitos iguais. Nesse contexto, marcado por conflituosas transformações sociais, culturais e políticas, caracterizado pela presença e/ou não-presença dos indivíduos, a questão da alteridade e da ética se impõe como tema de incontestável importância para as áreas de filosofia, sociologia, história e, com igual urgência, para a educação. Com o advento da racionalidade e, em seu transcurso, os avanços da ciência e tecnologia, tanto a sociedade, quanto a escola foram afetadas por um novo modelo de racionalidade articulado, na sua versão mais atual, com a lógica e as exigências do mercado. Os avanços tecnológicos aplicados à comunicação permitiram o surgimento da Educação a Distância (EaD). A partir da segunda metade do século XX, implementou-se a EaD no contexto mundial, a qual, assim como os demais espaços educacionais, se enredou com dinâmicas e práticas, ligadas à utilidade econômica e mercadológica, desfocando o Rosto humano da educação. A presente tese tem como objetivo analisar a formação superior a distância e as possíveis implicações da não-presencialidade na constituição da alteridade enquanto fundamento da ética. Com base teórica no pensamento filosófico de Emmanuel Levinas, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa e se caracteriza como um estudo de cunho teórico, bibliográfico/documental com abordagem interpretativa crítica. A teoria de Levinas serve de ancoragem para esta pesquisa a partir da concepção de alteridade como infinita e transcendente, manifestada na epifania do Rosto. A relação face a face entre seres humanos rompe o caráter totalizador da relação de indiferença e intolerância e abre caminhos para uma nova relação eu-Outro que considera plenamente a alteridade, respeitando as diferenças. É objeto desta investigação examinar os processos de formação superior a distância, hoje marcados por práticas de ensino padronizadas, replicadas ou instrutivas, na perspectiva dos eventuais prejuízos formativos decorrente da EaD nos moldes como atualmente vem sendo realizada.
- DissertaçãoEducação de engenheiros no mundo líquido(2011) Laiate, Maria Luísa Liesack de CarvalhoPartindo da complexidade que advém do início do processo de globalização que ocorreu a partir da segunda metade do século XX, essa dissertação tem por objetivo examinar a educação dos alunos de graduação em engenharia, levantando e expondo algumas das características mais importantes desse momento, tentando alinhavar algumas considerações pertinentes à formação humana e ao desenvolvimento científico-tecnológico. Metodologicamente essa pesquisa apoia-se na leitura de Zygmunt Bauman e primordialmente em seu conceito de modernidade líquida. O trabalho está dividido em quatro capítulos, sendo que no primeiro é examinado o conceito de modernidade líquida de Bauman e suas consequências para diversas esferas da vida humana, abrangendo a sociedade, a política e a economia. No segundo, é discutida a incerteza que é postulada no conhecimento a a partir da teoria de Einstein. No terceiro capítulo são resgatados alguns dos conceitos do mundo líquido que possuem uma relação direta com o processo de aprendizagem e com a educação. E, finalmente, no quarto, são analisadas dentro de uma perspectiva estática as grades curriculares de cursos de engenharia de uma universidade pública e também, é examinada a coerência da proposta dada pela instituição à formação desse futuro engenheiro entrelaçando com as questões levantadas a partir da modernidade líquida.
- TeseEducação superior do professor da primeira infância(2014) Garcia, Roseli Gonçalves Ribeiro MartinsO objeto do presente trabalho é a educação superior dos professores da primeira infância. Diante do caráter geral e diversificado da formação docente em instituições de educação superior, a educação infantil parece carecer de sólidas bases para garantir suas especificidades. Ademais, a racionalidade instrumental, prevalente na pela educação superior tende a inibir a reflexão crítica, conferindo um tom pragmático e domesticado à educação desde a primeira infância. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a relevância ou não da educação superior para a formação dos professores deste nível de ensino e se, realmente, a educação superior alcança melhorar a educação infantil no sentido de garantir as suas especificidades. A pergunta que se coloca é se a formação em nível superior dos docentes da educação infantil teria um sentido qualitativo ou serviria, antes, para melhorar o reconhecimento social do docente. Em torno desta questão há opiniões divergentes a respeito da relevância ou não da educação superior para os professores da primeira infância. Partindo de análises teóricas respaldadas em diferentes autores da área, a pesquisa de campo em 14 escolas que atendem crianças com idades entre zero a cinco anos, na cidade de Sorocaba, buscou detectar as percepções dos professores que atuam nestas escolas a respeito dessa problemática. Nesta investigação qualitativa, foram utilizados como instrumentos de pesquisa questionários e entrevistas. As categorias de análise foram sendo construídas conforme o agrupamento dos dados recolhidos, Nesta medida também foram eleitas as questões mais relevantes para a investigação, compondo-se, então, a análise a partir da perspectiva dos professores. Resumidamente as categorias de análise ficaram nucleadas nos seguintes temas: referências ao curso de magistério para analisar o curso de pedagogia; o espaço de reflexão sobre a prática no curso de pedagogia; a relevância da educação superior para a educação infantil; cuidar, educar, brincar na educação infantil; satisfação e reconhecimento do professor da primeira infância. A pesquisa contribui para o aprimoramento crítico da discussão a respeito da relação entre teoria e prática nos cursos de pedagogia, tendo em vista a educação infantil.
- DissertaçãoEducação superior entre formação e qualificação: uma leitura a partir da filosofia prática de Hans-Georg Gadamer(2019) Bracciali Filho, PedroO objetivo desta pesquisa é discutir a questão da qualificação na formação acadêmica. Neste contexto, examina-se o papel da instituição de ensino superior por seus desafios essenciais, formação e qualificação técnica. O procedimento metodológico adotado, com a expectativa de contribuir para maior compreensão da questão, caracteriza-se por um estudo qualitativo exploratório, desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica privilegiando a obra de Hans-Georg Gadamer. Considerando a abrangência que envolve a questão da formação, estabelece-se um recorte delimitando a pesquisa ao escopo das questões que cercam a filosofia prática de Gadamer. Dessa forma, em um sentido amplo, constata-se que a prática preconizada por Gadamer se opõe à construção de conhecimentos para o domínio da ciência e tecnologia, se esse domínio tem como prioridade o interesse das empresas em detrimento das possibilidades que possam favorecer ao homem e sua práxis. Como resultado deste estudo, conclui-se que a aquisição de conhecimentos na formação acadêmica embora voltada para a aplicação na ciência, é inseparável de uma formação de responsabilidade social.
- DissertaçãoEntre a lousa e a balança: um ensaio sobre educação e justiça na perspectiva da filosofia de John Rawls(2008) Albuquerque, Edgar Domingo deA educação é um bem da sociedade e, como tal, deve promover a justiça social. Entretanto, sociedades democráticas são pontuadas por uma pluralidade de doutrinas abrangentes e definir o que é uma educação justa nem sempre é alvo de um consenso. Este trabalho abordou essa questão a partir do referencial teórico de John Rawls e suas idéias a respeito de justiça social, estabelecendo uma conexão entre justiça e educação.
- DissertaçãoMotivação e formação de professores da educação infantil em Sorocaba(2016) Nunes, Clenilda TorresEsta pesquisa visa contribuir para o fomento de políticas públicas e discussões, mais atuais, direcionadas à formação inicial e continuada dos professores da educação infantil, atratividade da carreira docente, valorização do magistério. O presente trabalho refere-se à motivação para a formação dos professores da educação infantil. Postulamos que, diante do cenário das politicas educacionais de manutenção da formação inicial de professores da educação básica, no ensino médio e em distintas instituições de educação superior no país, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº. 9.394/1996, a formação, em nível superior, do professor da educação infantil, bem como a valorização e atratividade do magistério, além da qualidade e atenção especial às especificidades da educação infantil, superando a racionalidade pragmático-instrumental que prevalece na maioria dos cursos oferecidos até os dias atuais, necessitam de políticas nacionais que priorizem o investimento em formação inicial e continuada, planos de carreira, condições de trabalho, salários. Para investigar esta temática, realizamos uma pesquisa de campo em 22 unidades escolares que atendem à faixa etária de três anos de idade – creche III – localizadas na região norte de Sorocaba. Nessa investigação, utilizamos como instrumento de pesquisa questionários. As categorias de análise foram sendo construídas conforme os agrupamentos dos dados obtidos. Foram eleitas as questões mais relevantes para investigação com os seguintes temas: as motivações que impulsionaram os docentes a escolherem a formação em Pedagogia ou Normal Superior e as motivações proporcionadas pelo curso para os mesmos optarem pela educação infantil, como seu campo de atividade profissional. Em linhas gerais, os dados revelam que as motivações para formação no curso de Pedagogia dos professores pesquisados estão relacionadas a motivações intrínsecas e extrínsecas. Motivações intrínsecas de autorrealização, gostar de trabalhar com crianças e poder contribuir para o seu desenvolvimento; as de ordem extrínseca pela tradição familiar ligada ao exercício da docência, experiências com professores, cumprir exigências burocráticas e o valor da mensalidade.
- DissertaçãoO acesso à educação superior no discurso da mídia: o sistema de cotas(2015) Valelongo, Paula Rafael GonzalezEste trabalho teve o objetivo de analisar e compreender como o acesso à educação superior e, principalmente, a política de cotas são apresentados no jornal Folha de S. Paulo. A escolha deste deveu-se ao fato de se tratar de um dos mais influentes periódicos nacionais, grande formador de opinião e, portanto, reprodutor de discursos e mitos. Um dos temas mais recorrentes nos últimos anos é o sistema de cotas, instituído como mecanismo para aliviar a enorme dívida social em relação às camadas sociais que, por razões diversas, não tinham acesso à educação superior. De certo modo, as cotas visam reparar desigualdades sofridas por aqueles que historicamente estavam excluídos da educação superior: pretos, pardos e indígenas. Os métodos usados neste trabalho foram a Análise do Discurso e a Análise do Discurso Crítica, do inglês Norman Fairclough. Os artigos e os editoriais usados nas análises foram buscados no site da Folha de S. Paulo, entre os anos de 2012, ano em que a Lei 12.711/2012, que garante a reserva de 50% das matrículas a pretos, pardos, indígena e estudantes da rede pública, entra em vigor, e 2013, ano posterior à implantação, para verificar como tal tema repercute. As conclusões a que se chega são: a Folha de S. Paulo trata o sistema de cotas como “medida populista”, “ameaça”, “afronta ao mérito acadêmico” e “afronta à autonomia universitária e às políticas locais adotadas em várias instituições”; “uma ação paternalista”; “exagero populista e discriminatório que atropela o princípio da meritocracia”; “movimento distorcido pelo viés de raça, importado dos EUA”; “Proposta ruim, de efeitos perversos”; “medida populista”. Embora se posicione contra as cotas, o jornal é favorável à adoção de cotas sociais, destinadas a pretos, pardos e indígenas, e condena o uso da raça como critério para reserva de vagas, considerado um “retrocesso histórico”. Segundo a Folha de S. Paulo, a excelência universitária, principalmente a das universidades estaduais paulistas, está ameaçada com o ingresso de grupos que estavam excluídos da educação superior, devido a defasagens deixadas pela escola pública.
- TeseO ENADE na perspectiva da análise do discurso(2018) Diniz, Rosa Virgínia WanderleyO redimensionamento das avaliações educacionais, com a adoção das avaliações em larga escala como estratégias de gestão educacional do ensino superior, e o conjunto de fenômenos sociais decorrentes da implantação dessa Política Pública configurou a problemática sobre como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é difundido pelos atores sociais envolvidos, dada a profusão de informações, dados e discursos a respeito após treze anos de sua implantação. A pesquisa realizada utilizou-se da Análise do Discurso (AD), de base francesa, como teoria e método para a condução dos trabalhos. Definiu-se como foco o estudo da avaliação governamental sistêmica do ensino superior em vigor, ou seja, o ENADE, desde a sua fase de implantação até o fim de 2017. Bem como, o conceito de mídium, formulado por Régis Debray e apropriado pela AD francesa por Maingueneau, para contemplar a análise de três interlocutores, representando diferentes espaços sociais e variados gêneros, necessariamente textuais. Assim, foram analisados os discursos desde a perspectiva do Poder Público, por meio das normas legais; da perspectiva da mídia impressa, através do Jornal Folha de São Paulo; e dos discursos formulados pelas instituições de ensino superior privadas, a partir da publicação ‘Revista Ensino Superior’, mantida pelo sindicato dos mantenedores. Tudo isso com o objetivo de verificar como se estabelece os discursos a respeito da relação entre o exame ENADE e a ideia de qualidade. Com o início das análises, formularam-se eixos analíticos para desenhar as tendências discursivas, considerando-se a grande quantidade de dados. A hipótese inicial de pesquisa apontava para a existência de polêmica e polissemia discursiva nos interdiscursos desses mídiuns, tendo sido confirmada, ao final, pelos resultados das análises. Entretanto, observada ainda, para além dos interdiscursos, grande turbulência intradiscursiva nas formações discursivas geradas dentro de um mesmo mídium.
- TesePedagogia inaciana: humanismo ou mercado(2018) Torres, Andréa SanhudoEsta pesquisa busca apresentar uma análise das formações discursivas sobre humanismo e globalização na gestão acadêmica da Pontificia Universidad Javeriana (PUJ), na Colômbia, da Universidad Católica de Córdoba (UCC), na Argentina, e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Brasil, mantidas pela Companhia de Jesus. Secular, a missão educadora e evangelizadora dos jesuítas na América Latina tem por princípio os valores do humanismo cristão de orientação tomista. No contexto atual, as instituições pesquisadas vêm elaborando e reformulando seus documentos de gestão acadêmica a fim de contemplar os princípios da Pedagogia Inaciana e atender às demandas mercadológicas de globalização da educação superior. Dessa forma, o estudo apresenta-se a partir de dois contextos referenciais. O primeiro aborda a trajetória dos jesuítas, desde a criação da Companhia de Jesus, a implantação da Ratio Studiorum e a participação no desenvolvimento da educação na América espanhola e portuguesa. O segundo apresenta o viés econômico da globalização que levou a educação superior a repensar suas funções enquanto universidade e o papel na formação do sujeito da educação. Para as análises das formações discursivas, foram utilizadas as categorias paráfrase e polissemia em análise do discurso, com base em Michel Pêcheux e Eni Orlandi, buscando identificar se os esforços inacianos para a preservação das origens da Companhia de Jesus, quanto à formação humana integral, têm sido contemplados nas universidades pesquisadas. Propõe-se, ainda, verificar se as formações discursivas de orientação mercadológica vêm se sobressaindo nestas gestões. Como corpus de análise, selecionou os documentos das universidades, como Missão, Visão, Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI), no caso da universidade brasileira; para as universidades argentina e colombiana, o corpus foi composto por Missão, Visão, Proyeto Educativo, Planeación Universitária e Plan de Desarrollo Institucional (PDI). Para base referencial de contexto ao humanismo cristão inaciano, foram utilizados os documentos Características da Educação da Companhia de Jesus (1986), Pedagogia Inaciana - uma proposta prática (1994) e Projeto Educativo Comum da Companhia de Jesus na América Latina (PEC), publicado em 2005. Estes documentos almejam oferecer um aporte significativo para a educação quanto aos processos formativos, ao papel do professor e às instituições jesuítas. Para a compreensão de modelos globalistas, buscou-se como referencial Carlos Eduardo Martins (2011), que apresenta cinco interpretações para globalização, a partir da interpretação de estudiosos com base no materialismo histórico; e as propostas apresentadas pelo Banco Mundial para a área da educação superior, destacadas por Boaventura Sousa Santos (2007). Resgatando a caminhada da Companhia de Jesus durante séculos pela missão de educar e evangelizar, percebe-se que a Ordem vem se esforçando para manter seus princípios humanísticos e entende que são necessárias adaptações às diversidades, especialmente às novas demandas que do mercado globalizante que exige educação superior em termos de qualificação e excelência.
- DissertaçãoPrivatização do ensino superior no Brasil e a profissão docente(2011) Medeiros, Frediana Vezzaro deO presente trabalho deseja contribuir para a discussão de algumas determinantes relacionadas aos desafios dos docentes no ensino superior e a questões da privatização do ensino superior bem como da profissão docente. Pretende-se oferecer aos leitores reflexões acerca das contradições, dos problemas e dos avanços que norteiam o tema. Nesta perspectiva, Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, privilegiando autores tais como: Luiz Antonio Cunha, José Dias Sobrinho, Valdemar Sguissardi, José Contreras, Selma arrido Pimenta, Miguel Zabalza, Fernando Gil Villa, Pedro Goergen, Marcos Masetto entre outros autores que discutem a temática proposta para este trabalho. Dentro do foco central relacionado à privatização do ensino superior no Brasil e à profissão docente, procura-se explorar os seguintes tópicos: a Analisar os pressupostos teóricos a respeito do tema em questão; b) Refletir sobre os aspectos sociais, econômicos e educativos do mundo globalizado contemporâneo; c) Discutir os problemas do trabalho docente universitário oriundos da privatização do ensino superior. Para tanto, apresentamos neste trabalho uma análise do campo da Educação Superior no Brasil com destaque para a profissão docente nas IES privadas com fins lucrativos.
- DissertaçãoPrograma de formação docente na UFSCar (campus Sorocaba)(2014) Madureira, Ofir Paschoalick Castilho deO presente estudo teve como objetivo compreender, a partir das percepções dos docentes da Universidade de São Carlos – Campus Sorocaba, o significado por eles atribuído aos processos formativos desenvolvidos pela PróReitoria de Graduação (ProGrad), no período entre 2009 e 2012. Estas oportunidades formativas se apresentam como espaços de discussão, de reflexão e de socialização dos processos e dificuldades que envolvem a prática docente no magistério superior. Nesse sentido, o objetivo é averiguar quais são, na opinião dos docentes envolvidos, os efeitos concretos das atividades formativas oferecidas pela universidade. Sabendo-se das reais dificuldades enfrentadas no exercício de atividades docentes é importante saber se as tentativas institucionais de contorná-las alcançam ou não seu o objetivo. Os resultados podem fundamentar a revisão, reformulação ou mesmo o abandono de tais iniciativas. Trata-se de assunto de grande relevância tanto para os docentes quanto para, sobretudo, os alunos da universidade. Para a realização da pesquisa optou-se pelo uso de questionários de natureza quanti-qualitativa. O questionário composto de perguntas abertas e fechadas visa detectar o perfil pessoal, acadêmico e profissional, aspectos considerados importantes para o início do estudo a respeito da percepção destes docentes sobre os processos formativos desenvolvidos pela UFSCar Campus Sorocaba. Parte-se do pressuposto de que o desenvolvimento profissional está relacionado, de um lado, com os aspectos pessoais, políticos e sociais do professor e, de outro, com a natureza dos procedimentos e conteúdos dos cursos ofertados pela universidade.
- DissertaçãoPrograma Sorocaba e Região 100 Analfabetos: reformas do Estado e terceiro setor(2006) Aguiar, JoãoA presente pesquisa pressupõe a existência de certo antagonismo entre as lógicas do Estado neoliberal e as lógicas da sociedade civil. Por Estado neoliberal entende-se o Estado minimizado, enxuto, gerenciador e a área da política formal, do público, que deixa de prestar políticas públicas, passando essa tarefa a cargo da sociedade civil em geral. E por sociedade civil entende-se a área do privado, do mercado e de todos os que pagam taxas, tributos e impostos mediante seu trabalho. O fulcro norteador desse trabalho de pesquisa tenta analisar a existência do chamado Terceiro Setor e conclui que as instituições que o formam, atuam concordes às lógicas do Estado neoliberal e que, também, o Programa 100 Analfabetos, da Uniso, participa efetivamente dessa estratégia do neoliberalismo. Assim, no capítulo primeiro, faz-se um percurso informativo sobre a reforma do Estado, a partir da década de 1990 e de suas implicações na educação, concluindo que o Estado, através da reforma, desobriga-se da prestação de políticas públicas, transferindo esse ônus à sociedade civil. Já no capítulo segundo constata-se que as instituições do Terceiro Setor, contraditoriamente ao que se propõem, praticam uma política afinada às lógicas do Estado neoliberal, ou então, constituem-se como o braço forte desse Estado para conseguir coesão e consenso para garantir legitimidade e governabilidade. E, por último, no capítulo terceiro, as análises sobre o 100 Analfabetos concluem que esse Programa, embora preste um trabalho de relevante valor em termos de educação, junto à população carente, também faz parte das lógicas do Estado neoliberal.
- DissertaçãoTransdisciplinaridade: discurso ou realidade?(2009) Martins, Marinete AparecidaA transdisciplinaridade traz consigo toda uma complexa rede de interpretações e imbricações. Isso mais se deve ao prefixo „trans‟ do que à palavra disciplinaridade, pois essa última faz parte do cotidiano e do contexto escolar enquanto o prefixo „trans‟, oriundo do latim trans, expressa um movimento que vai além, através e entre. Como primeira interpretação e ladeada pelo senso comum, podemos entender que transdisciplinaridade é o deslocamento além, através e entre algumas disciplinas. Entretanto, como esse julgamento não nos basta, autores como Edgar Morin, Basarab Nicolescu, Jurjo Torres Santomé, Ivan Domingues, dentre outros, foram trazidos para a compreensão correta deste conceito. Esse trabalho, comprometido com a linha de pesquisa Educação Superior do Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba, tem como principal objetivo verificar se as comunidades transdisciplinares na educação superior do Brasil satisfazem as propostas de atuações que se encontram nos documentos constitutivos e oficiais da transdisciplinaridade. A metodologia adotada se compôs primeiramente de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, recorrendo a duas formas de investigação: a) documental física, a partir dos documentos relativos à transdisciplinaridade e b) documental virtual, por meio de consultas aos sites de busca na rede mundial de computadores, a internet, para identificar comunidades transdisciplinares nas instituições de ensino superior brasileiras. Posteriormente, esta pesquisa sobre o objeto transdisciplinaridade também será estruturada a partir de consultas realizadas em fontes secundárias e primárias com relação aos documentos e sites das comunidades. A pesquisa nos levou a quatro comunidades sociais acadêmicas, alocadas informalmente e/ou formalmente em instituições públicas de ensino superior: CETRANS (Centro de Educação Transdisciplinar), IEAT (Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares), LET (Laboratório de Estudos Transdisciplinares) e LEPTRANS (Laboratório de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares). A investigação indicou que o IEAT, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) é a comunidade acadêmica que mais contempla as propostas e ações transdisciplinares, pois é um órgão oficial da universidade, possuindo comitês, professores residentes, assessoria acadêmica, secretaria, estagiários e promove a transdisciplinaridade através da aproximação, articulação e transpassamento de campos disciplinares e das áreas dos conhecimentos com seus programas, grupos de pesquisa, encontros transdisciplinares, visitas (nacionais e internacionais), seminários e oficinas, além de manter seu site na rede mundial de computadores constantemente atualizado. Ademais, nossa reflexão desvela que há resistência das velhas mentes à nova postura, ao novo conceito transdisciplinar de atuação e para se pensar em uma mudança dessa grandeza é necessário primeiro reformar as mentes preponderantes que atuam na sociedade e aguardar que,uma vez renovadas, essas mentes reproduzam no ambiente escolar a mudança que a comunidade instituiu.