Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Barreira, Luiz Carlos"
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA escola normal da província do Amazonas (1880 - 1890)(2005) Pinto, Assislene da MotaEste trabalho trata da história da Escola Normal da Província do Amazonas no decorrer do período imperial, compreendido entre o final do século XIX e o início do XX, quando a cidade de Manaus vivia um momento de grande euforia, com forte representação nas esferas local e nacional, conseqüência do que se convencionou chamar na história do Amazonas de “ciclo da borracha”, que trouxe benefícios para Manaus como a ampliação do número de escolas públicas, entre elas a Escola Normal da Província do Amazonas. A presente pesquisa buscou conhecer as práticas escolares que eram desenvolvidas na Província do Amazonas, especificamente as voltadas para a Escola Normal, que a transformaram num centro irradiador de uma nova sociedade, mas que nem sempre se revelaram avançadas, por encontrar-se impregnada de uma cultural patriarcal que permeou a Província e sustentou uma instrução tradicional privilegiando uma elite. A Escola Normal foi um instrumento político e social para suprir tal estrutura, qualificando uma classe, destinada a ocupar as funções públicas e liberais que se expandiam nas últimas décadas do Amazonas provincial. Esse estudo entrou em contato, inicialmente com a geração anterior à criação da Escola Normal, investigando as práticas escolares que viriam substantivar sua criação, implantação e transformação em Instituto Normal Superior. Analisei, também, a organização do ensino na Província do Amazonas, verificando a influência que essa instituição detinha na sociedade amazonense da época, no momento em que, o desenvolvimento vertiginoso, conseqüência do ciclo da borracha, apontava para um movimento ascendente de novos comportamentos. Procurei registrar informações preservando a história e memória da Escola Normal da Província do Amazonas, indicando seus primeiros diretores, professores, alunos e fatos que fizeram parte desse fazer normalista, ou seja, do Mestre que faz Mestres.
- DissertaçãoA fotografia na história da educação: fonte de pesquisa e memória(2004) Andrade, Máira Leão de CamposEste trabalho tem por objetivo tecer considerações sobre as diversas visões passíveis de se imputar em qualquer método de análise de fotografias, entendidas, desde logo, como fontes de pesquisa e memória. Não se imagina obter com isto um método puro e científico de análise fotográfica, mesmo porque, pelos próprios elementos que são aqui apresentados, a eleição de um método único está longe de se consolidar no horizonte acadêmico. Este trabalho de pesquisa é um incentivo a se conectar diversas visões de estudos que servem de referência neste campo analítico e que muito contribui em apresentar os elementos que os mesmos tomam como verdadeiros e válidos para a obtenção de suas respectivas análises neste universo de imagens em particular, qual seja, o da fotografia. É didático aclarar e explicitar, desde este resumo introdutório, que a visão que ora se deposita sobre o presente tema é a visão interpretativa lançada sobre os métodos existentes de análise fotográfica, sobretudo na Educação. A orientação do olhar do leitor se faz necessária frente às múltiplas possibilidades de se conduzir o olhar, como se demonstrará no desenvolvimento deste estudo.
- DissertaçãoA gestão da escola municipal "Dr. Achilles de Almeida" de 1951 a 1991(2004) Campos, José Wilson SanchesEste trabalho considera a categoria autoridade na gestão escolar do diretor Milton Marinho Martins na Escola Municipal "Dr. Achilles de Almeida" da cidade de Sorocaba que foi de 1951 a 1991. Usou 0 método da história oral, das análises de imagens e documents escritos para formulação da trajetória dessa gerência escolar e da escola em si. O status da escola, na visão da comunidade e, OS documentos foram analisados na perspectiva dos estudos sobre o imaginário social. As categorias autoridade do fundador e imaginário social do diretor são explicitadas, assim como o método da história oral. A perda da autoridade no campo educacional, também é um fator estudado nesta dissertação.
- DissertaçãoA participação da Loja Maçônica Perseverança III na educação escolar em Sorocaba: do final do Segundo Reinado ao final da Primeira República(2009) Silva, Vanderlei daO objeto deste estudo é a ação política e social da maçonaria, representada pela Loja Maçônica Perseverança III (PIII), na cidade de Sorocaba, através de sua atuação na educação escolar neste município; concentrando a pesquisa em sua mantida, a Escola Noturna, entre o final do século XIX e início do século XX. Busca-se um entendimento dos motivos que levaram aquela entidade a dedicar-se à implantação de escolas e a apoiar políticas educacionais. A dissertação insere-se em uma análise das atas da Loja Maçônica Perseverança III, transcritas por José Aleixo Irmão, limitando-se as consultas àquele tema específico, ou seja, a educação. Foram analisadas, ainda, outras obras que tratam da história da educação naquele período. Como norte para a pesquisa, e definição de termos e conceitos operacionais, designou-se o conceito de história social estabelecido por Vieira; Peixoto; Khouri (2002) procurando levar em conta as várias dimensões do social, do econômico e do político.
- DissertaçãoAlfabetização de jovens e adultos: o Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos e os critérios atuais de alfabetização(2005) Falcão, Talita Luci MendesO presente trabalho tem por objetivo investigar alguns aspectos importantes do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, da Universidade de Sorocaba, em especial, a concepção de alfabetização nele contida, tendo em vista os critérios atuais de alfabetização. Por se tratar de pesquisa de cunho histórico, a metodologia utilizada foi estruturada de acordo com essas peculiaridades, ou seja, a análise bibliográfica e documental, dos materiais que constituem a escrituração do referido Programa. A análise bibliográfica diz respeito à contextualização do problema, quando realizamos uma breve retrospectiva histórica, com ênfase na década de 90. Junto às diversas questões de ordem políticas que ocorreram nessa época, verifica- se um novo paradigma educacional, estando à alfabetização inserida nesse panorama. Nesse sentido, entender os termos correlatos à alfabetização (letramento, alfabetismo, cultura escrita), que surgiram concomitantemente com essas novas abordagens educacionais, também servirão de referencial para as análises dos critérios atuais de alfabetização. Dessa forma, finaliza-se a dissertação com o estudo do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, tanto quanto a sua especificidade estrutural, quanto a sua Proposta-Político Pedagógica. Partindo desses critérios de alfabetização, verifica-se, sobretudo, que o estudo de novas medidas deverão ser propostas para ações que envolvam a modalidade Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista a priorização de atendimento diferenciado.
- DissertaçãoEducação feminina e missão: o Colégio Cristo Rei na visão das mulheres (São Paulo - década de 1960)(2005) Avila, Marilene Roberto deO objetivo deste estudo é contribuir com a Historiografia da Educação Brasileira, produzindo um conhecimento sobre a educação feminina na década de 1960, do século XX, por meio de uma abordagem do cotidiano escolar e analisando a visão das alunas com relação à instituição educativa católica, o Colégio Cristo Rei, das Missionárias Agostinianas, em São Paulo, na região da Vila Mariana. O Colégio Cristo Rei educou meninas e jovens, da comunidade formada por descendentes de imigrantes de várias origens, na maioria italianos, que ao se fixarem no bairro, deram início a uma região de classe média tradicional. A Congregação das Missionárias Agostinianas com seu carisma educativo, que nas origens privilegiava à formação de jovens professoras, em Barcelona, Espanha, se instala na zona urbana de São Paulo, com o objetivo de atender prioritariamente às camadas abastadas da população, por meio da sua ação educativa. A investigação tem como eixo condutor o processo de acomodação da obra ao contexto das famílias de classe média tradicional, privilegiando a reprodução de hábitos e costumes incutidos nas práticas educativas e disciplinares, em um período de muitas transformações na sociedade brasileira. Este estudo revela que o Colégio Cristo Rei foi um meio produtor da ação educativa e que em alguns aspectos, revela a visão das mulheres, na proposta formadora das escolas religiosas do período, porém se diferencia pela marca peculiar à educação voltada a formação de professoras.
- DissertaçãoEscola, poder e exclusão social: práticas de exclusão na escola pública primária sorocabana nos anos 60 do século XX : uma contribuição para a história das práticas de exclusão social no Brasil(2007) Rondello, Pedro AlexandreEstudando sobre o tema exclusão constatei a ampla abrangência de seus significados e formas de manifestação. Para além dos conceitos sociológicos do tema, desenvolvi a presente dissertação no sentido de investigar formas sutis e, por vezes, contraditórias de práticas de exclusão social. Meu objetivo, neste trabalho, foi o de buscar na escola pública primária sorocabana, atuante na década de 60 do século XX, práticas que promoveram a condição de exclusão, contribuindo para o exercício de exclusões sociais no Brasil e, com base neste recorte temporal, selecionei a Escola Municipal ″ Dr. Getúlio Vargas " por sua projeção no cenário cultural da cidade que faz com que represente rica fonte de materiais e informações que tratam do tema proposto .Utilizando-me de documentos, oficiais e extra- oficiais, e entrevistas com os sujeitos que protagonizaram a historia da educação e da escola naquele dado momento histórico, apresento de forma sintetizada o processo de formação e ampliação da Educação na cidade de Sorocaba e, pormenorizadamente, o processo da concepção e formação da Escola Municipal “Dr. Getúlio Vargas” dentro do panorama educacional da cidade, desde seus primórdios até a atualidade. Num segundo momento realizei o tratamento dos dados obtidos através das entrevistas realizadas, evidenciando práticas relacionadas ao tema da pesquisa para, no terceiro capítulo, serem articulados com a teoria psicanalítica de Donald Woods Winnicott que aponta para importância e alto nível de responsabilidade do ambiente no processo de formação e desenvolvimento da personalidade humana. O presente trabalho procura trazer à luz aspectos relacionados às práticas educacionais dos anos sessenta do século XX, no que diz respeito à inclusão e exclusão, aspectos estes que ficariam na obscuridade e talvez se perdessem.
- DissertaçãoExperiências leitoras em classes de 4ª série do ensino fundamental: uma história acerca das condições do letramento(2006) Oliveira, Suely Sanches Rodrigues deEste trabalho é fruto da minha inquietação referente às práticas de leitura, enquanto profissional da educação, mais especificamente ao período em que fui diretora de escola do ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ouvi inúmeras vezes, que grande parte dos alunos não gosta de ler e, igualmente, presenciei situações em que as demandas de leitura não foram suficientes para a compreensão de textos e questões. Por outro lado, sempre tive a convicção de que a leitura deve despontar desde a Educação Infantil e a formação de leitores é uma responsabilidade da escola e um desafio que se coloca aos professores. Partindo destes pressupostos desenvolvi esta pesquisa qualitativa com duas turmas de 4ª série, sendo uma rural e outra urbana, cujos objetivos se pautaram em elaborar uma relação do material de leitura disponível em cada uma das classes observadas e no espaço físico escolar como um todo, bem como coletar dados referentes ao trabalho com leitura e em que sentido as experiências leitoras contribuem para o letramento dos alunos. As principais referências teóricas de apoio foram baseadas nos trabalhos de Geraldi (2003), Jolibert (1994), Lerner (2002), Ribeiro (org. 2003), Chartier (1998), Soares (2000). Concluo que as duas realidades observadas tiveram seus trabalhos muito próximos, tanto em oferta de material quanto em práticas, porém a classe da escola rural foi privilegiada no que se refere ao letramento, pois a professora não perdeu a chance de trabalhar a função social dos textos. Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa: “Instituição Escolar: história, políticas e práticas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, cuja área de concentração privilegia a educação escolar.
- DissertaçãoGênese do ensino secundário estadual em Pilar do Sul: (1957-1971)(2007) Silva, Adriana Aparecida Alves daEste trabalho discorreu sobre gênese do ensino secundário estadual em Pilar do Sul entre (1957 a 1971), tendo como questão de fundo os fatores que determinaram essa gênese. Não se preocupou com a apresentação de hipóteses formuladas a priori, prevalecendo a idéia de problematização e entendendo por método o diálogo entre teoria e evidências. Foram utilizadas fontes escritas (livros de atas, ofícios, legislação, requerimentos, livros de visitas, prontuários, regimentos, trabalho escolar, estatísticas oriundas de recenseamentos), orais (depoimentos de pessoas envolvidas em diferentes momentos e posições: professores, funcionários, administradores, alunos e habitantes da cidade de Pilar do Sul) e iconográficas (fotográficas e cartazes). As fontes foram analisadas pensando em suas práticas como produto social rompendo com a idéia de prova isolada. Conclui-se que a gênese do ensino secundário estadual em Pilar do Sul foi norteada por interesses eleitoreiros, tendo os vereadores locais e os deputados estaduais como principais mediadores. Os tramites legais para a criação do Ginásio Estadual de Pilar do Sul seguiram diretrizes estabelecidas pela política estadual do período. O Ginásio não foi, portanto, uma reivindicação das classes populares, mas uma aspiração e realização da classe dominante local. Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa – Instituição Escolar: história, políticas e práticas.
- DissertaçãoGestão escolar, relações estabelecidas entre a direção e o corpo docente do Grupo Escolar Municipal Noturno de Sorocaba (1937-1959)(2004) Falsarella, Luiz CarlosEste trabalho de pesquisa visa analisar as relações estabelecidas entre as duas primeiras gestões da direção com o corpo docente do Grupo Escolar Municipal Noturno da cidade de Sorocaba - SP, voltado ao ensino de jovens e adultos trabalhadores. O recorte temporal foi delimitado entre julho de 1937, data da criação dessa instituição, até fevereiro de 1959, quando finaliza a gestão do segundo diretor. Foram trabalhadas as questões relativas à cultura e forma escolar, analisando o modo como foram administrados os problemas administrativos e pedagógicos durante as relações que cada direção mantinha com o corpo docente, realizando a comparação entre as duas gestões, analisando as semelhanças e diferenças entre as posições de cada diretor na sua respectiva administração. As fontes pesquisadas foram diversas: livros de chamadas, de penalidades, de ponto dos professores, diretores e funcionários, de visitas de inspetores escolares, mas principalmente os livros de atas das reuniões mensais pedagógicas do grupo escolar, estes fomeceram, de forma detalhada, informações valiosas e consistentes sobre a história do grupo escolar e os demais documentos foreceram informações suplementares, auxiliando a sustentação para diversas afirmações colocadas neste texto. Foram consideradas, também, fontes colhidas de entrevistas de sujeitos que fizeram parte do elenco de educadores do grupo escolar, fornecendo informações que, muitas vezes, não puderam ser encontradas nos documentos. Algumas fotos fornecidas ajudaram a compreender como eram mantidas as relações fora das atividades rotineiras, apurando assim a percepção do relacionamento dos sujeitos dentro do espaço da instituição. As investigações realizadas nas fontes forneceram informações para inferir conclusões sobre como foram estabelecidos as relações, no âmbito da instituição, e compreender como essas relações produziram ai uma cultura escolar peculiar no período estudado. O trabalho foi elaborado em quatro capítulos. O primeiro relata como Sorocaba se apresentava no contexto socioeconômico e político, para melhor compreender em que contexto o grupo escolar foi criado e mantido. O segundo capítulo caracteriza o grupo escolar, informando sua trajetória no periodo do recorte temporal de estudo. O terceiro relata a participação do primeiro diretor do grupo escolar. O quarto segue a mesma trajetória do terceiro capítulo, porém relatando a participação do segundo diretor do grupo escolar. Por fim, a conclusão da pesquisa e as considerações finais.
- DissertaçãoGrupo escolar municipal noturno de Sorocaba: (1937-1945)(2006) Oliveira, Ana CéliaEste trabalho de pesquisa visa caracterizar o perfil sócio-econômico do corpo discente do Grupo Escolar Municipal Noturno de Sorocaba, SP, criado para o Ensino de Jovens e adultos trabalhadores. O período estudado foi delimitado entre 1937, data da criação da instituição, e o ano de 1945. Neste período encontram-se os primeiros registros nos livros de matrículas relativos ao corpo discente da referida instituição e cuja análise é desenvolvida na presente pesquisa tendo como base documentos escritos, fotos, relatos orais, coleta, tabulação de dados estatísticos além de parcela relevante da produção historiográfica desenvolvida por historiadores de Sorocaba. Trata-se de esboçar a trajetória da história da instituição, bem como a caracterização do perfil de seu corpo discente dentro do contexto sócio-político e econômico da sociedade sorocabana no referido período. Esta dissertação de mestrado vincula-se à linha de pesquisa “Instituição Escolar: história, política e prática”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, cuja área de concentração é ”Educação Escolar”.
- DissertaçãoHistória da cultura afro-brasileira e africana nas escolas de educação básica: igualdade ou reparação?(2009) Moraes, Gisele Karin deEsta pesquisa investigou o processo de tramitação da Lei 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade da inclusão, entre outras temáticas, da "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana" no currículo oficial da Rede de Ensino de Educação Básica. O processo da pesquisa teve como eixo norteador as seguintes questões: Como se originou a ideia de uma política de reparação e afirmação para os afrodescendentes no Brasil; Quais foram as forças (sociais, políticas, éticas) que influenciaram na elaboração da Lei; Atende às expectativas de quais setores da sociedade; Quais políticos manifestaram-se favoravelmente e quais conceitos defenderam; Em que momento essa Lei surgiu; Quais expectativas havia em torno da Lei? Essas questões e os materiais utilizados como as fontes documentais e orais possibilitaram a reconstrução do processo de luta do Movimento Negro e a reflexão sobre história e memória dos sujeitos envolvidos. Objetivou-se elucidar o processo histórico, até a elaboração da referida Lei, resgatando as relações que foram se constituindo ao longo do processo, levandose em conta, a luta empreendida pelos negros, desde antes da abolição, na luta pela igualdade de direitos, na busca pelo seu reconhecimento histórico e na construção de uma identidade positiva. O processo de reivindicação de um conteúdo que privilegiasse a história e a cultura africana teve início com a abertura democrática do país, em 1979, e com os preparativos para a Constituinte, em 1985, época em que o Movimento Negro levantou a bandeira de luta para reivindicar a elaboração de políticas afirmativas no Brasil, inclusive para a mudança do enfoque eurocêntrico dos conteúdos escolares. Assim, a Lei 10.639/03 faz parte das iniciativas governamentais para a valorização da população afrodescendente, com o objetivo tanto de promover a igualdade racial, como, também, de reparar historicamente os danos causados pela a escravidão. A aplicação da Lei decorre de décadas de luta do Movimento Negro, e resulta principalmente do Encontro de Durban, realizado na África do Sul, para o qual a UNESCO convocou os países excolonialistas, a fim de estabelecerem políticas públicas para a reparação histórica junto à população escravizada no período de colonização e para o combate ao racismo. Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa "História e Historiografia: Políticas e Práticas Escolares".
- DissertaçãoHistória dos jogos escolares do município de Sorocaba em meados do século XX(2006) Santos, Edson Segamarchi dosEste estudo tem por objetivo recuperar uma das possíveis histórias das primeiras edições das competições escolares ocorridas no município de Sorocaba, os Jogos Escolares. Concentramos nossos esforços em retratar o período histórico referente ao início dessas competições, que foi a partir dos anos 40 do século anterior. Para produzir a pesquisa, recorremos a fontes documentais, escritas e, principalmente, orais. Encontramos nos depoimentos - de alguns agentes envolvidos nesses eventos - informações, que permitiram identificar os personagens, e os fatores que determinaram o início desse processo, tendo em vista que as competições escolares estão presentes até os dias atuais. Também realizamos um diálogo, com alguns dos autores da produção historiográfica dos anos 1980 e 1990, da Educação Física brasileira. Tendo-se como base as informações colhidas nas fontes, procuramos questionar as teses apresentadas por alguns desses autores, através principalmente, dos depoimentos. Ao analisar o conteúdo das falas, foi possível refutar as afirmações apresentadas por alguns autores, segundo as quais, a Educação Física e o esporte escolar teriam sido manipulados e teriam se tornado, inclusive, um dos "braços operacionais" do regime militar instalado no Brasil a partir de 1964. Inquirimos os agentes quanto à questão política, e da sua possível interferência no âmbito do esporte escolar. Os depoentes não estabeleceram relação alguma entre esporte escolar e políticas oficiais de cunho conspiratório, em qualquer momento na história dessas atividades no município de Sorocaba. Encontramos no decorrer da pesquisa consistentes informações que nos permitiram concluir que as demandas sociais locais e a iniciativa de pessoas simpatizantes das atividades esportivas, na década de 1940, determinaram o surgimento das primeiras competições entre escolas da cidade.
- DissertaçãoO Centro de Estudos de Línguas de Sorocaba: projeto pedagógico e praticas de ensino(2009) Gasparelo, Luciana de FátimaA pesquisa sobre o Centro de Estudos de Línguas (CEL), instalado na Escola Estadual Antônio Padilha em Sorocaba, foi elaborada com o objetivo de entender seu projeto pedagógico e como ele tem se desenvolvido. Também faz parte da pesquisa uma observação de suas práticas de ensino, levando em consideração alguns aspectos que podem influenciálas, como as mudanças que a escola tem sofrido ao logo dos anos, inclusive em sua legislação, e aspectos da estrutura e organização da sala de aula. Para investigar tais questões, fiz uso de fontes escritas e orais, como documentos da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) e da SEE (Secretaria de Estado da Educação), além de entrevistas gravadas com professores e coordenadores. No último semestre da pesquisa, também foram consultados documentos oficiais encontrados no acervo histórico da escola, datados de 1989 (ano de sua primeira instalação em Sorocaba) até 2004 (ano da inclusão da língua alemã). Também, nos últimos meses de meu estudo, assisti a quatro aulas de Alemão e, em um capítulo específico sobre o desenvolvimento do Centro nesta cidade, apresentei a descrição e análise dessas aulas. Com a análise, pude observar certas estratégias criadas pelo professor para desenvolver suas práticas de ensino em uma sala de aula com mais de vinte alunos provenientes de diferentes bairros de Sorocaba. O cotejamento das fontes e a análise das aulas também me ajudaram a entender que a liberdade dos professores em elaborar suas próprias práticas de ensino, de acordo com o perfil dos alunos, pode ser um dos fatores mais importantes que dão, ao CEL-Antônio Padilha, a fama referente à sua boa qualidade de ensino entre os outros CELs do estado de São Paulo. Essa liberdade, ou seja, a não padronização do ensino, tem favorecido o CEL Sorocabano a ter suas próprias características e peculiaridades, o que parece ser a razão de seu sucesso. Neste trabalho, que se vincula à Linha de Pesquisa “História e Historiografia: políticas e práticas escolares”, procurou-se trazer uma contribuição para o estudo das práticas de ensino específica do CEL Sorocabano e o surgimento de sua própria cultura escolar. O estudo sobre culturas escolares do autor espanhol, Vinão Frago, me auxiliou a analisar as peculiaridades dessas práticas e a relacioná-las com o bom desenvolvimento da escola.
- DissertaçãoO jornal "O Estado de S. Paulo" e a educação, durante os anos JK (1956-1961)(2005) Vieira, Maria da Conceição Dal BóEsta pesquisa busca compreender como a educação, durante os “anos JK” (1956-1961), foi vista por um jornal de grande circulação nacional, “O Estado de S. Paulo”. O governo Kubitschek foi marcado por uma estratégia desenvolvimentista, baseada na industrialização do país, combinada com um apelo nacionalista. A questão educacional foi tratada, no governo JK, menos do ponto de vista humanístico e, mais como um apoio ao desenvolvimento industrial e tecnológico, que estava ocorrendo no país. O jornal “O Estado de S. Paulo”, em seus editoriais discorda, claramente, das medidas adotadas pelo governo JK, entendendo que houve apoio, apenas, para as medidas que visavam o desenvolvimento econômico do país e, total esquecimento da meta educacional. Foi, no entanto, o debate sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o assunto mais abordado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, entre 1956 e 1961.
- DissertaçãoOlho vivo: história do movimento estudantil alternativo em Sorocaba : 1997 a 2004(2009) Almeida, Marcelino deA pesquisa teve por objeto a atuação do Olho Vivo, movimento estudantil alternativo de Sorocaba, no período de 1997 a 2004. Num momento de predominância do neoliberalismo e de refluxo das organizações sociais (sindicatos, partidos políticos de esquerda, UNE e UBES), como foi sua origem e desenvolvimento? Qual a causa do êxito desta corrente do Movimento Estudantil em prejuízo das demais? A relevância do trabalho se deve ao pequeno número de pesquisas acadêmicas voltadas à participação política da juventude e ao sucesso do Olho Vivo, que se fez hegemônico na luta estudantil em Sorocaba, destacando-se na formação política e teórica de uma geração de jovens que hoje se colocam como alternativa política na cidade e norteiam a militância de várias organizações e agrupamentos políticos no estado de São Paulo. Utilizamos os referenciais teóricos marxistas e adotamos como principais procedimentos metodológicos: entrevistas com ex-dirigentes e pesquisa em documentos oficiais da USE e do DCE-UNISO, além de consultas na imprensa local e nas publicações do próprio movimento. A hipótese levantada para explicar o sucesso do Olho Vivo foi o acerto na opção teórica somado a práxis política, aliando trabalho de base, formação e luta; traduzido na ousadia de saírem para as ruas pregando a organização dos estudantes e realizando ações de grupos e manifestações de massa.
- DissertaçãoOs cursos superiores de hotelaria no Estado de São Paulo nos anos 90(2005) Pires, Raquel D'AlessandroEste trabalho estuda os cursos de hotelaria oferecidos no Estado de São Paulo, procurando observar quais suas características comuns e quais seus diferenciais. O que terá ocasionado a criação de tantos cursos de Hotelaria no Estado de São Paulo no final dos anos 90? Terá sido a chegada, em maior número, das redes hoteleiras internacionais? Quais foram as mudanças na qualificação profissional diante desse surgimento de novos cursos? Houve, de fato, mudança? Supõe-se que com a chegada das redes internacionais a hotelaria no Brasil passou a necessitar de mão de obra qualificada de acordo com os padrões internacionais. Essa necessidade do mercado teria impulsionado a criação de novos cursos de hotelaria. Esta pesquisa buscou descobrir se, de fato, houve modificação na formação profissional de hotelaria. Verificar até que ponto os currículos dos cursos estão em consonância com o mercado hoteleiro, ou se são “desligados” da realidade do mundo empresarial. Descobrir se realmente os cursos surgiram com intenção de qualificar profissionais para atuar na hotelaria que começou a se desenvolver a partir da década de 90. Essas informações poderão auxiliar nas reformas (criação de cursos seqüenciais) que estão sendo solicitadas nesse momento por quase todas as instituições de ensino que oferecem cursos de hotelaria. Goodson foi o autor escolhido como base. Para responder à pergunta principal deste trabalho: “O que ocasionou a criação de tantos cursos de hotelaria no Estado de São Paulo no final dos anos 90?” estudou-se o contexto sócioeconômico da época e buscou-se determinar, através do estudo dos currículos das escolas escolhidas se, na época, os cursos estavam voltados para atender à demanda por mão de obra que se apresentava ou se simplesmente foram criados como uma oportunidade de negócios para as instituições privadas de ensino. Isto indica a necessidade de se continuar esta pesquisa, uma vez que o prazo previsto para o encerramento deste trabalho não comportaria pesquisar o mercado para saber o que, de fato, se deseja. Comparando os currículos foi possível apontar quais as mudanças mais significativas, quais suas ligações com o mercado hoteleiro e quais suas implicações no âmbito educacional.
- DissertaçãoProfessores (des) assombrados: a luta pela manutenção dos direitos adquiridos, nos periódicos paulistas especializados em educação (1902-1910)(2009) Faria, Moacir Alves deO presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS ESCOLARES, propõe-se localizar e analisar o debate sobre a manutenção dos direitos adquiridos, das condições de trabalho e recuperação salarial do professorado público paulista presente na imprensa periódica especializada em educação, na primeira década do século XX. Quando as novas regulamentações a respeito do ensino começam a assombrar os professores, tirando-lhes os direitos que tinham garantido por lei, saem à luta em defesa daquelas garantias, exigindo leis que lhes fizessem sombras sob as quais pudessem se abrigar dos abusos dos legisladores. Procuramos evidenciar como esse grupo de profissionais se articulou, por meio dos artigos veiculados nos periódicos, tentando defender seus direitos. Impregnados pela ideia de que a educação era um instrumento para efetuar o progresso da República, gerou-se uma concepção da profissão docente como profissão elevada. Alegavam que o assunto relativo à legislação escolar, que para eles era também um assunto elevado, deveria ser discutido somente por quem dele entendesse. No intuito de determinar as questões acima, analisamos os discursos veiculados na imprensa periódica, sendo que elegemos a Revista de Ensino como nossa principal fonte. Para alcançarmos nosso objetivo cotejaremos os dados colhidos na Revista de Ensino com dados colhidos nos relatórios dos inspetores do ensino, nos Anuários do Ensino do Estado de São Paulo, de 1907-1908 a 1910-1911. Nosso recorte compreende o período entre 1902 até 1910, período em que o debate que pretendemos analisar aparece na Revista de Ensino. Nossa motivação se deve ao fato de entendermos que a pesquisa traria uma importante contribuição para a História e Historiografia do período ao evidenciar como se deu a luta destes profissionais em defesa de seus direitos adquiridos.
- DissertaçãoUma contribuição para a história da disciplina História da educação no curso de Pedagogia da Universidade de Sorocaba-UNISO(2005) Sá, Nívea Vasconcelos de AlmeidaEste trabalho versa sobre a disciplina História da Educação no curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, hoje Universidade de Sorocaba (UNISO). Com a intenção de dar uma contribuição para o estudo da História das Disciplinas, mais especificamente para o estudo da disciplina História da educação no curso de Pedagogia naquela Instituição de ensino é que nos propomos a investigar como a referida disciplina se constituiu como disciplina acadêmica no curso de Pedagogia. Esta pesquisa apresenta também os diferentes momentos do processo de construção histórica da Faculdade, destacando-se, em especial a história do curso de Pedagogia nesta Instituição de ensino, responsável pela formação de docentes implicados hoje na formação das séries iniciais do ensino fundamental e que durante muitas décadas da existência do curso na Instituição pesquisada foi também responsável pela formação de professores do ensino normal. Para apresentar esse estudo, apresento em um primeiro momento a Instituição e estabelecimento da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, para logo a seguir descrever os contornos históricos e legais da criação do curso de Pedagogia e a constituição e trajetória da disciplina História da Educação no curso.