Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Cammarano González, Jorge Luís"
Agora exibindo 1 - 20 de 22
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA reforma do ensino médio e a formação para o mundo do trabalho(2007) Madureira, Maria Aparecida de LimaA temática apresentada por esta dissertação, vincula-se à linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar e visa identificar e discutir a concepção de mundo do trabalho presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que reúne uma série de documentos oficiais editados a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9394/1996), que prevêem para a formação do Ensino Médio a chamada preparação básica para o trabalho. Num primeiro momento é apresentado o contexto mundial e nacional em que ocorreram as reformas na educação brasileira. Em seguida problematiza-se a noção de mundo do trabalho e a visão de formação escolar presente nestes documentos oficiais. Na última parte desta análise encontram-se as aproximações entre a concepção de mundo do trabalho, visão de formação escolar e currículo proposto a partir da noção de competência - estruturada e sistematizada no lema aprender a aprender - e do eixo articulador da contextualização. O referencial teórico adotado é o da Pedagogia Histórico-Crítica desenvolvida por Demerval Saviani, na qual o trabalho educativo deve produzir em cada indivíduo singular a humanidade que é produzida historicamente e coletivamente pelo conjunto dos homens. Pelas aproximações que foram possíveis realizar nesta pesquisa, o mundo do trabalho concebido pelos documentos reformadores é uma abstração e a proposta formativa pretendida busca adaptar os indivíduos às condições subjetivas e cognitivas demandadas nos limites da sociedade capitalista contemporânea, em que o conhecimento cognitivo do indivíduo passa a ser fundamental para os processos produtivos. Pretende-se com este tema, contribuir para que a ideologia contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio sobre mundo do trabalho e suas várias correlações com a prática educativa, seja desvelada a partir de uma concepção humanizadora de educação.
- DissertaçãoAprender a história, aprender com a história(2007) Silva, Sérgio Marcos Rodrigues daEste estudo discute a educação escolar como uma das mediações possíveis para a formação de um ser social na perspectiva de uma individualidade para-si, apontando para essa proposta educativa escolar referenciais teóricos que discutem, numa concepção marxista, consciência histórica, historicidade, cotidiano e prática pedagógica. Seu foco central optou pelo recorte na disciplina de História, por conta de suas implicações na compreensão da realidade pelo ser humano, também ele um ser histórico. E inserido nesse recorte e na perspectiva de uma determinada educação escolar, procurou-se analisar livros de História indicados para o Ensino Médio e a forma de abordagem dada aos eventos históricos ali presentes, a fim de investigar de que maneira essas abordagens possibilitariam as condições necessárias para a suspensão do cotidiano e a consciência de uma generalidade refletida enquanto tarefa de responsabilidade planetária. O objetivo foi investigar pressupostos para uma educação escolar comprometida com a formação de um ser social capaz de objetivar transformações nas estruturas sociais de dominação e alienação, consciente, portanto, de seu pertencimento ao gênero humano.
- DissertaçãoDa viagem ao turismo: a viagem técnica como prática formativa(2005) Silva, Jaqueline Gomes daA presente dissertação inscreve-se na linha de pesquisa "Conhecimento e Cotidiano Escolar" do Programa de Mestrado da Universidade de Sorocaba e tem como objetivo investigar e refletir sobre a viagem como elemento nuclear da atividade do profissional de turismo, permitindo desta forma questionar como o curso de Turismo não apenas forma profissionais, mas também prepara cidadãos para a experiência educativa da viagem? Neste contexto, investiga a Viagem Técnica praticada no curso de Turismo da Uniso, buscando entender se essa experiência pode suprir a necessidade que o aluno tem de educar-se para a viagem, vindo a ser um momento que auxilie a transcender objetivos simplesmente profissionalizantes do curso e ser um instrumento de educação para a viagem. Nesta perspectiva, busca realizar um processo exploratório a partir de um aporte teórico multidisciplinar, tendo como eixo o diálogo entre profissionais ou teóricos do turismo com outras áreas do conhecimento já mais consolidadas. Por fim analisa depoimentos coletados em entrevistas com quatorze alunos do curso de turismo da Uniso com experiência mais recente em relação à viagem técnica. O referencial teórico assenta-se basicamente em Michel Serres, Jost Krippendorf, Haroldo Camargo, Marustschka Moesch e Luiz Octávio de lima Camargo.
- DissertaçãoDas concepções políticas às práticas escolares cotidianas: qual inclusão escolar?(2007) Macêdo, Eliana Becker deO presente estudo vincula-se à linha de pesquisa: conhecimento e cotidiano escolar, e tem como objetivo compreender as políticas públicas de inclusão, fomentadas pelas reformas educacionais no Brasil e seu impacto no cotidiano das professoras da Rede Regular de Ensino do Município de Santana de Parnaíba-SP. Partindo do seguinte problema: com base na investigação das concepções de inclusão escolar produzida no período de 1994-2005: que implicações essas políticas trazem para o cotidiano das instituições escolares da Rede do Ensino do Município de Santana de Parnaíba-SP? Com base nessa interrogação partimos do pressuposto de que as políticas públicas de inclusão propostas por quase todos os organismos públicos desconsideram as dificuldades dos professores em desenvolver as suas práticas pedagógicas inclusivas em seu cotidiano escolar. Para responder a essa pergunta e comprovar a hipótese, utilizamos na pesquisa questionários abertos como instrumento de coleta de dados. Foram participantes deste projeto 32 professores da referida rede de ensino. Como procedimento de análise de dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo. De acordo com os resultados encontrados, conseguimos levantar alguns indicadores de qual política pública, e de quais práticas pedagógicas, se encontram implícitas quando se trata da questão educacional das crianças com deficiência.
- DissertaçãoEducação escolar e língua portuguesa: examinando uma proposta para a formação do ser social(2009) Funes, CássiaA pesquisa apresentada tem como finalidade investigar como os professores de Língua Portuguesa que trabalham especificamente com a produção de textos concebem essa prática escolar. E, se seria possível derivar do trabalho docente desses profissionais uma concepção de formação do indivíduo circunscrita às propostas do ENEM para Língua Portuguesa. A busca de resposta a essas indagações resultou no exame de dois documentos oficiais que fundamentam teoricamente a prova do ENEM e na realização de uma pesquisa de campo com professores de Português. O primeiro capítulo trará o papel do Estado na materialização das reformas educacionais a partir dos anos 90 do século XX, destacando alguns aspectos desses processos que circunscrevem a análise dos documentos orientadores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a área de Língua Portuguesa. O segundo examina dois documentos oficiais referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), instituído em 1998, pelo governo federal. O primeiro é de 2006, e foi denominado: ENEM Exame Nacional do Ensino Médio - Fundamentação Teórico-metodológica. O outro, datado de 2007, que se intitula: Eixos Cognitivos do ENEM. O terceiro capítulo traz a pesquisa de campo com professores de Português do Ensino Médio, das escolas estaduais de Sorocaba e Araçoiaba da Serra, do Estado de São Paulo, que trabalham com a terceira série do Ensino Médio, pois é nesta série em que os alunos realizam a prova do ENEM.
- DissertaçãoEducação escolar, artes, teatro e cidadania: o projeto ensinar-aprender(2006) Sotto, Maria Ines da SilvaO trabalho que aqui apresento vincula-se à linha de Pesquisa, Conhecimento e Cotidiano Escolar, e tem como objetivo possibilitar a reflexão e o entendimento de como as linguagens artísticas, mais especificamente as artes visuais e o teatro, vem sendo trabalhadas no espaço da escola pública num programa denominado: “Projeto Ensinar-Aprender. Com base nas reformas educacionais, propostas na última década do século XX, procura-se compreender por meio do estudo e das experiências das escolas públicas, atendidas pela Diretoria de Ensino de Votorantim, como as diretrizes do “Projeto Ensinar-Aprender” influenciaram e influenciam as práticas pedagógicas de professores de artes, que atuam nas escolas que aderiram ao programa. Na compreensão dessa trajetória, são retomadas as políticas educacionais, bem como as propostas curriculares para o ensino da arte sugeridas pela CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação de SP; a concepção de projetos de Ensino e as novas perspectivas, para a organização do cotidiano escolar.No percurso da pesquisa, recupera-se a memória de um sujeito histórico, o pesquisador, que interfere, participa e transforma, no coletivo, o projeto preliminar numa proposta que possibilita a criação de diferentes projetos, para atender às necessidades, mais imediatas, do grupo responsável pela implantação do programa no espaço escolar dos sete municípios atendidos por essa Diretoria. Ao indagar sobre a contribuição da linguagem teatral no contexto da educação escolar realizam-se reuniões periódicas com um grupo de professores que atuaram e atuam no referido programa. A análise de documentos, registros, comparação dos dados coletados, seleção de depoimentos significativos, estudo da proposta original, os relatos das intervenções realizadas durante o percurso e o referencial teórico adotado permitiram a compreensão do processo e a estruturação da dissertação. As contribuições dos autores: Gramsci como meio de compreender o materialismo histórico delineado por Marx e Engels, Bourdieu para a compreensão do capital cultural, Fernando Peixoto na recomposição da história do teatro. Ana Mãe, Ingrid Koudela como referências nacionais para o ensino da Arte no Brasil. Miguel Arroyo, Marilena Chauí, Duarte, Ferretti, Gadotti, Hernández, Mészáros, Göergen e González, em especial, deram suporte para a argumentação em favor do teatro como possibilidade de emancipação dos sujeitos.
- DissertaçãoEducação inclusiva: o que dizem os professores : um estudo sobre a concepção de educação inclusiva por professores da rede municipal de Sorocaba(2004) Martini, Lúcio Roberto BardosA educação inclusiva tem sido tema de grandes debates que envolvem termos e conceitos nem sempre utilizados com os significados adequados às práticas educacionais. Neste trabalho de pesquisa o autor procurou conhecer a dinâmica da educação inclusiva nas escolas da Rede Municipal de Sorocaba sob a perspectiva do professor, como forma de compreender o processo no seu Interior, onde de fato acontece. O autor busca também analisar os diferentes pontos de vista teóricos assim como os diversos conceitos que norteiam a proposta de educação inclusiva como forma de compreender e problematizar as implicações sociais, políticas e ideologicas que permeiam o tema. Sustentado numa abordagem qualitativa de pesquisa foram utilizadas, neste estudo, entrevistas semi-estruturadas com professores da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba, neste estudo. A análise das entrevistas permitiu perceber que muitos ainda são os questionamentos, dúvidas e críticas a respeito da implantação do modelo de educação inclusiva, principalmente no que se refere à inserção de alunos deficientes nas salas de aula regulares e orientação e capacitação dos professores.
- DissertaçãoEducação profissional e elevação de escolaridade: a educação de adultos trabalhadores no nível médio de ensino(2009) Fortunato, MarisaAs mudanças no mundo do trabalho que caracterizaram as últimas décadas do século XX trouxeram implicações diretas para os trabalhadores, tanto no campo da produção, como no campo da educação. O advento da reestruturação produtiva – caracterizada por mudanças tecnológicas e de gerenciamento da força de trabalho – exigiu um novo perfil de profissional que rapidamente respondesse e se adaptasse a este modelo, demandando o estabelecimento de uma política de formação que atendesse as novas exigências do sistema produtivo. Nesse contexto, as reformas educacionais dos anos 1990 foram elaboradas num processo de correlação de forças e de embate entre vários setores da sociedade. Marca presença nesse confronto o movimento da classe trabalhadora e suas centrais sindicais. Aqui focamos nossa atenção na Central Única dos Trabalhadores – CUT, que desde sua criação nos anos 1980, sempre teve a educação como uma de suas bandeiras de luta. O debate e as propostas pertinentes à presença da educação como prática formativa da classe trabalhadora foram potencializadas a partir do IV Congresso, realizado em 1991. Nessa sua trajetória, a CUT acumulou uma experiência significativa no campo da formação sindical, o que possibilitou a elaboração de uma proposta educacional que tinha como centralidade o trabalho, ao mesmo tempo em que considerou em seu currículo a articulação da formação profissional com a formação propedêutica. Nesta pesquisa, buscar-se-á compreender: como a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CNM/CUT), a partir de seu posicionamento frente às mudanças no mundo do trabalho, vislumbrou sua atuação no campo educacional? Nesta investigação, a análise incide sobre os documentos oficiais produzidos no âmbito das reformas educacionais e da proposta de formação profissional e elevação de escolaridade do Programa Integrar da CNM/CUT, no que tange ao ensino médio.
- DissertaçãoEnsino de arte no ciclo I: nem tudo o que parece é(2006) Falcão, Maria José BragaO presente estudo consiste numa abordagem da implementação do ensino de Arte no Ciclo I, ministrado por professor especialista em Arte para todos os alunos das escolas públicas estaduais de São Paulo a partir do ano letivo de 2003, segundo a Resolução SE nº. 184 de 27 de dezembro de 2002. O foco da dissertação recai sobre o projeto “Ensino de Arte no Ciclo I”, elaborado pela equipe técnica da Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas – CENP, órgão executor ligado à Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, para subsidiar as aulas de Arte ministradas por professor especialista. O estudo tem como objeto a atuação de uma professora especialista em Arte e pretende analisar como a professora compreendeu e assimilou as propostas do projeto “Ensino de Arte no Ciclo I”, de forma a concretizá-las em sala de aula de escola pública estadual. Os aspectos salientados na análise dizem respeito à prática de implementação de projetos pelos órgãos centrais e o modo como os projetos são recebidos no contexto da escola pública estadual.
- DissertaçãoEscola, movimento negro e memória: o 13 de maio em Sorocaba - 1930(2005) Silva, Fátima AparecidaO presente trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Conhecimento e Cotidiano Escolar e tem por objetivo investigar as concepções produzidas como expressão da comemoração do 13 de Maio, no âmbito da instituição escolar e do movimento negro, aqui representado pela Frente Negra Brasileira de Sorocaba, na década de 30 do Século passado. Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica que busca compreender as múltiplas dimensões do referido processo. Nesse sentido a contextualização do problema exigiu uma breve retrospectiva histórica e sociológica da instituição escolar e do movimento Frente Negra Brasileira de Sorocaba, em 1930. Outra questão que examinamos para atingir o objetivo da pesquisa é o processo de apropriação ideológica da história da Abolição, representada pela data 13 de Maio. Este processo de apropriação revela uma disputa pela memória histórica, travada entre a população negra e o movimento da Frente Negra Brasileira de Sorocaba e a intervenção do Estado, representado pelo governo de Getúlio Vargas. Comparando as representações do 13 de Maio nas instituições escolares e na Frente Negra Brasileira de Sorocaba, percebemos algumas diferenças. Nas comemorações do movimento negro, apesar de haver referências aos abolicionistas, o movimento considerava que a libertação da população negra deveria ser complementada pelo acesso à educação. Neste sentido a data do 13 de Maio, é, para o movimento social negro, um momento de luta, protesto, reivindicações. Já em relação à apropriação da memória do 13 de Maio, nas instituições escolares, a data não foi comemorada com destaque, já que foi retirada do calendário nacional e escolar pelo governo de Getulio Vargas. Entretanto, cabe destacar que a ação do Estado, está marcada pela ideologia que transfere a memória da abolição para ação dos setores sociais dominantes. Nas ações do Estado, há um incentivo pelas comemorações dessa memória oficial, nas escolas, para o fortalecimento da brasilidade e/ou da nacionalidade, representadas, por exemplo, nas figuras da Princesa Isabel, Dom Pedro I e Duque de Caxias. A memória dos 13 de Maio de 1888 como referência à abolição dos escravos no Brasil, é disputada ao longo da história, e neste sentido revelou ser um importante objeto de pesquisa.
- DissertaçãoGrupo escolar municipal noturno de Sorocaba: (1937-1945)(2006) Oliveira, Ana CéliaEste trabalho de pesquisa visa caracterizar o perfil sócio-econômico do corpo discente do Grupo Escolar Municipal Noturno de Sorocaba, SP, criado para o Ensino de Jovens e adultos trabalhadores. O período estudado foi delimitado entre 1937, data da criação da instituição, e o ano de 1945. Neste período encontram-se os primeiros registros nos livros de matrículas relativos ao corpo discente da referida instituição e cuja análise é desenvolvida na presente pesquisa tendo como base documentos escritos, fotos, relatos orais, coleta, tabulação de dados estatísticos além de parcela relevante da produção historiográfica desenvolvida por historiadores de Sorocaba. Trata-se de esboçar a trajetória da história da instituição, bem como a caracterização do perfil de seu corpo discente dentro do contexto sócio-político e econômico da sociedade sorocabana no referido período. Esta dissertação de mestrado vincula-se à linha de pesquisa “Instituição Escolar: história, política e prática”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, cuja área de concentração é ”Educação Escolar”.
- DissertaçãoO ensino de teoria geral da administração para a compreensão da formação do administrador e do processo de organização do trabalho(2006) Lechugo, Carla PinedaEsta dissertação vincula-se a linha de pesquisa “Cotidiano e Conhecimento Escolar” e tem como finalidade problematizar o processo formativo do Administrador de Empresas, com base na seguinte indagação: os componentes curriculares Teoria Geral da Administração I e II desenvolvidos numa Instituição de Ensino Superior paulista, contribuem para a formação do Administrador na perspectiva de humanização do processo de organização do trabalho? A busca de possível resposta ao problema proposto demandou: (a) o entendimento das práticas sociais que no âmbito do processo de organização do trabalho produzem a desumanização dos trabalhadores; (b) exame dos componentes curriculares Teoria Geral da Administração I e II tentando discernir suas contribuições para o entendimento do processo de organização do trabalho na sociedade em curso; (c) entrevista com o docente responsável pelos referidos componentes curriculares com o objetivo de problematizar sua compreensão sobre a contribuição desses componentes para o processo formativo do aluno do Curso de Administração e (d) análise de relatórios de pesquisa em empresas para observar as tendências relativas aos processos de organização do trabalho.
- DissertaçãoO programa de desenvolvimento pessoal e social e o ensino de filosofia(2006) Gianolla, Maria Susie da SilvaO escrito presente propõe-se a contribuir para a constante análise das propostas que são comumente impostas em diversas instituições educacionais, apresentando sua pesquisa que se corrobora nas práticas pedagógicas de uma instituição particular, situada em Sorocaba. Práticas essas que foram inseridas pelas aspirações educacionais do mantenedor da referida escola, fundamentadas na apropriação de seus estudos sobre o cérebro humano e na metodologia de um programa denominado “Filosofia para Crianças”, idealizado pelo filósofo americano Matthew Lipman. A problemática, assim, preocupa-se em compreender como os professores dessa escola receberam a inserção de um método que prometia possibilitar o desenvolvimento da reflexão, análise, argumentação e raciocínio nos alunos. Porém os maiores envolvidos (professores e alunos) consideraram as histórias filosóficas propostas no programa enfadonhas, infantis e fora da realidade do cotidiano da instituição. Contudo os docentes se eximiram de esforços para que aquela prática fosse reexaminada. Por quê? Havia o receio de perderem seus empregos, caso questionassem em demasia? A formação em que se inseriam não lhes dava respaldo para que pudessem manifestar-se ante aos incômodos presenciados naquela metodologia? Pretendemos, dessa maneira, investigar, através de entrevistas com os maiores envolvidos (professores e coordenadores), o motivo que levou o mantenedor a focar sua concepção de formação dos indivíduos em um restrito espaço ao diálogo, sem compartilhar com aqueles que presenciariam, na prática do referido programa, porventura, todas as problemáticas ocorridas. Como desfecho para esse estudo, desejamos que seu resultado venha provocar uma maior análise ante as práticas pedagógicas, não somente para uma dimensão lógica mas também para uma dimensão política. E neste anseio em contribuirmos para uma transformação social é que a Filosofia entra para esta história.
- DissertaçãoPoder local e educação na Primeira República: o primeiro ginásio público de Sorocaba(2006) Gonçalves, Julio CesarA presente dissertação inscreve-se na linha de pesquisa Instituição Escolar: políticas e práticas e tem como objeto de estudo o primeiro ginásio público de Sorocaba. Ele surgiu no fim da Primeira República, em um momento marcado por transições econômicas, políticas, sociais e por dois momentos de significação na história da educação escolar brasileira, o entusiasmo educacional e o otimismo pedagógico. Este trabalho, elaborado com base em consultas feitas principalmente em jornais, insere a criação da escola naquele contexto e tenta demonstrar que, na educação escolar, ao contrário do que ocorre social, política e economicamente, a cidade não parece refletir exatamente o que acontece em dimensão nacional.
- DissertaçãoProfessores de história: educados e educadores para o trabalho(2006) Rodrigues, MarceloA temática apresentada por esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar e visa identificar e discutir a concepção de trabalho de futuros professores de História do Ensino Médio, tendo por princípio orientador a diretriz apresentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9394/1996) e por outros documentos da legislação educacional brasileira – em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que prevêem para a formação do Ensino Médio a chamada preparação básica para o trabalho. Num primeiro momento é discutida a noção de trabalho apresentada por tais documentos e logo após, faz-se uma contextualização das reformas promovidas para a educação brasileira e as finalidades da proposta para o Ensino Médio de uma formação voltada para o trabalho. Em seguida apresenta-se a análise de entrevistas feitas com futuros professores de História com o intuito de compreender a concepção de trabalho dos mesmos. As entrevistas pautaram-se numa metodologia denominada Entrevista Reflexiva, bem como sua análise e categorização. As categorias para análise das concepções de trabalho foram formuladas a partir dos estudos relativos a essa temática realizados por Newton Duarte nas obras de Agnes Heller e Karl Marx. A conclusão das análises sugere a ligação da concepção de trabalho à noção de emprego e sobrevivência no mundo capitalista, em detrimento à concepção de trabalho como categoria histórica, voltada à emancipação do gênero humano. Pretende-se com este tema contribuir para a compreensão das relações que se fazem presentes na escola e no pensamento das pessoas quanto às propostas de formação para o trabalho.
- DissertaçãoPrograma escola da família: privatização do ensino superior?(2007) Nunes, Siliane Veiga Manzano RolimA Dissertação apresentada vincula-se à Linha de Pesquisa: Conhecimento e Cotidiano Escolar. Ao longo deste trabalho sobre o Programa Escola da Família desenvolvo algumas considerações sobre as políticas educacionais implementadas no Brasil a partir da década de 1990, particularmente as que se referem à Educação Superior. Observo o processo de reformas do Estado imposto pelos organismos multilaterais representativos de interesses políticos e sociais articulados à lógica do mercado. Nesse cenário, não consegui me furtar à realidade dos tempos atuais, do crescimento global e do neoliberalismo. Tentei adotar uma postura crítica frente à realidade em curso e a partir dela, compor, coerentemente neste texto, uma visão do contexto educacional, político e socioeconômico vigente, cuja exposição compõe-se de uma apresentação, três capítulos e as considerações finais. Este estudo apresenta, também, um panorama geral do Programa Escola da Família no Estado de São Paulo e na cidade de Sorocaba. A esses aspectos acrescento o levantamento socioeconômico dos 62.454 universitários que atuaram e ainda atuam no Programa Escola da Família no Estado, concentrando sua atenção nos 361 universitários que atuam na cidade de Sorocaba. Um dos aspectos referente ao Programa Escola da Família escolhido para ser analisado foi o diferencial existente desse Programa no Estado de São Paulo, em relação aos demais Estados parceiros do “Programa Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz” que reside na oferta a universitários carentes, egressos do ensino médio público, uma oportunidade para cursarem a faculdade, através da concessão de bolsa de estudos, isentando-os em 100% do pagamento da mensalidade em troca de seu trabalho aos finais de semana nas escolas participantes. É com base nessas observações iniciais sobre o Programa Escola da Família que me propus a investigar: (1) Qual o interesse das Instituições de Ensino Superior privadas em estabelecer parceria com o governo do Estado de São Paulo para desenvolver o Programa Escola da Família? (2) Qual a visão dos universitários bolsistas sobre o referido Programa? Retomando os problemas e as hipóteses que orientaram esta pesquisa, interpreto sua pertinência a partir dos procedimentos de coleta e análise de dados adotados.
- DissertaçãoPrograma Sorocaba e Região 100 Analfabetos: analfabetismo e voluntariado(2004) Funes, Antonio JorgeA pesquisa apresentada tem como finalidade problematizar as relações entre Analfabetismo e Voluntariado no âmbito do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos desenvolvido como prática extensionista da Universidade de Sorocaba, UNISO e a linha de Pesquisa "Instituição Escolar: políticas e práticas do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba. A estrutura redacional proposta é a que segue. O primeiro capítulo trará uma contextualização histórica/política/econômica e educacional, que nos permitirá entender minimamente os atuais índices de analfabetismo no Brasil, que de acordo com dados de 2000, atingem 16,63% da população com mais de 14 anos. O segundo capítulo examina a presença do voluntariado, com base num breve histórico de sua origem no mundo e no Brasil; além disto, descreve as áreas de atuação, as leis que regulamentam o trabalho voluntário e a articulação dessa prática social com o chamado Terceiro Setor. Observa-se também quais implicações dessa proposta para a sociedade em curso e de que maneira a mídia divulga esse tema. O terceiro capítulo aborda o Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, criado com o objetivo de alfabetizar parte da população de Jovens e Adultos excluídos de seu direito à educação. Neste capítulo registra-se pesquisa de campo com parte do corpo docente voluntário, do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, focada na relação voluntariado e analfabetismo. O percurso desenvolvido busca revelar e compreender possíveis motivos que orientam a participação de professores voluntários diante dos desafios de alfabetizar jovens e adultos da população de Sorocaba e Região.
- DissertaçãoProgressão continuada e trabalho docente(2007) Martins, Miguel GomesA presente pesquisa teve como objetivo conhecer as mudanças ocorridas no trabalho docente nesses nove anos de implantação da Progressão Continuada nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo. Esta política implementada no ensino fundamental em 1998 visava transformar a realidade dos altos índices de reprovação e evasão escolar. Para tanto, se fez necessário algumas considerações sobre a Reforma da Educação e o trabalho docente a partir da Progressão Continuada, bem como uma retrospectiva histórica da Proposta de ciclos e o ciclo básico no Estado de São Paulo. O pesquisador, inspirado no estudo de caso etnográfico, conviveu e acompanhou, durante um pouco mais de seis meses, um grupo de professores de uma escola pública estadual no interior de São Paulo. A pesquisa de campo compreendeu: grupos reflexivos e questionários para professores, coordenadora pedagógica e supervisora de ensino. Os pais ou responsáveis participaram da pesquisa respondendo a um questionário diferenciado dos professores. Com os alunos foram realizados encontros, onde expressaram suas opiniões sobre a Progressão Continuada. A análise qualitativa dos dados teve como foco o trabalho docente na Progressão Continuada e suas relações com a avaliação, aprovação, reprovação, aprendizagem, reforço e políticas públicas educacionais. Na pesquisa desenvolvida, ficou evidente a insatisfação dos professores quanto à elaboração e implantação do regime de Progressão Continuada, porém constatou-se alguns aspectos positivos consideráveis. São eles: a correção da defasagem idade/série, o comprometimento dos professores com a escola, o interesse em tentar entender a Progressão Continuada, a disposição em se adequar ao novo regime, a busca pelo conhecimento para aprender outras concepções de ensino aprendizagem, interesse em compreender a avaliação nesse processo.
- DissertaçãoReformas educacionais, protagonismo juvenil e grêmio estudantil: a produção do indivíduo resiliente(2008) Moura, Marcilene Rosa LeandroEste escrito traduz pesquisa (bibliográfica, documental e exploratória) desenvolvida na rede estadual de ensino de Sorocaba, com a finalidade de observar e problematizar o papel do Grêmio Estudantil entendido como um dos espaços que referenciam o processo de formação dos indivíduos. Assumi como hipótese inicial que a prática do protagonismo juvenil, difundido no contexto das reformas educacionais, propiciaria a formação de um indivíduo resiliente, apto às demandas de um mundo em constante transformação, que valoriza o empreendedorismo e o trabalho voluntário. A discussão sobre a relação entre as reformas educacionais ocorridas nos anos 90 do Século passado e a configuração do Grêmio Estudantil nos dias de hoje, objetiva investigar a formação do indivíduo a partir de sua participação nesta entidade estudantil, entendida como espaço de trabalho coletivo. A participação do Grêmio Estudantil na unidade escolar é um projeto institucionalizado desde 1998 pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, que entende esta associação como organismo de exercício da cidadania e ferramenta pedagógica que fomentaria nos jovens uma série de atributos vinculados aos ideais coletivos em detrimento de valores individuais. As relações e mediações entre o Protagonismo Juvenil, a Resiliência e a atuação do Grêmio Estudantil na escola, têm como uma de suas determinantes a política delineada por organismos internacionais, ratificada no Brasil com o Plano Decenal de Educação, momento em que as escolas passam a ser vistas como espaço ideal para a materialização de um projeto político de formação de um novo cidadão. Com o processo investigativo desenvolvido: a) num primeiro momento foram realizados relatórios oriundos da observação das reuniões de Grêmios Estudantis promovidas pela Diretoria de Ensino de Sorocaba e b) num segundo momento, com anotações elaboradas em rodas de conversas informais com integrantes do Grêmio Estudantil e o seu respectivo Professor Coordenador; é possível concluir que o Grêmio Estudantil transforma-se tendencial e predominantemente num espaço de propostas assistencialistas que despolitiza a ação de seus sujeitos, encaminhando os jovens à adaptação e não à problematização da realidade social em curso. As ações realizadas no âmbito dessa entidade eliminam toda e qualquer premissa política e ideológica, indicando ao jovem que estas determinações são para o futuro e que não fazem parte da sua construção histórica enquanto ser humano. Este suposto considera duas dimensões que delimitam esse processo: a origem e os desdobramentos históricos do movimento estudantil secundarista e a estratégia reformista, especificamente no âmbito da educação escolar, desenvolvida pelo Estado brasileiro a partir dos anos noventa do Século passado.
- DissertaçãoTrabalho docente e inclusão digital: um olhar crítico(2009) Munhoz, Doraci Moron ParraA presente pesquisa pertencente à linha Trabalho Docente pauta-se em examinar possíveis consequências das novas tecnologias na prática docente. Meu pressuposto é o de que as novas tecnologias podem criar boas oportunidades para a prática educativa, entretanto sua simples utilização no espaço escolar não significa inclusão digital. Investigo qual a contribuição das novas tecnologias incorporadas ao trabalho do professor de Ensino Fundamental de Sorocaba para a denominada inclusão digital. Observa-se, com base na pesquisa, que há de se considerar a necessidade da abordagem das novas tecnologias como tema de estudo nos cursos de formação e também o fato de que considerável parcela dos professores que está em serviço não recebeu capacitação para tal. Em ambos os casos, além da necessária formação e capacitação, a utilização de novas tecnologias requer que o instrumento seja pensado e tratado como mediador da prática, como meio para alcançar seus objetivos educativos. A investigação se dá por meio de pesquisa de campo com onze professoras que participaram de um curso de alfabetização e letramento digital, oferecido por uma ONG em um de seus projetos de inclusão digital na cidade de Sorocaba no ano de 2008 em parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba e a Universidade de Sorocaba (UNISO). Os resultados da pesquisa indicam que embora o curso tenha sido bem avaliado, as condições materiais para aplicação dos conhecimentos adquiridos deixam a desejar, e as professoras têm muitos desafios para vencer quanto a sua inclusão digital e também de seus alunos.