Navegando por Orientador "Soares, Maria Lúcia de Amorim"
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- DissertaçãoA cultura da mídia: televisão e cotidiano escolar(2007) Almeida, Shirley Aparecida Jamelli deEnquanto investigação qualitativa esta dissertação, dividida em três momentos – A Cultura da Mídia, A Cultura da TV e Televisão e Cotidiano Escolar - tem como objeto de trabalho uma reflexão acerca dos modos de produção e reprodução de imagens na sociedade escópica contemporânea. Dentro da linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, os objetivos visam a estabelecer de que forma a TV se insere no cotidiano escolar, levando-se em conta que produtos da mídia são compreendidos e incorporados pelos sujeitos escolares em suas vivências e, em conseqüência, o que a escola está fazendo para utilizar as imagens por ela veiculadas. As referências teóricas estão balizadas, fundamentalmente, em Régis Debray, quando pensa a história do olhar no ocidente; em Eugênio Bucci, ao referir-se à TV brasileira, enquanto produtora de videologias; e em Joan Ferrès, na relação televisão e educação. Os procedimentos adotados subdividem-se em dois momentos: no primeiro, o acompanhamento das atividades realizadas nas Oficinas Curriculares, numa escola de tempo integral da rede estadual, que oferece ensino fundamental de 1ª a 4ª série; no segundo, a análise da TV no cotidiano desta escola. As conclusões informam que a TV é um terminal cognitivo que educa visualmente os sujeitos pedagógicos, sendo, no entanto, pouco utilizado na escola, fato que justifica a inserção dos meios televisuais na formação de educadores e nas práticas pedagógicas escolares. Nessa ótica, educar não significa somente transmitir conhecimentos sistematizados e acumulados pela humanidade, mas também se integram no rol de competências da escola inúmeras outras dimensões necessárias para fazer de cada sujeito um ser humano e completo.
- TeseA escola está fechada, a professora não foi!: governamentabilidade da infância(2014) Mota, Giane Aparecida Sales da SilvaAo tomar o processo de implantação e implementação do Ensino Fundamental de Nove Anos como acontecimento educacional, em que sujeitos atuam na construção e articulação de conhecimentos e saberes, e que as ações educacionais produzem efeitos de sentido na ação humana e social, analisa-se o lugar que o conceito de infância ocupa na escola contemporânea e a possibilidade de haver uma pedagogia na/ com a infância. Para tanto, a conceituação de infância é perscrutada, passando pelas áreas da história, da sociologia e da filosofia, identificando o surgimento do sentimento da infância no século XVI, suas transformações conceituais vinculadas ao surgimento do discurso pedagógico na modernidade e sua consequente representação na contemporaneidade. Ademais, compreendendo que o funcionamento da política educacional modificou a estrutura do ensino fundamental e, consequentemente, modificou o olhar sobre a infância, utiliza-se a Análise do Discurso como meio propício a investigação de documentos redigidos pelo Ministério da Educação, a fim de demonstrar como “as práticas linguístico-discursivas estão imbricadas com as estruturas sociopolíticas mais abrangentes, de poder e dominação”. Portanto, a partir dos conceitos foucaultianos de biopolítica, biopoder, governamento e governamentalidade, bem como o conceito deleuzeano denominado devir-criança é que se investigam os documentos produzidos pelo Ministério da Educação, destinados à orientação dos sistemas educacionais, a citar: Passo a passo da implementação do ensino fundamental de nove anos; Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações gerais; Ensino Fundamental de Nove Anos – 1º Relatório; Ensino Fundamental de Nove Anos – 2º Relatório; Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa. A legislação, quando necessária à compreensão do contexto, também é referenciada ao longo do trabalho. Dessa maneira, a tese proporciona uma reflexão acerca do fazer educativo no Ensino Fundamental I, galgando espaços possíveis ao devir-criança.
- DissertaçãoA fala de professores da Uniso na construção social do conhecimento da realidade através da mídia impressa sorocabana, 1995 a 1999(2004) Silva, Dirce Bernadete MarquesA criação da Universidade de Sorocaba, em 1994, seguida do início do funcionamento do Curso de Jornalismo, em 1995, foi marcada, na mídia impressa sorocabana, por uma profusão de matérias que deram voz e rosto aos até então silenciosos professores e professoras de vários cursos e disciplinas. Durante o meu trabalho de clipagem dos jornais enquanto assessora de imprensa da Universidade de Sorocaba no período em que lá trabalhei (1994 a 2000), observei que parecia não haver assunto do momento retratado pelos jornais sobre o qual o professor e professora não estivessem aptos e prontos a opinar, refletir, comentar. A presente pesquisa analisa o papel da fala de professores e professoras na construção social do conhecimento da realidade levando em conta o momento histórico e o contexto da notícia em que a fala se insere. Tomei por base matérias publicadas pelos jornais Cruzeiro do Sul e Diário de Sorocaba, selecionadas em duas subcategorias que registraram o maior índice de falas produtoras de sentido: Economia e Educação, período entre 1995 a 1999. Pude concluir que os professores e professoras, através das suas falas, contribuem para trazer novos enfoques à narrativa jornalística do cotidiano, desprendendo-se do aqui e agora do fato noticioso. Suas falas, não raro, desconstroem noções cristalizadas no senso comum ou versões oficiais da realidade. Produtoras de sentido outros, novos, oxigenantes, trazem diferen-tes repertórios à interpretação da realidade, situando a Universidade de Sorocaba no centro do debate de assuntos repercutidos pela mídia e o seu quadro docente como fonte de informação privilegiada.
- DissertaçãoA questão agrária nos livros didáticos de geografia(2009) Castanho, David GomesO presente trabalho tem como tema o estudo da questão agrária nos livros didáticos de Geografia, adotados pela rede pública estadual, de ensino médio, com especificidade aqueles utilizados na cidade de Salto de Pirapora-SP. A realização da pesquisa justifica-se pelo fato de que a questão agrária é um tema polêmico, e tratála no livro didático, implicaria assumir posicionamentos que reforçariam a tese dos movimentos de luta pela terra ou os refutariam. O objetivo geral da pesquisa foi perceber como esses posicionamentos são revelados nas entrelinhas e imagens dos livros selecionados. Para isso, recorremos a alguns procedimentos teóricometodológicos da Análise do Discurso, na perspectiva de Dominique Maingueneau e Eni Orlandi, mais especificamente com as seguintes categorias de análise: posicionamento e prática intersemiótica e silenciamento, respectivamente. Além desses, colocou-se em diálogo autores da Geografia como Milton Santos e, em particular da Geografia Agrária, entre eles Bernardo Mançano Fernandes, Carlos Alberto Feliciano, Eduardo Girardi; bem como, pesquisadores de livros didáticos, Célia C. de Figueiredo Cassiano, Jeane Medeiros Silva e Eloisa de Mattos Höfling. Feita a análise dos capítulos que tratam da questão agrária nos livros selecionados, os resultados da pesquisa indicam que os livros revelam posicionamento favorável ao agronegócio em detrimento dos movimentos sociais; há silenciamento no tocante às questões de ordem geográfica, privilegiando a historicidade tão somente; o uso das imagens corrobora o referido posicionamento e o silenciamento. Com esta pesquisa, pode-se perceber que o livro didático não deve ser visto como referência única ao professor de Geografia no seu trabalho; deve, antes, ser objeto de crítica, reflexão, (re)construção estabelecidos pela interação aluno-professor. Agindo assim, sobre os diversos fatos e/ou fenômenos que fazem parte do nosso cotidiano, as aparências cederão lugar às verdadeiras essências, num verdadeiro movimento dialético.
- DissertaçãoA socialização dos herdeiros: as trajetórias social e escolar de jovens pretendentes a dirigentes(2005) Alfredo, MauricioEsta dissertação, posicionada na linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar tem a finalidade de compreender como adolescentes, filhos de empresários, moradores do Condomínio Terras de São José, constroem e consolidam suas posições sociais dentro do ambiente escolar e não escolar. A pesquisa se realiza no interior do Condomínio Terras de São José, bem como no Colégio Terras, localizado em uma área contígua ao Condomínio. É dentro deste ambiente que se procura entender a construção do capital cultural, por meio das atividades familiares e escolares, e do capital social e simbólico que se expressam através das práticas esportivas, viagens, cursos de idiomas, intercâmbios, leituras e lugares frequentados. Bourdieu é o referencial teórico, através da categoria de habitus enquanto sistema de disposições duradouras adquiridas pelo indivíduo durante seu processo de socialização; neste caminho, constituindo-se como pertencente a sua classe social munido de práticas e disposições semelhantes com relação ao futuro, por partilhar a mesma hegemonia de outros indivíduos dessa classe. As categorias capital cultural, social e simbólico, também informam esta dissertação enquanto campos através dos quais é possível balizar a trajetória social que os jovens herdeiros exprimem em toda sua condição e posiçao de classe dentro da estrutura social. Os procedimentos adotados constaram da observação da exteriorização da riqueza simbólica presente nos alunos, "sinais exteriores da riqueza interior" como informa Bourdieu: o gosto pela música clássica, o conhecimento da cultura de diversos países, as manifestações através da escrita revelada em produção de textos, por meio do consumo conspícuo e de entrevistas qualitativas efetivadas na residência dos alunos para a captação dos signos que envolvem a vida cotidiana familiar dos jovens regras de etiquetas sociais, qualificações culturais de cada família, rede de relacionamentos e coleta e análise de fotos, roteiros de viagem, ingressos para teatro, etc, com vistas ao entendimento do capital cultural. Para esses jovens, o Colégio Terras atende "estratégias de distinção" e posição social proporcionando saberes escolares bem como uma rede de sociabilidade predisposta a funcionar no presente e no futuro como capital cultural e social.
- DissertaçãoA Universidade de Sorocaba: sua identidade(2004) Gil, Marina Aparecida Garbiatti BlumerO universo desta dissertação de mestrado é a Universidade de Sorocaba, criada em 1994. O enfoque, a Identidade, é entendido neste estudo enquanto história, construção e reconstrução permanente. A temática proposta surgiu com o objetivo de conhecer como foi se construindo e reconstruindo a Universidade em questão. Que Universidade é essa? é a pergunta principal que busco responder. Para tanto, a estratégia adotada foi primeiro construir o referencial teórico. Nesse sentido, a abordagem dos conceitos de Capital Cultural e Capital Simbólico de Bourdieu, configuram-se como referência fundamental. O estudo do trajeto da Universidade de Sorocaba revelou que, ao longo de sua história, ela foi desejada e rejeitada ao mesmo tempo, recebeu apoio e teve seu processo de reconhecimento retardado por vozes contrárias. Reconhecida como Universidade, está inserida no Sistema de Ensino Superior Brasileiro, enquanto uma Universidade não estatal, que tem suas raízes na criação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, em 1951. A empiria toma, como base, entrevistas com alunos dos cursos de graduação, no ano de 2001, a partir das quais foi constado que o aluno, ao usar o adesivo que representa seu curso, arma um traço de pertencimento à Universidade. O logo, a missão e o próprio nome Universidade de Sorocaba, são tratados enquanto semióforos. Este é o conteúdo que constrói A Universidade de Sorocaba: sua Identidade.
- DissertaçãoÁgua: de recurso natural e commodity à abordagem no livro didático de ciências(2004) Arine, Maria de Lourdes BuriniEmbasada na obra "O Contrato Natural" de Michel Serres, contrato que informa da necessidade de se rever a relação da humanidade com a natureza, para substituição do Contrato Social proposto por Hobbes, analiso o tema Água nos livros didáticos de Ciências usados no ensino fundamental de escolas públicas e particulares buscando entender como o livro didático trabalha com esse tema: com excesso de luminosidade centrado na transmissão de conhecimento e na reprodução de modelos fixos ou encaminha a participação do aluno, ao mesmo tempo em que tenta descrever, observar, "descortinar" o objeto água, trazendo no bojo um comprometimento político e social? Trazer à tona este debate é imprescindível no momento atual da educação brasileira dada a questão da qualidade e escassez de água, na atualidade e no futuro, ser uma ameaça constante à humanidade. Devido a sua aparente abundância na Terra, o homem nunca se preocupou em preservá-la, julgando-a infinita e disponível para seu uso indiscriminado. A experiência em países desenvolvidos tem mostrado que de nada adianta criar leis e punições, se não houver mudança comportamental. E é a educação escolar, agente modificador, que pode formar cidadãos sintonizados com o meio ambiente, agentes multiplicadores e formadores de opinião, para atuarem no sentido da sustentabilidade. Este trabalho está dividido em dois capítulos, cujos títulos foram inspirados na obra "Ensaio sobre a Cegueira"de José Saramago. No primeiro capítulo, com o título de "Cegueira Branca: A Agua" realizo uma ampla pesquisa sobre a importância da água para a sobrevivência dos habitantes do planeta, e saber como o mundo global está atento à possibilidade de escassez. No segundo capítulo, com o título "Cegueira Escura: A Educação" analiso a contribuição do livro didático de Ciências na formação de cidadãos capazes de avaliar situações e ter atuação positiva e crítica no seu meio social, com respeito ao recurso natural e coletivo que é a água. A conclusão informa, com Serres, que só se aprende pela viagem: "de fato nada aprendi, sem que tenha partido, nem ensinei ninguém sem convidá-lo a deixar o ninho" (SERRES, 1993, p. 4).
- DissertaçãoAs questões da condição pós-moderna e a formação do terapeuta ocupacional: o caso da Universidade de Sorocaba(2003) Brançam, Gisleine ScatenaEste trabalho reflete sobre a formação do terapeuta ocupacional na condição pós-moderna. Segundo a Resolução CNE/CEs no.6/2002 das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional é necessário garantir ao aluno aspectos direcionados a crítica, a reflexão e a consciência do papel do terapeuta ocupacional enquanto agente facilitador, transformador e integrador junto à comunidades e agrupamentos sociais. Assim, esta pesquisa, com abordagem qualitativa, visa verificar se o curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba contribui para a formação de profissionais cientes da realidade humana na condição pós-moderna. Em diversas disciplinas do curso ocorreram vivências com alunos. Estas serviram de instrumento para analisar como os alunos percebem os temas tratados, além de mobiliza-los para reflexão e crítica, assim escavando nas relações escolares a construção do conhecimento. Os resultados indicam: vantagens quanto ao uso de vivências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem; tensão entre a formação do aluno com base na racionalidade cognitivo instrumental caracterizada pela informação da técnica e a formação com ênfase nas racionalidades estético-expressiva e moral-prática; ênfase dos alunos na importância da crítica, do uso da ética e da necessidade em dar continuidade ao processo de formação profissional na condição pós-moderna.
- DissertaçãoCibercultura e educação escolar: um estudo de blogs e de tecnologias do eu(2005) Spinosa, Patrícia NogueiraA ligação e o entrelaçamento de computadores situados em lugares geograficamente distantes, através de redes telemáticas, permitiram a manipulação de dados a troca rápida de informações entre as máquinas e seus usuários. Neste contexto, foi se delineando um novo ambiente de convivências denominado ciberespaço, sendo que é dentro desse espaço incorpóreo que surge cibercultura, pensada nesta dissertação, no primeiro capítulo, com Santaella, Lemos, Kerckove Trivinho. Nesse caminho, verificar como sujeitos da era digital, no caso alunos do Ensino Médio do Colégio Apollo/Sorocaba, sujeitos considerados, especialmente pelos professores, como multiplicados, disseminados e descentrados, continuamente interpelados como identidades instáveis, realizam uma prática inclusa na comunicação via redes, através de blogs, constituindo-se assim moralmente e para tanto se utilizando das tecnologias do eu. O segundo capítulo, entende o blog como um diário íntimo escrito dentro de um meio de comunicação - a internet, mas voltado para um público, trabalha com comunidades blogueiras escritas do segredo. O terceiro capítulo, apanha com Foucault e Larrosa, as tecnologias do eu colocadas como um conjunto de operações narrativas, vivenciadas e constituídas na experiência social dos sujeitos pesquisados, tecnologias que operam como racionalidades pedagógicas deslocadas da escola para o espaço doméstico. A conclusão é alcançada na afirmação que vigiar e punir e no governamento escolar, vigiar-se e punir-se no governamento social, são constructs incluídos no regime de práticas comprometidas com o poder no ciberespaço, na cibercultura e cotidiano do ambiente escolar contemporâneo.
- DissertaçãoCidade educadora e escola cidadã na cidade contemporânea(2009) Santos, Fernando Assis dosEnquanto dissertação de mestrado, vinculado a linha de pesquisa “cotidiano escolar”, este trabalho tem como objeto de estudo os programas municipais para a Cidade Educadora e a Escola Cidadã, implantados na cidade de Sorocaba a partir do ano de 2007. Os objetivos visados compreendem o entendimento de um padrão de gestão e planejamento urbano que propõe a educação como tema norteador do desenvolvimento da cidade e a Escola Cidadã como instrumento que objetiva a educação escolar voltada para a formação do cidadão e construção da cidadania. As referências teóricas estão concentradas nos geógrafos Milton Santos e David Harvey, no sociólogo Zygmunt Bauman, no historiador Richard Sennet, na geógrafa e educadora Lana de Souza Cavalcanti e no educador Moacir Gadotti. Os procedimentos efetuados tiveram como base o estudo dos documentos “Carta de Barcelona” e a proposta de assessoria pedagógica do Instituto Paulo Freire, que norteiam a instalação de programas municipais para a Cidade Educadora. Tais documentos revelam a palavra oficial sorocabana para a criação da Cidade Educadora e da Escola Cidadã. Entre outras fontes de pesquisa destacam os boletins, panfletos e folhetos da Cidade Educadora e da Escola Cidadã, os sites editados pelo Instituto Paulo Freire e pela Prefeitura Municipal de Sorocaba. Estas fontes apresentam, por exemplo, programas executados por ONG‟s como o Sabe Tudo – centros de inclusão digital - e os projetos “Leitura do Mundo” e “Festa da Escola Cidadã” – encontros da comunidade escolar na escola. Os resultados finais indicam que, apesar do discurso de cidadania proposto, o programa Cidade Educadora não conduz a um projeto com intencionalidade de transformação das condições de desigualdades que configuram a cidade, como da mesma forma a Escola Cidadã, tal qual se apresenta no discurso ainda é uma bandeira, estando no momento, vazia de seu conteúdo histórico e de uma proposta de transformação.
- DissertaçãoCompro, logo existo: a sociedade de consumo no cotidiano escolar(2010) Rossoni, Claudia Regina RechEsta dissertação pensa qualitativamente a sociedade de consumo no cotidiano escolar. Está preocupada em identificar nos alunos, que frequentam o Ensino Fundamental II, os indícios da cultura de consumo enquanto presentes na indumentária e objetos escolares, ou não, portados pelos alunos na escola. Assim, quer entender como os alunos se relacionam com esses produtos e com as marcas do mundo do consumo contemporâneo, trazidos do mundo exterior para o ambiente escolar. Para tanto, tem como referências teóricas de apoio Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, Benjamin Barber e Don Slater enquanto filósofos e sociólogos pensadores da sociedade de consumo; Jurandir Costa Freire, Maria Rita Kehl, Afrânio Mendes Cattani e Renato de Souza Porto Gilioli para entender a conceituação de juventude e sua especificidade na análise proposta; Silvio Gallo, Maria Lúcia de Amorim Soares e Leandro Petarnella no desvendamento da presença nas relações pedagógicas das relações entre consumo e mundo contemporâneo. Os procedimentos adotados envolvem a análise de trabalhos da artista americana Bárbara Kruger, do francês Zevs, dos ingleses Banksy e David Haines e dos artistas presentes na exposição realizada pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM – no Ibirapuera, em agosto de 2010; bem como os desenhos produzidos pelos alunos das 7ª.s e 8ª.s séries, na disciplina Arte, da Escola Municipal Isaura Kruger, em Alumínio/SP, a partir da proposta “Desenhe estudantes contemporâneos”. O resultado da pesquisa revela a presença das marcas, dos logotipos, do estilo de roupa, de cabelo, ideal de beleza, aparelhos como celulares, e outros, como forma de identificação e destaque dos escolares no ambiente escolar. Permite concluir, pelo menos preliminarmente, que os produtos ostentados têm, para o jovem, mais importância que os conteúdos ministrados nas várias disciplinas escolares.
- DissertaçãoCotidiano escolar contemporâneo: uma reflexão sobre a mercadoria-corpo(2011) Araujo, Rosângela Gonsalves deEste trabalho desenvolvido na linha de pesquisa cotidiano escolar, pensa qualitativamente sobre o cotidiano escolar contemporâneo, refletindo sobre a mercadoria-corpo. Tendo como objetivo responder a questão da mercadoria-corpo no mundo hodierno, propõe-se observar a presença e o trânsito desse corpo dando a ele uma identidade estabelecida através de mudanças ocorridas na pósmodernidade. Para tanto vai estudar a pós-modernidade em três momentos: o capitalismo tardio com Frederic Jameson, a acumulação flexível com David Harvey e modernidade líquida com Zygmunt Bauman. Agnes Heller, Henry Lefebvre, Silvio Gallo e Maria Lucia de Amorim Soares, abordam, com especificidade o cotidiano escolar. A construção do corpo na construção da história, buscar perceber a relação estabelecida entre corpo, norma e valores sociais, tratando o corpo não na região das formas constituídas mas em um plano de forças e energias do vir a ser. Massimo Canevacci apresenta dizeres definidores dos conceitos atratores, bodyscape, location, dress-code. Após as leituras teóricas e criação de imagens a conclusão constatou que o corpo não é natural porque em cada cultura e em cada indivíduo, o corpo constantemente preenchido por sinais e símbolos, não tem na pele o limite. A pele se liga aos tecidos orgânicos da metrópole comunicacional. À mercadoria-corpo é imposta sem emudecimentos, sem recalques, seu embrutecimento de forma cada vez mais forte e insana. Nesta forma corpo, poder e dominação perdem e devem ser categorias discutidas e colocadas a prova no ambiente escolar, apontando a possibilidade de criarem relações igualitárias ou cotidiana das instituições educacionais, com destaque para a universidade.
- DissertaçãoCursos seqüenciais: uma análise interpretativa à luz da Síndrome de Peter Pan(2004) Cordeiro, José Maurício Dell'OssoA interpretação dos Cursos Seqüenciais, baseada na questão da Síndrome de Peter Pan - SPP - é o objeto do presente estudo. Faz-se necessário, primeiramente, o entendimento do que são Cursos Seqüenciais, estabelecendo suas relações com a história da educação no Brasil, suas origens e objetivos. Em seguida, faz-se a discussão sobre a questão: os Cursos Seqüenciais espelham a vida ficcional do personagem Peter Pan, facilitando uma possível identificação com a condição do que seja a SPP? A existência de um método interpretativo centrado sobre residuos que possam revelar realidades mais profundas, que de outra forma seriam inatingíveis, conduziu a pesquisa na busca de "pistas", como uma proposta de identificação de correlação com os chamados "sintomas" da SPP. A análise caminha na tentativa de comparar uma situação social, organizacional, em que os parâmetros são de variáveis de grupo, coesão e outros, em confronto com uma condição individual de síndrome em que a psicologia faz uma análise de forma clínica, introspectiva. A quantidade de semelhanças encontrada provoca uma discussão pedagógica que possibilita pensar outras hipóteses para a compreensão de alguns problemas educacionais brasileiros. A partir dessa discussão, é possível afirmar que podem existir novos caminhos, ou mesmo outras alternativas de atuação, para que os Cursos Seqüenciais não continuem em uma situação "infantilizada".
- DissertaçãoDe demônios e aprendizes: infinitas reflexões pedagógicas(2003) Rolim, Carmem Lúcia ArtioliPara compreender o modo de ser professor, de matemática, no Ensino Médio do ensino público, tendo como tema o infinito e caminhando com Escher, dada a figuratividade acasalada em razão/emoção que suas obras apresentam, num desafiar infinito de infinitos, vi-me obrigada a partir em viagem de cabotagem. Exploradora, registrei a cada porto de paragem, o arcabouço dos acontecimentos, descobrindo a existência de inúmeros infinitos. Já em terra, encontrei-me, à medida que me tornava professora reflexiva, com Zeichner, Schön e Alarcão, agora registrando os abalos sísmicos e as fendas acontecidas em minhas convicções professorais. Na senda da empiria, busquei o pensar dos alunos, momento no qual vi-me a entender o infinito como meus alunos - 1,2,3 ... . Busquei, então, libertar-me de meus demônios: o de Laplace e o Maxwell, via demônio de Prigogine. No caminho estavam "Oleg e os clones", pequena estória do Prof. Dr. Godofredo de Oliveira Neto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para, através de indícios dizerem que ser professor vai além de aprender maneiras para ensinar porque ensino/aprendizagem próprio do professor não se separam, se entretecem nos fios, enfiando-se no tecido da sala de aula.
- DissertaçãoA disciplina de empreendedorismo no curso de Análise de Sistemas da Universidade de Sorocaba: uma reflexão(2004) Santos, Helton dosEste trabalho teve como objetivo refletir sobre o conhecimento e perspectivas construídos sobre empreendedorismo na disciplina Empreendedor em Informática ministrada para alunos do curso de Análise de Sistemas da Universidade de Sorocaba. O estudo procurou entender as origens do termo empreendedorismo e quem é o empreendedor, buscando evidenciar fatos históricos que contribuíram para o desenvolvimento dessa atividade. De acordo com a metodologia desenvolvida na pesquisa, no final do semestre letivo, foi solicitado aos alunos que produzissem uma redação que falasse livremente sobre empreendedorismo. Dessa forma, se conseguiu um material rico e complexo que possibilitou a realização de inúmeras leituras e compreensões dos novos conhecimentos e perspectivas sobre empreendedorismo. Finalmente, na análise das categorias obtidas das redações, evidencia-se a percepção de que são necessários conhecimentos, que precisam ser revistos e aperfeiçoados ao longo da trajetória desafiadora de se tornar um empreendedor. Os alunos reconhecem a necessidade de inovar, sabem que e necessária criatividade e uma preocupação e em conhecer e aperfeiçoar as técnicas de planejamento e gestão de negócios, sem no entanto ficarem iludidos que existem garantias de sucesso com empreendedor.
- DissertaçãoEducação ambiental e fenomenologia: a contribuição da excursão para as percepções do meio ambiente em estudantes de ensino médio(2005) Gonçalves, Márcio Luiz QuarantaO modelo de civilização predominante no início do século XXI, alicerçado em um capitalismo materialista e consumista, na dessacralização da natureza e em uma ciência determinista que estuda apenas os fenômenos previsíveis, que nega a indeterminação e a incerteza, agoniza. Ele produziu um ser humano frágil, permissivo, hedonista e banalizado, incapaz de emoções e sentimentos próprios, que se deixa conduzir passivamente pelos modismos e pela mídia. O movimento ambientalista, reação a este modelo de civilização e modo de ser como pessoa, desembocou em uma Educação Ambiental, um novo modo de ser no mundo, que preconiza uma religação entre os saberes tradicionais e científicos e o respeito a todas as formas de vida na Terra, ela própria considerada como um organismo em nível planetário. Através do contato com a natureza, mesmo já alterada pelo Homem, crianças e adolescentes podem descobrir a beleza latente de seu mundo e valorizálo, reagir perante o mal-estar do ser humano em seu próprio planeta e resgatar a vontade de melhorá-lo e de com ele conviver plenamente. A iniciativa deste professor e biólogo, em promover excursões a Parques e Museus, com os educandos de uma escola pública de ensino médio da cidade de São Paulo onde trabalhou até 2002, permitiu a dezenas de adolescentes esta oportunidade. Com base teórica na fenomenologia de Merleau-Ponty, que valoriza o papel mediador do corpo da pessoa nas percepções sobre o meio ambiente, efetuou-se a análise de prosa das palavras escritas e faladas pelos adolescentes, de suas emoções e sentimentos, durante as excursões. Como resultado do estudo, verificou-se que os estudantes foram capazes de chegar a essências sobre a natureza e a vida similares àquelas intuídas por diversos pesquisadores e pensadores que se situam entre os inovadores da Ciência e da Filosofia.
- TeseEducação e cotidiano: a quarta idade da midiasfera(2011) Petarnella, LeandroEsta tese de Doutorado tem como objeto de trabalho pensar o cotidiano escolar e sua relação com a sociedade hodierna. Investigar os processos que produzem os dilemas atuais sobre a educação formal a partir da enunciação da quarta idade da Digisfera – avançando o pensamento do filósofo Francês Regis Debray – constitui o objetivo deste trabalho. Para tanto, toma como referencial teórico de apoio, entre outros, os trabalhos de Vilém Flusser, Bragança de Miranda, Deleuze e Guatarri, Josep Maria Esquirol, Anne Cauquelin e Giorgio Agamben cujas reflexões suportaram a análise e o entendimento do objeto deste trabalho. Como conclusão, esta tese firma a emergência de novos desafios para a educação formal frente a sociedade na qual a escola serve e está inserida, destacando-se a provocação da escola se tornar um espaço de convivência humana em uma sociedade orientada para as relações virtuais e, ainda, o desafio de se tornar o local de desenvolvimento de um olhar atento para as implicações tecnológicas na vida ordinária, como forma de exercício da ética e do desenvolvimento da autonomia humana.
- DissertaçãoEducação e pós-modernidade: vozes de indisciplina escolar em uma escola da rede pública de Sorocaba/SP(2005) Romero, Patrícia Rosana SalvadorEsta é uma produção acadêmica que apresenta o desassossego do mundo na atual Babel conceitual, denominada Pós-modernidade, no contraponto daqueles que insistem em considerar desmobilizadoras as perspectivas pós-modernas. Ao nos situarmos nesse lugar, não estamos desistindo de nossa identidade de educadores uma vez que o questionamento, a dúvida e a investigação parecem-me características fundamentais dessa identidade. Assim sendo, buscam novas referências que propiciem respostas adequadas ao problema da (in) disciplina escolar, fortemente colocado pela contemporaneidade: A reflexão em torno dessa questão, a partir do estudo da bibliografia existente sobre a pósmodernidade, em geral e a indisciplina escolar, em particular lançou-nos no centro do debate teórico metodológico contemporâneo nas Ciências Sociais que toma conta e se irradia pelos círculos acadêmicos. Freqüentemente sem encontrar a sua plena explicitação, bem como no debate teórico-metodológico no campo da educação sobre o fenômeno da indisciplina escolar enquanto sintoma social. Desta forma fazemos à discussão de concepções teóricas que hoje são veiculadas à exaustão e cuja aceitação à primeira vista, não beira a unanimidade. Nesse sentido, apresentamos inicialmente, os argumentos que sustentam a existência de um desassossego no mundo, a Pós-modernidade, com David Harvey, Boaventura Sousa Santos, Lyotard, Vattimo e Bauman. Em seguida analisamos, a partir das contribuições de Foucault sobre a sociedade disciplinar e de Deleuze sobre a sociedade de controle, determinados conceitos e categorias que confirmam a necessidade de um novo instrumental analítico para entendimento dos complexos fenômenos societáveis do presente. Para tanto, tornou-se indispensável à pesquisa empírica, com eleições da técnica conversas informais efetivadas na Escola Céu Azul, em Sorocaba/SP tendo como objetivo entrar em contato com a materialidade da indisciplina escolar, através de um conjunto de vozes – professores, pais, coordenadora pedagógica, inspetora de alunos e alunas do Ensino Médio. O caráter bifronte disciplina/indisciplina escolar aflora nas normas estabelecidas pelo conselho escolar com expressas proibições para os alunos viverem a escolas, e com um conjunto de fotografias produzidas pelos mesmos na escola em pauta. Com isso, esperamos estar dando uma modesta contribuição para a compreensão do mundo contemporâneo e do papel da educação no estabelecimento de práticas de disciplinamento e controle que hoje estão em curso na escola, enquanto inserida num contexto cultural de flexibilidade, mobilidade e transformação.
- DissertaçãoEnsino de artes e fotografia: um click na educação(2006) Rêgo, Ivana DantasEsta dissertação investiga a leitura que os alunos fazem do espaço escolar, a partir de experiências com fotografias digitais nas aulas da disciplina Artes. Na procura por compreender o tempo no qual vivemos com mudanças e descobertas tecnológicas diárias, tempo onde os códigos não cessam de alimentar a imaginação é que se torna relevante essa leitura. Para tanto, o uso da fotografia, pensada como prática social incorporada, há mais de um século e meio, ao modo pelo qual se representa o mundo e a nós mesmos, foi o lugar definido para a pesquisa. A questão norteadora procura responder como planejar a elaboração e a produção artística, via tecnologias contemporâneas, de forma a garantir a construção de conhecimentos em Artes, numa disciplina escolar. Toma como objetivos implodir num mundo escópico e no autoritarismo cultural escolar, o privilégio das linguagens verbal e lógica que esmagam outras formas de expressão, com o propósito de contribuir para o entendimento dos panoramas social e cultural habitados pelos alunos, bem como captar a diversidade de elementos estéticos existentes no espaço escolar para implodir em si um diálogo social concreto. Encontra apoio teórico em Lyon e Bauman para entendimento das condições que presidem a contemporaneidade; em Barbosa com a Proposta Triangular para o ensino de Artes; em Dubois e Kossoy com relação as questões ligadas à fotografia. As experiências fotográficas são parte do projeto “Um olhar sobre o Espaço Escolar”, efetivado com os alunos de quatro classes do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola técnica estadual, com duração de um ano contemplando estudos de história da arte, apreciação de fotografias de obras de arte e do espaço escolar. No ápice, a feitura de fotografias, contextualização e exposição final. Os resultados revelam que obra de arte, espaço escolar, professora e alunos se fisgam mutuamente, num forte caráter de politização no tempo do olhar – máquina, a disciplina Artes, via fotografia digital, é uma estratégia de trabalho escolar condizente com a experiência do sujeito contemporâneo de ver e ser visto através da mediação de instrumentos técnicos. Essa dissertação participa da linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, permitindo concluir que ver, significar e produzir arte naquele momento, naquele contexto, na processualidade e nas implicações daí advindas, ressignifica a educação escolar porque cria comportamentos e experiências subjetivas inteiramente novas.
- DissertaçãoEscola analógica e cabeças digitais: o cotidiano escolar frente as tecnologias midiáticas e digitais de informação e comunicação(2008) Petarnella, LeandroEsta dissertação de Mestrado tem como objeto de trabalho pensar o cotidiano escolar. Investigar as contradições existentes entre as práticas escolares de professores, que mantém a escola analógica, frente à presença de alunos com Cabeças Digitais, formadas pelas Tecnologias Midiáticas e Digitais de Informação e Comunicação (TMDICs), é o objetivo visado. Tem como referencial teórico de apoio Lucia Santaella enquanto trabalha com a evolução da humanidade e suas mudanças culturais; Derrick Kerckhove que estuda as alterações do perfil cognitivo dos sujeitos ocidentais de Tecnopsicológicos em Psicotecnológicos; Paula Sibilia que visualiza na relação homem x máquina uma sociedade de tradição Prometeica tencionada por uma realidade Fáustica; e Octavio Ianni ao conceituar os períodos históricos em três principados: de Maquiavel, de Gramsci e Eletrônico. Utilizando indícios e sinais, via Ginzburg, desenvolve como metodologia de pesquisa as técnicas Grupo Focal, junto a professores da rede de ensino sorocabana e questionários estruturados com alunos de três escolas da cidade de Sorocaba e região. Juntando os indícios encontrados conclui que: Os professores em suas práticas pedagógicas utilizam linearmente as TMDICs, transformando-as em ferramentas de trabalho, fazendo das TMDICs extensões do giz e da lousa. Logo, não inscrevem em suas atividades a inteligência coletiva e rizomática presente na escola enquanto fator de sua própria condição existencial. Em paralelo, os alunos, na indiscernibilidade coreográfica da contemporaneidade, transformam-se em Cabeças Digitais face a imersão na Sociedade Digital – logus de culturas constituídas através das TMDICs. Assim, as práticas docentes deixam a Escola Analógica perante as Cabeças Digitais de seus alunos, que são constituídas e construtoras de uma sociedade polifônica, polimorfa, matriz de conexões e volume essencialmente infinito de permutações possíveis.