Educação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Educação por Orientador "Dias Sobrinho, José"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA mulher na educação superior: tendências e trajetórias(2008) Piacitelli, LuciáEste estudo trata da trajetória da mulher até as universidades, suas razões de escolha dos cursos e possíveis contribuições a esta instituição, como se deu a sua escolarização, a sua inserção aos cursos superiores. Há uma breve abordagem de um longo processo de rupturas e conquistas nessa caminhada que envolve várias questões da história. Os dados quantitativos abordados nesse estudo que constroem contornos estatísticos comprovam uma tendência mundial da inserção da mulher nas universidades. Em decorrência disto, também foram observadas as clássicas divisões entre o que se convencionou chamar de áreas mais “femininas”, concentradas nas ciências humanas e em vários cursos da área da saúde, e aquelas ditas “masculinas”, mais presentes nas ciências exatas e nas carreiras tecnológicas. Além da apresentação de estatísticas, relativas ao crescimento da matrícula feminina na educação superior, foram feitas várias entrevistas com o propósito de compreender melhor a condição social dessas mulheres na busca pela escolaridade. Com base nos depoimentos de oito entrevistadas, que cursavam ou tinham concluído a educação superior, foi possível constatar além de expectativas e sonhos, problemas na ordem de recursos financeiros, desigualdades e preconceitos nesse acesso a universidade. Este estudo também tem intuito de ajudar a compreender melhor como a trama da articulação da desigualdade de gênero se produz e se reproduz na sociedade. Ao analisar a trajetória das entrevistadas de diferentes classes sociais, observaram-se mudanças significativas através da graduação, como ascensão na carreira e uma relativa independência social e econômica, desafiando os estereótipos de gêneros, que de fato repercutem na sociedade.
- DissertaçãoA universidade comunitária e a busca de seu autoconhecimento por meio da avaliação institucional: o caso das universidades comunitárias gaúchas(2007) Pinto, Rafael Angelo BunhiA década de 1980 marcou uma série de transformações na educação superior, dando início aos debates sobre um novo modelo de instituição de educação superior – a universidade comunitária – e, também, de uma cultura avaliativa em nosso país. Nas décadas seguintes, esse modelo de instituição buscou seu fortalecimento no país, mostrando suas características primordiais e suas diferenças em relação àquelas mantidas pelo poder público e, também, àquelas instituições estritamente privadas. Essas Instituições se desenvolveram em várias regiões, com ênfase no sul do país, onde criaram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG. As Instituições participantes desse consórcio, dentre outras atividades, desenvolveram um mecanismo próprio de avaliação, que se preocupou com o (re)pensar de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. O objetivo desta pesquisa será buscar respostas ao entendimento da avaliação institucional pelas Universidades Comunitárias gaúchas e verificar como a questão da responsabilidade social se insere em seu processo de avaliação. Também, objetivará estudar os processos históricos e as necessidades de adaptações que se fizeram necessárias quando da criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. A metodologia utilizada será a bibliográfica, com estudo da legislação existente sobre o tema. Inclui-se, ainda, na metodologia aqui empregada, a análise qualitativa de um questionário aplicado a essas instituições.
- DissertaçãoAnálise do perfil discente da Universidade de Sorocaba, mediante a técnica de mineração de dados(2014) Moreno, Rafael Fernando de MoraesNo cenário complexo que constitui a universidade nos dias atuais, impulsionada e pressionada pela lógica do mercado, cabe a perguntar: quem está frequentando a universidade? O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo de caso na Universidade de Sorocaba identificando possíveis padrões e classificações no perfil dos discentes que expliquem a sua escolha por determinado curso. Para este feito será realizado uma análise empírica no banco de dados da Universidade fazendo uso de um software de mineração de dados e utilizando um processo denominado KDD (Knowledge Discovery in Databases), que tem a finalidade de descobrir conhecimento em grande volume de dados. Com esta técnica e ferramenta serão analisados os dados socioeconômicos e do questionário informativo dos estudantes ingressantes entre 2006 a 2011, buscando assim, extrair possíveis classificações que expliquem o perfil do estudante que busca determinado curso.
- TeseAvaliação e acreditação no desenvolvimento da educação superior no Brasil(2015) Cardoso, Roberta MurielUm dos grandes desafios a ser enfrentado no âmbito da educação superior atualmente é o de atestar a qualidade das instituições de educação superior e seus cursos, buscando, por meio de processos de garantia de qualidade, internos e externos, repensar as ações institucionais, rever os procedimentos internos e oferecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas em educação. A avaliação e a acreditação, como instrumentos de garantia de qualidade, são campos abertos a amplo debate epistemológico e conceitual, especialmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado com o objetivo de formar uma cultura de avaliação no País, para melhorar a qualidade da educação superior. A proposta desta tese foi discutir os processos de garantia de qualidade existentes no Brasil, especialmente o SINAES, verificando o que foi proposto e o que ocorre de fato no dia a dia das IES, discutindo em que medida estes processos contribuem para o desenvolvimento da educação superior no País. A pergunta central do trabalho é: Em que medida os processos de avaliação e acreditação, da forma como estão sendo executados, podem atestar a qualidade da educação superior no Brasil? Para responder à pergunta, foi realizada uma pesquisa caracterizada como analítica, de revisão e descritiva. Quanto aos meios, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os resultados evidenciaram que o que ocorre no Brasil atualmente é um processo burocrático de fiscalização e controle, com base em uma prática que não pode ser chamada de avaliação educativa, e por isso, não pode atestar a qualidade das instituições e seus cursos, por não contar com elementos de análise suficientes para tanto. Porém, foi feita uma ponderação sobre o fato de que os processos existentes, em certa medida, movimentam as instituições, trazendo alguma melhoria, por razões diversas. Constatou-se que o que dá fé pública da “qualidade” às instituições e aos cursos no Brasil são os Indicadores de Qualidade (CPC, IGC e ENADE), embora não estejam de acordo com a proposta do SINAES, que foi descaracterizada a partir da utilização destes indicadores. A contribuição que este estudo ofereceu foi a de mostrar que a proposta do SINAES, sistema planejado para o desenvolvimento da avaliação, não funcionou e que este fato prejudica as instituições de educação superior e, consequentemente, o desenvolvimento da educação no País.
- DissertaçãoAvaliação e regulação da educação superior no Brasil: trajetória de conflitos, avanços e contradições(2014) Fernandes, FábioEsta dissertação de mestrado buscou identificar os conflitos, avanços e contradições das avaliações educacionais aplicadas a Instituições de Ensino Superior no Brasil. Para tanto, foi estipulado um recorte temporal que compreende o início da década de 1980 até 2014. Neste recorte temporal foi elaborada uma análise histórico-crítica da Educação Superior brasileira; e através do método dedutivo foram analisadas e comparadas as principais avaliações educacionais. Os dados utilizados foram provenientes de pesquisas telematizada e bibliográfica, bem como, fontes documentais. Os resultados apresentados evidenciam a existência de tensões sobre as Instituições de Ensino Superior provenientes de duas correntes ideológicas atuantes no país. Uma ligada à instrumentalização da Educação Superior, concebendo esta como pressuposto ao desenvolvimento econômico e outra associada ao conceito de educação humanitária e libertadora. Nesta dissertação, foram evidenciados os avanços metodológicos conquistados ao longo do tempo, a abrangência e relevância das políticas educacionais, a importância dos processos avaliativos para o desenvolvimento da rede de Instituições de Ensino Superior.
- DissertaçãoAvaliação educacional: instrumento de formação ou seleção social?(2008) Sodré, Marcos Antonio RandazzoEste trabalho trata da avaliação educacional, mais precisamente da avaliação praticada na sala de aula. Busca estabelecer a importância da avaliação dentro do processo ensinoaprendizagem na educação, para o educador e o educando. O tema tratado é complexo tanto do ponto de vista conceitual quanto de sua prática em sala de aula e a utilização pela sociedade e pelo Estado. Por isso, é preciso tratá-lo criteriosamente para torná-lo mais inteligível na teoria e mais adequado na sua utilização no cotidiano escolar. Defendemos a idéia de que cabe à avaliação verificar e julgar em que medida os objetivos e as metas estão sendo cumpridos, diagnosticar quais são os problemas do processo ensino-aprendizagem, para se fazer a correção do fluxo e o replanejamento das ações. Neste sentido, a avaliação é um processo de formação. Pode ser um instrumento de reflexão necessário para o diagnóstico e a implementação de ações formativas ou um instrumento de classificação social, premiação e punição. Este trabalho faz a crítica dos procedimentos mais usuais em avaliação. Em especial, o objetivo é oferecer subsídios a todos aqueles que trabalham na área de educação, ajudando os a compreender a avaliação educativa como um processo contínuo, e assim poder melhorar a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, evitando possíveis usos de seleção social e punição.
- DissertaçãoAvaliação institucional de docentes de uma IES privada: emancipação ou controle da eficiência?(2006) Scorsoline, Ailton BuenoA presente dissertação de mestrado analisa os procedimentos, resultados e efeitos da Avaliação Institucional de docentes realizada por uma Faculdade de Direito do interior paulista como processo democrático de interpretação e conhecimento necessários à construção da autonomia e cidadania. A pesquisa toma como fonte todos os documentos relacionados à autoavaliação realizada pela Faculdade de Direito nos anos de 2002, 2003 e 2004: formulários de questionários; relatórios de resultados; planilhas de apuração de resultados dos docentes; e gráficos estatísticos. Também tivemos acesso ao Regimento Interno da Faculdade; Ata de Constituição e contrato Social da Mantenedora; Ata de Reunião Pedagógica; Ata de Reunião da Diretoria. Este estudo relaciona a expansão da educação privada, a partir da Reforma Universitária de 1968, e as políticas educacionais implementadas nas décadas de 1970 e 1980, sob a égide dos organismos financeiros mundiais, com as Políticas de Avaliação da Educação Superior da década de 1990, em que o Estado utiliza de instrumentos como os Exames Nacionais (Provão) para regular a qualidade da educação superior junto ao mercado. A Faculdade de Direito objeto deste estudo, caracterizada como instituição privada, voluntariamente inicia um processo de (Auto) Avaliação Institucional inspirada no PAIUB – Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras, entretanto focaliza o processo no controle da atividade docente, segundo valoração de ações que conduzem à mensuração da qualidade da educação superior e critérios de quantificação da eficiência. A pesquisa demonstra que as Avaliações Institucionais pesquisadas são concebidas segundo o olhar da administração financeira da Faculdade, a qual se utiliza desse processo para medir os resultados alcançados, objetivando a adequação dos professores às estruturas e valores por ela privilegiados, segundo a lógica do capital: competitividade; lucratividade; benefício individual; racionalização em função da gestão eficiente. A autonomia docente necessária ao desenvolvimento da atividade educativa é cerceada por padrões de qualidade impostos segundo uma lógica neoliberal, a qual visa suprir o mercado profissional emergente, e pela necessidade da instituição educativa em sobreviver diante da concorrência do negócio educacional. A ausência de autonomia na atividade docente conduz à proletarização do trabalho do professor, transformando-o num mero executor de políticas públicas. Defendemos em nossa pesquisa que a avaliação deve revestir-se de um caráter regulador, porém é instrumento indispensável para melhorar o cumprimento da responsabilidade social da educação superior, promovendo o avanço do conhecimento, a formação cidadã para o fortalecimento de uma sociedade democrática.
- DissertaçãoDemocratização do acesso e políticas afirmativas na educação superior(2008) Reis, Ana Maria dosEste trabalho tem como objetivo analisar o tema da democratização do acesso e das políticas afirmativas na educação superior relacionando-os com a educação básica, no sentido de um olhar direcionado aos processos de formação que acontece nos outros níveis do sistema educacional, é guiado pela análise desses temas sobre o ponto de vista da questão legislativa, da sustentação teórica e da aplicabilidade. O objeto de pesquisa é a educação superior e a sua especificidade no contexto brasileiro assim como a inserção dos sujeitos nesse nível de ensino e identifica como um fenômeno, os reais interesses que incidem sobre a inserção e a permanência de uma demanda oriunda da educação básica. No que se refere à inserção dessa demanda, este estudo, teórico e legislativo tem a intenção de abordar a relação entre políticas públicas de inclusão com a democratização do acesso e a permanência nas instituições de educação superior. Pontua as desigualdades educacionais, as questões de méritos e privilégios, e ainda, como isso foi visto nas legislações brasileiras e para isso foi feito um trabalho de percurso, um breve histórico da educação brasileira pelo ponto de vista em que houve sinais de democratização do acesso. Analisa as políticas públicas econômicas e raciais em algumas instituições de educação superior. A opção por essas instituições é circunstancial, no que se refere à aplicabilidade das ações inclusivas, pois essas têm, como características, políticas próprias de implantação de ações afirmativas socioeconômicas e políticas de cotas raciais, e são oportunas, por revelarem as tensões resultantes da estruturação dessas implantações por se tratarem de instituições educacionais que atentam para os aspectos sociais. Analisa a implantação de cotas raciais pelo Programa de Cotas na Universidade Federal de Minas Gerais, a implantação de políticas afirmativas pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social - PAAIS na Unicamp, O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI e o Programa Universidade para Todos – Prouni.
- DissertaçãoDemocratizando o acesso à educação superior: o caso da UFSCAR - Campus Sorocaba(2011) Camargo, Elenita Ferreira MeiraO presente estudo apresenta uma reflexão sobre o processo de democratização do acesso à Educação Superior Brasileira. Em especial, foi realizado aqui um estudo de caso, o da Universidade Federal de São Carlos –Campus Sorocaba, implantado no contexto de uma política de expansão formulada pelo Ministério da Educação (MEC). Através de investigação empírica e bibliográfica, este trabalho apresenta um histórico da evolução da educação superior desde o caso dos excedentes, da década de 60 até o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 – 2010). A expansão da educação superior é representada por números em tabelas e em gráficos. Frente a esta expansão são descritos os diversos programas que buscam formas de atender à demanda da Educação Superior. Entre estes programas enfatizou-se o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o REUNI, mostrando que ele busca levar a universidade pública a todos. Neste contexto de expansão e reestruturação é apresentado o Campus Sorocaba, cuja implantação veio preencher uma lacuna na educação superior em Sorocaba e região, que por longos anos só contava com instituições privadas, em sua maioria, particulares e algumas comunitárias. Neste novo contexto, através de uma análise dos dados dos candidatos ao vestibular de 2009 da UFSCar – Campus Sorocaba, procurou-se identificar se as oportunidades atingiram ou estão atingindo progressivamente os estudantes de Sorocaba e região; se estes estudantes estão tomando ciência desta nova oportunidade de poder usufruir de uma universidade pública reconhecidamente de qualidade. Os resultados deste estudo demonstram avanços na democratização, mas também demonstram que há muito a ser feito e que merece novos acompanhamentos e novos estudos.
- DissertaçãoEducação a distância: história, potencialidades e limites(2012) Shitara, Perla Porto LeiteNas últimas décadas, o aperfeiçoamento contínuo é um requisito fundamental do profissional da sociedade globalizada. A Educação a Distância (EaD), crescentemente, tem-se destacado nas políticas educacionais, para além dos paradigmas do ensino tradicional. Entretanto, muitos questionamentos envolvem desde conceitos de EaD até a efetividade de suas ações. Visando a contribuir para uma melhor compreensão dessa modalidade de ensino, este estudo apresenta, inicialmente, alguns conceitos fundamentais sobre a EaD e suas principais características e diferenças em relação à modalidade tradicional, ou seja, o ensino presencial. As informações copiladas através desta pesquisa descrevem o panorama mundial e o brasileiro da EaD, a sua história situada ao longo da linha do tempo, a evolução de suas ferramentas e meios de comunicação como os correios, rádio e televisão, até os dias atuais, e destaca alguns dos avanços das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) e seus impactos nessa modalidade de ensino. Relativamente à EaD brasileira, são apresentados sua história, dificuldades e avanços. De modo mais destacado, é apresentada a Universidade Aberta Brasileira. Observou-se neste presente estudo que a EaD congrega significativos aspectos positivos e negativos, que delineiam suas potencialidades e limites. Considerando que há uma gradativa expansão da EaD e que ela ainda se encontra em construção e requer contínuas atualizações e ajustes, a inevitável conclusão é pela necessidade de novas análises críticas e ações que tenham por objetivo elevar a qualidade dessa modalidade de ensino, em vista de suas finalidades sociais.
- DissertaçãoGlobalização, educação superior e avaliação(2007) Santos, Fábio de PaulaEste trabalho vincula-se à linha de pesquisa “Instituição Escolar: história, políticas e práticas” do Programa de Mestrado da Universidade de Sorocaba e tem como objetivo discutir o papel e tendências da avaliação institucional nas instituições de nível superior da América Latina. Para tanto, procuramos mostrar a gênese e interdependência dos atores que estudamos: a globalização, a Educação Superior e a avaliação. Procuramos ilustrar estes atores e suas interações com exemplos de instituições do Brasil, América Latina e Europa. Este trabalho também procura apontar as principais tendências da avaliação e da Educação Superior na América Latina baseada na experiência européia a partir da Declaração de Bolonha.
- DissertaçãoImplicações da reforma da educação médica na formação do docente de medicina(2010) Moreira, GiseleEsta dissertação consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre docência universitária e tem como objetivo investigar os problemas e as necessidades dos docentes de Medicina resultantes da reforma da educação médica. Defendemos a necessidade de programas de desenvolvimento docente permanentes e continuados como instrumento imprescindível para consolidar e avançar na transformação da educação e da prática médica. Na reflexão sobre docência em medicina consideramos tanto os retrocessos e impasses como as possibilidades de superação que a docência universitária e o ensino superior vivem, no contexto nacional e internacional. A revolução tecnológica, a reestruturação mundial do capitalismo e a influência de organismos internacionais nas políticas educacionais causaram inúmeras transformações na sociedade e na educação. No Brasil, a adoção da política de orientação neoliberal influenciou na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais que orientam a reforma em vigor e favorecem a expansão do ensino superior através da iniciativa privada. A complexidade da docência universitária relaciona-se com questões fundamentais da universidade como instituição social e da educação como bem público social originada do compromisso com a formação humana ampla, para a reflexão e a crítica da sociedade. As novas exigências da sociedade, a inovação tecnológica e a explosão epistêmica romperam com as formas tradicionais de ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. Procura-se superar antigas dicotomias entre teoria e prática e formação humanística ou tecnicista além de introduzir o paradigma da complexidade em substituição ao científico que caracterizou a modernidade. A educação médica busca ultrapassar o modelo biomédico flexneriano em direção ao paradigma da integralidade e para isso a participação e o envolvimento docente são fundamentais. No entanto, os docentes resistem em implantar as mudanças propostas. Para o enfrentamento dessa resistência há diversas experiências de programas de desenvolvimento docentes envolvendo diferentes tipos de atividades a serem consideradas e implantadas pelas escolas médicas, que já ultrapassaram a fase de inovação e implantação, visando envolver os docentes na consolidação da reforma curricular.
- DissertaçãoParadigmas da formação do médico: elementos para a avaliação da docência nos cursos de medicina(2009) Guerra, Enio Marcio MaiaThis study attempts to develop a reflection on the violence in the context of school sports courts, more specifically about football. Violence is understood as a historical and social event with multiple and complex surfaces, which interacts with the school ambient. This is a study of some violence of professional football and its reflections in the school environment, because of the influence of television sports media. It also discusses the symbolic violence, concrete and intermediary, expressed during the sports in a private school in the city of Santana de Parnaiba of medium and high socioeconomic level, residents of condominiums frequented by Alphaville and Tamboré. We strive to know the reality in the qualitative study, also with lifting of quantitative data. We review the manifestations of violence at school, examining the attacks seeking to understand the projections of violence in television sports media in this school. We also consider the violence of the teacher, during which these activities have confused his role with the referee, sometimes taking it and so, being designed by students, bringing to this time the representations of what could follow, especially through television.
- DissertaçãoPárias entre pares: a expansão do ensino superior e a sociologia da educação de Pierre Bourdieu(2011) Gröhs, Luis Fernando MartinsEste trabalho analisa as consequências da inclusão de novas camadas sociais no Ensino Superior e a reestruturação do campo educacional brasileiro, atualizando a distribuição desigual de oportunidades de um estado anterior que abruptamente interrompia a escolaridade para outro que não impõe uma descontinuidade, mas uma desvalorização gradual dos diplomas. Foi abordado, inicialmente, por meio de pesquisa bibliográfica, a Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu, suas principais críticas teóricas e desenvolvimentos contemporâneos, avaliando a pertinência deste referencial teórico para a compreensão do caso brasileiro, destacando como problema fundamental de pesquisa a escolha da Instituição de Ensino Superior como habitus e mecanismo de reprodução social. Utilizando o curso de Direito como tipo-ideal, e dados do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos resultados e indicadores sociais do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), foram relacionadas estatisticamente as chances de sucesso profissional com variáveis como a escolaridade dos pais, faixa de renda familiar e tipo de estabelecimento escolar frequentado, o que possibilitou o comparativo entre o capital cultural, econômico e social dos estudantes e o desempenho dos mesmos em testes objetivos, modelo da avaliação necessária para o avanço na carreira escolhida. Os resultados indicam uma correlação linear entre as variáveis sociais pesquisadas dos ingressantes e os resultados em provas objetivas dos estudantes concluintes do curso de Direito, o que permite prever, estatisticamente, as chances de sucesso profissional a partir de características iniciais e posse de capitais relevantes no campo educacional. A conclusão, a partir da análise dos dados, revela um mecanismo de eliminação branda e progressiva, em que estudantes ingressantes em Direito já possuem fortes propensões significantemente diferentes de sucesso sendo a Universidade um meio incapaz de resolver o problema da desigualdade social e educacional.
- DissertaçãoPráticas de auto-avaliação em instituições de educação superior no município de Sorocaba/SP(2009) Harder, Eliana MartuccelloEm abril de 2004, é instituído por lei o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) com o objetivo de assegurar o processo de avaliação realizado pelas instituições de educação superior (IES). Dentre outras determinações, essa lei prevê que as IES promovam auto-avaliações como forma de identificação das suas fragilidades e potencialidades buscando a melhoria do processo educativo. De 2004 a 2008, mudanças substanciais foram efetuadas nesse sistema afetando a sua trajetória inicial e instigando a reflexão de inúmeros pesquisadores. Este trabalho analisa o processo de auto-avaliação nas IES do município de Sorocaba-SP, através da coleta de dados a partir de formulários eletrônicos e entrevistas com os coordenadores das comissões próprias de avaliação (CPA). Seu objetivo é evidenciar as hipóteses de que: a) a auto-avaliação realizada em algumas IES serve somente para cumprir com as obrigações preconizadas pelo SINAES, transformando-se em mero instrumento burocrático e de controle, ou b) a auto-avaliação é um instrumento de diagnóstico das fragilidades e potencialidades das IES, tornando-se forte instrumento para melhoria da qualidade educativa, ou c) a auto-avaliação carrega em si elementos das duas hipóteses anteriores, transformando-se em uma mescla de controle e diagnóstico. Os resultados desta pesquisa confrontam as concepções que nortearam e instituíram o SINAES com as práticas efetivamente adotadas pelas IES e pelo Ministério da Educação (MEC), de forma a refletir sobre o significado da democracia participativa no âmbito da educação superior.
- DissertaçãoProcesso de ensino-aprendizagem no internato de pediatria: elementos para reflexão(2010) Palmieri, Izonete TerezaEsta dissertação apresenta alguns elementos para o processo de ensino e aprendizagem no internato de Pediatria. Com a implantação das novas diretrizes curriculares do MEC, surgiu o desafio de elaborar um novo modelo de internato médico no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba da PUC-SP. Foi feito um estudo entre o paradigma Flexneriano adotado na Faculdade de Medicina de Sorocaba na sua estruturação curricular e o paradigma da integralidade que vem substituí-lo. São apresentadas também as novas estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no curso médico. Analisa-se um histórico do internato médico desde a sua origem nos Estados Unidos, seu início no Brasil e na Faculdade de Medicina de Sorocaba. É apresentada uma proposta para o novo internato de Pediatria fundamentada no incentivo do crescimento pessoal, buscando exemplos como William Osler, que exercia a medicina inspirado no amor e respeito ao doente, adquirindo conhecimentos de humanismo e de bioética, diversificando os cenários de aprendizagem e utilizando métodos avaliativos formativos como o mini-CEX. Realizou-se também um questionário de avaliação aos internos do 5º ano de Pediatria, mostrando um bom índice de concordância.
- DissertaçãoQualidade da educação superior no Brasil: duas perspectivas contraditórias(2012) Aranha, Élvio Franco de CamargoEste trabalho se desenvolve na linha de Pesquisas da Educação Superior, analisando indicadores de qualidade para esse segmento, e prospectando questões pertinentes aos referenciais que balizam o referido conceito entre duas principais vertentes previamente identificadas: a mercantilista/neoliberal e a humanista/social. Os instrumentos avaliativos utilizados na conceituação de qualidade na Educação Superior apontam para a adoção de sistemáticas e modelos oriundos das relações comuns ao mercado, que conflitam com premissas que se inserem na perspectiva humanista-social, acordadas em conferências internacionais, quais sejam CRES 2008 e CMES-UNESCO 1998; 2009. Nesse sentido, é realizada pesquisa bibliográfica em obras de autores que tratam da temática, dando-se ênfase ao material produzido por reconhecidos pesquisadores nessa área acadêmica que fundamentam o referencial teórico metodológico deste trabalho. Esta pesquisa permite uma análise crítico-descritiva, evidenciando a proximidade e a distância entre parâmetros utilizados como indicadores da qualidade na educação superior brasileira e internacional, com relação a parâmetros vinculados ao desenvolvimento humano e social em uma linha de pensamento, e as influências dos fenômenos da globalização neoliberal em outra, permitindo ao leitor uma reflexão sobre a construção desses indicadores. Na tarefa de identificar os elementos básicos formadores dos sistemas de avaliação institucional na educação brasileira contemporânea, é traçada uma linha cronológica para observância de fatos históricos que a impactaram desde o século XVI. Posteriormente, são pinçados parâmetros internacionais relacionados à realidade da América Latina, do Caribe, dos Estados Unidos e da Europa, que influenciaram na formação dos indicadores hoje utilizados. Finalmente, os indicadores são questionados quanto à sua real natureza, origem e utilidade perante o que se pretende da educação brasileira.
- TeseRegulação e acreditação de cursos superiores de direito no Brasil(2015) Scorsoline, Ailton BuenoA partir da vigência da Lei nº 9394/1996, a Educação Superior vem suportando uma série de impactos em sua estrutura ocasionados por uma proposta de regulação do Estado sob a linha mestra da avaliação. Sob essa ótica, a presente pesquisa de doutorado tem por objetivo discutir o processo de avaliação e regulação da Educação Superior Brasileira, sob o foco dos cursos de bacharelado em Direito. A partir do debate sobre o conceito de qualidade no cenário educacional brasileiro e mundial, serão analisadas as tensões entre Estado e Ordem dos Advogados do Brasil, no que se refere à convergência de critérios e parâmetros para a formação do futuro profissional da área: acreditação da educação superior. Compreender a relação do ente estatal e a OAB exige uma discussão sobre o atual cenário econômico mundial e brasileiro, cujas transformações nos modos de produção de riquezas têm influenciado decisivamente a formação profissional.
- DissertaçãoUniversidade comunitária no Brasil: a busca por uma identidade(2009) Lima, Anesio AparecidoA dissertação está dividida em três capítulos. O primeiro capítulo tratará sobre a trajetória do ensino superior no Brasil. Em todo o tempo, esta trajetória estará envolvida por questões de caracteres político, econômico ou social. Tais questões surgirão no período colonial brasileiro e estender-se-ão até os dias atuais. No segundo capítulo serão apresentados os principais modelos universitários que foram desenvolvidos no Brasil. O embate entre as áreas privada (laica e religiosa) e pública motivarão o Estado a mobilizar-se e intervir no ensino superior brasileiro com o objetivo de implantar suas políticas e alcançar seus interesses. O terceiro capítulo tratará da Universidade Comunitária, sua estrutura jurídica e sua busca por uma identidade. Embora tenha características de instituição pública, a Universidade Comunitária é – do ponto de vista jurídico – tratada como instituição privada. Dessa forma, são apresentadas propostas para melhoria de sua situação jurídica, para que assim a Universidade Comunitária possa, de forma legal, oferecer à sociedade os benefícios que podem ser proporcionados por seus serviços nas áreas educacional e social.
- TeseUniversidades comunitárias: entre o público e o privado(2013) Rosa-Castro, Raquel de MendonçaEstudos buscando aprofundar a compreensão sobre as Universidades Comunitárias podem contribuir de modo significativo com a melhora de qualidade de suas atividades acadêmicas e científicas, bem como com o processo de consolidação de uma identidade própria que as diferencia dos demais segmentos do subsistema de educação superior brasileiro. Uma revisão da literatura da área aponta que existem poucos estudos sobre as Universidades Comunitárias. Este trabalho busca compreender as características importantes desse setor que possam justificar sua existência e crescimento nos dias atuais, bem como contribuir para a consolidação de uma identidade própria que as auxilie no desempenho com qualidade da missão educacional a que se propõem. A fundamentação teórica baseou-se numa revisão da literatura sobre o ensino superior brasileiro, desde os seus primórdios. Para analisar as características das Universidades Comunitárias brasileiras, foi necessário buscar sua gênese, no início dos anos 1980, quando se desencadeou o movimento organizacional que se consolidou nos anos 1990 com a fundação da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC. Essas instituições, na ausência do poder público, foram criadas, em sua maioria, pela sociedade civil, com gestão democrática e participativa e a favor da inclusão social e do desenvolvimento regional. Além do ensino, produzem pesquisas e dedicam importante esforço para partilhar o conhecimento e as artes com as comunidades, por meio da extensão. A importância das Universidades Comunitárias se dá, destacadamente, pelo seu reconhecimento como uma nova categoria jurídica: um espaço configurado como “público não estatal” inserto entre os setores público e privado empresarial.